News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/11

Started by JotaCC, 21 de November de 2015, 09:17

Previous topic - Next topic

JotaCC

SAD paga por craque que nunca "calçou"
Braga Condenação do TAS e insólita dívida de 1,3 milhões de euros ao Dínamo de Kiev

A história é revelada no próprio Relatório e Contas da SAD. O Braga foi condenado pelo Tribunal Arbitral do Desporto a indemnizar o Dínamo de Kiev em 1,331 milhões de euros, por aliciamento do médio brasileiro Gerson Magrão. O rocambolesco reside no facto de o jogador nunca ter vestido a camisola do clube minhoto.
O caso remonta a maio de 2011. Magrão surgiu na "pedreira" e disse que tinha rescindido contrato com o Dínamo. O treinador Leonardo Jardim aconselhou a contratação e, como o jogador tinha voo para o Brasil no dia seguinte, a SAD fez-lhe uma minuta de contrato, aparentemente sem que os serviços jurídicos tenham cuidado de verificar a situação. Magrão lá partiu com a promessa de contrato. Poucos dias depois, a SAD do Braga soube que o jogador ainda estava vinculado ao Dínamo e tratou de remendar o logro. Já era tarde. Magrão recusou voltar a Kiev e queixou-se do Braga por quebra de contrato. O craque brasileiro perdeu o processo. Nessa altura, o Dínamo queixou-se do jogador e do Braga. A FIFA julgou-se incompetente para decidir e o clube ucraniano recorreu ao TAS, que condenou Magrão a pagar 1,331 milhões. E como este tinha a tal minuta de contrato, a SAD dirigida por António Salvador foi condenada, "solidariamente", a assumir a dívida.
A decisão do tribunal suíço, tomada já no decurso da última época, é irrevogável, pelo que o Braga incluiu a fatura nas contas de 2014-15. Contudo, a SAD já tomou medidas legais para ser ressarcida pelo jogador que Leonardo Jardim levou para o Sporting em 2013-14.


António Salvador
O Braga, presidido por António Salvador, foi condenado a indemnizar o Dínamo de Kiev em 1,331 milhões de euros, por causa de um suposto erro dos serviços jurídicos. Foi dinheiro a voar por um jogador que nunca vestiu a camisola arsenalista. É o chamado erro que saiu muito, muito caro.

JN

JotaCC

ATAQUE RENOVADO
Crislan regressa à titularidade, juntando-se a Stojiljkovic, dupla que se estreia de início na frente

Paulo Fonseca vai fazer várias alterações na equipa que defronta amanhã o Farense para a Taça de Portugal. Mau estado do relvado e sequência de oito (ou nove) jogos até ao final do ano justificam aposta


Crislan será uma das armas no ataque arsenalista para atacar a baliza do Farense Gestão: treinador altera mais uma vez a equipa a pensar num calendário que está superlotado

Crislan e Stojiljkovic vão estrear já amanhã mais uma parceria no ataque do Braga, a sétima da época em apenas 16 jogos. Durante a última semana, Paulo Fonseca trabalhou esta dupla de avançados para a visita ao Estádio São Luís, em Faro, numa aposta que se justifica, em primeiro lugar, com o mau estado do relvado. Perante esta constatação – o Braga ainda tentou transferir, sem sucesso, o jogo para o Estádio do Algarve –, Fonseca vai apresentar uma equipa de combate, mais forte do ponto de vista físico, e por isso lançará no ataque dois jogadores poderosos, como são os casos de Crislan e Stojiljkovic. Na base desta decisão está ainda o facto de Hassan ter passado boa parte das últimas duas semanas ao serviço da seleção do Egito e de Rui Fonte, também ele aposta habitual, estar a ser poupado para os confrontos que se seguem – na próxima quinta-feira o Braga recebe o Slovan Liberec, num jogo importante da Liga Europa, e três dias depois joga na Pedreira, para o campeonato, frente ao Benfica.
Esta será a sétima parceria de ataque utilizada na equipa titular ao longo da época, em mais uma prova de que, para Paulo Fonseca, (praticamente) todos os elementos do plantel contam. Curiosamente, e até ao momento, nenhuma dupla foi lançada de início em mais do que três jogos... No plano individual, e no que diz respeito aos avançados, Crislan até é aquele que tem mais presenças na equipa (dez jogos, cinco a titular, o último dos quais há mais de dois meses, na visita ao Slovan Liberec), ainda que seja Rui Fonte quem soma mais minutos de competição (657'). Já no que diz respeito a golos, o melhor registo pertence a Stojiljkovic, com cinco.
As mexidas no ataque não são, no entanto, as únicas que Paulo Fonseca se prepara para fazer no jogo de amanhã com o Farense. André Pinto também vai regressar ao centro da defesa, Matheus voltará a ser o guarda-redes e Wilson Eduardo, mais um jogador forte fisicamente, deve jogar sobre o lado direito do meiocampo – Alan será poupado. A rotação no plantel terá um novo capítulo amanhã, depois de já ter sido utilizado, durante esta época, um total de 26 jogadores. Por estrear continua apenas Alef, a mais cara das contratações para 2015/16.



MINUTOS
96
Crislan e Stojiljkovic já partilharam o ataque em três jogos, mas nunca de início, contabilizando 96 minutos juntos; só na visita a Vila do Conde (2.ª jornada) o Braga não ganhou



Sempre a abrir até ao final do ano

A visita de amanhã ao terreno do Farense marca o início de uma série de oito (ou nove) jogos que o Braga terá de realizar até ao final do ano. Ou seja, em apenas 39 dias os arsenalistas vão jogar nas quatro competições em que estão inseridos: Liga Europa, campeonato, Taça de Portugal e ainda Taça da Liga. Em caso de sucesso na eliminatória de amanhã, a seguinte joga-se já a 16 de dezembro, uma quarta-feira, o que deixará os arsenalistas com o calendário preenchido quase sempre com jogos também a meio da semana, sendo a exceção a que se segue à receção ao Benfica (30 novembro) e, claro, a habitual paragem natalícia. É também por isto que a rotação de Paulo Fonseca continua em marcha...



VOTOS AG DE HOJE DISCUTE DURAÇÃO DOS MANDATOS

Realiza-se esta manhã, a partir das 10h30, a assembleia geral do clube, que tem como ponto principal da ordem dos trabalhos a alteração dos estatutos, em particular a alteração da duração dos mandados das Direções, sendo a intenção que passe de três para quatro anos. O lançamento de um projeto de TV do clube também vai a votação na reunião de hoje.



FARO COMITIVA SÓ VIAJA AMANHÃ

O plantel do Braga treina esta manhã pela última vez antes da partida com o Farense, estando prevista para o início da tarde a divulgação da lista de convocados. Ainda antes disso, Paulo Fonseca, que tem todo o plantel à sua disposição, fará a antevisão do jogo. A comitiva arsenalista parte amanhã para Faro, tendo fretado um charter para regressar a Braga logo após o final do jogo.

O JOGO

Bruno3429

A HISTÓRIA DAS VISITAS AO SÃO LUÍS

Nos tempos áureos em que o Farense passeava pelo principal escalão do futebol português, poucos eram os clubes que se podiam gabar de passar incólumes no Estádio São Luís. Em Faro, esperava-se uma equipa aguerrida, impulsionada pelo calor dos adeptos. Porém, o desempenho desportivo não foi acompanhado no plano diretivo e, em 2002, os leões de Faro desceram à II Liga. A queda foi violenta e deixou marcas. O Farense e a equipa principal do SC Braga nunca mais se cruzaram, até que a IV eliminatória da Taça de Portugal da presente edição decidiu juntar os dois emblemas no próximo domingo, às 18 horas. Numa rápida viagem à história, constata-se que nas últimas dez épocas de I Liga do Farense, os minhotos apenas por duas vezes venceram no Estádio São Luís. Um sinal evidente de que jogar naquele relvado é tudo menos fácil. Porém, é como diz o povo: do passado não reza história.

De 1991/92 a 2001/02, os Gverreiros sorriram por duas ocasiões. Em 1998, o SC Braga tinha um "pistoleiro" no ataque que resolveu a questão com dois tiros. Silva bisou na vitória (0-2). Recuando ainda mais no tempo é preciso recordar o golo de Toni no triunfo, por 1-0, na temporada 1994/95.

A balança dos confrontos não permite ilusões e revela que durante a década em causa o Farense levou a melhor. Nesse período, os minhotos somaram duas vitórias, três derrotas e seis empates. Em 2015, o cenário é outro.

Se, por um lado, o clube algarvio viveu uma fase conturbada da sua história, os minhotos cresceram. Figuram na elite do futebol português e internacional e olham para a Taça de Portugal como uma prova possível de ser conquistada. O desafio do próximo domingo vai, ainda, assinalar dois recontros. O treinador do Farense, Jorge Paixão, orientou o SC Braga durante doze jogos na época 2013/2014. Rambé, avançado dos algarvios, também conhece a realidade minhota. O cabo-verdiano esteve ao serviço da equipa B durante a primeira volta da temporada passada.

Já agora, quem foi o último Gverreiro a marcar no São Luís? A resposta é Miran. Quem se lembra?

SCBraga

JotaCC


Bruno3429

PAULO FONSECA
"Não sei qual foi a intenção de Lopetegui..."
por Pedro Marques Costa

Treinador do Braga rejeita o rótulo de candidato ao título, mesmo voltando a dizer que em Portugal não vê outra equipa a jogar melhor do que os arsenalistas.

Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, considerou em entrevista à agência espanhola EFE que o Braga está no mesmo patamar dos candidatos ao título, já depois de Lito Vidigal, do Arouca, ter tido também uma opinião similar. Esta tarde, confrontado com os elogios do basco, Paulo Fonseca rejeitou a responsabilidade. "Não sei qual foi o intuito do treinador do FC Porto. O que sei é que este campeonato está a ser marcado pela boa disposição dos treinadores, em que todos se elogiam, mas sinceramente não sei se somos candidatos. Fico satisfeito por ver reconhecido o nosso trabalho, mas não passam de palavras", reagiu o treinador do Braga, em conferência de Imprensa prévia ao jogo com o Farense, da quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Notícias Relacionadas
Braga paga por um jogador que nem se equipou
"Queremos voltar ao Jamor, mas desta vez para ganhar"
"Braga é sério candidato ao pódio"
Apesar de descolar o rótulo de candidato ao título, Paulo Fonseca já assumiu que em Portugal nenhuma equipa joga melhor do que o Braga, não encontrando um contraditório entre as duas ideias. "Eu não sonho acordado. Até uma equipa que luta para não descer pode ser a que joga melhor futebol ou o mais bonito. Não fujo às nossas responsabilidades, mas acho injusto colar o Braga às obrigações que os três grandes têm. Não tenho a menor dúvida que temos apresentado a melhor qualidade de jogo do campeonato, algo que não nos obriga a lutar pelo titulo", explicou.

Em relação ao jogo com o Farense, 10º classificado na II Liga e que ganhou ao Rio Tinto na terceira eliminatória da Taça de Portugal, Paulo Fonseca deixou elogios aos algarvios pela "qualidade demonstrada nas bolas paradas ofensivas", considerando também que "o mau estado do relvado vai prejudicar" o futebol dos arsenalistas. O treinador deu ainda o exemplo do Belenenses, que foi afastado pelo Portimonense, para classificar a deslocação de amanhã como "difícil".

O Jogo

Bruno3429

«Candidatos ao título? Não sei quais as intenções de Lopetegui» - Paulo Fonseca

Paulo Fonseca fez ao início desta tarde a antevisão do encontro a contar para a Taça de Portugal, frente ao Farense, onde salientou as dificuldades que a equipa irá encontrar em terreno algarvio.

«Vamos defrontar um histórico do nosso futebol, que quer voltar à Primeira Liga, e vamos atuar num estádio mítico e que quer voltar a viver os seus melhores dias. O Farense é uma equipa agressiva, pressionante quando não tem a bola e tem nos lances de bola parada a sua melhor arma, até porque nos últimos jogos marcaram três golos de lançamento de linha lateral. No entanto, tenho jogadores inteligentes e que sabem que se facilitarem, podem ter um dissabor», afirmou.

Outro dos temas abordados na conferência de Imprensa foram as recentes declarações de Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, que colocou o SC Braga entre os candidatos ao título de campeão nacional. Contudo, Paulo Fonseca respondeu considerando injusto colocar os arsenalistas no patamar dos três grandes.

«Não me debrucei sobre as declarações do treinador do FC Porto, nem sei quais as suas intenções. Fico contente que reconheçam aquilo que de bom a minha equipa tem feito, mas não é que queira fugir às responsabilidades, simplesmente considero ser injusto que se queira colocar o SC Braga ao nível das obrigações dos três grandes no campeonato. O facto de considerar que somos a melhor equipa a praticar futebol, não quer dizer que somos candidatos ao título».

Farense e SC Braga sobem ao relvado do São Luís amanhã, domingo, pelas 18 horas.

A Bola

Bruno3429

Paulo Fonseca preocupado com estado do relvado do São Luís
JOGO DA TAÇA DE PORTUGAL É AMANHÃ

O treinador do Sporting Braga, Paulo Fonseca, disse este sábado esperar muitas dificuldades diante do Farense, na quarta eliminatória da Taça de Portugal, temendo nomeadamente o estado do terreno do Estádio São Luís.

"É um jogo com características muito específicas, diferente em relação aos que são os da Liga. Vamos defrontar uma equipa com características muito próprias, também devido ao campo onde se disputa, e não tenho a menor dúvida de que vai ser um jogo muito difícil", disse.

O treinador mostrou-se preocupado com o relvado, considerando que pode prejudicar mais a sua equipa: "Divido a minha preocupação com a equipa do Farense e o estado do relvado. Choveu muito no Algarve, os relvados não estão nas melhores condições, o que é uma pena porque o jogo vai ser transmitido e essa devia ser uma das maiores preocupações [de quem organiza a competição]. As pessoas pagam bilhetes para assistirem a bons espetáculos e isso só pode acontecer se tivemos boas condições, sendo o relvado a primeira delas."

Quer, também por isso, um Sporting Braga alerta, mas confia nos "jogadores inteligentes" da sua equipa. "Eles percebem que se tivermos algum tipo de descontração podemos vir a ter dissabores", avisou.

Considerando o Farense "um histórico" do futebol português e o S. Luís "um estádio mítico", destacou o facto de a equipa algarvia ser "muito solidária e agressiva, com uma organização defensiva muito forte e pressionante" e muito perigosa nos lances de bola parada, especialmente nos lançamentos laterais, "uma das suas grandes armas" ofensivas.

O defesa central André Pinto mostrou esta semana vontade em regressar à final da Taça de Portugal, depois da amarga derrota no Jamor, na época passada, frente ao Sporting, no desempate por grandes penalidades, depois dos minhotos terem desperdiçado uma vantagem de dois golos.

"As palavras do André mostram ambição e eu fico satisfeito por isso. Eu também gostaria de lá chegar, todos gostaríamos. A final do ano passado marcou as pessoas e ainda está muito presente na cabeça dos adeptos do Braga. Mas há um caminho longo para chegar a uma final e não quero antecipar qualquer previsão porque esta competição é a eliminar. Só faz sentido pensar uma eliminatória de cada vez", disse.

Considerou ainda que a paragem no campeonato, por causa dos compromissos da seleção nacional, foi "positiva", nomeadamente para recuperar alguns jogadores lesionados e os índices físicos do grupo depois de algum desgaste provocado por jogos num curto espaço de tempo.

Sporting Braga, terceiro classificado da Liga NOS, e Farense, 10.º da 2.ª Liga, defrontam-se no domingo, às 18 horas, no Estádio S. Luís, em Faro, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Paulo Fonseca: «É injusto colocarem-nos ao nível das obrigações dos três grandes»
TREINADOR RESPONDE A LOPETEGUI

Paulo Fonseca rejeitou este sábado que o Sporting Braga tenha a obrigação de se assumir como candidato ao título, apesar de considerar que a sua equipa pratica o melhor futebol da Liga NOS.

O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, disse esta semana à imprensa espanhola que são quatro os candidatos ao título em Portugal, incluindo o Sporting Braga nessa luta, o que Paulo Fonseca considera "injusto".

"Não me debrucei sobre o que poderá ser a intenção do treinador do FC Porto, mas fico satisfeito porque, no fundo, é reconhecer o que a nossa equipa tem feito e produzido. Não quero fugir às nossas responsabilidades, mas acho que é injusto colocarem o Sporting Braga ao nível das obrigações dos três grandes clubes em Portugal", disse.

Record

JotaCC


Bruno3429

Braga/AAUM e Benfica empatam no jogo grande da jornada
Escrito por  Tiago Ramalho

No jogo grande da 12ª jornada, Braga/AAUM e Benfica empataram a duas bolas, num jogo repleto de emoção e com os guarda-redes das duas equipas em grande destaque.

O Benfica deslocava-se a Braga em busca da décima vitória no campeonato, mas a tarefa não era fácil. A equipa de Paulo Tavares entrou na expetativa, procurando equilibrar o jogo frente aos encarnados, claramente favoritos.

Os visitantes entraram melhor na partida, mas Vítor Hugo continuou a mostrar-se em grande forma, negando os remates dos adversários. E, depois de cinco minutos de superioridade encarnada, o jogo equilibrou-se, pertencendo as melhores oportunidades aos homens de Braga.

André Coelho foi o mais interventivo, aparecendo constantemente a rematar, deixando Juanjo em apuros. Também a defender, o português mostrou-se preponderante, após cortar em cima da linha um chapéu de Ré, na sequência de um contra-ataque do Benfica.

A meio do primeiro tempo, depois de uma jogada em que o Braga/AAUM quase marca, no contra-ataque, depois do guarda-redes bracarense recuperar a bola, o árbitro assinala mão fora da área, de Vítor Hugo.

Depois da confusão e já com Paulo Tavares na bancada (expulso), Patias marca o livre e acerta na barra da baliza dos minhotos.

Os homens da casa pareciam mais motivados em chegar ao primeiro golo da partida e, depois de vários lances de perigo, André Coelho remata de longe e, sem hipóteses para o guarda-redes encarnado, faz o 1-0.

A resposta do conjunto de Joel Rocha não demorou. Três minutos depois, Alan Brandi recebe a bola na direita do ataque e, só com Vítor Hugo pela frente, faz o empate, com um remate rasteiro.

Antes do final dos primeiros 20 minutos, ainda houve tempo para um festival de defesas de Juanjo. Só nos últimos 15 segundos, o guardião espanhol negou o golo a André Coelho, por duas vezes, e a Tiago Brito, além de ver uma bola desviada por Gonçalo Alves embater no poste.

No regresso dos balneários, manteve-se a toada da primeira parte. Benfica com mais posse mas sem concretizar e os bracarenses a criar perigo nas saídas rápidas para o ataque.

Nas bancadas sobressaía um homem, de pé, a gritar para a quadra: Paulo Tavares. Irrequieto e sempre a dar instruções em busca dos três pontos. Foi de levar as mãos à cabeça quando Paulinho Roxo desvia de cabeça um lançamento de Vítor Hugo, com Juanjo a ter de se lançar para impedir o segundo dos minhotos.

No regresso a Braga de Fábio Cecílio, o dia não foi de festa. Depois de um erro de Paulinho Rocha – fez o segundo atraso ao guarda-redes -, o livre estudado dos encarnados sobrou para número 5 do Benfica, que sozinho não conseguiu finalizar.

Mas chegou a vez de as bancadas saltarem novamente. Miguel Almeida aproveita a desatenção da defesa encarnada para avançar sozinho frente a Juanjo e colocar os minhotos na frente do marcador.

Não houve muito tempo para festejos e, tal como na primeira parte, o Benfica marcou logo a seguir ao golo do Braga/AAUM. Bruno Coelho foi o autor do 2-2, num remate rasteiro, por baixo das pernas de Vítor Hugo.

A cinco minutos do fim, Paulinho Roxo quase faz o terceiro do Braga/AAUM. Depois de um pontapé de ressaca de André Gomes, o brasileiro chega atrasado ao segundo poste e por pouco não faz o golo.

Com um minuto e meio para jogar, Vítor Hugo faz a defesa da tarde. Patias roda sobre o adversário, fica frente a frente com o guarda-redes português e, já deitado, tira o golo ao italiano.

Nenhum treinador arriscou o guarda-redes avançado, e o jogo terminou empatado, 2-2, sendo o primeiro jogo do campeonato em que a equipa de Joel Rocha não vence. Juanjo e Vítor Hugo estiveram, mais uma vez, em destaque, bem como André Coelho, um dos melhores do encontro.

FutsalGlobal