News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 17/11

Started by Bruno3429, 17 de November de 2015, 08:00

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Charter para Faro dá foco ao Liberec
VOO DE REGRESSO LOGO APÓS JOGO DA TAÇA
Autor: PEDRO MALACÓ

Em Braga, tempo é dinheiro e alugar um charter para Faro foi a solução da SAD arsenalista para o técnico Paulo Fonseca ganhar horas preciosas com vista à preparação da receção aos checos do Slovan Liberec, para a Liga Europa. Uma partida que assume uma elevada importância estratégica para os minhotos, dado que em caso de vitória o apuramento para a próxima fase da competição europeia fica selado e, consequentemente, o encaixe de mais uma importante quantia em dinheiro.

Contas feitas, foi o calendário apertado até ao final de Novembro que colocou a logística num papel de protagonismo inesperado e o argumento que sustentou a invulgar decisão de alugar um avião exclusivamente para o jogo em Faro.

Assim, a comitiva bracarense viaja para o Algarve no domingo de manhã, dia da eliminatória da Taça de Portugal com o Farense, e regressa ao Porto um par de horas após o jogo no Estádio S. Luís. Um desdobramento que permite à equipa pernoitar na cidade dos arcebispos no mesmo dia e dar início à missão europeia logo na segunda-feira.

Conflito de agendas

A eliminatória frente ao Farense começou por ser agendada para sexta-feira, por força dos imperativos televisivos. Uma data que não agradou ao Sp. Braga por causa da disponibilidade física dos internacionais ao serviço das respetivas seleções e que conduziu à negociação com a organização que remarcou o jogo para o final da tarde de domingo.

Médio Vukcevic já regressou

O médio Nicola Vukcevic esteve ao serviço da seleção de Montenegro, mas já regressou a Braga e é mais uma carta no baralho do técnico Paulo Fonseca para a eliminatória frente ao Farense. No mesmo contexto, os internacionais Rafa e Hassan só são esperados no Minho amanhã, mas ainda a tempo de integrarem os planos para Faro. Tal como a disponibilidade física do brasileiro Djavan.

Record

JotaCC

Djavan apto para retomar os treinos

Após três semanas de convalescença de lesão muscular, o lateral esquerdo voltou aos trabalhos de campo, ontem, mas ainda à parte do restante plantel. Djavan será reavaliado e já deverá participar nos dois treinos de hoje (10 e 16 horas).
Após a folga do fim de semana, o Braga voltou aos treinos, no início da preparação do jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal, que levará a equipa minhota até ao Algarve, no próximo sábado, para discutir, com o Farense, da 2.ª Liga, o acesso aos oitavos de final da competição.
Djavan já tem alta clínica, mas ainda não deverá estar em condições de poder dar o contributo à equipa no jogo com os algarvios. O treinador Paulo Fonseca deverá continuar a optar pela alternativa mais próxima, que tem sido Marcelo Goiano.
Entretanto, o treino de ontem já contou com a presença do médio Vukcevic, regressado dos compromissos com a seleção do Montenegro. Outros dois internacionais, o português Rafa e o egípcio Hassan, ainda jogarão hoje pelas respetivas seleções, pelo que só devem regressar amanhã.

JN

JotaCC

ANDRÉ PINTO GANHA EMBALAGEM NA TAÇA
TITULAR Quase dois meses depois da lesão sofrida em Guimarães, o defesa-central prepara-se para regressar ao onze, frente ao Farense

Voltou à competição no último jogo, diante do U. Madeira, entrando nos descontos, e agora tem tudo para saltar para o onze em Faro, onde o Braga joga domingo para a quarta eliminatória da Taça


O mais experiente dos defesas arsenalistas vai voltar a ser visto nos relvados portugueses. Boa notícia para o Braga

O duelo com o Farense, décimo classificado da II Liga, é o momento ideal para André Pinto voltar ao onze e, dessa forma, começar a ganhar o ritmo competitivo perdido nestes quase dois meses em que esteve ausente.
O defesa-central lesionou-se no dia 27 de setembro, logo aos nove minutos do dérbi com o V. Guimarães, no D. Afonso Henriques, e foi operado ao ombro direito, regressando às opções apenas na jornada passada do campeonato, frente ao U. Madeira. Em período de compensação, acabou mesmo por ser chamado para o lugar de Hassan, ajudando o Braga a segurar a vantagem de 0-1. Na Taça de Portugal, Paulo Fonseca deverá manter o mesmo plano de gestão que adotou na eliminatória anterior, com o Académico de Viseu (0-3), adversário de valor semelhante ao do Farense, e dar oportunidades a alguns menos utilizados, quadro onde se insere atualmente André Pinto.
Voltar a ter o central ao seu melhor nível é um dos objetivos imediatos de Paulo Fonseca, ou não se tratasse do elemento mais experiente do eixo defensivo e um dos capitães de equipa. Até se lesionar, de resto, André Pinto foi titular em todos os jogos oficiais dos minhotos nesta época. A defesa sofreu, entretanto, várias oscilações, por força de lesões e castigos, mas manteve a eficácia que atem notabilizado: a pardo FC Porto, o Braga é a equipa menos batida do campeonato, com apenas quatro golos encaixados.
André Pinto espreita o regresso ao onze em Faro, sabendo que, apesar doesta tu to,fi- x ar-seno onze não será tarefa fácil, em função das boas respostas que Ricardo Ferreira e Boly têm dado.Éach amada boa dor de cabeça que torna difícil a escolha de Paulo Fonseca, que já se referiu nesses termos a propósito das alterações feitas no meio-campo e que agora poderá dizer o mesmo em relação ao centro da defesa. Nas laterais, a história é outra: com Djavan ainda de fora, restam apenas Baiano e Marcelo Goiano.



JOGOS
8
Antes de se lesionar, André Pinto, 26 anos, era totalista nesta época. O azar bateu-lhe à porta na fase inicial do sétimo jogo. Voltou, entretanto, ao cair do pano na Madeira



Fonseca já utilizou seis duplas

Nos 15 jogos oficiais já disputados, o Braga apresentou seis duplas de centrais diferentes. A primeira foi André Pinto/Santos, que caiu por terra bem cedo face à transferência do brasileiro para o Valência. André Pinto passou a ter a companhia de Boly, mas a expulsão do francês no Estoril abriu a porta do onze a Ricardo Ferreira. O ex Paços de Ferreira também se lesionou em Guimarães, seguindo-se as duplas Boly/Arghus (uma vez) e Boly/ Monteiro (duas). Entretanto, nos últimos jogos, houve estabilidade, jogando sempre Boly e Ricardo Ferreira.



HIPÓTESE JÚNIOR EM FASE DE ESTUDO

Tal como O JOGO adiantou no domingo, a Imprensa brasileira voltou a colocar Júnior na rota do Braga – já tinha sido hipótese no último verão – e, de facto, há a possibilidade de o lateral esquerdo mudar-se para o clube minhoto, por empréstimo do Grémio, durante um ano. Porém, nada existe ainda de concreto, com o Braga a estudar também outras soluções para o lugar. 



TREINO VUKCEVIC JÁ DISSE PRESENTE

No regresso do Braga aos treinos, após dois dias de folga, o destaque foi a presença de Vukcevic, internacional montenegrino que jogou na derrota por 4-1 frente à Macedónia. Ficam agora a faltar o português Rafa e o egípcio Hassan, que hoje defrontam, respetivamente, Luxemburgo e Chade. Ontem, Djavan ainda não treinou em pleno; hoje é dia de sessão dupla.



Matheus tenta prolongar série
Será com o brasileiro na baliza que o Braga tentará completar dois meses sem sofrer nas provas nacionais

Em comparação com a época passada, inverteram-se os papeis. Agora, o guarda-redes das taças é Matheus, que em Faro irá tentar dar sequência ao excelente registo defensivo dos minhotos

Caso mantenha a sua baliza inviolável no jogo de domingo, frente ao Farense, na quarta eliminatória da Taça de Portugal, o Braga vai aumentar para sete o número de partidas consecutivas sem sofrer golos nas competições domésticas. A última vez que os ar sena listas foram batidos aconteceu no dia 21 de setembro, na goleada por 5-1 ao Marítimo, pelo que estão muito perto de completar dois meses sem consentiram golos aos adversários nacionais.
Esta série invulgar está nas mãos de Matheus, guarda-redes que tem sido suplente de Kritciuk no campeonato, mas que tem sido chamado aos jogos das outras duas competições que o Braga disputou até agora, Liga Europa e Taça de Portugal. Titular na eliminatória anterior (0-3 sobre o Académico de Viseu), o brasileiro também estará na baliza do Braga em Faro, naquele que será o seu sexto jogo na presente temporada – ao da Taça, acrescentou quatro encontros na Liga Europa.
O Braga leva cinco jogos consecutivos sem sofrer golos no campeonato: V. Guimarães (0-1), Arouca (0-0), FC Porto (0-0), Belenenses (4-0) e União da Madeira (0-1). Desde 2009/10, época em que obteve a sua melhor classificação de sempre na I Liga, o segundo lugar, sob o comando de Domingos Paciência, que o Braga não somava tantas jornadas seguidas sem sofrer golos nesta competição. Até ao teste do Dragão, onde o FC Porto ganhava há 20 jogos seguidos, a equipa de Paulo Fonseca conseguiu resistir. Pelo meio, houve então a vitória (3-0), no Fontelo, que perfaz esta série de seis jogos sem golos sofridos nas provas portuguesas.
Durante este longo período, só mesmo o Marselha, na Liga Europa, conseguiu marcar à equipa de Paulo Fonseca: perdeu em Braga (3-2) e ganhou em casa por 1-0.


Opinião
Miguel Pedro

Rivais do Minho

Uma das imagens mais simbólicas do universo icónico braguista é a fotografia do presidente José Antunes Guimarães em pé e em cima de uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Braga, empunhando uma bandeira do SC Braga, por ocasião do regresso a Braga da comitiva bracarense após a conquista do campeonato nacional da II Divisão, em 1947. Depois do jogo vitorioso contra os Unidos do Montijo, por 2-0, a entrada na cidade de Braga da caravana automóvel de – rezam as crónicas – mas de 100 viaturas foi (e ainda é) um dos momentos altos da história do clube, pois marcou, de forma definitiva, um ponto de viragem: o SC Braga tornava-se, então, o verdadeiro "clube da cidade", conquistando o direito, a partir de então, de usar no seu emblema as insígnias da cidade. Mas o que, porventura, muitos desconhecem é que para os clubes minhotos das cidades vizinhas de Famalicão e Guimarães – cujas equipas já jogavam na 1.ª Divisão – esta subida do SC Braga ao escalão maior do futebol português foi também motivo de festejos e alegria. A existência de um clube rival da região na 1.ª Divisão era bem vista pelos clubes minhotos, pois bem sabiam os seus dirigentes que é desta "rivalidade de vizinhança" que se alimenta a emoção dos adeptos. No dia seguinte à vitória sobre o Montijo, a comitiva bracarense foi saudada na sua passagem por Famalicão. O presidente do clube famalicense mandou hastear a bandeira do SC Braga ao lado da do FC Famalicão na sede do clube e proferiu palavras públicas de regozijo: "Demonstramos de facto que estamos convosco de alma e coração e que vos acompanhamos na vossa perene e viva alegria", afirmou o dirigente famalicense no seu discurso. Por seu lado, o Vitoria Sport Clube, o mais representativo da cidade de Guimarães, também esteve presente nos festejos do clube bracarense, tendo-se feito representar por António Faria Martins, que também fez declarações públicas de saudação: "Na impossibilidade de fazer passar por Guimarães a caravana que acompanhou os briosos atletas do Sporting Clube de Braga, o Vitória não quis deixar de se associar a esta merecidíssima homenagem através do seu ilustre presidente, Sr. Antero da Silva". Numa época em que estes clubes do Minho tentavam a sua afirmação no futebol nacional, os respetivos dirigentes perceberam que a rivalidade entre eles seria um motor para o seu próprio desenvolvimento, por motivar os adeptos e aumentar o seu interesse pela vida dos seus clubes. Perceberam que é na "rivalidade de vizinhança" que se poderia encontrar o combustível necessário para o crescimento de cada um dos clubes, para a sua afirmação e inserção na respetiva comunidade (cidade) a que pertenciam. E com isso fazer crescer desportivamente toda uma região que é, para nós, minhotos, o centro do mundo: a região do Minho.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


Bruno3429

Hassan brilha na vitória do Egipto sobre o Chade (4-1)

Ahmed Hassan, avançado do SC Braga, foi a grande figura no jogo entre o Egipto e o Chade, referente à fase de qualificação do Mundial-2018, a disputar na Rússia.

O avançado bisou no desafio, tendo apontado os dois golos no espaço de apenas quatro minutos, aos 36 e 40.

Depois de ter somado mais uma internacionalização, o egípcio estará de regresso a Braga já esta quarta-feira.

A Bola

Bruno3429

Mundial2018: Egito segue em frente com bis de Hassan
Avançado do Sporting Braga na vitória sobre Chade

O Egipto venceu esta terça-feira o Chade por 4-0, em jogo da segunda ronda da fase de apuramento para o Mundial 2018, na zona africana.

El Nenny e El Said colocaram os egípcios em vantagem ainda nos primeiros dez minutos do encontro, estendendo a passadeira para Hassan brilhar.

O avançado do Sporting de Braga carimbou a passagem e o selo de goleada com um bis, aos 36 e 40 minutos.

Nos outros jogos da tarde, destaque ainda para a vitória da Costa do Marfim por 3-0 sobre a Libéria. Um bis de Sio, aos 17 e 35 minutos, e outro tento de Seri, aos 64, deram a vitória aos «elefantes».

A Tunísia recebeu e venceu a Mauritânia por 2-1, com golos de Youssef, ao minuto 51, e de Bguir, aos 84.

Maisfutebol