News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 18/02

Started by Pé Ligeiro, 18 de February de 2007, 09:23

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Pretendente desafia o veterano europeu

O Leiria dispõe hoje de uma ocasião dourada de assumir, de forma mais vincada, uma candidatura a um lugar na Taça UEFA, pois, caso triunfe sobre o Braga, isso valerá aos leirienses três pontos... mais um. Mais um porque, na primeira volta, o Leiria já venceu na Cidade dos Arcebispos e pode ficar em vantagem numa eventual igualdade de pontuação na hora das contas finais da Liga.
Independentemente destas considerações relativas ao combate "uefeiro", espera-se com curiosidade a resposta que o mais "veterano" Braga terá a dar ao pretendente do Lis. O contexto é especial, pois a equipa de Rogério Gonçalves irá mostrar se a motivação de ter vencido o Parma será suficiente para superar o consequente desgaste resultante desse embate. Na Liga, fora de portas, os bracarenses já não ganham desde o fim de Novembro (no Bonfim) e procuram, agora, quebrar o ciclo de dois empates e duas derrotas que se seguiu. A história, no entanto, parece jogar a favor dos visitantes, que não perdem em Leiria desde a época de 2001/02. De resto, o Braga sabe que, ganhando hoje, deixa os leirienses seis pontos atrás de si (valendo estes mais um, caso a vitória seja por mais de um golo de diferença), facto que pode reforçar o seu ânimo.
No Leiria, o factor casa não tem sido plenamente explorado, mas há que realçar que o último triunfo, frente ao FC Porto, é um alerta a ter em conta pelos adversários. A noite pode ter ainda um aliciante extra para o público leiriense: a estreia dos reforços Rossato e Eliézio.
 
Equipas prováveis

Estádio Municipal de Leiria
20h30 | SportTV 1
Jorge Sousa [AF do Porto]
Esmeraldo Augusto + António Galrinho
Leiria
Treinador Domingos Paciência
1 | Fernando GR
25 | Laranjeiro LD
3 | Marcos António DC
17 | Renato DC
2 | Rossato LE
15 | Faria MD
55 | Paulo Machado MO
11 | Harison MO
19 | Ivanildo AD
14 | Alhandra AE
9 | Paulo César AV
-
28 | Bruno Vale GR
8 | Éder LD
87 | Eliézio DC
20 | Marco Soares MD
22 | Cadu MO
7 | Touré AD
23 | Slusarski AV
Braga
Treinador Rogério Gonçalves
1 | Paulo Santos GR
20 | Luís Filipe LD
3 | Paulo Jorge DC
28 | Rodriguez DC
25 | Jorge Luiz LE
21 | Ricardo Chaves MD
88 | Vandinho MO
10 | João Pinto MO
87 | Bruno Gama AD
15 | Wender AE
77 | Zé Carlos AV
-
12 | Dani GR
5 | Nem DC
2 | Pedro Costa LD
17 | Frechaut MD
11 | Cesinha AE
18 | Diego AV
79 | Chmiest AV



Jorge Luiz e Chmiest são estreias

As chamadas do brasileiro Jorge Luiz e do polaco Chmiest, ambos contratados em Janeiro, são novidades e ao mesmo tempo estreias na lista de convocados do Braga para a visita ao Leiria. Depois de uma aventura mal sucedida no futebol russo, ao serviço do Dínamo de Moscovo, o primeiro voltou ao clube que o projectou a nível internacional e deverá mesmo alinhar entre os titulares, uma vez que o lateral-esquerdo Carlos Fernandes terá de cumprir castigo - completou série de cinco cartões amarelos frente ao Aves. No eixo da defesa deverá ainda manter-se o peruano Rodriguez, que causou boa impressão no jogo com o Parma, depois de ter substituído o brasileiro Nem ao intervalo. Ausentes, por motivos físicos, continuam Maciel, Andrade, Castanheira e Madrid.

Chmiest de início?

Poupar Zé Carlos para o reencontro com o Parma ou continuar a usá-lo, tirando assim partido da astúcia do brasileiro? Eis o agradável dilema em que está metido Rogério Gonçalves. Diego Costa é a única alternativa disponível para os jogos da Taça UEFA, mas para o campeonato o técnico tem agora mais uma: o polaco Chmiest, recrutado em Janeiro para render Marcel.


Rogério Gonçalves
"É bom continuarmos envolvidos nestas lides"


Técnico pretende defender quarto lugar com uma vitória em Leiria e admite estrear Jorge Luiz. Rodriguez deverá alinhar entre os titulares

Mais do que um ajuste de contas, pela derrota caseira sofrida logo à terceira jornada, o duelo desta noite com o Leiria será uma excelente oportunidade para o Braga manter o seu principal perseguidor a uma distância razoável, pois em caso de vitória a equipa de Domingos Paciência igualará os minhotos no quarto lugar da classificação. O recente embate com o Parma deu trabalho, "desgastou" os arsenalistas, mas não retirou ambição à equipa de Rogério Gonçalves. "Queremos um bom resultado e um bom resultado só pode ser ganhar; se pensarmos no empate aproximamo-nos da derrota. Temos pela frente uma boa equipa, bem organizada e nós queremos manter a nossa posição", alertou o treinador, que não se refugiou em lamentos fáceis para justificar um eventual mau resultado. "É bom continuarmos envolvidos nestas lides (campeonato, Taça e Taça UEFA). Todo este desgaste até é salutar", vincou.
Pouco inclinado a proceder a alterações profundas no onze inicial, Rogério Gonçalves apenas admite estrear o brasileiro Jorge Luiz para compensar a ausência de Carlos Fernandes (castigado), da mesma forma que deixa no ar a possibilidade de conceder uma nova oportunidade ao central Rodriguez. "Gostei dele frente ao Parma. Esteve bem", considerou.


António Salvador de olho neles

A manhã de ontem, tão chuvosa como fria, puxava ao recolhimento, mas António Salvador preferiu despertar à hora habitual para trocar o conforto da sua casa pela humidade da pedreira. A equipa não descansa desde o jogo com o Aves, vai disputar três jogos no espaço de uma semana, e o presidente do Braga fez questão de mostrar que está com todos.



Madrid ainda à parte

Falta muito pouco para o quadro clínico do Braga ficar totalmente desanuviado. Maciel, Castanheira e Andrade já reintegraram o grupo, pelo que as atenções do departamento médico resumem-se agora ao argentino Madrid, a contas com uma mialgia.

IN O JOGO

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Rogério Gonçalves: «É bom estarmos com este ritmo»
MINHOTOS ESTÃO NA CORRIDA DAS TRÊS PROVAS


O treinador do Sporting de Braga, Rogério Gonçalves, quer vencer amanha a União de Leiria, na 18.ª jornada, para ganhar vantagem a um adversário directo na luta por um lugar europeu.

O técnico bracarense tece elogios ao adversário, mas garante que os minhotos tudo vão fazer para arrecadar os três pontos:
"É uma equipa bem organizada, bem orientada e que está a praticar um bom futebol. Mas o objectivo do Braga é sempre jogar para ganhar, independentemente do nome do adversário".

O Sp. Braga é a única equipa portuguesa a actuar nas três frentes (Campeonato, Taça de Portugal e Taça UEFA), mas apesar do pouco tempo que dispõe para preparar cada um dos compromissos, Rogério Gonçalves assegura que a equipa está preparada: "É bom estarmos com este ritmo competitivo, é sinal que estamos em todas as frentes e isso é bom para o clube, a cidade e o futebol português. Nós estamos preparados para isso", afirmou.

O técnico reconheceu, no entanto, que a partida da última quinta-feira frente ao Parma (1-0) para a Taça UEFA "provocou um grande desgaste à equipa".


A estreia de Jorge Luiz e Chmiest
PARA O ENCONTRO COM A U. LEIRIA


As estreias de Jorge Luiz e Chmiest e a ausência do habitual titular, o lateral esquerdo Carlos Fernandes, são as novidades na lista de convocados do Sporting de Braga para o jogo de amanhã com a União de Leiria, referente à 18.ª jornada.

A ausência de Carlos Fernandes, que se encontra a cumprir um jogo de castigo depois de ter visto cinco cartões amarelos, poderá ditar a estreia de Jorge Luiz, que regressou a Braga em Janeiro, depois de uma aventura sem sucesso no futebol russo.

O técnico Rogério Gonçalves não pode ainda contar com os lesionados Maciel, Madrid, Castanheira e Andrade.

Lista de convocados

Guarda-redes
Paulo Santos e Dani

Defesas
Luís Filipe, Pedro Costa, Paulo Jorge, Nem, Rodriguez e Jorge Luiz

Médios
Frechaut, Vandinho, Ricardo Chaves

Avançados
João Pinto, Bruno Gama, Césinha, Wender, Diego Costa, Zé Carlos e Chmiest

IN RECORD


BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Rogério Gonçalves chama Jorge Luiz e Chmiest


As chamadas de Jorge Luiz e Chmiest são as pricipais novidades na convocatória de Rogério Gonçalves, treinador do Braga, para o encontro de hoje (20.30 horas, SportTV), em Leiria, partida da 18.ª jornada da Liga. Com o impedimento disciplinar de Carlos Fernandes, Jorge Luiz poderá fazer a sua estreia como titular, contudo, o técnico dos minhotos não satisfez a curiosidade. "Pode haver uma ou outra alteração, mas nadade signiticativo", disse, recusando falar dos elementos que poderão ser titulares.

Manter o quarto lugar na Liga e aumentar a margem pontual, é a prioridade de momento dos arsenalistas. Por isso, o objectivo de

alcançar um bom resultado na cidade Lis. "Temos pela frente uma equipa que está a praticar bom futebol, mas queremos manter o lugar que ocupamos e, para que isso aconteça, temos de alcançar um bom resultado", referiu, esclarecendo que um bom resultado passará pela conquista dos três pontos "Um bom resultado será a vitória, pois se pensarmos no empate, estaremos mais próximos da derrota".

O jogo com o Parma, disputado na passada quinta-feira, exigiu muito em termos físicos aos jogadores. Porém, o treinador deixou a garantia que o Braga irá apresentar uma boa condição "Foi um jogo desgastante, mas tivemos a preocupação de preparar a equipa o melhor possível para dar uma boa resposta". Mesmo inserida em três competições (Liga, Taça de Portugal e Taça UEFA), provas que poderão desgastar a equipa fisicamente, o treinador dos minhotos desdramatiza o cenário: "Não nos importamos de pagar este desgaste e de termos pouco tempo de recuperação, pois é bom para o clube, jogadores, região e futebol português", salientou.

Na União de Leiria, o brasileiro Eliézio, emprestado pelo F. C. Porto, é a novidade no lote de convocados. Já Paulo Gomes, a cumprir castigo, Sougou e Hugo Costa, ambos lesionados, são as baixas no plantel de Domingos Paciência.


Convocados
União Leiria Fernando, Bruno Vale, Laranjeiro, Renato, Marcos António, Valdomiro, Rossato, Éder, Eliézio, Faria, Kata, Alhandra, Machado, Adison, Marco Soares, Cadú, Paulo César, Touré, Slusarski e Ivanildo. Braga Paulo Santos, Dani, Luís Filipe, Pedro Costa, Paulo Jorge, Nem, Rodriguez, Jorge Luiz, Frechaut, Vandinho, Ricardo Chaves, João Pinto, Bruno Gama, Cesinha, Wender, Diego Costa, Zé Carlos e Chmiest.


IN JN
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

ENTRE DOIS DUELOS EUROPEUS, A DESLOCAÇÃO A LEIRIA NÃO PERDE IMPORTÂNCIA
   
A vitória sobre o Parma pôs a confiança em alta, mas a recuperação do esforço gera preocupação. O Sp. Braga quer reforçar o quarto lugar e nada melhor que um triunfo em Leiria para aumentar distâncias. Rogério Gonçalves admite fazer uma ou outra alteração no onze e deixa a indicação de que Jorge Luiz vai ser titular.

— O U. Leiria ganhou em Braga na primeira volta. É a altura de ajustar contas?
— Temos sempre o objectivo de ganhar, seja qual for a partida e a circunstância. O U. Leiria é uma equipa organizada, que tem praticado bom futebol, mas queremos manter o quarto lugar e, por isso, vamos tentar regressar com um bom resultado.

— Um bom resultado será ganhar ou poderá ser o empate, tendo em conta que é um jogo no terreno do quinto classificado?
— Bom resultado é ganhar. Se jogarmos para o empate, será meio caminho para perdermos. Depois... logo se vê se um empate poderá ser um bom resultado.

— Que influência poderá ter o jogo com o Parma?
— Reconhecemos que o encontro de quinta-feira nos provocou um grande desgaste mas trabalhámos para que esse esforço tenha sido recuperado. Acredito que poderemos desenvolver um bom jogo em Leiria.

— O Braga tem capacidade para aguentar três jogos numa semana?
— É a nossa realidade, temos de saber viver com ela. É um óptimo sinal, porque quer dizer que estamos envolvidos em todas as frentes. Faremos tudo para representar bem o futebol do Braga, da região e do País.

Alterações de pormenor

— Admite fazer uma certa rotatividade do plantel?
— Não, tenciono apenas fazer uma ou outra alteração.

— Jorge Luiz e Chmiest vão jogar?
— Foram chamados, por isso podem jogar. Como o Carlos Fernandes está castigado, é normal que o Jorge Luiz jogue.

— Está a contar com Madrid para o jogo em Parma?
— Não sei, vamos ver... Para Leiria não dá de certeza.

— Rodriguez vai jogar de início?
— Está convocado, é uma hipótese. Mas não vou revelar o onze.

— Mas gostou da exibição de Rodriguez com o Parma?
— Gostei, claro que gostei. Toda a gente percebeu que ele esteve muito bem. Não fiquei surpreendido, pois conheço o seu valor. Ele está ainda a adaptar-se ao futebol português, mas tem um enorme potencial.

— O U. Leiria é o principal adversário do Sp. Braga na luta pelo quarto posto?
— Não vejo as coisas assim, há outras equipas que me merecem respeito, que também têm potencial e ambição. Mesmo quem está na cauda da classificação cria sempre dificuldades, não há jogos fáceis.



CHMIEST COMEÇA NO BANCO

Jorge Luiz deverá marcar o seu regresso a Braga com uma estreia como titular. O lateral-esquerdo brasileiro consta das escolhas de Rogério Gonçalves para Leiria e, perante o castigo de Carlos Fernandes, deverá fazer parte do onze que iniciará o duelo com leirienses.

Os primeiros dias de Jorge Luiz em Braga foram dedicados a recuperar os índices competitivos, mas os últimos dados apontam para que o brasileiro já esteja pronto para o combate.

Outra estreia na convocatória é a do polaco Marcin Chmiest. No entanto, o ponta-de-lança não começará o encontro, dado que Zé Carlos — o autor do golo que conferiu ao Sp. Braga um importante avanço para o jogo com Parma, em Itália — é opção incontestável para a frente de ataque.
   


PARMA AINDA É HIPÓTESE PARA PEÇAS QUE DÃO FORÇA AO MEIO-CAMPO

O panorama está a desanuviar-se mas exige ainda alguns cuidados. Entre as baixas, por limitações físicas, na convocatória do Sp. Braga para Leiria, registam-se Andrès Madrid, Andrade, Maciel e Castanheira. O caso que gera maior apreensão é o de Madrid. No treino de ontem, o argentino ainda apresentou limitações, tendo iniciado os trabalhos na companhia do fisioterapeuta Francisco Miranda. Andrade, médio defensivo proveniente do Vasco da Gama, voltou a não constar da convocatória, dado que se encontra na recta final da recuperação de uma mialgia — mas tudo indica que possa fazer parte das escolhas para Parma. Paulo Santos, que no decorrer do jogo com os italianos foi vítima de traumatismo, já se treinou sem problemas e será, com toda a certeza, o dono da baliza em Leiria.


Wender à espreita 

Rogério Gonçalves deixou no ar a possibilidade de fazer só «uma ou duas alterações» na equipa [ver peça de abertura], indicação que poderá apontar para o regresso de Wender ao onze, o que provocaria a passagem de Cesinha para o flanco direito. João Pinto poderá retomar a posição 10, sendo acompanhado, no meio-campo, por Vandinho e Ricardo Chaves. Se tal cenário se confirmar, Frechaut, que não fez um bom jogo com o Parma, perde a titularidade. Atrás, Jorge Luiz ocupará a vaga de Carlos Fernandes e não será de excluir a titularidade de Rodriguez, que esteve muito bem com os italianos, por troca com Nem.

IN A BOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!