News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 10/11

Started by Bruno3429, 10 de November de 2015, 08:17

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga vence na Madeira e sobe ao 3.º lugar no campeonato
Carlos Costinha Sousa

Uma vitória difícil, mas merecida, carimbada com um golo solitário apontado pelo sérivo Stojiljkovic permitiu ao Sporting Clube de Braga assegurar mais três pontos, na deslocação a casa do União da Madeira, e assumir de forma isolada o terceiro lugar da tabela classificativa da I Liga (ainda que o quarto classificado Benfica tenha um jogo a menos).

Num jogo que já se esperava complicado para o SC Braga, o primeiro tempo pertenceu de forma total aos bracarenses, já que o União da Madeira se limitou a remeter-se à defesa, jogando com onze jogadores atrás da linha da bola, baixando as marcações e defendendo de forma acérrima, o que aumentou exponencialmente as dificuldades dos Guerreiros do Minho.

Mais uma vez, como já se tinha visto noutros jogos (contra Rio Ave e Arouca), o SC Braga sentiu enormes dificuldades, ao longo de toda a primeira parte, para conseguir chegar com perigo à grande área dos madeirenses. A circulação e posse de bola pertencia por completo aos bracarenses (em momentos foi uma percentagem de 73 porcento para o SC Braga), mas isso não se traduzia na criação de jogadas perigosas de ataque.

Com o recuo das linhas do União da Madeira, o SC Braga não conseguia encontrar soluções para furar a defesa dos insulares. A situação de maior perigo dos primeiros 45 minutos pertenceu, com normalidade, aos arsenalistas, praticamente em cima do apito final da primeira parte, quando Stojiljkovic, com espaço pela direita, conseguiu rematar cruzado, levando o esférico a embater ainda na trave, depois da defesa do guarda-redes Renny Vega. O intervalo chegou logo a seguir sem alterações no marcador.

Na segunda parte, o União da Madeira entrou com outra atitude e começou a jogar mais ofensivamente, conseguindo mesmo assustar o sector comandado pelo guarda-redes Kritciuk. No entanto, aos 63 minutos, Stojiljkovic desbloqueou o marcador. Pontapé de canto cobrado por Aarón Ñiguez e o sérvio a saltar mais alto que os adversários e a cabecear para o fundo das redes. O primeiro golo da partida surgia depois de Aarón ter, pouco antes, desperdiçado uma oportunidade ao rematar ao lado.

Mas o golo que deveria ter o condão de tranquilizar o SC Braga acabou por ter um pouco de efeito contrário, já que o União da Madeira começou a libertar-se mais, a procurar mais vezes o ataque e, por vezes, teve mesmo capacidade para obrigar os bracarenses a recuar as suas linhas para praticamente dentro da grande área. E foi nesse período de maior ascendente dos insulares que Kritciuk foi chamado a intervir e com enorme qualidade.

Na mesma jogada, aos 78 minutos, o guardião russo do SC Braga fez duas defesas de grande nível que evitaram o golo dos madeirenses.
E apesar de uns minutos finais com maior ascendente dos madeirenses, o resultado já não sofreu mais alterações e o golo solitário de Stojiljkovic acabou por assegurar mais três pontos para as contas do SC Braga.

Paulo Fonseca: "Estamos satisfeitos com a pontuação e classificação"

Vitória merecida, num jogo complicado, perante um adversário que dificultou a vida ao SC Braga, mas mais nos instantes finais da partida. Assim se resumo a opinião do treinador dos Guerreiros do Minho, Paulo Fonseca, na análise ao jogo de ontem na Madeira.
O técnico começou por considerar que "não há jogos fáceis" e que apesar de alguns momentos de "boa reacção do União, penso que a vitória nos assenta bem e podíamos ter tido mais um golo de vantagem".

Fonseca considerou que a primeira parte praticamente não teve história para além das situações ofensivas do SC Braga, que poderia ter inaugurado o marcador - "primeira parte de sentido único e os números demonstram bem a diferença das duas equipas" -, mas admitiu que no segundo tempo, depois de marcar o golo, a sua equipa teve mais dificuldades em controlar o adversário, mas ainda assim com a partida sob controlo: "segunda parte algo diferente, marcámos o golo e viu-se uma reacção do União, que criou algumas oportunidades. mas nós também já tínhamos tido algumas para aumentar a vantagem".

O técnico arsenalista lembrou que este triunfo acaba por ter um sabor adicional, já que "há três anos que o SC Braga não ganhava na Madeira. Eu próprio nunca tinha ganho na Madeira e atingimos os 20 pontos que penso ser uma pontuação bastante boa para esta fase da temporada".

Quanto à ascensão dos Guerreiros do Minho ao terceiro lugar da tabela classificativa, Paulo Fonseca admitiu estar muito satisfeito com o lugar no pódio, mas lembrou que ainda falta muito campeonato e as contas se fazem apenas no final da época. "Estamos no terceiro lugar e claramente satisfeitos por aqui estarmos, mas estamos muito longe do fim do campeonato, esta- mos em todas as competições e temos um caminho difícil para trilhar, mas estamos satisfeitos com a classificação e pontuação"

Correio do Minho

Bruno3429

#1
Paulo Fonseca: «Não me importava de vencer sempre por 1-0»
TÉCNICO SALIENTA IMPORTÂNCIA DOS TRÊS PONTOS

Paulo Fonseca sublinhou a importância do triunfo na Madeira frente ao União, admitindo que o adversário causou dificuldades.

"Foi uma vitória difícil, perante um bom adversário. Na parte final, o União da Madeira criou-nos alguns problemas, acima de tudo em lances de bola parada. A primeira parte foi de sentido único e poderíamos ter ido para o intervalo em vantagem. Na primeira estivemos sempre instalados no meio campo ofensivo. A segunda foi mais do mesmo. Mas penso que a vitória nos assenta bem", explicou o técnico.

"Para uma equipa que está em construção, estar nesta fase em terceiro lugar é muito bom. Há muito para evoluir e crescer. Neste jogo se tivéssemos marcado mais cedo o jogo poderia ter sido diferente, mas o União está bem orientado e nunca desiste. Quero realçar que voltámos a não sofrer golos. Não temos concretizado fora como em casa. Isso é um facto. Mas queremos sempre vencer e marcar o máximo de golos possíveis, mas encontrámos equipas bastante bem organizadas, como encontrámos aqui hoje. Mas não me importava de vencer sempre por 1-0", culminou o timoneiro dos bracarenses.

Naldo: Vandinho três meses de fora em 2009/10
CASO OCORREU NO TÚNEL DIANTE DO BENFICA

Em 2009/10, Vandinho, então capitão do Sp. Braga, foi suspenso por três meses "por agressão tentada a um treinador", no caso, Raul José, à época adjunto de Jorge Jesus no Benfica, hoje com igual cargo mas no Sporting. O caso ocorreu no túnel do Municipal de Braga, na 9.ª jornada, a 31 de outubro de 2009, duelo que os minhotos venceram (2-0). A 29 de janeiro do ano seguinte, a Comissão Disciplinar da Liga acabou por deliberar a suspensão de Vandinho por três meses, impedindo o médio de alinhar até ao final da temporada em questão.

Record

Bruno3429

Paulo Fonseca: «Acredito que a equipa ainda pode evoluir»
U. Madeira-Sp. Braga, 0-1 (reportagem)
*por Raúl Caires

Paulo Fonseca, treinador do Sp. Braga, depois da vitória sobre o União Madeira (1-0), no jogo que fechou a 10ª jornada da Liga:

- Foi realmente uma vitória difícil perante um bom adversário, que na parte final nos criou alguns problemas, principalmente nos lances de bola parada. Agora relativamente àquilo que foi a nossa exibição, a primeira parte foi um jogo de sentido único. Poderíamos ter ido para o intervalo com o marcador em vantagem para nós. A segunda parte foi mais do mesmo... e depois tivemos uma boa reacção da parte do União, mas penso que a vitória nos assenta bem. Poderíamos ter feito mais um golo. Penso que os dois golos de diferença se justificavam.

[Terceiro lugar]
- Naturalmente se me perguntassem no início da época se nesta altura estaria no terceiro lugar com 20 pontos, eu diria que era uma visão muito otimista. Mas o facto é que uma equipa que está em construção, chegar a esta fase no terceiro lugar, temos de reconhecer isso, é muito bom. Agora temos que ter calma. Há muito para evoluir. Há muito para crescer. Temos quatro meses de trabalho e acredito que esta equipa pode ainda evoluir.

- Na primeira parte tivemos sempre instalados no meio campo ofensivo. Estivemos sempre perto de criar situações de perigo. Criámos algumas... eu penso que se tivéssemos ainda marcado na primeira parte, o jogo poderia ser relativamente diferente daquilo que foi. O União ia naturalmente abrir-se mais, ia conceder-nos mais espaços. Não aconteceu. Marcamos na altura em que marcamos e depois o União, como eu disse, teve uma boa reacção. É uma equipa muito bem orientada, é uma equipa que nunca desiste. Mas voltamos a não sofrer golos.

Maisfutebol

Bruno3429

UNIÃO PERDE NA CHOUPANA

O Sporting de Braga subiu ao terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer fora o União da Madeira, por 1-0, no jogo que encerrou a 10.ª jornada.
No Estádio da Madeira, no Funchal, um golo do sérvio Nikola Stojiljkovic, aos 63 minutos, valeu ao Braga o sexto triunfo no campeonato, segundo em terreno alheio, e o salto para a terceira posição, com 20 pontos, menos seis do que o líder, o Sporting, e a um do FC Porto, que tem menos um jogo. O Benfica é quarto, com 18, e também tem um jogo em atraso.
O União da Madeira, que ainda tem de acertar calendário com FC Porto e Benfica, sofreu a sua quinta derrota na liga e efetivou a sua descida para o 16.º e penúltimo lugar, seis pontos, tantos quanto a Académica (17.º) e mais um do que o Tondela (18.º)

Jornal da Madeira

Bruno3429

União perde em casa com o Sp. Braga
Fonte: Lusa

O Sporting de Braga subiu ao terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer fora o União da Madeira, por 1-0, no jogo que encerrou a 10.ª jornada.

No Estádio da Madeira, no Funchal, um golo do sérvio Nikola Stojiljkovic, aos 63 minutos, valeu ao Braga o sexto triunfo no campeonato, segundo em terreno alheio, e o salto para a terceira posição, com 20 pontos, menos seis do que o líder, o Sporting, e a um do FC Porto, que tem menos um jogo. O Benfica é quarto, com 18, e também tem um jogo em atraso.

O União da Madeira, que ainda tem de acertar calendário com FC Porto e Benfica, sofreu a sua quinta derrota na liga e efetivou a sua descida para o 16.º e penúltimo lugar, seis pontos, tantos quanto a Académica (17.º) e mais um do que o Tondela (18.º).

Diário de Notícias da Madeira

JotaCC

Sp. Braga de passada larga no campeonato
Minhotos fecharam a 10.ª jornada da Liga com um triunfo difícil na Madeira e continuam perseguição cerrada ao FC Porto

Só quando o FC Porto cumprir na Madeira o teste que o Sp. Braga ontem superou é que se saberá ao certo quantos pontos separam as duas equipas, mas, para já, os minhtos mordem os calcanhares aos "dragões", que ocupam o segundo lugar. Tudo porque a equipa de Paulo Fonseca bateu, no Funchal, o União por 0-1, no final da 10.ª jornada.
Foi já no período de compensação do primeiro tempo que surgiu a primeira grande ocasião de golo. Aarón Ñíguez descobriu Stojiljkovic na área contrária, com um passe teleguiado, e o avançado sérvio rematou em potência, com a bola a passar por baixo do corpo do guarda-redes Renny Vega (o venezuelano substituiu o ausente André Moreira) e a acabar devolvida pela trave.
O primeiro aviso do atacante exCukaricki assustou, o segundo remate resolveu o jogo. Aos 62', na sequência de um pontapé de canto, Stojiljkovic saltou ao primeiro poste e desviou para a baliza do União, abrindo a caixa-forte que Norton de Matos tem aperfeiçoado desde o início da temporada.
O União, coeso a defender e compacto num 4x5x1 muito combativo, garantiu sempre intensidade nas suas acções, com Hamilton em plano de destaque no ataque. Foi dos seus pés que nasceu o primeiro lance de perigo dos anfitriões, aos 54', com um cruzamento atrasado que Breitner não foi capaz de aproveitar.
Se a primeira investida dos insulares foi desbaratada pelos pés do médio venezuelano, a segunda — e última — parou nas mãos de ferro de Kritciuk. Aos 76', o guarda-redes russo defendeu, de forma instintiva, um desvio de Miguel Fidalgo à boca da baliza, após assistência de Élio Martins, num lance construído por dois homens lançados em campo no segundo tempo. Dessa forma, estendeu para 502 o rol de minutos consecutivos sem sofrer golos na Liga.
Nessa altura, o União encaixava já no 4x4x2 do Sp. Braga, com uma dupla atacante, mas Paulo Fonseca calculou bem o risco ao apostar na experiência de Alan. O médio de 36 anos ajudou a segurar as pontas e nem o pulmão infindável de Gian, do outro lado, surtiu efeito. Os minhotos estão a um ponto do FC Porto, que tem um jogo a menos. E continuam a brilhar no campeonato.

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga sobe a terceiro antes de receber o Benfica
Equipa de Paulo Fonseca foi vencer à Madeira o União, com golo solitário de Stojiljkovic. Belenenses volta às vitórias

I LIGA O Sp. Braga continua a sua escalada na tabela da I Liga e subiu ontem ao terceiro lugar, ao vencer o União da Madeira por 1- 0, no Funchal, com um golo do sérvio Nikola Stojiljkovicc na segunda parte ( 62 minutos).
A equipa de Paulo Fonseca somou o sexto jogo consecutivo sem perder e chegou aos 20 pontos no campeonato nacional, ultrapassando Rio Ave e Benfica ( 18 pts) na classificação, uma jornada antes de receber as águias, a 30 de novembro – a liga portuguesa entra agora num período de três semanas de interrupção, com compromissos da seleção nacional e uma eliminatória da Taça de Portugal pelo meio.
A vitória de ontem permitiu também aos bracarenses manterem o melhor registo defensivo do campeonato, a par do FC Porto, com apenas quatro golos sofridos – o Sp. Braga não sofre golos para a I Liga há 502 minutos, desde que Dyego Souza marcou para o Marítimo, no jogo da 5. ª jornada em que os arsenalistas minhotos golearam 5- 1.
Ainda ontem, o Belenenses venceu o Tondela, por 2- 1, no Estádio do Restelo. Com este resultado, a equipa de Sá Pinto saltou para o 10. º lugar, com 13 pontos, enquanto o Tondela confirmou ficar como lanterna vermelha da tabela, com cinco. Tiago Silva, aos 20 minutos, e Tiago Caeiro, aos 72', fizeram os dois golos dos azuis do Restelo, enquanto Piojo, que entrou na segunda parte, reduziu para os auriverdes, à passagem do minuto 87.

DN

JotaCC

Stojiljkovic devolve o pódio
Braga bate União com uma cabeçada certeira do sérvio

Stojiljkovicdesempatou um jogo que chegou a parecer destinado ao nulo e deu uma importante vitória ao Braga, ontem, na Choupana, que permitiu aos minhotos voltarem ao terceiro lugar e ao pódio da Liga.

Atacante sérvio fez o quarto golo na Liga, decidindo um jogo que coloca o Braga no terceiro posto
Um canto, cobrado por Aarón, valeu ao sérvio a possibilidade de apontar o quarto golo no campeonato, num lance decisivo, assinado a meio do segundo tempo.
Se o União conseguiu a proeza de fazer um jogo em casa após os adiamentos dos encontros com o Benfica e o F. C. Porto, nem por isso teve motivos para festejar. A equipa de Norton de Matos, mesmo quase na máxima força, não conseguiu anular a estratégia montada por Paulo Fonseca que, por seu turno, voltou a mexer na equipa, com destaque para as entradas de Filipe Augusto e de Aarón, enquanto na baliza e na frente fez as alterações habituais.
A primeira parte foi de fraco nível técnico e, tirando um remate à barra de Stojiljkovic, não houve lances dignos de registos.
Após o recomeço, a tendência manteve-se, mas o Braga acelerou um pouco o ritmo e acabou por se adiantar no marcador, num lance de bola parada. Os unionistas reagiram e procuraram o empate. No último quarto de hora, o russo Krticiuk fez duas boas defesas, mas também Hassan teve a possibilidade de aumentar a contagem, só que não acertou no alvo. Ainda assim, o Braga ganhou bem.

JN

JotaCC

CABEÇA FRIA PARA CHEGAR AO PÓDIO
O Braga voltou a vencer fora e garantiu subida ao terceiro lugar. Qualidade individual fez a diferença

O Braga teve o domínio do jogo, mas as oportunidades de golo foram repartidas. Eficácia ofensiva e brilhantismo de Kritciuk fizeram a diferença nos momentos decisivos



Depois do empate no Dragão (0-0) e da derrota em Marselha (0-1), o Braga regressou ontem às vitórias fora frente a um U. Madeira que ainda não tinha perdido em casa para o campeonato – uma vitória, dois empates, e ainda dois jogos adiados frente a Benfica e FC Porto. Ontem, na Choupana, não houve nevoeiro, apenas um relvado em péssimo estado, que não impediu, no entanto, uma partida entretida e bem disputada, sobretudo na segunda parte. O Braga teve mais bola – cerca de 70% de posse –, esteve sempre mais perto da baliza do U. Madeira, ainda que as oportunidades de golo tivessem sido repartidas, também muito por culpa da capacidade evidenciada pela equipa de Norton de Matos em conseguir esticar o jogo – continua a faltar um goleador aos madeirenses.
A principal diferença neste jogo esteve mesmo na qualidade individual dos jogadores: Stojiljkovic conseguiu transformar um pontapé de canto em golo (63') e, do outro lado, Kritciuk evitou, com uma defesa fabulosa, que Miguel Fidalgo imitasse o avançado sérvio (76') – e vão cinco jogos consecutivos sem golos sofridos dos arsenalistas no campeonato, que mantêm o estatuto de melhor defesa da competição, a par do FC Porto.
Na primeira visita à Madeira, a equipa de Paulo Fonseca não fez uma grande exibição – ou melhor, não esteve ao nível já evidenciado esta época –, mas voltou a demonstrar uma enorme maturidade, primeiro na forma paciente como chegou ao golo sem nunca ter abdicado dos seus princípios, e depois na capacidade que teve para gerir a vantagem. Neste Braga, está instalada uma dinâmica de vitória, que faz com que a equipa vença mesmo em dias como o de ontem, em que a exibição nem sequer foi brilhante. Para a história fica a vitória do Braga e a consequente subida ao terceiro lugar, sabendo-se que na próxima jornada há jogo com o Benfica, na Pedreira, numa partida que poderá revelar definitivamente até onde pode chegar esta máquina de Fonseca.



FILME DO JOGO

7 ' Breitner, solto de marcação na área, remata para defesa fácil de Kritciuk. O cruzamento, tirado da direita, foi de Paulinho.
16' Excelente combinação do Braga pela zona central, culminada com um remate forte de Aarón ainda de fora da área. Renny Vega encaixa com segurança.
45 +1' Passe longo de Aarón a encontrar Stojiljkovic na área. O remate cruzado do sérvio sai forte e Renny Vega defende para a barra. Na sequência do lance, Stojiljkovic ainda atira às malhas laterais.
56' Amilton ganha a linha de fundo, depois de um arrancada pela direita, e cruza atrasado para a entrada da área, onde surge Breitner a rematar forte, mas muito por cima.
60' Na sequência de um canto, Paulo Monteiro obriga Kritciuk a defesa apertada e, na recarga, Diego Galo, a cerca de um metro da linha de golo, atira muito por cima. Perdida incrível!
76' Grande momento de Kritciuk, que defende de forma brilhante um desvio ao segundo poste de Miguel Fidalgo.
82' Bom trabalho de Hassan sobre a esquerda, concluído comum cruzamento rasteiro para o segundo poste. Stojiljkovic não chega à bola por pouco.



MOMENTO
63'


STOJILJKOVIC MARCA A DIFERENÇA. O Braga tinha mais bola, maior ascendente, mas as (poucas) oportunidades de golo estavam repartidas, até que, na sequência de um pontapé de canto batido por Aarón, Stojiljkovic subiu mais alto do que toda a gente para marcar de cabeça na pequena área. Depois, o Braga fez o que de melhor sabe: gerir uma vantagem.



FIGURA
Stojiljkovic: 7 Garra sérvia fez a diferença

Entrou a meio-gás mas, assim que recebeu bola, não demorou a assustar a defesa madeirense. Podia ter marcado em cima do intervalo, mas viu Renny Vega desviar o remate para a barra. No entanto, a persistência do sérvio deu frutos na segunda parte, quando teve cabeça para decidir a partida, aos 63', dando o melhor seguimento ao canto de Aarón. Com o golo de ontem, já leva quatro golos na Liga e cinco em todas as provas, num arranque promissor do jogador de 23 anos na primeira época em Portugal.



NORTON E FONSECA À CONVERSA

O jogo marcou o reencontro entre Paulo Fonseca e Norton de Matos. O treinador do União orientou Fonseca no Barreirense, de 1991 a 1993. Ainda faltava mais de uma hora para o apito inicial quando os técnicos se encontraram no relvado a lembrar outros tempos. A conversa durou alguns minutos, com troca constante de sorrisos, e terminou num abraço.



ZARABI E RUI FONTE DE FORA

Com ambos os treinadores a chamarem 19 jogadores para a partida, era natural que fosse excluída uma opção. Do lado dos madeirenses foi o central argelino Zarabi, apenas com quatro minutos jogados na Liga, a ser preterido da lista final. Já o avançado Rui Fonte foi o único jogador arsenalista a não constar na ficha de jogo, depois de ter jogado 90 minutos em Marselha.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


Bruno3429

Alan é o segundo jogador da história com mais jogos pelo Sp. Braga
Só o guarda-redes Quim supera o avançado

Alan fez, desde 2008, 293 jogos com a camisola do Sp. Braga e já é o segundo jogador que mais vezes representou o clube em toda a sua história.

O avançado de 36 anos só é ultrapassado pelo guarda-redes Quim, que tem 299 jogos pelo emblema minhoto. Número que pode ser alcançado por Alan até ao final deste ano civil, já que o Sp. Braga disputará oito jogos até lá.

A história escrita por Alan não fica por aqui, pois o jogador do Braga é o segundo estrangeiro da história do clube com mais golos e é o capitão estrangeiro, em atividade, com mais jogos na I Liga (361 no total, à frente dos 297 de Helton, do FC Porto, e dos 292 de Luisão, do Benfica).

Alan chegou a Portugal em 2001 para representar o Marítimo. Transferiu-se em 2005 para o FC Porto e passou ainda pelo V. Guimarães antes de assinar pelo Sporting Braga, em 2008.

Maisfutebol

JotaCC

Câmara entrega ao Sporting de Braga piscina olímpica onde já tinha gasto 8 milhõesAutarquia tinha gasto oito milhões de euros na estrutura, mas não tinha dinheiro para terminá-la. Clube vai criar ali um pavilhão multiusos.

A segunda fase do investimento impunha um financiamento de 12 milhões de euros e, em 2012, a autarquia anunciou que já não teria condições de garantir essa verba

Depois de ter cedido 12 hectares de terrenos junto ao estádio municipal para que o Sporting de Braga construa a sua academia, a câmara bracarense vai agora entregar ao clube o complexo das piscinas olímpicas, que está à espera de ser terminado desde 2008. A autarquia gastou ali oito milhões de euros, mas não tinha dinheiro para concluir a obra. O equipamento vai sofrer uma nova intervenção, que permitirá transformá-lo num pavilhão multiusos.
A cedência do direito de superfície da piscina olímpica ao Sporting de Braga tem a validade de 40 anos e foi aprovada por unanimidade, na reunião do executivo municipal bracarense desta segunda-feira. O acordo prevê que o clube construa, no prazo máximo de três anos, um pavilhão multiusos, constituído por ginásio, balneários e vestiários, bem como uma zona residencial para atletas. Como contrapartida, o município poderá utilizar gratuitamente a nova infra-estrutura duas vezes por ano.
Além disso, o Sporting de Braga terá de construir e reservar um espaço polivalente, com pelo menos 800 metros quadrados, para utilização gratuita pela câmara, bem como criar um circuito de manutenção na zona envolvente da piscina e dos campos de futebol da futura academia. O presidente da autarquia, Ricardo Rio, defende que esta cedência permite rentabilizar o "avultado investimento" que tinha sido realizado naquela estrutura. "Foi encontrada uma solução que beneficia os bracarenses, uma vez que irá libertar equipamentos desportivos que serão utilizados por outras colectividades", defende o autarca.
A primeira fase de construção da piscina olímpica de Braga custou oito milhões de euros e ficou concluída em finais de 2008. O complexo foi projectado para ter três piscinas: duas de competição e uma de recuperação. Desde então a estrutura está abandonada, à espera de financiamento para a conclusão. A segunda fase do investimento impunha um financiamento de 12 milhões de euros e, em 2012, a autarquia anunciou que já não teria condições de garantir essa verba, nem para assegurar os custos de manutenção. Desde então foram estudadas várias soluções, como a construção de um parque aquático, a reconversão do projecto num complexo de piscinas menos ambicioso ou a demolição da estrutura.
A câmara entrega assim ao principal clube desportivo do concelho um equipamento onde tinha gasto 8 milhões de euros, depois de, no Verão, ter também entregue ao Sporting de Braga gratuitamente os terrenos envolventes, cuja expropriação tinha custado aos cofres municipais 3,7 milhões de euros. Naquela área, com um total de 12 hectares, os "arsenalistas" vão construir a sua academia de futebol. Os terrenos em causa eram destinados ao chamado Parque Norte onde, além da piscina olímpica nunca concluída, está instalado o estádio municipal projectado por Eduardo Souto de Moura. No mesmo espaço estavam previstos um pavilhão multiusos e outras estruturas desportivas, equipamentos que já não vão ser construídos.

PUBLICO