News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O senhor bacharel que lidera a defesa do Sporting de Braga

Started by Luso, 03 de November de 2015, 01:59

Previous topic - Next topic

Luso


Saiu do anonimato com a chegada de Paulo Fonseca. Willy Boly conta como aprendeu português por telemóvel

Superou as contrariedades com paciência de matemático, e, depois de uma época de parca utilização, agarrou a oportunidade para se impor como um dos indiscutíveis do onze do Sp. Braga. Falamos de Willy Boly, o jovem central francês, de 24 anos, que tem sido uma das revelações da formação minhota neste primeiro terço da temporada, correspondendo à confiança depositada pelo técnico Paulo Fonseca, assim que Aderlan Santos rumou para o Valência e deixou uma vaga no eixo da defesa.

Boly chegou a Portugal no início da época passada, com vontade de dar um novo rumo à carreira, após sete temporadas no Auxerre, onde evoluiu desde as equipas jovens até à titularidade na formação principal. "Não conhecia nada sobre o Sp. Braga, tinha apenas ouvido falar do Benfica, do FC Porto e do Sporting, mas quando surgiu a oportunidade pesquisei na internet e percebi que podia vir para um grande clube. Não hesitei!", começou por contar ao DN, confessando que os primeiros tempos no emblema minhoto não foram fáceis: "Apesar de vir de um clube com história, estava pronto para qualquer coisa, mesmo para não jogar, e ter de esperar pela minha oportunidade."

Leia mais na edição impressa e no e-paper do DN

in DN (03/11/2015)

Alguém consegue colocar a entrevista completa sff?

barinho

Melhor central da Liga ate ao momento. Pode ser um digno sucessor de senhores como Nunes, Nem ou Moisés. Técnica invulgar para um central, grande classe, sempre no sítio certo.

kiko scb


Anabela

Quote from: kiko ibn on 03 de November de 2015, 13:15
Santos... quem é o Santos? 8)
O gajo que ficou a olhar pra bola no 2o golo dos sapos, no Jamor... :-P 

Boly tem tudo pra ser dos melhores centrais da liga!

JR1287

Quote from: Anabela on 03 de November de 2015, 13:28
Quote from: kiko ibn on 03 de November de 2015, 13:15
Santos... quem é o Santos? 8)
O gajo que ficou a olhar pra bola no 2o golo dos sapos, no Jamor... :-P 

Boly tem tudo pra ser dos melhores centrais da liga!

Um excelente central que passou por Braga, deu tudo pelo clube, foi uma das melhores vendas de sempre e agora tem sido titular no Valência. Convém não perder a memória nem ser injusto. E se percebo e até acho piada à ironia do kiko ibn, já me custa a aceitar que apenas se apontem os erros de quem muito fez e trabalhou pelo nosso clube, sempre honrou a camisola até ao fim e, apesar de ter tido excelentes propostas, nunca nos renegou.

Mas também acho que o Boly é / vai ser melhor que o Aderlan Santos!!! Só espero que seja tão dedicado e agradecido como ele foi...

Anabela

Quote from: JR2052 on 03 de November de 2015, 13:39
Quote from: Anabela on 03 de November de 2015, 13:28
Quote from: kiko ibn on 03 de November de 2015, 13:15
Santos... quem é o Santos? 8)
O gajo que ficou a olhar pra bola no 2o golo dos sapos, no Jamor... :-P 

Boly tem tudo pra ser dos melhores centrais da liga!

Um excelente central que passou por Braga, deu tudo pelo clube, foi uma das melhores vendas de sempre e agora tem sido titular no Valência. Convém não perder a memória nem ser injusto. E se percebo e até acho piada à ironia do kiko ibn, já me custa a aceitar que apenas se apontem os erros de quem muito fez e trabalhou pelo nosso clube, sempre honrou a camisola até ao fim e, apesar de ter tido excelentes propostas, nunca nos renegou.

Mas também acho que o Boly é / vai ser melhor que o Aderlan Santos!!! Só espero que seja tão dedicado e agradecido como ele foi...
Sim, sim. Eu levei ao jamor, cmg, o meu pai com 80 anos e o avô do meu namorado com 90. Eu vi o olhar deles no final do jogo. Por isso, até nos podia ser o nosso melhor jogador, mas aquele lance, nunca mais na vida vou esquecer. E não foi um erro, foi desleixo, foi displicência. Nem à bola se fez, marimbou-se, pra não dizer cagou, pró lance...

JotaCC

O senhor bacharel que lidera a defesa do Sporting de Braga
Saiu do anonimato com a chegada de Paulo Fonseca ao Minho. Willy Boly conta como aprendeu português por telemóvel e conjugou o futebol com a sua formação académica

Defesa diz ter facilidade em aprender matemática

Willy Boly na Pedreira, estádio onde tem mostrado o seu talento desde o início da época. O francês de 24 anos tem estado imperial



JOSÉ PEDRO GOMES Superou as contrariedades com paciência de matemático, e, depois de uma época de parca utilização, agarrou a oportunidade para se impor como um dos indiscutíveis do onze do Sp. Braga. Falamos de Willy Boly, o jovem central francês, de 24 anos, que tem sido uma das revelações da formação minhota neste primeiro terço da temporada, correspondendo à confiança depositada pelo técnico Paulo Fonseca, assim que Aderlan Santos rumou para o Valência e deixou uma vaga no eixo da defesa.
Boly chegou a Portugal no início da época passada, com vontade de dar um novo rumo à carreira, após sete temporadas no Auxerre, onde evoluiu desde as equipas jovens até à titularidade na formação principal. "Não conhecia nada sobre o Sp. Braga, tinha apenas ouvido falar do Benfica, do FC Porto e do Sporting, mas quando surgiu a oportunidade pesquisei na internet e percebi que podia vir para um grande clube. Não hesitei!", começou por contar ao DN, confessando que os primeiros tempos no emblema minhoto não foram fáceis: "Apesar de vir de um clube com história, estava pronto para qualquer coisa, mesmo para não jogar, e ter de esperar pela minha oportunidade."
O central não teve a confiança do então treinador, Sérgio Conceição, acabando por evoluir, sobretudo, na equipa B – somou... uma presença na equipa A. "Sei que o trabalho do treinador é colocar a equipa a ganhar, e isso até estava a acontecer. Apesar de ter experiência de I Liga francesa percebi que evoluir na equipa B era melhor do que ficar parado. E assim o fiz, esperando pela oportunidade."
No entanto, a oportunidade acabou por não surgir nessa época de Conceição. E Boly aproveitou para desviar a mente para algo construtivo: aprender, com a ajuda de uma aplicação de telemóvel, a língua portuguesa – que hoje em dia domina sem dificuldades.
Derrubada essa barreira, faltava o obstáculo da titularidade, e, para tal, Boly falou convictamente com Paulo Fonseca garantindo-lhe que este seria o seu ano de afirmação: "No passado, nem todos os jogadores tinham oportunidades, mas o mister Fonseca gosta de colocar todo o plantel a jogar e com um estilo de muita posse de bola que me agrada muito. Trabalhei duro para merecer a sua confiança." O treinador do Sp. Braga gostou da forma como Boly mostrou empenho e qualidade. E não mais prescindiu do seu contributo: "Estou grato, mas o mais importante é a equipa não quebrar o ritmo e manter a regularidade. No fim faremos as contas aos objetivos", afirmou o francês.
Ainda assim, a meta de seguir para a próxima fase da Liga Europa está bem encaminhada com as vitórias nos três primeiros jogos de um grupo, em que faz parte o poderoso Marselha, que os minhotos visitam já na quinta-feira, depois da vitória da semana passada, por 3-2.
Podia pensar-se que estes embates com o emblema francês seriam de certa forma especiais para Boly, mas o defesa desmistifica: "Como os jogos do Marselha dão sempre na televisão francesa, a minha família e os meus amigos em Paris vão poder ver-me jogar." [risos]
A família tem um papel importante na sua vida, não só pelo lado afetivo mas também na sua formação, pois foi através da insistência da mãe de Boly que o Sp. Braga tem nas suas fileiras um... bacharel em Ciências da Matemática. "Tenho facilidade em aprender rápido matemática e por isso segui a área das Ciências, mesmo quando os meus amigos me diziam que era maluco", partilhou o atleta, acrescentando: "Foi difícil conjugar o futebol com os estudos, mas a minha mãe insistiu para que continuasse. Fi-lo por mim, mas também porque sabia que isso a faria feliz."
Apesar de não gostar de "exibir" a sua formação académica, que causa surpresa no balneário, Boly espera que tal possa ser exemplo para os mais novos: "Quando és jovem só pensas em futebol, mas digo sempre que uma lesão, por exemplo, pode mudar esse sonho e temos de estar preparados."

DN

LeonelP

Dá gosto ver um jogador com a cabeça no sítio. Quanto ao Santos, sei que é difícil pôr o coração ao largo mas se formos analisar ele deu muito ao Braga e sempre foi grato pelas oportunidades. Por mim deixou uma boa impressão apesar desse erro fatal.

kiko scb

Atenção que eu não quis ser ingrato com o meu comentário. Foi apenas uma expressão para engrandecer o Bolly mas nunca desvalorizar nem menosprezar quem foi o Santos enquanto jogador do nosso clube! ;)

Invest NO Braga

Não é necessário rebaixar um jogador para sublinhar as qualidades de outro...

Boly parece ter tudo para se tornar um grande central do Braga. Mas atenção, uma das suas principais características, a de se envolver em lances bem para lá da sua zona de acção (para além de magníficos passes teleguiados), pode ser perigosa, por isso estejam preparados porque lances menos felizes irão certamente acontecer.
Mas atenção, prefiro de longe um jogador assim, que arrisque e dê espectáculo!