News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Assembleia geral 21/11/2015, 10:30, museu D. Diogo de Sousa

Started by JCosta, 29 de October de 2015, 15:45

Previous topic - Next topic

JCosta

SC Braga: Convocatória de Assembleia Geral
SPORTING CLUBE DE BRAGA

ASSEMBLEIA GERAL


Nos termos legais e estatutários e a pedido da Direcção do Sporting Clube de Braga, convoco os Senhores Associados do Sporting Clube de Braga, Associação Desportiva de Utilidade Pública, NIPC 501346791, com sede no Estádio Municipal de Braga, Parque Norte, Monte Castro, freguesia de Dume, 4700-087 Braga, a reunir em Assembleia Geral, em primeira convocação e em sessão ordinária, no Auditório do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, sito na Rua dos Bombeiros Voluntários, 4700-025 Braga, no dia 21 de Novembro de 2015, pelas 10h30, com a seguinte

ORDEM DE TRABALHOS:


Ponto Um - Apreciação e votação do Relatório e Contas da Direcção referente ao exercício findo e respectivo Parecer do Conselho Fiscal (artigo 50º, dos Estatutos do Sporting Clube de Braga).
Ponto Dois - Apreciar e votar o Orçamento Geral (artigo 50º, dos Estatutos do Sporting Clube de Braga).
Ponto Três - Apreciação, discussão e votação de propostas de alterações aos Estatutos do Sporting Clube de Braga.

*

Não comparecendo o número legal de sócios para que a Assembleia Geral possa reunir em primeira convocação, convoco desde já a mesma para reunir em segunda convocação, no mesmo local, na mesma data, às 11h00, com a mesma Ordem de Trabalhos, deliberando então com qualquer número dos sócios presentes (artigo 56º dos Estatutos do Sporting Clube de Braga).

Nos termos do artigo 55º, n.º 2 dos referidos Estatutos, haverá, um período de meia hora para tratar assuntos de interesse para o Sporting Clube de Braga após cumprida a Ordem de Trabalhos.

A participação dos sócios nesta Assembleia Geral obriga a apresentação do respectivo cartão de sócio com a quota do mês de Outubro do corrente ano.

Nos termos do artigo 21º, nº 1, alínea d) dos Estatutos, os sócios contribuintes têm direito a examinar nos cinco dias anteriores à reunião da Assembleia Geral, o Orçamento Geral, o Relatório e Contas da Direcção, bem como verificar a escrita do S.C.B. e os documentos com interesse para a sua apreciação.

Toda a demais informação e/ou documentação relativa à ordem de trabalhos será disponibilizada pelo Sporting Clube de Braga.

Braga, 29 de Outubro de 2015

O Presidente da Assembleia Geral,

(José Manuel Ferreira Fernandes)
Saudinha... da boa.

rpo.castro

Acho que finalmente há uma data e hora que é boa para a grande maioria dos sócios. Acho que esta assembleia não será tão concorrida.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Lipeste

Deixo aqui o link dos Estatutos do SCB: http://www.superbraga.com/sys_cache/0_1196797260.pdf porque constam na Ordem de trabalhos: "Ponto Três - Apreciação, discussão e votação de propostas de alterações aos Estatutos do Sporting Clube de Braga."




Duarte

Espero que desta vez o SCB haja de boa fé e indique previamente o que quer mudar nos estatutos. Decisões tão importantes como as do ano passado não podem ser tomadas a frio pelo sócios.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

Sérgio Gonçalves

Sócio nº 2014

MeZut#

Acho que é um horário de maior agrado, pelo que espero que a presença seja em bom número
Não pedimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar! S.C.BRAGA!

Legião

Quote from: Duarte on 30 de October de 2015, 00:41
Espero que desta vez o SCB haja de boa fé e indique previamente o que quer mudar nos estatutos. Decisões tão importantes como as do ano passado não podem ser tomadas a frio pelo sócios.

Concordo que seria importante, de qualquer das formas o melhor é todos marcamos presença para não haver novas surpresas e se possível tentar reverter algumas decisões do passado como a das quotas pelo menos nas crianças, reformados e correspondentes.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

nandes

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

Carvalhux

Quote from: Duarte on 30 de October de 2015, 00:41
Espero que desta vez o SCB haja de boa fé e indique previamente o que quer mudar nos estatutos. Decisões tão importantes como as do ano passado não podem ser tomadas a frio pelo sócios.

Proposta de alteração aos estatutos do clube

http://www.scbraga.pt/proposta-de-alteracao-de-estatutos

Duarte

A nível geral parece-me bem.

Parece que o clube quer obrigar as claques a legalizarem-se para lhes conceder apoio. Acho muito bem.

Não concordo com a data das eleições e esse deverá ser um ponto pelo qual nos deveremos bater. Andar em campanha numa altura tão decisiva da época não é bom para as equipas. Já para não falar que um eventual corpo dirigente não tem tempo para preparar a nova época com o seu cunho. A mudar que seja para Fevereiro.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

JCosta

Em geral, estou de acordo com a revisão.

Agrada-me o artigo sobre respeito por direitos humanos. Apesar de ter pouca consequência prática, é importante.
Os artigos sobre os grupos de apoio organizado e sobre formação parecem-me sensatos.
O conselho cultural e social e a escolha dos seus elementos parecem-me mal explicados.
Saudinha... da boa.

Sérgio Gonçalves

Li, por alto, a revisão estatutaria proposta. Destaco.
1) Criação da Gala do clube. Excelente iniciativa.*
2) Criação do Conselho do Social e Cultural. Excelente iniciativa.*
3) Proteção de dados. Muito bem.
4) Correção da morada, algo que já diversas vezes tinha referido.
5) GOA, isto vai dar pano para mangas. Veremos a recetividade destas medidas.
6) Alteração da data das eleições. Muito bem. Maio parece-me um bom mês. Época está na fase final com tudo mais ou menos decidido.

* é preciso alterar estatutos para isto?

Era isto que devia ter sido feito no ano passado, anunciar publicamente as alterações propostas. Parece-me que se aprendeu com os erros do passado.

Para finalizar, nao se podia mudar os estatutos para sermos vermelhos e nao encarnados?
Sócio nº 2014

JCosta

Quote from: Sérgio Gonçalves on 19 de November de 2015, 22:26
1) Criação da Gala do clube. Excelente iniciativa.*
2) Criação do Conselho do Social e Cultural. Excelente iniciativa.*


* é preciso alterar estatutos para isto?


Para a gala, talvez não.
Para a criação de um novo orgão social, claro que sim.
Saudinha... da boa.

A.COSTA

Das medidas que vejo propostas (ainda não acabei de ler, mas na diagonal já vi todas) concordo com elas e observo excelentes iniciativas, sendo que algumas já foram resumidamente apresentadas pelo Sérgio Gonçalves. Mas existem outras e existe acima de tudo vontade de normalizar diversas situações que não estão regulamentadas.

Como por princípio sou favorável a regras, aplaudo a iniciativa de regulamentar estatutariamente diversas "coisas" e "setores" de interesse do clube.

A Gala "LEGIÃO DE OURO" é uma iniciativa que só peca por tardia e revela um crescimento deste clube para um patamar superior.

Tenho dúvidas sobre os GOA (Grupos Organizados de Adeptos) - vulgo claques e a sua protocolização. Se por um lado a legalização parece uma coisa mal vista nas claques (ilegais até morrer), por outro lado penso que a sua normalização pode trazer de volta ao estádio o colorido das tarjas e das bandeiras em grande número.

Estou curioso por ver o que fará o "Conselho Cultural e Social". E há muita coisa que pode ser feita.

De uma forma geral sou a favor da alteração dos estatutos, que claramente ficarão mais modernos e atualizados.

Não sei se terei agenda para ir à assembleia, mas espero que sejam aprovadas as alterações propostas, ainda que possam ser sugeridos alguns ajustamentos que melhorem o documento.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

tiago1992

"Cada um gosta do clube como quer...
Para mim gostar do clube não é só olhar para os resultados desportivos e com essa premissa aceitar tudo.
Para mim gostar do Braga não é ter interesses financeiros no nosso clube. O meu gostar do Braga implica mais que resultados desportivos ou interesses financeiros, ficando, como é obvio, muito feliz com as suas conquistas.
Sou da opiniao que devemos honrar o passado, respeitar o presente e minimizar ao máximo a possibilidade de se hipotecar o futuro do SC BRAGA.
Posto isto, embora tenha sérias duvidas sobre a legalidade e validade desta assembleia, as minhas maiores prepcupaçoes prendem-se com a parca informaçao sobre o conteudo das alteracoes estatutarias e a sua real genese, bem como, e nessa parte faço mea culpa por nao conhecer o relatorio e contas, o facto de num ano em que se vendeu tanto termos prejuizo...
A minha preocupação que irei seguramente demonstrar no sábado, na AG, prende-se com as seguintes propostas de alteração:
"ARTIGO 50o54o REUNIÕES ORDINÁRIAS
A Assembleia Geral reunirá em sessão ordinária:
a) Anualmente, até 31 de Outubro Outubro, para apreciar e ratificar o Orçamento Geral, o Relatório e Contas da Direcção e o Parecer do Conselho Fiscal"
Ou seja, os sócios deixam de ter voto nesta matéria... Apenas ratificam... Apenas a aceitam...
2. "Eleições antecipadas de Outubro para Maio."
Antes de mais, devemos saber o porquê.... Depois na minha interpretação, que espero seja complementada amanhã, esta alteração faz, ainda que de forma encapotada, com que o mandato atual se prolongue por mais de cerca de 8 meses, uma vez que as próximas eleições deixavam de ser em Novembro de 2016 e passariam a ser em Maio de 2017.
Quando digo de forma encapotada, digo-o pelo facto de apenas nas disposições transitórias -última pagina - conseguirmos alcançar que a actual direção ficara em funções por mais 8 meses para alem do mandato com o qual os sócios a elegeram.
Sao estas e outras questões que devem ser escrutinadas para que se possa votar em consciência.
Por isso, apelo ao amor ao nosso clube.
Marquem presença, tomem consciência do alcance destas alterações e votem...
Nunca devemos olvidar que os estatutos do nosso clube são as suas bases e foram criados pelos nossos antepassados para serem a sua segurança. Desta forma, temos de ter atenção redobrada às possíveis alterações e respeita-los ao máximo.
O BRAGA SOMOS NÓS!!
BRAGA SEMPRE!!"


Pli no seu facebook...

Sérgio Gonçalves

O Pli já anda em campanha, e ainda bem. É importante o aspecto que refere o de não se votar o Orçamento Geral do clube, no entanto, atualmente, não sei o que sucederia se o mesmo fosse chumbado.
Sócio nº 2014

A.COSTA

Quote from: Sérgio Gonçalves on 19 de November de 2015, 23:56
O Pli já anda em campanha, e ainda bem. É importante o aspecto que refere o de não se votar o Orçamento Geral do clube, no entanto, atualmente, não sei o que sucederia se o mesmo fosse chumbado.

Penso que há aqui um equívoco linguístico, pois uma ratificação quer significar naturalmente de uma aprovação, que deverá ocorrer por meio de uma votação. É uma questão de escolher o termo a aplicar. Admito que haja outro.

A assembleia nesta altura faz sentido para haver orçamento aprovado, mas sugiro que, à semelhança da reunião magna das eleições, o orçamento seja votado em maio.

Não estando presente por impedimentos pessoais, alguém que sugira a aplicação plena do acordo ortográfico, que está plenamente em vigor.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Legião

Ainda não tive oportunidade de ver com clma a proposta mas assim à primeira vista, gosto de algumas sugestões de alterações outras nem tanto:

- Gostei de passar para a designação de Guerreiros ou Guerreiros do Minho, penso que também se poderia ter inserido o termo "Braguistas"

- Gosto da ideia das filiais terem um nome que se apróxime da nossa identidade assim como as medalhas, tenho dúvidas que "Castros" e "Láureas" sejam a melhor opção.

- Gosto de finalmente termos uma gala anual e do nome "Legião de Ouro"

- Relativamente à legalização de parte dos adeptos, se realmente for isso, não sou a favor mas fiquei na dúvida sobre exactamente o que se pretende, vou esperar para saber mais.

- Fiquei com dúvidas na questão de haver um período mínimo de 5 anos para se rever os estatutos só com maioria dos sócios efectivos, penso que deve ser melhor explicado.

- Mudar a designação de votar para ratificar o orçamento, pretendo saber na prática o que se pretende.

- Data das eleições não deveria ser alterada no próximo mandato?

Saúdo este documento ser tornado publico antes da Assembleia

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

kaspanamona

Quote from: tiago1992 on 19 de November de 2015, 23:35
(...)
2. "Eleições antecipadas de Outubro para Maio."
Antes de mais, devemos saber o porquê.... Depois na minha interpretação, que espero seja complementada amanhã, esta alteração faz, ainda que de forma encapotada, com que o mandato atual se prolongue por mais de cerca de 8 meses, uma vez que as próximas eleições deixavam de ser em Novembro de 2016 e passariam a ser em Maio de 2017.
(...)
Pli no seu facebook...
- não será antes, as próximas eleições seriam em Maio de 2016? é só uma pergunta.
"Bebo porque sou egocêntrico... Gosto quando o mundo gira à minha volta"

JCosta.05

"Aditamento à proposta de alteração estatutária"

Na sequência da publicação da proposta de alteração de estatutos, vem a Direção acrescentar o seguinte aditamento, que será apreciado na Assembleia Geral agendada para este sábado.

Para salvaguarda dos mais elevados interesses do SC Braga e para que o clube seja sempre conduzido por quem tem uma ligação efetiva ao mesmo, entende a Direção que os membros dos órgãos sociais devem ter pelo menos 5 anos consecutivos de antiguidade de sócio, exercendo os seus direitos, mas também cumprindo durante esse período de tempo os seus deveres e obrigações enquanto associados. Assim sendo propõe-se a alteração adicional aos estatutos plasmada no presente documento.

In: SCBraga.pt