News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 28/10

Started by Bruno3429, 28 de October de 2015, 08:27

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Hassan já voltou e entra no onze
EGÍPCIO FEZ O LUTO DO PAI
Autor: RICARDO VASCONCELOS

Tal como combinado, Hassan regressou a Portugal e ontem já se treinou com a equipa do Sp. Braga. Depois do empate no Dragão, PauloFonseca deu um dia de descanso aos jogadores, mas na manhã de ontem o grupo voltou a juntar-se para preparar a receção ao Belenenses, onde o egípcio será titular. Obom desempenho diante do Marselha foi coroado com um belo golo e só o funeral do pai o retirou do confronto com o FC Porto. Apesar do luto, Hassan regressou motivado para continuar a mostrar todas as suas qualidades e ajudar os arsenalistas a voltar às vitórias.

A dúvida, agora, é saber qual dos pontas-de-lança salta do onze. No Dragão, a dupla Rui Fonte-Stojiljkovic teve muito pouca bola e não se pode dizer que algum deles tenha feito um bom jogo. Sem grandes iniciativas ofensivas, o português e o sérvio foram tentando incomodar a primeira fase de construção dos azuis e brancos e, sem grande sucesso, provocar erros aos defesas.

Rui Fonte e Stojiljkovic já atuaram ambos ao lado de Hassan e caberá a Paulo Fonseca escolher qual deles 'casa' melhor com o egípcio para o embate com o Belenenses.

De novo na seleção

Ainda a respeito do avançado contratado no verão ao Rio Ave, ontem ficou-se a saber que está convocado para a dupla jornada da sua seleção com a congénere do Chade, referente à fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2018.

Fonseca não permite 2 jogos sem ganhar

Os arsenalistas empataram no Dragão e isso quererá dizer que vão vencer o Belenenses?Pela tradição, sim... Paulo Fonseca leva apenas 12 jogos ao serviço do Sp. Braga e não ganhou quatro deles. Mas na ressaca das derrotas com Rio Ave e Estoril e do empate com o Arouca aconteceu sempre um triunfo (Boavista, Libérec e Ac.Viseu). OBelenenses é o adversário que se segue e só a vitória interessa.

Sporting ataca topo da tabela frente ao Sp. Braga
JOGO EM ATRASO DA 2.ª JORNADA DA LIGA

O Sporting-Sp. Braga, referente à 2.ª jornada da Liga – adiado devido à participação da equipa de Alvalade num torneio na Suíça –, disputa-se hoje em Odivelas, às 20 horas. Leões e minhotos ocupam o 2.º e 3.º lugares, respetivamente, separados por apenas três pontos. Se o Sporting alcançar a vitória, regressa ao topo da classificação, em igualdade pontual com o líder Benfica.

Para a competição ficar com o calendário acertado ficam por disputar os duelos Benfica-Burinhosa (adiado da 5.ª jornada face à participação do emblema da Luz na UEFA Futsal Cup) e Boavista-CS São João (interrompido no último fim de semana, devido a agressões).

Confiança arsenalista

Sporting e Sp. Braga encontram-se poucos dias depois de terem regressado às vitórias. Os leões bateram o Burinhosa por 4-0, depois de na semana anterior terem perdido na Luz com o Benfica. Os arsenalistas golearam o Modicus (5-1) após o empate com o CS São João (0-0) e a derrota frente ao Gualtar (4-3). O técnico dos minhotos, Paulo Tavares, considera, em declarações ao site do clube, que "será um jogo de grande dificuldade", mas relembrou: "Nada nos impede de querer ganhar. O ano passado vencemos em Odivelas".

Record

JotaCC

Hassan voltou do funeral do pai

Ahmed Hassan retomou, ontem, a preparação na pedreira, após ter ido ao Egito assistir ao funeral do pai. O avançado, que por esse motivo falhou o jogo de domingo no Dragão com o F. C. Porto (0-0), volta, assim, às opções do técnico Paulo Fonseca, que já iniciou a semana de trabalho, tendo em vista a receção de sábado (16.15 horas, SportTV) ao Belenenses, em jogo da 9.ª jornada da Liga.
Hassan reintegrou os trabalhos no Braga, no dia em que soube de nova convocatória para a seleção nacional do Egito. O atacante foi chamado para a dupla ronda frente ao Chade, da fase de qualificação do Mundial 2018, com jogos agendados para 14 e 17 de novembro.
O goleador regressa à seleção após, no último jogo, ter apontado dois dos três golos no triunfo perante a Zâmbia (3-0).
Além de Hassan, o primeiro treino da semana da equipa arsenalista registou ainda a reintegração de Rodrigo Pinho, após lesão. Em termos de boletim clínico, apenas constam Djavan, que se lesionou (estiramento no joelho esquerdo) no jogo frente ao F.C. Porto e vai falhar o jogo com o Belenenses. Também o central André Pinto, a recuperar de lesão prolongada, continua à margem do plantel.

JN

JotaCC

HASSAN REGRESSA PARA SER TITULAR
Avançado voltou a treinar depois de ter ido ao Egipto para o funeral do pai. Falhou o Dragão, mas já aponta ao jogo com o Belenenses

Hassan já reconheceu que encontrou em Braga um grupo que o tem ajudado a ultrapassar estes problemas, assim como um treinador que quer Hassan já marcou dois golos pelo Braga (quatro jogos), na receção ao Groningen e Marselha para a Liga Europa fazer dele um goleador de dimensão internacional. Ontem, foi, no entanto, o dia de regresso à normalidade para o avançado. Hassan voltou a treinar com o plantel depois de ter passado os últimos dias no Egito para as cerimónias fúnebres do pai. Falhou, por isso, o jogo no Estádio do Dragão, mas agora deverá regressar à titularidade já na receção ao Belenenses. É pelo menos isso que está previsto.
No sábado, Hassan também persegue mais um objetivo: marcar o primeiro golo no campeonato pelos arsenalistas – o único que assinou, esta temporada, foi pelo Rio Ave frente ao... Braga. Para já, leva dois na conta pessoal, ambos apontados na Liga Europa – o outro foi na vitória (1-0) sobre o Groningen – e sempre com Rui Fonte como companheiro de ataque. Essa deverá ser, de resto, a dupla a lançar para a receção ao Belenenses, ainda que a decisão só surja mais perto do dia do jogo. Ontem, no primeiro treino após o empate com o FC Porto, ainda se trabalhou outros aspectos.
Hassan, contratado ao Rio Ave já em cima do fecho do mercado, custou à SAD arsenalista 700 mil euros por 50 por cento do passe, num investimento que António Salvador pretende ver multiplicado a médio prazo. Para já, no entanto, pede-se apenas golos ao internacional egípcio.



A ganhar ascendente na seleção

Hassan foi novamente convocado para representar a seleção do Egito, desta vez para o duplo compromisso frente ao Chade, referente à fase de apuramento do Mundial de 2018. Esta eliminatória decisiva, que será disputada a duas mãos (14 e 17 de novembro), permitirá apenas ao vencedor seguir em frente para a fase de grupos na qualificação da zona africana. Hassan sobressaiu no último jogo do Egito ao apontar dois golos na vitória sobre a Zâmbia (3-0), que serviram para ajudar o avançado a afirmar-se em definitivo na seleção.



LESÃO ANDRÉ PINTO DEPOIS DA PARAGEM

Na lista de indisponíveis do Braga continuam dois defesas, Djavan e André Pinto, que ontem voltaram a fazer tratamento. O defesa esquerdo tem previsto o regresso aos treinos já na próxima semana, enquanto o defesa-central precisa de mais algum tempo, apontando o regresso para depois da paragem no campeonato por via da Seleção Nacional (fim de semana de 14 e 15 novembro).



TREINO RODRIGO PINHO ESTÁ DE VOLTA

Para além do regresso de Hassan, Paulo Fonseca contou com mais um reforço no treino de ontem, o brasileiro Rodrigo Pinho. O avançado voltou a trabalhar integrado no grupo e sem aparentes limitações, estando novamente à disposição do treinador, que, no entanto, não o utiliza desde a vitória (3-0) sobre o Boavista, da terceira jornada do campeonato.



RICARDO FERREIRA
"O mérito vai sempre para os grandes, é normal"


Titular no empate do Braga no Estádio do Dragão, central está entre as revelações da equipa minhota
Ricardo Ferreira foi titular na defesa do Braga que no domingo empatou com o FC Porto, no Estádio do Dragão, e que tantos elogios recebeu. Olhando mais a frio para o que se sucedeu na oitava jornada, Ricardo Ferreira assume que o Braga foi uma equipa defensiva, mas explica. "A nossa equipa costuma ser ofensiva, mas naquele jogo fomos obrigados a defender. Sábado temos um jogo para provar que jogamos ao ataque", disse aos jornalistas na manhã desta quarta-feira.
Confrontado com a ideia de que quase todos explicaram o empate com demérito do FC Porto, Ricardo Ferreira não se mostra melindrado. "O mérito vai sempre para as equipas grandes. Quando se trata de um grande como o FC Porto são sempre eles que estão mal e nunca nós que estamos bem. Mas é o normal", afirmou.
Sobre o lugar a que o Braga aspira, podendo aproveitar uma má época de um dos grandes para ser terceiro, Ricardo Ferreira é cauteloso. "Não pensamos sequer nisso. No final da época logo veremos, mas é normal que se fale disso".

O JOGO

JotaCC

UMA HERANÇA FEITA DE GOLOS
André Gomes tem 17 anos e nasceu para fazer golos, mas não como o pai, Jorge Gomes, estrela no futebol. Ele é o novo talento precoce do ABC



"Na escola de futebol, o André era avançado mas dizia que isso cansava" "O ABC é uma família. Há uma união que eu nunca vi no futebol"
Jorge Gomes
Ex-futebolista e pai de André


Filho do avançado brasileiro que foi o primeiro estrangeiro do Benfica, André Gomes, mostra dotes de atirador no andebol. O pai não perde um jogo do benjamin do ABC, que joga hoje na Luz

Braga é uma cidade com fortes tradições no andebol e o ABC o laboratório que desvenda talentos e fabrica estrelas. André Gomes, de 17 anos, promessa da formação academista, é esta época a revelação na equipa principal e, sendo já internacional português e um nome a fixar, tem o engenho precoce que dele poderá fazer um central de lateral-esquerdo prodigioso.
André tem a mestria dos predestinados e o instinto pelo golo herdado do pai, Jorge Gomes. O brasileiro tem 61 anos e chegou a Portugal no ano da Revolução de Abril, para jogar futebol. A década de 70 ia a meio quando o carioca se tornou ídolo no Boavista, mudando-se para o Benfica nos anos 80, onde foi o primeiro estrangeiro a vestir a camisola dos encarnados. Por fim, transferiu-se para o Braga. E no 1.º de Maio jogou sete anos, aprendendo a gostar do andebol que se jogava ao lado, no Flávio Sá Leite. Afastou-se do futebol definitivamente em 1991, após uma passagem pelo Águeda, e hoje leva uma vida pacata, desdobrando-se entre os legumes que cultiva na horta de casa, em Sequeira (Braga), e os jogos do filho André.
"Antes de saber que ele estava no projeto para nascer, eu jogava no Braga e o ABC era uma força do andebol europeu. Eu vinha de fugida com o Luzia [ex-andebolista] e gostava, mas não tanto como agora, porque agora vejo tudo, até andebol feminino. E sofro", garante Jorge Gomes, um pai orgulhoso e que facilmente se comove, precisando de tempo para recuperar a voz embargada pela emoção: "Com esse êxito que o André tem, até tenho medo [pausa]. Ele tem 17 anos, é muito novo [pausa]. O andebol é uma coisa bonita, eu e a mãe apoiamos muito, mas ele tem de estudar. Tenho medo [pausa]. Mas ele é um menino centrado. A mãe dá-lhe muitos conselhos e creio que ele escuta."
André não quis ser futebolista como o pai. Rapaz de poucas palavras, coube a Jorge a vocação pelo andebol. "Na escolinha de futebol, diziam que ele corria muito e que ninguém o agarrava. Ele era avançado. Um dia, vi-o chateado e fui saber o motivo. Ele disse que não queria ser avançado, porque tinha de correr muito e que isso cansava. Depois, disse que queria ser guarda-redes, porque dava para descansar. Mas através do primo, o José Costa da Direção do ABC, ele mudou para o andebol e gostou. Hoje, quando está mau tempo, nós dizemos para ficar em casa, mas ele insiste." Tal como o pai, André "é calmo, não se irrita com nada, fala pouco". Assim o descreve
Jorge, gracejando: "Há 17 anos que o conheço e não sei qual é o clube dele [risos]. Uma coisa tenho a certeza: do ABC ele é [risos]".
Jorge Gomes nunca falha os jogos de André, seja nos seniores ou nos juniores. Diz o ex-avançado que "o ABC é uma família" e completa: "Há uma união que eu não vi no futebol. O André escolheu o andebol e tem o meu apoio. Na escola de futebol [ndr: Jorge Gomes dirigiu uma escola de futebol no Maximinense, quando deixou de jogar] via os pais quererem à força fazer do filho um Messi, um Ronaldo, um Eusébio ou um Pelé. Isso não aparece sempre. O meu maior sonho é ver o André formado e que tenha uma boa carreira no andebol."



BRAGA PARA MORAR E RIO PARA VISITAR

Família Gomes ficou em Portugal por questões de segurança. Jorge chegou há 41 anos e ri-se do susto que apanhou em 1974
Numa entrevista antiga, Jorge Gomes admitia ser"temperamental" e talvez por isso "indisciplinado". Hoje, diz-se "tranquilo e caseiro". Uma nova faceta que o crescimento de André lhe vincou e que veio também com o fim da carreira de futebolista."Temos de aceitar que o tempo passa", anota, para depois recuar a 1974: "Vim sozinho: eu e Deus. E foi engraçado. Quando ia embarcar, vi na televisão os tanques de guerra na rua, fiquei com medo e adiei a viagem. O representante do Boavista procurou-me para me levar para o aeroporto mas estava apavorado e pensei: 'não vou para a guerra'. Fugi, mas encontraram-me. Depois percebi que era uma revolução pacífica. Quando cheguei fiquei assustado; usava-se muito roupa preta e no Porto vi uma cidade muito cinzenta. Via os diretores do Boavista de gabardines pretas e pensava:'será que vim para o meio da máfia?' Depois habituei-me e foi tudo normal." Jorge Gomes, jogador do Vasco da Gama, deixou para trás a cidade onde nasceu, o Rio de Janeiro, e já não voltou, devido à "falta de segurança". "Há anos que não vou ao Brasil, mas todas as semanas falo com a família", conta. É ao telefone que mata saudades do filho Alex, ex-jogador de futebol e atual membro da Igreja Universal do Reino de Deus.

O JOGO

JotaCC

Rui Ricardo Ferreira quer ver o Sp. Braga no terceiro lugar do campeonato

O defesa-central Ricardo Ferreira, do Sp. Braga, disse esta quarta-feira que a equipa quer voltar ao seu registo mais ofensivo de forma a vencer o Belenenses, no sábado, na nona jornada da I Liga de futebol e poder chegar ao terceiro lugar do campeonato.

O jogador do Sp. Braga deseja frente ao Belenenses voltar às vitórias: "As expetativas são sempre boas, porque entramos em qualquer jogo para ganhar. O Belenenses vem de uma série de quatro vitórias, é uma equipa perigosa e temos que ser cautelosos, mas o nosso objetivo passa sempre por ganhar os três pontos", afirmou numa entrevista rápida antes do treino matinal dos minhotos.

O jogador de 22 anos, contratado ao Paços de Ferreira no último defeso, assumiu a titularidade à quinta jornada e tem tido bons desempenhos no eixo defensivo, quer tenha André Pinto ou Boly como companheiros.

"Neste plantel temos jogadores de grande qualidade e muita experiência, isso aumenta a competitividade, tenho o máximo respeito pelos meus colegas, mas sei das minhas qualidades e acredito no meu potencial", disse.

O facto de o Sporting de Braga ter, a par do FC Porto, a defesa menos batida do campeonato, com apenas quatro golos sofridos, é motivo de satisfação, até porque "uma equipa que não sofre está sempre mais perto de ganhar", mas Ricardo Ferreira diz que a esta tem que "manter os pés bem assentes no chão" e dar "continuidade" ao que tem feito até aqui.

Cautelas na Liga Europa

Na semana seguinte, o Sp. Braga desloca-se a Marselha na condição de líder isolado do grupo F da Liga Europa, com nove pontos em três jogos e o apuramento para a fase seguinte está muito próximo de ser atingido, mas, para Ricardo Ferreira, "nada está garantido neste momento".

"Estamos num grupo difícil, as equipas são muito perigosas, o Liberec já foi ganhar a Marselha, por exemplo, tudo pode acontecer nas competições europeias e estamos concentrados até à última jornada", disse.

RTP

Bruno3429

Taça da Liga: confira os grupos da terceira fase
FC Porto vai jogar contra duas equipas da II Liga
Por Sara Marques     

O sorteio da terceira fase da Taça da Liga 2015/16 realizou-se nesta quarta-feira ao início da tarde na sede da Liga. Este é o alinhamentos do grupos.

Refira-se que, devido a imposições regulamentares, Benfica, FC Porto, Sporting e Sp. Braga (os quatro primeiros classificados da Liga na época passada) só podem cruzar-se a partir das meias-finais, pelo que ficaram colocados em grupos distintos.

GRUPO A   FC Porto      Marítimo          Feirense           Famalicão
GRUPO B   Benfica      Nacional          Moreirense   Oriental
GRUPO C   Sporting      Paços Ferreira   Arouca           Portimonense
GRUPO D   Sp. Braga    Belenenses           Rio Ave           Leixões

Maisfutebol

Bruno3429

Ricardo Ferreira: «O nosso estilo de jogo não é defensivo»
PROMETE PROVAR FRENTE AO BELENENSES

O defesa-central Ricardo Ferreira disse esta quarta-feira que o Sporting Braga quer voltar ao seu registo mais ofensivo de forma a vencer o Belenenses, no sábado, na nona jornada da Liga NOS.

O Sporting Braga, quarto classificado, vem de um empate moralizador no Estádio do Dragão frente ao FC Porto (0-0), mas alguma crítica apontou o dedo a uma atitude muito defensiva dos bracarenses, facto que Ricardo Ferreira associa mais à ação da equipa comandada por Julen Lopetegui.

"O nosso sistema de jogo, como já provámos esta época, é ofensivo. Obviamente que no Dragão, devido ao adversário, fomos obrigados a defender mais, mas não é esse o nosso estilo de jogo nem o nosso objetivo e sábado é um jogo em que podemos provar o contrário", disse.

O Sporting de Braga recebe o Belenenses no sábado, partida que Ricardo Ferreira só pensa em ganhar: "As expetativas são sempre boas, porque entramos em qualquer jogo para ganhar. O Belenenses vem de uma série de quatro vitórias, é uma equipa perigosa e temos que ser cautelosos, mas o nosso objetivo passa sempre por ganhar os três pontos."

O jogador de 22 anos, contratado ao Paços de Ferreira no último defeso, assumiu a titularidade à quinta jornada e tem tido bons desempenhos no eixo defensivo, quer tenha André Pinto ou Boly como companheiros.

"Neste plantel temos jogadores de grande qualidade e muita experiência, isso aumenta a competitividade, tenho o máximo respeito pelos meus colegas, mas sei das minhas qualidades e acredito no meu potencial", disse.

O facto de o Sporting de Braga ter, a par do FC Porto, a defesa menos batida do campeonato, com apenas quatro golos sofridos, é motivo de satisfação, até porque "uma equipa que não sofre está sempre mais perto de ganhar", mas Ricardo Ferreira diz que a esta tem que "manter os pés bem assentes no chão" e dar "continuidade" ao que tem feito até aqui.

Na semana seguinte, o Braga desloca-se a Marselha na condição de líder isolado do grupo F da Liga Europa, com nove pontos em três jogos e o apuramento para a fase seguinte está muito próximo de ser atingido, mas, para Ricardo Ferreira, "nada está garantido neste momento".

"Estamos num grupo difícil, as equipas são muito perigosas, o Liberec já foi ganhar a Marselha, por exemplo, tudo pode acontecer nas competições europeias e estamos concentrados até à última jornada", disse.

Record

Bruno3429

Sporting e Braga/AAUM empataram no acerto do calendário
Escrito por  André Borges

Separados por dois pontos na tabela classificativa da Liga Sport Zone de Futsal, Sporting e SC Braga/AAUM encontraram-se esta quarta-feira para acertar o calendário, em partida de atraso relativa à 2.ª jornada da prova. As duas equipas acabaram empatadas a duas bolas.

Depois de um início equilibrado, os leões adiantaram-se no marcador por intermédio de Cavinato. Foi na primeira subida no terreno por parte de Marcão, que encontrou o internacional italiano liberto sobre a ala direita do ataque leonino, com este a bater Vítor Hugo através de um potente remate cruzado.

Em desvantagem, os minhotos reagiram bem e Marcão foi colocado à prova por diversas ocasiões. O mesmo aconteceu na outra baliza, com Vítor Hugo a dar garantias de segurança aos seus companheiros sempre que foi chamado a intervir.

O empate surgiu a três minutos do intervalo, num rápido contra-ataque do SC Braga/AAUM resultante de uma perda de bola de Diogo em zona comprometedor, sem cobertura. Miguel Almeida conduziu o lance e ofereceu o golo a Paulinho Rocha, com este a não enjeitar a possibilidade de marcar. Pouco depois, os bracarenses completaram a reviravolta no marcador. Marcão precipitou-se na saída da baliza na tentativa de intercetar um passe longo de Tiago Brito e Nilson amorteceu de cabeça para o golo de André Coelho.

Na segunda metade entrou mais perigosa a equipa que viajou de Braga e Paulinho Roxo esteve perto do 3-1 mas acertou no poste da baliza do Sporting. Os leões sentiam dificuldades para desfazer-se da teia montada pela estratégia de Paulo Tavares e só depois de os bracarenses terem atingido as cinco faltas (a meio da etapa complementar) os pupilos de Nuno Dias começaram a revelar um maior ascendente sobre o adversário.

As constantes subidas de Marcão criavam desequilíbrios no ataque leonino e começaram a desgastar física e psicologicamente os jogadores do SC Braga/AAUM. E foi já depois de três bolas enviadas ao ferro (por Fortino, Paulinho e Diogo) que o Sporting chegou finalmente ao empate, com toda a justiça. Merlin explorou bem as costas da defesa adversária com um passe bem medido para Diogo, com este a desviar com subtileza à saída de Vítor Hugo para o 2-2.

Até final, as duas equipas apostaram na estratégia do 5x4+GR, embora com abordagens diferentes, com o Sporting mais incisivo na tentativa de chegar à vitória, ao passo que o SC Braga/AAUM revelava uma postura de mais contenção. No entanto, o resultado acabou por não sofrer alterações.

Futsalglobal

Bruno3429

Sporting escorrega em casa frente ao Sp. Braga
LEÕES DE NUNO DIAS EMPATAM A DOIS

O Sporting não conseguiu levar a melhor sobre o Sp. Braga em encontro em atraso da segunda jornada que terminou com um 2-2 em casa dos vicecampeões nacionais. Os leões até se colocaram na frente do marcador por Cavinato mas ainda antes do intervalo, André Coelho e Paulinho fizeram o 2-1 que durou até aos minutos finais.

Diogo empatou a contenda e até terminar o tempo regulamentar, as duas formações tentaram chegar ao golo, apostando no guarda-redes avançado. Nada feito e a igualdade imperou.

Com este resultado, o Sporting mantém-se no segundo posto mas agora com 19 pontos em oito encontros, a dois do líder Benfica.

Record