News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 21/10

Started by Bruno3429, 21 de October de 2015, 08:21

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Liga Europa: Adeptos confiantes na vitória arsenalista frente ao Marsellha
Joana Russo Belo

A vitória pode significar a passagem à próxima eliminatória da Liga Europa e entre os adeptos bracarenses não se pensa em outro resultado, amanhã, diante dos franceses do Marselha.
"Temos uma equipa com excelente qualidade, que pode ganhar, ficar em primeiro do grupo e chegar longe. E, quem sabe, uma final europeia, voltar a reeditar a final da Liga Europa", revelou Eduardo Silva, jovem adepto de 19 anos, que espera festejar "dois golos".
O Marselha é apontado como o adversário mais temível do Grupo F em que está inserido o SC Braga, mas não é a qualidade dos franceses que intimida os bracarenses.

"O SC Braga está a fazer uma boca campanha neste regresso à Europa. Vai ser um jogo complicado, mas com a massa associativa que temos e com os jogadores de qualidade que temos espero uma vitória", sublinhou Sérgio Nhandé, esperando o triunfo por "1-0".
Membro de uma das claques do SC Braga, faz questão de lembrar a importância de o clube estar de regresso aos palcos europeus - "a Liga Europa é mais um encaixe financeiro para o clube muito importante" - e elogia alguns dos jogadores que elege como os motores da equipa arsenalista.
"O Rafa tem sido um dos melhores em campo, tal como o Alan, verdadeira imagem do espírito do clube. Quanto ao mister Paulo Fonseca, sempre acreditei nele, muitos não, mas desde a primeira hora acreditei e está aí a prova", rematou.

"SC Braga tem qualidade para voltar a uma final"

Voltar a uma final europeia. Na memória dos adeptos bracarenses permanece a mítica final de Dublin, da Liga Europa, alcançada de forma histórica na época 2010/11. Em ano de regresso aos grandes palcos europeus, é esta crença que volta a encher a alma dos bracarenses.

"O SC Braga está a realizar uma boa época e é o quarto clube depois dos três grandes. Por isso, gostava que o SC Braga voltasse a uma final da Liga Europa, a equipa tem qualidade para voltar a uma final, mais qualidade do que no ano passado. O treinador Paulo Fonseca foi uma boa aposta do presidente António Salvador, não se compara ao Sérgio Conceição", confessou Artur Gomes.
Sócio número 300, e aos 82 anos, não perde um jogo do clube da cidade e do coração. "Em minha casa somos todos bracarenses", contou ao Correio do Minho.

Sobre o próximo desafio do Grupo F, Artur Gomes não tem dúvidas e até já fez a previsão do resultado: "lá em casa, ao jantar, fazemos sempre uma análise aos resultados que vão acontecendo e a minha previsão é 2-1, a favor do SC Braga. O Marselha é o adversário mais forte do grupo, mas o SC Braga vai ganhar, com a vitória fica com nove pontos e segue em frente para a próxima fase da Liga Europa".

Considerando o regresso à Europa "muito importante" a nível desportivo e financeiro, Artur Gomes lembra o que o clube "tem feito nos últimos anos" - "tem já historial na UEFA" - e apenas lamenta que "nas análises dos comentadores desportivos ninguém fale do SC Braga, o principal clube a seguir aos três grandes".

Correio do Minho

Bruno3429

Dúvida no lado direito
GOIANO OU BAIANO SÃO POSSIBILIDADES

Poderão ser sete, ou talvez oito, as alterações que PauloFonseca vai fazer no onze para o jogo de amanhã tendo em conta a equipa que entrou de início em Viseu, na 3.ªeliminatória da Taça de Portugal. A grande dúvida prende-se com a lateral direita da defesa:Baiano foi o titular no início da temporada, mas lesionou-se e Marcelo Goiano ocupou a posição com excelente rendimento. No fim de semana passado foi mesmo um dos melhores dos arsenalistas contra o Ac.Viseu. Resta saber se o treinador vai manter o estatuto de Baiano ou se prefere dar continuidade ao bom momento do compatriota.

Matheus, Boly e Djavan são os elementos que, já sabem, repetirão a titularidade de Viseu. No onze entram nomes como Mauro, Vukcevic, Alan, Rafa e a dupla de avançados formada por Rui Fonte e Hassan. Será um Sp. Braga na máxima força para conquistar a 3.ª vitória consecutiva na fase de grupos, mas pela frente vai estar um Marselha que até foi apontado como favorito mal terminou o sorteio. A verdade é que em campo nada disso se está a confirmar.

Arghus voltou aos treinos

Dois dias antes do jogo com o Marselha, Paulo Fonseca recebeu a boa notícia de que Arghus está recuperado da luxação no ombro esquerdo contraída frente ao Groningen. O central brasileiro já se treinou sem qualquer condicionalismo e, por se apresentar em excelente forma física, estará no lote de convocados para o embate de amanhã.

Boly e Ricardo Ferreira deverão ser os titulares, mas, aos poucos, o treinador começa a ver refeita a defesa que também já conta com Baiano. Só falta André Pinto... Pedro Monteiro voltou aos 'B'.

Record

JotaCC

O HÁBITO DE VERGAR CAMPEÕES EUROPEUS
BRAGA Marselha será o sétimo campeão europeu a jogar na pedreira, mas só um saiu de lá com uma vitória...

"Os nomes não ganham; o que ganha jogos é o espírito e a união dos jogadores."A frase de António Salvador, que serviu de motivação para o jogo com o Marselha, encaixa na perfeição no atual momento do gigante francês, que já não consegue vencer há seis jogos (três derrotas e outros tantos empates) e ocupa atualmente a 16.ª posição da Ligue 1.As críticas à equipa multiplicam-se e Míchel, o treinador espanhol que substituiu o mítico Marcelo Bielsa (demitiu-se no final do primeiro jogo oficial da época...), não pára de se queixar da falta de soluções no plantel, sobretudo para o ataque.Apesar do mau momento, adensado por mais um empate (1-1) em casa no último sábado, frente ao modesto Lorient, o Marselha continua a ser um grande clube, podendo mesmo gabar-se de ser o único emblema francês a vencer – de forma polémica – a extinta Taça dos Clubes Campeões Europeus, na época de 1992/93.
Este será, de resto, o nono campeão europeu que o Braga vai defrontar na sua história, ainda que dois deles não tenham visitado a Pedreira (Milan, na fase de grupos da Liga Europa em 2008, e FC Porto, na final de Dublin em 2011). Dos seis que sobram, apenas o Manchester United conseguiu arrancar uma vitória (3-1) na Pedreira, numa partida decidida com três golos obtidos já nos descontos (Van Persie, Rooney e Chicharito marcaram para os ingleses, já depois de Alan ter colocado os arsenalistas a vencer no arranque da segunda parte). Todos os outros – Benfica, Liverpool, Celtic, Bayern de Munique e Estrela Vermelha,porduasvezes– saíram de Braga sem vitórias, como se pode constatar no quadro aqui em baixo. Feitas as contas, os arsenalistas apresentam um saldo bastante favorável nos jogos em casa frente a campeões europeus, como é o caso do adversário de amanhã: quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota, a tal com o Manchester United de Alex Ferguson.
Para o Braga, o jogo de amanhã ganha ainda maior relevância pelo facto de poder servir para igualar o melhor registo europeu (três vitórias consecutivas), para além de, em caso de triunfo, a equipa ficar praticamente apurada para os 16 avos de final da Liga Europa.



OPÇÃO ARGHUS ESTÁ RECUPERADO

O defesa brasileiro já treinou sem limitações e vai ser convocado para o jogo de amanhã. Desta forma, Paulo Fonseca viu aumentarem as opções para o centro da defesa, que se limitavam até ontem a Boly e Ricardo Ferreira. Na lista de indisponíveis continuam André Pinto e Rodrigo Pinho, lesionados, além de Alef, Aarón e Stojiljkovic, que não foram inscritos na Liga Europa.



MARSELHA EQUIPA CHEGA ESTA MANHÃ

Com o português Rolando integrado na comitiva, a equipa do Marselha, que nunca venceu em Portugal (três derrotas e um empate), aterra hoje de manhã no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, treinando ao final da tarde (19h00) no Municipal de Braga, no habitual treino de adaptação ao estádio. O jogo de amanhã (20h05) será arbitrado pelo romeno Alexandru Tudor.

O JOGO

JotaCC

Fonseca atento a Hélder Lopes
Lateral está em fim de contrato e no verão passado suscitou negociações avançadas entre o Braga e os castores

Transferência para Braga, solicitada por Paulo Fonseca, esbarrou no valor pela SDUQ do Paços (350 mil euros). Hélder Lopes já foi convidado a renovar, mas o mais certo será partir em janeiro

Preso ao Paços de Ferreira por apenas oito meses de contrato, Hélder Lopes é um desejo concreto de Paulo Fonseca. Sob o comando do atual treinador do Braga, o lateral esquerdo situou-se entre os jogadores mais utilizados do Paços de Ferreira em 2014/15 e o seu nome depressa saltou para a agenda dos arsenalistas mal ficou acertado o empréstimo de Tiago Gomes para o Metz no verão passado. As negociações entre os dois clubes chegaram a um ponto bastante avançado, mas não redundaram num acordo para a transferência face ao valor pretendido pela SDUQ dos pacenses: 350 mil euros.
A verdade é que o Braga não avançou para outro lateral-esquerdo, sendo Djavan a única opção de raiz existente no plantel para essa posição e Marcelo Goiano uma pontual alternativa na condição de adaptado. O mercado de transferências reabrirá em janeiro e nessa altura o Paços de Ferreira deverá rever o preço do passe de Hélder Lopes, tanto mais que este tem resistido a renovar, mesmo com condições melhoradas. A saída poderá verificar-se,por isso,antes do fim da temporada, proporcionando assim algum encaixe financeiro aos castores, mas não é líquido que o Braga esteja na frente da corrida, isto se Paulo Fonseca solicitar uma nova tentativa de contratação. Referenciado há algum tempo por clubes estrangeiros, Hélder Lopes não descarta uma experiência fora de Portugal e só em agosto três clubes (Kayserispor, Sheriff Tiraspol e Estrela Vermelha) acenaram com propostas, todas recusadas pelo Paços.

O JOGO

JotaCC

Arghus apto para jogar com Marselha

Lesionado no ombro esquerdo havia três semanas, desde o jogo da segunda jornada do Grupo F da Liga Europa, com o Groningen, o defesa central brasileiro retomou os treinos em pleno e até deverá ser convocado para o desafio de amanhã, com o Marselha, na terceira ronda do torneio da UEFA.
Arghus participou no treino de ontem sem qualquer limitação e deve ficar no banco, para o que der e vier. De fora, por lesão, continua outro defesa, André Pinto, o que deixa a Paulo Fonseca, treinador do Braga, três opções (Pedro Monteiro, Ricardo Ferreira e Boly) para compor a dupla de centrais para o jogo com os franceses.
Outro jogador recuperado de lesão, o avançado Rodrigo Pinho, não entra nestas contas, porque não foi inscrito na Liga Europa. Seja com que onze for, para o Braga a equação é muito simples: se somar a terceira vitória no Grupo F reforça a liderança e dá um passo determinante com vista à qualificação para o grupo de 32 equipas que entrarão na primeira eliminatória direta (1/16 de final) do torneio.
A equipa de Paulo Fonseca voltará a treinar, hoje, pela manhã (10 horas), nos campos secundários do Estádio Municipal de Braga. No relvado principal, pelas 19 horas, treinará a equipa do Marselha, no habitual ensaio ao palco do desafio.
O conjunto francês viaja hoje e chega ao final da manhã ao aeroporto de Pedras Rubras. O 16.º classificado entre 20 equipas da Ligue 1 (apenas duas vitórias em dez jogos) faz-se acompanhar por cerca de 500 adeptos.

JN

Bruno3429

Paulo Fonseca: «Medo não é palavra que caiba no nosso dicionário»
Técnico está confiante para o embate com o Marselha
Por Bruno José Ferreira       

Paulo Fonseca considera que o jogo com o Marselha «não é decisivo» para as contas do Sp. Braga no Grupo F da Liga Europa, apesar de concordar que um triunfo deixará os minhotos «bem colocados» para passar à próxima fase. Recorde-se que o Sp. Braga lidera o grupo, com mais três pontos do que a equipa francesa.
 
Com este cenário, o técnico arsenalista garante que a sua equipa está motivada para a receção aos franceses. «Este grupo é ambicioso e tem revelado isso na forma como se apresenta em todos os jogos. A questão da motivação, ainda para mais num jogo como este, acaba por ter um papel menos decisivo. Os jogadores estão muito motivados, todos sabem a importância de vencer um jogo como este», referiu em conferência de imprensa.
 
Fonseca referiu mesmo que «o medo não é uma palavra que caiba no dicionário» do seu plantel e que, por isso, a ambição é «tentar vencer» o jogo.

Em relação ao seu adversário, o Marselha, o técnico português diz não alinhar num cenário de crise na equipa francesa, que não vence há seis jogos: «Vamos defrontar uma equipa muito forte, com jogadores que são realmente de um nível muito elevado. Tem internacionais AA por dez países, o que revela a qualidade destes jogadores. Não alinho, de maneira nenhuma, numa suposta crise do Marselha. Assisti aos jogos mais recentes e estiveram mais perto de ganhar os jogos do que os perder e por manifesta infelicidade acabaram por perder alguns deles».
 
O Sp. Braga não sofreu golos nos dois jogos já disputados na Liga Europa e há quatro jogos que não encaixa qualquer golo. O técnico espera que esse seja um dado que assuste os franceses.
 
«É um facto; do ponto de vista defensivo temos revelado sempre grande segurança, a equipa não sofre golos há quatro jogos, queremos manter esse registo, sabendo que se calhar este será um dos jogos mais difíceis que tivemos até hoje nesta temporada. O Marselha está numa posição que não é a sua real capacidade e poderá fazer desta competição o seu principal objetivo», atirou Paulo Fonseca.
 
O encontro entre o Sp. Braga e o Marselha está agendado para as 20h05 desta quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, e terá arbitragem do romeno Alexandru Tudor.


Sp. Braga: quatro regressos para a receção ao Marselha
Rui Fonte, Alan, Baiano e Arghus voltam às opções de Paulo Fonseca
Por Bruno José Ferreira       

Paulo Fonseca operou quatro alterações nos convocados do Sp. Braga para a receção ao Marselha, comparativamente com o jogo da Taça de Portugal, diante do Académico de Viseu. Tal como se perspetivava, os quatro jogadores que não se encontram inscritos na UEFA (Stojijlkovic, Alef Aaron e Pedro Monteiro) saem dos eleitos.

Em contrapartida, o técnico arsenalista faz regressar os avançados Rui Fonte e Alan e ainda os defesas Baiano e Arghus.

Fora do encontro com o 16ª classificado francês fica o defesa central André Pinto, a contas com problemas físicos.
 
O encontro entre o Sp. Braga e o Marselha está agendado para as 20h05 desta quinta-feira no Estádio Municipal de Braga e terá arbitragem do romeno Alexandru Tudor.
 
Convocados do Sp. Braga:

Guarda-redes: Kritciuk e Matheus;

Defesas: Boly, Baiano, Djavan, Ricardo Ferreira, Arghus e Goiano;

Médios: Luiz Carlos, Roman, Pedro Santos, Rafa, Filipe Augusto, Alan, Vukcevic e Mauro;

Avançados: Wilson Eduardo, Crislan, Rui Fonte e Hassan.

Fonseca e as críticas a Rolando: «A sua carreira fala por si»
Internacional português do Marselha
Por Bruno José Ferreira     

Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo entre o Sp. Braga e o Marselha, os jornalistas franceses questionaram Paulo Fonseca sobre Rolando, internacional português que alinha no adversário desta quinta-feira do Sp. Braga.
 
Rolando não tem tido vida fácil no Marselha, recebendo muitas críticas negativas nos seis jogos em que vestiu a camisola do clube francês. O técnico do Sp. Braga foi questionado sobre o mau momento do jogador português, referindo que a carreira do defesa central ex-FC Porto «fala por si».
 
«É um jogador internacional AA por Portugal, com enorme qualidade e tem jogado sempre em grandes clubes. Posso adiantar pouco em relação à sua qualidade, é reconhecida, trata-se de um jogador de enorme qualidade. A sua carreira e o seu trajeto falam sobre isso», disse Paulo Fonseca sobre o atual momento de Rolando.

Rui Fonte: «Perdi alguns anos, mas ainda vou a tempo»
Avançado diz que o Sp. Braga tem de se concentrar no seu futebol
Por Bruno José Ferreira 

Rui Fonte diz que apesar de se tratar de um jogo de maior nomeada, não se sente mais motivado para a receção ao Marselha do que nos restantes jogos. O avançado espera ajudar a equipa com golos, estreando-se assim a marcar nas provas internacionais.
 
«A minha motivação será igual a todos os outros jogos: ajudar a equipa, o que na minha posição é com golos, mas quero fazer o que mister me pede. Será um jogo importante não só para mim, mas para todo o plantel», referiu o avançado em antevisão ao jogo com o Marselha.
 
Apesar de considerar que os franceses têm um plantel com qualidade, Rui Fonte assegura que o Sp. Braga vai pensar no seu jogo: «Eles têm um plantel de muita qualidade, os resultados não são os que eles queriam e esperavam, mas a nossa estratégia passa por pensar no nosso jogo e não pensar tanto no adversário».
 
Questionado se esta seria a sua época de afirmação no futebol, Rui Fonte considera que ainda vai a tempo de mostrar o sue valor, apesar do percurso mal sucedido em Espanha.
 
«Infelizmente perdi muito tempo com as lesões mas também quando estive em Espanha. No tempo que estive em Espanha estava fora de posição e não estava confortável. Penso que tenho vindo a evoluir e é o que tenho a fazer. Já perdi alguns anos, mas acho que ainda vou a tempo de mostrar o meu valor, a mim próprio e a quem acredita em mim», referiu.
 
O avançado português de 25 anos foi opção para Paulo Fonseca nos dois jogos já realizados pelo Sp. Braga nas competições europeias, estando ainda em branco.

Maisfutebol

Bruno3429

Baiano, Arghus, Alan e Rui Fonte convocados para receção ao Marselha

O treinador do SC Braga, Paulo Fonseca, convocou Baiano, Arghus, Alan e Rui Fonte para a receção aos franceses do Marselha, esta quinta-feira, jogo a contar para a terceira eliminatória do grupo F da Liga Europa.

Paulo Fonseca deu descanso a Rui Fonte e Alan no jogo da Taça de Portugal, em Viseu, no passado sábado, mas decidiu chamá-los para o próximo compromisso europeu.

Já o central Arghus e o defesa-direito Baiano recuperaram das respetivas lesões e estão aptos.

O jogo no Municipal será arbitrado por Alexandru Tudor (Roménia).

Lista de convocados:

Guarda-redes - Kritciuk e Matheus

Defesas - Marcelo Goiano, Baiano, Arghus, Djavan, Boly e Ricardo Ferreira

Médios - Mauro, Vukcevic, Filipe Augusto, Alan, Luiz Carlos e Román

Avançados - Pedro Santos, Rui Fonte, Rafa, Crislan, Hassan e Wilson Eduardo


«A palavra `medo´ não cabe no nosso dicionário» - Paulo Fonseca

Paulo Fonseca está confiante num bom resultado na receção ao Marselha, em jogo da 3ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. Na conferência de Imprensa de antevisão ao encontro desta quinta-feira, o treinador do SC Braga vincou a força coletiva da sua equipa.

«Se vencermos amanhã ficamos a tocar na fase seguinte e, naturalmente, temos essa ambição. Sabemos que vamos defrontar uma equipa muito forte, com jogadores de nível muito elevado. Mas acredito que a força de um coletivo é maior do qua a força das individualidades e, como acho que temos revelado ser uma equipa coesa, ambiciosa no seu todo, é dessa forma que que queremos encarar este jogo difícil», referiu Fonseca, mostrando-se conhecedor dos pontos fortes do adversário:

«Esta equipa [Marselha] tem internacionais A por 10 países, algo que revela a qualidade dos jogadores. Não alinho nesta suposta crise do Marselha. Assisti a todos os jogos que realizaram ultimamente e estamos cientes das dificuldades. `Medo´ não é uma palavra que caiba no nosso dicionário».

Quanto à possibilidade dos seus jogadores encararem a partida europeia com o pensamento no jogo com o FC Porto, no domingo, Paulo Fonseca não acredita que seja um problema:

«O jogo com o Porto não nos condiciona. A questão do cansaço vai-se pôr a seguir a este jogo com o Marselha, mas esse é outro assunto sobre o qual só me irei debruçar depois. Não perdi um minuto sequer a pensar no jogo com o Porto, estou focado no Marselha», garantiu.

O encontro entre bracarenses e franceses está marcado para as 20.05 horas de quinta-feira. O SC Braga lidera o grupo F da Liga Europa, com seis pontos em dois jogos, enquanto o Marselha ocupa a 3ª posição, com três pontos. Caso os comandados de Paulo Fonseca vençam o atual 16º classificado da Liga francesa, dão um passo de gigante rumo aos dezasseis-avos-de-final.

A Bola

JotaCC

Paulo Fonseca e o Braga com "enorme vontade" de vencer Marselha
À terceira jornada da Liga Europa de futebol, a equipa minhota procura a terceira vitória, que poderá abrir-lhe alas para os 1/16 de final do torneio. O jogo desta quinta-feira, na "pedreira", com o Marselha, inspira todos os cuidados, mas também alimenta todas as esperanças do S.C. Braga.


Paulo Fonseca desconfia da "suposta crise" do Olympique Marseille, que não vence qualquer desafio desde 13 de setembro e que soma apenas dois triunfos em dez jogos da liga francesa. O OM é 16.º do "championnat" e comparece em Braga sob enorme pressão, porque também corre perigos na Liga Europa, após a surpreendente derrota, em casa, com o Slovan Liberec.
O treinador do Braga diz ter visto "todos estes jogos" do Marselha e também observou que o Olympique "perdeu e empatou jogos que devia ter ganho, mas nos quais foi muito infeliz, como muitas vezes sucede no futebol".
"O Marselha é uma grande equipa, com internacionais A por dez países. Merece todo o nosso respeito. E também toda a nossa motivação. Será, certamente, um jogo muito difícil. Estamos hiper-motivados para conseguir mais uma vitória. Não é decisivo, mas concordo que se ganharmos ficaremos em excelente posição", acrescenta Paulo Fonseca.
A equipa do Marselha chegou a Braga esta manhã e tem treino marcado para as 19 horas, no Estádio Muncipal de Braga. Michel, treinador espanhol do OM, convocou 23 jogadores, entre os quais o defesa português Rolando, que deverá ser titular.
Além do valor do OM, o Braga também terá de se debater com os próprios problemas, como a onda de lesões que se abateu sobre a defesa. Boly, Ricardo Ferreira e Arghus, este regressado ontem aos treinos, após lesão, são as alternativas para compor a dupla de centrais. Mas Paulo Fonseca não se atrapalha: "Estou completamente descansado".
Às baixas por lesão soma-se o mais recente problema. Após o treino desta manhã de quarta-feira, o atacante Hassan recebeu "uma má notícia, do foro familiar", e já não compareceu, como estava previsto, na sala de imprensa para o lançamento do jogo da Liga Europa. O internacional egípcio ficou muito abalado e foi rendido por Rui Fonte no encontro com os jornalistas.

JN

JotaCC

Quatro novidades na lista de convocados do SC Braga
SC Braga recebe, esta quinta-feira, os franceses do Marselha para a Liga Europa.


O SC Braga treinou, esta quarta-feira, pela última vez antes do duelo com o Marselha e a sessão não contou com André Pinto nem com Rodrigo Pinho, mas voltou a ter Arghus integrado, tal como já sucedera na véspera.
Na lista de convocados, nota para as entradas de Alan, Baiano, Arghus e Rui Fonte. O técnico deu descanso a Rui Fonte e a Alan no jogo da Taça de Portugal, em Viseu, no sábado, mas voltou a chamá-los para o compromisso europeu, e ambos devem ser titulares.
Já o defesa-central Arghus e o defesa-direito Baiano estão recuperados das respetivas lesões, ao contrário de André Pinto, que é baixa confirmada, tal como Stojiljkovic, que não foi inscrito na Liga Europa.
Alef, Aarón e Pedro Monteiro também saíram da convocatória de Paulo Fonseca pela mesma razão do avançado sérvio.
A equipa minhota defronta, a partir das 20h05 de quinta-feira, o Marselha, em jogo da terceira jornada da fase de grupos. O SC Braga é líder do Grupo F da Liga Europa, com seis pontos, mais três do que os franceses do Marselha.
Na Liga portuguesa, o SC Braga ocupa a quarta posição, com 13 pontos em sete jornadas, enquanto o Marselha está abaixo das expetativas, encontrando-se no 16.º lugar, com nove pontos em dez rondas.

Lista de 20 convocados:

- Guarda-redes: Kritciuk e Matheus.

- Defesas: Marcelo Goiano, Baiano, Arghus, Djavan, Boly e Ricardo Ferreira.

- Médios: Mauro, Vukcevic, Filipe Augusto, Alan, Luiz Carlos e Román.

- Avançados: Pedro Santos, Rui Fonte, Rafa, Crislan, Hassan e Wilson Eduardo.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Baiano, Arghus, Alan e Rui Fonte regressam no Braga

Para a receção ao Marselha, na quinta-feira, da terceira ronda da Liga Europa de futebol. O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, convocou esta quarta-feira Baiano, Arghus, Alan e Rui Fonte para a receção ao Marselha, na quinta-feira, da terceira ronda da Liga Europa de futebol. O técnico deu descanso a Rui Fonte e a Alan no jogo da Taça de Portugal, em Viseu, no sábado, mas voltou a chamá-los para o compromisso europeu, e ambos devem ser titulares. Já o defesa-central Arghus e o defesa-direito Baiano estão recuperados das respetivas lesões, ao contrário de André Pinto, que é baixa confirmada, tal como Stojiljkovic, que não foi inscrito na Liga Europa. Alef, Aarón e Pedro Monteiro também saíram da convocatória de Paulo Fonseca pela mesma razão do avançado sérvio. Sporting de Braga, primeiro classificado com seis pontos, e Marselha, segundo com três, defrontam-se às 20h05 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Alexandru Tudor, da Roménia.

CM

JotaCC

As ambições de Paulo Fonseca para a Liga Europa
Técnico iniciou percurso na Liga Europa com duas vitórias

Arsenalistas vão defrontar o Marselha, na quinta-feira, sabendo que uma vitória deixa o apuramento quase garantido
Paulo Fonseca considerou hoje que o jogo com o Marselha, na quinta-feira, não é decisivo, mas se vencer o Sporting de Braga fica bem colocado para passar à fase seguinte da Liga Europa.
Os minhotos lideram o grupo F com seis pontos, mais três do que o Marselha e o Slovan Liberec, e para o treinador 'arsenalista', apesar de o jogo não ser decisivo, porque ficam a faltar ainda mais três partidas, pode ser um passo importante para seguir em frente.
"Concordo que se vencermos amanhã [quinta-feira] ficamos bem colocados para passar à fase seguinte, temos essa ambição, mas vai ser muito difícil, vamos defrontar uma equipa muito forte, com jogadores de nível muito elevado, esta equipa tem internacionais A por dez países e isso diz tudo da sua qualidade", disse.
Paulo Fonseca mostrou muito respeito pelo adversário, mas frisou que "medo não é uma palavra que caiba" no dicionário da equipa e que esta tudo irá fazer para vencer.
O Marselha não ganha há seis jogos e perdeu em casa o último jogo europeu, diante do Slovan Liberec, mas Paulo Fonseca diz não acreditar em crise no clube gaulês.
"Não alinho nesta suposta crise do Marselha. Vi esse jogo e foi mais um dos que perdeu, mas em que foi manifestamente superior ao adversário, podia ter vencido por uma margem grande, não aconteceu, é o futebol. O facto de eles não ganharem há algum tempo não me ilude", disse.
O treinador espera um "dos jogos mais difíceis" até ao momento e, apesar de defender que a posição do Marselha no campeonato francês (16º) não está de acordo "com a sua real qualidade e capacidade", admite que o adversário "poderá fazer desta competição o seu principal objetivo".
António Salvador disse há poucos dias que "os nomes não ganham jogos" e o técnico concorda com o presidente do Braga.
"Também acredito que a força do coletivo é maior que a força das individualidades. Os jogadores estão hiper motivados, sabem da importância de vencer um jogo destes, eles acreditam nos processos e que podem disputar o jogo com qualquer adversário", reforçou.
O avançado Rui Fonte reconheceu, por seu turno, a importância do jogo, mas assegurou que a motivação por jogar na Liga Europa "é igual à de todos os outros jogos".
"O que o treinador nos disse reflete o que está à vista de todos. O Marselha tem um plantel de muita qualidade, os resultados não têm sido o que esperavam e não podem estar satisfeitos por isso, mas a nossa estratégia passa por nos focarmos em nós próprios e não pensar tanto no adversário", disse.
Emprestado pelo Benfica, Rui Fonte, de 25 anos, lamentou o "muito tempo" perdido com as lesões e com ter jogado em Espanha duas épocas e meia (no Espanyol), onde, afirmou, não jogou na sua posição: "desde há dois anos que tenho jogado na minha posição e tenho evoluído, já perdi alguns anos, mas vou mais que a tempo", disse.
Sporting de Braga, primeiro classificado, com seis pontos, e Marselha, segundo, com três, defrontam-se na quinta-feira, às 20:05, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Alexandru Tudor, da Roménia.

DN

JotaCC

Paulo Fonseca: «Medo não entra no nosso dicionário»
TÉCNICO E O EMBATE COM O MARSELHA

Na conferência de antevisão ao encontro da próxima quinta-feira entre o Sp. de Braga e o Marselha, Paulo Fonseca recusou dar relevância ao momento menos bom que o clube francês atravessa: "Vamos defrontar uma equipa muito forte com jogadores de nível muito elevado. Recordo que esta equipa do Marselha tem internacionais A de 10 países. Não alinho nesta suposta crise do Marselha, pois vi todos os jogos e esteve bem mais perto de ganhar em muitos, perdendo alguns por manifesta falta de sorte".
O treinador bracarense não se sente intimidado pelo nome e estatuto do adversário. "Medo não é uma palavra que entre no nosso dicionário. Vamos tentar vencer sabendo que vamos ter muitas dificuldades. Nunca iremos alterar aquilo que é a nossa ideia do jogo em função dos adversários, porque a equipa acredita no processo e isso é o princípio básico para enfrentarmos qualquer adversário", afirmou Paulo Fonseca.
Acerca da consistência defensiva da equipa na prova, Fonseca pretende manter a bitola: "É um facto que do ponto de vista defensivo temos revelado grande segurança. A equipa não sofre golos há 4 jogos e pretendemos manter esse registo. Vamos ter um adversário muito ofensivo com jogadores que podem decidir jogos. Temos de revelar a mesma concentração defensiva.".
Sobre Rolando, atualmente no Marselha e que tem sido amplamente criticado, o treinador lembra a carreira do internacional português: "É um jogador internacional A por Portugal com enorme qualidade. Tem jogado sempre em grandes equipas. A sua qualidade é reconhecida por toda a gente. A sua carreira e trajeto falam por si e há pouco a questionar em relação à qualidade de um jogador que é internacional A pelo seu país".



Rui Fonte: «Tenho condições para vingar ao mais alto nível»
RUI FONTE ACREDITA QUE TERÁ SUCESSO NA CARREIRA

Rui Fonte falou na conferência de antevisão à partida desta quinta-feira, a contar para a Liga Europa, contra o Marselha, afirmando que o Sp. Braga encara o encontro como qualquer outro, apesar do nome do adversário: "A minha motivação é igual à de outros jogos. Claro que será um jogo importante. Não só para mim, mas também para todo o plantel, mas temos de estar sempre bem preparados para todos".
"O que o treinador nos disse sobre o Marselha é uma questão que tem de ficar entre nós. É notório que eles têm muita qualidade, mas a nossa estratégia passa por pensar no nosso jogo e não concentrarmo-nos tanto no que o adversário pode ou não fazer", explicou Rui Fonte, reafirmando assim as palavras do treinador Paulo Fonseca.
O avançado português acredita que será esta a época em que dará o salto qualitativo: "Perdi muito tempo e não só com as lesões. Em Espanha, por exemplo, estive sempre a jogar fora da minha posição e não me sentia confortável. Tenho vindo a evoluir e o Sp. Braga tem sido importante. Já perdi alguns anos na minha carreira, mas acho que ainda vou a tempo de demonstrar a mim próprio que tenho condições para vingar ao mais alto nível."

RECORD

JotaCC

PAULO FONSECA
"O medo não cabe no nosso dicionário"

Técnico do Braga relativiza a "suposta" crise do Marselha, mas confia na força do coletivo do Braga e aposta
A tese de que os nomes não vencem jogos defendida por António Salvador foi subscrita por Paulo Fonseca. Por entre muitos elogios ao Marselha, que não vence há seis jogos, o treinador assumiu que o Braga apostará forte na vitória, de modo a dar um passo de gigante rumo ao apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa. "Não é um jogo decisivo, porque ainda faltam muitos jogos para disputar. Mas concordo que vencendo ficaremos bem colocados. Será extremente difícil, porque vamos defrontar uma equipa muito forte, com jogadores de nível muito elevado. O Marselha tem internacionais A por 10 países. Não ligo nada a esta suposta crise do Marselha. Vi os jogos deles e esta equipa esteve sempre mais próxima de ganhar do que perder alguns. Estamos cientes disso, mas o medo não cabe no nosso dicionário e vamos tentar vencer", anunciou.
Por acreditar que "a força do coletivo pode ser superior às individualidades", Paulo Fonseca acredita que a noite desta quinta-feira poderá ser festiva na Pedreira. "Teremos de ser uma equipa coesa e ambiciosa. Este é um grupo ambicioso e isso vê-se em todos os jogos. Tem sempre uma vontade enorme de vencer, daí que os jogadores estão hipermotivados para este jogo. Essa característica vai manter-se até ao fim do jogo, não vamos mudar em função dos adversários", prometeu, chutando para canto a "questão do cansaço" e a proximidade do jogo com o FC Porto, para o campeonato. "Isso vai colocar-se somente a seguir a este jogo. Não vou perder, para já, um minuto a pensar nisso. Só estou focado no jogo com o Marselha", assinalou.
Convidado por um jornalista francês a pronunciar-se sobre Rolando, cuja qualidade tem sido posta em causa em Marselha, o treinador dos arsenalistas foi categórico a defender o central português: "O Rolando é um internacional A. Tem grande qualidade e jogou em grandes equipas. Isso é reconhecido por todas as pessoas. O seu trajeto por ele, pelo que há pouco a questionar sobre a sua qualidade", atirou.



RUI FONTE
"Em Espanha não me sentia confortável"

Avançado acredita que esta época, ao serviço do Braga, será memorável e mostra-se disponível para devolver os golos à Pedreira frente ao Marselha, depois do nulo contra o Arouca
Peça fundamental no ataque do Braga, Rui Fonte sente que esta poderá ser a época de afirmação no futebol português e não só. "Perdi muito tempo por causa das lesões e também em Espanha. Quando representei o Espanhol, jogava fora da minha posição e não me sentia confortável. Só na época passada comecei a jogar regularmente e, por isso, acredito que ainda vou a tempo de me afirmar", estimou, embora garantindo que não encara o jogo com o Marselha como uma oportunidade única para se mostrar a nível internacional. "A minha motivação não é mostrar-me, só me cabe é ajudar a equipa, de preferência com golos. Será um jogo importante, de resto, para todo o plantel", referiu.
O Marselha sugere, de resto, grandes dificuldades ao avançado português emprestado pelo Benfica. "Eles têm um plantel com muita qualidade e não estão obviamente contentes com os últimos resultados", estimou, certo de que os golos voltarão no regresso à Pedreira, depois do nulo verificado contra o Arouca, para o campeonato. "Tem de haver golos. O Arouca veio com essa estratégia, mas passa por nós procurarmos soluções. Tivemos algumas hipóteses e, por isso, há que continuar a praticar um futebol ofensivo. Temos que concentrar o pensamento no nosso jogo", declarou. Refira-se que Rui Fonte foi convocado, à última hora, para fazer a antevisão do jogo em vez de Hassan, que pediu algum recato, depois de ter recebido uma notícia triste, de ordem pessoal, logo após o treino da manhã.

O JOGO