News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Da próxima vez quero nascer em Bilbao

Started by Vasco Soares, 08 de October de 2015, 21:36

Previous topic - Next topic

LeonelP

Quanto a Bilbao graças a Deus que não nasci lá. Um atlético que só joga com jogadores bascos? Não obrigado. Estamos numa sociedade global e ainda bem, porque senão nunca seria possível os nossos portugueses trabalharem e terem sucesso no estrangeiro.

PAF

As pessoas são de outros clubes, ponto final, não vejo onde está o problema. Eu não sou mas podia perfeitamente ter sido, por razões familiares ou outras.
As razões são as mais diversas. Como disse provavelmente 90% dos que aqui participam, os pais, avós tios filhos não são do Braga sequer (cidade com 200mil vão 10mil ao estádio é só fazer as contas...)! As criticas feitas são na realidade à casa de cada um, isso é que tem a sua ironia.
Num país decente, o que aqui se estaria a falar era uma coisa tão simples como " o que podemos fazer nós para também ter o estádio cheio?" Em vez disso critica-se quem foi ao jogo, diz-se mal e até se insulta... custa-me compreender isso, não percebo mesmo.

Mas se quiserem ir ás razões, também não são difíceis de ver, como já disse antes a cidade viveu afastado do clube 30 ou 40 anos, por exemplo a  "a treta" do Slb jogar em casa não era só treta, era mesmo uma realidade, desde o presidente até ao treinador perder com o Slb era normal e até bem aceite, ver um jogo mesmo na bancada nascente no 1ºmaio era surreal, na Poente já nem falo... vender uma final da taça ao Porto também não foi uma treta, vender jogadores aos cestos a preço de saldo ao Slb também não foi uma treta (e isto foi até recente), e outras coisas que tais, limpar isto demora décadas, demora ainda mais que o que demorou a construir esse treta, porque os pais influenciam os filhos. ser bi clubista era uma coisa normalíssima em todo o país, Braga não era excepção, pelo contrário. Se agora nos queixamos da comunicação social não falar do Braga, imaginem há 30 ou 40 anos e por aí fora. Só havia 3 clubes, só havia 1canal de Tv e a Biblia a fazer propaganda. Sou do tempo em que saía 1 pequena coluna de 3 ou 4 linhas do Braga antes de cada jogo e mal. Sou do tempo em que na escola nunca tive mais que 2 pessoas do Braga na turma, porque era a anormalidade, até cheguei a ter filhos de treinadores e ex jogadores do Braga, nascidos em Braga e fanáticos do Slb.
Alguns só conhecem o Braga da decada de 2000 e faz-lhe confusão perceber porque era tudo dos grandes, mas a resposta é em minha opinião óbvia e simples. Na cidade de Braga ser do Braga era a anormalidade (e ainda o é por muito que custe ao pessoal), se o pai é dos grandes, o filho vai ser influenciado por quem?

Quanto aos estereótipos citados, são apenas isso, pega-se num e generaliza-se. A mim os meus amigos não vão ao estádio porque simplesmente não são do Braga, embora a grande maioria quando os convido até vai ver um jogo ou outro, e não é sócio (alguns até já foram) porque têm outras prioridades e outros gostos que não o futebol ou o Braga clube. Citar os que vão a Lisboa e ao Porto é uma treta, porque são uma minoria ínfima e vão quando muito ver um jogo por época, obviamente pelos custos que acarreta, quem lê até aprece que vão aos milhares todas as semanas cá de Braga ver o Porto ou o Slb. Eu ver o Porto conheço actualmente 1 pessoa que vai a todos os jogos e diga-se nem sequer nasceu em Portugal. (já foram mais, mas deixaram de ir pelos mesmíssimos motivos que alguns deixam de ir ver o Braga), ver o Slb constantemente ou mesmo mais que 1jogo por época não conheço ninguém sequer.

Quanto aos que citam a politica como motivo do afastamento, conheço um ou outro também, o passado é nesse aspecto sombrio, a ligação e as ofertas constantes ao clube em vez de o ajudarem tornaram-no mais obscuro e afastaram-no mais da cidade, basta ver os comentários feitos à doação dos terrenos da Academia. E por isso esta ligação e empenhamento do Presidente da Câmara actual na Academia, embora seja de louvar, também não me agrada, doou, está doado e o clube que se desenrasque. Está constantemente a ligar-se ao projecto acho que só prejudica o clube, porque quer se queira quer não há muita gente que ficou com azia em 2013 com a perda de poder e quer se queira quer não os anticorpos vão passando e alguns afastam-se, e todos fazem falta. são desculpas esfarrapadas? Se calhar são, mas a verdade é que as pessoas afastam-se e muitas pessoas por vezes só precisam que lhes dêem um motivo ou uma desculpa para abandonarem o barco, não somos todos iguais, por isso não gostamos todos do Braga.

rpo.castro

Poderíamos ter um estádio bem melhor, mais adequado, confortável e de manutenção mais barata. Mas daí a dizer que afasta as pessoas...

É verdade que afasta algumas, nomeadamente as pessoas com mais dificuldades motoras. Mas se um estádio desde afasta pessoas, estamos a perder adeptos desde a fundação, pois onde jogámos sempre choveu, sempre foi frio, sempre houve dificuldades em estacionar.

Podíamos ter, não tivemos, temos de conviver com isso.

Sobre quem lá vai, recebo sempre relatos positivos. Ainda hoje de uma pessoa que ficou na A12. De facto todos os que vão lá uma vez ou outra (neste caso selecção, noutros, metralhas) ficam maravilhados com a beleza do estádio. Com os nossos adversários europeus quem não fica também deslumbrado e não tira a foto? E para quem vai lá uma vez ou outra acaba por desvalorizar o resto. Geralmente costumo dizer experimenta ir de 15 em 15 dias. Pois aí fica pior.

Mas o estádio não é frio. A cidade é que o é, claro que se tivéssemos mais uma bancada no topo ficaria mais resguardado (do vento, não do frio) e quanto mais alto, mas vento há. Mas já rapei bastante frio no Dragão e em Barcelos.

Chover, no meu local não chove, na maior parte dos lugares também não. Nos outros estádios portugueses também chove nas filas da frente.

Estacionamento: nunca cheguei tarde a um jogo. Ainda com o Gronigem estacionei com enorme facilidade para a hora que cheguei. Num jogo com os metralhas, vou mais cedo porque sei que há mais confusão. Mas há transporte publicos e não é assim tão longe. Morei 4 anos mesmo em frente ao Dragão. Muito mais caótico. Filas de carros enormes (deixam o carro estacionado a uma distância equivalente a ir do Pópulo ao EMB).

Acessibilidades: problema da sociedade que continua a tapar o sol com a peneira. Quem for de cadeira de rodas tem a vida complicada. Mas nos outros estádios não é melhor. Para os idosos o grande problema é chegar ao estádio. Mas se forem de transporte publico e tiverem lugar na bancada inferior têm de subir poucos degraus.

Luz falha constantemente? 3, 4, que fossem 5 jogos em 10 anos é constantemente?

O que é mau e tem de ser melhorado (e não custa nada): bares, ecrã, colunas de som.

@ magico_scbraga querias esses broncos de que falas, no nosso estádio? Ninguém tem que justificar porque é de um clube, partido ou religião (por nascer em Braga tem de ser católico?). Tem de haver maior ligação entre o clube e a cidade, e os jovens. Uma pequena parte irá aderir, outra pequena parte irá aderir aos do costume, e a maioria continuará a não passar cartão a futebol.
Quem não sente não é filho de boa gente.

barinho

Chegamos à conclusão que os adeptos portugueses são um exemplo e que a culpa, como sempre, é do clube, do estádio, etc. Mais desculpas portanto. Não tem nada a ver com a mentalidade tacanha da maioria dos adeptos de futebol deste país. Quando alguém que sempre viveu cá detesta o Braga com todas as forças e arranja mil e uma desculpa como aquelas que o magico_scbraga apontou é sem dúvida culpa do clube. Até nisto somos anjinhos...

PAF

No que toca ao estádio, não conheço nenhum estádio que seja pior que o nosso para quem queira ir ver um jogo, se conhecem digam-me um.
A pior característica de todas é não se poder circular à volta do estádio, é de longe  a maior aberração, que permitiria chegar ao lugar facilmente.
Quem vier pelo bairro sem bilhete e comprar um bilhete para a Poente superior tem que ir para o estádio no dia anterior!

O transito é verdade que é complicado em todo o lado, mas em Braga é o caos, é que estamos a falar de uma cidade pequena, mesmo comparando com Porto que tem transito todos os dias do ano. Qualquer jogo que tenha mais que 20mil pessoas há pessoal que só vê a 2ªparte.
A verdade é que tirando a cobertura (que nem é nada do outro mundo, se tivéssemos 30mil pessoas no estádio quase metade continuavam a levar com chuva), o estádio ao Braga clube não veio acrescentar nada, foi um zero autêntico, quando devia ser uma alavanca para o crescimento do Braga.
Não tenho duvidas que com um estádio mesmo como o do gil tinamos mais gente no estádio do que o que temos.

magico_scbraga

#25
Quote from: rpo.castro on 09 de October de 2015, 12:14
Poderíamos ter um estádio bem melhor, mais adequado, confortável e de manutenção mais barata. Mas daí a dizer que afasta as pessoas...

É verdade que afasta algumas, nomeadamente as pessoas com mais dificuldades motoras. Mas se um estádio desde afasta pessoas, estamos a perder adeptos desde a fundação, pois onde jogámos sempre choveu, sempre foi frio, sempre houve dificuldades em estacionar.

Podíamos ter, não tivemos, temos de conviver com isso.

Sobre quem lá vai, recebo sempre relatos positivos. Ainda hoje de uma pessoa que ficou na A12. De facto todos os que vão lá uma vez ou outra (neste caso selecção, noutros, metralhas) ficam maravilhados com a beleza do estádio. Com os nossos adversários europeus quem não fica também deslumbrado e não tira a foto? E para quem vai lá uma vez ou outra acaba por desvalorizar o resto. Geralmente costumo dizer experimenta ir de 15 em 15 dias. Pois aí fica pior.

Mas o estádio não é frio. A cidade é que o é, claro que se tivéssemos mais uma bancada no topo ficaria mais resguardado (do vento, não do frio) e quanto mais alto, mas vento há. Mas já rapei bastante frio no Dragão e em Barcelos.

Chover, no meu local não chove, na maior parte dos lugares também não. Nos outros estádios portugueses também chove nas filas da frente.

Estacionamento: nunca cheguei tarde a um jogo. Ainda com o Gronigem estacionei com enorme facilidade para a hora que cheguei. Num jogo com os metralhas, vou mais cedo porque sei que há mais confusão. Mas há transporte publicos e não é assim tão longe. Morei 4 anos mesmo em frente ao Dragão. Muito mais caótico. Filas de carros enormes (deixam o carro estacionado a uma distância equivalente a ir do Pópulo ao EMB).

Acessibilidades: problema da sociedade que continua a tapar o sol com a peneira. Quem for de cadeira de rodas tem a vida complicada. Mas nos outros estádios não é melhor. Para os idosos o grande problema é chegar ao estádio. Mas se forem de transporte publico e tiverem lugar na bancada inferior têm de subir poucos degraus.

Luz falha constantemente? 3, 4, que fossem 5 jogos em 10 anos é constantemente?

O que é mau e tem de ser melhorado (e não custa nada): bares, ecrã, colunas de som.

@ magico_scbraga querias esses broncos de que falas, no nosso estádio? Ninguém tem que justificar porque é de um clube, partido ou religião (por nascer em Braga tem de ser católico?). Tem de haver maior ligação entre o clube e a cidade, e os jovens. Uma pequena parte irá aderir, outra pequena parte irá aderir aos do costume, e a maioria continuará a não passar cartão a futebol.

A generalidade dos jovens adere ao futebol e arrisco-me até a dizer que a maior parte deles é adepta do Braga. Basta, para isso, circular pela cidade, ver todos os dias pessoas da minha idade a correr com camisolas do Braga. Aliás, já no meu 12º ano (que correspondeu à época da final de Dublin), quase toda a turma era adepta do Braga.
O problema reside, sobretudo, na população mais velha, que não muda, porque o que é bom é ser adepto de um clube que ganhe e esteja representado naqueles edificantes programas de televisão.
E, respondendo à pergunta do PAF sobre as influências familiares, eu diria o seguinte. Enquanto miúdo (até aos meus 12 anos, por aí), por ter um pai que é adepto de um metralha (que não é, sequer, natural de Braga), dividi o Braga com outro clube. Sobretudo, lá está, por força dessa influência paternal, que, embora sempre me tenha incutido o gosto pelo Braga (ia ver os jogos ao 1º de Maio, também por morar perto), não deixou de me incutir o gosto por um dos metralhas.
Mas eu, chegado aos 12/13 anos, e apercebendo-me da estupidez que era dizer-me adepto do Braga se não o fosse por exclusivo, mas também por me ter apercebido de que não há nada como ser adepto do clube da minha cidade, pedi ao meu pai para me comprar cadeira no novo estádio. E, de 2004 até 2015, só durante dois anos não tive lugar anual.
Isto, no fundo, para dizer que é possível deixar para trás o gosto (pretenso gosto, aliás) por um dos metralhas, livrando-nos dessa influência que tantas vezes nos desvia dos caminhos futebolisticamente mais correctos. Se estas pessoas, chegadas à adolescência, se apercebessem de que, no futebol como na vida, não devemos gostar daqueles que ganham porque ganham, mas antes daqueles que vemos como família, teríamos hoje muito mais adeptos (e seria o futebol português mais competitivo). E Braga, clube e cidade, são uma espécie de família para mim. Que fica, que permanece, surjam ou não os títulos.
Porque ser adepto do Braga não é, apenas, ser adepto de um clube. É ser amante de um clube, mas também da cidade que nos viu nascer. (Isto sem desrespeito por aqueles que, geograficamente distantes, apoiam o nosso clube, que fazem esforços como qualquer um de nós e que, também por isso, merecem o meu respeito). Ser de Braga e ser adepto do Braga não é exactamente, nem sequer aproximadamente, o mesmo que ser de Braga e ser adepto de qualquer outro clube. E é isso que têm de perceber aqueles que ainda estão em "idade de mudar". É nessa filosofia, no incutir desse sentimento bairrista, que, admito, o nosso clube tem de trabalhar melhor.
Agora, verdade seja dita, também não podemos pedir ao Braga que vá à casa das pessoas, de carrinha, para que elas venham ao estádio. As pessoas não são os seres inimputáveis, e muito menos coitadinhos, que muitas vezes se quer fazer crer que são. Não é por não serem incentivadas que não gostam do clube da cidade onde nasceram e viveram. É só porque são tacanhas e preferem celebrar, pelo sofá, as vitórias dos outros.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Arsenalista

#26
No que toca à identificação clubística, penso que em Portugal as pessoas na generalidade preferem apoiar um clube que ganhe muitas vezes, mesmo que isso implique não apoiar o clube da sua terra. E isso passa-se por todo o país, e quando encontro alguém de outra região que apenas apoia o clube da sua terra, seja setubal, coimbra, guimarães ou barcelos..., sinto sempre alguma identificação porque o bairrismo é o mesmo, e foi superior à tentação de apoiar os ditos 3 grandes.
E é por isso que praticamente vimos desaparecer pequenos clubes como beira-mar, Un de Leiria, Naval 1º de Maio, e outros irão pelo mesmo caminho, muito devido a este facto.

Porém Braga até tem ido no sentido contrário e cada vez vemos mais miúdos com a camisola do Braga no estádio e nas ruas da cidade, o que à uns anos é muito raro.

Quanto ao estádio as criticas que aqui lhe são apontadas também as poderiam apontar aos estádios de outros clubes, principalmente os de Lisboa e Porto, porque os outros pela sua dimensão não vivem as mesmas circunstâncias. Quem já se deslocou ao Dragão, Luz ou Alvalade sem ser por viagem organizada em que nos deixam à porta do estádio, sabe bem o caos que é para estacionar, no Dragão não raras vezes a são filas de carros estacionados ao longo da VCI, e na Luz ou Alvalade é o mesmo ao longo da 2ª circular.

O nosso estádio tem 4 bancadas, só uma delas implica subir e descer escadas, é a nascente superior, as bancadas inferiores tem acesso pela porta principal, sem necessitar de utilizar o escadório, e a poente superior é acedível pela entrada do bairro. No entanto podia sempre melhorar com mais elevadores ou com o bom funcionamento dos que já existem.
Quanto ao frio, a única solução era deixarem de fazer jogos à noite, mas isso é utópico devido aos interesses televisivos, porque o campeonato de futebol é um desporto de inverno e Braga é uma cidade de baixas temperaturas.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

Vasco Soares

  Tudo serve para justificar.... aceito... que remédio... que posso fazer.
  Sou neto de um Senhor que  nasceu há 85 anos no concelho da Povoa de Lanhoso, hoje é um enteado de Braga , não nasceu cá, veio para cá pequeno á procura de trabalho, mas este Homem é hoje o sócio  Nº36 do SCB, já havia o Benfica na altura, já havia ditadura, já havia Fátima e fado, mas este homem acolheu e foi acolhido por esta cidade como sendo sua, mas mais ainda escolheu ou foi escolhido pelo SCB.
  É um espectáculo ouvi-lo falar das deslocações para acompanhar o SCB em décadas passadas, desde as confusões na Povoa de Varzim a cabeças rachadas noutros estádios.
Volto ao mesmo porque as pessoas tendem a dispersar-se com comentários e teses rocambolescas demais.
  A seleçao de todos nós enchem a boca, mas não era esta a seleçao que em 86 os jogadores do porto e benfica não se falavam? vão -me responder de lá para cá muita coisa mudou, claro o SCB também vai mudando todos os dias, mas continua a ser o SCB que o meu Avô escolheu, quando tinha mais para escolher, o simbolo não mudou, a santa Maria de Braga, não deixou de estar do simbolo para estar lá o Mesquita Machado, o Ricardo Rio ou outro pois não?
Quanto ao exemplo do Bilbao aceito que há quem goste e quem não goste , eu que abri o tópico, e quando quiserem fechem-no , identifico-me com aquilo, se só tem 30 mil socios não sei, a velha San Mamés estava sempre cheia com uma lotaçao superior, ao 30 mil.
Mas o problema não é esse, vou dar um pequeno exemplo , para mim grande, no jogo contra o Vitória o Braga equipou de Amarelo ou verde ou lá que é aquilo, eu aqui chamei a atençao ... deveria jogar sempre com o equipamento principal (excepto quando a lei não o permiti-se) mas vi aqui poucas ou nenhumas vozes a insurgirem-se contra tal facto, enquanto assim for.... siga pa bingo, que estamos bem..... 

PAF

#28
Vasco o teu exemplo é bom, mas infelizmente não passa disso mesmo, um exemplo e se quiseres até a excepção. Se se seguisse a tua lógica se calhar até seria hoje o sócio número um do Maria da Fonte...
Provavelmente e quase certamente nem todos os teus familiares são do Braga e muito menos são sócios do Braga, isso deve-se a quê?
Ninguém é obrigado a ser do Braga, não vejo onde está a dificuldade em perceber isso.
Falas do Bilbao, se calhar é o melhor exemplo que podias arranjar para dizer que o caminho do Braga clube tem seguido tem sido um completo zero na sua ligação à cidade. Diria que seria dificil encontrar um clube com caminhos mais opostos que o Braga e o Bilbao no que toca à ligação clube/cidade.

Quanto ao Braga equipar de vermelho, azul ou verde... quem paga manda! Quem quiser mandar, paga! É a respostas simples e básica. Para mim o futebol é um negócio, nada mais que isso, quem pensa de outra forma vive em minha opinião enganado. O amor existe? existe, mas é para os saudosistas... e como digo que o futebol é um negócio, tem que seguir um modelo de negócio para atrair "clientes" hoje e principalmente no futuro. Por muito que não se queira o Braga do passado não é o de hoje, para os mais esquecidos temos uma SAD até, já nem sequer é o clube! Dirão que é a mesma coisa... mas não é, no futebol moderno tudo mudou. Nos dias de hoje há jogadores que jogam porque é preciso vende-los e não porque são o melhor para a equipa.

O Braga não vive numa bolha, por isso a sua relação com as forças da cidade é importante, a ligação a MM OU RR não é imune ao clube, traz vantagens e desvantagens que têm de ser geridas. Muita gente não gosta delas, mas a verdade é que existem e ignorá-las não é solução. O Braga quer se queira quer não também é o Braga de RR ou MM, mais ainda na nossa cidade.

A seleção, é seleção de Portugal, simples, ir buscar os problemas de 86 é o mesmo que ir buscar umas negociatas estranhas com árbitros para um certo clube não descer de divisão. Há pés de barro em todo o lado.  A seleção de 86 também é a de 66 e a de 2004 e a 2012  etc. Tal como o clube o é, com as respectivas mudanças que o futebol moderno tem, que nada têm a ver com o passado, quer se goste ou não, mas também vive dele e dos seus problemas. A seleção é nos dias de hoje uma máquina de fazer dinheiro, onde diga-se o Braga só tem a aprender com eles.

Eu não gosto de seguir muito este caminho, mas qual a ligação de 90% da estrutura do Braga à cidade e ao clube nas últimas décadas?
Acho que a resposta a esta pergunta é a resposta clara e óbvia aos críticos das pessoas em geral. Quem não vive o clube como pode viver a cidade? Os interesses do clube são os mesmos da cidade? Os interesses do clube são os mesmos das pessoas? (durante décadas tenho a certeza que não foram).
Para criticar os de fora tem-se que se olhar 1ºpara dentro e depois sim, olhar e principalmente preparar o futuro, com ideias e obviamente com resultados.
Criticar e dizer mal é o caminho fácil... o outro dá muito trabalho e só dá resultados daqui a 15 ou 20 anos. E em Portugal trabalhar para daqui a 15 ou 20 anos? Isso é utopia. Ninguém trabalha para os outros colherem os louros, geralmente faz-se o contrário, faz-se o trabalho e deixa-se as dividas para os outros...

brunopeixoto1993

Aqui no forúm tem de se arranjar sempre um tema para se criticar alguma. É a gente da cidade que não faz isto e aquilo, já se mete o estádio ao barulho e outra série de coisas.

Tal como vejo gente a criticar as pessoas que ontem estiveram no estádio e nos jogos do Braga não aparecem e as criticam por nascerem em Braga e não apoiarem o Braga, então eu pergunto, as pessoas que aqui dizem que não querem saber da seleção, não é a mesma coisa? Nasceram em Portugal e dizem que não se importam com a seleção, para mim é a mesma coisa.

Eu ontem não fui, tinha bilhete e não pude e fiquei a roer-me todo por não ir, tal como ficava se houvesse jogo do Braga e não fosse.

E não venham reclamar do estádio, porque o 1º de Maio também era um caos para estacionar entre outras coisas

magico_scbraga

Quote from: brunopeixoto1993 on 09 de October de 2015, 14:08
Aqui no forúm tem de se arranjar sempre um tema para se criticar alguma. É a gente da cidade que não faz isto e aquilo, já se mete o estádio ao barulho e outra série de coisas.

Tal como vejo gente a criticar as pessoas que ontem estiveram no estádio e nos jogos do Braga não aparecem e as criticam por nascerem em Braga e não apoiarem o Braga, então eu pergunto, as pessoas que aqui dizem que não querem saber da seleção, não é a mesma coisa? Nasceram em Portugal e dizem que não se importam com a seleção, para mim é a mesma coisa.

Eu ontem não fui, tinha bilhete e não pude e fiquei a roer-me todo por não ir, tal como ficava se houvesse jogo do Braga e não fosse.

E não venham reclamar do estádio, porque o 1º de Maio também era um caos para estacionar entre outras coisas

Bruno, os adeptos do Bilbao também não se preocupam com a Selecção Espanhola, chegando ao ponto de, numa final da Taça com o Barcelona, assobiar o hino de Espanha, e, surpresa das surpresas, nasceram em Espanha.
Eu, por acaso, até gosto do meu país, embora assuma que não tenho por ele a mesma paixão que tenho pela minha cidade. Nasci em Braga e, por arrasto, em Portugal. Mas, não sendo um separatista, não me sinto tão português quanto bracarense. Nasci em Braga, não em Braga, Porto, Santarém, Setúbal e Lisboa. Não há, em mim, esse sentimento de unidade nacional a que tantos se referem e que, legitimamente, têm.
E talvez por isso vibre muito, mas muito mais com o clube da minha cidade do que com a Selecção do meu país.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

RedViking

Quote from: brunopeixoto1993 on 09 de October de 2015, 14:08
Aqui no forúm tem de se arranjar sempre um tema para se criticar alguma. É a gente da cidade que não faz isto e aquilo, já se mete o estádio ao barulho e outra série de coisas.

Tal como vejo gente a criticar as pessoas que ontem estiveram no estádio e nos jogos do Braga não aparecem e as criticam por nascerem em Braga e não apoiarem o Braga, então eu pergunto, as pessoas que aqui dizem que não querem saber da seleção, não é a mesma coisa? Nasceram em Portugal e dizem que não se importam com a seleção, para mim é a mesma coisa.

Eu ontem não fui, tinha bilhete e não pude e fiquei a roer-me todo por não ir, tal como ficava se houvesse jogo do Braga e não fosse.

E não venham reclamar do estádio, porque o 1º de Maio também era um caos para estacionar entre outras coisas

Concordo!

Eu fui ver, com muito gosto e muito orgulho ver a Seleção Nacional e tive orgulho de cantar o hino do meu pais! Quem sente repulsa e está envergonhado, talvez seja melhor mudar para Bilbao....

Tópico desnecessário.... o Português tem sempre algo que criticar negativamente... sempre... nada está bem...

rpo.castro

Quote from: magico_scbraga on 09 de October de 2015, 15:46
Bruno, os adeptos do Bilbao também não se preocupam com a Selecção Espanhola, chegando ao ponto de, numa final da Taça com o Barcelona, assobiar o hino de Espanha, e, surpresa das surpresas, nasceram em Espanha.
Eu, por acaso, até gosto do meu país, embora assuma que não tenho por ele a mesma paixão que tenho pela minha cidade. Nasci em Braga e, por arrasto, em Portugal. Mas, não sendo um separatista, não me sinto tão português quanto bracarense. Nasci em Braga, não em Braga, Porto, Santarém, Setúbal e Lisboa. Não há, em mim, esse sentimento de unidade nacional a que tantos se referem e que, legitimamente, têm.
E talvez por isso vibre muito, mas muito mais com o clube da minha cidade do que com a Selecção do meu país.
Mas nasceste mesmo em Braga ou terás nascido em S. João da Ponte, Cividade, Ferreiros ou S. Mamede de Este?
Não é ser de Braga também uma unidade nacional? E antes de se apoiar o Braga não se deveria apoiar o Soarense , o Dumiense ou Arsenal?

Os Bascos são uma região autónoma, com governo próprio. Nem castelhano falam!
Quem não sente não é filho de boa gente.

magico_scbraga

Quote from: rpo.castro on 09 de October de 2015, 16:25
Quote from: magico_scbraga on 09 de October de 2015, 15:46
Bruno, os adeptos do Bilbao também não se preocupam com a Selecção Espanhola, chegando ao ponto de, numa final da Taça com o Barcelona, assobiar o hino de Espanha, e, surpresa das surpresas, nasceram em Espanha.
Eu, por acaso, até gosto do meu país, embora assuma que não tenho por ele a mesma paixão que tenho pela minha cidade. Nasci em Braga e, por arrasto, em Portugal. Mas, não sendo um separatista, não me sinto tão português quanto bracarense. Nasci em Braga, não em Braga, Porto, Santarém, Setúbal e Lisboa. Não há, em mim, esse sentimento de unidade nacional a que tantos se referem e que, legitimamente, têm.
E talvez por isso vibre muito, mas muito mais com o clube da minha cidade do que com a Selecção do meu país.
Mas nasceste mesmo em Braga ou terás nascido em S. João da Ponte, Cividade, Ferreiros ou S. Mamede de Este?
Não é ser de Braga também uma unidade nacional? E antes de se apoiar o Braga não se deveria apoiar o Soarense , o Dumiense ou Arsenal?

Os Bascos são uma região autónoma, com governo próprio. Nem castelhano falam!

Como disse, e estou disposto a repetir, o meu sentimento de pertença reporta-se a Braga. Apoio o Braga, porque é algo de instintivo, e porque é o clube que, sinto, representa a minha cidade. Tal como o FCP será um clube representativo da cidade do Porto; como o Vitória representa Guimarães; como o Barça se arroga o direito de representar Barcelona e, até, a Catalunha. São clubes que representam as respectivas cidades, que traduzem, num campo de futebol, o que é ser natural de uma cidade, de uma região.
E eu, se me permitires, sinto pertencer a Braga. Mas, se tens assim tanta curiosidade, respondo: nasci na Sta. Tecla, vivi em S. Lázaro, Nogueira e Fraião e trabalho em Maximinos, embora pertíssimo da Cividade. Esclarecido?  ;D
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Eskol

Quote from: magico_scbraga on 09 de October de 2015, 15:46
Quote from: brunopeixoto1993 on 09 de October de 2015, 14:08
Aqui no forúm tem de se arranjar sempre um tema para se criticar alguma. É a gente da cidade que não faz isto e aquilo, já se mete o estádio ao barulho e outra série de coisas.

Tal como vejo gente a criticar as pessoas que ontem estiveram no estádio e nos jogos do Braga não aparecem e as criticam por nascerem em Braga e não apoiarem o Braga, então eu pergunto, as pessoas que aqui dizem que não querem saber da seleção, não é a mesma coisa? Nasceram em Portugal e dizem que não se importam com a seleção, para mim é a mesma coisa.

Eu ontem não fui, tinha bilhete e não pude e fiquei a roer-me todo por não ir, tal como ficava se houvesse jogo do Braga e não fosse.

E não venham reclamar do estádio, porque o 1º de Maio também era um caos para estacionar entre outras coisas

Bruno, os adeptos do Bilbao também não se preocupam com a Selecção Espanhola, chegando ao ponto de, numa final da Taça com o Barcelona, assobiar o hino de Espanha, e, surpresa das surpresas, nasceram em Espanha.
Eu, por acaso, até gosto do meu país, embora assuma que não tenho por ele a mesma paixão que tenho pela minha cidade. Nasci em Braga e, por arrasto, em Portugal. Mas, não sendo um separatista, não me sinto tão português quanto bracarense. Nasci em Braga, não em Braga, Porto, Santarém, Setúbal e Lisboa. Não há, em mim, esse sentimento de unidade nacional a que tantos se referem e que, legitimamente, têm.
E talvez por isso vibre muito, mas muito mais com o clube da minha cidade do que com a Selecção do meu país.

Isso é um caso diferente. Muita daquela gente não se considera espanhola, tanto é que existe a seleção nacional do país Basco que, apesar de não ser reconhecida pela UEFA, realiza jogos amigáveis.


Acho que um pouco de sentimento nacionalista não faz mal a ninguém e não tem mal nenhum apoiar a Seleção.
Mas a verdade é que me enerva a gente que, sendo da cidade, prefere apoiar os palhaços do costume. É a mesma coisa que eu, como português, preferisse a seleção alemã porque esses pelo menos ganham coisas. Mas se isto fosse verdade era um deus me livre, era um traidor sem nenhum sentimento patriótico, no entanto quando se trata dos clubes e das cidades já se pode fazer à vontade. Sinceramente não percebo......

Sif

Já que falam aqui do frio, vamos ver se no ano do mundial do Qatar vai aumentar o número de pessoas a irem aos estádios..  ::) ::) ::)

PAF

O melhor deste tópico é que alguns users (sem intenção como é óbvio) insultam e criticam alguns dos membros mais participativos neste forum e mais acalorados adeptos deste clube, o que não deixa de ter a sua piada e a sua ironia...

Se alguns fossem do taipas, do vilaverdense, do Maria da fonte quem sabe um dia não chegariam à 1ªdivisão, como um dia chegou o Moreirense. Ou quem sabe adepto dos Peões que fica na maior freguesia de Braga e uma das maiores do país...ou do Merelinense ou do Maximinense, quantos daqui são sócios do clube da terra? Ou será que só existe o Braga?
Se quisermos ir ao limite da estupidez de análise também podemos ir por aí...

Vasco Soares

Quote from: PAF on 09 de October de 2015, 19:51
O melhor deste tópico é que alguns users (sem intenção como é óbvio) insultam e criticam alguns dos membros mais participativos neste forum e mais acalorados adeptos deste clube, o que não deixa de ter a sua piada e a sua ironia...

Se alguns fossem do taipas, do vilaverdense, do Maria da fonte quem sabe um dia não chegariam à 1ªdivisão, como um dia chegou o Moreirense. Ou quem sabe adepto dos Peões que fica na maior freguesia de Braga e uma das maiores do país...ou do Merelinense ou do Maximinense, quantos daqui são sócios do clube da terra? Ou será que só existe o Braga?
Se quisermos ir ao limite da estupidez de análise também podemos ir por aí...
Compreendo o que queres dizer... mas isso já é radicalizar demais, ou se quiseres por amostra quanto adeptos terá o Braga nas taipas e quantos habitantes tem as Taipas? O mesmo para as outras localidades.
O tópico levou outro rumo, que não era o objectivo quando o criei.
Voltando ao jogo de ontem, penso que o pessoal está enganado na proveniência dos que foram ao EMB.
O grosso era de Braga penso eu, quer pelo fideback que tive hoje de quem lá foi. Embora com amostra reduzida, mas no meu trabalho 90% esteve lá, 90% envolve-se em discussões "futeboleiras" a cada 2a feira e desses, 10% são sócios do Braga, outros são os "desculpadores" da politica, do estádio do tempo etc etc, sei que este tópico como outros já criados é um "caso quase perdido" , mas eu citei Bilbao ( porque me identifico como disse com a cultura instalada) mas podia citar Villareal (onde o El Madrigal alberga semana sim semana não, quase a total população da cidade, e o Villarreal não jogo só com jogadores locais, não falam uma lingua diferente da oficial, não fazem uma assembleia geral para decidir se o clube após mais de seculo deve ou não ter publicidade nas camisolas (exemplos dados para o fanatismo basco- que de fanatismo nada tem, insistem em confundir identidade e amor a uma causa com fanatismo).
  Sei que Roma e Pavia não se fizeram num dia, mas caramba eu não pedia que o Braga tivesse 30 mil adeptos (como ontem) sempre a encher o estádio , mas dos que ontem lá estiveram, tirando os que já são sócios do Braga e os que nada têm a ver com "este filme" não há 2/3/4 mil que ainda andam a "dormir na forma" ? 
   

Legião

Há um ponto que me parece importante e que penso ainda não foi mencionado mas se não fosse a parceria estabelecida com o Continente muita gente que lá estava ontem não teria ido, situação que acontece também nas outras cidades onde a Selecção tem passado.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

PAF

Quote from: Old School on 09 de October de 2015, 21:01
Há um ponto que me parece importante e que penso ainda não foi mencionado mas se não fosse a parceria estabelecida com o Continente muita gente que lá estava ontem não teria ido, situação que acontece também nas outras cidades onde a Selecção tem passado.

Eu já falei disto 2 ou 3 vezes no tópico ali ao lado, se não fosse o continente o Estádio não teria provavelmente esgotado, mas teria sempre uma excelente casa, em minha opinião sempre entre os 25 e 30mil. Os preços para o jogo em causa eram em minha opinião acessíveis face ao que se vai vendo por cá, 10, 15 e 20€ (em Portugal não conseguimos ver um jogo nem sequer mediano por estes preços, quanto mais um grande jogo, nos grandes jogos o preço mais barato anda sempre acima dos 20€ que era o mais caro neste jogo, ainda por cima podendo-se comprar a metade do preço). Com a promo do Continente se houvesse 40 bilhetes provavelmente teriam esgotado tal a procura que vi. A seleção estava a perder público e eles conseguiram estancar isso e melhor ainda conseguir esgotar quase todos os estádios onde a seleção joga, coisa impensável em Portugal nos dias de hoje. este acordo com o continente foi uma ideia fantástica, e não tenho duvidas que ambos ganham.
Por isso digo e continuo a dizer que em vez de criticar quem foi ontem, devemos é aprender com quem faz as coisas bem, copiar e se possível fazer melhor. A Federação nesta área dá 100-0 a qualquer clube, quer na organização, quer no marketing estamos a anos luz.
Eles estavam com lotação esgotada há quase 1 semana, não precisavam de colorir o estádio, não precisavam do simbolo da federação na pedreira, nem precisavam sequer de gastar uns largos milhares de euros em som, já que o estádio tem um (mesmo que mau). Mas fizeram-no, investem para ter uma festa... no fim o retorno é em dobro. Gastam 10 para ganhar 20.
Hoje jogaram em Penafiel os Sub 21 e novamente lotação esgotada (não sei o preço dos bilhetes).

Se calhar o titulo do tópico devia ser "vamos aprender com a federação" e não quero nascer em Bilbao.