News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Da próxima vez quero nascer em Bilbao

Started by Vasco Soares, 08 de October de 2015, 21:36

Previous topic - Next topic

Vasco Soares

  Enquanto a selecção joga na Pedreira abro este tópico (que os moderadores podem e devem fazer o que quiserem)
  Hoje sinto-me envergonhado pelos meus conterrâneos, aqueles que podem escolher ser David durante os fins de semana, mas preferem ser Golias.
  Aqueles que hoje saíram mais cedo do trabalho, aqueles que hoje não se importaram de enfrentar minutos intermináveis em filas de transito, aqueles que hoje não se importaram de comer uma sande e abdicaram do seu jantar, aqueles que hoje parecem experts em futebol explicando aos filhos e netos quem são os jogadores que vão ver na pedreira, aqueles que hoje têm uma paixão interminável e inabalável pelo futebol, esses a quem me refiro, para eles um sentimento- REPULSA
Sinto repulsa por todos os Bracarenses, assim como pelo Vitorianos (de Setúbal e Guimarães) assim como pelos Academistas (de Coimbra), assim como os Aveirenses e Leirienses que deixaram morrer o Beira-Mar e União quando a seleçao que dizem de todos nós joga nas cidades que enumerei.
E o que tem Bilbao a ver com isto? é só procurar na net, e ver a identidade de um povo, a paixão de uma região, a mítica e já extinta antiga catedral de San Mamés (esta sim unanimemente reconhecida como a "catedral")
É ver e ouvir os ricos e os pobres, o católicos e os ateus, os rudes e os letrados, os homens e as mulheres os velhos e os novos falarem do seu Athletic.
  Quem gosta de futebol não pode ficar indiferente, ao brilho dos olhos, aos abraços sentidos, ao ritual.
  Ao pacto não escrito de escolherem  vencer menos para sempre ganhar mais.
  Quem me dera que em Braga o SCB fosse uma questão de família, e o futebol fosse... secundário.
   

DiogoEA

Oh pá é isto, sem tirar nem por. É por causa desta gente que a minha seleção é o Braga.

braga grande

Tb a minha !!!


Sent from my iPhone using Tapatalk
braga è scbraga!!!!

rvx

Vou repetir o comentário feito no outro tópico. Esta crítica não faz muito sentido, na minha opinião, porque assume que os adeptos que lá foram são potenciais adeptos do Braga, o que é falso por duas razões. Primeiro, a selecção representa um país de 10 milhões de pessoas. Conheço pessoas que lá foram de Guimarães e do Porto, regiões onde há clubes que competem com o Braga. De certeza que muita gente do norte aproveitou a oportunidade e a importância do jogo para ver a equipa que representa o seu país. Segundo, o tipo de adepto que vai ver a selecção é completamente diferente daquele que está disposto a acompanhar um clube regularmente. Não comparem dar 10€ uma única vez por um jogo com fazê-lo regularmente em condições frequentemente adversas. Estão a criar uma polémica desnecessária.

Robalo

Não estamos a criar polêmica nenhuma, só estamos a constatar que vivemos num pais de deficientes  mentais, que quando é para ver o Braga arranjam 1001 desculpas e para ver quem só se lembra deles de 4 em 4 anos já vai a correr.

filipescb

Eu hoje tinha bilhetes e nao fui, o que quero dizer é que também há o oposto, a minha seleção é o Braga, hoje vi jogo na Tv e bastou, não me senti minimamente tentado a ir ao estádio, mas se fosse o Braga até me coçava todo se tivesse de ficar em casa, não há ronaldos nem Messis que me tentam mais do que um jogo do meu clube.

Vasco Soares

Eu sinceramente não quero criar polémica nenhuma, tenho é o dever, repito o dever e não o direito, de insurgir ,não contra os portuenses ou vimaranenses, ou amarenses, ou vilaverdenses que hoje gostam de futebol,e hoje vieram na enxurrada ao EMB. Repito tenho o dever de me insurgir contra (a falta) de bairrismo (que ou se tem ou não tem) de 3/4 milhares de pessoas que se dizem de Braga e do Braga mas que não põem o traseiro na pedreira por o tone salvador é o presidente, porque o futebol é á noite, porque o diabo a 4. Esses 3 a 4 mil (ou mais ou até menos) se se mobilizassem passava-mos a ter 15 mil na pedreira se calhar daqui a 10 anos seriamos 17 /18 mil, e quem sabe os meus bisnetos teriam que um dia reservar com muita antecipaçao um lugar na esgotada pedreira.
Como disse e peço desculpa por por em caps lock mas se calhar não entenderam bem ; SE O SCB FOSSE UMA QUESTÃO DE FAMILIA QUE PASSA-SE DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, O FUTEBOL ERA SECUNDÁRIO 

rpo.castro

Quote from: Robalo on 08 de October de 2015, 22:49
Não estamos a criar polêmica nenhuma, só estamos a constatar que vivemos num pais de deficientes  mentais, que quando é para ver o Braga arranjam 1001 desculpas e para ver quem só se lembra deles de 4 em 4 anos já vai a correr.
Tás a falar das eleições?  ;)

Se não são do Braga, azar o deles. Grande parte nem serão da cidade de braga.
O primeiro jogo de futebol a sério (exceptuando os regionais) que fui ver foi um França-Portugal sub-21 em Braga. E depois?

Só sei é que com este jogo da selecção falou-se mais vezes em Braga do que nos jogos todos anteriores do campeonato. A Axa é que continua a lucrar, porque há quem insista no nome antigo.
Quem não sente não é filho de boa gente.

comandantX

Qual foi o resultado de hoje que não sei?
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

Cici

Quote from: rvx on 08 de October de 2015, 22:45
Vou repetir o comentário feito no outro tópico. Esta crítica não faz muito sentido, na minha opinião, porque assume que os adeptos que lá foram são potenciais adeptos do Braga, o que é falso por duas razões. Primeiro, a selecção representa um país de 10 milhões de pessoas. Conheço pessoas que lá foram de Guimarães e do Porto, regiões onde há clubes que competem com o Braga. De certeza que muita gente do norte aproveitou a oportunidade e a importância do jogo para ver a equipa que representa o seu país. Segundo, o tipo de adepto que vai ver a selecção é completamente diferente daquele que está disposto a acompanhar um clube regularmente. Não comparem dar 10€ uma única vez por um jogo com fazê-lo regularmente em condições frequentemente adversas. Estão a criar uma polémica desnecessária.

Também partilho desta opinião. São adeptos completamente diferentes os que apoiam um clube ou a selecção. E é óbvio que a maioria que esteve hoje presente no estádio nem adepto do Braga deve ser.
A selecção joga muito poucas vezes no Norte, e principalmente em Braga, e é normal que atraia gente.

A.COSTA

Gostei de ver o estádio cheio. Fica lindo.

Dei comigo a pensar que se o Braga tivesse sempre este apoio seria muito maior. Até comentei com o meu filho, que me disse que assim nenhum Arouca empata em Braga.

Muitos braguistas foram ver a seleção. Mas também foi gente de fora. Obviamente.

Não me sinto no direito de exigir que encham o estádio e vão ver os jogos do Braga. Mas que era lindo, sem dúvida que sim.

Braga por estes dias andou nas TVs e jornais do mundo.

Era lindo ver este estádio repleto de braguistas.  Sonhar não custa. 
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Legião

É de facto especial o que se vive em Bilbao, gosto de futebol e em particular dos ambientes nos estádios e deste sentimento que envolve os clubes. Já me desloquei uns dias ao Pais Basco onde o pude constatar em loco, tenho ainda o objectivo de ir ao "lá bombonera" e outros. Em Bilbau é realmente diferente não como os vitorinos que são filhos de um mito que se alimenta de mandar bitaites na comunicação social e redes sociais e que ainda no último derbi ficaram calados olhar para nós.

Ontem na Pedreira Mágica também dei por mim a pensar nessa questão do estádio estar cheio e comentei com quem estava comigo tivéssemos 80% deste acompanhamento nos jogos do Braga e já tínhamos sido campeões.

Por outro lado também constatei que houve gente que só conseguiu entrar no jogo para ver a 2ª parte (não foi pouca), e o que me preocupa é que o nosso estádio não tem, entre outras coisas, lugares para estacionar, com que vontade é que esta gente ficou de voltar?

A nova Academia devia procurar colmatar um pouco este erro, na AG falaram em ter lugares de estacionamento mas do que vi pareceu-me muito pouco para ajudar a resolver este problema, bem sei que para a grande maioria dos adeptos que frequentam o SB algum esforço extra que se faça para ver o Braga é ultrapassável mas para a grande maioria dos cidadãos não o é e temos de criar condições para que voltem.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

NASCIBRAGUISTA

e faltava eu no estadio.... que nao falto a nenhum jogo do Braga no nosso estadio, e nao fui ver Portugal. Sou mais" doente" pelo nosso Braga!!!!

James

Quote from: rvx on 08 de October de 2015, 22:45
Vou repetir o comentário feito no outro tópico. Esta crítica não faz muito sentido, na minha opinião, porque assume que os adeptos que lá foram são potenciais adeptos do Braga, o que é falso por duas razões. Primeiro, a selecção representa um país de 10 milhões de pessoas. Conheço pessoas que lá foram de Guimarães e do Porto, regiões onde há clubes que competem com o Braga. De certeza que muita gente do norte aproveitou a oportunidade e a importância do jogo para ver a equipa que representa o seu país. Segundo, o tipo de adepto que vai ver a selecção é completamente diferente daquele que está disposto a acompanhar um clube regularmente. Não comparem dar 10€ uma única vez por um jogo com fazê-lo regularmente em condições frequentemente adversas. Estão a criar uma polémica desnecessária.


Considero-me um adepto ferrenho do Braga, quase nunca falho um jogo e muitas vezes me irrito com a falta de adesão que as pessoas têm aos jogos na Pedreira e as desculpas que dão para não irem aos jogos. Sem dúvida que se em Braga tivéssemos, em todos os jogos, metade do ambiente que se vive em Bilbao muito poucas seriam as equipas que vinham cá ganhar ou mesmo empatar.

No entanto, quero dizer que estou 100% de acordo com o comentário acima. Ontem fui ver o jogo da seleção e fiquei orgulhoso por ver o meu país ficar apurado para um Europeu com o apoio de um estádio cheio na minha cidade.

Constatei também que, para além da generalidade dos Braguistas que semanalmente metem 10 mil pessoas no estádio, havia um ambiente diferente com mais mulheres, mais crianças e um ambiente mais festivo (mas ao mesmo tempo menos fervoroso!) do que nos jogos do nosso clube. Vi também pessoas com cachecóis do Paços de Ferreira, do Benfica e uma camisola do Rio Ave. Deste modo, parece-me que estamos a misturar as coisas: sem dúvida que seria para mim um orgulho ter um estádio cheio todas as semanas a apoiar a nossa equipa; no entanto, não podemos ficar revoltados quando recebemos a nossa seleção, no nosso estádio, e vemos que pessoas de todo o Norte vêm encher as nossas bancadas - se isto não acontecer, iremos ter a seleção a jogar sempre nos estádios dos 3 porquinhos e vamos reclamar por causa disso.

Para concluir, acho que é muito importante que se discuta a adesão das pessoas de Braga aos nossos jogos. No entanto, parece-me que não devemos misturar esta questão com os jogos da Seleção.

Dracul

Sou mais um dos que só vai ao futebol para ver o SC BRAGA - o meu clube. A selecção diz-me pouco e raramente vejo os jogos, nem na televisão.
Também não compreendo as desculpas de muita gente para não ir ver o Braga: seja a chuva, o frio, a falta de estacionamento, as horas do jogo, etc.
A verdade é que actualmente está na moda apoiar a selecção. E muita gente que vai ver estes jogos nem as regras do futebol sabe; vão porque fica bem e porque é bonito ver o Cristiano, bater palmas às vedetas e tirar umas selfies no estádio com o cachecol de Portugal.
A menção ao At. Bilbao é perfeita para exemplificar a identidade dum povo com a sua região. É um dos clubes que eu mais admiro.
Não estou aqui a criticar quem gosta de futebol e também gosta de apoiar a selecção nacional. Critico quem paga um bilhete para a selecção e até pede ao patrão para sair mais cedo do trabalho para ir ver o jogo, mas para ir ver o Braga arranja mil desculpas e fica em casa.
Antes de Portugal ser país já Braga existia há muito tempo.
BRAGA SEMPRE!

rpo.castro

Quote from: Dracul on 09 de October de 2015, 09:29
Também não compreendo as desculpas de muita gente para não ir ver o Braga: seja a chuva, o frio, a falta de estacionamento, as horas do jogo, etc.
As desculpas são mesmo isso, desculpas. Se determinada pessoa não tem interesse em apoiar o Braga, também não faz lá falta. Devemos tentar cativar, mas ter pessoas que estão por estar é bem pior que ter os 10.000 do costume.

Eu por outro lado gosto tanto da selecção (desta que é a de alguns e não a de todos nós), que se me dessem bilhetes também só iria se não estivesse frio, tivesse lugar à porta e não tivesse mais nada para fazer.

Eu vou a um espetáculo para me divertir. Se o espetáculo não me causa nenhuma emoção, se não sentir prazer em lá estar, não vou!
Quem não sente não é filho de boa gente.

PAF

As pessoas não gostam do Braga, o seu clube não é nem nunca foi o Braga, querem que elas vão lá fazer o quê?
O pior mesmo é criticarem as pessoas por não irem ver o Braga e ao mesmo tempo praticamente insultarem quem ontem foi ver a seleção... acho que mais estúpido que isto é difícil, pior ainda muitos até são sócios do Braga e que normalmente alguns não levam familiares aos jogos e ontem provavelmente até levaram.

Fazem para aqui uma salgalada que não lembra a ninguém, acho que é a atitude típica do tuga, critica tudo e todos quer faça quer não faça. Se vai é porque vai e devia ter vergonha, se não vai é porque não vai e devia ter vergonha também. Em vez de se tentar perceber o que uns fazem bem e tentar copiar para melhorar no futuro, faz-se exactamente o contrário, faz-se bota abaixo. É o que temos.

Quanto ás desculpas, numa grande maioria e se forem sérios não o são, são desculpas reais, embora para quem gosta do clube nem se chateie com isso. O estádio é a maior aberração que foi feita para o euro 2004, os acessos são uma aberração, quanto está frio é impossível ver um jogo na parte de cima, num jogo como ontem é preciso sair de casa com 2horas de antecedência se não se quer ver só a 2ªparte, um idoso torna-se praticamente impossivel ir ver um jogo, tem que andar meia hora e se for sócio superior ainda morre de ataque antes de chegar ao seu lugar e no próprio estádio praticamente nada funciona... e estamos a falar de um estádio que acabou de fazer 10anos... não foram 50. Houve gente que foi ontem ao jogo que provavelmente nunca mais irá lá voltar, e já ouvi isto dezenas de vezes, é uma história que se vai repetindo e ouvindo vezes sem conta.

E claro criticando-as é que as pessoas vão ir ver o Braga... curioso seria saber se esses mesmos levam toda a familia para o estádio, esposa, filhos, netos, irmãos, é que a  julgar pelo que vejo nas bancadas tenho as minhas sérias duvidas, mas mesmo muito sérias. Alguns falam aqui da familia e  amigos como se eles vivessem em Marte, quando vivem na casa ao lado e convivem com eles todos os dias.

E obviamente ontem tivemos no estádio gente de todo o norte do país e não só de Braga...provavelmente a maioria nem era mesmo de Braga,  mas isso não interessa nada, para fazer bota abaixo tudo serve.

Já agora o Bilbau tinha até à pouco tempo pelo que li pouco mais de 30 mil sócios, numa cidade que é quase o dobro de Braga  e com características totalmente opostas de Braga principalmente no que toca à ligação à cidade e ao próprio clube.

magico_scbraga

#17
Quote from: PAF on 09 de October de 2015, 10:39
As pessoas não gostam do Braga, o seu clube não é nem nunca foi o Braga, querem que elas vão lá fazer o quê?
O pior mesmo é criticarem as pessoas por não irem ver o Braga e ao mesmo tempo praticamente insultarem quem ontem foi ver a seleção... acho que mais estúpido que isto é difícil, pior ainda muitos até são sócios do Braga e que normalmente alguns não levam familiares aos jogos e ontem provavelmente até levaram.

Fazem para aqui uma salgalada que não lembra a ninguém, acho que é a atitude típica do tuga, critica tudo e todos quer faça quer não faça. Se vai é porque vai e devia ter vergonha, se não vai é porque não vai e devia ter vergonha também. Em vez de se tentar perceber o que uns fazem bem e tentar copiar para melhorar no futuro, faz-se exactamente o contrário, faz-se bota abaixo. É o que temos.

Quanto ás desculpas, numa grande maioria e se forem sérios não o são, são desculpas reais, embora para quem gosta do clube nem se chateie com isso. O estádio é a maior aberração que foi feita para o euro 2004, os acessos são uma aberração, quanto está frio é impossível ver um jogo na parte de cima, num jogo como ontem é preciso sair de casa com 2horas de antecedência se não se quer ver só a 2ªparte, um idoso torna-se praticamente impossivel ir ver um jogo, tem que andar meia hora e se for sócio superior ainda morre de ataque antes de chegar ao seu lugar e no próprio estádio praticamente nada funciona... e estamos a falar de um estádio que acabou de fazer 10anos... não foram 50. Houve gente que foi ontem ao jogo que provavelmente nunca mais irá lá voltar, e já ouvi isto dezenas de vezes, é uma história que se vai repetindo e ouvindo vezes sem conta.

E claro criticando-as é que as pessoas vão ir ver o Braga... curioso seria saber se esses mesmos levam toda a familia para o estádio, esposa, filhos, netos, irmãos, é que a  julgar pelo que vejo nas bancadas tenho as minhas sérias duvidas, mas mesmo muito sérias. Alguns falam aqui da familia e  amigos como se eles vivessem em Marte, quando vivem na casa ao lado e convivem com eles todos os dias.

E obviamente ontem tivemos no estádio gente de todo o norte do país e não só de Braga...provavelmente a maioria nem era mesmo de Braga,  mas isso não interessa nada, para fazer bota abaixo tudo serve.

Já agora o Bilbau tinha até à pouco tempo pelo que li pouco mais de 30 mil sócios, numa cidade que é quase o dobro de Braga  e com características totalmente opostas de Braga principalmente no que toca à ligação à cidade e ao próprio clube.

As pessoas nasceram em Braga, vivem em Braga, constituem família em Braga, provavelmente até inscrevem os seus filhos nas escolinhas do Braga, apoiam um metralha e, se preciso for, ainda apontam o dedo ao clube da sua cidade. Quero, no fundo, que não sejam hipócritas.
São muitas as pessoas adeptas de outros clubes que, quando confrontadas sobre a razão pela qual não apoiam o Braga, clube da cidade em que nasceram, não tendo sequer qualquer ligação a outra cidade, respondem alguma das seguintes barbaridades: "O estádio é frio e por isso nunca senti o apelo pelo Braga, ou, sequer, por ir ver os jogos ao estádio" (O estádio da Luz e o do Dragão devem ser incrivelmente aconchegantes, constando até que distribuem mantas e aquecedores por cada adepto); "Se fosse adepto do Braga, ia festejar o quê, se não ganham títulos? "(estes, em larga maioria, são apenas alguns dos futebolisticamente parolos que não consigo suportar); "Não apoio o Braga porque, apesar de ser o clube da minha cidade, é um clube de vendidos, que se ajoelha perante o Porto ou (se o adepto for do Porto) perante o Benfica" (estes dizem o que dizem, inventam todo o tipo de desculpas, mas o que verdadeiramente querem dizer é que não apoiam o Braga porque o Braga se atreve a confrontar os clubes de Lisboa e do Porto. E isso é tremendamente incómodo, sobretudo para estes iluminados que nasceram em Braga).
E, risota das risotas, quando conversava com um senhor de idade já avançada, adepto do Sporting, dizendo eu que não compreendia como podia uma pessoa natural de Braga apoiar um clube que não o Braga, levo com o seguinte resposta : "Deixei de gostar do Braga a partir do momento em que o Mesquita Machado, esse mafioso, foi presidente". Disse eu ao senhor: "E o Sporting não teve como presidente o Godinho Lopes?". Ainda hoje aguardo pela resposta do sujeito!
E o que disse a este senhor poderia ter sido dito a qualquer outra pessoa natural de Guimarães, Barcelos, Coimbra, Setúbal, etc. Mas, como não sinto as dores dos outros, das outras cidades, preocupo-me com o que se passa na minha cidade.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

LS

#18
É aproveitar a onda da academia e fazer um estádio novo, com 20 mil lugares e concerteza não serão precisos 170M de €, se tivermos esse orçamento e com boas cabeças a pensar certamente teríamos o estádio mais confortável do mundo.

Temos o exemplo de uma equipa que nos visitou agora que tem um estádio espectacular para a sua dimensão e custou quase 6x menos que o nosso (apenas 30M): http://www.transfermarkt.pt/fc-groningen/stadion/verein/202, ou também o o White Rock Stadium do Swansea (40M).

Concordo com o PAF quando diz que aquilo é uma aberração, ao inicio até tinha a sua piada, mas depois foi se percebendo que não tem jeito nenhum.

De resto, é coberto mas chove nas bancadas por todos os lados, "apenas" 30mil lugares e as últimas filas são tão altas que é preciso binóculos, acessos horríveis, escadas intermináveis para as bancadas superiores, e, no orçamento de 170M de € não houve meia dúzia de € para meter 2 ou 3 elevadores (sendo que o que há não funciona).

Quando às suas funcionalidades, horríveis também. Luz constantemente a ir abaixo, som horrível, ecrã a ficar todo podre.

Já para não falar que esteticamente é horrível, quem entra pela bancada nascente sabe bem o que digo, um muro de betão à nossa frente. A perspectiva do relvado quem está de frente para o ecrã já é melhor va...

Enfim, a única coisa que se aproveita é a relva.

Não quer dizer que isto me afaste, estou lá faça chuva ou sol, mas haverá um dia que não vou poder andar km's a pé ou subir escadas até não mais. E para chamar pessoas novas, esqueçam, desistem ao fim da 1a vez.

Na minha opinião, o maior entrave ao crescimento do SCB nas assistências nestes últimos anos, foi mesmo o estádio. É uma ideia que ninguém me tira da cabeça, e irá continuar a ser.

Tivéssemos um dos estádios que enumerei em cima, e não tenho dúvidas nenhumas, que neste momento teríamos medias de 15/16mil pessoas por jogo.

LeonelP

É praticamente o mesmo assunto que um outro tópico. Enquanto culparmos as pessoas por não virem ao estádio, nunca vamos lá. Chamar-lhes deficientes realmente vai fazer com que elas venham a correr. Temos que ser inteligentes e proactivos. Temos que ver isto sem os nossos olhos de adeptos ferrenhos e ver quase como um CEO. Basta pensar um bocado e há vários motivos para as pessoas preferirem ver a selecção. Os que estão ao nosso alcance devem ser resolvidos e basta isso para as coisas mudarem substancialmente.