News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 29/09

Started by JotaCC, 29 de September de 2015, 09:26

Previous topic - Next topic

JotaCC

Rafa vale euros e pontos

Braga Médio não foi vendido no mercado de verão, mas marca golos há três jogos consecutivos e a sua cotação continua a subir
Rafa Silva demorou a acertar, talvez desalentado por ter estado perto de uma transferência que não chegou a concretizar-se, mas está novamente em alta e a assinar golos valiosos que ajudam o Braga a atravessar a melhor fase da temporada.
Rafa decidiu o dérbi minhoto e mostrou estar em forma, em vésperas de convocatória da seleção...
O médio ala, de 22 anos, foi decisivo nos únicos triunfos fora dos arsenalistas, ambos por 1-0, primeiro na República Checa com o Slovan Liberec ( Liga Europa), e anteontem, em Guimarães, no dérbi minhoto.
Na terceira época no Braga, é a primeira vez que Rafa marca golos em três jogos seguidos. Nem na estreia (2013/14) conseguiu essa proeza, mesmo tendo feito nove golos em 32 jogos. A produção baixou em 2014/15, com cinco golos em 43 encontros, sendo que, em matéria de concretização, os três golos de agora já estão perto do total do último ano.
Após não ter marcado golos nos quatro primeiros jogos oficiais da época (só com o Rio Ave foi utilizado toda a partida), Rafa estreou-se a faturar em Liberec, num jogo em que a sua exibição nem foi das mais conseguidas da equipa. Mas foi o seu golo que bateu os checos e permitiu ao Braga arrecadar 360 mil euros, o que a UEFA paga por cada vitória na fase de grupos da competição. Seguiu-se a participação, com um golo, na goleada caseira ao Marítimo (5-1), para o campeonato, e agora, em Guimarães, foi novamente decisivo, ao desfazer o nulo e a dar mais dois pontos aos guerreiros, pois o empate apenas renderia um.
Adiada uma transferência que no verão chegou a ser provável, reconquistou a titularidade na equipa e espreita uma possível chamada à seleção. Recorde-se que chegou a ser apontado ao F. C. Porto, mas o presidente Pinto da Costa admitiu que os dez milhões de euros que o Braga pedia por 50% do passe era um valor "excessivo". Mais tarde, confrontando com o tema, Rafa esquivou-se: "Vinte milhões? Não sei quanto valho!".

à margem

André Pinto vai ser operado e pára dois meses
André Pinto, que se lesionou no início do jogo em Guimarães, sofreu uma "luxação na acromioclavicular direita", que o obrigará a ser intervencionado entre hoje e amanhã. A estimativa aponta para uma paragem
competitiva de dois meses.

Nova loja no centro
O Braga, em parceria com a marca de vestuário Lacatoni, vai abrir, em breve, uma loja de venda ao público no centro Comercial "Liberdade street fashion", no centro da cidade. O espaço, com fachada para a Avenida da Liberdade, será o segundo do clube.


Baiano falha Groningen
Baiano sofreu em Guimarães uma lesão muscular na coxa esquerda. O lateral falha o jogo europeu com o Groningen e está em dúvida para a receção ao Arouca. Já Ricardo Ferreira, com um hematoma numa perna, é incógnita para o duelo com os holandeses.


JN

JotaCC

LETAL COMO NUNCA
BRAGA Decisivo no dérbi minhoto, Rafa marca golos há três jogos consecutivos. É o melhor registo de sempre num começo de época

Após abrir alas para o primeiro triunfo na Liga Europa, frente ao Slovan Liberec, o esquerdino não parou de faturar. Henrique Nunes conta que essa propensão já era notória com a idade de júnior

HENRIQUE NUNES COMPARA RAFA A LUÍS FIGO PELA "CATEGORIA" E ACREDITA QUE ELE IRÁ FIXAR-SE NA
SELEÇÃO



Rafa a caminho de dias de excelência, como garante o treinador que o lançou

A incrível facilidade com que Rafa decidiu o dérbi minhoto não é novidade para quem o viu nos juniores. O que surpreende realmente Henrique Nunes, o treinador que o lançou no futebol profissional em 2012/13, ao serviço do Feirense, é a "maturidade" atual do esquerdino do Braga, que, pela primeira vez na carreira, soma três jogos consecutivos a marcar golos num arranque de época. Tudo começou contra o Slovan Liberec, na primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa, e teve repetição contra o Marítimo e o V. Guimarães. "Ultrapassou a mediatização negativa originada pela convocatória para o Mundial do Brasil. Julgo que nessa altura não estava preparado para uma situação daquelas. Está a ganhar estaleca e, por isso, acredito que dentro de dois anos vai mesmo fixar-se na Seleção", estima Henrique Nunes.
No verão de 2012, logo depois de o Feirense ter descido à II Liga, Henrique Nunes só precisou de vê-lo em ação num par de treinos para decidir a sua incorporação no plantel principal. "Dos juniores observados, era o mais evoluído. Já tinha uma técnica fabulosa e velocidade com a bola controlada. No um contra um, era praticamente imbatível. Além de ser um bom finalizador, definia muito bem os lances", recorda o treinador, certo de que foi "o melhor júnior" que lhe passou pelas mãos. "Também lancei o Pedro Martins e o Morgado e, com as mesmas idades, não tinham a mesma categoria e a agressividade do Rafa", afiança.
Os 10 golos que apontaria na II Liga confirmariam as melhores suspeitas de Henrique Nunes. "É um campeonato muito puxado, onde os jogadores fazem valer o seu físico, mas ele deu-se muito bem. Mesmo não sendo um jogador alto, conseguia desequilibrar e finalizar muito bem. Tem mantido essas qualidades e, com o passar do tempo, está a refinar-se", avalia o antigo treinador do Feirense, comparando mesmo Rafa ao antigo bola de ouro Luís Figo. "Faz lembrar o Figo. Há algum tempo que o futebol português não tem um jogador desta categoria e o Rafa tem grande margem de progressão", vincou.


CLÁUSULA
25
Quando o mercado começou a agitar-se em torno de Rafa, o Braga melhorou-lhe as condições salariais, blindando-o com uma cláusula de 25 milhões de euros



LESIONADO BAIANO INCERTO NA DIREITA

A utilização de Baiano no jogo com o Groningen, do Grupo F da Liga Europa, poderá tornar-se impossível. Substituído na primeira parte da partida com o V. Guimarães, o lateral-direito sofreu um estiramento na coxa esquerda e acabou por ser dispensado do treino de ontem. O técnico Paulo Fonseca compensou a substituição forçada do brasileiro com a adaptação de Wilson Eduardo, mas ainda poderá recorrer ao lateral Marcelo Goiano.


André Pinto será operado e vai parar mais de um mês
Com Ricardo Ferreira parado, Boly e Arghus são os únicos centrais do Braga disponíveis

Referência incontornável na defesa do Braga, André Pinto só voltará à ação no começo de novembro, isto no melhor dos cenários. O central sofreu uma luxação no ombro direito durante o jogo com o V. Guimarães e terá de ser operado, não escapando a um longo período de paragem, superior a um mês. O prolongado afastamento do capitão garante ao francês Boly, lançado no decorrer do dérbi minhoto, a titularidade no jogo com o Groningen (Liga Europa), mas Paulo Fonseca corre o risco de ter de recorrer a outra cara nova para formar a habitual dupla de centrais.
Titular, pela primeira vez, frente ao Marítimo, precisamente depois de Boly ter sido expulso contra o Estoril, Ricardo Ferreira sofreu um traumatismo na perna direita, também em Guimarães, e foi aconselhado a parar, não havendo certezas quanto à sua disponibilidade para o compromisso europeu desta quinta-feira. Contas feitas, o treinador dos arsenalistas apenas tem dois centrais operacionais: Boly e Arghus. Oriundo do Maribor, o segundo, de nacionalidade brasileira, ainda não se estreou pelo Braga e a receção aos holandeses do Groningen poderá funcionar como rampa de lançamento.




Agressores fintaram as forças policiais
Pedras não foram atiradas desde os viadutos, mas sim a partir de uma mata na autoestrada

O intendente Rui Matos, que comandou a a força de segurança no Estádio de D.Afonso Henriques, declinou quaisquer responsabilidades nos apedrejamentos aos autocarros que transportavam os adeptos do Braga no regresso a casa, perto da entrada da A11, entre Silvares e Brito. Em declarações a O JOGO, Rui Matos explicou que "o que aconteceu foge da nossa órbita. Nós escapámos por sorte aos apedrejamentos. E as pedras não vieram dos viadutos", contrariando assim a versão apresentada num comunicado emitido anteontem pelo clube arsenalista. Havia elementos da GNR nos viadutos de passagem dos autocarros para evitar os habituais apedrejamentos, mas os agressores alteraram a estratégia: atiraram as pedras desde uma ribanceira, ou seja de baixo para cima. "Tínhamos carros à frente e atrás dos autocarros dos adeptos, fizemos a proteção que é normal – até Braga – e só por sorte não fomos atingidos pelas pedras", conta Rui Matos.
No que era da responsabilidade da PSP que fez a segurança no estádio, "foi tudo cumprido na normalidade. Os incidentes não foram no estádio nem dentro da cidade de Guimarães". Exceção para as tochas que foram lançadas para o relvado e que levaram mesmo à interrupção do jogo, ao minuto 23, quando a claque red boys (que completou 23 anos) lançou uma série de tochas para o relvado. "Foram três pessoas detidas e apreendido material pirotécnico, muito mesmo"... De alguma forma, o responsável da GNR que comandou a força de vigilância no trajeto dos autocarros confirma a versão da PSP. "Reforçámos os dispositivos nos viadutos e nos locais que entendemos serem suscetíveis deste tipo de atitudes. Os indivíduos atacaram pela mata, fora dos locais onde nos encontrávamos e que estavam assinalados como pontos de ataque", disse a O JOGO o tenente Rodrigues do corpo territorial da GNR de Braga. Ter um agente em cada metro da autoestrada será impossível, mas num próximo dérbi a vigilância vai ser repensada, soube O JOGO. A GNR procura agora encontrar os autores dos apedrejamentos.

O JOGO

JotaCC

Braga não pode perder pontos com o Groningen
Para José Nuno Azevedo os holandeses estão mais pressionados e o Braga é ligeiramente favorito. A partida do grupo F acontece no Minho e começa às 20.05.

O Braga pode, esta quinta-feira, alargar vantagem para o seu mais directo adversário no grupo G da Liga Europa.
Os arsenalistas recebem no seu estádio o Groningen e, em caso de vitória, "cavam um fosso" importante para aquele é que apontado como o concorrente directo ao apuramento para a próxima fase da competição.
José Nuno Azevedo, comentador da Renascença e antigo jogador dos arsenalistas, considera que a equipa orientada por Paulo Fonseca "não pode perder pontos" com o conjunto holandês.
"Neste grupo em teoria o Marselha será o adversário mais forte", começa por dizer o antigo defesa. Em Bola Branca, José Nuno Azevedo reforça que "para quem quer ser apurado", é "importante ganhar os jogos em casa".
Na análise ao adversário dos minhotos o comentador da Renascença alerta para os perigos do Groningen no ataque, mas por vezes e derivado a esse pendor ofensivo, transforma-se num conjunto "algo desequilibrado".
O facto de na primeira jornada da Liga Europa os holandeses terem perdido no seu reduto, faz com que cheguem a Braga "pressionados" e que por isso "podem criar problemas". No entanto, José Nuno Azevedo considera que o actual momento dos arsenalistas torna-o "um pouquinho mais favorito para esta partida".

RR

JotaCC

Braga quer continuar a somar, Sporting procura os primeiros pontos
Belenenses, Sp. Braga e Sporting entram em ação esta quinta-feira.

O Sporting de Braga tem quinta-feira o jogo ideal para encaminhar o apuramento para os 16avos de final da Liga Europa em futebol, numa segunda jornada da fase de grupos que se prevê complicada para Sporting e Belenenses.
A formação 'arsenalista' começou da melhor forma, com um triunfo por 1-0 no reduto dos checos do Slovan Liberec, e, vencendo em casa o Groningen, oitavo do campeonato holandês, pode ficar, desde já, muito perto do apuramento.

Por seu lado, o Sporting, surpreendido em casa pelos russos do Lokomotiv Moscovo (1-3) na ronda inaugural, está quase 'obrigado' a não perder no sempre complicado reduto dos turcos do Besiktas, a equipa de Ricardo Quaresma.
Quanto ao estreante Belenenses, que conseguiu pontuar no primeiro jogo – 0-0 no reduto do Lech Poznan, 16.º e último do campeonato polaco -, apenas pode 'sonhar', frente a uma Fiorentina que assumiu domingo o comando do campeonato de Itália e precisa de 'emendar' o 1-2 com o Basileia.

No Grupo F, o Sporting de Braga espera que a lógica prevaleça e que, no final da noite, esteja na frente, com seis pontos, junto ao Marselha - recebe o Slovan Liberec -, situação que projeta um apuramento sem problemas.
O internacional luso Rafa foi o 'herói' da primeira jornada, com o golo na República Checa, aos 60 minutos, que repetiu domingo em Guimarães, no dérbi minhoto, desta vez aos 74, em encontro da sexta ronda da I Liga de futebol.
Se os 'arsenalistas' podem selar 'meio' apuramento, o Sporting pode ficar, precisamente, em posição oposta, o que acontecerá se não pontuar em Istambul, pois, no outro jogo do Grupo H, o Lokomotiv vencerá em casa, com mais ou menos problemas, os albaneses do Skenderbeu.

Como aconteceu várias vezes na sua passagem pelo Benfica, o agora treinador 'leonino', Jorge Jesus, desvalorizou a Europa, poupando, no primeiro jogo, Naldo, Bryan Ruiz e Slimani, o que terá custado caro ao Sporting.
Agora, os 'leões' têm, pelo menos, de pontuar em Istambul, onde não terão João Mário, que cumprirá o segundo de três jogos de castigo, e, provavelmente, continuarão sem Carrillo: ou renova ou não joga mais - parece ser a 'sorte' do peruano, que termina contrato no final da época.
Para piorar a situação, o Sporting chega à Turquia 'tocado' por ter falhado o assalto à liderança da I Liga portuguesa, com um 'nulo' no Bessa, ao contrário do Besiktas, que subiu ao primeiro posto na Turquia, ao vencer em casa o ex-líder Fenerbahçe (3-2), de Vítor Pereira.
Quanto ao Belenenses, que está a disputar a primeira fase de grupos da sua história, tem pela frente a Fiorentina, de Paulo Sousa, que ascendeu domingo à liderança do campeonato de Itália, ao vencer fora, de forma categórica, o ex-líder Inter de Milão por 4-1.
A conexão Ilicic/Kalinic 'arrasou' os milaneses e pode ser um grande problema para o conjunto do Restelo, até porque a formação 'viola' caiu na receção ao Basileia, na primeira ronda, e quererá recolocar-se na rota do apuramento.
Se conseguisse vencer, o conjunto comandado por Ricardo Sá Pinto, que começou com uma igualdade a zero na Polónia, onde atirou duas bolas ao 'ferro', poderia entrar nas contas do apuramento, o que seria uma enorme surpresa.
No que respeita aos outros agrupamentos, destaque para a receção dos franceses do Mónaco, de Leonardo Jardim, Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão, João Moutinho, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro, aos ingleses do Tottenham.

SAPO DESPORTO

Bruno3429

Nomeações da 7.ª jornada

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol divulgou esta terça-feira as nomeações para os encontros da 7.ª jornada da Liga.

Jogos e nomeações da 7.ª jornada:

Sexta-feira, 2 de outubro:
V. Setúbal-Estoril, João Capela (AF Lisboa)

Sábado, 3 de outubro:
Paços de Ferreira-Nacional, Nuno Almeida (AF Algarve)
Académica-Marítimo, Bruno Paixão (AF Setúbal)
Rio Ave-Boavista, Carlos Xistra (AF Castelo Branco)
Tondela-Moreirense, André Moreira (AF Leiria)

Domingo, 4 de outubro:
SC Braga-Arouca, Manuel Oliveira (AF Porto)

FC Porto-Belenenses, Jorge Ferreira (AF Braga)
União-Benfica, Cosme Machado (AF Braga)
Sporting-V. Guimarães, Rui Costa (AF Porto)

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga: Montenegro chama Vukcevic, Egito chama Hassan
Internacionais vão representar as respetivas seleções na segunda semana de outubro

O montenegrino Nikola Vukcevic e o egípcio Hassan, do Sp. Braga, foram convocados para as respetivas seleções, anunciou o clube minhoto esta terça-feira.

O médio do Montenegro foi convocado para os jogos com a Áustria (9 de outubro) e a Rússia (12 de outubro), relativos ao Grupo G da fase de qualificação para o Euro 2016.

Hassan, por seu lado, vai representar a seleção dos «faraós» frente ao Senegal (7 de outubro) e Zambia (11 de outubro).

Maisfutebol