News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 27/09

Started by JotaCC, 27 de September de 2015, 09:02

Previous topic - Next topic

JotaCC

Minho em ebulição à procura de três pontos

Não é fácil passar toda a informação aos jogadores em três, quatro dias, mas penso que a equipa está preparada" O 12.º jogador é importante e espero que os vitorianos nos apoiem, gostem ou não do treinador"
Treinador do V. Guimarães
Sérgio Conceição Quero desde já lamentar a saída do Armando Evangelista do Vitória e saudar o regresso do Sérgio aos bancos" Este é um dos jogos mais especiais do nosso futebol e a classificação pouco importa"
Paulo Fonseca
Treinador do Sp. Braga




A festa do futebol minhoto está reservada para o final da tarde de hoje, em Guimarães, no D. Afonso Henriques, quando Vitória e Sp.Braga iniciarem o 57.º dérbi minhoto entre ambos no principal escalão nacional nos jogos disputados na Cidade-berço. O saldo é favorável à equipa da casa, somando 37 vitórias, contra apenas seis do eterno rival.
Uma tendência que Sérgio Conceição quer manter diante a sua ex-equipa, no encontro que assinalará a estreia no comando técnico dos vitorianos. "Vamos dar tudo para ganhar", disse. E, apesar de a chegada do técnico não ter sido consensual entre os adeptos vitorianos, o novo líder deixou um apelo. "O 12º jogador é importante e os vitorianos, quer gostem ou não do treinador, apoiem a equipa".
Do lado do Sp.Braga, Paulo Fonseca é a voz da confiança. "Acredito que os meus jogadores vão querer ganhar mais o jogo do que os do Vitória", anunciou, ciente que o atual momento das duas equipas na Liga não é relevante. "É um dos jogos mais especiais do nosso futebol. A classificação pouco importa e o favoritismo pouco significa", concluiu.

JN

Bruno3429

V. Guimarães-Sp. Braga (antevisão): Conceição acende chama do dérbi
Vimaranenses com novo técnico recebem bracarenses em ascensão
Por Bruno José Ferreira     

MOMENTO

V. Guimarães: Sérgio Conceição é a principal referência do V. Guimarães para o dérbi minhoto, esperando que produza os efeitos de uma «chicotada psicológica». A temporada não começou de feição e mais do que os resultados, as exibições do V. Guimarães não convenceram os adeptos. A gota de água foi o empate, sofrido, no Bonfim, quando o V. Setúbal ficou reduzido a dez unidades logo no primeiro minuto. Mesmo sem perder há três jogos, Armando Evangelista saiu do comando técnico. Ainda que Sérgio Conceição não tenha conseguido moldar a equipa à sua imagem, o fator psicológico é arma de que o Vitória se pode munir.

Sp. Braga: a construir uma nova identidade de jogo, mas com traços já bem definidos e em franca evolução, o Sp. Braga apresenta-se no D. Afonso Henriques numa senda de resultados positivos. O conjunto de Paulo Fonseca goleou o Marítimo por cinco boas a uma na última jornada da Liga e venceu o Slovan Liberec na República Checa, no primeiro jogo da Liga Europa. Resultados animadores, que garantem o quinto lugar. Contudo, os arsenalistas ainda não conseguiram vencer fora de casa no campeonato, averbando duas derrotas.

AUSÊNCIAS

V. Guimarães: Breno, Moreno, Otávio e Alex (lesionados).

Sp. Braga: Roman, Hassan e Crislan (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Sérgio Conceição (V. Guimarães): «O Vitória é um clube que está habituado a ganhar. Os resultados não foram aquilo que os adeptos e até o anterior treinador desejariam. Eu vim para mudar alguma coisa. Só a minha presença, eu ou de outro treinador qualquer, faz com que os jogadores despertem. Sei identificar os pontos fortes do Sp. Braga, e, também, as fragilidades que possam ter. Os jogos são diferentes e o treinador é diferente. Em termos de qualidade individual, conheço. Em termos coletivos, também não há grandes segredos, por causa do scouting»

Paulo Fonseca (Sp. Braga): «Do ponto de vista tático não vamos ter uma equipa à imagem do Sérgio, foram apenas três, quatro dias, e para influenciar comportamentos leva algum tempo. Do ponto de vista emocional, sim, o Vitória já vai ter o dedo do Sérgio, que vai incutir uma enorme vontade de vencer nos seus jogadores. Acredito que essa enorme vontade de vencer dos jogadores do Vitória de Guimarães não vai ser maior que a nossa, isso é certinho. No mínimo, vai ser igual, mas eu acredito que os meus jogadores vão ter mais vontade do que eles».


HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Supremacia do V. Guimarães nas receções ao rival Sp. Braga. Num total de 65 jogos disputados em Guimarães entre os dois emblemas, o triunfo sorriu à equipa da casa por 40 ocasiões, registando-se ainda quinze empates. O Sp. Braga venceu uma dezena de encontros na cidade-berço. Na época passada o V. Guimarães venceu o encontro da Liga com um golo de Valente. Contudo, os bracarenses levaram a melhor a Taça de Portugal, tendo eliminado os vimaranenses com dois golos de Rafa.

Maisfutebol

JotaCC

"Este dérbi tem aura especial"
Paulo Fonseca admite que o jogo com o rival envolve algo mais do que os três pontos em discussão

"Do ponto de vista tático, ainda não vamos ter um V. Guimarães à imagem do Sérgio Conceição"
Paulo Fonseca
Treinador do Braga


Treinador do Braga quer aproveitar o bom momento da equipa para somar a terceira vitória seguida e dedicá-la aos adeptos. À espera de um ambiente formidável, propõe-se assumir o jogo


Paulo Fonseca estreia-se esta tarde a disputar o dérbi minhoto

Paulo Fonseca passou duas épocas como jogador no V. Guimarães, mas só hoje vai estrear-se neste dérbi que o próprio considera ser "um dos jogos mais especiais do futebol português". Sem rodeios, o treinador do Braga assumiu a importância desta partida. "Seria lógico dizer que estão em disputa apenas três pontos, mas há mais do que isso. Há uma aura especial em torno deste jogo", frisou, destacando que a equipa "está num bom momento e quer a terceira vitória seguida para dedicar aos adeptos, que têm sido excecionais no apoio".
Paulo Fonseca espera "desfrutar ao máximo" deste clássico entre as "duas maiores equipas do Minho", num "ambiente formidável". E promete o Braga fiel ao seu modelo de jogo. "Jogamos sempre da mesma maneira: queremos ter a iniciativa e não vamos mudar nada só porque o adversário é o V. Guimarães", referiu. Do lado do adversário, não antevê alterações significativas, apesar da mudança de treinador. "Do ponto de vista tático, ainda não vamos ter uma equipa à imagem do Sérgio Conceição. São três ou quatro dias de trabalho e influenciar comportamentos leva o seu tempo. Do ponto vista emocional, acho que sim, vai incutir uma enorme vontade de vencer. Mas a nossa vontade será ainda maior", vincou.
Paulo Fonseca pensa "num jogo de cada vez" e, por isso, "não haverá qualquer gestão" em virtude da receção ao Groningen, para a Liga Europa.



Técnico saúda regresso de Sérgio

Paulo Fonseca fez questão de "lamentar a saída de Armando Evangelista e saudar o regresso de Sérgio Conceição", mas tentou aliviar a insistência sobre o reencontro do Braga com o ex-treinador. "É um jogo entre o Braga e o V. Guimarães e não entre o Braga e o Sérgio Conceição", disse, lembrando que o "Vitória só perdeu com o FC Porto, o que atesta a sua qualidade".



TRÊS ESTÃO DE VOLTA

Com todo o plantel disponível, Paulo Fonseca chamou 19 jogadores para a curta deslocação a Guimarães. Em relação ao jogo com o Marítimo, destaque para os regressos de Boly e Mauro, após castigo, e Hassan, recuperado da lesão que o afastava da competição desde o final de agosto. O avançado egípcio, porém, terá ainda de esperar para entrar no onze. Rui Fonte e Stojiljkovic marcaram ao Marítimo e continuarão a ser as apostas para a frente de ataque. Já os outros regressados deverão ter entrada direta no onze: Boly para o lugar de Ricardo Ferreira e Mauro para o de Luiz Carlos. Fora da lista ficaram, desta vez, Arghus, Goiano e Rodrigo Pinho. Joan Román e Crislan também já estão recuperados dos problemas físicos que os impediram de jogar com o Marítimo, mas ainda não reentraram nas contas de Fonseca.



GRONINGEN DERROTADO

Em jogo a contar para a sétima jornada do campeonato holandês, o Groningen perdeu no terreno do líder Ajax por 2-0. Nemanja Gudelj, aos 23', e Viktor Fischer, aos 81', foram os autores dos golos. O Groningen segue na oitava posição, com três vitórias, um empate e três derrotas. A equipa treinada por Erwin van de Looi (na foto) jogará em Braga na quinta-feira para a segunda jornada do Grupo F da Liga Europa. Na estreia perdeu com o Marselha, em casa, por 3-0.


O JOGO

JotaCC


Bruno3429

V. Guimarães-Sp. Braga, 0-1 (crónica)
Rafa desata dérbi e junta o Sp. Braga ao grupos dos terceiros
Por Bruno José Ferreira       

Dérbi intenso, jogado com muito contacto físico e cada lance disputado no limite. Rafa desatou o nó e sentenciou a derrota na estreia de Sérgio Conceição no comando técnico do V. Guimarães.

Os vimaranenses foram aguerridos, deixaram boas indicações e até estiveram por cima no encontro, mas a organização do Sp. Braga susteve o ímpeto do adversário e reservou uma dose de frieza para carimbar três pontos saborosos que colam os minhotos ao Benfica e ao Estoril no grupo dos terceiros classificados.
 
O onze de Sérgio Conceição contou com duas mudanças em relação ao último jogo do V. Guimarães. Em estreia na cidade berço, o técnico fez também estrear-se Dalbert na lateral esquerda. Contudo, a maior alteração mais significativa deu-se no miolo, com a recuperação do duplo pivô defensivo ensaiado no início da época por Armando Evangelista.
 
Motivado pelo efeito da chegada do novo técnico, o V. Guimarães entrou em campo destemido, notoriamente com outra força anímica, distinta do habitual até agora. Fruto dessa entrada forte, os vimaranenses encostaram o Sp. Braga às cordas, alcançando vários pontapés de canto em movimentações ofensivas interessantes.
 
Contudo, com naturalidade os bracarenses equilibraram os pratos da balança, sacudiram a pressão inicial da equipa da casa e dividiram o jogo, até com predomínio em certos momentos. As duas substituições forçadas operadas por Fonseca, em virtude das lesões de André Pinto e Baiano, não abanaram com a estrutura do Sp. Braga e até foi o conjunto de Fonseca a criar o primeiro lance de perigo do encontro.   
 
Em boa situação no interior da área, Alan aproveitou um ressalto de bola para disferir um potente remate aos catorze minutos. Douglas fez-se ao lance de forma destemida e levou, literalmente, com a bola na cara. Valeu o instinto do guardião brasileiro a salvar o V. Guimarães.
 
Kritciuk não quis ficar atrás e com uma excelente defesa evitou o golo numa das melhores jogadas do encontro. Depois de várias triangulações no ataque, Montoya ficou em condições privilegiadas para fazer abanar as redes, mas as luvas de Kritciuk sacudiram a bola para canto.
 
Uma oportunidade para cada lado e domínio repartido no rescaldo de uma primeira parte muito quezilenta e com várias paragens. Depois do descanso o Sp. Braga entrou na mesma toada, a jogar com tranquilidade e de forma apoiada, entrando melhor no segundo tempo.
 
Mas, o V. Guimarães cresceu e assumiu as rédeas do jogo. Com um futebol apoiado e a toda a largura do terreno, a equipa de Sérgio Conceição acercou-se da baliza de Kritciuk e a intervenção do guarda-redes foi fundamental a segurar o nulo no marcador.
 
Aos 56 minutos Dalbert teve uma boa incursão na esquerda e cruzou para o centro do terreno. Montoya rematou ao poste da baliza do Sp. Braga e na ressaca Bruno Gaspar, muito adiantado, rematou para uma defesa difícil do guardião russo do Sp. Braga.
 
Contra a corrente do jogo, e depois de um período em que a equipa da casa se apresentou a bom nível, o Sp. Braga destilou veneno e serviu um golpe duro, a sangue frio, no rival. A envolvência ofensiva do conjunto de Paulo Fonseca baralhou as marcações do Vitória, deixando Rafa na cara de Douglas. O jovem português, que havia dado o triunfo ao Sp. Braga em Liberec, voltou a marcar, carimbando o primeiro triunfo fora de portas dos bracarenses na presente edição da Liga.

Com cerca de um quarto de hora para jogar, o V. Guimarães acusou o golo sofrido e não teve argumentos para retaliar. A equipa da casa balanceou-se para o ataque, mas sempre com mais coração do que cabeça.

O V. Guimarães demonstrou outra imagem, lutou pelos três pontos e regressou aos balneários debaixo de aplausos. Faltou lucidez para conseguir mais.

Três pontos saborosos para o Sp. Braga, os primeiros fora de casa,que encostam os arsenalistas ao Estoril e ao Benfica no grupo dos terceiros classificados da Liga. Terceiro triunfo consecutivo, que coloca o Sp. Braga a dois pontos da liderança.

V. Guimarães-Sp. Braga, 0-1 (destaques)
Génio de Rafa
Por Bruno José Ferreira     

Figura: Rafa

Não estava a ter oite propriamente inspirada, durante grandes períodos do encontro até esteve alheado do epicentro da ação. Mas, num lance de envolvimento ofensivo, apareceu de forma preponderante no encontre, a tempo de resolver o dérbi. Na época passada havia sido decisivo na eliminação do V. Guimarães da Taça de Portugal, esta noite voltou a fazer das suas. Frieza, velocidade e técnica dar o golo aos guerreiros. Inscreve o seu nome nas duas vitórias fora de casa alcançadas pelo Sp. Braga.
 
Momento: golo de Rafa (minuto 73)

Ma melhor fase do V. Guimarães, Rafa serviu uma dose de pragmatismo ao rival colocando os bracarenses em vantagem no D. Afonso Henriques. O médio apareceu bem no corredor central, a circulação de bola arsenalista iludiu a defensiva vitoriana, e na cara de Douglas o jovem internacional português driblou o guarda-redes antes de atirar para o fundo das redes. Teve tempo para tudo Rafa, fazendo-se valer da sua velocidade para se isolar em frente à baliza do V. Guimarães.
   
Negativo: André Pinto e Baino lesionados no primeiro tempo

Paulo Fonseca teve que fazer duas alterações forçadas ainda no primeiro tempo. Os defesas André Pinto e Baiano lesionaram-se e tiveram que abandonar o relvado. No caso de André Pinto, o central saiu logo aos nove minutos depois de uma disputa de bola com Tomané. A dez minutos do intervalo foi Baiano a ser substituído, sendo que foi Wilson Eduardo a entrar para fechar o lado direito da defesa. Duas lesões que reduziram a margem de manobra do treinador arsenalista, no que às mudanças na sua equipa diz respeito.
 

OUTROS DESTAQUES

Bruno Gaspar: providencial a defender, servindo de bombeiro do V. Guimarães em lances que acabam por não entrar nas galerias dos momentos do jogo mas que, caso não fosse a intervenção do lateral direito, teriam provocado perigo junto da baliza vimaranense. Exibição esforçada, também com sinal mais no apoio ao ataque.
 
Djavan: o lateral esquerdo brasileiro voltou a estar muito interventivo nas movimentações ofensivas da equipa montada por Paulo Fonseca. Apareceu várias ocasiões junto à linha em condições de servir os atacantes. Teve intervenção no golo do Sp. Braga, entrando na jogada que isolou Rafa.
 
Dalbert: estreia na equipa principal do V. Guimarães, num jogo de intensidade máxima para os vimaranenses. Não acusou a pressão e esteve em destaque, essencialmente a atacar. O lateral brasileiro de 22 anos esteve no lance de maior perigo do V. Guimarães, ao cruzar para o remate de Montoya ao ferro.
 
Kritiuk: exibição tranquila, sem um grande volume de trabalho, mas ainda assim com duas defesas verdadeiramente espetaculares a negar o golo ao V. Guimarães. No primeiro tempo travou um remate perigoso de Montoya, no segundo tempo impediu que Bruno Gaspar abrisse o ativo. Crucial nestes dois lances.


Rafa: «Soubemos sofrer juntos»
Médio do Sp. Braga decidiu o dérbi

Rafa, médio do Sp. Braga, na flash à SportTV, após o triunfo em Guimarães:

«Foi uma vitória muito importante para nós»

«O Guimarães entrou bem na segunda parte, mas soubemos sofrer juntos e reagimos. Acabámos por merecer vencer».

«Estou em Braga de alma e coração, com muito gosto. Um jogador tem que acatar o que lhe acontece na carreira»

Maisfutebol

Bruno3429

«É especial vencer em Guimarães» - Paulo Fonseca

O treinador do SC Braga lamentou as contrariedades que afetaram a equipa durante o derby com o Vitória de Guimarães mas reconheceu que soube bem vencer (1-0) no campo do rival minhoto.

«Foi um jogo azarado, com dois defesas lesionados na primeira parte e um avançado a jogar a lateral – foram muitas contrariedades que prejudicaram o nosso jogo. Quando marcámos, éramos a equipa com postura mais defensiva por força das dificuldades que o Vitória nos impunha mas a equipa soube unir-se e conseguimos marcar. A equipa soube sofrer», disse à Sport TV no final do encontro em Guimarães, onde o SC Braga conseguiu a primeira vitória fora esta temporada:

- Foi realmente especial por ser a nossa primeira vitória fora no campeonato e também porque foi em Guimarães. Fruto da rivalidade que existe entre os dois clubes, não posso esconder que é muito bom ganhar aqui.

«Queremos andar lá em cima e estamos a conseguir isso. Temos muito para evoluir e vamos continuar o nosso trabalho para dar sequência aos resultados. Estou satisfeito com o grupo que tem sido de uma entrega excecional», concluiu.

A Bola

Bruno3429

Rafa decidiu dérbi minhoto
VICTOR JORGE OLIVEIRA

O Sp.Braga venceu no reduto do rival Vitória de Guimarães, por 1-0, nesta noite de domingo, em jogo da 6ª jornada da liga. Num dérbi minhoto nem sempre bem jogado, mas com fases de grande qualidade, prevaleceu o golo de Rafa.

O primeiro tempo não teve o brilhantismo pretendido, com demasiadas paragens a quebrarem o ritmo de jogo desejado por Sérgio Conceição e Paulo Fonseca. Excetuando os remates de Alan e Montoya, que despertaram os muitos adeptos que marcaram presença no estádio D.Afonso Henriques, os primeiros 45 minutos tiveram poucos motivos de interesse.

Os vitorianos entraram melhores no segundo tempo. Montoya, Bruno Gaspar e Ricardo Valente tiveram oportunidades para colocar a equipa em vantagem, mas o desperdício registado, com Kritciuk em bom plano, foi penalizado com a eficácia adversária. Rafa, em jogada individual, isolou-se perante Douglas, não tremendo no duelo com o guarda-redes vitoriano.
Em desvantagem no marcador, na estreia no comando técnico dos vitorianos, Sérgio Conceição lançou os avançados Henrique Dourado e Licá, em detrimento de Tozé e Montoya. A equipa cresceu, mas imperou a concentração defensiva do Sp.Braga nos minutos finais.

JN

Bruno3429

Braga vence em Guimarães e cola-se ao Benfica

Rafa, a 15 minutos dos 90', marcou o único golo do encontro. Sérgio Conceição estreou-se no banco dos vimaranenses com uma derrota

O Braga voltou a colar-se ao Benfica e ao Estoril no terceiro lugar da I Liga, ao vencer fora o rival Vitória de Guimarães por 1-0, na sexta jornada.

Um golo do internacional luso Rafa, aos 74 minutos, selou o triunfo dos comandados de Paulo Fonseca, frente a uns vimaranenses que estrearam Sérgio Conceição como técnico, em substituição de Armando Evangelista.

Com o primeiro triunfo fora, após duas derrotas, o Braga igualou os 12 pontos de Benfica e Estoril, colocando-se a apenas dois de FC Porto e Sporting, enquanto o Vitória somou o primeiro desaire em casa e manteve-se com seis pontos, caindo para o 15.º posto.


"Não escondo que é muito bom ganhar aqui"

Treinador do Braga reconhece que a sua equipa marcou o golo da vitória quando estava a passar por algumas dificuldades face ao jogo direto do V.Guimarães.

"O jogo teve um início tremendo para nós, já que ao fim da primeira meia hora tínhamos dois jogadores lesionados e tive que colocar um avançado como lateral-direito. Portanto, essas contrariedades prejudicaram o nosso jogo. Marcámos quando a equipa estava mais defensiva, devido ao jogo direto do V.Guimarães, que nos criou dificuldades, mas ela soube sofrer e unir-se", palavras de Paulo Fonseca, depois do triunfo do Braga em Guimarães.

"Conseguimos chegar ao golo num momento em que não estávamos por cima. Tivemos algumas dificuldades em ganhar as segundas bolas, mas, volto a dizer que o Braga soube unir-se e defender bem", disse ainda o treinador do Braga, para acrescentar:

"Já tinha assumido que este era um jogo especial e foi, pois o Braga conseguiu a sua primeira vitória fora no campeonato e logo em Guimarães, conhecendo-se a rivalidade entre os dois clubes. Não escondo que é muito bom ganhar aqui".

Em relação ao futuro, Paulo Fonseca referiu:

"Nós queremos andar lá em cima, perto das equipas da frente. Esta equipa do Braga ainda tem muito para evoluir e vamos continuar o nosso trabalho, para dar sequência aos bons resultados. Estou muito satisfeito com o grupo de trabalho, pela entrega e dedicação, que tem sido excecional".

O Jogo

Pé Ligeiro

Um adepto ferido após apedrejamento de autocarros

Pelo menos um adepto do SC Braga ficou ferido na sequência do apedrejamento de que foram alvo os autocarros que transportavam os adeptos do clube após o jogo com o Vitória de Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques.

Do primeiro apedrejamento, a um quilómetro do estádio e perto do hospital de Guimarães, resultou um ferido que precisou de assistência médica. A PSP cortou a estrada que dá acesso à A3 e à A11.

Já na A11, três quilómetros depois das portagens, mais pedras foram atiradas na direção dos autocarros que transportavam os adeptos do SC Braga. O INEM e a PSP foram chamados ao local e estão a fazer o levantamento da situação.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!