News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 25/09

Started by Bruno3429, 25 de September de 2015, 08:16

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: Terceiro melhor ataque para quebrar malapata
Joana Russo Belo

O terceiro melhor ataque da I Liga à procura de quebrar a malapata dos jogos fora de casa. O SC Braga prepara o dérbi minhoto em Guimarães - agendado para domingo, às 19.15 horas - com a confiança em alta depois do triunfo no regresso à Liga Europa e da goleada imposta ao Marítimo, na última jornada do campeonato.
Um resultado gordo de 5-1, que fez disparar a equipa bracarense para o top nacional a nível de ataque: 11 golos marcados, naquele que é já o terceiro ataque mais feroz da I Liga, só ultrapassado pelo Vitória de Setúbal (12) e Benfica (13).
Um dado curioso é que todos os 11 golos dos guerreiros do Minho foram apontados na fortaleza da Pedreira, Estádio Municipal onde o SC Braga mantém o registo cem por cento vitorioso, com três triunfos em três desafios.
A estreia na I Liga aconteceu em casa, diante do Nacional, encontro que terminou com a vitória por 2-1, fruto dos golos de Pedro Santos e Román. À terceira ronda, o SC Braga recebeu e goleou o Boavista, por claros 4-0, com um bis de Vukcevic e golos de Crislan e Alan. Na última jornada, o alvo foi o Marítimo: goleada por 5-1, com um bis do estreante Stojiljkovic e tentos de Rafa, Alan e Rui Fonte.
O registo em casa (9 pontos) contrasta com os maus resultados fora de portas. Em cinco jornadas, o SC Braga ainda não conseguiu vencer no terreno dos adversários. Em Vila do Conde, na 2.ª ronda, perdeu por 1-0, e, no Estoril, foi derrotado também pela margem mínima.

Correio do Minho

Bruno3429

Román arrasta duo para o Castelo
HASSAN E CRISLAN RECEBERAM LUZ VERDE

Para além da calma que se vive por Braga, Paulo Fonseca vai recebendo boas notícias à medida que o dérbi de depois de amanhã se aproxima. Ontem, Román já integrou a maioria dos exercícios com bola e hoje deve ser a vez de Hassan e Crislan receberem luz verde do departamento clínico para se treinarem. Em princípio, o trio estará em condições físicas para ser convocado para um dos mais aguardados jogos desta jornada.

Román foi o primeiro dos três a integrar, ainda que de forma parcial, o treino de ontem. Omédio-ofensivo espanhol tem sido utilizado nos corredores do ataque e é visto como um jogador importante para agitar uma partida quando salta do banco. Rafa será titular e deverá ter a companhia de Alan ou Pedro Santos no corredor contrário. Um deles irá ser suplente e poderá ter a companhia do menino que chegou de Barcelona.

Já no ataque, Rui Fonte e Stojiljkovic têm tudo para segurar os lugares, mas PauloFonseca precisa de mais armas no banco, onde Wilson Eduardo tem sido a principal alternativa. A raça e a imprevisibilidade de Crislan ou o sentido de baliza de Hassan podem ser muito importantes num jogo como o dérbi que se avizinha contra o V. Guimarães.

Hoje o plantel dos guerreiros volta a treinar da parte da tarde.

Record

Bruno3429

Sp. Braga: Boly e Mauro regressam às opções
Dupla disponível para o dérbi minhoto

O técnico do Sp. Braga, Paulo Fonseca, conta com os regressos de Boly e Mauro para a deslocação do próximo domingo ao Estádio D. Afonso Henriques. A dupla foi expulsa no jogo diante do Estoril, pelo que teve que cumprir castigo na receção ao Marítimo, no último jogo da Liga.
 
Desta feita, o defesa central e o médio aumentam o leque de opções de Fonseca para o dérbi da sexta jornada, com o V. Guimarães. Roman, Hassan e Crislan continuam a trabalhar de forma condicionada no relvado, pelo ainda não é certa recuperação para o jogo de domingo.

Maisfutebol

JotaCC

Do anonimato à glória perdida
V. Guimarães-Braga O passado dos dois técnicos nos clubes rivais, que se defrontam depois de amanhã, mostra diferenças e semelhanças

Paulo Fonseca, agora no comando técnico do Braga, regressa depois de amanhã (19.15 horas, SportTV1), a Guimarães, clube que representou enquanto jogador, por duas épocas, em 1998/99 e 1999/00.
Se Sérgio Conceição se estreia no banco dos vimaranenses, à 6.ª jornada da Liga, precisamente frente ao emblema que orientou pela última vez, Paulo Fonseca não deixará de recordar a passagem pela Cidade- Berço, onde já esteve várias vezes, como jogador e como técnico.
O agora treinador dos guerreiros teve uma passagem discreta por Guimarães. Em duas épocas, foi atormentado por lesões, tendo só disputado sete jogos e nenhum contra os bracarenses.
Paulo Fonseca chegou ao Berço no verão de 1998, como moeda de troca do F. C. Porto, na transferência de Capucho. O antigo central desvinculou-se em definitivo dos portistas, com quem assinara três anos antes, sem todavia, nunca vestir a camisola, pois foi sucessivamente cedido a Leça, Belenenses, Marítimo e Guimarães.
Questões físicas impediram-no de render, tendo visto evoluir, no eixo defensivo, futebolistas como Fernando Meira, Márcio Theodoro, Alexandre e Kasongo.
Se de um lado temos o anonimato de Fonseca, do outro temos a glória perdida de Conceição, cuja presença em Braga não necessita de refrescamento de memória, pois é recente. O quarto lugar na Liga valeu a entrada direta na Liga Europa e o regresso da equipa às provas europeias, mas a forma como a equipa perdeu a final da Taça de Portugal e a troca de acusações com o presidente, António Salvador, que o acusou de incompetência, ditaram um divórcio litigioso. No reencontro, veremos quem será mais feliz.


Trio mais longe do Berço

Hassan, Crislan e Román voltaram, ontem, a repetir o programa de treino condicionado e, a dois dias do dérbi, são poucas as suas chances, em termos de disponibilidade para o jogo.
Ainda assim, a situação não deve provocar muitas dores de cabeça ao técnico Paulo Fonseca . Sem Crislan, o sérvio Stojiljkovic, autor de dois tentos na goleada ao Marítimo (5-1) deve manter a titularidade, ao lado de Rui Fonte. Quanto a Hassan e Román, não estava prevista a entrada direta no onze.
O Braga tem agendados mais dois treinos, antes do jogo na Cidade- berço. Esta manhã a equipa volta à "Pedreira" e amanhã repete o esquema, seguido de conferência de imprensa do técnico Paulo Fonseca e da divulgação da convocatória. Boly e Mauro, que não defrontaram os insulares devido a castigo, já serão opção.



Empresários em guerra na Justiça
Braga Dono da Ar-Lindo vai pedir insolvência de António Salvador, que ameaça com providência cautelar

O empresário António Salvador, de Braga, interpôs uma ação-crime no tribunal e uma notificação judicial avulsa contra o gestor da Europa Ar- Lindo, Domingos Correia, por este ter afetado os seus "direitos de imagem" ao pôr veículos a circular com cartazes com o seu nome, exigindo o pagamento de 1,3 milhões de euros. Segundo o JN apurou, o presidente do Sporting de Braga irá pedir uma indemnização avultada por danos de imagem.
Ontem, em declarações ao JN, Domingos Correia adiantou que, além de uma ação cível pedindo aquela verba, solicitará a insolvência pessoal de Salvador, dado que aquele "deu o aval pessoal quando comprou, por 2,4 milhões, os 50% que a Ar-Lindo detinha na holding UsingBetter que, por sua vez, era dona da Britalar Moçambique".
A Ar-Lindo interpôs já uma ação no Tribunal de Maputo, alegando que tem a receber, nos termos do contrato assinado por Salvador, 875 mil euros, 1,3 milhões, com juros. A ação foi contestada, aguardando-se a decisão judicial.
De acordo com o advogado de Salvador, João Magalhães, o pedido de insolvência pessoal não tem viabilidade, uma vez que "não se pode exigir responsabilidades a um fiador antes de elas serem pedidas ao devedor principal, no caso a Britalar Moçambique". "Só depois de o tribunal declarar que a Britalar Moçambique deve, e se esta não pagar, é que a Ar- Lindo pode acionar o avalista", sustenta.
O jurista acrescentou que um eventual pedido de insolvência de António Salvador "sem fundamento jurídico pode ser alvo de um pedido de indemnização por danos de reputação".

Carrinhas atrás de Salvador

Ontem, a Ar-Lindo parou o camião com autocolantes exigindo a dívida ao "presidente do Sporting de Braga" e colocou duas carrinhas, dizendo "cobranças difíceis, caloteiro" a perseguir o carro de António Salvador e da mulher. Como estava ao volante de um veículo mais potente, Salvador fugiu.
Domingos Correia vai manter as carrinhas e está a mudar o camião, retirando a alusão ao Sporting de Braga, clube que "acarinha". Mas vai, também, preparar outro camião para os colocar junto do estádio de Guimarães, no dérbi minhoto de domingo.



Agitação Clube pede para separar negócios e futebol

Os presidentes da Assembleia-Geral da SAD do Sporting de Braga e do Conselho-Geral, António Marques e Fernando Oliveira, dizem que há "segundas intenções" no camião da Ar-Lindo, para "tentar derrubar o presidente do clube". António Marques disse ao JN que "há outros interesses envolvidos" para "deitar abaixo" o presidente: "Essas pessoas terão de ser responsabilizadas perante os sócios", avisa. Marques não aceita que se faça alusão, no camião, a uma dívida do "presidente do Braga", já que não pode ser envolvido em questões privadas entre empresas. "A equipa vai em quarto, está na Liga Europa e o clube tem saúde financeira, mas há quem queira desestabilizá-lo", lamentou. Fernando Oliveira concorda: "Não se compreende que acirrem os ânimos e lancem a confusão e a intranquilidade na véspera do jogo em Guimarães".

JN

JotaCC

O TESTE QUE FALTA A VUKCEVIC
AFIRMAÇÃO Montenegrino está num bom momento de forma. Só lhe falta mesmo controlar as emoções

O internacional montenegrino, um dos principais destaques das primeiras jornadas do campeonato, reencontrará no domingo o treinador que o mandou para a equipa B na época passada



"Sem controlo emocional, esqueçam, não se vence. Joguei dérbis em Portugal, Espanha, Itália e Inglaterra, e é algo que repito sempre antes destes jogos: não se ganham dérbis sem controlo emocional." A frase é de José Mourinho e foi proferida pouco depois da recente vitória (2-0) do Chelsea sobre o Arsenal, que acabou o último dérbi londrino reduzido a nove jogadores devido às expulsões de Gabriel Paulista (respondeu às provocações de Diego Costa) e Santi Cazorla. O alerta do treinador português encaixa na perfeição no confronto do próximo domingo, sobretudo para um jogador do Braga: Vukcevic. O médio tem sido, pode até dizer-se que a larga distância, o melhor jogador dos arsenalistas neste arranque de temporada, mas terá agora, em Guimarães, o teste decisivo para confirmar o seu crescimento, sobretudo mental. Para ele, que passou a última época na equipa B por opção de Sérgio Conceição, agora em Guimarães, até será muito mais do que um dérbi; Vukcevic quer voltar a provar, como tem provado nestes primeiros jogos da época, que merecia mais do que a II Liga na temporada passada, ainda que para isso tenha de conseguir controlar o aspeto mais negativo da carreira: a fama de jogador impulsivo e indisciplinado.
Em Portugal desde o verão de 2013, quando foi contratado ao Buducnost, Vukcevic já foi expulso em quatro ocasiões, sendo que esta época também soma quatro cartões amarelos nos seis jogos que disputou. O primeiro vermelho em Portugal surgiu logo no... primeiro jogo. Jesualdo Ferreira, na altura a treinar o Braga, ofereceu-lhe a titularidade na terceira eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Gafetense, mas o montenegrino acabou expulso, aos 58 minutos, por uma "entrada impetuosa por trás" sobre um adversário. Depois disso fez quatro jogos pela equipa B, antes de acabar novamente expulso na formação principal, aos 33 minutos de uma partida da Taça da Liga, com o Belenenses, desta vez por acumulação de amarelos. Nessa época, em apenas seis jogos pela equipa principal acabou expulso em dois... Na temporada passada, a folha disciplinar na equipa B também não foi famosa: 11 cartões amarelos e dois vermelhos em 26 jogos.
Impetuoso, demasiado agressivo, por vezes até conflituoso, é essa a imagem que muitos ainda guardam de Vukcevic para lá do brilhante jogador em que se está a transformar. Em Guimarães, o médio encontrará as tais adversidades que, como disse José Mourinho, apelam a um grande "controlo emocional"; mas Vukcevic também terá no domingo uma grande oportunidade de mostrar que não foi só no futebol jogado que cresceu esta época.



JOGOS
13
A cumprir a terceira época no Braga, Vukcevic realizou apenas 13 jogos pela equipa principal, sete deles no campeonato.



Já marcou em Guimarães no único golo da época

Na última temporada, Vukcevic realizou 26 jogos pela equipa B do Braga na II Liga, tendo marcado apenas um golo. Curiosamente, esse momento foi conseguido no empate (1-1) com o V. Guimarães B, num jogo realizado no Estádio D. Afonso Henriques. Com Sérgio Conceição no comando, o médio só teve uma oportunidade de jogar na equipa principal: participou na segunda parte da vitória (2-0) do Braga sobre o Rio Ave, na primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga.



EUROPA BILHETES JÁ ESTÃO À VENDA

O Braga já pôs à venda os bilhetes para o jogo de quinta-feira frente ao Groningen, com o preço a variar entre 10 e 30 euros. Os sócios com lugar europeu anual têm entrada gratuita, tendo os restantes associados de despender dez euros para assistir ao jogo. Acompanhantes de sócio pagam 15 euros, enquanto o público em geral tem bilhetes disponíveis a 20 e 30 euros.



PLANTEL UMA DÚZIA JÁ JOGOU O DÉRBI

Apesar de o plantel ter sofrido muitas mudanças relativamente à última temporada, há 12 jogadores que já participaram num dérbi entre o Braga e o V. Guimarães: Kritciuk, Matheus, Baiano, Goiano, André Pinto, Djavan, Luiz Carlos, Vukcevic, Mauro, Rafa, Pedro Santos e Alan são, nesta matéria, os possíveis repetentes para o jogo de domingo.



Fonseca tem todos prontos para o dérbi
Joan Román já trabalhou ontem sem limitações e deixou o plantel na máxima força para a deslocação de domingo a Guimarães

Com a recuperação de Joan Román, Paulo Fonseca passou a ter os 26 jogadores do plantel a trabalhar no relvado. Crislan e Hassan também vão estar aptos e difícil mesmo será fazer a lista de convocados...
Joan Román lidera um pelotão de disponíveis para Braga
Pela primeira vez nesta temporada, Paulo Fonseca vai ter todo o plantel à sua disposição para um jogo. Joan Román, que falhou a receção ao Marítimo devido a uma contusão na zona tibiotársica direita, já trabalhou ontem sem qualquer limitação, tendo-se juntado a Crislan e Hassan na lista de jogadores recuperados para a visita a Guimarães. Os dois avançados ainda treinaram ontem com algumas limitações, mas apenas como forma de precaver uma possível recaída das lesões musculares que sofreram recentemente. Dito de outra forma, se assim entender, Paulo Fonseca também terá Crislan e Hassan disponíveis para o dérbi minhoto, ainda que, neste caso, o sérvio Stojiljkovic tenha assegurado um lugar no onze inicial depois da grande exibição realizada frente ao Marítimo. Relativamente ao último jogo, há ainda a sublinhar os regressos de Mauro e Boly, que cumpriram castigo pela expulsão com o Estoril.
Se este cenário de total disponibilidade física do plantel se mantiver até sábado, Paulo Fonseca vai ter pela frente a difícil missão de elaborar uma lista de convocados com apenas 18 ou 19 jogadores, até porque será obrigado a deixar vários elementos importantes de fora do dérbi.
Imaginar um onze inicial para Guimarães, a poucos dias de novo embate europeu, com o Groningen, também não é tarefa muito fácil –e a equipa para domingo ainda não foi ensaiada nos treinos desta semana –, sobretudo pela rotatividade que Paulo Fonseca tem imposto neste arranque de temporada: em apenas seis jogos, já lançou 20 jogadores na equipa titular, onde ainda nem sequer se estrearam os reforços Arghus, Filipe Augusto, Alef, Aarón Ñíguez, Wilson Eduardo ou Hassan, todos eles com estatuto.
Hoje, a equipa voltará a treinar de tarde, novamente à porta fechada, numa prática utilizada durante toda a semana que antecede o dérbi com o Guimarães.


PLANTEL
26
Paulo Fonseca tem os 26 jogadores do plantel disponíveis para defrontar o V. Guimarães, algo que acontece pela primeira vez esta temporada

O JOGO

JotaCC