News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 21/09

Started by Bruno3429, 21 de September de 2015, 08:12

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Paulo Fonseca: "A vitória europeia trouxe ainda mais confiança"

O SC Braga recebe hoje o Marítimo, às 19 horas, no Estádio Municipal, em jogo da 5.ª jornada da I Liga. Treinador Paulo Fonseca reconhece que a vitória na Liga Europa, na quinta-feira, moralizou a equipa para a recepção aos madeirenses.

Os guerreiros foram à República Checa vencer o Slovan Liberec por 1-0, entrando da melhor forma na fase de grupos da Liga Europa, e, para o técnico, esse triunfo traz mais confiança à equipa. "Estivemos sempre conscientes do trabalho que vínhamos a desenvolver e a vitória foi consequência disso. Mas, claramente que sim, traz mais confiança, porque ganhámos um jogo difícil, fora, o primeiro da Liga Europa, e naturalmente que moraliza para os jogos que aí vêm', disse ontem na conferência.

Boly e Mauro foram expulsos no último jogo do campeonato (derrota no Estoril por 1-0) e devem ser substituídos por Ricardo Ferreira e Filipe Augusto no onze, ainda que Paulo Fonseca não o tenha confirmado.

Na sexta-feira, o avançado Rui Fonte afirmou que 'a qualidade do jogo do Braga está a aumentar de jogo para jogo e há muita margem para melhorar', consideração corroborada pelo técnico. "É isso que tenho vindo a afirmar, temos mostrado qualidade apreciável, temos vindo a melhorar de fim de semana para fim de semana e a tendência é par

a evoluir. Estamos no início de um processo, houve alterações a todos os níveis, mas eu acredito que o plantel tem qualidade para atingir um patamar superior', disse.

O SC Braga ainda não venceu esta época fora para a Liga, mas Fonseca mostrou-se ainda pouco preocupado (com as duas derrotas fora em dois jogos). 'As coisas vão acontecer naturalmente, estaria preocupado se não jogássemos, se não criássemos situações para finalizar e isso não tem acontecido, pelo contrário: a equipa joga, está segura do ponto de vista defensivo, cria situações para marcar e quem se apresenta desta forma está mais próximo de vencer', afirmou.

Alan, que completou 36 anos recentemente, tem sido titular nos últimos jogos e Paulo Fonseca revelou que o experiente jogador é dos que melhor entendem o que pretende.
'Quando escolho a equipa, não olho à idade, à raça, à experiência, ao estatuto nem ao currículo, mas aos que me dão mais garantias para o jogo, os que estão mais identificados com as minhas ideias. O Alan tem estado bem e é, talvez, dos jogadores que melhor entendem o que pretendo, daí o excelente rendimento que ele tem tido. É óbvio que a sua experiência é importante e tem sido importante neste momento da equipa', finalizou.
SC Braga defronta Marítimo às 19 horas no Estádio Municipal.

Correio do Minho

Bruno3429

Sp. Braga-Marítimo (antevisão): aproximação ao topo na Pedreira
Jogo no Minho, esta segunda-feira às 19horas.
Por Bruno José Ferreira   

MOMENTO

Sp. Braga: a derrota na última jornada, na Liga, diante do Estoril, foi curada com um importante triunfo europeu, diante do Slovan Liberec. O conjunto de Paulo Fonseca venceu o centésimo jogo europeu do Sp. Braga, entrando com o pé direito na fase de grupos da Liga Europa. Os minhotos somam dois triunfos nos dois jogos realizado até agora no municipal bracarense, pelo que se têm revelado um conjunto forte a jogar em casa.

Marítimo: a equipa insular chega ao embate com o Sp. Braga somando duas vitórias nos últimos dois jogos, sendo que não conhece o sabor da derrota há quatro jogos. Depois da derrota diante do União na ronda inaugural da Liga, os madeirenses empataram por duas ocasiões (FC Porto e Belenenses) e venceram dois jogos (V. Setúbal e Académica). Na última ronda da Liga o Marítimo derrotou os sadinos por esclarecedoras cinco bolas a duas. Eliminaram a Académica da Taça da Liga meio da semana.

AUSÊNCIAS

Sp. Braga: Mauro e Boly (castigados) e Hassan, Alef, Roman e Crislan (lesionado).

Marítimo: Baba (lesionado) e Marega (problema disciplinar).

DISCURSO DIRETO

Paulo Fonseca (Sp. Braga): «Estivemos sempre conscientes do trabalho que vínhamos a desenvolver e a vitória foi consequência disso. Mas, claramente que sim, traz mais confiança, porque ganhámos um jogo difícil, fora, o primeiro da Liga Europa, e naturalmente que moraliza para os jogos que aí vêm.»

Ivo Vieira (Marítimo): «Sabemos que é um jogo difícil, diante de um Braga forte e com uma equipa recheada de excelentes jogadores, mas preparámos o jogo da melhor forma para podermos ultrapassar essas dificuldades.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Domínio bracarense no histórico de receções ao Marítimo. Num total de 39 jogos disputados no Minho entre os dois emblemas, o Sp. Braga soma 24 triunfos contra apenas cinco por parte do conjunto insular. Pelo meio, regista-se ainda uma dezena de empates. Um dos triunfos do Marítimo foi conseguido na época passada, com o conjunto insular a sair da pedreira com uma vitória por três boas a uma.

Maisfutebol

JotaCC

Crislan obriga ainda a mexer mais

BRAGA Crislan, titular no jogo de quinta-feira frente ao Slovan Liberec, não recuperou de problemas físicos (mialgia) e falha o encontro de hoje (19 horas, SportTV1), em casa, com o Marítimo, da 5.ª jornada da Liga.
A ausência do avançado brasileiro eleva para três as mexidas mínimas que o técnico Paulo Fonseca tem de fazer no onze, dado que Boly e Mauro, que foram titulares no desafio da Liga Europa cumprem castigo, fruto da expulsão no último jogo da Liga (Estoril). Ricardo Ferreira deve render Boly, enquanto Luiz Carlos ou Filipe Augusto são hipóteses para substituir Mauro no miolo.
Ontem, na antevisão do encontro, o técnico Paulo Fonseca não abriu o jogo, sendo que, no caso de Crislan, há fartura de opções, sendo mais provável a escolha recair em Wilson Eduardo, que se estreou na equipa frente à turma checa.
Se estão garantidas três mexidas no onze, é possível que o número suba, devido à rotação do plantel, até na baliza, com Kritciuk a render Matheus. Também a veterania de Alan coloca dúvidas sobre a sua continuidade no onze, podendo ser substituído por Pedro Santos. Djavan e Rui Fonte, que voltaram recentemente à equipa após lesões, poderão eventualmente ir para o banco, para gestão de esforço. Indisponível está, ainda, Joan Román, que sofreu uma contusão na tibiotársica direita.
Na convocatória do Braga há duas estreias absolutas: o central brasileiro Arghus e o extremo espanhol Aarón, mas ambos não deverão ser titulares.


À margem

Fonseca quer melhor
Paulo Fonseca sente a equipa "moralizada" após o triunfo em Liberec e acha que "há margem para melhorar". Com o Marítimo, o técnico do Braga quer "somar três pontos" e ficar "mais perto dos da frente".

Lynneeker estreia-se
A estreia de Lynneeker é a maior novidade na convocatória do Marítimo. O avançado brasileiro recuperou de lesão e pode fazer o primeiro jogo pelos insulares. Dyego Sousa, que estava em dúvida, foi incluído na lista.


JN

JotaCC

MAIS CONFIANTES E FOCADOS NO TOPO
Paulo Fonseca sente que a vitória em Liberec moralizou a equipa, cuja ambição é vencer o Marítimo para se aproximar dos lugares cimeiros da tabela

"Estamos a evoluir. Esta equipa tem qualidade para atingir um patamar superior nos jogos"
Paulo Fonseca
Treinador do Braga


Impulsionado pela estreia a ganhar na Liga Europa, o Braga recebe o Marítimo com o objetivo de somar a terceira vitória no campeonato. O adversário impõe respeito, mas Paulo Fonseca está otimista

Paulo Fonseca e Alan, duas figuras dos bracarenses
Paulo Fonseca admite que o Braga chega a este jogo com os níveis anímicos mais altos em virtude da vitória em casa do Slovan Liberec (1-0). "Nós estivemos sempre conscientes do trabalho que vínhamos a desenvolver e a vitória na Europa foi uma sequência disso. A equipa ganhou um jogo fora, difícil, e isso naturalmente moraliza para os jogos que se seguem. Não há que escondê-lo", registou o treinador.
No caminho do Braga surge agora o Marítimo, opositor que Paulo Fonseca respeita e muito. "Esta equipa tem jogadores de grande qualidade, é uma equipa que tem marcado em todos os jogos do campeonato, o que traduz a sua acutilância ofensiva. Nos últimos dois anos conquistou aqui bons resultados e do ponto de vista físico é muito forte. Vem de duas vitórias consecutivas e também está moralizada", frisou o técnico, antevendo "um jogo de grau de dificuldade elevado" em que o Braga "quer vencer em função dos seus objetivos". "Queremos aproximar-nos do topo da tabela e para isso é determinante vencer o jogo", vincou.
No campeonato, o Braga tem perdido fora e ganho em casa, mas Paulo Fonseca mantém-se tranquilo. "Estaria preocupado se não produzíssemos e não criássemos oportunidades. Temos apresentado uma qualidade de jogo apreciável, a tendência é evoluir e quem joga assim está muito mais próximo de vencer", disse.



ARGHUS E AARÓN EM ESTREIA
Central e extremo foram chamados pela primeira vez. Joan Román e Crislan ficaram de fora, ambos devido a lesão

As chamadas do defesa central brasileiro Arghus e do extremo espanhol Aarón Ñíguez foram as principais novidades da lista de convocados do Braga para a receção ao Marítimo. Os dois reforços estreiam-se, desta forma, no leque de opções de Paulo Fonseca. Em relação ao último jogo, com o Slovan Liberec, destaque também para as saídas de Joan Román e Crislan, ambos com problemas físicos: o extremo espanhol com uma contusão na tibiotársica direita e o avançado brasileiro com uma mialgia. De fora continua ainda Hassan, também entregue ao departamento médico. De resto, Boly e Mauro também foram riscados da lista, neste caso porque vão cumprir castigo depois de terem sido expulsos frente ao Estoril. Perante todos estes impedimentos, Rodrigo Pinho e Stojiljkovic regressaram à lista de 19 eleitos.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


JotaCC

EQUILÍBRIO SÓ PODIA DAR EMPATE

O Braga B não conseguiu, em casa, regressar às vitórias na II Liga e sofreu o primeiro golo no seu reduto, marcado por um adversário que somou o sétimo empate em oito jogos; o Feirense, a par da Oliveirense, continua sem vencer no campeonato. O equilíbrio em todas as vertentes do jogo, desde oportunidades à posse de bola, só poderia ter resultado numa igualdade.
O Braga foi o primeiro a marcar, no período de descontos da primeira parte, num cabeceamento de Fortes, finalizando assistência de Núrio. Aos 49' foi a vez de Vasco Rocha marcar, ao segundo poste, emendando um cruzamento longo de Kukula e restabelecendo o empate. A partida valeu essencialmente pela segunda parte.


Abel Ferreira Treinador do Braga B
"Frente a um candidato à subida, tivemos mais oportunidades"

O JOGO

JotaCC


JotaCC


Bruno3429

Braga goleia Marítimo e apanha Benfica no 3.º lugar
Os minhotos marcaram por Nikola Stojiljkovic (2), Rafa, Alan e Rui Fonte.

O SC Braga goleou o Marítimo por 5-1, em jogo da 5ª jornada da Primeira Liga. Os minhotos marcaram por Nikola Stojiljkovic (2), Rafa, Alan e Rui Fonte. A equipa de Paulo Fonseca jogou muito da segunda parte com mais dois jogadores, teve duas grandes penalidades mas só converteu uma.

Depois da vitória a meio da semana no 100º jogo europeu, a turma de Paulo Fonseca deu sequência aos bons resultados, vencendo em casa pela terceira vez esta época na Liga. Já o Marítimo, que vinha de duas vitórias seguidas na Liga (após dois empates) não mostrou argumentos para discutir o resultado com os minhotos.

O primeiro golo foi apontado logo aos sete minutos por Stojiljkovic, num grande remate. O avançado sérvio pegou bem na bola e rematou forte, batendo Salin.

Sempre melhores no jogo e tirando partido de algum desacerto do Marítimo nas marcações, os minhotos marcaram mais um golo antes do intervalo. Aos 35 minutos, Stojiljkovic bisava no encontro, a passe do seu conterrâneo Vukcevic. Três minutos depois o Marítimo reduzia por Diego Sousa, a concluir na pequena área um centro de Edgar Costa.

O segundo tempo foi todo do SC Braga. A equipa de Paulo Fonseca fez o 3-1 aos 60 minutos por Rafa, numa finalização de primeira, a passe de Stojiljkovic.

Seis minutos depois João Diogo travou Rafa Silva na área quando este ia fazer golo e foi expulso por Carlos Xistra. Na marcação da grande penalidade, Rui Fonte perdeu no duelo com Salin, que ainda defendeu a recarga do avançado ex-Belenenses.

As coisas complicaram para a equipa de Ivo Vieira quando Carlos Xistra equivocou-se e mostrou o segundo amarelo ao defesa Raul por suposta mão na bola. O esférico bateu no peito do jogador do Marítimo. Decisão errada do juiz do encontro que deixou os madeirenses mais fragilizados.

Já com Alan em campo o SC Braga fez o 4-1 numa grande penalidade de Ruben Ferreira sobre o veterano jogador. Alan não tremeu e fez o 4-1. O 5-1 foi obra de Rui Fonte aos 89, ele que apareceu na pequena área a desviar para a baliza.

Com este resultado o SC Braga iguala o Benfica e o Estoril no terceiro lugar, todos com nove pontos.

Sapo Desporto

Bruno3429

Sp. Braga-Marítimo, 5-1 (crónica)
Sérvia e Montenegro de mãos dadas no triunfo arsenalista
Por Bruno José Ferreira

Jogo interessante na pedreira.

O Sp. Braga mostrou personalidade e venceu (5-1) o Marítimo com sotaque dos Balcãs.

Sérvia e Montenegro voltaram a dar as mãos para fabricar o triunfo arsenalista: Stojiljkovic e Vukcevic foram os principais obreiros do triunfo sobre um Marítimo que e acabou reduzido a nove elementos e não merecia perder por números tão pesados.
 
Com dois estreantes como titulares no onze, Ricardo Ferreira e Stojiljkovic, foi precisamente o avançado sérvio a dar o primeiro pontapé no jogo. E que pontapé! Stojiljkovic abriu o ativo logo aos sete minutos, com um golo de levantar qualquer estádio. Gesto técnico perfeito a terminar com uma bomba dentro da baliza do impotente Salin.
 
Arranque eficaz do Braga, que ao primeiro remate à baliza conseguiu colocar-se em vantagem e obrigou, dessa forma, o Marítimo a ter de correr atrás do prejuízo desde bem cedo. A equipa insular não baixou os braços e não tremeu com a entrada forte dos bracarenses.
 
O Marítimo reagiu, organizou-se e assumiu as rédeas do jogo. Em contrapartida, expôs-se aos ataques rápidos da equipa de Fonseca. Dominava o Marítimo, aproveitava o Braga para de quando em vez por Salin em sentido.
 
Contudo, o estreante Stojiljkovic voltou a fazer das suas, não desperdiçando nova oportunidade para marcar. O trabalho do montenegrino Vukcevic no meio campo é delicioso, o passa a servir Stojiljkovic deu o toque que faltava, depois o avançado sérvio fez o resto. Um golo à ponta de lança a desnivelar ainda mais o marcador.
 
Ainda antes do intervalo, o Marítimo reduziu a desvantagem reentrando no jogo quando o segundo golo bracarense parecia transportar os arsenalistas para uma noite tranquila. Dyego Sousa correspondeu da melhor forma ao trabalho de Edgar Costa na esquerda, confirmando o golo à boca da baliza de Kritciuk.
 
Ao intervalo Ivo Vieira fez duas alterações, introduzindo Tiago Rodrigues e Xavier no encontro, armando um Marítimo mais balanceado para o ataque em busca do segundo golo. Mostrou personalidade o Sp. Braga na forma como encarou a reação insular.
 
A equipa da casa permitiu que o Marítimo dominasse territorialmente, para depois criar perigo. Depois de no primeiro duelo ter permitido a defesa a Salin, à segunda Rafa aproveitou o serviço de Vukcevic para bater o guardião insular.
 
Alan fez o quarto, de grande penalidade, ao minuto 76, punindo uma falta que o próprio sofreu de Rúben Ferreira. O capitão deu o exemplo e fez aquilo que Rui Fonte não havia conseguido minutos antes. O avançado falhou no frente a frente com Salin, desperdiçando um castigo máximo. João Diogo acabou por ser expulso na sequência do primeiro penálti, depois de travar Stojiljkovic.
 
Pelo meio o Marítimo ainda viu Raúl ser expulso por acumulação de amarelos, reduzindo o Marítimo a nove elementos. Se a tarefa maritimista já era hercúlea, com menos dois elementos em campo tornou-se impossível e retirou interesse aos últimos minutos.
 
A um minuto dos noventa, Rui Fonte ainda fez o gosto ao pé, estreando-se a marcar com um golo aos trapalhões na área.
 
Registo de mais um triunfo caseiro do Sp. Braga, que só sabe ganhar, ficando a sensação que a turma de Paulo Fonseca cresce com passos sólidos, sendo uma equipa com enorme personalidade. A forma destemida com que o Marítimo se apresentou no municipal bracarense merecia um resultado menos volumoso.


Sp. Braga-Marítimo, 5-1 (destaques)
Stojiljkovic e Vukcevic: dos Balcãs para brilhar na pedreira
Por Bruno José Ferreira     

Figura: Stojiljkovic
Estreia de sonho a titular no inicial dos Guerreiros. O avançado sérvio precisou apenas de meia hora para bisar no encontro, demonstrando atributos de ponta de lança. Sempre de olhos postos na baliza, o avançado contratado ao Cukaricki comprovou o faro para o golo. Primeiro inaugurou o marcador com um golo de qualidade extrema; voltou a abanar as redes ao aparecer bem na cara de Salin para fazer sem problemas o segundo.
   
Momento: bomba de Stojiljkovic (minuto 7)
Bomba com sotaque sérvio e com um pormenor de classe a abrir o marcador na Pedreira. Stojiljkovic ajeitou a bola com o peito, ainda a uma distância considerável da baliza, e aplicou um forte remate de primeira com o pé esquerdo. Salin ficou pregado ao relvado a ver o esférico beijar o poste antes de entrar. Grande golo. 
 
Negativo: muitas faltas
Sp. Braga e Marítimo ombrearam de forma destemida, disputando um jogo aberto na pedreira. Contudo, o encontro ficou marcado por inúmeras paragens. Muitas faltas, quezílias entre jogadores e constantes queixas às decisões da equipa de arbitragem pausaram em demasia o encontro.
 
OUTROS DESTAQUES

Vukcevic: mais uma exibição de encher o olho e o meio campo do montenegrino do Sp. Braga. Excelente trabalho no lance do segundo golo arsenalista, servindo com as medidas certas Stojiljkovic. Está também na origem do terceiro golo, ao recuperar o esférico para depois servir Rafa.

Salin: pouco ou nada podia fazer nos golos, não tendo uma noite de muito trabalho, acabou por ter uma partida inglória ao sofrer quatro golos. Esteve bem nas grandes penalidades, ao suster o remate de Rui Fonte; ainda adivinhou o lado para o qual Alan rematou, mas não conseguiu defender.
 
Rui Fonte: há muito que procurava o golo. Rubricou uma exibição esforçada, com apontamentos a assinalar, mas estava em branco e na folha de serviço tinha uma grande penalidade falhada. A um minutos dos noventa apareceu no sítio certo a fazer o quinto golo. Tento imerecido para o marítimo, mas juto para o avançado. Rui Fonte deu um grito de revolta.


Paulo Fonseca: «Conseguimos ser mais eficazes do que temos sido»
Por Bruno José Ferreira     

Declarações de Paulo Fonseca, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, depois do triunfo folgado por cinco bolas a uma diante do Marítimo:
 
[Goleada é resposta a quem aponta o Braga como ineficaz?] «Não, foi só o aproveitar das oportunidades que geralmente criamos e nem sempre temos conseguido finalizar. Sempre disse que estava tranquilo, a equipa sempre criou situações para finalizar e hoje conseguimos ser mais eficazes do que temos sido».
 
[Classificação] «É importante estar o mais à frente possível, daí atribuirmos uma importância significativa a este jogo, uma vez que ganhando estávamos mais próximos do lugares onde queremos estar».

[Resultado importante antes de um dérbi minhoto perante um adversário que ficou sem treinador?] «É um problema que não nos diz rigorosamente nada. Golear é sempre motivador e importante. Sem querer entrar muito no próximo jogo, sabemos bem quais são as características de um jogo entre o V. Guimarães e o Sp. Braga. Temos que nos preparar».
 
[Estreia a titular de Stojiljkovic] «Fez o seu papel e bem, o Nikola é um jogador jovem que vem de uma liga menos competitiva. Está dentro e um processo que nós achamos que está a correr bem. É um jovem no qual acreditamos muito, assim como acreditamos nos outros».


Rui Fonte: «Feliz por marcar... com o selecionador a ver ainda melhor»
Por Bruno José Ferreira     

Declarações de Rui Fonte,que se estreou a marcar com a camisola do Sp. Braga, na zona mista do Estádio Municipal de Braga, depois do triunfo diante do Marítimo:
 
«Estou contente devido ao resultado e à exibição que conseguimos fazer. Estivemos bem a atacar e fizemos dois golos, e mesmo a defender estivemos bem logo a partir dos avançados. O Marítimo teve a sorte de fazer o golo, mas voltámos a estar bem. Depois surgiram as expulsões e a partir daí o jogo ficou mais fácil. Mostrámos respeito por eles e continuamos a jogar de forma igual e o resultado foi-se avolumando».
 
«Estamos em quarto, voltando ao jogo do Estoril, podíamos estar um pouco mais acima devido à derrota de ontem do Benfica, mas estamos contentes pelo quarto lugar, que é um dos objetivos da equipa».

[Feliz pelo golo?] «Sim, feliz por marcar, estando o selecionador melhor».
 
«A adaptação está acorrer bem. Estive muito tempo parado, tenho muito a retribuir a este clube que recebeu ainda eu não estava a cem por cento. Espero poder ajudar o clube a atingir grandes feitos».

Maisfutebol

Bruno3429

Paulo Fonseca: «Não foi resposta a ninguém»
TÉCNICO FELIZ COM EFICÁCIA DA SUA EQUIPA

Feliz com a eficácia da equipa na partida diante do Marítimo, na qual o Sp. Braga venceu por 5-1, Paulo Fonseca recusou a ideia de que este resultado seja uma resposta para as críticas, deixando claro que o importante foi vencer e conseguir concretizar as oportunidades criadas em campo.

"Não foi resposta a ninguém, foi só o aproveitar das oportunidades que geralmente criamos e não temos sempre conseguido concretizar, mas disse sempre que estava tranquilo, ficaria preocupado se a equipa não jogasse, não criasse, mas criou sempre e hoje conseguimos ser mais eficazes do que temos sido", começou por dizer.

"É importante estar o mais à frente possível e atribuíamos uma importância significativa a este jogo porque queríamos ficar mais perto dos lugares onde queremos estar", analisou, deixando claro que este resultado não tem maior ou menor peso por ser antes do duelo com o V. Guimarães: "Esse é um problema que não nos diz nada. Golear é sempre motivador, mas não tem nada a ver com o próximo adversário".

Quanto aos estreantes Ricardo Ferreira e Stojiljkovic, Paulo Fonseca destacou a evolução, mas recorda que a adaptação ainda decorre. "Fizeram o seu papel, o Nikola [Stojiljkovic] é um jogador jovem, veio de uma liga menos competitiva, precisa de tempo para se adaptar, o processo está a correr bem, fez dois golos e até podia ter feito mais", finalizou.

Record

Bruno3429

«Conseguimos ser mais eficazes do que temos sido» - Paulo Fonseca

O SC Braga goleou o Marítimo, por 5-1, na quinta jornada do campeonato e o treinador Paulo Fonseca recusou que a vitória por uma larga margem de golos fosse uma resposta às críticas de ineficácia que a equipa tem recebido.

«Não foi resposta a ninguém, foi só o aproveitar das oportunidades que geralmente criamos e não temos sempre conseguido concretizar, mas disse sempre que estava tranquilo, ficaria preocupado se a equipa não jogasse, não criasse, mas criou sempre e hoje conseguimos ser mais eficazes do que temos sido», começou por afirmar o treinador na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, que defendeu depois a importância de estar mais perto do topo da tabela.

«É importante estar o mais à frente possível e atribuíamos uma importância significativa a este jogo porque queríamos ficar mais perto dos lugares onde queremos estar», defendeu.

Perto de defrontar o Vitória de Guimarães, que atravessa um momento mais intranquilo na liga, o técnico não quis comentar o assunto, considerando que é «um problema» que não «diz nada» à equipa e que o facto de ter goleado o Marítimo não foi a pensar no próximo adversário.

Quanto às estreias de Ricardo Ferreira e Stojiljkovic na equipa titular, Paulo Fonseca mostrou-se feliz com os jogadores.

«Fizeram o seu papel, o Stojiljkovic é um jogador jovem, veio de uma liga menos competitiva, precisa de tempo para se adaptar, o processo está a correr bem, fez dois golos e até podia ter feito mais», terminou.

A Bola

Bruno3429

Braga goleia Marítimo

O S. C. Braga recebeu e bateu o Marítimo, por 5-1, e manteve-se no quarto lugar da primeira liga de futebol, em igualdade pontual com o terceiro classificado, o Benfica.

No jogo da quinta jornada do campeonato, realizado nesta segunda-feira, no Estádio Municipal de Braga, a equipa minhota adiantou-se até 2-0 com golos do atacante sérvio Nikola Stojilkovic. O Marítimo reduziu ainda antes do intervalo, por intermédio de Dyego Sousa.

No segundo tempo, Rafa fez o 3-1 e acabou de vez de vez com a resistência do Marítimo, que rapidamente se viu a jogar com menos dois jogadores. João Diogo foi expulso (66 m) com vermelho direto, por cometer falta para penálti (desperdiçado por Rui Fonte) e Raul saiu por acumulação de amarelos (68 m).

Em superioridade numérica, o Braga apertou no ataque e ainda fez mais dois golos, assinados por Alan, de penálti, e por Rui Fonte.

A quinta jornada da primeira liga encerra ainda esta segunda-feira, com o jogo Sporting-Nacional, a disputar no Estádio de Alvalade, em Lisboa (21 horas).

JN

Bruno3429

"Não foi resposta a ninguém"

Treinador do Braga saudou a eficácia da equipa, que recebeu o Marítimo com uma goleada, por 5-1, antes do encontro com os rivais de Guimarães.

Eficácia: "Não foi resposta a ninguém, foi só o aproveitar das oportunidades que geralmente criamos e não temos sempre conseguido concretizar, mas, disse sempre que estava tranquilo, que ficaria preocupado se a equipa não jogasse, não criasse, mas criou sempre e, hoje, conseguimos ser mais eficazes do que temos sido."

Classificação: "É importante estar o mais à frente possível e atribuíamos uma importância significativa a este jogo porque queríamos ficar mais perto dos lugares onde queremos estar."

V. Guimarães em crise: "Esse é um problema que não nos diz nada. Golear é sempre motivador, mas não tem nada a ver com o próximo adversário."

Stojiljkovic: "O Nikola [Stojiljkovic] é um jogador jovem, veio de uma liga menos competitiva, precisa de tempo para se adaptar. O processo está a correr bem, fez dois golos e até podia ter feito mais."

O Jogo

Bruno3429

Stojiljkovic abriu caminho à goleada do Sp. Braga
MANUEL ASSUNÇÃO

Sérvio marcou os dois primeiros golos no triunfo gordo sobre o Marítimo.

Jogar no seu estádio tem sido um porto seguro para o Sporting de Braga. A equipa bracarense goleou o Marítimo (5-1) para obter a sua terceira vitória em outros tantos jogos em casa, onde conseguiu todos os pontos que tem no campeonato. Com o triunfo, igualou Benfica e Estoril na classificação. O Marítimo continua com cinco pontos e desceu para 15.º.

Nikola Stojiljkovic foi a grande figura do encontro. O reforço sérvio foi pela primeira vez titular e justificou plenamente a aposta de Paulo Fonseca, ao apontar os dois primeiros golos da sua formação e, depois, a participar decisivamente no terceiro, numa altura em que o Marítimo ainda acreditava na recuperação. Mais tarde, já com os visitantes reduzidos a nove elementos, o Sp. Braga aproveitou para aumentar a vantagem.

O avançado de 23 anos esteve sempre muito bem acompanhado por Rafa, Pedro Santos e Vukcevic, autor de duas assistências, mas para inaugurar o marcador não precisou de muita ajuda. Com a bola a saltar à sua frente, disparou de longe, de pé esquerdo, para um grande golo, logo aos 7'. Salin, um dos melhores em campo, não conseguiu fazer nada para impedir os festejos do sérvio, que voltou a marcar – e a mostrar qualidade – aos 34', depois de bem servido pelo colega montenegrino, que fez a recuperação e a assistência.

O Marítimo nunca baixou os braços na primeira metade, embora as suas intenções só tenham servido para reduzir, aos 38', com Dyego Sousa a concretizar o trabalho de Edgar Costa.

Na segunda parte, foi sempre mais perigoso o Sp. Braga, que chegou ao 3-1, através de Rafa (60'), após uma recuperação de Stojiljkovic e novo passe decisivo de Vukcevic. Depois, no intervalo de três minutos, as coisas ficaram muito piores para o Marítimo. João Diogo foi expulso por fazer penálti sobre o atacante sérvio (Rui Fonte permitiu a defesa de Salin no castigo máximo) e Raúl Silva porque o árbitro entendeu (mal) que cortou uma bola com o braço.

Com menos dois, o Marítimo sofreu mais dois golos (Alan, de grande penalidade, aos 76', e Rui Fonte, aos 89').

Publico