News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 17/09

Started by Bruno3429, 17 de September de 2015, 08:09

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: O esperado regresso à Europa
Joana Russo Belo

Está aí o tão esperado regresso aos grandes palcos da Europa. A partir das 18 horas (hora portuguesa), o SC Braga entra em campo para a estreia na fase de grupos da Liga Europa, na República Checa, diante do FC Slovan Liberec, duelo que tem ainda a particularidade de assinalar mais uma página de ouro na história do clube bracarense. Quando começar a rolar a bola no Stadion U Nisy, em Liberec, o SC Braga irá dar início ao jogo número 100 nas competições europeias, marco emblemático que espelha bem o crescimento do emblema arsenalista a nível nacional e além fronteiras.

Para a história ficam os números: 99 jogos, 41 vitórias, 19 empates, 39 derrotas, 128 marcados e 117 sofridos. Pelo caminho, 18 encontros da emblemática e milionária Liga dos Campeões, 69 desafios na extinta Taça UEFA e Liga Europa, uma Taça Intertoto conquistada em 2008/09 e a inesquecível final da Liga Europa, em 2010/11, no Aviva Stadium, em Dublin.
Neste jogo centenário, o SC Braga vai ter pela frente o actual segundo classificado da liga checa - equipa ainda invicta na nova época - e que venceu a Taça da República Checa, na última temporada.

As duas equipas já se defrontaram uma vez: foi a 2 de Novembro de 2006, quando o SC Braga recebeu o FC Slovan Liberec, na fase de grupos da extinta Taça UEFA da época 2006/07, encontro que terminou com a goleada dos guerreiros por 4-0.
Para tentar repetir o feito e entrar com o pé direito na fase de grupos da Liga Europa, o SC Braga tem uma arma de peso: o experiente capitão Alan. Extremo brasileiro é o jogador com mais jogos europeus da equipa (52) e o melhor marcador em provas da UEFA (10 golos).
Nos checos, os avançados Josef Sural e Marek Bakos são os temíveis artilheiros: somam cinco golos cada esta época.

Paulo Fonseca: "Tenho uma forte convicção que vamos passar à próxima fase"

Discurso directo e sem grandes rodeios. Paulo Fonseca vai apostar numa equipa que oferta garantias para a vitória, sem fugir à ideia que tem definida nos jogos do campeonato. O treinador recusou apontar qualquer tipo de favoritismo, até porque é da opinião que o SC Braga "está num grupo muito equilibrado e forte", não deixando de revelar ambição ao apontar "de uma forma clara" que "queremos passar à fase seguinte". E sublinhou, "é nesse objectivo que estamos focados". Quanto a favoritos, adverte que "é relativo", pois lembra que "estamos num grupo forte e todas as equipas podem passar à fase seguinte, mas tenho forte convicção que podemos ser uma dessas equipas a passar à fase seguinte", constatou o treinador do SC Braga, na véspera do arranque desta fase de grupos da Liga Europa.

O treinador efectuou o trabalho de casa e teceu rasgados elogios à equipa do Slovan Liberec. "Sabemos que vamos encontrar uma equipa recheada de bons jogadores e por isso este será o teste mais difícil para o Braga esta época". Por outro lado, deixou o aviso aos checos: "mas, também, estou certo que será o teste mais difícil para o Slovan. Independentemente do que suceder, nada tira a nossa intenção que é vencer", vincou Paulo Fonseca.

O treinador da equipa minhota não abriu o jogo quanto aos jogadores que vai apostar, realçando a polivalência de alguns elementos para colmatar eventuais lacunas. "Temos um plantel muito equilibrado e confio plenamente nos jogadores que estão aqui para disputar este jogo", vincou o treinador da equipa bracarense. O técnico defendeu que o SC Braga vai manter a sua forma de jogar e evita alterações. "Vamos enfrentar este jogo dentro daquilo que tem sido a nossa intenção. Não mudamos nada em função do adversário ou em função do jogo que vamos disputar", salientou.

António Salvador: "Jogadores estarão à altura das responsabilidades"

Ao cumprir o centésimo jogo internacional, o SC Braga afirma- -se como o quarto maior clube português no plano internacional, um desiderato perseguido pela liderança de António Salvador e enaltecido neste regresso às provas da UEFA, com o objectivo de "recuperar o estatuto europeu" que o clube foi cimentando ao longo dos últimos anos.

Confiante e ao mesmo tempo cauteloso, António Salvador fez questão de apontar que o objectivo nesta prova passa por "passar a fase de grupos" e adverte que "os nossos jogadores estarão à altura das responsabilidades". O presidente do clube minhoto lembra o caminho já percorrido nas provas europeias, "onde fomos queimando etapas". "Este ano vamos tentar o mesmo, começando com um adversário muito difícil", salientou a propósito do jogo com o Slovan Liberec.

António Salvador lembrou, porém, que esta equipa apresenta um grupo jovem onde muitos jogadores completam a sua estreia na Liga Europa. "Esta é uma equipa praticamente nova e com muitos jovens. É preciso algum tempo e paciência para, de facto, conseguir obter resultados. Vamos construir uma grande equipa. No passado muita gente ficou surpreendida com as campanhas que fizemos e acredito que estamos a construir uma grande equipa para o futuro", vincou ainda o presidente do Sporting Clube de Braga, acrescentando que "é importante começar bem" dirigindo-se directamente para o jogo de hoje.

A semana que marca o regresso do clube às provas europeias, fica ainda marcada pela aprovação da cedência dos terrenos para a construção da nova acade- mia desportiva. É o concretizar de "um sonho de todos os bracarenses" e dos "desportivas" da região, segundo revelou António Salvador, perante o projecto que agora está em vias de ganhar corpo.

Correio do Minho

Bruno3429

Cem vezes Braga na Europa: «Antigamente era com brio»
José Maria Azevedo foi o capitão do Sp. Braga na primeira aventura europeia. Falou ao Maisfutebol antes do jogo centenário arsenalista nas competições europeias
Por Bruno José Ferreira   

Esta quinta-feira quando o Sp. Braga entrar em campo na República Checa para defrontar o Slovan Liberec assinala-se uma data histórica. O emblema minhoto cumpre o jogo cem nas competições europeias. A final da Liga Europa em 2011, diante do FC Porto, é o epílogo de uma de uma aventura que começou há 49 anos na Grécia.

Para trás os minhotos deixam um rasto positivo, com mais vitórias do que derrotas e igualmente com um saldo positivo de golos. Ao todo, nos 99 jogos já disputados, o Sp. Braga soma 41 triunfos e 39 derrotas, registando-se ainda dezanove empates. Em matéria de golos, a equipa bracarense apontou 128 golos, sendo que viu as suas redes abanar em 117 ocasiões.

A Liga Europa, conjuntamente com a extinta Taça Uefa, é a prova na qual os minhotos têm maior histórico. O Sp. Braga já disputou por treze vezes a Liga Europa, registando ainda duas participações na Liga dos Campeões. Os minhotos participaram ainda em três edições da Taça das Taças, e disputaram a Taça Intertoto por uma ocasião, na qual viriam a sagrar-se campeões.

HISTÓRICO SP. BRAGA NAS COMPETIÇÕES EUROPEIAS

Liga dos Campeões
18 jogos: 7 vitórias, 2 empates e 9 derrotas

Liga Europa / Taça Uefa
69 jogos: 26 vitórias, 16 empates e 27 derrotas

Intertoto
2 jogos: 2 vitórias

Taça das Taças
10 jogos: 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas

TOTAL | 99 jogos: 41 vitórias, 19 empates e 39 derrotas

Aventura começou há 49 anos: «Não tínhamos uma equipa por aí fora»

A história futebolística do Sp. Braga pelo velho continente começou a ser escrita há 49 anos, em 1966, na extinta Taça das Taças. Numa quarta-feira, a 28 de setembro, os jogadores bracarenses deslocaram-se à Grécia para defrontar o AEK.

José Maria Azevedo, um homem da casa, foi o capitão bracarense nesse jogo. Aos 79 anos fala ao Maisfutebol recordando a estreia europeia do seu Sp. Braga. «Seu» porque o defesa não vestiu outra camisola em toda a carreira.

«Estávamos bem-dispostos, tínhamos conquistado a Taça de Portugal. Fomos de avião e como tínhamos ganho a Taça até íamos convencidos que podíamos fazer mais um bocado de figura. Ganhámos a primeira eliminatória. No sorteio calhou-nos o AEK da Grécia. Ganhámos lá por um a zero e depois em casa parece que foi três a dois o resultado», recorda com algum esforço e um sentimento nostálgico à mistura.

Recordar o onze que venceu no terreno do AEK de Atenas é mais complicado: « Foi o Luciano que marcou o golo, perto da meia hora de jogo. O guarda-redes lembro-me que era o Armando. Depois jogava eu, o Bino, o Estevão e o Perrichon. Esses, tenho a certeza que jogaram, os outros já não consigo precisar».

O Maisfutebol confirmou o onze que disputou o primeiro jogo europeu do Sp. Braga, orientado pelo técnico Fernando Caiado:

Guarda-redes: Armando;
Defesas: Agostinho Oliveira, José Maria Azevedo, Coimbra e José Manuel;
Médios: José Neto, Bino e Mário;
Avançados: Luciano, Estevão e Perrichon.

José Maria Azevedo recorda ao nosso jornal que a equipa foi recebida num clima de euforia na cidade de Braga. «Fomos recebidos pelas pessoas na cidade, estávamos a portar-nos bem», atira com risos. O capitão prossegue: «Foi histórico para o clube e para nós mesmos, que foi a primeira vez numa competição europeia. Não tínhamos uma equipa por aí fora, mas estávamos com muita moral e defrontávamos qualquer equipa.»

Da Champions à final da Liga Europa

18 de maio de 2011. Estádio Aviva, Dublin. Comandado por Domingos Paciência, o Sp. Braga teve na Irlanda a mais longa noite europeia da sua história. Os bracarenses disputaram a final da Liga Europa com o FC Porto, um cenário que até o mais fanático adepto teria dificuldades em perspetivar. Para trás ficaram equipas como o Liverpool e o Benfica.

Antes da caminhada até à final da Liga Europa, os minhotos tiveram aquela que foi a sua primeira participação na Liga dos Campeões. Cartada histórica em Sevilha a dar o apuramento inédito para a fase de grupos da prova milionária, onde ombreou com Arsenal, Partizan e Shakhtar Donetsk.

Dois anos volvidos, os Guerreiros tiveram nova aventura na Liga dos Campeões, na temporada 2012/2013. Desta feita o apuramento foi conseguido em Itália, diante da Udinese, em mais um jogo de nervos que apenas ficou resolvido nas grandes penalidades. Manchester United, Galatasaray e CFR Cluj foram os oponentes do Braga de Peseiro.

Nestas contas do Sp. Braga, está vincado o cunho de António Salvador. Na liderança do clube desde fevereiro de 2003, Salvador foi o obreiro de um Braga que se acostumou a participar nas competições europeias. Antes de Salvador o Braga apurou-se por seis ocasiões para as provas europeias, realizando 22 jogos em europeus em quase oitenta anos. Com Salvador, em pouco mais de uma década os minhotos fizeram 77 jogos europeus.

Uma realidade que José Maria Azevedo vê com agrado. «Agora o Braga tem jogado lá muitas vezes, e diga-se que merece. A nossa cidade tem condições para isso. Antigamente era mais difícil para ir. Ia quem ganhava a taça ou o campeonato, mais ninguém. Agora vai o quarto e o quinto classificado», refere o antigo capitão dos arsenalistas.

Alan: o senhor europa do Sp. Braga

Dentro das quatro linhas salta à vista um nome no que concerne aos jogos europeus do Sp. Braga: Alan. Aos 35 anos, o capitão do Sp. Braga é o jogador que mais jogos realizou com o emblema bracarense nas provas da UEFA. Ao todo, Alan contabiliza 52 jogos europeus com a camisola do Sp. Braga.

De resto, o brasileiro é o jogador com mais experiência acumulada nas competições europeias, contabilizando 62 jogos europeus. Curiosamente, o defesa Arghus é o segundo jogador mais experiente do plantel, uma vez que já disputou 38 jogos europeus ao serviço do Maribor. O brasileiro não está convocado para o jogo em Liberec. Wilson Eduardo fecha o pódio de jogadores com maior andamento europeu, somando 11 jogos.

No que aos jogos do Sp. Braga diz respeito, Vandinho e Rodríguez seguem-se a Alan na lista de jogadores com mais jogos internacionais disputados ao serviço do clube minhoto. Vandinho alinhou em 45 partidas, enquanto que Rodríguez foi utilizado em 37.

Para terminar, José Maria Azevedo faz uma comparação do futebol atual com o seu tempo, num rasgo transgeracional: «O futebol de agora é um comércio, só para ganhar dinheiro. Já ganhávamos dinheiro naquela altura, mas íamos para lá com brio e determinação. Lutávamos até ao fim. Agora não é assim. Antigamente era com brio!», atira o primeiro capitão do Sp. Braga num jogo europeu.

Maisfutebol

Bruno3429

Longa travessia fez mossa
VIAGEM DE SETE HORAS ATÉ À REP. CHECA

A República Checa não fica no outro lado da Europa, mas, mesmo assim, os arsenalistas viram-se e desejaram-se para chegar a Liberec. O acordar foi bastante cedo, ainda noite cerrada em Braga, e a viagem até ao Porto fez-se de autocarro. Seguiram-se quase três confortáveis horas de avião até Praga. O pior estava para vir... Novo autocarro e mais de 100 km em estradas pouco famosas onde o trânsito e os semáforos faziam abrandar a marcha. Após sete longas horas houve... treino.

Horas antes já o Liberec tinha feito a antevisão da partida. "Não sou especialista na liga portuguesa e não vi nenhum jogo do Sp. Braga ao vivo. Analisei quatro DVD e deu para ver que são mais fortes em casa do que fora", referiu o técnico, Jindrich Trpisovsky.

Record

Bruno3429

SC Braga procura comemorar da melhor forma o jogo 100 no regresso à Europa
Texto por Álvaro Gonçalves

Após uma época de ausência nas competições europeias, o SC Braga está de regresso à fase de grupos da Liga Europa. Sob orientação de Paulo Fonseca – treinador que já disputou a competição quando comandava o FC Porto – os arsenalistas vão ter um jogo especial na República Checa, diante do Slovan Liberec. Isto porque os bracarenses vão participar no jogo 100 na Europa.

O Slovan Liberec é o primeiro adversário do SC Braga na fase de grupos da Liga Europa. A formação checa ocupa atualmente o segundo lugar no campeonato e somou 12 pontos em seis jogos, estando a 2 pontos do Sparta Praha, líder da classificação. Antes de receber a turma portuguesa, os comandados de Jindrich Trpisovsky ganharam em casa do FC Slovácko, quinto classificado, por 1x2. Marek Bakos e Josef Sural foram os marcadores de serviço.

Por sua vez, o SC Braga não teve uma jornada feliz no campeonato antes de se estrear nas provas da UEFA esta temporada. No sábado, os bracarenses foram derrotados pelo Estoril por 1x0 e continuam a somar 8 pontos em quatro jogos, ocupando a quarta posição, a 1 ponto do Benfica, terceiro classificado.

A diferença passa por...

Josef Sural
O extremo direito é, a par de Marek Bakos, um dos melhores marcadores da equipa esta temporada. Será por ele que a equipa checa irá tentar criar mais perigo no ataque, apostando na sua capacidade de finalização, mas também nas boas combinações que costuma ter com Marek Bakos, o ponta de lança de serviço. Exemplo disso, os dois jogadores apontaram os golos da vitória do Slovan Liberec no último fim de semana.

Rafa
Paulo Fonseca deverá promover o regresso de Rafa aos titulares e o internacional português pode ser importante na forma como o SC Braga se vai apresentar no reduto do Slovan Liberec. Dele espera-se que participe ativamente nas jogadas de ataque, nomeadamente através da velocidade e na forma como poderá conseguir «rasgar» entre a defesa adversária. A finalização é outro dos pontos a favor do jovem jogador.

"O SC Braga é uma equipa extremamente disciplinada, na qual não encontramos grandes falhas. Têm ainda alguns jogadores que estiveram naquele jogo em Manchester, onde estiveram a ganhar por 2x0 [United deu a volta e ganhou 3x2]. Embora seja muito difícil, queremos jogar de acordo com as nossas ideias"
Jindřich Trpišovský

"O Slovan Liberec é uma equipa muito forte e que apenas perdeu na Supertaça. Nós temos um plantel muito equilibrado e confio plenamente nos jogadores que estão cá. Tenho dúvidas em falar na questão do favoritismo, porque isso só se prova em campo e é impossível provar que somos melhores do que outros antes dos jogos. Sei que estamos num grupo muito forte e esperamos ser um dos dois clubes apurados."
Paulo Fonseca

Zerozero

JotaCC

Salvador quer repetir 2011
DESEJO Presidente do Braga reforçou a vontade de surpreender nas competições europeias, como em 2011

O Braga realiza hoje o 100.º jogo europeu e António Salvador aproveitou o momento para considerar que o clube já é o quarto grande de Portugal. A ultrapassagem ao Boavista já está à vista


É enorme a fé do presidente bracarense no plantel

Em ano de contenção financeira, até onde pode chegar o Braga na Liga Europa? António Salvador foi eloquente na resposta. "Vamos até onde o sonho nos levar. Sabemos das dificuldades que vamos encontrar numa competição muito difícil, mas temos o objetivo de passar a fase de grupos. Depois disso, vamos fazer como já fizemos no passado: queimar etapas e olhar sempre para a frente", afirmou.
O dirigente confessou que "já tinha saudades destes jogos", depois de quase dois anos de afastamento, e considerou que a partida número 100 na Europa serve para sustentar a tese do "quatro grande" de Portugal. "Comprometi-me a transformar o Braga no quarto clube português na Europa. Vamos jogar o jogo 100 e igualar o Boavista, que iremos ultrapassar na próxima partida", precisou.


Academia: vital para o clube

Esta semana foi aprovada, pela Câmara Municipal de Braga, a doação dos terrenos necessários para a construção da academia do clube, uma obra que António Salvador considera "vital". "Não é um sonho meu, é um sonho de todos os bracarenses. Um clube de futebol com dimensão internacional tem de ter uma academia. É um projeto vital para o crescimento do clube", argumentou.



LIBEREC QUASE SETE HORAS DE VIAGEM

A República Checa fica a pouco mais de duas horas de avião, mas a viagem até Liberec durou bem mais. A saída de Braga fez-se por volta das 7h00, e a partida do Aeroporto Francisco Sá Carneiro pouco depois das 9h00, num voo com destino a Praga. Depois, foram mais de duas horas de autocarro. Feitas as contas, a viagem durou quase sete horas.



AVIÃO
O EMBLEMA ANDOU PELO CÉU

O Estádio U Nisy tem capacidade para apenas 10 mil pessoas, mas nem sequer deverá estar lotado para a partida de hoje. O Braga vai, no entanto, contar com o apoio de cerca 50 adeptos, que viajaram no mesmo voo da equipa. O avião que transportou a comitiva arsenalista também foi personalizado com o nome do Braga do lado de fora.



CONFERÊNCIAS FALAR AO LADO DE ALTERES

Apesar do Liberec ser um dos principais clubes checos, as condições de trabalho estão longe daquelas que estão à disposição dos grandes clubes portugueses, ao ponto de as conferências de Imprensa de ontem terem sido feitas numa das salas de musculação instaladas no estádio. Não faltavam alteres, mas por ali só houve mesmo conversa.



Técnico Trpisovsky viu o Braga pelo dvd
Treinador do Liberec acha que os arsenalistas são mais fortes a jogar em casa do que fora

7 VITÓRIAS Nos 11 jogos que o Slovan disputou esta época, venceu sete, empatou três e perdeu apenas um. As últimas quatro partidas redundaram em outros tantos triunfos

Jindrich Trpisovsky, treinador do Slovan Liberec, reconheceu que não é "um especialista da Liga portuguesa", mas assegurou que conseguiu ver o "suficiente" para "conhecer bem" o Braga. "Não tive a possibilidade de assistir a um jogo do Braga ao vivo, mas vi atentamente quatro dvds. Do que vi, pareceu-me uma equipa mais forte a jogar em casa do que fora. Apesar de reconhecer o poderio do Braga, quero que o nosso adversário seja subjugado pelo futebol da nossa equipa", atirou.
Pavelka, o capitão da equipa, preferiu apontar as duas equipas que considera serem as favoritas do grupo. "Marselha e Braga têm a responsabilidade de seguir em frente. Apesar disso, o Slovan Liberec também tem ambições e pretende entrar nessa luta, a começar já por este jogo", afirmou.
A enorme confiança evidenciada pelos elementos da equipa checa assenta na boa época feita até ao momento: 11 jogos, sete vitórias, três empates e apenas uma derrota, na Supertaça, logo na primeira partida da temporada. Nos últimos quatro jogos, o Slovan Liberec também venceu sempre, com dois desses triunfos a serem conseguidos frente ao Hajduk Split, no play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa. É um adversário em alta que o Braga vai encontrar esta tarde.

O JOGO

JotaCC

Braga e Belenenses curam feridas na UEFA

No rescaldo das derrotas na última ronda da Liga portuguesa, Sp. Braga e Belenenses iniciam esta noite as respectivas campanhas na fase de grupos da Liga Europa. Os minhotos, derrotados pelo Estoril (0-1), no sábado, vão à República Checa disputar, frente ao Slovan Liberec (SPTV1, 18h), a sua 100.ª partida nas competições da UEFA; a equipa do Restelo defronta, na Polónia, o Lech Poznan (SPTV1, 20h05), onde procurará apagar a goleada sofrida com o Benfica na última jornada, no Estádio da Luz (60).
A partida com o Liberec marcará também o regresso de Paulo Fonseca, actual treinador dos "arsenalistas", às provas europeias, depois de ter liderado, sem grande sucesso, o FC Porto na Liga dos Campeões, em 2013-14. Na altura, os "dragões" não foram além do terceiro lugar da fase de grupos (apenas um triunfo em seis encontros), acabando relegados para a Liga Europa, onde o técnico somou mais dois empates, antes de ser demitido.
No banco do Belenenses, Ricardo Sá Pinto também não é um novato nas andanças europeias. Ao serviço do Sporting, na sua época de estreia como treinador, em 2011-12, conduziu os lisboetas até às meias-finais da segunda prova da UEFA, acabando por ser eliminado pelos espanhóis do Athletic Bilbao.

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga e Belenenses com deslocações difíceis
O treinador dos minhotos revela ambição na prova e Sá Pinto garante que a goleada na Luz já foi esquecida pelos jogadores

JOGOS Além do Sporting, entram hoje em ação na Liga Europa mais duas equipas portuguesas – no grupo F, o Sporting de Braga mede forças com os checos do Slovan Libererc ( 18.00, Sport TV1) e no Grupo I o Belenenses defronta os polacos do Lech Poznan ( 20.05, Sport TV1).
"Temos a ambição de ultrapassar a fase de grupos. Vai ser uma tarefa complicada porque vamos jogar com boas equipas que têm o mesmo objetivo, mas sabemos o que queremos. O Slovan também é uma equipa ofensiva e intensa, parecem- me muito capazes", revelou ontem Paulo Fonseca, treinador dos arsenalistas.
Também António Salvador, presidente, que chefiou a comitiva na viagem até à República Checa, mostrou ambição na Liga Europa. "Vamos até onde o sonho nos levar. O Sporting de Braga é hoje uma equipa com estatuto internacional e iremos tentar reforçá- lo. Vamos defrontar uma equipa forte", disse.
Já o Belenenses, que se apurou para a Liga Europa via play- off ( deixou pelo caminho o Gotemburgo e o Altach, sendo este último o responsável pelo afastamento do Vitória de Guimarães), tem uma deslocação complicada à Polónia e chega a este jogo com uma pesada derrota sofrida no sábado no campeonato – 6- 0 no Estádio da Luz frente ao Benfica. Mas o treinador Ricardo Sá Pinto garante que a equipa está preparada e que esse jogo já foi esquecido. "Os meus jogadores estão motivados e concentrados, os melhores ingredientes para enfrentar uma competição destas", frisou, deixando elogios ao adversário de hoje, o Lech Poznan.
"É uma equipa que tem uma dinâmica de jogo muito forte, que coloca quatro a cinco jogadores no miolo para criar jogadas de perigo para a área adversária. Estão a apostar forte na Liga Europa e isso tem desfocado o Lech do campeonato [ são atualmente quartos classificados, a seis pontos do líder Piast Gliwice]. É uma equipa em que não vejo pontos fracos, é forte em todos os setores, principalmente nas bolas paradas", comentou.

DN

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


Bruno3429

LE: Slovan Liberec-Sp. Braga, 0-1 (crónica)
Rafa deu o presente da festa do 100.º jogo europeu dos arsenalistas
Por Redação       

Não havia melhor maneira de o Sp. Braga comemorar o centésimo jogo nas competições europeias do que uma vitória fora para a Liga Europa. Os arsenalistas foram a Liberec buscar três preciosos pontos resultado de uma bela exibiçãa.
 
A formação de Paulo Fonseca apresentou-se forte na República Checa, com Alan a mandar no meio campo e a comandar a equipa nas transições ofensivas. A subidas do médio foram dando resultado logo aos cinco minutos de jogo, com o brasileiro a deixar para Crislan, que rematou por cima.
 
Com o decorrer do encontro, a combinação entre Baiano e Fonte foi-se reforçando dando origem a vários lances de perigo no corredor direito. Um deles aos 21 minutos, quando o avançado português emprestado pelo Benfica rematou, para uma defesa difícil de Koubek.
 
Com a posse de bola dividida, mas os lances de perigo a caberem apenas aos arsenalistas na primeira meia hora do encontro, o Liberec começou então a chegar junto da área do Sp. Braga. Aos 38 minutos, Bartl cabeceou e Mateus esticou-se todo para conseguir a defesa. Logo a seguir, nova investida e desta vez foi André Pinto a cortar já muito perto da baliza.
 
A segunda parte começou com o jogo ainda dividido, até que, aos 60 minutos, Alan conseguiu meter em Rui Fonte, na área, este cruzou para a esquerda, onde estava Rafa, que, de primeira, com o pé esquerdo, atirou para o fundo da baliza.
 
O golo surgiu a meia hora do final do encontro, mas o Sp. Braga estava determinado em segurar a vantagem. Só que em campo estava outra equipa, que fez o possível por reagir e chegar ao empate.
 
Aos 65 minutos, Bakos recebeu inesperadamente na área e o remate saiu muito ao lado. Se tivesse percebido que a bola iria em sua direção, poderia ter feito muito mais, já ques tava perto da baliza e em posição frontal.
 
Logo a seguir, Coufal cruzou para Bartosak que aparecia na área sem ninguém à volta e este a rematar cruzado, fazendo a bola a passar juntinho ao poste da baliza de Mateus, que não tinha hipótese de defesa.
 
O Liberec corria contra o relógio e ia aumentado a pressão, mas o Sp. Braga, em contra-ataque, quase fazia o segundo aos 79 minutos. Wilson Eduardo, com um excelente passe, desmarca Rafa que, de baliza aberta, remata ao lado.
 
Na resposta, o Liberec também esteve muito perto de marcar, mas Mateus defendeu, com a cabeça, um remate de Rabusic.
 
Acabou por não haver tempo para mais e o Sp. Braga deixa mesmo a República Checa com três merecidos pontos que colocam os arsenalistas na liderança do grupo, a par com o Marselha, que venceu o Groningen por 3-0.

Paulo Fonseca: «Tivemos sempre o jogo controlado»
Treinador do Sp. Braga diz que, «quando foi preciso sofrer a equipa uniu-se»
Por Redação       

Paulo Fonseca, treinador do Sporting de Braga, em declarações à Sport TV após o jogo com o Slovan Liberec, da primeira jornada do Grupo F da Liga Europa, que os arsenalistas venceram por 1-0:

«Penso que fomos superiores. Começámos muito bem o jogo. Não consentimos oportunidades para que o Slovan criasse perigo junto da nossa baliza».

«Penso que tivemos sempre o jogo controlado e quando foi preciso sofrer a equipa uniu-se e soube fazê-lo com grande brio. Podíamos ter acabado com o jogo mais cedo, se o Rafa tem concretizado aquela oportunidade à frente do guarda-redes».

Maisfutebol

Bruno3429

SC Braga entra a ganhar na Liga Europa

No jogo 100 nas competições europeias, o SC Braga celebrou da melhor forma o número redondo, entrando com o pé direito na fase de grupos da Liga Europa. Na República Checa, a equipa orientada por Paulo Fonseca venceu por 0x1 e segue para a segunda jornada do grupo F com 3 pontos, os mesmos que o Marseille, que derrotou o Groningen.

Foi a primeira vitória fora de casa do SC Braga esta temporada e para isso foi importante a equipa de Paulo Fonseca mostrar que é melhor do que o Slovan Liberec desde o apito inicial, apesar de não ter feito uma exibição de encher o olho. No entanto, os bracarenses procuraram ter desde logo a posse de bola e com isso começaram por jogar dentro do meio-campo defensivo do Slovan Liberec, adversário que, ao contrário dos arsenalistas, procurava apostar no contra-ataque.

Alan, uma das novidades na equipa inicial ao manter-se como titular, começou por ser o jogador que mais procurou desequilibrar e quando ele caiu de produção nos últimos 15 minutos da primeira parte, a equipa ressentiu-se. Foi precisamente nessa altura, com o recuo das linhas do SC Braga, que o Slovan Liberec começou a subir mais no terreno, obrigando Matheus a uma grande defesa para evitar o golo de Josef Sural.

Ao intervalo, apesar do SC Braga ter tido mais bola, o empate a zero justificava-se. Talvez por ter acabado o primeiro tempo mais perto da baliza de Matheus, o Slovan Liberec entrou na etapa complementar com as linhas mais subidas, o que fez com que os portugueses passassem a apostar mais no contra-ataque. No fundo, os papéis inverteram-se em relação ao que tinha acontecido no primeiro tempo.

A diferença foi feita na maior qualidade do SC Braga, pois foi precisamente em contra-ataque que chegou à vantagem. Alan executou um grande passe para Rui Fonte e este, vendo Rafa a aparecer ao segundo poste, cruzou para o companheiro que rematou para o fundo da baliza. Uma vitória justa e, acima de tudo, da melhor equipa.

Como se esperava, o Slovan Liberec reagiu e os minhotos podiam ter deitado tudo a perder com uma desatenção na defesa, nomeadamente no lance em que Lukas Bartozak, após um cruzamento, apareceu completamente sozinho para o remate. Valeu o desacerto na finalização, com a bola a passar ao lado. O 0x1 manteve-se até final, mas o SC Braga até nem precisava de ter sofrido tanto nos instantes finais, se Rafa, a dez minutos dos 90, tivesse feito o mais fácil e apontado 0x2, depois de ter aparecido isolado e passado pelo guarda-redes. Mas Paulo Fonseca não foi de modas e, aos 85 minutos, não teve problemas para tirar Rui Fonte e colocar em campo Ricardo Ferreira. Era hora de defender o resultado e 3 pontos importantes. Não foi a melhor das exibições, mas o mais importante ficou assegurado.

O Resumo

O SC Braga entrou com o pé direito na fase de grupos da Liga Europa, ao vencer, na República Checa, o Slovan Liberec por 0x1. O único golo do encontro surgiu apenas na segunda parte, com Rafa, aos 60 minutos, a ser o marcador de serviço, após um lance de contra-ataque que começou em Alan e também passou pelos pés de Rui Fonte.

"O golo que o SC Braga marcou foi a sua primeira oportunidade que resultou numa falha da nossa equipa a meio-campo. Tivemos boas oportunidades, mas falhámos na concretização. O SC Braga foi o adversário mais forte que defrontámos nesta época. A única coisa com que não estávamos à espera era ver um novo guarda-redes, porque o Kritciuk tinha jogado nas quatro jornadas da Liga portuguesa"

Jindřich Trpišovský

"Ganhar fora é sempre importante, mas agora vamos ter dois jogos seguidos em casa e esta vitória é, por isso, muito importante. É uma vitória importante, mas que não representa nada. Defrontámos uma excelente equipa, que nos obrigou a defender na parte final. Em desvantagem no marcador, o adversário apostou num jogo mais direto e foi difícil, embora nesse momento do jogo o Slovan não tenha criado uma ocasião de golo"

Paulo Fonseca

Zerozero

Bruno3429

Paulo Fonseca: «Fomos superiores»
TREINADOR SATISFEITO COM O RESULTADO

Paulo Fonseca mostrou-se satisfeito pela vitória do Sp. Braga diante do Slovan Liberec na Liga Europa. O treinador lamentou apenas a perdida de Rafa na segunda metade.

"Penso que fomos superiores. Começámos muito bem o jogo. Não consentimos oportunidades para que o Slovan criasse perigo junto da nossa baliza. Penso que tivemos sempre o jogo controlado e quando foi preciso sofrer a equipa uniu-se e soube fazê-lo com grande brio. Podíamos ter acabado com o jogo mais cedo, se o Rafa tem concretizado aquela oportunidade à frente do guarda-redes", concluiu.

Record

Bruno3429

«Podíamos ter acabado com o jogo mais cedo» - Paulo Fonseca

O treinador do SC Braga estava naturalmente satisfeito com a vitória na República Checa diante do Slovan Liberec (1-0). Paulo Fonseca considerou que a sua equipa teve sempre o jogo controlado e poderia até ter feito o segundo golo, evitando o último aperto por parte do adversário.

«Penso que fomos superiores. Começámos muito bem o jogo e não consentimos oportunidades para que o Slovan criasse perigo junto da nossa baliza. Penso que tivemos sempre o jogo controlado e quando foi preciso sofrer a equipa uniu-se com grande brio», disse Paulo Fonseca na flash interview.

Rafa, que fez o único golo da partida aos 60 minutos, teve oportunidade flagrante para fazer o 2-0. «Podíamos ter acabado com o jogo mais cedo, se o Rafa tem concretizado aquela oportunidade à frente do guarda-redes», referiu.

A Bola

Bruno3429

Sporting de Braga entra a vencer na Liga Europa

O Sporting de Braga estreou-se, nesta quinta-feira, no grupo F da Liga Europa, com uma vitória por 1-0 sobre os checos do Slovan Liberec.

Na partida que assinalou o 100.º jogo dos arsenalistas nas competições europeias, o único golo do encontro, que decorreu na República Checa, foi apontado por Rafa Silva, já no segundo tempo.

O médio português teria ainda uma oportunidade de ouro para dilatar a vantagem, mas, em ótima posição, não conseguiu melhor do que atirar à malha lateral.
Ainda assim, os bracarenses não deixaram fugir o triunfo, que lhes permite liderar o grupo com os mesmos três pontos do Marselha, que venceu os holandeses do Groningen (3-0).

JN