News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 16/09

Started by Bruno3429, 16 de September de 2015, 08:45

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Regresso à Europa do SC Braga fica para a história com o jogo 100 em provas da UEFA
Joana Russo Belo

Um número emblemático. Quando entrar em campo no Stadion U Nisy, amanhã, palco do duelo da primeira jornada do Grupo F da Liga Europa, com os checos do FC Slovan Liberec, o SC Braga escreve mais uma página na história de glória europeia, completando o jogo número 100 das competições da UEFA.

Saga dos Guerreiros do Minho na Europa iniciou-se na época 1966/67, a 28 de Setembro de 1966, com a estreia nos grandes palcos diante dos gregos do AEK, encontro que terminou com a vitória do SC Braga, por 0-1. Desde então, os números impressionam e dão conta do crescimento de um clube que tem já no historial a final da Liga Europa, em Dublin, frente ao FC Porto.

São 99 jogos, 41 vitórias, 19 empates, 39 derrotas, 128 marcados e 117 sofridos. Pelo caminho, 18 encontros da emblemática e milionária Liga dos Cam- peões, 69 desafios na extinta Taça UEFA e Liga Europa, uma Taça Intertoto conquistada na temporada 2008/09, com Jorge Jesus no comando técnico, e a inesquecível final da Liga Europa, em 2010/11, no Aviva Stadium, em Dublin, no tempo do treinador Domingos Paciência.

Um crescimento na Europa e vários momentos de esplendor indissociáveis ao nome de António Salvador. Foi no era do actual presidente que o clube bracarense se impôs como o quarto grande do futebol nacional e na lista das competições europeias. Durante os doze anos e meio do reinado de Salvador, somam-se 77 jogos (dos 99), entre participações na Liga dos Campeões, Liga Europa e Taça Intertoto.

Depois do interregno da última temporada - após ter falhado o acesso às provas europeias em 2013/14 - jogo 100 na República Checa marca o regresso em pleno aos grandes palcos da Europa. Diante do FC Slovan Liberec, o SC Braga vai passar a ser o quinto emblema nacional a atingir a marca dos cem jogos, fasquia apenas alcançada pelo Benfica (389), FC Porto (354), Sporting (292) e Boavista (100). Como a equipa axadrezada nunca mais voltou aos palcos europeus, dentro de duas semanas, quando o SC Braga receber o Groningen, na segunda jornada da fase de grupos, passa a ser o quarto clube português com mais jogos da UEFA.

FC Slovan Liberec traz à memória goleada da época 2006/07

Vai ser um reencontro com boas memórias para os bracarenses. A 2 de Novembro de 2006, o SC Braga recebia o FC Slovan Liberec, na fase de grupos da extinta Taça UEFA da época 2006/07, para uma noite em cheio, com a goleada por 4-0, partida que ser

ve agora de mote para o novo encontro entre as duas equipas.
Orientado por Carlos Carvalhal, o SC Braga derrotou o Slovan de Vítězslav Lavička por claros 4-0, naquele que constitui o único jogo até ao momento entre os arsenalistas e o emblema da República Checa para as competições europeias.

Ricardo Chaves, Césinha, Marcel e Bruno Gama marcaram os golos do triunfo bracarense, num onze que entrou em campo com Paulo Santos, Pedro Costa, Nem, Césinha, Maciel, Luís Felipe, Ricardo Chaves, Irineu, Andrés Madrid, Marcel e Vandinho.
Neste regresso à Europa - a par das boas recordações dos checos - o SC Braga tem outro dado a favor: clube conseguiu sempre apurar-se para os 16 avos-de-final após as campanhas realizadas na fase de grupos da Taça UEFA e Liga Europa.

Confiança é mote dos adeptos no regresso à Europa

Vive-se um clima de clara confiança no seio dos adeptos bracarenses e dos habitantes da cidade neste regresso à Europa dos 'Guerreiros do Minho. O Correio do Minho saiu à rua para dar conta do estado de espírito das hostes bracarenses para a participação do SC Braga na Liga Europa 2015/2016, onde se estreia já amanhã, diante dos checos do Slovan Liberec.

O sorteio da prova ditou que o SC Braga figurasse num grupo onde está presente o Groningen, da Holanda, o Slovan Liberec, da República Checa e os franceses do Marselha. Teoricamente, neste grupo, e tendo em conta os recursos e as prestações na Liga Europa ao longo dos anos, o SC Braga figura, logo atrás do gigante Marselha, como um dos grande candidatos a passar a fase de grupos.

Como tal, e apesar do início intermitente de campeonato, os adeptos mostram bastante confiança na equipa e na sua capacidade de ultrapassar a fase de grupos. O rival mais complicado, esse, é mais que óbvio, pelo que os bracarenses acreditam que podem discutir os jogos olhos nos olhos com o Marselha, tanto no jogo em casa como no Stade Vélodrome.

No que ao jogo de amanhã diz respeito, com o Slovan Liberec, um adversário teoricamente bem mais acessível, os bracarenses mostram-se confiantes de que a equipa vai conseguir trazer os três pontos para o Minho e começar a competição com o pé direito. A contrapor os mais confiantes estão aqueles mais calculistas e conservadores, que não são indiferentes ao soluçar evidenciado pela equipa no início do campeonato e que, como tal, consideram o empate um bom resultado.

Correio do Minho

Bruno3429

Marco Paixão: «Quando perdem a bola são algo permeáveis»
AVANÇADO DO SPARTA PRAGA DÁ AJUDA A FONSECA

Os arsenalistas observaram vários jogos do Slovan Liberec, mas, através de Record, o avançado português Marco Paixão, que atua no Sparta Praga, aceitou dar uma ajuda extra a Paulo Fonseca.

"Em termos defensivos o Slovan Liberec não é muito forte. Quando perdem a bola tornam-se algo permeáveis, pois deixam linhas de passe abertas que permitem o contra-ataque dos adversários. O Sp. Braga, se for inteligente, pode tirar partido dessa situação. Mas atenção que têm bons centrais", referiu o avançado português, avisando dos perigos que os arsenalistas também podem vir a correr:

"Ofensivamente o Slovan Liberec é bem melhor. Destaco o Shala, um esquerdino internacional albanês. É ele que faz grande parte das transições da equipa. Foi meu colega no Sparta Praga e até já falámos um pouco sobre o jogo de depois de amanhã [amanhã]. É um jogador que ataca bem os espaços e faz assistências. Na frente têm dois homens mais móveis e interessantes, o Sural e o Bakos."

Record


JotaCC

"FINAL? NADA É IMPOSSÍVEL"
ALAN O Braga tem amanhã o 100.º jogo europeu e prepara-se para ser a quarta equipa portuguesa com mais partidas nas provas da UEFA. Capitão acredita que é possível repetir 2011...

Alan "Esperamos ter uma grande participação na Liga Europa"
"Sabemos que é extremamente difícil, mas nada é impossível, nem a final"
Capitão do Braga


Alan participou em mais de metade dos jogos europeus do Braga e está ligado a alguns dos principais momentos da história do clube nas provas da UEFA. Mas os sonhos do capitão ainda não acabaram...



Tudo começou há 49 anos, frente ao AEK, em Atenas, onde o Braga se estreou nas competições europeias com uma vitória (1-0) na extinta Taça das Taças. Amanhã, na República Checa, o clube chegará aos 100 jogos nas provas da UEFA, um número que, mais do que simbólico, significará uma colagem ao Boavista no quarto lugar das equipas portugueses com mais partidas europeias – na receção ao Groningen, da segunda jornada, o Braga ultrapassará mesmo os axadrezados.
Estes 100 momentos contam muitas histórias, a mais marcante das quais em 2011, quando o Braga disputou a sua primeira e única final europeia. Perder em Dublin, frente ao FC Porto, por culpa de um cabeceamento perfeito de Radamel Falcao, "custou muito", mas Alan recorda essa época com uma grande saudade. "Nessa caminhada, encontrámos grandes equipas. Ninguém esperava que conseguiríamos chegar à final, mas estivemos lá com todo o mérito. Não vencemos, foi frustrante, ficámos muito tristes, mas a vida continuou e voltamos a estar preparados para todas as batalhas. Este ano, esperamos ter mais uma grande participação na Liga Europa", atirou o brasileiro, numa entrevista ao magazine oficial da UEFA para a Liga Europa.
Repetir tamanho feito não é fácil, mas Alan, que completará 36 anos no sábado, recusasse a deixar de sonhar. "No futebol, tudo pode acontecer. Sabemos que é extremamente difícil, temos os pés bem assentes no chão, mas estamos preparados para percorrer o nosso caminho, passo a passo, sabendo que nada é impossível, nem a final", acrescentou.
No topo do livro de memórias pessoais de Alan, o jogador com mais jogos europeus (52) e golos marcados (10) pelo Braga nas provas europeias, está outro jogo marcante da história recente do clube, a visita ao mítico Old Trafford. Foi para a Liga dos Campeões, acabou em derrota (3-2), mas o brasileiro e capitão de equipa pode gabar-se de ter marcado dois golos. "Ainda guardo as botas daquele jogo em Manchester.
E a camisola nem a lavei, trouxe-a diretamente para casa. Fizemos um jogo extraordinário, dos melhores de sempre, mas infelizmente perdemos. Jogar naquele estádio foi um sonho cumprido, um momento inesquecível para contar um dia aos meus netos".
Amanhã, frente ao Slovan Liberec, começa a escrever-se mais um capítulo da história europeia do Braga, que tem em António Salvador um dos principais responsáveis pelo crescimento internacional do clube; é que os 99 jogos europeus, 77 foram realizados com o atual presidente no comando.



MAIS JOGOS EUROPEUS AO SERVIÇO DO BRAGA
Alan encabeça a lista de jogadores com mais jogos europeus pelo Braga, mas é também o melhor marcador do clube nas competições europeias.



MOMENTOS

Uma Taça e a primeira vitória europeia
A equipa que conquistou, em 1966, a Taça de Portugal, estreou-se, na época seguinte, nas competições europeias com uma vitória (1-0) frente ao AEK de Atenas.


Sevilha com uma vitória estrondosa
A primeira presença na Champions fez-se em 2010 e à custa de um triunfo épico (4-3) em Sevilha. Lima, com três golos, foi o herói de uma noite inesquecível.


Misto de emoções na final de Dublin
Depois de um percurso brilhante na Liga Europa, o Braga garantiu, em 2011, a presença na única final europeia da sua história. Falcao estragou o momento.



Boly continua a ter a confiança de Paulo Fonseca
Arghus é o único jogador que não viaja por opção do técnico, que mantém a estrutura da defesa

Paulo Fonseca voltou a adiar a estreia do defesa contratado ao Maribor, mantendo a confiança em Boly, que é um dos 12 jogadores que amanhã podem jogar pela primeira vez nas provas da UEFA
Treinador não castiga ninguém por causa da derrota no Estoril
O último treino realizado antes da viagem desta manhã para a República Checa confirmou a recuperação total de Djavan, que regressará à titularidade no lado esquerdo da defesa, e a ausência, por lesão, de Hassan, que deixou a lista de convocados com apenas dois avançados, Rui Fonte e Crislan – Stojiljkovic e Rodrigo Pinho não foram inscritos na Liga Europa. No que sobra das novidades, referência para a ausência, por opção, de Arghus, que foi o único disponível a ficar de fora da lista de 20 jogadores chamados para o confronto de amanhã com o Slovan Liberec. Paulo Fonseca optou por chamar os três guarda-redes do plantel e também três defesas-centrais, um sector em que se manterá a confiança na dupla André Pinto e Boly. O defesa francês é, de resto, um dos 12 jogadores convocados que se pode estrear amanhã nas competições europeias, juntando-se a Kritciuk, Matheus, Tiago Sá, Djavan, Ricardo Ferreira, Marcelo Goiano, Rafa, Pedro Santos, Joan Román, Rui Fonte e Crislan.
Curiosamente, Arghus até é o segundo jogador do Braga com mais experiência internacional, tendo somado 38 jogos nas competições europeias, sempre pelo Maribor; Alan, com um total de 62 jogos, é o mais experimentado do plantel, seguindo-se Wilson Eduardo (12 partidas) e Baiano (11).
Na comparação com o jogo frente ao Estoril, adivinham-se mudanças no onze inicial, desde logo com o regresso de Djavan. Vukcevic também deverá recuperar a titularidade no meio-campo, assim como Rafa, que poderá ser chamado para o lugar de Alan. Por confirmar está ainda se Paulo Fonseca aproveitará a Liga Europa para oferecer a baliza a Matheus, ainda que Kritciuk tenha apresentado um excelente nível neste arranque de temporada.

O JOGO

JotaCC

Bom tempo recebe Braga na República Checa

O Braga já está na República Checa, onde amanhã, às 18 horas (SportTV1), defronta o Slovan Liberec, em jogo da 1.ª jornada do Grupo F da Liga Europa. Bom tempo e temperatura amena (20 graus) receberam na manhã desta quarta-feira os guerreiros do Minho, que viajaram, em voo fretado, de Pedras Rubras para Praga.
A deslocação só terminará perto da hora do almoço, após serem cumpridos, de autocarro, os cerca de 100 quilómetros entre a capital checa e Liberec.
Meia centena de adeptos acompanha a equipa de Paulo Fonseca e promete fazer-se ouvir nas bancadas do Estádio U Nisy, palco da partida de amanhã e cenário do treino de adaptação que os arsenalistas irão realizar ao final da tarde de hoje. Antes, o técnico e o capitão Alan irão responder às questões dos jornalistas.
Paulo Fonseca convocou 20 jogadores, entre 22 disponíveis, destacando-se a ausência do avançado egípcio Hassan, lesionado. O central brasileiro Arghus foi o outro futebolista preterido, mas por opção técnica.

JN

JotaCC

António Salvador: «Queremos continuar a reforçar o nosso estatuto internacional»
À partida para a República Checa, onde a equipa vai defrontar o Slovan Liberec, o presidente do SC Braga, António Salvador, mostrou confiança e ambição.
Apesar de reconhecer qualidade ao adversário, o dirigente não poupou elogios à formação de Paulo Fonseca. «Vamos até onde o sonho nos levar. Vamos defrontar uma equipa competente e forte, mas os nossos jogadores estarão à altura das responsabilidades. Somos reconhecidos na Europa e queremos continuar a reforçar o nosso estatuto internacional», afirmou Salvador.
Quem não viajou com a equipa arsenalista foi Hassan, que ficou de fora dos eleitos do treinador devido a lesão.
O SC Braga vai enfrentar o Slovan Liberec esta quinta-feira, numa partida a contar para o grupo F da Liga Europa.

ZEROZERO

JotaCC

Salvador: "O Braga é hoje uma equipa com estatuto internacional"
O Sporting de Braga vai defrontar o Slovan Liberec na primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa.
O Sporting de Braga já partiu rumo à República Checa, onde vai defrontar o Slovan Liberec na primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa.
O presidente António Salvador chefiou a comitiva e, aos jornalistas presentes no aeroporto Francisco Sá Carneiro, garantiu que os minhotos vão entrar com confiança nas competições europeias.
"Vamos até onde o sonho nos levar. O Braga é hoje uma equipa com estatuto internacional e iremos tentar reforçá-lo. Vamos defrontar uma equipa forte", disse Salvador.
Slovan Liberec e Sporting de Braga defrontam-se pelas 18h00 de quinta-feira.

SAPO DESPORTO

JotaCC

SC Braga
Comitiva já aterrou em Praga

A equipa do SC Braga já aterrou no aeroporto de Praga, na República Checa, após viagem tranquila que durou 2.25 horas. A comitiva segue agora de autocarro até Liberec, percurso de 100 quilómetros, onde na quinta-feira defrontar o Slovan local na primeira jornada do Grupo F da Liga Europa.
Para as 17 horas está agendada a conferência de Imprensa de Paulo Fonseca, seguindo-se o treino de adaptação ao Stadion U Nisy, palco do jogo com o Slovan Liberec.

A  BOLA


JotaCC


JotaCC