News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 08/09

Started by Bruno3429, 08 de September de 2015, 08:10

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Filipe Augusto para dinamizar
PODE SER O S. OLIVEIRA QUE FONSECA TEVE EM PAÇOS

Autor: EUGÉNIO QUEIRÓS
   
Filipe Augusto tem tudo para ser um 'plus' na formação arsenalista. O médio brasileiro de 22 anos cedido pelo Rio Ave, cujo passe pertence a um grupo de empresários portugueses, quebrou recentemente um jejum de quase 6 meses sem competir, depois de ter sido arrumado por Nuno Espírito Santo na prateleira do Valencia, para onde foi emprestado pelo Rio Ave e não conseguiu ir além de 131 minutos de utilização no campeonato espanhol.

Com dois jogos já realizados esta época com a camisola rioavista, um deles na vitória sobre o Sp. Braga, Filipinho, como era conhecido na sua terra natal, Itambé (Bahia), vai lutar por uma das duas posições na intermediária dos guerreiros, tendo como principais opositores' Mauro, Vukcevic e Luiz Carlos, para além do seu compatriota Alef (que ainda não foi utilizado). Não será fácil mas as características de Filipe Augusto, um médio box to box, podem ajudar pois há grandes semelhanças de estilo com um jogador que na época passada fez as delícias de Paulo Fonseca, o agora portista Sérgio Oliveira. Sem ter o poder de remate do português, Filipe Augusto, que começou a arredondar a bola na praça da câmara municipal de Itambé, já não pode esperar muito mais para ir além da promessa que continua a ser. Portanto, é agora ou depois já poderá ser tarde.

O investimento de 2,2 milhões de euros feito aquando da sua contratação ao Bahia, onde em 2012 foi campeão estadual, estão por rentabilizar mas o mais importante agora é...jogar.

Record

JotaCC

Rui Fonte poderá ser surpresa no ataque minhoto

Em preparação para a deslocação ao Estoril, jogo a contar para a quarta jornada, a equipa orientada por Paulo Fonseca regressou ontem ao trabalho, após um dia de folga. Nem todo o plantel está à disposição do técnico, casos de Djavan, ainda a recuperar de uma distensão, Baiano, em gestão de esforço, e Rafa, Hassan e Vukcevic, ao serviço das seleções.
No sábado, o Braga viaja até à Linha para defrontar os canarinhos e poderão aparecer surpresas na lista de convocados e até mesmo no onze.
Paulo Fonseca ainda não estreou oito reforços: os centrais Ricardo Ferreira e Arghus, os médios Filipe Augusto, Alef e Ñiguez e os avançados Wilson Eduardo, Pottker e Rui Fonte. Ora, é sobre neste último nome que todas as atenções se focam, uma vez que o avançado se poderá estrear com a camisola dos arsenalistas, depois de estar três semanas parado devido a problema no joelho esquerdo. A concorrência é feroz, mas a espera de Fonte poderá terminar em breve.

JN

JotaCC

PAULO FONSECA IGUALA MARCA DE DOMINGOS
BRAGA Há seis anos que os minhotos não somavam seis golos nas três primeiras jornadas. Em 2009/10 lutaram pelo título até à última gota

Goleada aplicada ao Boavista catapultou o Braga para uma saudável dimensão ofensiva. A equipa de Paulo Fonseca arrancou em força na média de golos: são dois por jogo até ao momento

Impulsionado pelas novas ideias e sistema tático de Paulo Fonseca, o Braga parece querer voltar aos bons velhos tempos em termos de concretização. Apesar de terem ficado em branco na deslocação a Vila do Conde (1-0), os arsenalistas procuram constantemente os golos e, à terceira jornada, já somam seis, igualando o registo alcançado em 2009/10, sob o comando de Domingos Paciência. Com o mesmo número de golos marcados e sofridos (6-2) em igual período, há seis anos comandavam a classificação e acabariam a época a discutir o título com o Benfica, até à última jornada.
Depois da goleada aplicada em casa ao Boavista (4-0), o Braga disparou para uma média de dois golos marcados por jogo, situando-se nesta altura entre as equipas mais certeiras do campeonato, a par de FC Porto, Sporting e Rio Ave. Só o V. Setúbal (oito golos) e Benfica (sete) estão à frente deste grupo. Apreciador do futebol ofensivo das equipas dirigidas por Paulo Fonseca, João Tomás não se mostra espantado. "As equipas do Paulo Fonseca privilegiam a posse de bola, mas não se trata de uma posse passiva. Os atacantes dispõem sempre de muitas oportunidades. Gosta de jogar claramente ao ataque; por aí, não há qualquer dúvida", apreciou o antigo avançado arsenalista, sublinhando que a equipa ainda tem margem para melhorar. "Saíram muitos jogadores e, por isso, ainda estão a solidificar processos. Acredito, porém, que o Braga andará no top 5 ou mesmo no top 3 do campeonato", estimou.
Para João Tomas, a chave do eventual sucesso do Braga residirá no meio campo. "O 4x4x2 implementado por Paulo Fonseca é muito exigente para os alas e para os pivôs interiores. Devem colocar-se bem em campo e são obrigados a ter grande disponibilidade física para defender e atacar", analisou. O antigo internacional português está ainda curioso por perceber como vai Hassan adaptar-se ao novo sistema tático. "Estava habituado ao 4x3x3 do Rio Ave e agora terá de jogar em 4x4x2", atirou.



GOLOS
2
Recuperado por Paulo Fonseca, Vukcevic é o melhor marcador do Braga. O médio leva dois golos marcados, ambos ao Boavista


MARCADORES
5
A finalização é um tema que diz respeito a quase todos. Além de Vukcevic, já fizeram o gosto ao pé Crislan, Pedro Santos, Joan Román e Alan



Luiz Carlos aguarda convite para renovar contrato
A ligação ao Braga termina em 2016 e o centrocampista está disponível para a prolongar

Titular nos dois primeiros jogos do campeonato, Luiz Carlos não tenciona despedir-se da Pedreira já no fim da época, altura em que expira o seu contrato. A pedido do treinador Paulo Fonseca, o Braga rejeitou em julho uma proposta de 500 mil euros apresentada pelos sauditas do Al-Hilal para vender o seu passe e o médio de 30 anos acredita que será abordado, em breve, pela SAD do Braga no sentido de prolongar a ligação. Essa possibilidade tem vindo a ser pesada pelos responsáveis arsenalistas, mas tudo dependerá da utilização do brasileiro, que, curiosamente, perdeu o lugar para Mauro no jogo com o Boavista, tudo apontando para que se mantenha no banco de suplentes na próxima jornada, diante do Estoril.
Luiz Carlos foi para o banco no jogo com o Boavista
Battaglia e Pedro Tiba, emprestados ao Moreirense e Valhadolid, respetivamente, deixaram, entretanto, o clube, mas a concorrência no meio-campo continuará a ser bem apertada: Vukcevic e Mauro conquistaram o onze, o internacional brasileiro sub21 Alef é forte aposta para o futuro e Filipe Augusto, emprestado pelo Rio Ave é nada mais, nada menos do que um dos reforços mais sonantes para 2015/16. Contas difíceis para Luiz Carlos.



REGRESSO HASSAN ESPERADO HOJE

Suplente não utilizado na goleada sobre o Chade (5-1), que manteve o Egito na liderança do grupo de qualificação para a CAN'2017, Hassan deverá apresentar-se hoje ao serviço em Braga. Paulo Fonseca estreou o ex.avançado do Rio Ave na segunda parte do jogo com o Boavista e poderá conceder-lhe a titularidade frente ao Estoril. Já o montenegrino Vukcevic defronta hoje a Moldávia, em jogo de qualificação para o Europeu de 2016.



DÚVIDAS LATERAIS AINDA SÃO BAIXAS

A disponibilidade dos brasileiros Baiano e Djavan para o jogo com o Estoril continua envolta em dúvidas. No regresso ao trabalho, ambos treinaram à parte do grupo, sendo Marcelo Goiano o único lateral de raiz operacional. O defesa-direito Baiano está em gestão de esforço desde a passada quarta-feira, já o esquerdino Djavan, ausente contra o Boavista, recupera de uma distensão muscular, tendo sido compensado pelo compatriota Goiano.

O JOGO


JotaCC


JotaCC