News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/09

Started by JotaCC, 01 de September de 2015, 08:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

SC Braga: Mais três reforços às ordens de Paulo Fonseca

As horas que antecederam o encerramento do mercado de transferências foram bem mexidas no que diz respeito ao futebol português e o Sporting Clube de Braga foi um dos clubes que mais alterações promoveu, tendo confirmado cinco saídas do plantel e quatro contratações.
Tendo em vista o reforço do plantel principal, de forma a aumentar as opções para Paulo Fonseca, a direcção dos Guerreiros do Minho assegurou, ontem, a contratação do extremo Wilson Eduardo, do médio Filipe Augusto e do ala Aarón Ñiguez.
Depois de ter contratado Hassan ao Rio Ave, os bracarenses voltaram a pescar em Vila do Conde assegurando a contratação, por empréstimo de uma temporada, do novo camisola 21 do clube, Filipe Augusto, médio brasileiro de 22 anos, oriundo do Bahia e que estava em Vila do Conde há quatro épocas, depois de uma passagem pelo Valência.
Também o sector ofensivo foi reforçado, com a entrada de Wilson Eduardo, um jogador bem conhecido do futebol português, que representava o Sporting, apesar de que nas últimas épocas esteve emprestado a vários clubes. O internacional sub-21 português assinou contrato válido para as próximas três épocas com mais uma de opção.
Para rematar, Aarón Ñiguez. O ala espanhol cumpriu ontem as formalidades habituais e assinou contrato. Nascido em Elche há 26 anos, chega a Braga depois de ter rescindido, há três semanas, a ligação com o Elche.
Internacional em todos os escalões jovens pelas selecções espanholas, foi campeão europeu de sub-19 e estreou-se pelos sub-21 contra Portugal, em 2008. Em 2011 assinou p elo Almería e em 2013 rumou a casa, tendo ajudado o Elche a subir ao escalão maior do futebol espanhol. Somou 43 jogos na Liga principal espanhola e volta agora a emigrar depois do regresso do clube à segunda divisão. No Minho, vai vestir a camisola 14.
Além dos reforços para o plantel principal arsenalista, o SC Braga acertou a contratação de um jovem para a equipa B. El Yazidi Gharrou, um lateral direito que pode jogar no meio campo, tem 22 anos, é espanhol, tem formação no Real Madrid, Atl. Madrid e Villaviciosa.

Cinco saídas confirmadas no plantel

Não foi só a nível das contratações que o Sporting Clube de Braga se mostrou extremamente activo no encerramento do mercado de transferências. Aliás, no que diz respeito a saídas, os números foram deveras elevados com cinco confirmações de jogadores emprestados.
Pedro Tiba, Erick Moreno, Battaglia, Tiago Gomes e Fábio Martins foram confirmados como estando fora do plantel do SC Braga.
Os dois primeiros rumam a Espanha, para representar o Valladolid na próxima temporada, evoluindo na Segunda División espanhola a título de empréstimo. Battaglia volta a ser emprestado por mais uma temporada ao Moreirense, enquanto Tiago Gomes, como já tinha sido anunciado, viajou para França onde vai reforçar o Metz. Por sua vez, Fábio Martins, que foi uma das figuras da equipa B arsenalista na última temporada, ruma a Paços de Ferreira, por empréstimo de uma temporada, para representar os 'castores'. O jogador vai, desta forma, ter a possibilidade somar minutos num clube da I Liga.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Goleadas é com Fonseca

Era desconhecido por muitos até que, na época de estreia na Liga, elevou o Paços de Ferreira a outro patamar: terceiro lugar no campeonato e acesso ao play-off da Liga dos Campeões. Paulo Fonseca deu o salto no ano seguinte, ao assinar pelo F. C. Porto, experiência que não foi muito positiva para o treinador, que não acabou a época, nem para os adeptos portistas. Voltou ao Paços e agora está à frente dos comandos do Braga. Desde que chegou já conta para o campeonato uma derrota e duas vitórias. A última foi uma goleada ao Boavista por 4-0.
Para qualquer equipa, o que interessa é ganhar, mas por quanto? Paulo Fonseca, por onde passou, deixou marcas que muitos não esquecerão. Nas duas épocas em que treinou o Paços, somou um número de goleadas interessante. Para o campeonato, em 2012/13, venceu por 5-0 o Moreirense e no ano passado derrotou, por 4-1, o Vitória de Setúbal. Na Taça de Portugal, na quarta eliminatória, o Paços eliminou e goleou o Atlético Riachense por históricos 9-0. Os mais desconfiados podem subestimar este resultado, mas no F. C. Porto também soube conquistar alguns resultados vultosos. Para a Liga 2013/2014, em jogo da 14.ª jornada, os dragões golearam em casa o Olhanense por 4-0.
Se as coisas vão ser iguais em Braga? Não se sabe, mas o Boavista foi a primeira vítima. Resta saber quem serão as próximas.

JN

JotaCC

IDEIA DE FONSECA GANHA MAIS FORÇA
Wilson Eduardo assinou por três anos, mais um de opção, e o Sporting fica com 45 por cento num futuro negócio. Ñíguez chegou a custo zero e Filipe Augusto foi cedido pelo Rio Ave

Um médio criativo, dois alas rápidos e com experiência: são estas as características dos futebolistas que os arsenalistas oficializaram num dia longo e de grande azáfama

Foi um dia de loucos na SAD do Braga. No último dia do mercado de verão, os arsenalistas fecharam com três futebolistas e ficou bem claro que vingam as ideias de Fonseca, que virou o sistema do Braga paraum 4x4x2 ondevão agora lutar por um lugar o portuguêsWilson Eduardo, o brasileiro Filipe Augusto (cedido pelo RioAve) e ainda um espanhol, Aaron Ñíguez, irmão de Jony (que jogou nos vila-condenses na última época e ontem assinou pelo Feirense) e de Saúl, futebolista do Atlético de Madrid. Este espanhol é por cá um desconhecido, mas em Espanhaquem gosta de futebol sabe que ele foi campeão europeu de sub-19 e se estreou pelos sub-21 num jogo contra Portugal, em 2008. Produto da formação do Valência, Ñíguez é o mais novo de uma família de futebolistas – para além dos irmãos, o pai, José Antonio, fez carreira no país vizinho.
O que ganha o plantel com estes três reforços? Acima de tudo, mais experiência e velocidade (com Wilson Eduardo e Ñíguez), além de criatividade (com Filipe Augusto). Paulo Fonseca tem agora mais opções, principalmente para o jogo de ataque que a equipa vai ter, e gosta, de praticar, como ainda se viu anteontem. Não há como pôr em causa que estas escolhas foram feitas pelo novo treinador – pelas características de cada um dos futebolistas, essencialmente. Pedro Santos, Rafa e Román vão ter forte concorrência, sendo que Wilson Eduardo até pode jogar como avançado-centro, mas para essa posição estão bem servidos os arsenalistas, que ainda na passada semana contrataram Hassan, também ao Rio Ave. No caso de Filipe Augusto, houve um acordo entre os dois clubes, mas os termos não foram divulgados. Já em relação ao avançado português, o Braga chegou a acordo com o Sporting.
O jogador – produto da formação portista e que passou depois pelo Sporting – assinou por três anos, mais um de opção, mas os leões ficam com 45% do valor de uma futura venda. Em relação a Ñíguez, o jogador chega a custo zero, uma vez que tinha rescindido há cerca de um mês com o Elche, clube da cidade natal.


Tudo OK, agora é só trabalhar...

Os três reforços do Braga já vão estar hoje no treino que Paulo Fonseca vai dirigir, depois de um dia de folga (para alguns, porque na SAD ninguém parou...). A sessão será à porta fechada, como é costume, ou seja, os adeptos vão ter de esperar mais uns dias para os verem em ação. Durante a tarde de ontem, os três futebolistas estiveram nas instalações do clube e rubricaram os respetivos contratos, depois de terem passado nos exames médicos a que foram sujeitos. Dos três futebolistas, Filipe Augusto é quem está com mais ritmo de competição.



PEDRO TIBA E MORENO NO VALHADOLID

Vão jogar na II divisão espanhola; confirmadas as cedências de Battaglia ao Moreirense e de Fábio Martins ao P. Ferreira
Não foi opção de início para Paulo Fonseca e perdeu claramente a batalha com o inesperadoVukcevic, quetem sido uma das figuras da equipa neste arranque de época. Pedro Tiba é a cedência mais surpreendente, olhando à importância que teve na última época (fez 36 jogos e marcou cinco golos). Sem espanto tem de ser visto o empréstimo do avançado colombiano Erik Moreno, que acompanha o médio português no Valhadolid, equipa da segunda divisão espanhola. O Braga também anunciou oficialmente a cedência de Fábio Martins ao Paços de Ferreira (jogador que era muito desejado em Moreira de Cónegos), como noticiamos na página 19, e de Battaglia ao Moreirense, tal como O JOGO ontem avançou. Paulo Fonseca tem agora o plantel mais equilibrado. É hora de colocar as pedras no lugar.



TIAGO GOMES NÃO FOI SUBSTITUÍDO

Foi uma das situações mais badaladas dos últimos dias, a aquisição de um defesa esquerdo para preencher a vaga de Tiago Gomes. Logo depois de ter sido anunciada oficialmente a ligação do esquerdino ao Metz, que já tinha sido noticiada, começou a correr a informação de queum dos reforços seria um lateralesquerdo, mas isso não se verificou. O Braga tem as soluções para o lugar dentro do próprio plantel. Djavan terá sempre concorrência pelo lugar; Marcelo Goiano cumpriu no lado esquerdo na vitória sobre o Boavista, e ainda há Núrio em caso de um azar maior.



MOREIRENSE Battaglia voltou por empréstimo
O médio argentino assinou contrato ontem e já treinou às ordens do treinador Miguel Leal

Battaglia, de 24 anos, foi ontem oficializado como reforço do Moreirense. Depois de ter assinado contrato até ao final da época, o médio integrou de seguida o plantel dos cónegos e já treinou sob as ordens do técnico Miguel Leal. O argentino regressa, outra vez por empréstimo do Braga, a um clube que conhece bem e no qual deixou saudades.Ao serviço da equipa de Moreira de Cónegos, Battaglia participou num total de 32 jogos na época passada, repartidos entre Liga (25), Taça de Portugal (2) e Taça da Liga (5), e marcou três golos. O argentino chegou a ser apontado ao Paços de Ferreira, mas o clube minhoto foi persistente na corrida. No último dia de mercado de verão, os responsáveis do Moreirense fizeram alguns reajustes no plantel, escalando os jogadores que não fazem parte das opções do treinador Miguel Leal. Nesse sentido, seguem para empréstimo o médio Tiago Morgado, recentemente contratado por três anos, que volta ao clube de origem, o Real Massamá. O avançado Tiago Carreira vai evoluir no Felgueiras e Caleb, também atacante, foi cedido ao Vila Real.



Fábio Martins para o ataque
O extremo era há muito pretendido pelos pacenses, ainda ele jogava no Aves

O Paços de Ferreira concretizou o desejo de ter no plantel Fábio Martins, embora não nas condições que idealizara, porque é emprestado pelo Braga. Referenciado pelos pacenses quando jogava ainda no Aves, o extremo acabou por ser desviado na altura pelo Braga. Formado nas escolas do FC Porto, Fábio Martins chegou ao Aves pela mão de Marco Abreu, por indicação de Fernando Valente, então técnico dos avenses, que o lançou para a ribalta. "É um jogador desequilibrador, joga preferencialmente a extremo, mas é a interiorizar que sobressai o seu jogo, já que gosta de ter bola. É rápido e aparece facilmente a finalizar", descreve Fernando Valente. Fábio Martins jogou na época passada no Braga B e Paulo Fonseca não estava muito recetivo a deixá-lo sair; havia muitos clubes na corrida, como o Moreirense e o União da Madeira. A escolha recaiu no Paços de Ferreira, talvez movido pela influência de Marco Abreu, agora diretordesportivo dos pacenses.

O JOGO