News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

ABC/ Uminho Época 2015/2016

Started by sedas, 22 de July de 2015, 11:46

Previous topic - Next topic

sedas

Enquanto alguns craques competem no Mundial de sub-21 (Carlos Martins e Branquinho) e outros preparam o Europeu Universitário já se começa a dar início à época oficial já com o sorteio da Challenge realizado.

Assim:

ABC - Ruislip Eagles (primeira mão fora a 10 ou 11 de Outubro) (segunda mão em casa a 17 ou 18 de Outubro).


Este sorteio teve a curiosidade de nos colocar no caminho (caso passemos a eliminatória) o Odorhei que nos roubou de forma escandalosa a Challenge na última época na final com uma das arbitragens mais viciadas da história do andebol..

Esta eliminatória realizar-se-á a 21 ou 22 de Novembro (1ª mão) e 28 ou 29 (2ª mão) com a segunda mão a ser jogada (caso passemos os Eagles) em Braga..

rpo.castro

A selecção nacional de andebol sub-21 (com Diogo Branquinho e  Carlos Martins do ABC) apurou-se hoje para os oitavos de final do campeonato do mundo (empate com roménia, vitória sobre a sérvia, derrotas com Espanha e qatar, vitória tangencial sobre angola hoje por 25-26).

Dia 28 defrontamos a enorme Suécia.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Andebolista

Quote from: rpo.castro on 26 de July de 2015, 22:26
A selecção nacional de andebol sub-21 (com Diogo Branquinho e  Carlos Martins do ABC) apurou-se hoje para os oitavos de final do campeonato do mundo (empate com roménia, vitória sobre a sérvia, derrotas com Espanha e qatar, vitória tangencial sobre angola hoje por 25-26).

Dia 28 defrontamos a enorme Suécia.
Não é a melhor geração de Portugal, mas tem alguns jogadores com muito potencial. Passagem aos oitavos era o mínimo exigível e agora é tentar fazer o melhor possível. Próximo jogo muito difícil, contra uma Suécia quase sempre candidata e com um andebol muito técnico aliado a um poder físico gigante. Temos o povo Brasileiro do nosso lado o que lhes dará uma força extra.   
Ousem voar... façam-nos acreditar!

rpo.castro

Quote from: Andebolista on 27 de July de 2015, 08:17
Não é a melhor geração de Portugal, mas tem alguns jogadores com muito potencial. Passagem aos oitavos era o mínimo exigível e agora é tentar fazer o melhor possível. Próximo jogo muito difícil, contra uma Suécia quase sempre candidata e com um andebol muito técnico aliado a um poder físico gigante. Temos o povo Brasileiro do nosso lado o que lhes dará uma força extra.   
Já ficamos em 3º e em 7º. Qualificámo-nos quando estávamos de férias (ocenania não ocupou vaga).
No nosso grupo estava a vice-campeã mundial, Roménia e Sérbia (sempre selecções fortíssimas) e o Qatar – treinado por Valero Rivera, vice-campeão mundial de seniores e com alguns montenegrinos naturalizados. Só Angola estava abaixo (e ficam 2 de fora). Fizeram mais do que o espectável

Agora vamos defrontar a campeã mundial.
Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

Portugal perdeu por 33-30 mas só após prolongamento (28-28 tempo regulamentar).

Começamos mal onde chegamos a perder 4-12 mas reduzimos para 15-17 pouco depois do intervalo (13-17) e no final chegamos mesmo ao empate. Depois faltaram as forças. O público estava inicialmente com a Suécia, mas após algumas atitudes anti-desportivas dos suecos (principalmente no prolongamento) passaram a assobiar estes.

Foi pena, mas foi uma grande jogo para Portugal frente à campeã em título (2013), e vice-campeã europeia (2014).
Quem não sente não é filho de boa gente.

sedas

ABC começou ontem a época apenas com um reforço (o regressado Miguel Sarmento) mas com muita ambição..

http://abcdebraga.com/?1&it=noticia&mop=0&co=31291

rpo.castro

Hoje é a final do campeonato europeu universitário de andebol, disputado em Braga, e a U. Minho está mais uma vez na final (em masculinos).

O jogo é logo à tarde às 18h00 no pav. da UM, e os jogos estão a ser transmitidos em streaming.

https://www.facebook.com/fadupt
https://www.facebook.com/euchandball2015
http://www.euchandball2015.uminho.pt/
Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

UMinho e Vincent Pol campeões europeus universitários 2015

Terminou a 8ª edição do Campeonato Europeu Universitário de Andebol! Depois de uma semana de competição que decorreu de 2 a 9 de agosto, e que teve como palco a cidade de Braga, o evento desportivo internacional sagrou a UMinho e Vincent Pol campeões europeus universitários de andebol 2015, o vice-campeonato foi para a Universidade de Córdoba e HfPV Wiesbaden e as medalhas de bronze foram para a Universidade de Strasbourg e para a Universidade de Málaga, no masculino e feminino respetivamente.

Portugueses e polacas revalidaram assim os títulos conseguidos na edição anterior do europeu, naquela que foi a 2ª edição dos Jogos Europeus Universitários (EUSA Games) que decorreram em Roterdão, Holanda. Com o título conseguido neste europeu de 2015, a UMinho, para além da revalidação do título alcançou o seu 4º título europeu.

Para chegar ao título, os portugueses suplantaram os seus congéneres do Instituto Politécnico de Leiria (27-13), os franceses da Universidade de Strasboug (22-27), os alemães da HfPV Wiesbaden (24-26), os romenos da Universidade de Pitesti (19-38) e os espanhóis da Universidade de Córdoba (29-23) na fase de grupos, tendo triunfado na final, novamente sobre Córdoba por 24-21.

Sendo o formato da competição masculina, o de todos contra todos, em que os dois primeiros classificados tinham acesso à finalíssima, UMinho e Córdoba carimbaram o passaporte para o grande "palco" e discutiram o titulo entre si, o qual "sorriu" aos minhotos que assim foram de novo campeões.

Nesta grande final do andebol masculino, que acabou por ser um "duelo ibérico" esperava-se novamente um jogo intenso. Tal como no jogo da fase de grupos, a equipa espanhola voltou a entrar mais confiante e impôs o seu ritmo, conseguindo uma vantagem de 4 golos nos minutos iniciais. Por seu lado, a equipa da UMinho não baixou os braços, tentando sempre dar resposta, mas as várias bolas enviadas ao poste e exclusões por dois minutos dificultaram a tarefa. A persistência manteve-se e a equipa da casa reduziu a desvantagem, indo para o intervalo a perder por 9-11.

Após o intervalo, os portugueses entraram mais fortes e conseguiram a reviravolta volvido o minuto 34'. O jogo seguiu frenético até aos últimos minutos, intercalando entre o empate e a vantagem da UMinho pela diferença mínima. Na reta final a equipa minhota demonstrou mais compostura na hora de finalizar, segurando a vantagem que lhe valeu assim a revalidação do título de campeã europeia universitária, vencendo por 24-21.

Para aquele que foi considerado o MVP e melhor marcador do torneio, Fábio Antunes, a vitória acabou por ser "muito difícil, mas não facilitamos e conseguimos", sublinhando que "nunca esperamos resultado nenhum, lutamos todos os jogos, para vencer sempre".

Na final feminina, a equipa de Vincente Pol (Polónia) saiu triunfante nesta 8ª edição do europeu universitário de andebol com uma vitória por 22-34 diante da HfPV Wiesbaden (Alemanha).

À partida para esta final, previa-se um jogo disputado, mas com Vicent Pol a deter o favoritismo. A final feminina iniciou-se de forma equilibrada com a equipa da Polónia a fazer bons ataques organizados, por seu lado a equipa de Wiesbaden respondia com contra-ataques rápidos. O jogo manteve-se equilibrado até ao minuto 20', altura em que a Vincent Pol começou a impor o seu ritmo, distanciando-se no marcador e chegando ao intervalo a vencer por uns confortáveis 10-17. No segundo tempo a equipa polaca voltou a entrar forte, aumentando a vantagem. Fisicamente fatigadas, as germânicas não conseguiram tirar partido da sua velocidade ofensiva e em ataque organizado revelaram-se incapazes de ultrapassar a forte barreira de Vincent Pol. O jogo não se alterou até final e a equipa da Polónia revalidou assim o seu título de campeã europeia com uma vitória por 22-34.

Envolvendo cerca de 500 pessoas, entre voluntários, organização e participantes, vindos 13 universidades de 7 países europeus, o evento foi uma organização atribuída pela Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) à Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) em parceria com a Universidade do Minho (UMinho) e com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM).

Após oito dias de competição, e depois da realização de 42 jogos (24 masculinos e 18 femininos), muita competição, mas também muito convívio, chegou ao fim mais uma edição do Campeonato que trouxe consigo a classificação final.

Competição masculina:
1º Minho (POR);
2º Córdoba (ESP);
3º Strasbourg (FRA);
4º Wiesbaden (GER);
5º Pitesti (ROM);
6º Leiria (POR).

Competição Feminina:
1º Vicent Pol (POL);
2º Wiesbaden (GER);
3º Málaga (ESP);
4º Konstanz (GER);
5º Toulon Var (FRA);
6º Porto (POR);
7º Aveiro (POR);
8º Marmara (TUR);
9º Pitesti (ROM).

8º Europeu Universitário de Andebol encerra com passagem de testemunho a Málaga da modalidade.

Após o final da competição, decorreu pelas 20h00, no Complexo Desportivo da UMinho, a Cerimónia de Encerramento e entrega de prémios deste 8º Campeonato Europeu Universitário de Andebol, que trouxe a Braga os melhores estudantes europeus da modalidade.

A cerimónia, que iniciou logo após a final masculina começou por eleger o MVP do torneio que foi entregue, no feminino a Jennifer Bermejo (Málaga), e no masculino a Fábio Antunes (UMinho).

O prémio de melhor guarda-redes foi para, Sarah Harnisch (Wiesbaden) e Bruno Dias (UMinho).

O premio de melhor marcadora foi para Fatma gül Sakizcan (Marmara), e o melhor marcador foi Fábio Antunes (UMinho).

O prémio Fair Play foi entregue à Universidade de Toulon Var (FRA) no feminino e à Universidade de Strasbourg (FRA) no masculino.

Posteriormente foram entregues os restantes prémios no feminino e no masculino.

Após a entrega dos prémios, a cerimónia culminou com o ritual protocolar da EUSA, com a passagem da bandeira da EUSA para a próxima universidade/país a receber este Campeonato Europeu Universitário, que terá lugar em Málaga em 2017.


Fonte: SASUM
Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

Super Taça Masculina
Dia 30-08-15 (castelo branco)
FC Porto - ABC (15H00) Andebol TV / Bola TV
Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

#10
Época 2015/2016 - XVII Torneio de São Mateus

Ao contrário de outras épocas, desta vez o Torneio Internacional de Viseu (não compreendemos a alteração da designação, pois na realidades trata-se do Tradicional Torneio de S. Mateus que vai na sua XVI edição) não foi o torneio que serviu de abertura da época, mas voltando a colocar Viseu na rota de um dos principais polos de Andebol por um fim-de-semana. Pois em simultâneo com o Torneio, a FAP organizou uma ação para Observadores, que assim que estiveram reunidos numa ação de formação.

De destacar pela negativa mais uma vez a ausência da Televisão Pública nestes eventos. Foi uma pena. Valeu a pena as transmissões através da Andebol TV e da Bola TV.

Resultados:
Dia 22-08-15
Benfica 21 – 32 Sporting
ABC 29 – 34 Alingsas HK
Dia 23-08-15
3º e 4º classificados
Benfica 34 – 22 ABC
Final
Sporting 37 – 28 AlingsasHK

Classificação Final – 1º Sporting, 2.º Alingsas HK, 3.º Benfica e 4.º ABC.

No primeiro dia do torneio, assistimos a dois jogos com alguma animação, sendo um deles um clássico da modalidade que terminou com um resultado bastante dilatado, sendo provavelmente o mais dilalado dos ultimos temos, que nos recordemos, apesar de neste mesmo torneio na época finda o Sporting, tamnbém ter vencido por um diferencial razoavel (8 golos – 33/25). O Benfica que se apresentou sem alguns dos seus principais atletas, nunca justficou " limpeza que fez", e nunca encontrou andidoto, para a forte defensiva qiue o Sporting apresentou, e para o seu contra ataque, que se mostrou sempre venenoso, e proficuo, demonstrando uma razoavél "afinação" para inicio de época. Apesar das várias substituições realizadas em ambas as equipas, constatou-se que no Sporting as mesmas nunca provocaram um abradamento do seu ritmo competitivo. E assim tal como na última edição do Torneio, o Sporting, volta a estar presente na Final. Frankis Marzo com 6 golos, foi o melhor marcador da equipa, bem acompanhado por Pedro Portela e Diogo Domingos com 5 golos, de destacar ainda a boa prestação do ex-benfiquista Carlos Carneiro (4 golos), e excelentes assistências. No Benfica, o mais produtivo, foi o jovem Flavio Fortes com 6 golos, mas o novo reforço Belone Moreira com 4 golos, mostrou ser uma mais valia para a equipa. Destaquepela negativa, para as 8 exclusões sofridas pela equipa do Sporting. Jogo dirigido pela dupla Internacional bracarense Cesar Carvalho e Daniel Freitas, que tal como as equipas demonstraram estar ainda em inicio de época. No outro encontro tivemos um ABC, recheado de juventude, diante uma equipa sueca, que realizava o seu 5.º jogo em 10 dias. A equipa bracarense apesar da sua juventude, onde pontificavam por exemplo (André Gomes e  Nekruahets), deu a "luta" possivel, e apesar de ver um dos seus melhores jogadores desqualificado cerca dos 19 minutos de jogo (Pedro Sebra), diga-se desde já que na nossa opinião foi um excesso de zelo por parte da equipa de arbitragem, consegui manter o jogo equlibrado durante largos períodos do jogo, como por exemplo a igualdade no marcador a 11 golos aos 20 minutos , e outra igualdade, agora a 26 golos cerca dos 48 minutos de jogo, apenas permitindo uma superioridade sueca nos últimos 10 minutos do encontro, vindo a perder por um differencial, que na nossa opinião não reflete o que se passou em campo, e irão discutir o 3/4 Lugar do Torneio com o Benfica, mas sinceramente não esperavamos tanto de uma equipa recheada de juventude. Tómaz Albuquerque co 6 golos, foi o melhor marcador da equipa, logo seguido do jovem André Gomes com 5 golos, e deve-se ainda destacar a prestação na baliza do ABC de outro jovem, Claúdio Silva. Dirigiu este jogo a dupla Internacional de Leiria, constituida por Roberto Martins e Daniel Martins, que na nossa opinião, apenas falharam na aplicação do critério disciplinar, que nos pareceu demasiado apertado, pois no resto demonstraram já um razoável equilíbrio.

No segundo e último dia, Começámos com o encontro entre os derrotados na véspera, o Benfica e o ABC, com ambos os treinadores, a aproveitarem para apresentarem bastante juventude nas suas equipas, enquanto o Benfica apresentou fortes melhoriuas no seu sistema defensivo, e uma forte meljoria entre a 1.ª linha e o seu pivot, com os jogadores mais soltos, o ABC, com o seu técnico a rodar toda a equipa e a aproveitar para dar tempo de jogo a todos, teve bastantes dificuldades em estabelecer uma correta ligação entre a sua 1.ªlinha e os seus pivots. Hugo Figueira na baliza do benfica esteve muito bem, e foi um dos res+ponsaveis do acumular do resultado a favor da sua equipa, enquanto Belone Moreira, que por vezes jogou a central, tambem mostrou o porquê da sua contratação. O ABC por sua vez podendo até parecer uma contradição, mostrou algumas melhorias no segundo periodo em especial nas transições defesa / ataque. A difrença verificada no resultado final não reflete a realidade das duas equipas. O resultado ao intervalo já se cifrava em 18-10 a favor do Benfica. Jogo dirigido pela jovem aveirense que se encontra integrada no programa de Jovens Árbitros da EHF, André Nunes e Ruben Maia, que não tiveram nem criaram quaisquer problemas. No encontro da Final, o Sporting, venceu spor confortavél margem o seu adversário, os suecos do Aligsas HK, que no segundo tempo, acusou alguma fadiga, por seu lado o Sporting, apresentou-se bem estruturado, com dinamica no ataque porganizado, e demonstrando, já uma boa solidez defensiva. Embora só tenha começado a distanciar-se no resultado a aprtir de cerca dos 43 minutos, quando vencia por 26-21, Na equipa do Sporting, onde o seu novo técnico colocou a jogar todos os seus atletas inscritos, destaca-se na equipa do Sporting, o reforço Carlos Carneiro (6 golos) e excelentes assistências, sendo bem acompanhado por Frankis Marzo (6 golos) e por mais um reforço João Paulo Pinto (7 golos), destacando-se ainda o novo guarda-redes e tamébm ele reforço Aljosa Cudic. Na equipa sueca destaque para o seu guarda-redes Richard Frisk, e para o seu central Jesper Konradsson, um extraordinário jogador. Dirigiu o jogo a dupla Internacional de Leiria, constituida por Daniel Martins e Roberto Martins, que num jogo com maior grau de dificuldade, estiverem também eles melhores, embora as falhas por nós apontadas, estejam concentradas na falta do atacante.

Melhor Guarda Redes
Richard Frisk (Aligsas HK)
Malhor Jogador
Carlos Carneiro (Sporting)
Melhor Marcador
Belone Moreira

Nota – De saudar a boa presença de público neste Torneio, bem diferente do que se passou na úlrima edição.

http://banhadasandebol.blogspot.pt/2015/08/epoca-20152016-xvii-torneio-de-sao_23.html
Quem não sente não é filho de boa gente.

Mais Norte


Apresentação amanhã, 21 horas, ABC/UM - Cangas.

jorjao

#12
Quote from: rpo.castro on 24 de August de 2015, 09:34
Época 2015/2016 - XVII Torneio de São Mateus

Ao contrário de outras épocas, desta vez o Torneio Internacional de Viseu (não compreendemos a alteração da designação, pois na realidades trata-se do Tradicional Torneio de S. Mateus que vai na sua XVI edição) não foi o torneio que serviu de abertura da época, mas voltando a colocar Viseu na rota de um dos principais polos de Andebol por um fim-de-semana. Pois em simultâneo com o Torneio, a FAP organizou uma ação para Observadores, que assim que estiveram reunidos numa ação de formação.


Passou a chamar-se assim, porque desta vez não faz parte da Feira de São Mateus. Apenas um reparo não acho que a arbitragem estivesse assim tão bem mas claro.. são opiniões.

rpo.castro

Quote from: jorjao on 26 de August de 2015, 11:53
Quote from: rpo.castro on 24 de August de 2015, 09:34
Época 2015/2016 - XVII Torneio de São Mateus

Ao contrário de outras épocas, desta vez o Torneio Internacional de Viseu (não compreendemos a alteração da designação, pois na realidades trata-se do Tradicional Torneio de S. Mateus que vai na sua XVI edição) não foi o torneio que serviu de abertura da época, mas voltando a colocar Viseu na rota de um dos principais polos de Andebol por um fim-de-semana. Pois em simultâneo com o Torneio, a FAP organizou uma ação para Observadores, que assim que estiveram reunidos numa ação de formação.


Passou a chamar-se assim, porque desta vez não faz parte da Feira de São Mateus. Apenas um reparo não acho que a arbitragem estivesse assim tão bem mas claro.. são opiniões.
O texto não é meu. Esqueci-me de citar a fonte.

http://banhadasandebol.blogspot.pt/2015/08/epoca-20152016-xvii-torneio-de-sao_23.html
Quem não sente não é filho de boa gente.

Mais Norte


Presente logo à noite para ver como está o ABC que vai apostar nos jovens e só com um "reforço" de peso. Espero que não haja mais saídas.

É a realidade do desporto em Portugal, mas dá gosto ver esta equipa sempre a formar bons jogadores.

Força ABC para uma época de enormes dificuldades e de luta desigual.

Pedro A.

Quote from: Mais Norte on 26 de August de 2015, 13:57

Presente logo à noite para ver como está o ABC que vai apostar nos jovens e só com um "reforço" de peso. Espero que não haja mais saídas.

É a realidade do desporto em Portugal, mas dá gosto ver esta equipa sempre a formar bons jogadores.

Força ABC para uma época de enormes dificuldades e de luta desigual.
Não é bem assim. Porto, benfica e sporting reforçaram-se e bem! A realidade do desporto em Portugal só afecta os mais pequenos, os outros são casos à margem das leis...
Assim, este ano espero pouco do ABC, infelizmente, o porto está ainda mais forte e o sporting também, o benfas é uma incógnita porque não sei da real qualidade dos estrangeiros que eles foram buscar.
O 4º lugar será o lugar mais natural para a nossa equipa...

rpo.castro

Quote from: Chairman Meow on 26 de August de 2015, 14:47
Quote from: Mais Norte on 26 de August de 2015, 13:57

Presente logo à noite para ver como está o ABC que vai apostar nos jovens e só com um "reforço" de peso. Espero que não haja mais saídas.

É a realidade do desporto em Portugal, mas dá gosto ver esta equipa sempre a formar bons jogadores.

Força ABC para uma época de enormes dificuldades e de luta desigual.
Não é bem assim. Porto, benfica e sporting reforçaram-se e bem! A realidade do desporto em Portugal só afecta os mais pequenos, os outros são casos à margem das leis...
Assim, este ano espero pouco do ABC, infelizmente, o porto está ainda mais forte e o sporting também, o benfas é uma incógnita porque não sei da real qualidade dos estrangeiros que eles foram buscar.
O 4º lugar será o lugar mais natural para a nossa equipa...
Há o desporto em Portugal e depois há essa máfia chamada 3 grandes. Não pagam ordenados a funcionários e jogadores, mas depois contratam tudo o que mexe. Vejam as contratações dos metralhas nas restantes modalidades este ano. Deve haver mesmo petróleo escondido.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Mais Norte

#17
Era o que pretendia expressar. Não fui claro.

Enquanto o ABC/UM e outras equipas se vêem limitados nas suas opções, Benfica, Porto e Sporting reforçam-se à grande e à francesa.  O mesmo se passa no Futsal para Sporting e Benfica.

É a TRIOcracia do desporto em Portugal.

Mesa farta vai ser farta até que parta. Partirá?

Vitória do ABC/UM por 29-26. O ABC/UM entrou muito bem na partida e rapidamente ganhou vantagem que manteve até ao fim. Só na parte final, com algumas desatenções, é que o Cangas se aproximou.

Excelente primeiro tempo do André Gomes. Fábio e Carlos Martins também nuito bem na primeira parte que foi bem jogada e mais agradável do que a srgunda.

Bom ensaio.

FORÇA ABC/UM.

Pedro A.

ABC ganha a Supertaça de andebol frente ao campeão fcporto!
Resultado final 26-24
Tivemos uma vantagem de 5 golos nos minutos finais, mas a arbitragem mais uma vez, apercebendo-se que o porto ia perder, resolveu decidir que se tratava de um jogo de ragebi em que valia tudo a favor do porto! Mesmo assim ganhámos!

ENORMES!

MeZut#

Não pedimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar! S.C.BRAGA!