News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/07

Started by JotaCC, 22 de July de 2015, 08:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sc Braga empata no teste frente ao Bristol City

O SC Braga empatou a uma bola no duelo com o Bristol, depois de estar a perder, destacando-se o golo de Fábio Martins no segundo tempo. A partida iniciou a uma velocidade intensa, com a maré a remar contra o SC Braga... ainda numa fase inicial, os ingleses chegaram ao golo (8 m), na sequência de um mau alívio de Matheus, com a bola a chegar aos pés de Freeman que se limitou a correr para a baliza do SC Braga e marcar o golo.

Espanto geral! Os ingleses do Bristol, que subiram este ano à Championship (II Liga) estavam em vantagem frente ao Europeu Braga!
Em termos gerais, foi o único tiro certeiro da equipa britânica que, além de ter revelado a espaços excesso de dureza, pouco mais fez para rentabilizar este jogo. Já a equipa bracarense dominou, teve maior posse de bola e criou oportunidades para marcar. Crislan voltou a ser a aposta no ataque, desta vez com Pottker a jogar nas costas,enquanto Rafa e Pedro Tiba jogaram como médios interiores, num 4x4x2 móvel. No meio-campo, Paulo Fonseca apostou em Battaglia e Mauro, com o argentino a estar em destaque numa assistência (15 m) para Crislan, mas este desperdiçou com um remate ao lado.

Na primeira etapa do desafio, Pottker voltou a mostrar serviço, sempre combativo, mas agora a jogar numa nova condição e a dar conta do recado. Curiosamente quem acabou por sobressair nesta parte do jogo foi o central Santos, primeiro a rematar de livre com a bola a sair um pouco ao lado da baliza de Oleary. E já em cima do intervalo ainda enviou uma bola, de cabeça, ao lado. Tornou-se complicado para os bracarenses dar a volta ao marcador, fruto da estratégia defensiva assumida pelos ingleses.

Na segunda parte, Paulo Fonseca procedeu a algumas alterações na equipa, com destaque para a chamada de Fábio Martins jogando como avançado, actuando ao lado de Rodrigo Pinho.

Numa fase de experiências e, ainda à procura do melhor entrosamento, torna-se irrelevante os destaques individuais, mas importa sempre enaltecer o brilho de quem entrou para decidir. Neste particular, o destaque vai para Fábio Martins — jovem promovido este ano da equipa B à equipa principal — que jogou como avançado, completando dupla com Rodrigo Pinho. Ambos revelaram um entendimento bastante positivo, numa altura em que as forças dos ingleses foram-se abaixo.

Neste papel de organização de jogo ofensivo, também o espanhol Joan Román ganhou protagonismo e foi dos seus pés que nasceu a assistência para Fábio Martins (70 m) que resultou no único golo do SC Braga. O resultado fixou-se num empate (1-1), desvirtuando de alguma forma a realidade do jogo, na medida em que domínio do encontro pertenceu em absoluto aos Guerreiros. Com três jogos nas pernas, os métodos começam a ser assimilados, sendo visível a maior coesão no sector defensivo, o que não é de estranhar já que aí o plantel não sofreu alterações.

Do meio- campo para a frente residem as principais cautelas a trabalhar no futuro. A equipa desenvolve uma toada de jogo assente na posse de bola, com dois médios interiores que permite abrir caminho aos avançados. No fundo, é um sistema semelhante ao 4x4x2 já utilizado com o Aston Villa, mas desta vez com dois jogadores mais adiantados, enquanto os médios fecham pelo meio. Falta apurar a finalização...

António Salvador: 'Apostamos nos jovens... Não entramos em loucuras'

António Salvador foi um espectador atento ao jogo de ontem entre o SC Braga e Bristol, conferindo a evolução dos trabalhos na pré-época e atento às necessidades do plantel. Realçou que a sua equipa "vai fazer o seu campeonato tranquilo" com um objectivo bem vincado, ou seja, "o quarto lugar e passar a fase de grupos na Liga Europa", afirmou. Sobre a política de contratações destacou o "esforço nos últimos dois anos para manter os jogadores que agora foram transferidos" e aposta numa política de mudança, a fim de potenciar novos talentos.

"Estamos a contratar jogadores de grande qualidade, são jovens e é preciso dar tempo. Sabemos para onde queremos ir, temos um objectivo definido que passa por lutar claramente pelo quarto lugar, passar a fase de grupos da Liga Europa e dar condições de trabalho com estabilidade", destacou Salvador. "O SC Braga é um clube que representa uma região e tem responsabilidades no futebol português. Enquanto contribuinte contribuiu para o Estado com seis milhões de euros anuais em impostos. Por isso, temos de saber para onde caminhamos e não podemos entrar em loucuras", avisou.

António Salvador fez questão de deixar patente, ontem, no Algarve, que "tudo isso não retira que exista ambição e vontade em vencer". Mas deixou algumas indirectas a clubes como Benfica, Porto e Sporting. "Não tenho dúvidas que este será um campeonato a duas velocidades, pois verificamos que há três grandes clubes a investirem largamente no reforço dos seus plantéis e há os outros clubes como Braga, Guimarães, Marítimo e outros por aí fora que vão fazer o campeonato deles", constatou. "Se não acontecer um campeonato a duas velocidades, então é porque algo está mal e não percebo porque se faz tanto investimento nos clubes, com orçamentos tão díspares", frisou.

"Percebo os nossos sócios. Percebo que queiram sempre mais, mas não vamos de forma alguma entrar em loucuras porque os tempos não estão para isso", conferiu ainda António Salvador. O presidente do SC Braga realçou ainda que faltam chegar dois pontas-de-lança ao plantel, conferindo que estarão no clube até ao arranque do campeonato. Não confirmou, mas também não desmentiu a possibilidade de contar com Rui Fonte (Benfica). E sobre possíveis saídas, avisou que "só sai mais alguém pelo preço que achamos justo".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Só Fábio disfarça falta de soluções ofensivas
Braga Novo empate com ingleses no segundo jogo-treino dos arsenalistas no estágio de pré-época que decorre no Algarve

segundo jogo no estágio algarvio, o Sporting de Braga somou novo empate, desta vez com golos, diante do Bristol City (1-1), com Fábio Martins a anular na segunda parte (70 minutos) a vantagem alcançada cedo pelos ingleses, por Freeman (8).

Fábio Martins fez o tento do empate, no jogo-treino com o Bristol
À semelhança do jogo com o Aston Villa, na sextafeira (0-0), a equipa de Paulo Fonseca esteve pior na primeira parte e melhor depois, mostrando que ainda terá muito caminho pela frente até o futebol pretendido pelo técnico estar "no ponto".
As intenções do treinador passam por um jogo mais pensado e pausado, mas ainda falta criatividade e imaginação que ajudem a equipa, presa de movimentos, a libertar-se no setor ofensivo.
O golo madrugador do Bristol – após um erro incrível de Matheus, que "passou" a bola a Freeman –, aos 8 minutos, também não ajudou, deixando o Sporting de Braga algo nervoso, apesar de dominar na posse de bola.
Com Rafa e Pedro Tiba, os dois médios-ala, a jogarem muito por dentro, escasseou o jogo exterior e a falta de oportunidades para aproveitar a tática de três centrais utilizada pelo conjunto inglês.
Paulo Fonseca mudou quase tudo ao intervalo e as oito alterações trouxeram outra dinâmica. Djavan esteve perto do golo após excelente jogada individual (53) e o empate chegou aos 70 minutos, por Fábio Martins após assistência de Román.


GUERREIROS À LUPA

CRISLAN
O avançado brasileiro, ex.Penapolense, não está a aproveitar as oportunidades enquanto não chegam aos arsenalistas os principais rivais para o lugar. Ontem, desperdiçou duas ocasiões, ainda na primeira parte, com dois remates muito tortos.

POTTKER
O jogador que quer ser o novo Hulk integrou a dupla de ataque dos bracarenses, isto depois de se ter destacado à direita, no jogo anterior do estágio. O brasileiro foi o primeiro a testar o guarda-redes dos britânicos, mas, no plano global, esteve menos em jogo.



Ecos

Avançado prometido
António Salvador prometeu ontem a aquisição de mais um ponta de lança: "Vamos contratá-lo na hora certa, mas sempre e quando houver condições financeiras para tal", disse o líder do Braga, à Rádio Renascença, pormenorizando: "Não vamos entrar em loucuras porque os tempos não estão para isso".
Ricardo poupado
Com Pedro Santos recuperado e utilizado ontem nos últimos minutos, só Ricardo Ferreira foi poupado.
Atentos a Rodrigo
Vice-goleador do Carioca pelo Madureira (9 golos), as primeiras declarações de Rodrigo Pinho, no estágio algarvio, tiveram eco no Brasil.

JN

JotaCC

FALTA GENTE COM GOLO PARA DAR OUTRO NÍVEL
TESTE O Braga voltou a empatar, desta vez frente à frágil equipa do Bristol City. Fonseca ainda tem muito trabalho pela frente

Segundo jogo no Algarve, segundo empate, os mesmos problemas de sempre. Não há forma de fugir ao que tem sido este arranque de época do Braga: ideias novas, equipa competente na primeira fase de construção de jogo e uma assustadora falta de profundidade no ataque. Paulo Fonseca está a tentar implementar uma ideia de jogo apelativa, mas ao mesmo tempo exigente do ponto de vista individual: o treinador privilegia a posse, com laterais projetados no ataque e um dos dois médios a recuar para iniciar a saída de bola; depois, mais na frente, os alas têm liberdade para procurarem os espaços interiores, com os dois avançados sempre muito móveis na procura dos espaços.

Reforço brasileiro Rodrigo Pinho destacou-se na segunda parte

As boas intenções do treinador têm, no entanto, esbarrado na falta de soluções viáveis no imediato para o centro do ataque. Ontem, perante uma equipa substancialmente mais fraca – o Bristol City subiu apenas este ano ao segundo escalão inglês –, o Braga sentiu, sobretudo durante a primeira part e, enormes dific uldades O Braga voltou a apresentar-se num 4x4x2 clássico, com os alas sempre à procura de espaços interiores e dois avançados muito móveis para criar situações de perigo, e as duas que conseguiu, em lances de bola corrida, foram desperdiçadas de forma disparatada por Crislan, o único jogador do atual plantel que, mesmo não sendo ponta de lança, pode desempenhar a função.
Continuam a faltar avançados capazes de fazer a diferença no último terço de terreno, apesar de Rodrigo Pinho ter surgido muito bem no arranque da segunda parte, embora numa posição mais recuada – nessa altura, dividiu o ataque com a "referência" Crislan. Foi o melhor período do Braga, também com Alan e Joan Román sobre as alas e os laterais Baiano e Djavan a oferecerem profundidade aos corredores.
Foi por isso com alguma naturalidade que o Braga chegou ao empate, através de uma jogada bem desenhada, provavelmente a melhor do jogo: Rodrigo Pinho baixou ao meio-campo, descobriu Joan Román livre no lado direito, tendo o espanhol cruzado para Fábio Martins (foi utilizado a avançado-centro...) marcar de forma fácil. Na primeira parte, logo a abrir, o Bristol City, que raramente se chegou à frente, já tinha marcado depois de uma oferta de Matheus, que, apesar de não estar pressionado, colocou a bola em Freeman, o autor do golo.
No final, sobrou o empate e a certeza de que, a pouco mais de três semanas do arranque do campeonato, Paulo Fonseca ainda tem muito trabalho pela frente.



A FIGURA
Rodrigo Pinho: 6 Qualidade móvel

Entrou no início da segunda parte e conseguiu ligar o jogo ofensivo da equipa, sobretudo através de uma excelente capacidade para baixar no terreno, pegar na bola e fazê-la circular com velocidade. O golo do Braga começou precisamente assim, depois de um bom trabalho individual de Rodrigo Pinho, que acabou a descobrir Joan Román solto na esquerda. O avançado brasileiro deixou boas indicações e muita mobilidade. A comprovar no futuro.



BAIXA ANDRÉ PINTO JUNTOU-SE A RICARDO

André Pinto falhou o jogo de ontem devido a um pequeno problema físico, tendo-se juntado a Ricardo Ferreira – também ele a recuperar de uma lesão – na lista de jogadores indisponíveis. Para além destes dois ausentes, Paulo Fonseca também não utilizou Kritciuk, tendo dado a baliza a Matheus e Tiago Sá. Pedro Santos jogou apenas os últimos minutos e mostrou já estar recuperado de lesão.



AMARELOS INGLESES IMPUSERAM O FÍSICO

O jogo de ontem teve alguns momentos de grande agressividade entre os jogadores, como comprovam os seis cartões amarelos mostrados pelo árbitro, sobretudo pela forma com os ingleses fizeram questão de impor o físico. E, já na segunda parte, o capitão do Bristol City, Wilbraham, chegou mesmo a desentender-se com Paulo Fonseca junto ao banco do Braga.



"Liga vai ser jogada a duas velocidades"
ANTÓNIO SALVADOR Líder do Braga afasta-se dos três grandes e diz que não fará loucuras. "Não percebo como é possível gastar tanto", comentou

António Salvador "Há três clubes que estão a investir muito. Queremos o quarto lugar"
"Vamos contratar dois avançados, mas não entraremos em loucuras"
Presidente do Braga


António Salvador não quer vender mais nenhum jogador e prometeu reforçar o plantel com mais dois pontas de lança. Recusando-se a alinhar em "loucuras", o dirigente mantém a ambição

António Salvador reafirmou aposta em "jogadores jovens e com potencial"

António Salvador, que se juntou ontem à equipa no Algarve para assistir ao jogo com o Bristol City, fez questão de sublinhar a diferença entre o "forte investimento" que está a ser feito por Benfica, FC Porto e Sporting, e a "nova política" imposta em Braga, que passa por contratar "jogadores jovens" com potencial. "Sabemos por onde queremos ir. Tivemos dois anos em que fizemos um grande esforço financeiro para manter alguns jogadores e esse esforço foi agora recompensado com boas vendas. Estamos a mudar a política: contratamos jovens com muito valor, mas é preciso dar-lhes tempo", começou por referir, antes de reforçar a ideia de que a próxima Liga será jogada a "duas velocidades". "Somos um clube responsável e nos últimos oito anos pagámos seis milhões de euros anuais só em impostos. Não podemos entrar em loucuras, mas isso não nos retira a ambição. Também não tenho dúvidas de que este vai ser um campeonato diferente, jogado a duas velocidades", analisou, frisando que "há três clubes que estão a investir muito e depois há outros, como o Braga, V. Guimarães ou Marítimo, que vão ter menos possibilidades". "Não percebo como é possível gastar tanto", atirou.
Mesmo perante estas diferenças, Salvador assegurou que os objetivos são garantir o "quarto lugar e tentar uma aproximação aos três grandes" e uma "qualificação na fase de grupos na Liga Europa". Por isso, assegura que não quer vender mais atletas: "Sempre disse que os jogadores só saíam pelo valor justo e é isso que tem acontecido. Daqui para a frente, não queremos vender mais ninguém. Também pretendemos reforçar a equipa com mais dois pontas de lança, mas não vamos entrar em loucuras. Até ao início do campeonato, vamos contratar os avançados que faltam e esperar que não chegue mais nenhuma proposta irrecusável pelos nossos jogadores." O dirigente confirmou que Rui Fonte "é uma possibilidade", mas preferiu não dar, ainda, o negócio como concluído.
Ontem, Salvador também revelou o apoio do Braga a Luís Duque nas eleições para a Liga.



Nuno Campos "explica" o ataque

Nuno Campos ficou "satisfeito" com a exibição dos jogadores, sobretudo pela "coragem" que demonstraram para assumir o risco de "jogar sempre em posse", mesmo quando pressionados no sector mais recuado. O adjunto de Paulo Fonseca também explicou as dificuldades sentidas no ataque. "Esse é o sector mais difícil de trabalhar e aquele em que é preciso mais tempo para adquirir as rotinas necessárias. É publico que estamos à espera de mais dois avançados, mas estamos satisfeitos com os jogadores que já temos para essa posição", disse.

O JOGO

JotaCC

Luís Duque não faz campanha
O presidente da LPFP defende que quem "tem de fazer campanha eleitoral é quem é do contra"

"Não pedi apoios nem subscrições. Não estou preocupado"
Presidente da Liga

O Braga juntou-se ontem a Benfica, Belenenses, Boavista, Tondela, Farense, Oriental e Mafra no apoio à recandidatura de Duque. Salvador diz que "é a continuação da credibilidade e da estabilidade".
Luís Duque garantiu ontem que não está "preocupado" com as eleições que se realizam no dia 28. "Não trato nada de campanha eleitoral. Fui convidado pelos clubes, quem tem de fazer campanha é quem é contra. Não pedi apoios nem subscrições. Fui deliberado e aprovado pela maioria dos clubes", afirmou a O JOGO aquele que é, por agora, o único candidato à presidência da Liga. "Tenho a informação de que uma comissão da II Liga virá falar comigo
Luís Duque sobre o futuro da Liga. Se vierem, cá estarei para os receber", adiantou, acrescentando que tem tido "algumas conversas com presidentes de clubes da I Liga".
Um deles,António Salvador, manifestou- lhe ontem o apoio do Braga. "É a continuação da credibilidade e da estabilidade", defendeu o presidente dos minhotos, que deixou um apelo a todos os consócios para "não voltarem ao passado", porque "pode ser penoso para o futebol, para a Liga e para os clubes". O Braga é o oitavo emblema a oficializar o apoio à recandidatura de Duque.



ABC pode reeditar final europeia na Taça Challenge

O sorteio das competições europeias de clubes de andebol colocou ontem o ABC, caso elimine os britânicos do Ruislip Eagles (jogos a 10/11 e 17/18 de Outubro), no caminho do Odorhei, numa reedição da final da Taça Challenge de 2014-15, ganha pelos romenos. Na Taça EHF, o Sporting só entra na terceira ronda e defrontará os dinamarqueses do Team Tvis Holstebro, a 10/11 e 17/18 de Outubro, enquanto o Benfica medirá forças com o vencedor da eliminatória entre o Hapoel Ramat Gan e o IBV Vestmannaeyjar. Na Liga dos Campeões, o heptacampeão nacional FC Porto integra o grupo C, tendo como adversários o Chekhovskie Medvedi, o Meshkov Brest, o Vojvodina, o Tatran Presov e o Naturhouse La Rioja.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


JotaCC