News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 18/07

Started by Bruno3429, 18 de July de 2015, 08:40

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sporting de Braga empata frente ao Aston Villa
Paulo Machado

A primeira parte do jogo foi enfadonha, com o SC Braga a revelar, com naturalidade nesta altura da época, falta de ritmo e à procura de entrosamento entre os jogadores. Os ingleses do Aston Villa, numa fase mais adiantada da preparação, apostaram no contra-ataque, com nota de destaque para a acção desenvolvida pelo ponta-de-lança Agbonlahor que deixou os centrais do Braga com a cabeça em água, pelo menos, em duas ocasiões em que foi capaz de ganhar espaço nas costas, quer a Santos como André Pinto, e numa dessas situações (29 m) enviou mesmo a bola à barra da baliza de Kritciuk. Numa fase de estudo, fica o registo de pormenores de acerto em termos defensivos.

No meio-campo, Mauro e Luíz Carlos foram os "mouros" do costume, mas ainda longe da melhor forma. As novidades apresentadas por Paulo Fonseca no 'onze' revelaram-se daqui para a frente, com Fábio Martins (promovido da equipa B à equipa A) a assumir funções na ala direita, enquanto o espanhol Joan Róman jogou descaído para o flanco esquerdo. O português ainda revelou alguns rasgos, numa actuação interessante, a mostrar serviço e argumentos para discutir um lugar na equipa principal. Ficou o registo de um remate para defesa fácil de Bunn.

De resto, durante a primeira parte, a formação bracarense foi uma nulidade em termos ofensivos, apesar de revelar maior posse de bola.
Alan, por sua vez, jogou no apoio ao ponta-de-lança, com mestria, mas sem espaço para brilhar. Neste prisma, o brasileiro Crislan — em quem se deposita uma grande esperança — esteve tapado pela cobertura de Richards, pois o central do Aston Villa não ofereceu um palmo de terreno para o brasileiro se libertar. Jogou quase sempre de costas para a baliza, na tentativa de abrir os caminhos para o ataque, mas sem sucesso.

Na segunda parte do encontro, registaram-se alterações de parte a parte. No SC Braga, o destaque vai para os testes efectuados pelo treinador, apostando em Rodrigo Pinho como ponta-de-lança, e Pedro Tiba a assumir as funções de organizador de jogo ofensivo, enquanto Pottker (direita) e Pedro Santos (esquerda) foram os jogadores com missão nas alas. Mas, também nesta parte do jogo, foi notório a falta de ritmo apesar de alguma consistência no plano ofensivo, principalmente porque o adversário revelou-se menos atrevido.

O brasileiro Pottker deu, ainda, um safanão no jogo com um potente remate a forçar uma defesa apertada do guarda-redes adversário, naquele que foi o lance mais vistoso em termos ofensivos do clube bracarense.
O jovem brasileiro, enfim, voltou a estar em destaque depois de já ter dado nas vistas no jogo-treino da equipa B.

Contas, feitas, num ensaio típico de início de época, ficou a oportunidade para ver a forma como o novo treinador dos bracarenses monta as peças e ver que o motor está ainda a aquecer para a competição.
Agora, é tudo uma questão de olear a máquina para ver o limite de velocidade que pode atingir nos tapetes verdes.
O próximo teste do SC Braga neste estágio será novamente com uma equipa inglesa, desta feita agendado para o dia 21 (terça-feira), frente ao Bristol City.

Nuno Campos: "Sistema táctico não é uma situação fechada"

O treinador adjunto do SC Braga, Nuno Campos, mostrou-se satisfeito com o rendimento da equipa e justificou que "o Braga escolheu equipas fortes de forma a colocar-nos à prova". No comentário ao duelo de ontem com o Aston Villam salientou que "na primeira parte tivemos o domínio do jogo, sendo que o Aston Villa conseguiu criar duas situações de perigo em contra-ataque. Mas o Braga teve sempre melhor circulação de bola, há processos que demoram algum tempo, a equipa nova e temos jogadores que entraram agora, além de saídas importantes e os processos demoram algum tempo a ser adquiridos", Na segunda parte, de acordo com o técnico dos bracarenses, "fomos mais perigosos, se fossemos a olhar à percentagem da posse de bola estaríamos muito por cima".

As escolhas no jogo de ontem são irrelevantes, pois Nuno Campos lembrou que não houve preocupação em colocar uma equipa tipo para iniciar o campeonato. "A nossa preocupação é dar tempo de jogo à maioria dos jogadores, crescer do ponto de vista físico e crescer as ideias. Estes testes ajudam-nos a crescer com dificuldades", referiu.
Quanto ao sistema táctico de 4x4x2, que pode ser a aposta de Paulo Fonseca, o adjunto esclareceu que "não é uma situação fechada, pois há uma série de nuanças que modificam em função das características dos jogadores".

O treinador foi ainda confrontado com o facto do jovem Pottker se estar a sobressaír nestes primeiros treinos e pode ser uma aposta em definitivo, mas escusou-se a abordar o tema de uma forma particular. "O nosso trabalho é do ponto de vista colectivo e nesse prisma as nossas ideias estão a começar a entrar. O Braga já uma equipa que mantém a posse de bola e temos um longo caminho a percorrer", referiu o treinador adjunto, fazendo questão de apontar que "todos os jogadores fazem parte da estrutura do Braga, não olhamos à equipa B ou equipa A", vincou o adjunto de Paulo Fonseca, no final do jogo de preparação com o Aston Villa.

Correio do Minho

Bruno3429

Pardo deve ser hoje oficializado no Olympiacos
colombiano já realizou os exames médicos

Pardo deverá ser hoje oficializado como reforço do Olympiacos. Oextremo colombiano já cumpriu os exames médicos e resta saber se assinará a título definitivo com o clube grego agora orientado por Marco Silva ou se a SAD arsenalista não abre mãos dos 4,5 milhões de euros que pretende para si (75 por cento dos 6 milhões totais da transferência) e aí Pardo vai por empréstimo.

No dia de ontem, a Ponte Preta informou os detalhes da transferência de Alef. O emblema brasileiro disse que o médio foi vendido por 433 mil euros a um grupo de empresários que, posteriormente, o negociaram com o Sp. Braga. A Ponte Preta detinha 55 por cento dos direitos económicos e recebeu 238 mil euros. A versão dos arsenalistas é diferente: sem revelar valores, a SAD emitiu um comunicado onde se podia ler que o ex-Marselha assinou até junho de 2020, ficando o Sp. Braga com "metade dos direitos económicos, permanecendo a restante percentagem no clube na Ponte Preta".

Alef chegou porque Danilo saiu. O Valencia recebeu o médio por empréstimo, mas o emblema espanhol tem uma cláusula obrigatória para adquirir metade do passe do jogador por 15 milhões de euros no próximo verão. Uma situação que vai sempre render dividendos à SAD minhota.

Noutro âmbito, Malcom negou ter cometido qualquer irregularidade a tirar a carta de condução. O extremo viu-se envolvido numa investigação cujos crimes podem dar até 12 anos de prisão.

Record

JotaCC

Segunda parte não chega
Braga Empate com os ingleses do Aston Villa no primeiro jogo dos guerreiros no estágio de pré-época que decorre no Algarve

O Braga ficou, ontem, em branco ( 0- 0), no primeiro jogo de preparação da préépoca, com os ingleses do Aston Villa, integrado na digressão pelo Algarve que englobará mais duas partidas.


Joan Román foi aposta inicial do técnico Paulo Fonseca, mas o ex-Barça B exibiu dificuldades físicas

A equipa bracarense, ainda a habituar-se às mudanças que Paulo Fonseca quer impor, esteve mal no primeiro tempo, mas, com as trocas operadas ao intervalo, tudo mudou, embora esse ascendente não tenha chegado para marcar.
Com menos tempo de trabalho, o Braga acusou a superioridade inglesa, assente no futebol rápido e físico de Agbonlahor – autêntica "dor de cabeça" para a lenta defesa da turma minhota no primeiro tempo – que aos 28 minutos rematou à barra.
Sem criatividade no ataque, a equipa de Braga, no sistema tático de 4x4x2 predileto de Paulo Fonseca, não passava das boas intenções: a construir desde trás, sem recorrer ao pontapé para a frente, quando chegava ao último terço mostrava, porém, poucas ideias.
A situação mudou após o intervalo, com as 20 alterações – dez para cada lado – produzidas pelos dois técnicos. Os suplentes do Braga souberam interpretar melhor as indicações de Paulo Fonseca, aumentando a percentagem de posse de bola e dominando o segundo tempo.
Alef, com um cabeceamento ao lado ( 81 minutos), e Pottker, que obrigou Mark Bunn a uma excelente defesa (minuto 86), causaram os principais momentos de perigo, já nos minutos finais.


Reforços em destaque

O ex-Atlético Linense entrou ao intervalo e o flanco direito ganhou uma nova dinâmica. Mostrou velocidade e boa técnica, mexendo com o ataque bracarense. Vice-campeão mundial de Sub-20 pelo Brasil, o médio é candidato à titularidade. Jogou apenas 20 minutos, mas deixou boas indicações e até podia ter marcado. Tecnicamente interessante, mas denotou dificuldades no combate físico a meio-campo. Precisa de ser mais agressivo com bola e no ataque à baliza adversária.


À margem

Gregos seguem Santos
Após Pardo, o Olympiacos também poderá contratar Aderlan Santos. Segundo a Imprensa grega, a equipa de Marco Silva tem o central brasileiro na mira. O português Luís Neto, que era hipótese, renovou pelo Zenit.

Malcom está assustado
O jogador brasileiro, que interessa ao Braga, envolveu-se num caso que pode ditar a sua prisão. O avançado do Corinthians, de 18 anos, pode ter tirado ilegalmente a carta de condução. O seu advogado, Régis Villas Boas, admitiu que Malcom anda "assustado", mas negou a acusação.

Alef vale 238 mil euros

A Ponte Preta anunciou que a venda de Alef foi rematada por 433 mil euros, com a equipa paulista a receber 238 mil euros, 55% dos direitos económicos do brasileiro. Alef foi comprado por um grupo de empresários e, posteriormente, colocado no Braga.


Paulo Fonseca

No primeiro teste da pré-época, o Braga cedeu um nulo diante do Aston Villa, 17.º classificado da Premier League em 2014/15. O exame não foi brilhante para os minhotos, na primeira parte, com dificuldades no ataque. As mudanças de Paulo Fonseca, ao intervalo, melhoraram muito a equipa.

JN

JotaCC

FALTAM JOGADORES PARA AS NOVAS IDEIAS
ARRANQUE O Braga empatou no primeiro teste da época, num jogo em que ficaram bem evidentes as lacunas no centro do ataque



Empatar com o 17.º classificado da Premier League no primeiro teste da pré-temporada não é um mau resultado, sobretudo frente a uma equipa com a história do Aston Villa, mas o jogo de ontem serviu, sobretudo, para sublinhar as debilidades que este Braga ainda apresenta no centro do ataque. É assumido, pelos responsáveis do clube, que a contratação de um ponta de lança é a prioridade das prioridades, e percebeu-se bem porquê: nas novas ideias de jogo introduzidas por Paulo Fonseca está a utilização de dois avançados que nunca poderão ser, como ficou evidente, Alan (foi utilizado na primeira parte) ou Pedro Tiba (jogou na segunda). Para além disso, e mesmo percebendo-se que há ali potencial para ser explorado, tanto Crislan como Rodrigo Pinho, os únicos jogadores disponíveis para estas posições, acabaram de aterrar na Europa, vindos de equipas "secundárias" do futebol brasileiro, com tudo o que de negativo isso acarreta O Braga arrancou em 4x4x2, com apenas dois reforços na equipa inicial (Crislan e Joan Román), mais Fábio Martins, que foi promovido da equipa B (tempo de adaptação, etc.).
Vukcevic, médio montenegrino do Braga, foi alvo de apertada vigilância
Mas, como é evidente, também houve vários pontos positivos no jogo de ontem, a começar por um que entronca na análise feita anteriormente: mesmo sem o tão desejado poder de fogo no ataque, o Braga não perdeu e, mais do que isso, até podia ter ganho nos últimos minutos, não fosse a bomba de Pottker (boa surpresa) ter sido travada bem lá no alto pelo guarda-redes do Aston Villa.No entanto, e justiça seja feita, as melhores oportunidades pertenceram à equipa inglesa, com dois remates de Agbonlahor e Joe Cole (que gordinho que ele está...) a serem desviados pelos postes.
Neste primeiro teste da época, Paulo Fonseca também optou por utilizar equipas diferentes em cada uma das partes – só André Pinto manteve o lugar no onze –, embora tenha sido na segunda, com muitos dos teóricos suplentes (tal como o Aston Villa), que melhor futebol apresentou. Fosse com os titulares ou os menos titulares, percebeu-se também que a ideia de jogo do novo treinador é boa, pelo menos no plano teórico, e assenta em dois laterais ofensivos, dois médios-centro a jogar lado a lado e ainda dois alas, com o do lado esquerdo, Joan Román ou Pedro Santos, a procurar quase sempre zonas mais interiores – do outro lado, Fábio Martins e Pottker jogaram sempre mais abertos na linha. No entanto, há ainda muito trabalho pela frente na consolidação de uma nova ideia de jogo que só resultará com mais reforços para o ataque.



Pottker: 6 Qualidade confirmada

Entrou no arranque da segunda parte para mexer com o jogo da equipa. Tem um enorme potencial, é explosivo e ainda apresenta um excelente remate de pé esquerdo, como ficou provado nos últimos minutos, quando atirou uma bomba que só foi travada por um voo fantástico do guarda-redes do Aston Villa.



PROBLEMA PEDRO SANTOS LESIONOU-SE

Já perto do final da partida, Pedro Santos lesionou-se no joelho esquerdo e acabou por dar lugar a Pottker, que teve de reentrar na partida depois de ter sido substituído. À primeira vista, a lesão do médio-ala parecia grave, mas só hoje, quando o Braga regressar ao trabalho, é que o jogador será reavaliado e se ficará a conhecer a verdadeira dimensão do problema. O Braga treina às 10h00.



ADEPTOS CALOR NÃO AFASTOU INGLESES

Quando o jogo começou, às 18h30, os termómetros ainda registavam temperaturas superiores e 30 graus, mas apesar do tempo convidar a uns mergulhos no mar, foram muitos os adeptos, sobretudo ingleses, que marcaram presença no Estádio da Nora, em Ferreiras. A partida de ontem também teve direto a transmissão televisiva, mas apenas para Inglaterra.


Pottker vai assumir lugar que era de Pardo
MERCADO O extremo brasileiro, que chegou para a equipa B, convenceu Paulo Fonseca e vai ficar no plantel principal. Malcom continua em agenda

O colombiano vai ser oficializado no Olympiacos nas próximas horas, mas o Braga só tem Malcom debaixo do radar. Pottker já convenceu e foi definitivamente promovido à equipa principal


Pottker tem futebol e capacidade de efetuar mudanças repentinas de velocidade

A confirmação da saída de Pardo para o Olympiacos está presa apenas por formalidades – o anúncio oficial até deve acontecer ainda durante o dia de hoje –, mas no Braga já está encontrado o subst i t uto do colombiano no plantel; Pottker convenceu Paulo Fonseca nestes últimos dias de trabalho e vai deixar de fazer parte da equipa B para se fixar, em definitivo, no plantel principal. No jogo de ontem, o brasileiro voltou a revelar-se como um dos melhores em campo, demonstrando, tal como Pardo, uma capacidade de explosão bem acima da média.
No entanto, Malcom, o jovem extremo/avançado do Corinthians, continua na mira dos arsenalistas (apesar do presidente do clube brasileiro ter dito que ainda não recebeu qualquer proposta), ainda que seja no centro do ataque que se encontra a principal preocupação dos responsáveis do Braga no que diz respeito ao reforço imediato da equipa. Isto porque, e para além de Pottker, o plantel às ordens de Paulo Fonseca conta com mais quatro jogadores capazes de jogar pelas alas, como são os casos de Rafa, Pedro Santos, Fábio Martins ou ainda Joan Román, que chegou esta temporada do Barcelona B e que também revelou bons pormenores.



Ponte Preta detalha venda de Alef

O Ponte Preta revelou ontem que recebeu 238 mil euros pela venda do passe de Alef, fruto dos 55 por cento que detinha dos direitos económicos do médio contratado pelo Braga; o valor total da transação foi 433 mil euros. Segundo o clube de São Paulo, Alef foi comprado por um grupo de empresários e, depois, colocado no Braga. "Agradeço muito ao Ponte Preta por tudo que fez por mim e levarei sempre comigo essa gratidão", disse Alef.



EXTREMOS
5
O Braga tem cinco jogadores capazes de jogar nas duas posições para as alas: Rafa, Pedro Santos, Fábio Martins, Joan Román e Pottker



Sistema não é situação fechada

Adjunto Nuno Campos explica que há a hipótese de trabalhar outros esquemas táticos

O Braga voltou a apresentar-se em 4x4x2, mas a equipa técnica está aberta a alternativas. "O sistema não é uma situação fechada; há uma série de nuances que modificam em função das características dos jogadores. Estamos numa fase inicial, há a possibilidade de chegarem jogadores e vamos ver se isso representa uma ligeira mudança ou não", explicou adjunto Nuno Campos, "satisfeito com os jogadores" face ao que produziram ante o Aston Villa. "Controlámos na primeira parte e o Aston Villa criou duas situações de perigo em contra-ataque. Na segunda parte, fomos mais incisivos. Mas ideias diferentes levam o seu tempo", analisou.

O JOGO

Pé Ligeiro

Pelé cedido ao SC Braga

O médio Pelé, contratado pelo Benfica ao Belenenses neste defeso, vai ser cedido ao SC Braga até ao final da próxima temporada.

Segundo o jornal A BOLA, o empréstimo, válido por um ano, não contempla uma cláusula que permita ao clube minhoto exercer uma opção sobre os direitos do jogador de 23 anos.

Pelé não entra nas contas de Rui Vitória para a época 2015/16 e nem viajou com a equipa para o estágio na América do Norte.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC


JotaCC


JotaCC

Taça do Braga de 1966 penhorada por dívidas
Braga Taça de Portugal ficou na vitrina do clube mas agora pertence ao ex-dirigente do bingo, a quem o SCB deve 797 mil euros

Como o Tribunal demorou sete anos a decidir, a verba atingiu 797 mil euros

A Taça de Portugal ganha em 1966 pelo Sporting de Braga foi penhorada pelo antigo gerente do Bingo do clube, Sebastião Carvalho Campos, a quem o Tribunal de Trabalho deu direito a uma indemnização de 797 mil euros (mais juros) por despedimento ilegal, ocorrido em 2008.
A advogada Amélia Mesquita, do escritório de Nuno Albuquerque, adiantou ao JN que a taça, avaliada simbolicamente em dez mil euros, ficou na vitrina do clube, sendo seu fiel depositário o diretor-geral, João Gomes. "O dirigente opôs-se, com veemência, à saída do troféu e nós concordámos, embora tivéssemos o direito de a levar, se chamássemos a autoridade policial, dado que a penhora é feita com base em decisão judicial", referiu.
O solicitador de execução, Hugo Martins – acrescentou a advogada –, não penhorou as outras taças, nomeadamente as da Liga e a do Intertoto da UEFA, recentes conquistas da equipa de futebol – por haver dúvidas sobre se pertencem à SAD – Sociedade Anónima Desportiva ou ao clube: "O meu cliente não quer as taças, quer apenas alertar para a necessidade de que lhe seja paga a verba a que tem direito", sublinhou.
A jurista acrescentou que, no âmbito da ação executiva em curso, foram já penhoradas as contas bancárias do clube, onde estavam apenas sete mil euros e uma viatura. Tentou o mesmo junto do Município, mas aquele informou que nenhuma verba de contratos-programa iria ser entregue em 2015.

Penhora de terrenos

"Vamos, agora, avançar para a penhora de uns terrenos que o clube possui e continuamos à procura de outros bens", adiantou, frisando que estão já penhoradas várias receitas futuras da coletividade.
Amélia Mesquita diz que a Direção do clube fez saber que está a preparar uma proposta de acordo para solucionar o problema, mas acentua que, "até agora, nada de concreto foi feito". Em 1997, o diretor ganhava 2037 euros mensais, verba aumentada para 6000 em 2005. A que acrescem 300 euros de diuturnidades e alimentação. Como o tribunal demorou sete anos a decidir, a verba atingiu aquele montante, sem contar com juros até ao dia do pagamento.
O assessor de Imprensa do clube, André Viana, escusou-se a comentar, adiantando uma outra fonte que há um recurso em tribunal a decorrer, pelo que, o Sporting de Braga aguardará pela decisão final.
"Em 2008, houve um administrador que se opôs à negociação e o resultado foi desastroso se se confirmar a decisão da primeira instância", lamentou.


Tribunal deu razão a dez tralhadores que foram despedidos
Bingo Clube obrigado a pagar 1,286 milhões


Em março, o tribunal deu razão a dez trabalhadores despedidos, obrigando o Sporting Clube de Braga a pagar-lhes 1,286 milhões de euros. A 1 de abril, o Braga reintegrou três trabalhadores, e chegou a acordo com todos, exceto com o antigo diretor do bingo. Nessa data, recorreu da sentença para a Relação, mas o recurso só teria efeitos suspensivos se fosse prestada uma caução. O Sporting de Braga encerrou a sala de jogo do bingo – que dava prejuízo - e procedeu ao despedimento coletivo dos 17 trabalhadores em agosto de 2008. Depois disso, indemnizou sete trabalhadores.



Perrichon O autor do golo da vitória

Gostaria de integrar a estrutura do clube para o ajudar a voltar a ser de novo campeão. Foram anos que jamais esquecerei, aqueles que passei aqui"
Perrichon, no final da Taça, em maio


O antigo avançado argentino Miguel Perrichon, hoje com 74 anos, é uma figura incontornável da conquista da Taça de Portugal em 1966, já que foi o autor do golo que deu a vitória frente ao Setúbal naquele ano. O troféu tornou-se, assim, o mais emblemático do clube.

JN


JotaCC