News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Jogadores ligados contratualmente ao SCBraga

Started by Robalo, 05 de July de 2015, 11:54

Previous topic - Next topic

abesbilico

Fábio Martins (Famalicão) ganhou o prémio de melhor avançado da Liga no mês de setembro, numa eleição que contou com a votação dos treinadores do escalão principal.

Fábio Martins assinou dois golos, contribuiu com duas assistências e esteve na jogada de quatro de nove golos do Famalicão, tendo ficado à frente de Zé Luís (FC Porto), com 20.97 por cento, e de Rafa (Benfica), com 12.10 por cento.

SEM COMENTÁRIOS...
COM O BRAGA PARA SEMPRE NO MEU CORAÇÃO, MESMO QUE NUNCA SEJA CAMPEÃO!

VERMELHO MAGICO

Quote from: abesbilico on 16 de October de 2019, 11:41
Fábio Martins (Famalicão) ganhou o prémio de melhor avançado da Liga no mês de setembro, numa eleição que contou com a votação dos treinadores do escalão principal.

Fábio Martins assinou dois golos, contribuiu com duas assistências e esteve na jogada de quatro de nove golos do Famalicão, tendo ficado à frente de Zé Luís (FC Porto), com 20.97 por cento, e de Rafa (Benfica), com 12.10 por cento.

SEM COMENTÁRIOS...

Se no Famalicão joga, e bem, porque é que aqui não jogava? Porque o Abel não gostava dele?

Por culpa do Abel tivemos que vender à pressa o Dyego Sousa e emprestar o Fábio Martins. Dois excelentes jogadores. E no final tirou bilhete para a Grécia  e quem vier atrás que feche a porta.

Um clube como o nosso não deve andar ao sabor das birras de cada treinador que cá chega porque bem sabemos que palavras vão com o vento e os euros é contam e no final o Braga é que saiu prejudicado.

COM RAÇA E LEALDADE
DEFENDO OS CLUBES DA MINHA CIDADE

PEDRØ XVI

Eu nunca acreditei na teoria que alguns foristas partilhavam de que o Fábio não jogava porque não estava "comprometido" com o projecto ou que facilitava muito nos treinos ou então que não dava o seu máximo. O Fábio desde que veio para o Braga rendeu (e bem) em todos as equipas em que teve (emprestado ou equipa b), sendo que apenas no nosso plantel principal é que nunca lhe foram dadas grandes oportunidades (houve uma altura que foi aposta constante e até correspondeu mas depressa voltaram a sentá-lo no banco).

Bom jogador demonstra sempre a sua qualidade seja em que equipa for, e o Fábio tem demonstrado isso mesmo menos no Braga pois nunca lhe foi dada a estabilidade de que muitos jogadores gozam apesar de não o merecerem. Após um par de anos que teve para crescer como jogador, as duas últimas épocas podiam e deviam ter sido de afirmação para este jogador no nosso clube e não o foram devido a uma pessoa, que o foi o Abel.

Tenho receio que o mesmo aconteça com o Trincão e o Xadas, no entanto o último é um caso um pouco diferente pois a sua não utilização deve-se em grande maioria à sua debilidade física (lesiona-se muitas vezes segundo o que é transmitido pelo clube). Já o Trincão devia ser uma aposta mais constante e, quanto a mim, não há desculpas para que isso não aconteça.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

Fernando Marques

Pedro, o próprio Fábio no inicio desta época desportiva dá uma entrevista a falar sobre o seu crescimento pessoal e que esta época seria diferente, deixando a entender que o seu comprometimento não foi o maior. Teoria? Para mim são factos, ele não era profissional (ponto). Se agora se está a comprometer com o treino e a filosofia do treinador? Óptimo para ele, para o Famalicão e para o Braga. Agora, isso não muda o passado, talento ali não falta nem nunca faltou. Comprometimento e profissionalismo faltou e muito. Vamos esperar que esteja no passado, pessoalmente torço pelo sucesso dele.

Arsenalista

Parabéns Fábio Martins!!

FÁBIO MARTINS ELEITO O MELHOR AVANÇADO DE SETEMBRO https://www.abola.pt/Nacional/Noticias/Ver/810198
'in Abola '
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

rpo.castro

Quote from: Fernando Marques on 16 de October de 2019, 14:21
Pedro, o próprio Fábio no inicio desta época desportiva dá uma entrevista a falar sobre o seu crescimento pessoal e que esta época seria diferente, deixando a entender que o seu comprometimento não foi o maior. Teoria? Para mim são factos, ele não era profissional (ponto). Se agora se está a comprometer com o treino e a filosofia do treinador? Óptimo para ele, para o Famalicão e para o Braga. Agora, isso não muda o passado, talento ali não falta nem nunca faltou. Comprometimento e profissionalismo faltou e muito. Vamos esperar que esteja no passado, pessoalmente torço pelo sucesso dele.
Eu já li esta resposta várias vezes, mas lendo o que o Fábio escreveu, parece-me que tem haver mais com o facto de ficar no banco e de ter ficado em baixo, do que falta de profissionalismo. Aliás não leio isso em nada do que ele escreveu como não ouvi na entrevista do pai dele quando assinou pelo Famalicão.
Parece a história de que perdia muito tempo nas redes sociais, quando, para além de existir muito jogador activo nas redes sociais, ter começado a ficar mais activo depois de ter ficado definitivamente no banco.
Se Xadas e Trincão tiverem o mesmo tratamento que ele teve, também serão pouco profissionais, e precisarão de clubes "menos exigentes"
Quem não sente não é filho de boa gente.

PEDRØ XVI

Quote from: rpo.castro on 16 de October de 2019, 15:50
Eu já li esta resposta várias vezes, mas lendo o que o Fábio escreveu, parece-me que tem haver mais com o facto de ficar no banco e de ter ficado em baixo, do que falta de profissionalismo. Aliás não leio isso em nada do que ele escreveu como não ouvi na entrevista do pai dele quando assinou pelo Famalicão.
Parece a história de que perdia muito tempo nas redes sociais, quando, para além de existir muito jogador activo nas redes sociais, ter começado a ficar mais activo depois de ter ficado definitivamente no banco.
Se Xadas e Trincão tiverem o mesmo tratamento que ele teve, também serão pouco profissionais, e precisarão de clubes "menos exigentes"
Lá está, o pessoal interpreta as coisas conforme lhes convém e dá mais jeito. Neste caso convém conservar a imagem sagrada que muita gente tem do Abel, como tal convém dizer que a culpa de não ter oportunidades era do próprio jogador.
Por dizer que cresceu a nível pessoal quer dizer que está a admitir que era mau profissional? E esta época seria diferente? Obviamente, será diferente pois vai jogar mais e pode mostrar o que vale, coisa que no Braga não aconteceu.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

Enorme_Guerreiro

O Fábio Martins fez 2312 minutos pela equipa principal do Braga, e ainda dizem que não teve oportunidades? Nunca rendeu o suficiente para ser aposta regular, isso é factual. Tem muito mais talento que o Ricardo Horta, por exemplo, mas a diferença de regularidade e entrega entre um e outro é abismal. Rendeu a jogar em contra-ataque no Chaves e agora no Famalicão, mas para mim nem foi dos melhores da equipa nos 2/3 jogos do Famalicão que vi este ano. O Xadas vai pelo mesmo caminho... Foi-lhe dada a titularidade no início da época 17/18 e ele nunca a agarrou verdadeiramente, apesar do Abel lhe ter dado várias oportunidades. Mas quando temos jogadores como Horta e Wilson, que sendo muito menos virtuosos, acabam por render mais, que remédio tem o treinador do que dar continuidade ao bom rendimento desses jogadores? O mesmo acontece agora com o Galeno e o Horta, que têm sido constantemente dos melhores em campo, e por isso não vão sair do onze só porque "temos" de apostar nos outros. Ainda assim, tenho esperança de que o Trincão seja diferente do Xadas e do Fábio, porque me parece melhor que eles. Outro caso foi o JCT, que também foi tendo oportunidades e aqui e ali tinha rasgos fantásticos, mas o resto do tempo ninguém dava por ele. E o percurso do Fábio no Braga foi exatamente esse: 4/5 rasgos de génio e mais 2000min de mediocridade. Percebo quem veja as coisas de maneira diferente, mas acho que somos um clube grande demais para estar eternamente à espera que os jogadores se afirmem. Outro que vai pelo mesmo caminho é o Murilo, infelizmente. Demorou a entrar na equipa no ano passado, entrou muito bem e parecia que ia ser figura esta época. Até agora, já teve bastantes oportunidades e rendeu perto de zero, sendo que nos últimos tempos foi ultrapassado (e bem) pelo Trincão na hierarquia.

Peço desculpa por destoar do resto, mas eu lembro-me de alguns jogos do Fábio absolutamente deploráveis... Entrava num jogo aos 70min e resolvia o jogo, o Abel dava-lhe 2 titularidades seguidas nos jogos seguintes e ele mal tocava na bola nesses 2 jogos... Que pode um treinador fazer? Tirá-lo e por o Ricardo Horta que rende quase sempre.

rpo.castro

Quote from: PEDRØ XVI on 16 de October de 2019, 16:10
Lá está, o pessoal interpreta as coisas conforme lhes convém e dá mais jeito. Neste caso convém conservar a imagem sagrada que muita gente tem do Abel, como tal convém dizer que a culpa de não ter oportunidades era do próprio jogador.
Por dizer que cresceu a nível pessoal quer dizer que está a admitir que era mau profissional? E esta época seria diferente? Obviamente, será diferente pois vai jogar mais e pode mostrar o que vale, coisa que no Braga não aconteceu.
Estava agora mesmo a ler este artigo sobre Carli Lloyd, bicampeã do mundo de futebol, e há uma parte no fim em que também diz "cresci como pessoa". Também deve ter sido má profissional. https://observador.pt/2019/10/16/carli-lloyd-e-capita-bicampea-mundial-e-das-melhores-de-sempre-mas-nos-ultimos-tres-anos-esteve-no-fundo-do-poco/

O Famalicão joga só em contra-ataque? Engraçado.
Pouco rendimento? Mesmo numa época em que foi titular 15 vezes, marcou 7 golos e foi o 6º marcador da equipa à frente por exemplo do Faraó.
Meter o gajo, fazer um erro e tirar a seguir não é gestão nenhuma. Em braga nem o treinador nem os adeptos dão condições para os jogadores evoluirem. Tivesse o Rafa apanhado estes ultimos treinadores e estaria emprestado a um moreirense.

PEDRØ XVI

Quote from: rpo.castro on 16 de October de 2019, 17:04
Estava agora mesmo a ler este artigo sobre Carli Lloyd, bicampeã do mundo de futebol, e há uma parte no fim em que também diz "cresci como pessoa". Também deve ter sido má profissional. https://observador.pt/2019/10/16/carli-lloyd-e-capita-bicampea-mundial-e-das-melhores-de-sempre-mas-nos-ultimos-tres-anos-esteve-no-fundo-do-poco/

Pouco rendimento? Mesmo numa época em que foi titular 15 vezes, marcou 7 golos e foi o 6º marcador da equipa à frente por exemplo do Faraó.
Meter o gajo, fazer um erro e tirar a seguir não é gestão nenhuma. Em braga nem o treinador nem os adeptos dão condições para os jogadores evoluirem. Tivesse o Rafa apanhado estes ultimos treinadores e estaria emprestado a um moreirense.
Já jogadores como o Bruno Viana erram uma, duas, três, quatro, cinco... as vezes que forem preciso e continuam sempre com lugar garantido e com a maioria dos adeptos do lado dele.

SEMPRESCB

A questão é mesmo essa... rendimento e consistencia. O Fábio cá foi tendo aqui e ali rendimento mas faltou lhe e muito a consistencia para ter agarrado o lugar. A titularidade parecia que lhe assustava e raro foi o jogo que fez a titular que desse provas que era melhor que os outros e quer se queira quer não R.Horta e Wilson foram sempre muito mais consistentes que o Fábio (já o Esgaio a conversa é outra). Quando foi publica a vinda de Galeno temi que viesse seguir as pisadas do Fábio pois no Rio Ave parecia me um jogador de rasgos em que aparecia em 1 jogo e eclipsava se em 3 felizmente está a provar que eu estava errado e está a assumir se e bem como uma pedra importante deste Braga dá gosto vê lo em campo, Wilson vai ter muito que lhe dar se quiser entrar no 11 pelo menos para uma ala/extremo não estará nada fácil para ele e para o Trincão o cenário é o mesmo.

Fernando Marques

Mas sabes onde ele era mais activo? É que posso ser em casa ou no meu tempo de lazer. Agora se eu passar o dia a falar ao telefone com a minha namorada o meu chefe manda-me dar uma volta.
Mas isto nem interessa. O importante é a grande época que está a fazer. Está de parabéns até ao momento!

rpo.castro

Quote from: Fernando Marques on 16 de October de 2019, 18:04
Mas sabes onde ele era mais activo? É que posso ser em casa ou no meu tempo de lazer. Agora se eu passar o dia a falar ao telefone com a minha namorada o meu chefe manda-me dar uma volta.
Mas isto nem interessa. O importante é a grande época que está a fazer. Está de parabéns até ao momento!
Sim, era habitual ele estar a tirar selfies em pleno relvado com os jogadores adversários. Até aqui não corria. Depois as redes sociais. Agora é o telefone. Vou estar atento para ver o que se inventa nos próximos dias.

Já em Famalicão não devem ter rede nem internet e se calhar só lhe dão o almoço se correr.

Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk

100%SCB

O Fábio teve algumas oportunidades cá em Braga.
Na primeira época do Abel, fez uma época positiva principalmente até janeiro. Depois, disso o Abel pouco rodava a equipa e o Fábio ia jogando 10/15/20 minutos por jogo.
Em 1700 minutos fez 7 golos e 5 assistências.
Na segunda época começou "encostado" até que o Abel se viu apertado para ganhar ao Aves em casa, jogo em que o Fábio entrou muito bem e ajudou a equipa a ganhar. Depois, jogou em Chaves, nao esteve bem (ele e o resto da equipa). Ainda assim, quando saiu (creio que ele e o Dyego) ainda pioramos mais!
Depois, foi jogando pouco tempo: só duas vezes jogou mais que 15 min (contra o Setúbal em casa onde também não esteve bem e foi titular e contra o Feirense).
Para as taças, jogou muito bem na da Liga (resolveu contra o Tondela e jogou bem contra o Nacional) e na de Portugal não me recordo das suas exibições, sei que toda a equipa esteve mal contra o Felgueiras e contra o Praiense.

Posto isto, teve algumas oportunidades, mas nunca teve grande continuidade, a não ser não primeira metade da época 17/18 (não era titular absoluto mas jogava muitas vezes).
__

Agora é irrelevante! Boa sorte para ele e gostava que um dia demonstrasse toda a sua qualidade cá.
O mesmo digo do Xadas. Não é para jogar, deixem sair o miúdo!
FORÇA BRAGA

Pé Ligeiro

Quote from: VERMELHO MAGICO on 16 de October de 2019, 11:56

SEM COMENTÁRIOS...

Se no Famalicão joga, e bem, porque é que aqui não jogava? Porque o Abel não gostava dele?

Por culpa do Abel tivemos que vender à pressa o Dyego Sousa e emprestar o Fábio Martins. Dois excelentes jogadores. E no final tirou bilhete para a Grécia  e quem vier atrás que feche a porta.

Um clube como o nosso não deve andar ao sabor das birras de cada treinador que cá chega porque bem sabemos que palavras vão com o vento e os euros é contam e no final o Braga é que saiu prejudicado.

A verdadeira história da saída do Dyego pode ser que ainda se venha a saber. Convém dizer que foi por exigência do Abel...
O Dyego, na época passada, com o Abel fez 41 jogos e marcou 20 golos...
O Dyego saiu do Braga quando o treinador do Braga já não era o Abel. O valor da transferência que foi oficialmente declarado é ridículo
BRAGA SEMPRE MAIS!

rpo.castro

Quote from: Pé Ligeiro on 16 de October de 2019, 21:01

SEM COMENTÁRIOS...

A verdadeira história da saída do Dyego pode ser que ainda se venha a saber. Convém dizer que foi por exigência do Abel...
O Dyego saiu do Braga quando o treinador do Braga já não era o Abel. O valor da transferência que foi oficialmente declarado é ridículo
Mas foi declarado como vendido antes do final de junho!

Depois dizem que mentiroso é um insulto.

Somos Braga!

Quote from: rpo.castro on 16 de October de 2019, 22:11
Quote from: Pé Ligeiro on 16 de October de 2019, 21:01

SEM COMENTÁRIOS...

Mas foi declarado como vendido antes do final de junho!

Depois dizem que mentiroso é um insulto.

A venda do Diego foi explicada na AG. Por mim, é assunto encerrado. Não tenho certeza se a história contada é verdadeira, mas, também não tenho nenhuma razão para achar que é mentira. AS foi coerente e  bastante claro na explicação que deu. Vale o que vale.

Enviado do meu VTR-L09 através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

SEMPRESCB

Ibrahima Camará estrou se pela selecção da Guiné Conacri e marcou na estreia aos 20 anos.

Somos Braga!

Entrevista a "Peter Star"...  ;D ;D ;D ;D

Rui Miguel Tovar entrevista Peter Star. Ou Pedro Estrela. Como queira. Eis o único jogador com contrato assinado por Sporting e Benfica sem ter jogado um minuto que fosse

O Algarve esconde alguns segredos. Como Peter Star, a estrela maior de um fim de tarde em Olhão. O alfa abala de Faro para Lisboa daí a 45 minutos, a entrevista é em tempo recorde.

Ahahahah, isso deu cá uma confusão.
Então?
O Braga já não ganhava em Alvalade há 12 anos. Nessa tarde, 1-0. Marcámos perto do fim. Era o Sporting do Carlos Queiroz, com Costinha, Oceano, Vidigal, Sá Pinto, Paulo Alves, Amunike. Quando acabou o jogo, o pessoal todo atirou-se ao Queiroz. Nas bancadas, quero dizer. Um ambiente mau, mau, mau para o Sporting. Devia estar a passar por uma fase daquelas [terceira derrota consecutiva].
Lembra-se do golo?
Claro que sim: jogada do Karolgan pela direita e eu só encostei, com a baliza aberta. Estava o campo todo enlameado. Mas todo mesmo. E havia poças gigantes de água. Anos 90, está a ver? Ahahahah. Isso está tudo no youtube, é ver para crer.

Já tinha jogado com o Sporting em Alvalade?
Eu joguei no Sporting.
Hein?
Um mês. Saí daqui de Olhão, do Marítimo Olhanense, para o Sporting. Fiquei lá um mês e voltei. Aquilo era difícil. Mais ainda para um gajo saído aqui da terrinha para chegar à capital. Era tramado.
Imagino. Esse Sporting tinha quem?
No meu quarto, Cadete, que é bom rapaz, e o Mário Fonseca, depois guarda-redes do Estoril. A equipa tinha Figo, Peixe, Paulo Torres, João Oliveira Pinto. Ahahahah, só personagens. O Peixe, se não me engano, também abandonou o Sporting para voktar à Nazaré. Saudades de casa. Só que ele voltou.
E o Pedro?
Quiseram que eu voltasse, mas o meu pai já não me deixou.
E aquele mês, que tal?
Ainda vi um jogo europeu em Alvalade, não me lembro bem com quem. Jogava lá o Negrete, isso lembro-me bem.
E os treinadores das camadas jovens?
No primeiro dia, o João Barnabé. Daí em diante, foi o irmão do Aurélio Pereira, o Carlos. Grande treinador, grande homem.
Voltou para Olhão e depois?
Assinei pelo Benfica.
Quêêêê?
Ahahahah, isso mesmo. Tinha uns 14 anos, assinei por duas épocas com o Peres Bandeira, chefe de departamento do Benfica.
E?
Nem sequer fui a Lisboa.
Quêêêê?
O meu pai escreveu-lhes uma carta a dizer que não havia condições de ir. As oportunidades que se perdem, já viu?
Duas oportunidades.
Pois, acontece.
Ficou por cá?
Olhanense, juniores e seniores.
Em que divisão?
Quatro anos na 2.ª B, uma na Honra. Joguei com o Rio Ave do Paulinho Santos, Bino e Rui Jorge. Já os conhecia de ginjeira quando os apanhei novamente no Porto.
E depois?
Fui para o Braga. No primeiro treino, ninguém me passou a bola. Tranquilo, sei bem como funciona o mundo do futebol. O treinador Manuel Cajuda levou-me a almoçar e perguntou-me o que eu tinha achado. Disse-lhe que estava lá para jogar e não para correr.
Ouchhh.
Ahahahah. O Cajuda começou a ver a sua vida a andar para trás. Ahahahah.
E esse Braga?
A lutar para não descer à 2.ª divisão. O presidente era o Nuno Cunha, um homem forte de bigode, construtor. Depois apareceu o João Gomes de Oliveira. O Braga daquele tempo estava lá por baixo e a maior parte da população era do Benfica. Agora tudo mudou. O clube cresceu e a própria cidade também. Vejo que os bracarenses são mais braguistas. No meu tempo, havia jogadores bons, muito bons.
Como quem?
Artur Jorge, um central rijo pá. Karoglan, craque, bom de bola. Esteve perto de assinar pelo Porto, só que já tinha passado os 30 anos e a transferência foi adiada. Quem foi para o Porto acabou por ser o Barroso. Mais o guarda-redes Rui Correia.
E a rivalidade com o Vitória, que tal?
Eischhhhh, Guimarães era do pior. Ahahahah, aquela malta era tramada. Uma vez, atiraram-me uma pedra que passou a centímetros da minha cabeça. Estava a andar ao lado do massagista José Mário. Isso foi já depois do jogo. Mas como é que uma pedra da calçada entra num estádio?
...
Outra: fazia-se a Taça Amizade entre Braga e Vitória. Um dia, fomos lá ganhar. Acabou-se a Taça Amizade, ahahahah. Fala-se aqui do Farense-Olhanense. Aquilo no Minho é que é barra brava. Aliás, em períodos mais quentes e de resultados desfavoráveis, havia jogadores do Vitória que saíam de Guimarães para viver em Esposende. Era assim, tramado. Mais uma: última jornada do campeonato, acho 1996-97, e empatámos 0-0 em Guimarães. Ao mesmo tempo, o Salgueiros jogava em Faro, no São Luís. Se o Salgueiros ganhasse, ultrapassava o Vitória e ia à Europa. Nos descontos, penálti para o Salgueiros. Sobe o Abílio e falha o golo. Acabou 1-1 e o Vitória vai à UEFA. Foi uma alegria imensa.
Quando jogava no Braga, o Pedro vinha a Olhão?
Às vezes, de dois em dois meses.
Como?
Táxi.
Táxi?
Não havia outa hipótese. As pessoas falam do avião, mas já viu o que era ir de Faro-Lisboa, Lisboa-Porto e ainda Porto-Braga de carro? Para quê? Táxi é mais prático.
Quanto era?
300 euros, uns 60 contos.
Pagava em dinheiro?
Claro.
E o taxista?
Às vezes, ficava em Olhão. Rodávamos juntos o país, ahahahah.
Como é que fazia?
Acabava o jogo no domingo à tarde e apanhava logo o táxi, que já era de um amigo. Íamos por Vila Franca, umas seis horas de caminho. Chegava de madrugada, dormia e aproveitava a folga em Olhão.
No dia seguinte?
Ia de madrugada e chegava a tempo do treino da tarde, ahahahah. Era um esticão, claro.
E os Carnavais em Olhão, falaram-me aí de umas histórias.
Ahahahahahah, só aconteceu uma coisa bizarra, com o Mário Wilson.
Conte lá.
Foi uma brincadeira de Carnaval. Uns amigos meus pegaram nuns burros e andámos pela cidade durante a noite. De manhã, amarrei o burro ao pé do balneário e queria ir treinar. O Mário Wilson impediu-me, só lá voltei no dia seguinte. Ahahahah. Sem o burro, claro.
Quais são as suas memórias em Olhão?
Desde pequeno? A ver alguns adversários míticos no Estádio Padinha, como o Barreirense. Na baliza, o Neno. E também ia a Faro para ver o Farense do Paco Fortes. Vi o Benfica do Bento, Pietra, Shéu, Carlos Manuel, Diamantino, Magnusson. Esses jogavam à bola.
É do Benfica?
Só o admiti publicamente aos 26 anos, quando jogava no Braga. Ahahahah. Um dia, ganhei 3-2 na Luz. Era o Belenenses de Wilson, Filgueira, Marco Aurélio, Rui Gregório, Tuck. Saí com 2-0 para nós, até fiz uma assistência e tudo. Eles empataram 2-2 e nós fizemos o 3-2 pelo Rui Gregório. Foi nesse jogo que o Belenenses conseguiu a manutenção e o Porto foi campeão.
E mais e mais?
Assim de tardes engraçadas, lembro-me de um Braga-Campomaiorense em que passei os três dias anteriores sem sair de casa, doente, cheio de febre. Treinei 10 minutos, entrei como suplente e marquei o golo da vitória. Acabou 1-0. O Campomaiorense era treinado pelo Manuel Fernandes, com quem me cruzei no Santa Clara no ano em que fomos campeões da 2.ª divisão em 2001.
Mais uma experiência na 2.ª?
Também joguei na 2.ª pelo Belenenses. Ficámos em segundo lugar, atrás do Gil Vicente. E subimos, claro. Aliás, o 3-2 na Luz é no ano seguinte a essa época na 2.ª.
Grandes jogatanas.
Podia ter mais para contar, só que desanimei.
Então porquê?
No ano em que o Braga garante a Taça UEFA, resolvi sair. Sabe para onde ia?
Nem idea.
Racing, em Santander.
O que falhou?
Foi para lá o Porfírio.
Então?
O meu empresário era o Jorge Mendes.
O Jorge Mendes?
O. Esse mesmo. Assinei com ele no Porto, lembro-me como se fosse hoje. Naquele tempo, o Braga enviava-me cartas diariamente para renovar e o Jorge Mendes dizia-me para não renovar, que ia ter um clube para mim. Sabe onde fui parar?
Não.
Leça, treinado pelo Rodolfo Reis, depois Vítor Manuel. Jogavam lá Zé da Rocha, Constantino, Alfaia, Serifo. Apanhei o Ricardo Carvalho, ainda júnior. Bom rapaz, craque.
Do Braga para o Leça?
É a vida. O contrato era igual ao do Braga, mas queria mesmo era jogar em Espanha. Se fizesse dois anos no Racing, resolvia o meu futuro. Mesmo assim, futebolisticamente falando, conseguimos manter o Leça na 1.ª divisão.
E agora, o futebol?
Pelo que vejo, é diferente, tanto a vida dos jogadores como a dos clubes. Está tudo muito formatado, quase todos jogam o mesmo jogo, sem diferenças. No aspecto humano, a malta fica lá dentro do balneário uns dez minutos e depois sai de cena até ao dia seguinte. Antes, ficávamos no balneário a falar, falar e falar, organizávamos almoços, jantares. Havia mais convívio.

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Enorme_Guerreiro

Quote from: rpo.castro on 16 de October de 2019, 17:04

Em primeiro lugar, eu nem disse que o Famalicão joga só em contra-ataque, disse que o Fábio rende no Famalicão a jogar em contra-ataque, mas já agora, podes ver os golos do Famalicão... Tem 16 golos marcados na primeira liga até ao momento:
- 1 livre direto;
- 2 penalty;
- 2 ataque organizado;
- 1 canto;
Os restantes 10 golos são estes, que para mim são todos em contra-ataque (ou, pelo menos, ataques rápidos com espaço). O Fábio está envolvido em vários deles a definir em velocidade e com espaço. Espaço que ele aqui raramente tinha, é essa a diferença...
https://ligaportugal.vsports.pt/vod/52999/m/567540/liga/ad9b44e58d2436fbff16517caea3c017
https://ligaportugal.vsports.pt/vod/53010/m/567540/liga/4f4ccf6c179383fd3a667902dc01392f
https://ligaportugal.vsports.pt/vod/53459/m/567558/liga/d25220f5168ee98cec10b53fb4f24879
https://ligaportugal.vsports.pt/vod/53536/m/567567/liga/dc25a4c2babcd0e60516193d4d701d79
https://ligaportugal.vsports.pt/vod/53708/m/567572/liga/5f2baa5f3f316a4aae8e7d47e46d3257
https://ligaportugal.vsports.pt/vod/53710/m/567572/liga/a8c346e7438bc08ba5c79494e260438d
https://ligaportugal.vsports.pt/vod/53711/m/567572/liga/9a2da02b3b64d8d4160ca0192453e468
http://ligaportugal.vsports.pt/vod/54021/m/567585/liga/57a8da683e04862881db1d5bceb4a869
https://ligaportugal.vsports.pt/vod/54029/m/567585/liga/24586bdcf5667820ffbaa2d8a6ef539d
http://ligaportugal.vsports.pt/vod/54197/m/567590/liga/52ac5ec0c3acebaa55fb9950e6aaaf7d

Por isso sim, eu diria que o Famalicão é uma equipa que aposta muito no contra-ataque, ou, pelo menos, é no contra-ataque que tira mais proveito. Quer tu aches "engraçado" ou não, 10 dos 16 golos são em contra-ataque. E dos 4 golos e 3 assistências que o Fábio tem, 2 dos golos são de penalty, 1 assistência é no golo do canto, os outros 2 golos e 2 assistências são precisamente em contra-ataques rápidos onde ele, com espaço para correr e definir, decide com muita qualidade. Eu mantenho a minha opinião: em mais de 2300min aqui, nunca mostrou o suficiente para roubar o lugar ao Horta. Também já ouvi dizer que no ano passado ele não teve um período pessoal fácil, que teve problemas conjugais que o afectaram e não sei que mais (de falta de profissionalismo nunca ouvi nada, além de uns "bitaites" aqui no fórum). Isso a mim não me interessa, eu baseio-me simplesmente no rendimento dentro de campo, não julgo nenhum jogador por boatos... E a mim, dentro de campo, ele nunca me convenceu. Tal como o Esgaio nunca me convenceu, tal como o Novais nunca me convenceu, tal como o Xadas (ainda) não me convenceu,... Mas é só e apenas a minha opinião, nada mais.