News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 03/07

Started by Bruno3429, 03 de July de 2015, 08:00

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Paulo Fonseca: "Voltei a um clube grande"
Joana Russo Belo

Um novo ciclo recheado de ambição. Paulo Fonseca foi apresentado, oficialmente, como o novo treinador do Sp. Braga - num contrato que o liga ao clube arsenalista durante duas épocas - e que será, rigorosamente, para cumprir, segundo expressou o presidente António Salvador.

"Aconteça o que acontecer, pelo menos, durante as próximas duas temporadas o treinador do Sp. Braga chama-se Paulo Fonseca", garantiu o presidente do clube, entre elogios ao novo técnico. "O Paulo é um treinador que acompanho e admiro há alguns anos, ele sabe disso até porque já esteve perto desta casa anteriormente. É uma enorme satisfação trabalharmos juntos finalmente", revelou o dirigente, deixando claro que Fonseca é "o treinador indicado" para "nos fazer subir mais um patamar".

Depois de um abraço sentido entre os dois - em pleno relvado do Estádio Municipal, numa cerimónia sem direito à presença dos adeptos - Paulo Fonseca confessou a "honra" pelo novo desafio e lembrou que o "casamento" com a SAD arsenalista "já estava prometido há algum tempo", num "desejo" das duas partes que se concretizou "no momento ideal".

Num discurso ambicioso, o treinador classificou o Sp. Braga como "uma das grandes referências do nosso futebol" e foi peremptório: "quero tornar-me um guerreiro que lute até à exaustão pelas cores do clube".

Recusando "comparações", quando questionado sobre a passagem pelo FC Porto, Fonseca diz que, independente da dimensão dos clubes, a postura é a mesma. "É um grande degrau que subo na minha carreira e que encaro com grande ambição para fazer do Sp. Braga um clube maior. Sinto que estou num clube grande. Voltei a um clube grande. Estou muito feliz, por estar num grande clube".

Quanto a objectivos, estão be m delineados: "não vamos fazer promessas com objectivos utópicos. Passa por nos qualificarmos para as provas europeias e encurtar a distância para os três grandes. Gostaria muito de morder os calcanhares aos três grandes. As minhas ideias assentam em três coisas: primeiro vitória, segundo qualidade e terceiro valorização".

E, nestes dois anos, será possível contrariar o que disse Jorge Jesus na apresentação no Sporting de uma luta pelo título a três? "O presidente do Sporting assumiu essa luta a quatro, ao não permitir que o ex-treinador pudesse treinar um clube grande como o Sp. Braga. Existe essa contradição que acho interessante e revela a forma como as pessoas vêem o Sp. Braga. Vamos tentar de todas as formas encurtar esse caminho", frisou.

Bancadas despidas na apresentação

Apresentação de Paulo Fonseca aconteceu em pleno relvado do Estádio Municipal de Braga, mas as bancadas estiveram despidas e cinzentas para receber o novo treinador do Sp. Braga. Cerimónia foi vedada aos adeptos, ao contrário dos últimos anos. Dezenas de bracarenes esperaram à entrada do recinto para tentar aplaudir e dar as boas-vindas ao novo treinador.

Defesa Ricardo Ferreira por quatro anos


O Sp. Braga anunciou, ontem, a contratação de Ricardo Ferreira, defesa que o técnico Paulo Fonseca conhece bem do Paços de Ferreira. O defesa, internacional nos escalões de sub-17 e sub-21, assinou contrato para as próximas quatro temporadas, até 2018/19 e, depois de completar os habituais exames médicos, vai apresentar-se esta sexta-feira no arranque dos trabalhos dos guerreiros do Minho. Com 22 anos, Ricardo Ferreira nasceu em Mississauga, no Canadá, e iniciou a carreira no FC Toronto. Assinou mais tarde pelo FC Porto, onde completou a formação, antes de rumar a Itália, em 2011/12, para jogar no Milan e no Empoli. Em Portugal, alinhou no Olhanense e P. Ferreira.

Correio do Minho

Bruno3429

Betis quer Santos
SAD espera encaixar 5 milhões de euros

A verdade é que o eixo da defesa dos guerreiros deve ainda sofrer mais uma alteração. Santos está a ser fortemente cobiçado e deverá mesmo ser vendido. O Betis de Sevilha foi o último clube a entrar na corrida pelo central brasileiro. A SAD espera encaixar 5 milhões de euros com esta transferência.


Dolly Menga dispensado
ex-benfica nem na equipa b fica

Desviado ao rival de Guimarães no último dia de mercado de janeiro, Dolly Menga nunca se afirmou em Braga e até acabou dispensado. O avançado tem mais três anos de contrato, mas nem na equipa B terá lugar... O brasileiro Agdon, também com contrato até 2018, é outro que não entra nas contas.

Record

JotaCC

Salvador a Fonseca: "Admiro-te muito e tu sabes disso"

Já estou num grande. Se o próprio Sporting queria acordar na rescisão com o treinador que ele não viesse para o Braga..." "O facto de estarem a sair jogadores não me preocupa. Pelo contrário. Só confirma o bom trabalho que tem sido desenvolvido no clube" "Teremos um plantel jovem e posso garantir que teremos uma equipa à altura das exigências de um grande clube como é o Braga"
Paulo Fonseca Treinador do Braga



Os adeptos ficaram à porta. Em pleno relvado do Estádio AXA, apenas na presença de dirigentes do Braga e de jornalistas, fez- se a apresentação oficial do novo treinador do clube. Uma cerimónia propositadamente íntima, na mesma familiaridade com que António Salvador, a tutear, deu as boas-vindas a Paulo Fonseca. "És o treinador indicado para o Braga subir mais um patamar", observou o presidente da SAD braguista.
"Acompanho-te há muito tempo e admiro-te muito. E tu sabes disso", disse Salvador, dirigindo-se ao treinador, que assinou contrato por duas temporadas. "Não é apenas uma formalidade, é um compromisso de dois anos. A minha decisão está tomada. Nas próximas duas épocas o treinador do Braga será Paulo Fonseca. Juntos seremos muito fortes", garantiu o presidente do Braga.
O 16. º treinador dos 12 anos da era Salvador agradeceu e mostrou- se "muito honrado por voltar a um grande clube". E se lhe observam que o banco do Braga é um dos mais efervescentes, o sucessor de Sérgio Conceição reage com bonomia. "Isso ocorreu-me. O próprio presidente já deve ter pensado nisso e perguntado a ele próprio em várias ocasiões: por que razão estes gajos não aguentam cá dois anos?", verificou e questionou Fonseca, para gargalhada geral, incluindo a de Salvador.
Feitos elogios e as apresentações, o treinador passou à declaração de intenções: "A fasquia está alta, também em função do que foi feito na última época. Para mim, será um grande desafio. É claro que vamos tentar fazer do Braga um clube maior. Não posso fazer promessas utópicas, só trabalho e luta pela vitória em todos os jogos. Queremos que o Braga cresça e que morda os calcanhares aos grandes".


ECOS

Ricardo para a defesa
O central chega pela mão de Paulo Fonseca, que o recruta no Paços. Ricardo Ferreira tem 22 anos. Fez a formação no F. C. Porto e no Milan. É o quarto reforço confirmado, após os avançados Román (ex-Barça B), Crislan (ex-Penapolense) e Rodrigo Pinho (ex-Madureira).


Alef de férias
O médio Alef (ex-Ponte -Preta) ainda não se apresentará hoje. Finalista do Mundial sub-20, a 20 de junho, o médio brasileiro ainda goza férias. Deverá entrar ao serviço durante o estágio algarvio (16 a 25 próximos).


Dia 1
Apresentação do plantel ao serviço, hoje, logo pela manhã, no Estádio Municipal de Braga. O dia 1 da temporada 2015/16 será preenchido com a habitual bateria de exames médicos aos craques.

JN

JotaCC

Fonseca em Braga era um "casamento prometido"

Paulo Fonseca, antigo treinador do Paços de Ferreira, foi ontem oficialmente apresentado como treinador do Sp. Braga e, apesar de "a fasquia estar alta", mostrou-se confiante em conseguir "morder os calcanhares aos três 'grandes'". Para além de apresentar o novo treinador, o Sp. Braga confirmou ainda a contratação do defesa Ricardo Ferreira, também proveniente dos pacenses. "Este é um casamento que já estava prometido há algum tempo, mas considero que este é o momento ideal." Após uma má experiência no FC Porto, há duas épocas, Paulo Fonseca volta a trocar o Paços de Ferreira por um clube com ambições superiores, mas, desta vez, o treinador tem "a forte convicção" de que o seu futuro em Braga será "feliz e duradouro".

PUBLICO

JotaCC

"RELAÇÃO FELIZ E DURA DOURA"
PAULO FONSECAO 15.º técnico da era António Salvador está convicto de que vai contrariar a tendência dos últimos anos e passar muito tempo no clube

"Queremos encurtar a distância para os grandes; gostaria de lhes morder os calcanhares" "A fasquia está alta em função do que o Braga fez na última temporada"
Paulo Fonseca
Treinador do Braga


Vitória, qualidade e valorização – é com estas três palavras-chave que Paulo Fonseca parte para o novo desafio, no qual vai tentar que o Braga consiga "encurtar distâncias para os três grandes"



Paulo Fonseca subiu ao relvado do Estádio Municipal ao lado de António Salvador e, depois de o presidente lhe ter dado as boas-vindas, tomou a palavra pela primeira vez como treinador do Braga. "É uma enorme honra estar aqui, num clube com esta história. Este é um casamento prometido há muito tempo, que podia ter sido concretizado há mais tempo, mas este é o momento ideal e estou convicto de que será um compromisso feliz e duradouro. Quero ser um guerreiro que lute até à exaustão por este clube", começou por dizer o técnico.
Nos últimos 12 anos, período que corresponde ao consulado de António Salvador, o Braga teve 15 treinadores, nada que belisque o otimismo de Paulo Fonseca. "Isso é estatística. O presidente também ter-se-á questionado: por que este 'gajo' não se aguenta num clube mais do que um ano?Tenho a certeza de que vamos mudar isto e ter uma relação duradoura", reforçou o treinador, de 42 anos, que se vinculou ao Braga por duas épocas.
Depois de ter passado pelo FC Porto, em 2013/14, Paulo Fonseca sente que está "de volta a um clube grande" e, mesmo "sem querer entrar em comparações", reconhece que hoje está "mais bem preparado e mais forte" do que no passado, "evolução" que na sua opinião "faz parte da condição humana em função da experiência adquirida no dia a dia". "Este é um grande degrau que subo, que encaro com ambição e grande equilíbrio por forma a fazer do Braga um clube maior", salientou.
No que diz respeito aos objetivos para 2015/16, Paulo Fonseca admite que "a fasquia está alta em função do que o Braga fez na última época" e recusa "fazer promessas utópicas". "A qualificação para as competições europeias" e "passar a fase de grupos da Liga Europa, voltando ao caminho normal do Braga", foram as metas assumidas pelo treinador. Mas a ambição de Paulo Fonseca não fica por aqui. "Queremos encurtar a distância para os três grandes; gostaria de morder os calcanhares aos três grandes", destacou, lembrando que os minhotos, no último campeonato, ficaram a 18 pontos do terceiro. Aliar os resultados ao espetáculo é outro dos desejos do técnico: "As minhas ideias assentam em três coisas: vitória, qualidade e valorização. Queremos ser uma equipa arrojada e atrativa para os adeptos. Queremos seduzi-los e que eles olhem com orgulho para o nosso futebol."



Constatação Bruno de Carvalho incluiu Braga no lote dos grandes

Paulo Fonseca vê com "agrado" o facto de os três grandes estarem a "reforçar-se fortemente" e não está amedrontado com isso. "Se tenho receio? Não. Se tivesse, não estava aqui", garantiu, contra-acatando: "Acredito fortemente que vamos construir uma equipa à altura das exigências e da dimensão deste clube. Assumi o compromisso de encurtar distâncias para os grandes e isso revela que não tenho medo." De resto, Fonseca fez uma constatação curiosa. "O treinador do Sporting assumiu uma luta a três, mas o presidente do Sporting alargou a quatro, ao tentar impedir que o ex-treinador [Marco Silva] fosse para um clube grande como o Braga. Uma contradição interessante que revela a forma como as pessoas olham para o Braga", referiu. O técnico frisou ainda que a equipa está "em processo de transformação" e que tem havido a intenção de contratar "jovens", esperando também apostar na equipa B.



António Salvador
"Juntos seremos muito fortes"

António Salvador não quis alongar-se; preferiu centrar o foco no novo treinador. "O momento é do Paulo, é a ele que queremos ouvir", atirou, não deixando, ainda assim, de explicar o que o levou a optar pelo antigo técnico do Paços de Ferreira. "O Paulo é um treinador que acompanho e admiro há alguns anos, até porque já esteve perto de entrar nesta casa anteriormente. É uma satisfação trabalharmos juntos; é com ele que vamos atingir os nossos objetivos e fazer do Braga uma referência na qualidade do futebol praticado", afirmou o presidente, confiante num Braga "forte, competitivo e ambicioso". Depois de ter rescindido a meio com os últimos treinadores, Salvador garantiu que com Fonseca será diferente: "Dois anos não são uma formalidade, mas sim um compromisso. Nas próximas duas épocas, o treinador será Paulo Fonseca. Juntos seremos muito fortes."



PRÉ-ÉPOCA HOJE JÁ É DIA DE TRABALHO

Depois de Paulo Fonseca ter sido apresentado ontem, o Braga inicia, esta manhã, a pré-época com a realização dos exames médicos que se vão prolongar até amanhã. Às 12 horas, haverá uma conferência de Imprensa com um jogador que servirá para projetar a nova temporada. O primeiro treino sob o comando de Paulo Fonseca está marcado para segunda-feira.



DEFESA RICARDO FERREIRA É OFICIAL

Conforme O JOGO avançou na quarta-feira, Ricardo Ferreira é reforço do Braga, que ontem oficializou a contratação do defesa, de 22 anos. Depois de realizar os indispensáveis exames médicos, o antigo jogador do Paços de Ferreira assinou um contrato de longa duração com os minhotos (quatro temporadas) e vai continuar a ser orientado por Paulo Fonseca.



Potenciar valores e evitar o sofrimento
EQUIPA B Sob o olhar atento de Paulo Fonseca, o plantel orientado por Abel Ferreira fez ontem o primeiro treino. Há nove caras novas e dois regressos

Promover jogadores para a equipa principal continua a ser o objetivo prioritário do projeto. Além disso, a dimensão do Braga exige uma campanha muito mais tranquila do que as anteriores na II Liga

Composta por 28 jogadores, a equipa B do Braga começou ontem a preparar a nova temporada, realizando o primeiro treino no Estádio 1.º de Maio, onde Paulo Fonseca, mesmo antes de ser apresentado, já marcou presença. O técnico Abel Ferreira conta com os regressos do defesa Artur Jorge e do avançado Piqueti, emprestados, respetivamente, a Freamunde e Gil Vicente na segunda metade da época passada, e nove reforços: o guarda-redes Ricardo Velho (ex-Braga sub-17), o defesa Vasco Coelho (ex-Loures), os médios N'Diaye (ex-US Ouakam) e PedroAlves (ex-Benfica), e os avançados Fabian Cuero (exUnión Aconquija), Ogana e Onyeka (ex-Ribeirão), Simãozinho (ex-Trofense) e Pottker (ex-Linense). Para já, estão marcados sete jogos de preparação: Gil Vicente (11/7), Braga (15/7), Chaves e Famalicão (18/7), Aves (24/7), União da Madeira (31/7) e FC Porto B (1/8).
"Os grandes objetivos serão formar, desenvolver e potenciar jogadores ganhadores para a equipa A. Além disso, face à história da equipa B do Braga, queremos atingir o mais rapidamente possível a manutenção", definiu Abel.



Reforços minhotos começaram a aterrar
Zé Luís e os reforços Rodrigo Pinho e Joan Román chegaram de manhã e rumaram a Braga

O internacional caboverdiano Zé Luís passou, ontem de manhã, pelo aeroporto, mas ainda pela zona de... chegadas. O avançado terminou as férias e rumou de imediato a Braga de onde, conforme OJOGO já avançou, poderá estar de saída para os moscovitas do Spartak de Moscovo, dispostos a desembolsarem 6,5 milhões de euros.
Para além de Zé Luís, aterraram mais dois reforços dos minhotos.O avançado brasileiro Rodrigo Pinho, de 24 anos, ex Madureira, e o espanhol Joan Román, de 22 anos, um extremo que carrega a chancela do Barcelona, onde integrou a equipa B, marcando cinco golos num total 32 jogos.
Román viajou diretamente de Barcelona, mas vários atrasos nos voos apenas permitiram ao jogador aterrar a meio da tarde. No entanto, a jovem promessa do futebol espanhol (a primeira contratação do técnico Tata Martino quando o argentino, em 2012/13, chegou ao emblema catalão) já havia assinado na segunda-feira, conforme O JOGO noticiou e, por isso, integrará hoje o primeiro treino da pré-época.Anteontem, já tinha também chegado o avançado brasileiro Crislan, contratado ao Penapolense.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


JotaCC


Bruno3429

FC Porto e Rafa (Sp. Braga): interesse antigo, negócio possível
Conversações decorrem ao mais alto nível; falta proposta formal
Por Pedro Jorge da Cunha       

Rafa é um jogador que interessa ao FC Porto. O avançado do Sp. Braga está na shortlist dos dragões há mais de dois anos e a mudança para o Estádio do Dragão é, de facto, possível, apurou o Maisfutebol.

Este é, porém, um negócio com contornos distintos. Porquê? Porque as conversas têm sido mantidas diretamente entre Pinto da Costa e António Salvador, presidentes dos clubes envolvidos, e poucas informações têm saído para os restantes responsáveis.

Rafa, entretanto, continua de férias após ter estado no Campeonato da Europa de Sub-21.

O que se sabe é isto: o FC Porto, na pessoa do seu líder, já informou o Sporting Braga das suas intenções relativamente a Rafa, embora não exista, até ao momento, nenhuma proposta formal em cima da mesa.

A boa relação entre Pinto da Costa e Salvador pode facilitar o acordo e resolver tudo rapidamente, caso esse interesse dos dragões avance para o próximo patamar negocial. 

Há, no entanto, outros dados a considerar: 

. se Rafa for contratado, onde vai encaixar no desenho de Lopetegui? No Sporting Braga tem sido quase sempre extremo e no FC Porto já há quatro elementos para o desempenho da função - Quaresma, Brahimi, Tello e Hernâni -, além de Ricardo Pereira, Adrián López e Alberto Bueno;

. a época passada não confirmou o crescimento exuberante de Rafa em 2013/14, cujo epílogo foi a chamada ao Mundial do Brasil. Rafa fez menos golos (dois no campeonato e três na taça), não atingindo o nível de excelência que os dados anteriores faziam prever. 

Em suma, o interesse do FC Porto é real, o negócio é possível, tudo está nas mãos dos dois presidentes.


Sp. Braga: Danilo, Rafa e Zé Luís ainda não se apresentaram
Exames médicos arrancaram para 23

O dia 1 da nova temporada do Sp. Braga começou bem cedo nas instalações do Estádio Municipal de Braga, com o plantel de Paulo Fonseca a dar início aos habituais exames médicos, que se vão prolongar pelo dia de amanhã, sábado.
   
Destaque para as ausências de Rafa, Zé Luís e Danilo, que não se apresentaram ao serviço com devida autorização da SAD arsenalista. De resto, Paulo Fonseca conta com 23 elementos no primeiro dia de trabalho em exames médicos.
   
Aos quatro reforços confirmados, Ricardo Ferreira, Joan Román, Crislan e Rodrigo Pinho, juntam-se Tiago Sá, Fábio Martins e Vukcevic, que ascendem da equipa B à equipa principal. Battaglia regressou do empréstimo ao Moreirense e vai mostrar-se ao novo técnico dos Guerreiros do Minho.
   
Da temporada passada transitam 18 jogadores. São os casos de Kritciuk, Tiago Gomes, Boly, André Pinto, Luiz Carlos, Baiano, Djavan, Pedro Santos, Pedro Tiba, Santos, Mauro, Marcelo Goiano, Pardo, Alan e Matheus
   
A presença de Alan no arranque dos trabalhos, tendo inclusive falado aos jornalistas, foi a novidade uma vez que ainda não tinha sido anunciada oficialmente e renovação do contrato do capitão do Sp. Braga.

Maisfutebol