News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

As melhores vitórias do SC Braga

Started by José Coelho, 24 de June de 2015, 23:59

Previous topic - Next topic

José Coelho

AS MELHORES VITÓRIAS DO SC BRAGA

Para os entusiastas do nosso clube e da sua história, proponho um exercício de memória(s), no sentido de eleger as melhores vitórias do SC Braga.

Será certamente curioso comparar as escolhas que se farão em função das diferentes gerações de adeptos e respectivos contextos históricos.

Neste sentido, apresento desde já o meu 'top ten' de vitórias, ficando à espera de outros contributos e de outras memórias.

1.   SC Braga, 4 - Covilhã, 1 - época 1963-64 (última jornada da 2ª Divisão, Zona Norte)

Para os adeptos da minha geração, esta é a 'mãe de todas as vitórias' vividas até então, devido à total identificação do clube com a cidade e toda a região; jogava-se a partida decisiva para a subida à 1ª divisão e após uma recuperação brilhante, o SC Braga precisava de vencer o seu principal rival para voltar ao convívio dos 'grandes'. Com o estádio cheio, como só acontecera na inauguração, o jogo até nem começou bem (falhámos um penalti nos primeiros minutos), mas acabaria em apoteose, com uma vitória indiscutível e um grande contributo do nosso avançado-centro António Teixeira, autor de 3 golos; uns dias depois, ganharíamos ao Torreense (vencedor da Zona Sul) por 2-1 e conquistávamos o 2º título de campeão nacional da 2ª Divisão.

2.   SC Braga, 4 - Benfica, 1 - época 1965-66 (1ª mão dos quartos de final da Taça de Portugal)

Foi a vitória que nos fez sonhar com uma proeza na Taça; numa tarde dum domingo de Páscoa, a dupla Adão / Perrichon (2 golos cada) ajudou a golear o grande Benfica de Eusébio e companhia, cujos principais jogadores atingiriam a glória 3 meses depois no Mundial de 1966 em Inglaterra.

3.   SC Braga, 1 - Setúbal, 0 - época 1965-66 (final da Taça de Portugal)

Foi a vitória que culminou uma carreira de sonho na Taça de Portugal; para além do Benfica, também eliminámos o campeão nacional Sporting (em 3 jogos, com o 'tira-teimas' a jogar-se em Lisboa) e defrontámos na final um grande Vitória de Setúbal, vencedor da Taça na época anterior e na seguinte (e que nos goleara no campeonato por 8-1 em Setúbal); um golo de Perrichon a um quarto de hora do fim valeu-nos a conquista daquele que é (ainda hoje) o principal título do clube.

4.   AEK Atenas, 0 - SC Braga, 1 - época 1966-67 (1ª mão da 1ª eliminatória da Taça da Taças)

Foi a estreia do clube nas competições da UEFA, frente a um adversário, ao tempo, prestigiado (anos mais tarde, golearia o Porto de Pedroto por 6-1, naquela que foi a maior derrota do FCP nas provas europeias, apenas igualada há 2 meses pelo Bayern de Guardiola); para a história, cumpre assinalar o nome de Luciano, autor do golo da vitória e, consequentemente, do primeiro golo do clube nas competições europeias.

5.   SC Braga, 3 - Celtic, 0 - época 2010-11 (1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões)

Depois do brilhante 2º lugar no campeonato da época anterior, o clube estreia-se na Champions (pré-eliminatórias) frente a um histórico do futebol europeu com uma vitória convincente - que antecipa uma época de sonho nas provas da UEFA. Com golos de Alan, Elderson e Matheus, o SC Braga de Domingos Paciência começa a conquistar o seu espaço, como outsider, na principal prova de clubes do Mundo.

6.   Sevilha, 3 - SC Braga, 4 - época 2010-11 (2ª mão do play-off da Liga dos Campeões)

Considero ser esta a vitória mais importante de sempre do clube; abriu-nos a porta da fase de grupos da Champions pela primeira vez e o acesso ao prestigiado clube de emblemas que a disputam; foi também a afirmação internacional dum projecto que o clube perseguira e que se concretizava no estádio dum clube muito mais forte. Um golo de Matheus e 3 do (então desconhecido) suplente Lima ajudaram a fazer história.

7.   SC Braga, 2 - Arsenal, 0 - época 2010-11 (5ª jornada da fase de Grupos da Liga dos Campeões)

Foi a vitória mais emblemática desta fase de grupos, por ser obtida contra um dos clubes míticos do futebol europeu e contra quem nos tínhamos estreado sofrendo uma goleada (0-6); num jogo perfeito do ponto de vista táctico, Matheus assinou os 2 golos duma vitória, a todos os títulos, improvável.

8.   SC Braga, 1 - Benfica, 0 - época 2010-11 (2ª mão das meias finais da Liga Europa)

Foi o culminar dum sonho que nem o adepto mais optimista alguma vez imaginou possível: o apuramento para uma final europeia; foi um jogo épico, onde uma equipa com uma grande 'alma' (e muita capacidade de sofrimento) permitiu que uma cabeçada de Custódio na sequência dum pontapé de canto nos levasse a Dublin; foi um golo e uma vitória que perdurarão para sempre no imaginário dos adeptos que assistiram a este jogo memorável.

9.   SC Braga, 1 - Porto, 0 - época 2012-13 (final da Taça da Liga)

Esta vitória entra nesta galeria porque valeu a conquista dum 2º trofeu de expressão nacional, contra um adversário teoricamente mais forte, mas que foi claramente dominado neste jogo; coube ao capitão Alan o golo da vitória, na conversão dum penalti.

10.   Benfica, 1 – SC Braga, 2 – época 2014-15 (oitavos de final da Taça de Portugal)

Assinalo esta vitória pelo seu significado, pois tratou-se da primeira vitória de sempre no Estádio da Luz (uma anterior vitória fora contra o Benfica na década de 1950 ocorrera no Jamor); Santos e Pardo assinaram os golos duma vitória que voltou a fazer sonhar os adeptos numa nova conquista da Taça de Portugal, infelizmente frustada nos últimos minutos do tempo regulamentar do jogo da final contra o Sporting.

joaomf

Parecem-me escolhas acertadas e genericamente são todos jogos que têm grande significado na nossa história.
Eu talvez acrescentasse a vitória por 1-0 ante o Liverpool (um dos maiores clubes europeus) em 2010/11.
E há também alguns empates bem saborosos: em Udine, em Liverpool, em casa com o Dynamo de Kiev, em casa com o Bayern. São grandes clubes europeus e empates com eles, nas circunstâncias em que foram, são resultados históricos.

Gverreiro2014

Quando esta epóca estragamos os pasteis com uma goleada 7-1 essa foi de rir :D
Junta-te á nossa legião,
e serás um campeão.

José Coelho

Quote from: joaomf on 25 de June de 2015, 00:22
Parecem-me escolhas acertadas e genericamente são todos jogos que têm grande significado na nossa história.
Eu talvez acrescentasse a vitória por 1-0 ante o Liverpool (um dos maiores clubes europeus) em 2010/11.
E há também alguns empates bem saborosos: em Udine, em Liverpool, em casa com o Dynamo de Kiev, em casa com o Bayern. São grandes clubes europeus e empates com eles, nas circunstâncias em que foram, são resultados históricos.


Concordo em absoluto com estas considerações.

De qualquer modo, decidi seleccionar as 10 vitórias que considero mais emblemáticas na história do clube (e não considerar empates, apesar de alguns saberem a vitórias).

Por outro lado, reconheço que há um longo hiato de quase 50 anos sem assinalar qualquer vitória; seleccionei 4 da década de 1960 e 6 pós-2010.

Há uma grande lacuna, que gostaria que me ajudassem a preencher...

sedas

#4
Mais do que a vitória sobre as galinhas esta época a vitória em 1998 nas meias-finais da taça foi mais inesquecível..

Foi aquele jogo com um estádio 1 de Maio a abarrotar pelas costuras em que começamos a perder e em que viramos o jogo numa vitória épica com um homem chamado Karoglan a decidir, ele  que ainda hoje é idolatrado por todos os bracarenses..

Convêm não esquecer o jogo que nos deu o 2º título nacional (a taça da Liga foi o 3º)

A vitória por 2-0 sobre o Estoril na final da Taça da Federação em 1977..

Já agora há mais 2 jogos inesquecíveis:

2-0 com o Vitesse 1997 que nos permitiu a passagem à ronda seguinte da Taça Uefa muitos anos após a última vez que lá tínhamos chegado.

Vitória 2-0 e derrota 1-2 com o Chievo Verona 2006
Foi uma eliminatória que nos permitiu dar um salto qualitativo.. Depois de 2 anos seguintes a ficar à porta da Fase de Grupos (com Hearts e Estrela Vermelha) finalmente chegamos lá e começamos uma bela caminhada europeia..

Vitória por 3-0 sobre o Standard Liége 2009 que valeu a Intertoto, com um golo fantástico de Renteria.. Esta equipa do Standard tinha alguns dos craques da actual selecção belga.

Vitória em Istambul por 2-0 sobre o Galatasaray 2012 num campo onde nunca nenhuma equipa Portuguesa tinha ganho

Cici

#5
De todas, as que me saltam mais à memória é a vitória sobre o Sevilha que nos permitiu o acesso à fase de grupos da LC, um feito histórico para o clube. E a vitória sobre o benfica para a meia-final da LE que nos levou à final de Dublin (só de lembrar da azia da galinhagem ;D).

Um jogo que nunca mais me esqueço é o Manchester United 3 - 2 SC Braga na fase de grupos da LC na época 2012/2013.
Apesar de termos perdido, tivemos perto de sair de lá com pelo menos um empate. O sonho de termos jogado em Old Trafford, de ter assistido ao vivo aquele jogo e ainda ver o Braga a ganhar por 2-1 com dois golos do Alan, até perto dos 60 min permitiu-me sonhar por algum tempo. Perdemos, mas saímos de lá com a cabeça erguida e com o respeito do adversário.

José Coelho

Quote from: sedas on 25 de June de 2015, 01:12
Mais do que a vitória sobre as galinhas esta época a vitória em 1998 nas meias-finais da taça foi mais inesquecível..

Foi aquele jogo com um estádio 1 de Maio a abarrotar pelas costuras em que começamos a perder e em que viramos o jogo numa vitória épica com um homem chamado Karoglan a decidir, ele  que ainda hoje é idolatrado por todos os bracarenses..

Convêm não esquecer o jogo que nos deu o 2º título nacional (a taça da Liga foi o 3º)

A vitória por 2-0 sobre o Estoril na final da Taça da Federação em 1977..

Já agora há mais 2 jogos inesquecíveis:

2-0 com o Vitesse 1997 que nos permitiu a passagem à ronda seguinte da Taça Uefa muitos anos após a última vez que lá tínhamos chegado.

Vitória 2-0 e derrota 1-2 com o Chievo Verona 2006
Foi uma eliminatória que nos permitiu dar um salto qualitativo.. Depois de 2 anos seguintes a ficar à porta da Fase de Grupos (com Hearts e Estrela Vermelha) finalmente chegamos lá e começamos uma bela caminhada europeia..

Vitória por 3-0 sobre o Standard Liége 2009 que valeu a Intertoto, com um golo fantástico de Renteria.. Esta equipa do Standard tinha alguns dos craques da actual selecção belga.

Vitória em Istambul por 2-0 sobre o Galatasaray 2012 num campo onde nunca nenhuma equipa Portuguesa tinha ganho

Concordo genericamente com a importância das vitórias referidas, que entrarão seguramente num 'top 20'; mas sempre que se tenta fazer uma selecção, há escolhas e o meu critério foi associar as vitórias a momentos únicos na história do clube - a nível internacional: 1ª presença nas competições da UEFA, 1ª presença na Champions e depois 1º apuramento para a respectiva fase de grupos, apuramento para a 1ª final europeia, ... e a nível nacional: conquista dos maiores títulos nacionais da história do clube (T.P. e T.L., com o devido respeito pela T.FPF)...

Mas gosto de ver relembradas outras vitórias importantes, que galvanizaram os adeptos e projectaram o clube internacionalmente como a principal referência do futebol português, depois dos "3 do costume".

José Coelho

Quote from: Cici on 25 de June de 2015, 08:59
De todas, as que me saltam mais a memoria é a vitória sobre o Sevilha que nos permitiu o acesso à fase de grupos da LC, um feito histórico para o clube. E a vitória sobre o benfica para a meia-final da LE que nos levou à final de Dublin (só de lembrar da azia da galinhagem ;D).

Um jogo que nunca mais me esqueço é o Manchester United 3 - 2 SC Braga na fase de grupos da LC na época 2012/2013.
Apesar de termos perdido, tivemos perto de sair de lá com pelo menos um empate. O sonho de termos jogado em Old Trafford, de ter assistido ao vivo aquele jogo e ainda ver o Braga a ganhar por 2-0 com dois golos do Alan, até perto dos 60 min permitiu-me sonhar por algum tempo. Perdemos, mas saímos de lá com a cabeça erguida e com o respeito do adversário.


Também considero estas as duas vitórias mais importantes da história do clube, até ao momento - pelo impacto e o prestígio internacional que representaram.

Para mim, melhor será só uma vitória que garanta a conquista dum título de campeão nacional (ou de uma prova europeia).

joao1999

#8
A nossa maior vitória de sempre, podia ter sido sem dúvida alguma em Dublin...  :'(

Mas para mim a vitória em sevilla e a vitória cá nas meias-finais da LE contra o benfica marcaram-me muito foi fantástico, sem palavras mesmo. Estas vitórias marcaram um novo rumo na nossa história, já para não falar no prestigio que deu ao Braga por essa Europa fora.    :D :D


baltini

Excelente tópico.
Estive nas finais, mas aquelas vitórias sobre o slb nas meias finais da taça em 88 e depois da liga europa jamais esquecerei.
Talvez em 88 me tenha entusiasmado e divertido mais. Jamais esquecerei quando cantamos e dançamos a música vermelhão no final do jogo.
Coimbra foi bom, mas o Jamor seria a cereja no topo...
Sócio desde 05-08-1987

Anabela

Quote from: baltini on 25 de June de 2015, 14:32
Excelente tópico.
Estive nas finais, mas aquelas vitórias sobre o slb nas meias finais da taça em 88 e depois da liga europa jamais esquecerei.
Talvez em 88 me tenha entusiasmado e divertido mais. Jamais esquecerei quando cantamos e dançamos a música vermelhão no final do jogo.
Coimbra foi bom, mas o Jamor seria a cereja no topo...

88 ou 98? :)
Se tivesse de eleger as melhores vitórias, seriam, sem dúvida, essas e com a vitória em sevilha pelo meio. Inesquecíveis!

MeZut#

Vitórias sem dúvida que a de Sevilha, meia final contra o Benfica para a LE e aquela nossa Intertoto/Uefa com vitórias sobre Standard Liege e Portsmouth.

Ainda assim, o jogo que mais me marcou foi na época destes últimos, a derrota com o PSG com o golo de Houreau após uma falha de Eduardo, tinhamos invadido Paris e feito um grande jogo e cá também jogamos bem, entrou aquela "trave" e eliminou-nos, fiquei tão triste, tão triste, é dos jogos que guardo sempre cá na memória, apesar do grande orgulho que senti por termos atingido tamanho patamar na Uefa (aquele jogaço em San Siro, ui..)
Não pedimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar! S.C.BRAGA!

El Che

Outro grande jogo foi em Milão, que jogo parece que quem estava a jogar em casa éramos nós !!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

BRAGA FOREVER

Faltam algumas, e que me lembre assim rápido falta a vitória sobre o Liverpool e a quase vitória da taça de Portugal deste ano... ;D ;D ;D ;D
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Mais Norte

Tópico interessante que dá para ver as "memórias" de quem por cá anda.

Partilho muitas impressões aqui deixadas.

Vi quase todos os jogos e, sem qualquer dúvida, os últimos dez anos trouxeram muitas vitórias extraordinárias e épicas. Inimagináveis para muitos.

Estive no jogo com o Covilhã. Antes tinha estado em Aveiro num jogo tremendo com o Beira Mar em que invadimos o estádio Mário Duarte. Jogos grandes e de enorme emoção em que, ainda muito miúdo, enchi o coração pelo Braga.

Subscrevo todos os jogos referidos pelos outros foristas, na certeza de que haverá muitos mais que nos deram uma alegria enorme.

Mas...Sevilha é o meu JOGO.

Fico à espera de outros iguais.

rnmc

Quote from: El Che on 25 de June de 2015, 18:11
Outro grande jogo foi em Milão, que jogo parece que quem estava a jogar em casa éramos nós !!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Sem dúvida, a melhor derrota do Braga...

Minhoto21

Provavelmente, não foi uma das nossas maiores vitórias, mas a eliminatória contra o vitesse a contar para a Taça Uefa, em 97, marcou-me bastante... E certamente a muitos Braguistas.

joao1999

Quote from: repost on 25 de June de 2015, 21:01
Quote from: El Che on 25 de June de 2015, 18:11
Outro grande jogo foi em Milão, que jogo parece que quem estava a jogar em casa éramos nós !!!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Sem dúvida, a melhor derrota do Braga...
Perder a acabar o jogo em Milan, só mesmo com um golaço do Ronaldinho..
Mas foi sem dúvida um grande jogo.

camurca

#18
tFalta a seguinte pelo ambiente nas bancadas no final do jogo. As músicas que o speaker meteu no final nunca irei esquecer, acho que foi a 1a vez q dancei num estádio. Por ser contra os espanhóis e por saber que se encontrava nos adeptos adversários um colega de trabalho vimaranense q mais tarde me confessou ter sido a derrota mais cruel que presenciou do seu vitória.
Penso que foi na Época 2011-12
Braga 4 espanhóis 0
http://www.youtube.com/playlist?list=PL_zAPVAhQGYjH2V6VQmwJnyU2ToTTPMcU

A.COSTA

Nem sei se colocaram, mas um grande jogo/resultado foi SCBRAGA 1-1 BAYERN de MUNIQUE. Não era o colosso de hoje, mas era uma equipa tremenda.

Com Leonardo Jardim .... SCBRAGA 4-0 VSC.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo