News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/06

Started by JotaCC, 17 de June de 2015, 08:30

Previous topic - Next topic

JotaCC

Pontapé de Éder mata dois jejuns
Seleção Portugal vence a Itália 38 anos depois e ponta de lança do Sporting de Braga estreia-se a marcar pelas quinas

TRINTA E OITO anos depois, Portugal voltou a vencer a Itália. E sem Cristiano Ronaldo. À equipa orientada por Fernando Santos bastou o golo de Éder, aos 52 minutos, para matar um longo jejum e comemorar uma vitória que, à partida, se afigurava muito complicada. Apesar de ser um amigável e de os jogadores portugueses terem falado muito em férias, nos últimos dias, a verdade é que mostraram uma enorme atitude competitiva. A exceção foram os primeiros minutos, em que os transalpinos estiveram melhor e mais objetivos. Depois, a seleção adaptou-se bem a um novo esquema tático (4x3x3) e soube jogar com velocidade no último terço do terreno. Houve grande intensidade de parte a parte, assistiu-se a um bom desafio de futebol e existiu sempre a sensação de que disputavam pontos. Mas não...

Ponta de lança do Braga deu bom seguimento a uma trivela genial de Ricardo Quaresma, escrevendo o triunfo das quinas sobre a Itália
Fernando Santos promoveu seis alterações relativamente ao jogo com a Arménia – destaque para a titularidade de Varela e de Danilo - e talvez por a maioria nunca ter atuado junta, a Itália assumiu, no início, o controlo. Naqueles 20 minutos, a bola não foi trocada com eficácia pelos portugueses, que se viam e desejavam para se soltarem da amarra transalpina. Pirlo obrigou Beto a socar a bola, logo aos três minutos, e, pouco depois, Bertolacci e El Shaarawy falharam o alvo por pouco. Aos 29 minutos, Portugal mudou o jogo. Através de um herói inesperado: Éder. Chegou atrasado, por escassos centímetros e em posição privilegiada, a um cruzamento e, no lance seguinte, conseguiu estorvar a ação do guarda-redes Sirigu. A bola sobrou para Varela que, com a baliza aberta, permitiu a Ranocchia evitar o golo. A seleção estava bem viva e com alma.
No segundo período, a Itália voltou a assustar, através de um remate de Bonucci ao poste, mas foi Portugal a marcar. Grande cruzamento de Quaresma e conclusão perfeita, de pé direito, de Éder. Apesar das substituições – foram seis nos últimos 45 minutos –, a equipa das quinas manteve a identidade. Podia mesmo ter aumentado a vantagem, por Adrien e, duas vezes, por Quaresma. No fim, a seleção manteve-se unida. Aguentou, com firmeza, as investidas da Itália. Gabbiadini e Matri criaram perigo, mas Beto foi intransponível.



Campeão chinês quer levar Micael

O ex-treinador italiano Marcello Lippi, agora diretor-geral do Guangzhou Evergrande, já esteve para contratar o médio internacional português em janeiro, mas a transferência abortou em cima do fecho do mercado de inverno. Agora, o Guangzhou Evergrand F. C. volta à carga por Ruben Micael. O negócio poderá render 2,5 milhões de euros ao Braga e três milhões por três épocas de contrato para o jogador.
A proposta decalca a que o clube chinês fez chegar à "pedreira" em janeiro último. Nessa altura, Ruben Micael sentiu-se tentado a aceitar o convite, mas o então treinador do Braga, Sérgio Conceição, opôs-se à transferência. A SAD braguista também achou os números muitos baixos.
Se a transferência se concluir, Ruben Micael reencontrará no clube do Cantão dois velhos conhecidos, os treinadores brasileiros Luiz Felipe Scolari e Murtosa.

Presença no Teresa Herrera
O Braga vai disputar a 70.ª edição do troféu Teresa Herrera. A prova decide-se num único jogo com o Corunha (8 de agosto, 20 horas).

JN

JotaCC

Ponto final na longa ausência de vitórias com a Itália e de golos de Éder
Ao fim de 39 anos, a selecção nacional conseguiu finalmente derrotar a Itália. Um golo do avançado bracarense, à sua 18.ª internacionalização, foi suficiente para Portugal garantir um triunfo merecido

Portugal mereceu a vitória. Foi um jogo muito equilibrado, com uma grande equipa. Portugal respondeu à altura desde o início do jogo, com compromisso, com ou sem posse de bola

Fernando Santos tinha pedido aos jogadores da selecção nacional para procurarem motivação no escudo de Portugal, no hino e nos milhares de emigrantes que eram esperados em Genebra e, no final dos 90 minutos do último jogo da equipa portuguesa em 2015-16, o seleccionador pode desejar, com convicção, "boas férias" aos 17 atletas que actuaram na Suíça. Com uma exibição bem conseguida, Portugal foi quase sempre superior à Itália e com um golo do "patinho feio" Éder, colocou um ponto final num longo jejum de 39 anos sem derrotar os transalpinos.
Após a missão cumprida em Ierevan, Fernando Santos alertou na antevisão da partida que o jogo era "muito importante", apesar de ser de preparação, e que por isso não iria preencher o "onze" com os "menos utilizados". No entanto, para além das inevitáveis substituições de Ronaldo e Danny, que tiveram direito a férias antecipadas, e do lesionado Ricardo Carvalho, o seleccionador trocou mais três nomes em relação à equipa que iniciou a partida na Arménia. Com a titularidade de Quaresma já anunciada, Fernando Santos lançou ainda Beto, José Fonte, Danilo, Éder e Varela e, embora ninguém se tenha destacado pela negativa, dois jogadores confirmaram que podem ser opções credíveis (Danilo e José Fonte) e Éder mostrou que com a camisola portuguesa também pode fazer o que tantas vezes faz em Braga: marcar golos.
Tal como Portugal, a Itália tinha algumas ausências forçadas (Buffon, Verratti e De Silvestri estão lesionados) e, tal como Fernando Santos, Antonio Conte lançou seis caras novas no "onze" em relação ao jogo de qualificação que realizou na sexta-feira, na Croácia. O início do jogo até mostrou uma squadra azzurra superior, mas apenas aos 19' (Bertolacci) e 27' (El Shaarawy) os transalpinos ameaçaram a baliza de Beto e no último quarto de hora da primeira parte, foi Portugal que esteve claramente por cima (Varela e Moutinho estiveram perto do golo).
Após o intervalo, voltou a ser a Itália a entrar melhor (Bonucci acertou no poste aos 49'), mas três minutos depois, Eliseu deixou três adversários para trás, colocou em Quaresma e o portista, de trivela, assistiu Éder para o único golo do jogo.
Com a vantagem, a selecção portuguesa ganhou confiança e acabou por conseguir anular bem a ténue reacção da Itália, que apenas nos descontos ameaçou impedir a sexta vitória em oito jogos de Portugal desde que Fernando Santos é o seleccionador nacional.



Positivo/Negativo

+ Éder
Muito criticado pelos adeptos, quase sempre de forma injusta, o avançado do Sp. Braga estreou-se a marcar pela selecção. Para além do golo "à ponta de lança", Éder esteve muito activo e criou problemas constantes à defesa italiana.
Danilo
Confirmou que pode ser uma boa opção para a selecção nacional.

- Defesa da Itália
Tradicionalmente, as formações italianas assentam o seu futebol numa sólida base defensiva, mas o sector mais recuado da Itália esteve bastante inseguro.
Lesão de Fábio Coentrão
Após uma época repleta de lesões, Coentrão não podia terminar a temporada de pior forma. O defesa do Real Madrid abandonou o relvado ao fim de 24 minutos com problemas físicos.

PUBLICO

JotaCC

#2
Próximo campeonato vai ter jornada a meio da semana

A I Liga de 2015-16 realiza-se de 16 de Agosto a 15 de Maio, com sete paragens e a novidade de uma ronda a meio da semana. A 16.ª jornada está agendada para uma quarta-feira (6 de Janeiro), quatro dias depois da 15.ª, marcada para um sábado, e quatro dias antes da ronda que fecha, a 10 de Janeiro, a primeira volta da competição. Entre a primeira e a 34.ª rondas, o campeonato pára sete vezes, quatro delas para jogos da selecção principal — 6 de Setembro, 11 de Outubro, 15 de Novembro e 27 de Março, no que é a única paragem no ano de 2016. Os outros fins-de-semana sem I Liga são os de 18 de Outubro e 22 de Novembro, datas da terceira e quarta rondas da Taça de Portugal, e de 27 de Dezembro, entre o Natal e o final do ano.

PUBLICO

JotaCC

Persistência de Éder no salão de Moutinho

Éder: 8 Fez história e baralhou a defesa

O golo que marcou fica para a história por ter sido o primeiro ao serviço da Seleção e por ter ajudado Portugal a ganhar à Itália 39 anos depois. É verdade que esse foi o momento do jogo e um dos pontos altos da carreira do avançado, mas antes e depois do golo já tinha mostrado imenso trabalho de qualidade. Nunca desistiu dos lances e, aos 31', pressionou tanto Sirigu que obrigou o guarda-redes italiano a cometer uma asneira. Altruísta, assistiu Varela, que atirou ao lado. Mas fez muito mais: segurou a bola, arrancou para cima dos adversários e ainda esteve para bisar, mas o pontapé de bicicleta saiu ao lado. Seria um golo monumental.



52'

ÉDER TARDA, MAS NÃO FALHA. Éder demorou a encontrar o caminho dos golos na Seleção, mas, livre de pressões e com a certeza de que teria um jogo inteirinho para errar se fosse preciso, conseguiu acabar com a seca. Servido por uma trivela brilhante de Quaresma, após esforço de Eliseu, entrou de rompante no meio dos defesas e pontapeou o jejum...



BANDEIRA BRAGA A DAR NAS VISTAS

Os milhares de adeptos de Portugal ficaram em grande maioria atrás de uma das balizas, precisamente a que Beto defendeu na primeira parte, e nessa bancada uma enorme bandeira do Braga destacava-se. Curiosamente, o guardião português representou a equipa arsenalista (época de 2012/13) antes de se transferir para os espanhóis do Sevilha.



Éder promete ainda mais golos
Ponta de lança marcou pela primeira vez e ambiciona repetir a dose

"O golo só apareceu agora, mas posso dar muito mais. Futuro? Sou jogador do Braga e não vale a pena especular sobre essas questões" Éder Ponta de lança do Braga

Confrontado com uma possível transferência na próxima temporada, o ponta de lança de 27 anos não entrou em especulações e lembrou que é jogador do Braga

Ao 18.º jogo pela Seleção, Éder aproveitou o cruzamento de trivela de Ricardo Quaresma para celebrar o primeiro golo ao serviço da equipa das Quinas. O ponta de lança do Braga recusou sentir qualquer "peso nos ombros" pelo tempo de espera – precisou de 781 minutos para faturar – e no final da vitória frente à Itália garantiu que vão aparecer "muitos mais golos" no futuro. "O golo só surgiu agora, mas posso dar muito mais. Estou contente com o golo e é para isso que trabalho", sublinhou Éder, visivelmente satisfeito com o desempenho individual e coletivo. "Foi um bom jogo e estivemos bem. Tenho confiança", atirou o ponta de lança de 27 anos que foi titular pela primeira vez desde que Fernando Santos assumiu o comando técnico da Seleção Nacional. Depois de não ter somado minutos no jogo último jogo de apuramento contra a Arménia, Éder aproveitou as mudanças efetuadas pelo selecionador nacional e mostrou serviço contra um adversário complicado.
Confrontado com uma possível transferência, Éder não deu pistas sobre o futuro e mostrou-se apenas disponível para "jogar pelo... Braga". "Sou jogador do Braga e não vale a pena especular sobre essas questões", frisou.

O JOGO

JotaCC

PREMEDITAÇÃO, DIZ A DEFESA
BRAGA Sérgio Conceição tem ainda uma semana para responder à nota de culpa e a convicção é que será o tribunal a decidir o litígio

O advogado que vai defender Sérgio Conceição, Tiago Rodrigues Bastos, está convencido que "infelizmente" o caso vai acabar em tribunal e fala em premeditação contra o treinador

O que há de semelhante entre a nota de culpa de Marco Silva e a de Sérgio Conceição, dois treinadores que se defrontaram na final da Taça de Portugal e que foram alvos de processos disciplinares? O número de páginas não é, com toda a certeza. O treinador do Braga – porque ainda oé – recebeu um documento com um texto que ocupa pouco mais de seis páginas – o de Marco passou das 400.
A nota de culpa redigida pelos advogados bracarenses acusa que "houve um comportamento agressivo para com o presidente do Braga, António Salvador" e ainda de ter sido "incorreto" no trato. "Muito do que foi transmitido e que passou para a opinião pública não é correto. O objetivo foi passar a imagem de agressividade de Sérgio Conceição para assim justificar um processo disciplinar", diz Tiago Rodrigues Bastos, advogado encarregue da defesa do treinador, e que tira uma conclusão muito simples: "Parece-me que houve uma premeditação para levar ao despedimento do Sérgio sem lhe pagarem, uma vez que há um vínculo por mais um ano."
O advogado confirma a mensagem que Sérgio Conceição enviou a Salvador ( "boa maneira de sacudir a água do capote, presidente; agora está à vontade para arranjar um treinador competente") depois de ter conhecimento de um comunicado em que o líder arsenalista atribuía também à incompetência do grupo a derrota nas grandes penalidades na final da Taça de Portugal. "Sinceramente, não me parece que essa mensagem seja propriamente agressiva. Éum desabafo natural de quem foi apanhado de surpresa com um comunicado agressivo.O presidente tinha estado a confortar os jogadores no final do jogo no Jamor, dizendo que são coisas do futebol. Um dia depois, mudou o discurso nesse comunicado. Claro que o Sérgio foi surpreendido, até porque no próprio dia em que esse comunicado foi emitido ele esteve a trabalhar em Braga no planeamento da época e ninguém o confrontou com nada", palavras de Tiago Rodrigues Bastos.
O advogado alude depois ao facto de no próprio dia da desavença correrem notícias de que Paulo Fonseca já estava apalavrado para ocupar o lugar de Sérgio Conceição. "O que há de verdade nisso não sei, mas a história veio nos jornais e não a vi desmentida. Aliás, confirmou-se", diz Tiago Rodrigues Bastos.
Como é que o problema entre Sérgio e o Braga vai resolver-se é, para já, uma incógnita.O advogado prossegue. "Se havia a intenção de mandar embora o Sérgio seria mais correto conversarem com ele. Seguramente que havia uma forma de entendimento. Nestas circunstâncias, infelizmente, parece-me muito difícil, e é pena. O Sérgio liderou um projeto com que sonhou, conseguiu cumprir os objetivos. Perdeu na final da Taça, mas, como disse o presidente, isso é futebol.Quem acompanhou esta época sabe bem como ele defendeu o clube."



PÁGINAS
6
A nota de culpa entregue, na semana passada, pelo Braga a Sérgio Conceição tem apenas seis páginas; a de Marco Silva, no Sporting, ultrapassa as 400



"Teresa Herrera" está confirmado

O Braga anunciou que vai participar pela primeira vez no Teresa Herrera, um dos mais prestigiados torneios do mundo, que é organizado pelo DeportivodaCorunha.No entanto, e ao contrário do que aconteceu no último ano (houve quatro equipas presentes, entre elas o Sporting), desta vez haverá apenas um jogo, uma espécie de final entre o Braga e o Deportivo da Corunha, que se realizará no Estádio Riazor no dia 8 de agosto (19h00), precisamente no fim de semana que antecede o arranque oficial do campeonato nacional. Na história deste torneio, que teve a sua primeira edição em 1946 – e que em 1959 recebeu uma partida entre o Santos de Pelé e o Botafogo de Garrincha –,há quatro vitórias portuguesas, distribuídas entre Benfica, FC Porto, Sporting e V. Setúbal.


O JOGO

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC

SC Braga/AAUM continua a reforçar o plantel
SC Braga/AAUM anunciou ter chegado a acordo com duas jovens promessas do futsal português.

Fábio Marafona um fixo de 20 anos que já representou as cores do Rio Ave e Tiago Cruz ala/pivot de 19 anos. Depois de já ter anunciado a contração de Paulinho o técnico Paulo Tavares continua a preparar o seu plantel para a próxima temporada. Ao site oficial do clube ambos os atletas declaram estar contendentes e supermotivados em ajudar a equipa a atingir os seus objetivos, conscientes também terem dado em grande passo nas suas carreiras. Fábio Marafona disse estar "muito feliz por representar o SC Braga/AUM e vou dar tudo para ajudar os meus companheiros a atingir os objetivos. É um clube que admiro em todos os aspetos e vou dar o máximo para honrar este símbolo". Por seu lado Tiago Cruz frisou que: "assinar pelo SC Braga/AAUM é um grande passo na minha carreira e prometo dar sempre o máximo por este clube. Estou muito contente e vou empenhar-me ao máximo para ajudar a equipa a atingir os objetivos". Ambos assinaram um contrato valido para as próximas 3 temporadas.

MODALIDADES.COM.PT

JotaCC


JotaCC


JotaCC