News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Merchandising (Constatações e soluções)

Started by jeba, 14 de June de 2015, 12:23

Previous topic - Next topic

jeba

 "De facto ao nível do merchandising e do marketing o clube tem muito que crescer. Com uma loja no centro da cidade há obrigação de faturar muito com os turistas. Mas os produtos são escassos. Ainda ontem tentei comprar um bloco A5 de capa preta com o símbolo do Braga (já usei um que está a acabar) e não havia. Não pode ser. E os produtos à venda devem ser mais variados, pois os turistas pedem outras coisas diferentes.

O clube precisa de alguém lá dentro que pense e faça coisas diferentes. Isto também ajudaria ao crescimento."


Pegando nas palavras do A.Costa, decidi criar este tópico porque de facto o marketing e o merchadising deixam muito a desejar. Começa muito pela falta de variedade. Deveríamos olhar para o exemplo de Fátima e perceber que tudo o que tenha o símbolo é vendável. Depois disso, temos de saber onde fazer esses produtos a um custo baixo. Na China ou nos países dessa área geográfica, não deve ser muito difícil encontrar quem o faça. É tudo uma questão de pesquisa. E provavelmente nem seria necessário sair do país. Bastava ir à Chinatown em Vila do Conde et voilá.
É inconcebível que um clube como o nosso não produza produtos de merchandising sazonais e em larga variedade. Estamos a aproximarmo-nos de duas épocas sazonais excelentes do ponto de vista de vendas. A época balnear e a época escolar. Fico triste de ver nas praias deste país toalhões e toalhas com o símbolo de outras cores e do nosso... nada! Podia-se fazer tantas coisas. Toalhas, toalhões, tapa-vento, raquetes, bolas, etc e etc.
Para a escola e como bem disse o A.Costa poderia fazer-se mochilas, cadernos, blocos, canetas, marcadores e uma enorme panóplia de artigos para o ano escolar. Mas sem ruptura permanente de stock. Quando isso acontece descredibiliza quem compra porque fica na incerteza de saber se há ou não.
Quantos de nós compraria algo do que atrás mencionei só pelo prazer de mostrar o nosso símbolo?
Haja alguém com visão e claro está, orçamento para INVESTIR nesta área. Mas a preços justos...

Noutro aspecto é incompreensível que no nosso estádio não exista uma loja digna deste nome com venda dos nossos artigos! Queremos um cachecol ou uma bandeira, temos de a comprar num qualquer vendedor ambulante. Não tenho absolutamente nada contra estas pessoas que também precisam de viver/sobreviver, mas uma loja nossa dentro do estádio e/ou alameda dava outra visão mesmo a quem nos visita.

Outro aspecto que gostava de realçar e que já foi largamente debatido, infelizmente com muitas orelhas moucas por parte das pessoas do nosso clube é a parte do bar.
O SC Braga tem forçosamente de assumir o controlo do mesmo. E digo isto por várias razões. Primeiro pela ineficácia do bar nos intervalos dos jogos. Ou deveria ter mais pessoas a servir ou então abrirem mais bares.
Quantos de nós já desistiram de comprar algo no bar só por causa da fila de espera?
Segundo; A variedade de produtos tem de ser maior! Não nos podemos limitar a ter uma meia dúzia de produtos bebíveis e comestíveis e quando existe uma avalanche de pessoas acabar rapidamente o stock!? Só não acaba a cerveja porque os barris têm 30 ou 50 litros senão também isso acabava!

Terceiro e não menos importante, os preços! Eu estou à altura de falar sobre isto porque a minha vida é ligada à restauração em mais de 25 anos. Sei bem do que falo!
Eu entendo que os preços que se praticam podem ter de ser necessários. Se o clube cobra uma taxa de ocupação dos bares elevada isso vai-se repercutir no preço final! Por isso defendo que o clube deveria assumir a exploração do bar e com isso ia buscar mais dinheiro no final, desde que praticasse preços justos.
Só a título de exemplo uma água do Luso passe a publicidade de 0.33 cl custa no armazém cerca de 18 cêntimos. Num bar do Sc Braga vendem-na a 1.50€!? Cerca de 835% acima do preço de custo! Leram bem a margem de lucro? OITOCENTOS E TRINTA E CINCO POR CENTO!
Isto não pode acontecer porque as pessoas pensam duas vezes se compram ou não. E quem tem filhos como eu e vai ao estádio com eles sabe bem a luta que é evitar que comprem algo. E os miúdos têm especial tendência a ter fome ou sede quando entram nestes recintos.
Ainda recentemente comprei um pacote de batatas fritas pequeno e uma coca-cola por 4.50€?! Este tipo de preçário evita que as pessoas se fidelizem como clientes porque são EXPLORADAS!
Se o Braga não quiser ter estes custos com pessoal e não quiser ter trabalho para gerir este tipo de negócio porque não coloca máquinas de vending?
Já existem máquinas para venda de todo o tipo de artigos. Até de bifanas e cachorros quentes. Bastava colocar um ou dois seguranças a tomar conta das máquinas e cuidar da sua manutenção nos intervalos porque podem sempre avariar e não dar troco ou acabar o mesmo ou empancar o produto, etc etc.
Existem inúmeras soluções! Haja vontade e visão de as concretizar.

Para finalizar vou falar na velha questão dos equipamentos. Eu este ano estive para comprar dois equipamentos do clube para as minhas miúdas mas quando olhei para o preço desisti no imediato. E porquê? Duas camisolas oficiais custavam a módica quantia de 115.80€?!
Podem dizer que são as marcas a fazer os preços, podem dizer que a qualidade assim obriga entre muitas outras coisas. Também trabalhei nesta área com e para a Lacatoni e posso afirmar que os preços na actual tabela estão com um lucro de 500%. Mais uma vez leram bem, QUINHENTOS POR CENTO!
Imaginando que uma camisola nossa custava 30€. Não teríamos no mínimo o triplo das vendas?
Fazendo contas por alto. Se vendermos anualmente a 57€ cerca de 5 Mil camisolas teríamos em caixa 285 Mil euros. Vendendo a um preço inferior (30€) e pressupondo um triplicar de vendas teríamos 450 Mil euros em vendas. Mas são critérios que quem de direito deveria estudar e implementar.
Na mesma questão e tendo as camisolas oficiais um preço tão elevado porque é que não se parcela o pagamento para que necessitasse? Tipo "pague em 3 vezes". Poderia ser alargado a outros produtos do sector.
Existe muita coisa a ser mudado neste capítulo no nosso clube. Com muitas medidas que aqui falei quer-me parecer que o clube ganharia mais e nós também.

P.S. – Não quis falar das cotas (quotas) porque já está a ser discutido noutro tópico e assim não se mistura.


Cici

As questões que colocas são pertinentes, são problemas que já não vêm de agora, mas é como dizes "Existem inúmeras soluções! Haja vontade e visão de as concretizar."
Um exemplo que me vem logo à cabeça quando penso em merchandising é a edição que fizeram para a camisola oficial do final da taça, ao fim de alguns dias já não havia números. Não tenho conhecimento se colocaram mais à venda na loja, mas conheço quem quisesse ter comprado pela loja e pelo site, e o que já havia era só os tamanhos muito grandes.

Robalo

O que acharam do stand de vendas que o clube colocou na mata do Jamor?

Foi uma exelente solução para vender todo o stock da macron...

E assim possiblitou que muitos bracarenses que estão fora de Braga comprar produtos oficais do nosso clube!

L3GENDE

Quote from: jeba on 14 de June de 2015, 12:23
"De facto ao nível do merchandising e do marketing o clube tem muito que crescer. Com uma loja no centro da cidade há obrigação de faturar muito com os turistas. Mas os produtos são escassos. Ainda ontem tentei comprar um bloco A5 de capa preta com o símbolo do Braga (já usei um que está a acabar) e não havia. Não pode ser. E os produtos à venda devem ser mais variados, pois os turistas pedem outras coisas diferentes.

O clube precisa de alguém lá dentro que pense e faça coisas diferentes. Isto também ajudaria ao crescimento."


Pegando nas palavras do A.Costa, decidi criar este tópico porque de facto o marketing e o merchadising deixam muito a desejar. Começa muito pela falta de variedade. Deveríamos olhar para o exemplo de Fátima e perceber que tudo o que tenha o símbolo é vendável. Depois disso, temos de saber onde fazer esses produtos a um custo baixo. Na China ou nos países dessa área geográfica, não deve ser muito difícil encontrar quem o faça. É tudo uma questão de pesquisa. E provavelmente nem seria necessário sair do país. Bastava ir à Chinatown em Vila do Conde et voilá.
É inconcebível que um clube como o nosso não produza produtos de merchandising sazonais e em larga variedade. Estamos a aproximarmo-nos de duas épocas sazonais excelentes do ponto de vista de vendas. A época balnear e a época escolar. Fico triste de ver nas praias deste país toalhões e toalhas com o símbolo de outras cores e do nosso... nada! Podia-se fazer tantas coisas. Toalhas, toalhões, tapa-vento, raquetes, bolas, etc e etc.
Para a escola e como bem disse o A.Costa poderia fazer-se mochilas, cadernos, blocos, canetas, marcadores e uma enorme panóplia de artigos para o ano escolar. Mas sem ruptura permanente de stock. Quando isso acontece descredibiliza quem compra porque fica na incerteza de saber se há ou não.
Quantos de nós compraria algo do que atrás mencionei só pelo prazer de mostrar o nosso símbolo?
Haja alguém com visão e claro está, orçamento para INVESTIR nesta área. Mas a preços justos...

Noutro aspecto é incompreensível que no nosso estádio não exista uma loja digna deste nome com venda dos nossos artigos! Queremos um cachecol ou uma bandeira, temos de a comprar num qualquer vendedor ambulante. Não tenho absolutamente nada contra estas pessoas que também precisam de viver/sobreviver, mas uma loja nossa dentro do estádio e/ou alameda dava outra visão mesmo a quem nos visita.

Outro aspecto que gostava de realçar e que já foi largamente debatido, infelizmente com muitas orelhas moucas por parte das pessoas do nosso clube é a parte do bar.
O SC Braga tem forçosamente de assumir o controlo do mesmo. E digo isto por várias razões. Primeiro pela ineficácia do bar nos intervalos dos jogos. Ou deveria ter mais pessoas a servir ou então abrirem mais bares.
Quantos de nós já desistiram de comprar algo no bar só por causa da fila de espera?
Segundo; A variedade de produtos tem de ser maior! Não nos podemos limitar a ter uma meia dúzia de produtos bebíveis e comestíveis e quando existe uma avalanche de pessoas acabar rapidamente o stock!? Só não acaba a cerveja porque os barris têm 30 ou 50 litros senão também isso acabava!

Terceiro e não menos importante, os preços! Eu estou à altura de falar sobre isto porque a minha vida é ligada à restauração em mais de 25 anos. Sei bem do que falo!
Eu entendo que os preços que se praticam podem ter de ser necessários. Se o clube cobra uma taxa de ocupação dos bares elevada isso vai-se repercutir no preço final! Por isso defendo que o clube deveria assumir a exploração do bar e com isso ia buscar mais dinheiro no final, desde que praticasse preços justos.
Só a título de exemplo uma água do Luso passe a publicidade de 0.33 cl custa no armazém cerca de 18 cêntimos. Num bar do Sc Braga vendem-na a 1.50€!? Cerca de 835% acima do preço de custo! Leram bem a margem de lucro? OITOCENTOS E TRINTA E CINCO POR CENTO!
Isto não pode acontecer porque as pessoas pensam duas vezes se compram ou não. E quem tem filhos como eu e vai ao estádio com eles sabe bem a luta que é evitar que comprem algo. E os miúdos têm especial tendência a ter fome ou sede quando entram nestes recintos.
Ainda recentemente comprei um pacote de batatas fritas pequeno e uma coca-cola por 4.50€?! Este tipo de preçário evita que as pessoas se fidelizem como clientes porque são EXPLORADAS!
Se o Braga não quiser ter estes custos com pessoal e não quiser ter trabalho para gerir este tipo de negócio porque não coloca máquinas de vending?
Já existem máquinas para venda de todo o tipo de artigos. Até de bifanas e cachorros quentes. Bastava colocar um ou dois seguranças a tomar conta das máquinas e cuidar da sua manutenção nos intervalos porque podem sempre avariar e não dar troco ou acabar o mesmo ou empancar o produto, etc etc.
Existem inúmeras soluções! Haja vontade e visão de as concretizar.

Para finalizar vou falar na velha questão dos equipamentos. Eu este ano estive para comprar dois equipamentos do clube para as minhas miúdas mas quando olhei para o preço desisti no imediato. E porquê? Duas camisolas oficiais custavam a módica quantia de 115.80€?!
Podem dizer que são as marcas a fazer os preços, podem dizer que a qualidade assim obriga entre muitas outras coisas. Também trabalhei nesta área com e para a Lacatoni e posso afirmar que os preços na actual tabela estão com um lucro de 500%. Mais uma vez leram bem, QUINHENTOS POR CENTO!
Imaginando que uma camisola nossa custava 30€. Não teríamos no mínimo o triplo das vendas?
Fazendo contas por alto. Se vendermos anualmente a 57€ cerca de 5 Mil camisolas teríamos em caixa 285 Mil euros. Vendendo a um preço inferior (30€) e pressupondo um triplicar de vendas teríamos 450 Mil euros em vendas. Mas são critérios que quem de direito deveria estudar e implementar.
Na mesma questão e tendo as camisolas oficiais um preço tão elevado porque é que não se parcela o pagamento para que necessitasse? Tipo "pague em 3 vezes". Poderia ser alargado a outros produtos do sector.
Existe muita coisa a ser mudado neste capítulo no nosso clube. Com muitas medidas que aqui falei quer-me parecer que o clube ganharia mais e nós também.

P.S. – Não quis falar das cotas (quotas) porque já está a ser discutido noutro tópico e assim não se mistura.
Concordo muitas vezes gostava de ter cadernos do SC Braga , porta-lápis, pulseiras, posters e mais variedades de camisolas , pijamas e muitos mais materiais.
Temos que nos mover nestes tipos de material como fazem os 3 estarolas.
Vós no campo          Nós na bancada

Somos um só            "Braga"

jaimeh

Quote from: Robalo on 15 de June de 2015, 12:54
O que acharam do stand de vendas que o clube colocou na mata do Jamor?

Foi uma exelente solução para vender todo o stock da macron...

E assim possiblitou que muitos bracarenses que estão fora de Braga comprar produtos oficais do nosso clube!

Eu por acaso gostei muito daquele que estava mesmo à entrada do Topo Sul. Antes da festa, prometiam, cavalos, mulheres nuas e anões... e nesse stand só ficou mesmo a faltar as mulheres nuas!!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

BracaraAvgvsta1994

Acções de promoção do clube no centro, tipo algum excorrega insuflável ou mini-campo de futebol atraía crianças, e com a loja ali ao lado, facturava-se bem.

Por o nosso Brácaro (para quem não o conhece, é a mascote) a percorrer as ruas do centro, a brincar com as pessoas por quem passa. Os americanos, com as mascotes fazem brincadeiras e macacadas espetaculares, as crianças de braga iam adorar se houvesse alguma coisa deste género (https://www.youtube.com/watch?v=flPKprlu7ik).

Há muitas mais formas de vender a marca "SCBraga"... É preciso é vontade de querer fazer as coisas


A.COSTA

#6
Há coisas simples que podem ajudar a mudar este estado de coisas no Braga. A saber:

1. Ter um departamento de marketing implica necessariamente uma melhor imagem para o exterior e um trabalho mais eficaz e competente;

2. Ter uma loja no centro da cidade, ao dispor permanente de turistas, fechado ao domingo à tarde ultrapassa a minha inteligência;

3. Ter uma loja no centro da cidade, ao dispor permanente de turistas, com a escassez de produtos atual é um desperdício inaceitável;

4. A variedade de produtos nas lojas é muito pouca e mesmo assim acabam rapidamente;

5. Ter os bares a funcionar tão mal como os do estádio não pode acontecer. Além dos preços obscenos, a oferta é muito fraca. Vê-se que quem gere não costuma sair dos camarotes, onde as condições existentes fazem supor um mundo superior ali presente;

6. Neste momento já existem "lojas" apenas com máquinas que servem comidas e bebidas (frias e/ou quentes). Uma solução deste tipo deve ser tida em conta, uma vez que a exploração atual dos bares faz lembrar as estações de serviço nas autoestradas, tal é a exorbitância dos preços praticados.

Etc ... Etc ... Etc ...
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

SCBraga 1921

#7
Estão aqui a ser abordados vários aspectos que são frequentemente falados. Porém, estas questões tem uma altura bastante pertinente para serem discutidas. E essa altura é no dia das Assembleias Gerais que normalmente está às "moscas". Esta situação chega a enervar isto porque, as pessoas criticam, as pessoas levantam questões, as pessoas tem boas ideias para resolver os problemas mas porque raio não vão às assembleias gerais expor isso? Fiquem com este exemplo: a caixa de segurança foi feita praticamente, graças a dois sócios que nas duas últimas assembleias fizeram questão de alertar para a realização da mesma. O pedido foi devidamente ouvido e a caixa de segurança está feita. Agora, não é nem nunca será atrás de um computador ou a falar com um amigo que estas e outras questões serão resolvidas. Esta questões pertinentes, que são muitas vezes levantas aqui no fórum, digam-nas na próxima assembleia geral. Fica a dica  ;)

comandantX



Ontem numa hora de esplanada na Brasileira deu para ver as dezenas de pessoas que bateram com o nariz na porta da loja só centro. Em Julho e assim aos sábados a tarde...devemos vender mais nos dias chuvosos do outono e inverno.
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

Cmcorreia

Quote from: comandantX on 19 de July de 2015, 14:26


Ontem numa hora de esplanada na Brasileira deu para ver as dezenas de pessoas que bateram com o nariz na porta da loja só centro. Em Julho e assim aos sábados a tarde...devemos vender mais nos dias chuvosos do outono e inverno.
Podiam lá colocar os empregados do Bingo que tem de ser reintegrados...

Não se compreende esta noção comercial...
Cláudio Correia

A.COSTA

#10
Quote from: comandantX on 19 de July de 2015, 14:26


Ontem numa hora de esplanada na Brasileira deu para ver as dezenas de pessoas que bateram com o nariz na porta da loja só centro. Em Julho e assim aos sábados a tarde...devemos vender mais nos dias chuvosos do outono e inverno.

No verão principalmente, até diria entre março e outubro, está loja, cuja localização é excelente, deveria ter um horário alargado, ficando aberta até às 22 horas e aos fins de semana. Em permanência. É uma questão de gerir os recursos disponíveis.

Ex. Vi a apresentação do Rio Ave e o Marco Carvalho, que é o diretor de comunicação, organizou tudo e fez ele mesmo a apresentação do plantel. E com qualidade diga-se. O exemplo serve para mostrar de que gestão de recursos eu falo.

Se AS tivesse alguém a pensar na direção há muito que esta situação absurda estava corrigida.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

rpo.castro

Quote from: A.COSTA on 19 de July de 2015, 23:43
Quote from: comandantX on 19 de July de 2015, 14:26
Ontem numa hora de esplanada na Brasileira deu para ver as dezenas de pessoas que bateram com o nariz na porta da loja só centro. Em Julho e assim aos sábados a tarde...devemos vender mais nos dias chuvosos do outono e inverno.

No verão principalmente, até diria entre março e outubro, está loja, cuja localização é excelente, deveria ter um horário alargado, ficando aberta até às 22 horas e aos fins de semana. Em permanência. É uma questão de gerir os recursos disponíveis.

Ex. Vi a apresentação do Rio Ave e o Marco Carvalho, que é o diretor de comunicação, organizou tudo e fez ele mesmo a apresentação do plantel. E com qualidade diga-se. O exemplo serve para mostrar de que gestão de recursos eu falo.

Se AS tivesse alguém a pensar na direção há muito que esta situação absurda estava corrigida.
Gostei da apresentação do fcp e do rio ave. Acho que é uma boa opção de marketing e vai à procura das pessoas em vez de esperar que elas venham.
Como foi a apresentação dos nossos equipamentos no Braga Parque há 2 anos.
Temos de fazer mais iniciativas destas e ter logo material para vender. o mesmo de deveria aplicar nos jogos de futebol, principalmente no início de época. Deveria haver stands de material oficial. Contratem 2 gajos do bingo.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Luso

Alguém sabe onde posso arranjar um cachecol deste tipo do Braga?:


Desde já obrigado.

GALEGO

Quote from: Luso on 22 de February de 2016, 22:17
Alguém sabe onde posso arranjar um cachecol deste tipo do Braga?:


Desde já obrigado.

Eu tenho um cachecol do Braga exactamente igual a esse. Só que em vez do emblema do Arsenal leva no mesmo lugar o do Braga, e no outro extremo do cachecol, um emblema de "Gverreiros do Minho".
Este cachecol estava de serviço ontem conmigo, no jogo contra o Guimaraes.
O cachecol o adquirí -18 meses atrás- ao stand que antes dos jogos do Braga, está situado nas proximidades do Bar Estádio, na alameda diante do estádio... Mas há tempo que nao vejo que esté ahì, entre os disponíbeis... Mas podes preguntar, porque eles vendem material de uma fábrica especialista en estos materiais... podem ter no armazém, tal vez...

Luso

Quote from: GALEGO on 22 de February de 2016, 22:32
Quote from: Luso on 22 de February de 2016, 22:17
Alguém sabe onde posso arranjar um cachecol deste tipo do Braga?:


Desde já obrigado.
Eu tenho um cachecol do Braga exactamente igual a esse. Só que em vez do emblema do Arsenal leva no mesmo lugar o do Braga, e no outro extremo do cachecol, um emblema de "Gverreiros do Minho".
Este cachecol estava de serviço ontem conmigo, no jogo contra o Guimaraes.
O cachecol o adquirí -18 meses atrás- ao stand que antes dos jogos do Braga, está situado nas proximidades do Bar Estádio, na alameda diante do estádio... Mas há tempo que nao vejo que esté ahì, entre os disponíbeis... Mas podes preguntar, porque eles vendem material de uma fábrica especialista en estos materiais... podem ter no armazém, tal vez...
Muito obrigado GALEGO! ;)

Robalo

Ontem antes do jogo andava um casal de alemães , adeptos do borrusia a procura de loja do braga no estádio para comprarem uns adereços oficias .

Onde já se viu um clube ter uma loja mondei estádio aberta em dia de jogo?

Estes alemães enfim...

karoglan1921

Alguns pontos a reter :

Na aquisição do lugar anual foi oferecido um voucher para um Caxecol .

O Caxecol oferecido vai ser referente ao grupo da liga Europa (podia ser da conquista da taça acho eu) .
O produto ainda não está disponível e falta uma semana para o início da prova quando o sorteio já foi a 12 dias, vamos esperar que esteja disponível até quinta .

Vários produtos como polos , tshirt se equipamentos vieram em poucos tamanhos , desde Julho que dizem nas lojas que " chega para a semana", agora a desculpa é que a fábrica foi de férias , e nos outros clubes as fábricas não vão de férias? Devia ter sido aprovisionado com tempo .

Vao disponibilizar polos e tshirts quando chegar o inverno ?

A nível de oferta , nota se uma melhoria na loja do centro , mas alguns itens ainda é muito amador .

Luso

Quote from: karoglan1921 on 07 de September de 2016, 20:05
Na aquisição do lugar anual foi oferecido um voucher para um Caxecol .
Isso com a compra do pack da Liga Europa ou não? Eu comprei lugar anual e não recebi nenhum voucher...

karoglan1921

Quote from: Luso on 07 de September de 2016, 22:07
Quote from: karoglan1921 on 07 de September de 2016, 20:05
Na aquisição do lugar anual foi oferecido um voucher para um Caxecol .
Isso com a compra do pack da Liga Europa ou não? Eu comprei lugar anual e não recebi nenhum voucher...

Tens razão , pensei direito e escrevi mal.

Caxecol de oferta na compra do pack da liga Europa.

karoglan1921

Desculpem bater na mesma tecla mas esta questão do clube andar a esconder a venda do pack da liga Europa é das coisas mais absurdas dos últimos anos ....

Então o clube não prefere encaixar já uma pequena receita antecipada ?