News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/06

Started by JotaCC, 12 de June de 2015, 08:43

Previous topic - Next topic

JotaCC

Mil razões para a valsa dos treinadores

Traições, zangas insanáveis, causas justas, até por uma fatiota protocolar. Frequentemente, o sucesso ou o fracasso desportivo, o desejo de mudança de ares, a cobiça por contratos chorudos ou, simplesmente, porque sim... Mil e uma razões para a valsa de treinadores, esses profissionais sempre no banco dos réus, primeiro fusível a saltar em caso de curto-circuito.
Se o mercado estival de futebolistas ainda mal montou as bancas, o dos treinadores já anima o defeso. Foi Jesus, que causou a comoção benfiquista, mudando-se para a trincheira inimiga de Alvalade, e foram Sérgio Conceição e Marco Silva, despedidos por expedientes disciplinares. Pacífica é a chegada de Rui Vitória à Luz, tal como o anunciado ingresso de Paulo Fonseca em Braga. Como sempre, o destino também há de ser-lhes traçado pelo golo ou pela bola na trave.
Sete treinadores transitarão da época passada ao serviço do mesmo patrão. Entre eles o único estrangeiro, Julen Lopetegui, que permanece no F. C. Porto. Os outros clubes inciarão 2015/16 com novo técnico, mesmo as equipas que subiram de divisão. O U. Madeira aposta em Norton de Matos, que tem no currículo apenas um jogo na elite do futebol português, no banco do V. Setúbal, em 2005/06. O Tondela confia o balneário a um técnico da casa, Vítor Paneira, em estreia absoluta na elite.
Outra alternativa deverá ocorrer em Guimarães, se se confirmar a promoção de Armando Evangelista, treinador da equipa B. O Estoril e o Paços de Ferreira são os únicos que ainda não têm treinador apalavrado e muito menos confirmado.



Pardo desperta cobiça em vários mercados
BRAGA Felipe Pardo é o jogador com mais mercado no atual plantel arsenalista e a sua saída, neste defeso, é tida como muito provável, vislumbrando-se a possibilidade de a transferência rondar os cinco milhões de euros.

Atacante colombiano tem contrato com os minhotos até 2017
Depois de, em abril passado, António Salvador, presidente do Braga, ter assumido publicamente que seria muito difícil segurar Pardo, o assédio ao atacante colombiano acaba por ser natural. Os franceses do Marselha foram dos primeiros a entrar em cena, mas, além dos portugueses F.C. Porto e Benfica, o mercado espanhol também parece estar a posicionar-se, tendo em vista vencer a corrida. De resto, nos últimos dias, no país vizinho, surgiram informações dando conta do interesse do Levante e do Getafe no avançado. No entanto, em Espanha, antes daqueles dois clubes, já a Real Sociedad colocara o dianteiro colombiano no seu bloco de notas.
Pardo, de 24 anos, veio no verão de 2013 do Independiente Medellín para o Braga. A SAD pagou então 600 mil euros pelo negócio, adquirindo 75% do passe do jogador, que assinou até 2017.
Conhecedor do crédito de Pardo e do interesse pelo jogador, António Salvador colocou a fasquia da venda numa verba não inferior a cinco milhões de euros, ainda assim, tida como abaixo do valor de mercado definido pelo site "Transfermarkt", que acredita que o avançado vale seis milhões de euros.
Além do médio Danilo, que estará já apalavrado para a Juventus, Rafa Silva e Aderlan Santos são outros jogadores com mercado, não sendo também de excluir a venda do guardião Matheus. Após um ano sem receitas de competições europeias, sabe-se que o orçamento do Braga vai descer para sete milhões, mas os eventuais encaixes poderão "aliviar" a quebra.



PRÉ-ÉPOCA
SAD acelera planificação

Enquanto Paulo Fonseca não é oficialmente apresentado como novo treinador do Sporting de Braga, a administração dos guerreiros do Minho vai acelerando a planificação da pré-temporada, já com a introdução de algumas alterações ao plano inicial, com o cunho do ex-técnico pacense. O local do estágio, a realizar no mês que vem, deverá hoje ser conhecido, assim como a calendarização dos jogos de preparação.

JN

JotaCC

TREINADORES QUE VEM DO MINHO
Os "ninhos" de Braga e Guimarães

Tal como acontecera com Jorge Jesus, o Benfica voltou a ir buscar um treinador ao Minho. JJ estava no Sp. Braga quando Luís Filipe Vieira o contratou em 2009. Rui Vitória, o seu sucessor, veio do Vitória de Guimarães. Jesus e Vitória não são casos únicos. A história mostra que os três "grandes" do futebol português têm um hábito de ir buscar treinadores aos dois maiores clubes da região minhota, aposta que se tem revelado, muitas vezes, de sucesso.
Os "arsenalistas" forneceram, aliás, os treinadores campeões de seis das nove últimas temporadas - Jesualdo Ferreira, tricampeão pelo FC Porto, e Jesus, tricampeão com o Benfica. Já Domingos Paciência teve menos sorte no salto do Sp. Braga para o Sporting, não ficando sequer uma época em Alvalade. Outros treinadores que saíram do Sp. Braga para os "grandes" foram Josef Szabo (Sporting e FC Porto), Fernando Caiado (Sporting), Mário Imbelloni (Sporting), Manuel José (Sporting) e Neca (para adjunto no Benfica).
Vitória também não é o primeiro a saltar de Guimarães para a Luz. Mário Wilson fez a mesma viagem por duas vezes, em 1975 (em que foi campeão) e em 1979. Em 1982, José Maria Pedroto abandonou o Minho para regressar ao FC Porto (onde ficou mais duas temporadas) e, em tempos mais recentes, em 2010, foi Paulo Sérgio a trocar o Vitória pelo Sporting, onde, à semelhança de tantos outros que andaram por Alvalade num passado recente, também não ficou uma temporada completa.

PUBLICO

JotaCC

OS TRÊS DESAFIOS DE PAULO FONSECA
BRAGA Fazer como Sérgio Conceição a nível interno e passar a fase de grupos da Liga Europa são as metas para a nova época

O treinador, de 42 anos, ainda não foi oficializado mas já trabalha na planificação da próxima temporada, tendo definido, com António Salvador, os objetivos a que o Braga se propõe em 2015/16

O Braga ultima a contratação de Paulo Fonseca e só deve apresentá-lo no início da próxima semana.O treinador e a estrutura bracarense, no entanto, já trabalham em conjunto na preparação da nova época e na definição das metas a atingir.
Internamente, os arsenalistas estabeleceram o mesmo plano da última temporada. No campeonato, o objetivo passa por terminar a competição entre os quatro primeiros lugares, ao passo que nas outras duas provas (Taça de Portugal e Taça da Liga) existe novamente a expectativade chegar a pelo menos uma final. O Braga cumpriu estes dois desejos em 2014/15, não obstante a frustração pela derrota no Jamor, frente ao Sporting, e, sobretudo, pela forma como aconteceu.
A novidade para esta época é a Liga Europa. Finalista da competição em 2011, o clube vive afastado da UEFA há quase dois anos. Com Jesualdo Ferreira, em 2013/14, foi surpreendentemente eliminado do play-off frente aos romenos do Pandurii e, nessa mesma época, terminou o campeonato num impensável nono lugar, falhando, por isso, o apuramento para as competições europeias. Paulo Fonseca assume o comando da equipa na época do regresso à Liga Europa; todos querem fazer boa figura e recuperar a pujança internacional que o clube revelou em anos não muito distantes. Passar a fase de grupos é o desafio mínimo colocado ao ex-treinador do Paços de Ferreira nesta prova.
Avizinha-se, assim, uma temporada exigente para Paulo Fonseca e para o Braga, mas nada que seja inédito tanto para o treinador como para o clube. Se na era de António Salvador, em 12 anos, o clube só por duas vezes não jogou provas europeias, da parte de Paulo Fonseca há experiência de uma época em que orientou o FC Porto na UEFA, primeiro na Liga dos Campeões e, depois, na Liga Europa.



Experiência europeia alicerçada em oito jogos

Depois de ter conquistado um sensacional terceiro lugar ao serviço do Paços de Ferreira, que depois disputou o play-off da Liga dos Campeões e a fase de grupos da Liga Europa com Costinha no comando técnico, Paulo Fonseca saltou para o FC Porto e estreou-se em provas internacionais. No total, disputou oito jogos com a chancela da UEFA, seis na Liga dos Campeões e dois na Liga Europa. Na fase de grupos da Champions, os dragões somaram uma vitória, dois empates e três derrotas, terminando atrás de Atlético de Madrid e Zenit. O único triunfo foi diante do Áustria de Viena. O FC Porto foi então repescado para a Liga Europa, onde, ainda com Paulo Fonseca, afastou o Eintracht Frankfurt. Os jogos seguintes (Nápoles e Sevilha) foram já com Luís Castro.

DADOS

1
O Braga não jogou competições europeias na última época e Paulo Fonseca só disputou provas da UEFA uma temporada

12
Presidente do Braga desde 2003, António Salvador só falhou o acesso à Europa duas vezes: logo na primeira época, na qual entrou a meio, e em 2013/14

2
Os anos de contrato que ligarão Paulo Fonseca ao Braga



PRÉ-ÉPOCA QUATRO CHEGAM MAIS TARDE

Com o início da pré-época marcado para o dia 3 de julho, Paulo Fonseca já sabe que vai começar a trabalhar em Braga sem quatro jogadores que estão ao serviço das seleções. Éder (seleção principal), Rafa (sub-21), Tiago Sá (sub-20) e Danilo (sub-20 do Brasil) têm autorização para comparecerem na Pedreira mais tarde do que os restantes elementos do plantel.



SUB-20 MUNDIAL COM DUELO CURIOSO

O jogo entre Portugal e Brasil, dos quartos de final do campeonato do mundo de sub-20, marcado para domingo às 2h00 (hora portuguesa), vai colocar em confronto dois jogadores do... Braga. De um lado Tiago Sá, suplente de André Moreira na seleção lusa, e do outro Danilo, capitão dos canarinhos. Um cruzamento curioso assinalado ontem pelo clube minhoto.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC

Pardo no FC Porto "é especulação"
Representante do avançado colombiano do Sporting de Braga diz que não há contactos oficiais do FC Porto pelo jogador.

O FC Porto não manifestou qualquer interesse "oficial" na contratação do colombiano Felipe Pardo, garante a Bola Branca o representante do jogador, Carlos Gonçalves. O colombiano do Sp. Braga foi uma das figuras do último campeonato, com sete golos marcados, a que juntou outros três na Taça de Portugal e mais um na Taça da Liga.

Contratado há dois anos ao Independiente Medellin, da Colômbia, Pardo, de 24 anos, tem contrato com o Sporting de Braga até Junho de 2017. Os minhotos detêm 75% dos direitos económicos do jogador.

Para além da veia goleadora, o colombiano tem-se notabilizado pela velocidade e pela forma dinâmica como assiste os companheiros de equipa, qualidades que, de acordo com alguma imprensa desportiva, há muito despertaram o interesse do FC Porto. Até ao momento, porém, nada há de concreto quanto a uma possível transferência. O representante do jogador considera especulativas quaisquer notícias que apontem nesse sentido.

"O mercado é fértil em especulações e eu não gosto de especular. Até ao momento, oficialmente, não houve qualquer contacto do FC Porto", assegura Carlos Gonçalves.

RR