News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/06

Started by JotaCC, 09 de June de 2015, 08:13

Previous topic - Next topic

JotaCC

SAD acusa Conceição de ameaçar e insultar Salvador

A SAD instaurou um processo disciplinar a Sérgio Conceição. Tal como o Sporting, o Braga pretende despedir o treinador com justa causa, ainda que, aqui, o "dress code" não seja invocado. A referência à falta de lealdade para com a entidade patronal consta do comunicado divulgado, após a reunião de ontem na "Pedreira", na qual participaram o técnico e advogados de ambas as partes.
Segundo a SAD, na passada quarta-feira, o treinador insultou e ameaçou agredir o presidente António Salvador, o que precipitou este desenlace.
O Braga afiançou não estar em causa o mérito do trabalho de Sérgio Conceição, que, na perspetiva da SAD, "logrou atingir os objetivos da época", mas queixa-se do caráter "conflituoso, autoritário e agressivo" do treinador.
O JN tentou obter uma reação de Sérgio Conceição, mas tal não foi possível. O técnico terá agora de responder à nota de culpa, isto enquanto o Braga espera resolver a sucessão técnica até ao fim da próxima semana.

JN

JotaCC

Sp. Braga consuma divórcio litigioso e suspende Sérgio Conceição
Administração da SAD alega "falta de lealdade e de respeito" por parte do treinador e acusa-o de dirigir "insultos e ameaças de agressão" ao presidente do clube, António Salvador. O técnico está de saída

Fim da linha para Sérgio Conceição no comando técnico do Sporting de Braga. A final da Taça de Portugal causou danos irreparáveis na relação entre o treinador e o presidente do clube, António Salvador, e ontem a SAD dos minhotos anunciou a instauração de um processo disciplinar ao antigo internacional português, "com vista ao seu despedimento por justa causa". Uma decisão sustentada com acusações de deslealdade e de autoritarismo.

O desfecho da final da Taça de Portugal afastou definitivamente o treinador da direcção do clube
O desaire registado no Estádio do Jamor, frente ao Sporting (num jogo que os bracarenses venciam por 2-0 a menos de dez minutos do final e em que actuaram durante a maior parte do tempo em superioridade numérica), abriu uma frente de batalha que termina com um divórcio litigioso entre as partes. "Esta deliberação foi tomada na sequência dos graves factos ocorridos após o jogo da final da Taça de Portugal, que revelaram uma inadmissível falta de lealdade e de respeito por parte do treinador relativamente ao SCB [Sporting Clube de Braga] e aos seus valores, à sua estrutura directiva e ao presidente António Salvador", pode ler-se no comunicado publicado no site oficial do clube.
Ressalvando que Sérgio Conceição atingiu os objectivos desportivos traçados no início da época, e notando que não está em causa a capacidade profissional do técnico, a administração da SAD minhota aponta o dedo ao "carácter conflituoso, autoritário e agressivo do treinador, exibido em diversos episódios ao longo da temporada, perante dirigentes de outras colectividades e até associados do SCB".
A gota de água para a separação, de acordo com os dirigentes minhotos, foi a reacção de Sérgio Conceição ao comunicado dirigido por António Salvador aos sócios e adeptos do clube, na ressaca do último encontro da época. "Reconhecendo que o futebol é fértil em surpresas, também sei que na maior parte das vezes a surpresa é fruto da incompetência e admito que não fomos suficientemente competentes para guardar tudo o que tínhamos sabido construir", escreveu.
Este balanço, segundo o comunicado da SAD, foi mal aceite pelo técnico principal: "O treinador delineou uma estratégia de ruptura com a SAD, começando por enviar a seguinte mensagem por sms ao presidente, António Salvador: 'Muito bem, presidente. Fomos incompetentes. Boa maneira de sacudir a água do capote. A partir de agora podem livremente procurar alguém com competência.'"
A este alegado incidente o Sp. Braga junta um outro. "No dia 3 de Junho, Sérgio Conceição, nas instalações do SCB, recusou-se a cumprimentar o presidente, na presença de toda a equipa técnica, ao mesmo tempo que lhe dirigiu insultos e ameaças de agressão de uma forma desabrida e tempestuosa, num incidente que foi testemunhado por elementos da estrutura e da equipa de futebol profissional que esperava o início do treino."
Considerando que estas atitudes ferem "o bom nome e honorabilidade" do clube, a administração da SAD revela já ter sido entregue a nota de culpa tendente ao despedimento do treinador, ficando desde ontem Sérgio Conceição "suspenso de toda a actividade do Sp. Braga".
Mais um ano de contrato
Esta medida dos dirigentes minhotos terá sido tomada depois de gorada a possibilidade de um entendimento para uma rescisão por mútuo acordo. Como as partes tinham assinado um contrato válido por duas temporadas, o que significa que fica uma por cumprir, o despedimento por justa causa era a opção que se seguia, procurando o Sp. Braga evitar, desta forma, pagar ao treinador a verba referente aos 12 meses de vínculo em vigor.
O clube, de resto, escuda-se também na reportada existência de testemunhas, facto que entende poder jogar a seu favor, se o incidente extravasar os meandros estritamente desportivos.
Depois da estreia como técnico principal, em 2012-13, ao serviço do Olhanense, Sérgio Conceição fecha assim o terceiro capítulo em três clubes diferentes nas três últimas temporadas. Deixa um Sp. Braga com o estatuto de finalista da Taça de Portugal, com um quarto lugar no campeonato, a 18 pontos do terceiro, e com um segundo lugar na fase de grupos da Taça de Liga, que o afastou das meias-finais.
Na próxima temporada, os minhotos estão de regresso à Liga Europa, competição que terão de atacar com um novo treinador. António Salvador, de resto, tem especial urgência em fechar este dossier, contando poder apresentar o sucessor de Conceição ainda no decorrer desta semana. No lote de opções, Paulo Fonseca é um dos nomes mais badalados, tendo o ex-técnico do FC Porto mais um ano de contrato com o Paços de Ferreira, clube que não deixará de ter em conta a vontade do treinador.



Os técnicos da era António Salvador

2002-03
Fernando Castro Santos e António Conceição
2003-06
Jesualdo Ferreira
2006-07
Carlos Carvalhal, Rogério Gonçalves e Jorge Costa
2007-08
Jorge Costa, António Caldas e Manuel Machado
2008-09
Jorge Jesus
2009-11
Domingos Paciência
2011-12
Leonardo Jardim
2012-13
José Peseiro
2013-14
Jesualdo Ferreira e Jorge Paixão

PUBLICO

JotaCC

Conceição tem processo para despedimento com justa causa

SP. BRAGA Depois de Marco Silva no Sporting, agora é a vez de Sérgio Conceição ser alvo de um processo disciplinar por parte da SAD do Sporting de Braga tendo em vista o seu despedimento por justa causa.
Em comunicado publicado no site oficial dos arsenalistas é explicado que esta deliberação "foi tomada na sequência dos graves factos ocorridos após o jogo da final da Taça de Portugal, que revelaram uma inadmissível falta de lealdade e respeito por parte do treinador relativamente ao Sp. Braga e aos seus valores, à sua estrutura diretiva e ao presidente António Salvador".
A administração admite os méritos do trabalho de Sérgio Conceição, que "logrou atingir os objetivos" da época, mas contrapõe com o "carácter conflituoso, autoritário e agressivo" do treinador, que se terá traduzido em "diversos episódios" ao longo da temporada, "perante dirigentes de outras coletividades e até associados" do clube.
O ponto alto dos desentendimentos terá surgido após a mensagem de António Salvador no site oficial, a 1 de junho. Segundo a SAD, o técnico "delineou uma estratégia de rutura", revelando um sms enviado por Sérgio Conceição ao presidente: "Muito bem, presidente. Fomos incompetentes... Boa maneira de sacudir a água do capote... A partir de agora podem livremente procurar alguém com competência." Dois dias depois, o treinador "recusou- se a cumprimentar" Salvador "ao mesmo tempo que lhe dirigiu insultos e ameaças de agressão de uma forma desabrida e tempestuosa". Nas reuniões que se seguiram "não existiu da parte do treinador qualquer tipo de arrependimento", razão por que se tornou "insustentável a continuidade do treinador".

DN

JotaCC

SAD ACUSA CONCEIÇÃO DE SER "CONFLITUOSO"
BRAGASalvador avançou para despedimento com justa causa; treinador esteve nas instalações do clube para receber a nota de culpa

"Sérgio Conceição, nas instalações do SC Braga, recusou-se a cumprimentar o presidente" Comunicado da SAD do Braga

Por entre acusações ao carácter de Sérgio Conceição, a SAD instaurou um processo disciplinar ao treinador por "graves factos ocorridos após a final da Taça". Processo segue nos tribunais

A SAD do Braga anunciou ontem, através de comunicado, que instaurou um processo disciplinar a Sérgio Conceição com o objetivo de despedir o treinador com justa causa. No comunicado,emitido ao final da tarde, foi explicado que a decisão teve por base "graves factos ocorridos após a final da Taça de Portugal", tendo sido relatados alguns "episódios" ocorridos com António Salvador que, segundo a SAD, precipitaram o final de um contrato que tinha a duração de mais um ano.
Apesar de ter sido relevado o "mérito do trabalho desenvolvido por Sérgio Conceição", para o clube "tornou-se claro" que o "carácter conflituoso, autoritário e agressivo" do treinador, "perante dirigentes de outras coletividades e até associados do Braga, não conhece limites".
Entre os factos usados para justificar o processo de despedimento por justa causa está uma mensagem enviada pelo treinador a António Salvador pouco depois de o presidente do Braga ter acusado a equipa de "incompetência" pela forma como deixou escapar uma vantagem de dois golos na final da Taça de Portugal. "O treinador delineou uma estratégia de rutura com a SAD, começando por enviar a seguinte mensagem por SMS ao presidente António Salvador: 'Muito bem, Presidente. Fomos incompetentes... Boa maneira de sacudir a água do capote... A partir de agora, podem livremente procurar alguém com competência'", revela a SAD.
O que se seguiu, no comunicado, foram acusações de "insultos e ameaças de agressão" do treinador a António Salvador, na passada quarta-feira, dia do último treino agendado desta época. "Sérgio Conceição, nas instalações do Braga, recusou-se a cumprimentar o presidente, na presença de toda a equipa técnica, ao mesmo tempo que lhe dirigiu insultos e ameaças de agressão de uma forma desabrida e tempestuosa, num incidente que foi testemunhado por elementos da estrutura e da equipa de futebol que esperava o início do treino", prossegue.
Por tudo isto, e também por, segundo a SAD, não ter existido "qualquer tipo de arrependimento", António Salvador, que rejeita a possibilidade de chegar a um acordo com Sérgio Conceição, optou por avançar para o despedimento com justa causa.A nota de culpa foi entregue ontem ao treinador por dois administradores da SAD, sendo que Conceição esteve nas instalações do clube acompanhado pelo seu advogado. O caso segue agora os trâmites legais, sabendo-se que o ano de contrato que restava à equipa técnica liderada por Sérgio Conceição era de aproximadamente meio milhão de euros.



Treinador mantém o silêncio

Contactado por O JOGO, Sérgio Conceição não quis comentar o comunicado emitido pelo Braga. O treinador optou por manter a mesma postura de silêncio que já tinha adotado na semana passada, altura em que ocorreu o "episódio" com António Salvador e em que foi criticado pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Braga, António Marques. Refira-se que, apesar da nota de culpa, o Braga está obrigado a continuar a pagar os salários a Sérgio Conceição até haver uma decisão do Tribunal ou até o treinador recomeçar a trabalhar.


TREINADORES
14

Desde que António Salvador assumiu a presidência, em fevereiro de 2003, o Braga já teve 14 técnicos, entre os quais se incluem os interinos Toni e António Caldas



DANÇA APENAS TRÊS CUMPRIRAM CONTRATO

Na era de António Salvador, apenas três treinadores cumpriram os contratos na totalidade: Jesualdo Ferreira, na primeira passagem pelo clube; Domingos Paciência e Jorge Paixão. Castro Santos, Carlos Carvalhal, Rogério Gonçalves, Jorge Costa. Leonardo Jardim, José Peseiro, Jesualdo Ferreira e agora Sérgio Conceição foram nomes que não levaram até ao fim o contrato que os ligava ao Braga na era Salvador.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


JotaCC


Bruno3429

Confirmadas negociações entre minhotos e Paulo Fonseca
PRESIDENTE DO P. FERREIRA REVELA CONTACTOS

O treinador Paulo Fonseca está em conversações com o Sp. Braga e deverá abandonar o Paços de Ferreira, confirmou esta terça-feira à Lusa o presidente da sociedade desportiva da formação pacense.

"O [presidente do Sporting de Braga] António Salvador ligou-me ao final da manhã a pedir-me autorização para falar com o Paulo Fonseca, dando algum fundamento às notícias que têm vindo a público. Estão em conversações e pode ser que se entendam", disse Rui Seabra.

O dirigente pacense admitiu que Paulo Fonseca "deverá estar mais próximo da porta de saída", reconhecendo que "o Sp. Braga é um clube de outra dimensão" e que "é natural que o projeto alicie o Paulo Fonseca", em função da maior qualidade do plantel e capacidade de recrutamento, bem como a participação dos minhotos na Liga Europa.

"O contrato que assinámos com Paulo Fonseca era de uma época, com outra de opção, e neste acordo existia uma cláusula que lhe permitiria sair no defeso sem uma indemnização para o Paços", acrescentou Rui Seabra.

Para o presidente da SDUQ pacense, resta "aguardar para ver" o que vão dar as negociações e, "só depois, terão de ser pensadas alternativas".

Entretanto, acrescentou Rui Seabra, a planificação da próxima temporada fica em suspenso, uma vez que "o grupo estava a ser trabalhado segundo as indicações do técnico".

Record

Bruno3429

P. Ferreira confirma negociações de Paulo Fonseca com o Sp. Braga
António Salvador pediu autorização para abordar o técnico
Por Redação       

P. Ferreira confirma negociações de Paulo Fonseca com o Sp. Braga

Paulo Fonseca está em conversações com o Sporting de Braga e deverá abandonar o Paços de Ferreira, segundo confirmou esta terça-feira à agência Lusa o presidente da formação pacense.
   
«O [presidente do Sporting de Braga] António Salvador ligou-me ao final da manhã a pedir-me autorização para falar com o Paulo Fonseca, dando algum fundamento às notícias que têm vindo a público. Estão em conversações e pode ser que se entendam», disse Rui Seabra.
   
O dirigente pacense admitiu que Paulo Fonseca «deverá estar mais próximo da porta de saída», reconhecendo que «o Sporting de Braga é um clube de outra dimensão» e que «é natural que o projeto alicie o Paulo Fonseca», em função da maior qualidade do plantel e capacidade de recrutamento, bem como a participação dos minhotos na Liga Europa.
   
«O contrato que assinámos com Paulo Fonseca era de uma época, com outra de opção, e neste acordo existia uma cláusula que lhe permitiria sair no defeso sem uma indemnização para o Paços», acrescentou Rui Seabra.

Para o presidente do Paços, resta «aguardar para ver» o que vão dar as negociações e, «só depois, terão de ser pensadas alternativas».
   
Entretanto, acrescentou Rui Seabra, a planificação da próxima temporada fica em suspenso, uma vez que «o grupo estava a ser trabalhado segundo as indicações do técnico».
   
Paulo Fonseca liderou o Paços de Ferreira, em 2012/13, ao histórico terceiro lugar na Liga e, de regresso à Capital do Móvel, duas épocas depois, após uma passagem infeliz pelo FC Porto, viu a Liga Europa escapar na última jornada.

Maisfutebol

JotaCC

"Salvador pediu para falar com Paulo Fonseca"
Rui Seabra, presidente da SDUQ do Paços de Ferreira, admite contactos entre António Salvador e Paulo Fonseca.

Rui Seabra, presidente da SDUQ do Paços de Ferreira, confirma que o treinador Paulo Fonseca está em conversações com o Braga e deverá abandonar o clube, tendo sido já contactado pelo presidente do clube minhoto. "António Salvador ligou-me ao final da manhã a pedir-me autorização para falar com o Paulo Fonseca", disse Rui Seabra.

O dirigente pacense considera a situação como natural, tendo em contra o trabalho realizado por Paulo Fonseca na Mata Real, reconhecendo que "o Braga é um clube de outra dimensão" e que "o projeto alicia Paulo Fonseca", em função da maior qualidade do plantel e capacidade de recrutamento, bem como a participação dos minhotos na Liga Europa.

"O contrato que assinámos com Paulo Fonseca era de uma época, com outra de opção, e neste acordo existia uma cláusula que lhe permitiria sair no defeso sem uma indemnização para o Paços", acrescentou Rui Seabra.

O JOGO