News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

PERDEMOS A TAÇA - PODEMOS PERDER O CLUBE

Started by A.COSTA, 01 de June de 2015, 18:01

Previous topic - Next topic

Mais Norte


Também entendo que não se deve misturar a derrota na Taça de Portugal com este assunto. Penso também que  1 € por mês, caso fosse pago mensalmente, como chegou a ser falado, teria, subjectivamente, outro significado e não pareceria tão gravoso.

Mas, para mim, vale o argumento de que os miúdos que se fizeram sócios, com pais eventualmente apoiantes de outros clubes, ou até mesmo do nosso, poderiam ficar mais facilmente vinculados ao Braga.

Era um gesto mínimo, mas não deixava de constituir um sinal.

É pena que os sócios não participem nas Assembleias. Há dois ou três anos cheguei a colocar um post que mobilizasse as pessoas. Foi um fiasco. Quem defende a democracia participa com coragem para defender os seus pontos de vista. Não me venham com outros argumentos esfarrapados sobre totalitarismos.

Aguardo pela próxima Assembleia. É aí, com civismo, que se debatem as questões.

Também entendo que a questão das quotas foi colocada precipitadamente e teria merecido uma discussão mais ampla.

Quanto ao assunto em questão, dou o meu acordo à isenção para os mais novos.

ruis

È nas horas difíceis, costuma-se dizer, que se vê os verdadeiros amigos.
Apesar de custar a todos esta derrota, perdemos uma batalha, não a guerra.
Espero que todos os Braguistas se unam e mobilizem-se para que a próxima época sermos ainda mais a apoiar a equipa e vingarmos esta infeliz derrota.
No Jamor Foi arrepiante ver 12 mil pessoas a saltar em conjunto, de braços no ar, vozes gritar até à rouquidão.
Mostrámos que conseguimos ser imparáveis!!
Vamos passar isso para a próxima época em todos os jogos em casa, para transformar o nosso estádio um autêntico inferno para os adversários.
Somos cada vez mais importantes na luta pelos títulos. Não somos o "Braguinha" da manutenção.
Por vezes pode custar a algumas pessoas desenbolsar algum dinheiro para o clube, mas não se esqueçam que o dinheiro serve para ajudar o nosso clube a crescer ainda mais, no futebol e nas restantes modalidades.

ombaiz

Eu infelizmente fui um dos que nos últimos anos abandonei o meu lugar anual (que já detinha há alguns anos) e neste momento não tenho pago cotas (desde Dezembro de 2015)...A partir do momento que passei a ser não estudante...

Felizmente tenho emprego, infelizmente não tenho a capacidade financeira para contribuir para o meu clube, e somado a isto tudo os cerca de 100km que teria de fazer...Tenho vivido imensas alegrias e tristezas com o amor de todos os presentes neste forum!

Julgo que o problema que aqui se coloca não é um problema real e sobretudo não é um problema do SCBraga....passo a explicar:

- A partir do momento em que todos os jogos são à 2ª ou 6ª à noite é impossível garantirmos a total adesão os jovens e crianças! É impossivel para um pai levar uma criança ao futebol à 2ª quanto na terça, algumas vezes de madrugada, tem de ir para a escola!!

Sei que foi e é debatido todos os anos em diversos tópicos mas o futebol em Portugal são os 3 e o resto pouco importa...

Sinto que se for 1€/mes e com entradas a 1€ ou 2€ para os jogos não será por ai que as crianças deixarao de ir! Se os jogos forem em dias e horas decentes!!

É um apelo que devemos fazer não só ao Salvador mas a todos os dirigentes desse futebol. Não matem o desporto!!

rpo.castro

Quote from: p23xoto on 03 de June de 2015, 14:47
Sinto que se for 1€/mes e com entradas a 1€ ou 2€ para os jogos não será por ai que as crianças deixarao de ir! Se os jogos forem em dias e horas decentes!!
Quem não sente não é filho de boa gente.

weasel

Quem daqui pagaria 12€ por ano (mais 1€ ou 2€ por jogo como já foi também referido aqui) para o seu filho ser sócio do Benfica, Porto, Sporting, ou Vitória? Quantos? Quem pagaria?


São esses miúdos que vamos perder! Aqueles que são sócios porque na escola receberam o cartão, mas cujos pais não têm ligação ao Braga.
Os filhos de braguistas provavelmente continuarão a sê-lo [como o meu, apesar de discordar em absoluto da cota para menores de 14 anos], mas esses não precisam de incentivo extra para ficarem ligados ao Braga, já têm a educação em casa...


Qual o ganho significativo que o Braga vai recer com essa cota de 12€ anual dos sub-14? Vai fazer realmente a diferença no orçamento da época?

sedas



Qual o ganho significativo que o Braga vai recer com essa cota de 12€ anual dos sub-14? Vai fazer realmente a diferença no orçamento da época?

[/quote]

Penso que esta é a questão que se coloca.. O Braga não pode depender para o seu crescimento só de filhos de pai Braguistas..

Percebo que um pai braguista não se importe de pagar 12 € para que o seu filho seja sócio do clube do seu coração, mas se não for adepto do clube já não o será assim porque como nós dizemos "quem não sente não entende".

Aqueles miúdos que gostam do Braga mas os pais não são Braguistas provavelmente poderiam tornar-se sócios do clube se fosse grátis e ainda irem a alguns jogos sem os pais lhe colocarem problemas, mas muitos pais já não estarão disponíveis a dar-lhes 1 euro para serem sócios do Braga. Muitas vezes até lhes dão mais para irem ao tal jogo, para comprarem um gelado ou uma cola mas para serem sócios do clube já não acham sentido.

É com estes que nos devemos preocupar e são estes que podemos perder como sócios no futuro, e que nos pode condicionar o crescimento.

Aquilo que iremos ganhar financeiramente não compensa o risco do que poderemos perder..

krugger

Penso que olhar para esta questao das cotas pagantes para os sub-14 unicamente na vertente economicista um erro craço, enorme mesmo.

Continuo do dizer o ganho financeiro a curto prazo desta medida será imensamente inferior ao prejuizo que a massa adepta sofrera a medio prazo, so um cego nao consegue ver isto.

Hélder 79

Também faço parte do grupo que acha que os custos no imediato serão muito superiores aos ganhos. Para mim equiparo a medida a "dar dois tiros nos pés." As receitas arrecadadas não justificam de todo, o risco da perda de jovens braguistas.

FIDELIS

Quote from: weasel on 03 de June de 2015, 18:50
Quem daqui pagaria 12€ por ano (mais 1€ ou 2€ por jogo como já foi também referido aqui) para o seu filho ser sócio do Benfica, Porto, Sporting, ou Vitória? Quantos? Quem pagaria?


São esses miúdos que vamos perder! Aqueles que são sócios porque na escola receberam o cartão, mas cujos pais não têm ligação ao Braga.
Os filhos de braguistas provavelmente continuarão a sê-lo [como o meu, apesar de discordar em absoluto da cota para menores de 14 anos], mas esses não precisam de incentivo extra para ficarem ligados ao Braga, já têm a educação em casa...

ora cá está o verdadeiro cerne da questão----

Fidélis Bracara
Braga e Basta

Qual o ganho significativo que o Braga vai recer com essa cota de 12€ anual dos sub-14? Vai fazer realmente a diferença no orçamento da época?

kiko scb

Tudo isto preocupa-me. A falta de interesse de muita gente, o desacreditar, a instabilidade emocional, os egos do nosso presidente, a constante mudança de treinadores, a falta de mística, o deixar andar, a passividade, a monotonia, o comodismo, a ausência de novos sócios (de sócios fiéis sobretudo)... temo que estejamos a cair no abismo... tem que passar por cada um de nós lutar para alterar isso, pois como sabem tudo e todos passam... menos nós!

A.COSTA

#30
A propósito deste tópico, saiu um artigo hoje no Diário do Minho, que pode ser lido em:

http://educarpelodesporto.blogspot.pt/2015/06/perdemos-taca-nao-percamos-o-futuro.html

Não sou frequentador habitual do "superbraga" mas, para tentar perceber como perdemos a taça, lá dei uma espreitadela para verificar se alguém tinha explicação plausível. Ninguém tinha, mas um tópico chamou-me a atenção: "Perdemos a taça, podemos perder o clube". Pensei: "Queres ver que perder a taça, foi um mal menor?". Depois percebi que o tópico se refere à questão de os menores de 14 anos pagarem quotas. Com tantas opiniões contraditórias que por lá li, aqui deixo a minha também.
De há uns anos a esta parte, foi política do clube dinamizar visitas às escolas com os jogadores, incentivando as crianças a assumirem o SCB como o seu primeiro e único clube. Nas primeiras épocas, com visitas semanais e convites distribuídos pelas escolas, tínhamos no Municipal assistências médias superiores a 15 mil pessoas, quando eramos pouco mais de 16 mil sócios. Depois, passou-se a incentivar as crianças a serem sócias com a oferta do cartão e o compromisso de que não haveria lugar ao pagamento de quotas até perfazerem 14 anos. Assistirem ou não aos jogos dependia deles e dos seus progenitores, sabendo-se de antemão que nenhum pai responsável deixa o seu filho, ou filha, de tenra idade, ir sozinho a um jogo. Após inúmeras visitas e com a excelência dos resultados desportivos a ajudar, a massa associativa cresceu em todos os escalões etários e o clube almejou o que era uma das suas bandeiras: ultrapassar os 30.000 sócios. Conseguiu-se - e recordo a "coincidência" de ter sido num jogo com os nossos vizinhos de Guimarães - que o sócio 30.000 (uma criança de Palmeira) fosse apresentado no relvado. É ao lembrar esse sócio 30.000, cuja família não vivia propriamente desafogada em termos financeiros, que questiono se devemos permitir que esta criança, como centenas ou milhares de outras, que já fazem parte da história do nosso clube, passem definitivamente...à história!
Como sócio, com cadeira anual, continuo a ficar feliz com as visitas efetuadas mas, ao mesmo tempo, triste quando encontro e interajo com crianças ou jovens cujos pais não aceitam pagar as quotas porque não foi esse o compromisso assumido com eles quando acederam a deixá-los integrar a família bracarense. Dir-me-ão: 1€ por mês, o que custa? O maior problema nem é o euro; é o princípio. O clube andou sete anos a angariar sócios prometendo que até aos 14 anos as crianças não pagavam quotas. É meu entendimento que este investimento deveria manter-se, porque trará retorno no futuro. Mas, se a opinião da direção é contrária - e apesar de não concordar- resta-me sugerir que o façam apenas a partir da renumeração. Deixem que todos os que se inscreveram antes, neste pressuposto, continuem a fazer parte da nossa família gratuitamente até aos 14 anos. Não desbaratemos o capital de juventude e braguismo que cooptamos nestes últimos anos. Estou certo que mesmo aqueles que pagaram a quota anual de 12€ não se importam que a direção mude de opinião, deixando de pagar, para continuarmos a dizer orgulhosamente, como o nosso presidente: "Temos o clube com a massa associativa mais jovem do país."
Sinceramente, não sei, nem quero saber, o que fazem os outros clubes no que a esta questão respeita. Sei o que o nosso tem feito ao longo de quase uma década com resultados notáveis e mensuráveis e que, por coincidência, ao nível de visitas, serviu de modelo para muitos outros.
Perdida a Taça, entendo, como muitos outros, que ainda vamos a tempo de não perder...o futuro.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10207149761011201&set=a.1995105486107.124904.1497548829&type=1&theater
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Bracarense

Alguém que percebe que o problema não está no custo monetário. .. aleluia!

baltini

Bom texto.

Tenho um conhecido que trabalhou na estrutura da SAD, que me dizia ... "é uma guerra entre o Jesus e a Direcção pelas visitas às escolas pelos jogadores. A Direcção quer plantar o Braguismo desde tenra idade e levar os jogadores às escolas. O Jesus não quer desconcentrações dos jogadores nessa agenda de eventos".

De facto não concordo com a política da Direcção, quanto a este assunto.
Mas após a prova de braguismo que os meus meninos me deram no Jamor (têm 5 e 9 anos), eu já paguei as 2 cotas de 12euros cada.
Não vou privá-los de serem Bracarenses convictos, tal como o meu pai não me privou ao meus 14anos.

Também temos de ser veículos do braguismo para as gerações futuras, conforme as possibilidades.
Não podemos deixar este clube, quaisquer que sejam as dificuldades.

Sócio desde 05-08-1987

A.COSTA

#33
Porque este assunto me preocupa, devido às implicações no clube, deixo aqui a carta que enviei por mail
Ao Cuidado do Sr. Presidente da Assembleia Geral do Sporting Clube de Braga.

"Exmo. Sr.

Presidente da Assembleia Geral do Sporting Clube de Braga

Eu, António Oliveira da Costa, sócio 1605, venho por este meio sublinhar a minha preocupação com algumas medidas resultantes da última Assembleia Geral. Penitencio-me pelo facto de não ter estado nessa reunião magna, que aprovou medidas que podem ser, a médio e longo prazo, nefastas para o clube, com destaque para as seguintes:

a)   Obrigatoriedade de os menores de 14 anos pagarem cotas, cujo valor se traduz numa receita residual para o clube e, por isso, pouco relevante. Por outro lado, se os filhos de sócios do clube pagarão a verba estipulada, já os sócios angariados através de diversas iniciativas, nomeadamente com as visitas efetuadas às escola, cujos Pais não são frequentadores e/ou adeptos regulares dos jogos do S.C.Braga deixarão certamente de fazer parte "desta família", desaparecendo assim, de modo preocupante, uma importante franja jovem de futuros braguistas;

b)   O aumento desproporcionado das cotas dos sócios-correspondentes. O valor duplicou e esta medida fará com que muitos deixem de pagar e percam desse modo a ligação ao clube, que em muitos casos é de longa duração. Os benefícios pessoais destes associados são escassos e o seu contributo para o clube é importante, até para o aumento de sócios que todos desejamos.
Pelo exposto, solicito que V. Exa. que exerça os poderes conferidos pelo cargo que ocupa e faça, no local e tempo próprios, as démarches necessárias à correção das medidas supracitadas.

Em relação à uniformização das cotas dos associados expresso aqui a minha concordância, desde que os preços dos bilhetes e das cadeiras façam a diferença entre a Poente e a Nascente, bem como entre bancadas superiores e bancadas inferiores. É necessário algum rigor na aplicação destas medidas sob pena de não serem entendidas pela massa adepta associada ao clube.

Sem outro assunto, saudações braguistas.

António Oliveira da Costa – sócio 1605".


O desafio é que muitos braguistas deste fórum (ou outros braguistas) enviem cartas análogas, a mostrar a sua preocupação e as suas discordâncias, para    mail@scbraga.pt   

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Maria

Estou chocada!!!  :o Então passei de sócia n.º 5411 para n.º 3641?! "Desapareceram" 2000 sócios...
GVERREIRA DO MINHO

JCosta

Quote from: Maria on 12 de June de 2015, 10:04
Estou chocada!!!  :o Então passei de sócia n.º 5411 para n.º 3641?! "Desapareceram" 2000 sócios...

Já não se fazia renumeração desde 2007. É normal que as descidas sejam maiores do que noutras numerações.

Já agora, como soubeste isso?
Saudinha... da boa.

nandes

Quote from: Karoglan on 12 de June de 2015, 12:42
Quote from: Maria on 12 de June de 2015, 10:04
Estou chocada!!!  :o Então passei de sócia n.º 5411 para n.º 3641?! "Desapareceram" 2000 sócios...

Já não se fazia renumeração desde 2007. É normal que as descidas sejam maiores do que noutras numerações.

Já agora, como soubeste isso?

Maria, só foram 1770, também não vale inflaccionar   :o

Não te admires com esse "desaparecimento" e quanto maior for a numeração maior vai ser o número de "desaparecidos". Se calhar eu só deverei descer meia dúzia de números...

Mas estou como o Karoglan, como é que já sabes o teu novo número?

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

Maria

Quote from: nandes on 12 de June de 2015, 12:49
Quote from: Karoglan on 12 de June de 2015, 12:42
Quote from: Maria on 12 de June de 2015, 10:04
Estou chocada!!!  :o Então passei de sócia n.º 5411 para n.º 3641?! "Desapareceram" 2000 sócios...

Já não se fazia renumeração desde 2007. É normal que as descidas sejam maiores do que noutras numerações.

Já agora, como soubeste isso?

Maria, só foram 1770, também não vale inflaccionar   :o

Não te admires com esse "desaparecimento" e quanto maior for a numeração maior vai ser o número de "desaparecidos". Se calhar eu só deverei descer meia dúzia de números...

Mas estou como o Karoglan, como é que já sabes o teu novo número?

Ooooops!  ;) ;) Coisas de bastidores!
Nah. Apenas mandei a minha ficha de sócia com alterações por email fora do prazo de entrega e do SCBraga responderam-me dizendo o meu novo n.º.

Mar caraças Nandes, da outra vez passei do 11 mil e tal para o 5411... Parece-me que andamos a perder muitos sócios pelo caminho...
GVERREIRA DO MINHO

Cici

Quote from: Maria on 12 de June de 2015, 13:07
Quote from: nandes on 12 de June de 2015, 12:49
Quote from: Karoglan on 12 de June de 2015, 12:42
Quote from: Maria on 12 de June de 2015, 10:04
Estou chocada!!!  :o Então passei de sócia n.º 5411 para n.º 3641?! "Desapareceram" 2000 sócios...

Já não se fazia renumeração desde 2007. É normal que as descidas sejam maiores do que noutras numerações.

Já agora, como soubeste isso?

Maria, só foram 1770, também não vale inflaccionar   :o

Não te admires com esse "desaparecimento" e quanto maior for a numeração maior vai ser o número de "desaparecidos". Se calhar eu só deverei descer meia dúzia de números...

Mas estou como o Karoglan, como é que já sabes o teu novo número?

Ooooops!  ;) ;) Coisas de bastidores!
Nah. Apenas mandei a minha ficha de sócia com alterações por email fora do prazo de entrega e do SCBraga responderam-me dizendo o meu novo n.º.

Mar caraças Nandes, da outra vez passei do 11 mil e tal para o 5411... Parece-me que andamos a perder muitos sócios pelo caminho...

Na loja da avenida tinham indicado que a partir do dia 8 deste mês já contavam entregar os cartões aos que entregaram os documentos até final de Abril.

kiko scb

Pessoal, falhou-me por completo a entrega dos 5€ para o novo cartão juntamente com a foto. Conheço gente que diz que recebeu uma carta, mas eu não recebi. Eu e muita gente que conheço. Também confesso que não costumo visitar o site do nosso clube, por isso passou-me completamente ao lado, apesar de saber que a remuneração estava para breve.

Tenho as quotas em dia por isso sei que entrarei para a recontagem. Mas alguém sabe quando é que posso rectificar a situação para entregar a foto e obter o novo cartão? Na loja, como sempre, não me souberam responder!