News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 31/05

Started by Bruno3429, 31 de May de 2015, 08:39

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Guerreiros preparados para a batalha final
Paulo Machado

Chegou o dia da batalha final para os Guerreiros do Minho. Todos os caminhos vão dar ao Jamor para a final da Taça de Portugal, num duelo entre Sporting de Braga e Sporting CP, ambos com a ambição de fechar a época com chave de ouro. A expectativa é elavada, do lado dos Guerreiros e também do lado dos 'leões'. Resta saber quem leva a melhor, conferindo que a equipa bracarense "está mais do que preparada" e contará com o apoio de largos milhares de adeptos no Estádio do Jamor.
A 'caminhada' do Sporting de Braga até à final da Taça começou de forma suave, com o triunfo por 4-1 diante do 'distrital' Alcains, seguindo-se quatro eliminatórias com primodivisionários, no terreno do rival Vitória de Guimarães (2-1), do agora bicampeão Benfica (2-1), em casa com o Belenenses (7-1) e a duas mãos com o Rio Ave (3-0 em Braga e 1-1 em Vila do Conde).
Para chegar à final e tentar quebrar o jejum de sete anos sem troféus, o Sporting começou de forma fulgurante, ao vencer por 3-1 o FC Porto, no Estádio do Dragão, superando depois três adversários secundários (Sporting de Espinho, por 5-0, Vizela, por 3-2, e Famalicão, por 4-0), antes de eliminar o Nacional nas meias-finais, com o empate 2-2 na Madeira e a vitória por 1-0 em Lisboa.
O apito inicial está agendado para as 17.15 horas, com o madeirense Marco Ferreira a ter a responsabilidade de arbitrar esta final.
A equipa bracarense está determinada em fazer história. Esta é a quinta final do Sporting de Braga, que ganhou uma Taça há 49 anos. O Sporting esteve em 27 finais e ganhou 15. Sérgio Conceição lembrou que "o Sporting fica a ganhar, mas nesta final os jogadores acabam por esquecer um pouco essa história e vivem o momento", realçou.


Festa começou em Braga e alastra-se ao Jamor


A Rádio Antena Minho levou a efeito uma emissão especial, em directo desde a Avenida Central, em Braga, alusiva à final da Taça de Portugal. Foi o arranque de uma festa que, hoje, se estende até ao Jamor, contando com a participação de vários bracarenses. A final da Taça de Portugal, por isso, não é só um jogo de futebol. Daí que seja definida como a festa do futebol português.
Na sessão de sexta-feira foram vários os bracarenses que se juntaram a esta iniciativa da Antena Minho, que foi animada por conceituados artistas da região.
Nota de destaque para o mítico Rui Santos, autor do hino do Sporting Clube de Braga 'É Golo, É Golo do Braga'. O evento contou ainda com Costinha, ca ntor de Famalicão, já actuou várias vezes na Casa das Artes, e tem sido uma presença assídua nos espectáculos da Antena Minho.
Paula Barroso, conceituada fadista bracarense, também animou o público. Paula Barroso já venceu alguns concursos de fados.
Outra voz feminina foi Ana Rita, uma jovem bracarense que está dar os primeiros passos no mundo da música, dona de uma voz potente e com grande margem de progressão no mundo da música. A todos estes artistas, juntou-se ainda Jorge Amado, um dos mais conhecidos cantores da região com três discos gravados e está já preparar o lançamento de novo album para breve. A Festa da Taça, todavia, não fica por aqui e este domingo estende-se de Braga ao Jamor.

Correio do Minho

Bruno3429

O jogo do ano para Sporting e SC Braga
Antevisão
AUTOR: Álvaro Gonçalves

A final da Taça de Portugal é o jogo do ano para Sporting e SC Braga. O último jogo da temporada dá direito à conquista de um troféu bastante desejado em Alvalade e na cidade dos arcebispos e garante ainda a presença na primeira final da próxima época, a Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Benfica.

Chave do jogo

Espera-se uma final pautada pelo equilíbrio e por isso é bastante provável que a diferença possa ser feita nos pormenores. A qualidade individual pode ser fundamental - existem jogadores de ambos os lados que podem resolver o jogo - mas o aproveitamento dos lances de bola parada também poderá ser importante no desfecho do encontroO Sporting chega à final do Jamor após uma temporada em que terminou o campeonato no terceiro lugar, que garante o acesso ao play-off que antecede a fase de grupos da Liga dos Campeões. Num final de época marcado pelas notícias que dão conta de que o treinador Marco Silva pode orientar os leões pela última vez contra o SC Braga, os verdes e brancos vão estar na final após uma campanha em que eliminaram duas equipas do escalão principal e três dos escalões inferiores. Na terceira eliminatória, os leões foram ao Estádio do Dragão eliminar o FC Porto, seguindo-se os triunfos frente ao Sporting de Espinho, Vizela e Famalicão. Nas meias-finais, disputadas a duas mãos, o Sporting superiorizou-se ao Nacional da Madeira.

Quanto ao SC Braga, que terminou o campeonato na quarta posição, esteve longe de ter um percurso fácil, nomeadamente com os triunfos obtidos no Estádio D. Afonso Henriques e no Estádio da Luz. A campanha na prova rainha do futebol português começou com um triunfo sobre o Alcains, seguindo-se depois as vitórias fora de portas frente ao Vitória de Guimarães e posteriormente diante do Benfica. Nos quartos de final os arsenalistas golearam o Belenenses por 7x1 e nas meias-finais levaram a melhor sobre o Rio Ave, numa eliminatória que ficou praticamente decidida na primeira mão com um triunfo por 3x0.

A diferença pode passar por...

Nani: O internacional português despede-se este domingo do Sporting. O empréstimo por parte do Manchester United termina no final da Taça de Portugal e o extremo já revelou publicamente que pretende acabar a segunda passagem pelos leões com um título. Tem qualidade suficiente para ser um elemento desequilibrador a favor dos verdes e brancos.

Rúben Micael: Sérgio Conceição garantiu que todos os elementos podem ser opção na final da Taça de Portugal, embora alguns possam não estar ainda em condições de atuar os 90 minutos. Rúben Micael, que tem estado afastado da equipa devido a lesão, encaixa-se neste quadro mas certamente que o treinador dos arsenalistas não vai abdicar da experiência que o internacional português pode oferecer no meio campo, principalmente quando não pode contar com Danilo, que está ao serviço do Brasil no Campeonato do Mundo de sub-20.

Diz o mister...

Marco Silva: «É o jogo mais importante da temporada, atendendo ao momento. Conseguimos afastar fortes adversários para estarmos aqui. Entra-se nas finais para desfrutar delas, para disputá-las, mas também para as vencer e é isso que vamos tentar fazer no jogo. É um orgulho enorme estar aqui presentes, depois do que fizemos ao longo da época. Queremos conquistar o troféu».

Sérgio Conceição: «Fizemos um trajeto fantástico na Taça de Portugal. É um troféu que os adeptos do SC Braga ambicionam muito e seria um justo prémio para toda a família SC Braga. Tal como os adeptos, também nós, equipa técnica e jogadores, assim como o presidente, queremos ganhar a Taça de Portugal. Vou contar-vos uma história que aconteceu ainda na pré-época e que foi quando conheci verdadeiramente o presidente. Fizemos um jogo de preparação em Espanha com o Celta de Vigo e perdemos 4x1. Ele estava com uma azia. Se estava com uma azia por termos perdido um jogo de preparação, imaginem a final de uma Taça de Portugal».

Histórico de confrontos

Em 135 jogos entre Sporting e SC Braga, os leões venceram por 86 vezes, o triunfo sorriu aos bracarenses por 29 ocasiões e o empate aconteceu em 20 encontros. Em partidas apenas a contar para a Taça de Portugal, o Sporting ganhou 9, o SC Braga 3 e o empate aconteceu por duas ocasiões.

Zerozero

Bruno3429

Salvador: «Seremos dignos»
presidente desejava ir ao jamor

Também António Salvador, responsável máximo pelo Sp. Braga, escreveu um texto para a edição extra da revista oficial da FPF. E nele fez questão de enaltecer a caminhada do clube até atingir o jogo decisivo, assim com chamou a atenção para o facto de a presença na final da Taça de Portugal ser uma novidade no seu trajeto enquanto líder dos arsenalistas.

"Era um dos objetivos em falta no meu percurso. Nesta trajetória, fomos capazes de discutir a conquista de um campeonato até final, vencemos uma Taça da Liga, vencemos uma Taça Intertoto, acedemos a uma final europeia e desafiámos os melhores na Liga dos Campeões... Devíamos a nós próprios um bilhete para o Jamor", disse.

Confiante, Salvador garante que o seu clube "será digno da história e da tradição da Taça de Portugal".


Só Alan disputou a final
MAIS DOIS COM A TAÇA NO CURRÍCULO SEM PISAR A RELVA
Alan levantou a Taça em 2006.

Os arsenalistas devem entrar esta tarde em campo com um onze de estreantes na final do Jamor. Ao contrário do Sporting, onde Rui Patrício, Adrien, Carrillo e Nani, entre outros, já conhecem as emoções de atuar numa final da Taça de Portuga, SérgioConceição lidera um grupo de trabalho bem menos experiente. Claro que o treinador poderá estar a preparar uma jogada psicológica, até pelo facto de Ruben Micael andar há várias semanas a treinar-se de forma condicionada, e lançar de início Alan, o único dos 23 convocados que já atuou no Jamor.

Em 2005/06, o agora capitão dos arsenalistas foi titular pelo FCPorto na vitória, por 1-0, sobre o V.Setúbal e enriqueceu o seu currículo com uma final da Taça de Portugal. Também pelos azuis e brancos, Ruben Micael conta duas conquistas, mas não chegou a ser utilizado no Estádio Nacional.

Sobra Éder. Em 2012, o goleador estava desaparecido e não foi chamado para a final pela Académica.


Pottker aposta na vitória por 3-1

REFORÇO JÁ VIBRA COM A FUTURA EQUIPA

O primeiro reforço dos arsenalistas para a nova temporada promete acompanhar a final de hoje pela televisão. Através de Record, William Pottker desejou boa sorte aos novos colegas.

"Serei mais um adepto a apoiar. Espero que o Sp. Braga saia vitorioso e campeão da Taça de Portugal. Todos os que estão no clube merecem este título", afirmou o avançado, soltando um prognóstico:"Acredito que o Sp. Braga vai ganhar ao Sporting por 3-1. Abraço e boa sorte para o Sp. Braga." William Pottker, de 21 anos, é extremo e chega no verão por empréstimo do Linense, tendo a SAD arsenalista assegurado a opção de compra.

Record

Pé Ligeiro

Rodrigo Pinho vai rumar ao SC Braga


O avançado brasileiro de 24 anos será reforço dos minhotos para a próxima temporada, segundo está a ser avançado pelo jornal A Bola.

O dianteiro, que nasceu na Alemanha e que, por isso, tem passaporte comunitário, jogava no Madureira, onde era destaque pela veia goleadora.

Agora, rumará ao primeiro emblema europeu para tentar progredir na carreira. Ainda não são conhecidos valores de transferência nem do contrato.

in zerozero.pt
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Rodrigo Pinho chega para o ataque


O SC Braga chegou a acordo com o Madureira, do Brasil, para a transferência de Rodrigo Pinho, vice-artilheiro da última edição do campeonato Estadual do Rio de Janeiro, com 9 golos em 15 jogos.

Rodrigo Pinho celebrou ontem 24 anos e nasceu em Henstedt-Ulzburg, na Alemanha, tendo, por isso, passaporte comunitário.

O futebolista é filho de um antigo atacante do Flamengo, Nando, que entre 1989 e 1992 atuou no Hamburgo, e esteve na segunda semana de maio em Braga para se submeter a testes médicos e firmar o acordo com os arsenalistas.

Está assim encontrado o segundo reforço conhecido para 2015/2016, depois do SC Braga ter assegurado o concurso do também atacante William Pottker, do Figueirense.
in Abola.pt
BRAGA SEMPRE MAIS!