News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/05

Started by JotaCC, 25 de May de 2015, 08:16

Previous topic - Next topic

JotaCC

ABC/UMinho perdeu a Taça Challenge para os romenos

Lágrimas. Desalento. Revolta. Mas, acima de tudo, um ABC/UMinho de alma gigante que apenas não conseguiu travar a dupla de arbitragem que viajou da vizinha Macedónia até Odorheiu Secuiesc, na Roménia, para apitar o jogo decisivo da final da Taça Challenge. Perante a influência - claríssima aos olhos de quem assistiu ao jogo - da actuação de Saso Krkacev e Gjorko Kolevski, pouco mais a equipa bracarense podia ter feito para tentar levar o troféu para Braga. Injustiça a fechar um ano em grande dos academistas.

Na bagagem de Braga, a equipa do ABC/UMinho levou quatro golos de vantagem, que acabaram por não ser suficientes: os romenos venceram por 32-25, garantindo, assim, a conquista da Taça Challenge.
Num duelo intenso, o ABC entrou melhor, mais forte, frente a um adversário agressivo, como já se previa, com particular fulgor na defesa. Com o empate a seis aos dez minutos, o académico foi equilibrando a partida e, até aos 21 minutos, o ABC mandou no encontro, altura em que Rusia - eleito o melhor jogador da final - aumentou para 12-11. Grilo ainda empatou, mas as esclusões seguidas de Pedro Seabra e Hugo Rocha acabaram por quebrar o ritmo dos bracarenses. Mihalcea, de sete metros, colocou os romenos em superioridade, que acabou por se manter até ao intervalo (18-15).

Os três golos de diferença ainda davam margem aos academistas para sonharem, no entanto, a segunda parte mudou por completo o rumo da história. O ABC entrou mal e, em sete minutos, marcou apenas um golo e viu Mihalcea letal em termos ofensivos, com três golos de rajada.
Com o marcador a dilatar a diferença para seis golos, a intranquilidade foi afectando a equipa bracarense, sobretudo, perante as decisões da dupla de arbitragem, tamanhos os erros sucessivos de dois árbitros que decidiram ser os protagonistas: transformaram faltas atacantes do Odorhei em livres de sete metros contra o ABC, deixaram em branco várias exclusões para a equipa romena, em lances que muitas vezes colocaram em causa a integridade física dos academistas, num jogo mais de luta do que andebol. Apesar das más decisões, o ABC ainda reduziu para 26-20, no entanto, pecou em alguns momentos de finalização, numa baliza onde Szabo e Orban tiveram também a estrela da sorte e travaram todas as investidas.

"Erros gritantes da dupla de arbitragem"

A confusão mal soou o apito final espelhava bem a revolta dos jogadores do ABC/UMinho. Não pouparam nas críticas à dupla de arbitragem da Macedónia e não calaram a insatisfação perante o que consideraram ser uma "vergonha" para o andebol europeu. Um desalento - depois da vitória no jogo da primeira mão e derrota no segundo encontro - que o técnico Carlos Resende não escondeu.

"Sabíamos que ia ser difícil. Entrámos muito bem no jogo, mas houve erros gritantes da parte da arbitragem que nos iam afastando do jogo e colocando os romenos no jogo. Com árbitros assim, tínhamos ganho por dez em Braga e seríamos campeões e nem sequer perdíamos este jogo. Mas são finais", sublinhou o treinador do ABC/UMinho, bastante cáustico nas críticas.

"É o peso que nós temos, somos um país muito pequenino e temos pouco peso. Não é caso único, não foi a primeira vez que aconteceu e não será a última. Hoje ficou provado, uma vez mais, que temos uma influência internacional muito reduzida. Portugal, internacionalmente, tem pouco peso", lembrou, elogiando os jogadores "que tudo fizeram para ganhar o jogo e a Taça".
Resende considera que o desporto "precisa de dar um avanço e caminhar para a verdade desportiva" e defendeu a repetição de jogos mudando os árbitros, para se evitar "erros tão grosseiros quanto estes".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Quarteto em luta contra o tempo

Domingo de folga para o plantel da equipa minhota, exceto para quatro jogadores, que continuam a convalescer de lesões e entregues ao departamento médico do clube. O defesa Tiago Gomes, os médios Mauro e Rúben Micael e o avançado Zé Luís passaram o dia de ontem na "pedreira", em tratamentos, com vista à recuperação para o último desafio da época, que levará os Guerreiros do Minho ao Estádio do Jamor, no próximo domingo, para a final da Taça de Portugal, com o Sporting.
Após o triunfo sobre o Vitória de Setúbal (5-0), que selou o quarto lugar, na última jornada da liga, disputada no sábado, o treinador Sérgio Conceição deu um dia de folga ao plantel. Só os lesionados tiveram de picar o ponto, prevendo-se que todos estejam aptos para retomar os treinos, sem limitações, já hoje, no primeiro dia dos trabalhos de preparação para o duelo do Jamor.
Já sem o médio Danilo, ausente ao serviço da seleção brasileira de sub-20 e com guia de marcha para a Juventus, Sérgio Conceição faz contas às peças disponíveis para o meio-campo. E nessa equação entram Mauro e Micael, este mais do que o primeiro, porque é o "playmaker" mais desejado para conduzir o ataque dos "Guerreiros" à conquista da Taça. O treinador do Braga também suspira pela recuperação de Zé Luís, mas tem alternativa de confiança para o centro do ataque, o ponta de lança Éder, que voltou em grande estilo e com dois golos ao Vitória.



Final atribulado com golo de Elói ao minuto 90

O jovem Luís Elói, que entrou aos 87 minutos, acabou por ser a figura do jogo, ao apontar o golo do triunfo leonino, aos 90, num excelente golpe de cabeça, que gerou confusão entre Miguel Moreira, elemento do departamento de 'scouting' do Sporting, e alguns adeptos bracarenses que se encontravam junto à tribuna de imprensa. A recuperação do Braga foi, assim, inglória.

JN

JotaCC

ÉDER EMBALADO PELA MELHOR SÉRIE
Avançado marcou pelo quarto jogo consecutivo e atravessa o momento mais eficaz da carreira. Confiança está em alta para o Jamor

A boa exibição do internacional português tranquilizou Sérgio Conceição para a final da Taça de Portugal; Éder vai ser titular no Jamor, mas Zé Luís também trabalha para ser opção...

Mesmo debilitado por um problema no pé esquerdo que já o tinha retirado do jogo de Alvalade, Éder regressou a tempo de contribuir de forma decisiva para a mais recente goleada (5-0) sobre o V. Setúbal, um resultado que permitiu ao Braga garantir em definitivo o quarto lugar no campeonato.Na partida de sábado, o internacional português marcou dois golos – o primeiro, de cabeça, é de uma excelente execução –, num total de cinco nas últimas quatro partidas que realizou. Esta é, de resto, a melhor série de sempre de Éder, que nunca tinha estado quatro partidas consecutivas a marcar na sua já longa carreira – e já são sete épocas na I Liga. Com os golos, chegou também a confiança que lhe faltou durante boa parte da temporada, embora tenha reaparecido logo num dos momentos mais importantes da história recente do Braga, a presença na final do Jamor. Com Zé Luís ainda em dúvida para a decisão da Taça de Portugal – o cabo-verdiano continua a trabalhar de forma limitada e já não compete há quase um mês –, a presença de Éder no onze que vai defrontar o Sporting no próximo fim de semana é agora praticamente uma certeza, que saiu ainda mais reforçada com esta boa série de golos e exibições.
Como é normal nestas ocasiões, o avançado alargou o momento positivo a todos os companheiros – "a equipa está bem e isso também me permite estar bem", disse –, mas a boa resposta de Éder, até do ponto de vista físico, deixou Sérgio Conceição mais tranquilo para o jogo de domingo, sobretudo depois de ter sido obrigado a visitar Alvalade com Dolly Menga, da equipa B, a desempenhar a função de ponta de lança.
Mas, apesar deste bom momento individual de Éder, os responsáveis do Braga também estão a fazer todos os possíveis para recuperar Zé Luís a tempo do jogo no Jamor, até porque Sérgio Conceição pretende ter no banco de suplentes uma opção para o centro do ataque,algo que não tem acontecido nas últimas semanas.


GOLOS
13
Com os cinco golos marcados nos últimos quatro jogos, o ponta de lança já fez 13 esta época, estando a três do seu melhor registo de carreira – 16, em 2012/13



Regresso para preparar a final

Em Braga ainda se acredita na recuperação dos quatro jogadores que se encontram lesionados (Tiago Gomes, Mauro, Zé Luís e Rúben Micael), mas só o internacional português deverá ser titular na final do Jamor. A boa resposta que a equipa ofereceu frente ao V. Setúbal pode levar Sérgio Conceição a apostar praticamente no mesmo onze, com apenas uma troca, a de Rúben Micael, que andou a ser poupado nas últimas semanas, por Alan. No entanto, só a semana de trabalho, que arranca hoje às 16h00, será capaz de desfazer todas as dúvidas.



JAMOR ADEPTOS FICAM NO TOPO SUL

O Braga anunciou ontem, através do sítio na internet, que os seus adeptos vão ficar instalados na bancada do top sul durante a final da Taça de Portugal, tendo ainda disponibilizado uma imagem com as informações sobre como chegar ao estádio ou ainda dos locais onde será possível estacionar os carros. Recorde-se que os bilhetes para a final do Jamor já se encontram esgotados.



SUB-20 DANILO CAPITÃO NO BRASIL

Danilo foi o capitão da seleção sub-20 do Brasil que venceu (1-0) ontem Portugal, num jogo de preparação para o Mundial da categoria que se realizará na Nova Zelândia, entre 30 de maio e 20 de junho. O médio do Braga foi um dos poucos jogadores a cumprir os 90 minutos do jogo, em mais um sinal de que é um dos indiscutíveis do selecionador Rogério Micalle.



Elói ditou a sentença em três minutos
INTENSO Entrada de rompante do Sporting B quase foi ofuscada pela reação do Braga B. Leões venceram com um remate à baliza na segunda parte

"Sem as expulsões acho que podíamos ter chegado à vitória"
Abel Ferreira
Treinador do Braga B
"A vitória dá um colorido especial a uma época brilhante"
João de Deus
Treinador do Sporting B


Elói resolveu o jogo aos 90', naquele que foi o único remate na segunda parte do Sporting B, numa partida que parecia estar destinada a terminar empatada. O triunfo da equipa leonina não correspondeu ao que se passou na globalidade do jogo. Na primeira parte, e fruto de uma entrada a todo o gás, os leões adiantaram-se no marcador aos 3', por Diego Rubio, que não vacilou frente a José Costa depois de servido por Francisco Geraldes. Com o jogo controlado a meio-campo, o Sporting B foi dominando as iniciativas da partida, só sendo incomodado aos 40', quando Osuchukwu desferiu um potente remate ao poste da baliza de Luís Ribeiro. Já em cima do intervalo, Nuno Reis ganhou a linha a um adversário e cruzou para Fabinho dilatar a vantagem leonina. No regresso dos balneários, o Braga B entrou mais forte e conseguiu reduzir aos 66', por Fortes. A equipa de Abel Ferreira chegou ao empate aos 85', através de Fábio Martins, e tudo se conjugava para o empate se manter. Até que, três minutos após ter entrado, Elói sentenciou a partida com um cabeceamento fulgurante. O pequeno festejo de um elemento do departamento de scouting leonino espoletou a ira dos adeptos bracarenses, que tentaram agredi-lo com recurso a um tripé de uma câmara de filmar.

O JOGO

JotaCC

Final da época à distância de duas finais

Faltam jogar as finais da Taça da Liga e da Taça de Portugal para se concluir a época 2014-15 no futebol português.
Na próxima 6ª feira, a partir das 19h45, Benfica e Marítimo disputam a final da Taça da Liga, no Estádio Cidade de Coimbra.

Na manhã desta 2ª feira a equipa encarnada inicia a preparação do desafio com os insulares no centro de estágio do Seixal.

A equipa bicampeã nacional tem Salvio lesionado e é baixa certa para o encontro do final da semana.

À margem do desafio a comitiva do Benfica é recebida hoje ao final da tarde (18h30) nos Paços de Concelho de Lisboa. Fernando Medina, presidente da câmara da capital, homenageia os encarnados pela conquista do bicampeonato.

Os maritimistas também trabalham em sessão matinal no campo de Santo António.

Nos verde-rubros há três jogadores lesionados: Fernando Ferreira, Dyego Sousa e Edgar Costa.

Amanhã (3ª feira) há uma conferência de imprensa de apresentação da final da Taça da Liga (17h00).

Depois de amanhã (4ª feira) realizar-se-á uma outra conferência de imprensa para revelar os detalhes da segurança do encontro (17h00).

Faltam seis dias para a festa do Jamor

No próximo domingo no Estádio do Jamor, em Lisboa, jogam Sporting CP e Sp. Braga, a final da Taça de Portugal, a partir das 17h00.

Os ingressos para o jogo esgotaram no sábado de manhã na bilheteira online da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O plantel leonino goza esta 2ª feira o segundo de dois dias de folga que foram concedidos pelo treinador Marco Silva, a seguir ao triunfo em Vila do Conde. O regresso ao trabalho está agendado para 3ª feira.

Quanto aos bracarenses têm um treino marcado para esta 2ª feira à tarde (16h00), nos relvados anexos ao Estádio Municipal de Braga, à porta fechada.

Entretanto a Câmara Municipal de Braga e a direção do clube anunciaram que já estão esgotados os 125 autocarros que foram disponibilizados à massa associativa minhota para viajar até Lisboa.

Hoje ao final da manhã (11h30) na sede da FPF será feita a apresentação do jogo decisivo para a atribuição do troféu.

RTP

JotaCC


JotaCC


JotaCC

Câmara de Braga prepara festa da Taça na praça do Município
A autarquia vai instalar um ecrã gigante na praça onde está sediada a Câmara Municipal.

Os adeptos do Sporting de Braga que não vão deslocar-se ao estádio do Jamor, no domingo, poderão ver a final da Taça de Portugal de futebol num ecrã gigante na praça do Município, em Braga.

Fonte da autarquia bracarense disse hoje à agência Lusa que vai ser instalado nessa praça, onde está sediada a câmara municipal, um ecrã gigante para os adeptos que não vão poder deslocar-se a Oeiras poderem ver o jogo num ambiente festivo.

É a primeira vez que esse local do centro histórico será usado para um evento do género. A praça e as imediações formam uma espécie de largo anfiteatro e a autarquia "espera que a praça encha".

Para o Jamor, a câmara de Braga, com a ajuda de empresas locais, fretou várias dezenas de autocarros para transportar gratuitamente os adeptos bracarenses, estando já completamente lotados 125 desses veículos, especificou a mesma fonte.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Kritciuk voltou e não deve sair
BALIZA TEM MESMO DONO

Depois de alguns jogos no banco, Kritciuk voltou à baliza e o Sp. Braga reencontrou-se com os bons resultados. O russo manteve mesmo as redes invioláveis e tudo indica que será ele o eleito para defender na final da Taça de Portugal.

Recorde-se que Matheus era o número 1 e até fez valer esse estatuto, mas uma lesão e alguns jogos menos bons inverteram a hierarquia.

Mais soluções para a festa

Para além do regresso esperado de Zé Luís para a festa da final da Taça de Portugal, Sérgio Conceição também deverá contar com Mauro e Ruben Micael. Os dois médios estão praticamente recuperados e serão reforços fundamentais para uma equipa que apenas tem dois médios disponíveis para o Jamor, mais o capitão Alan para uma eventualidade.

RECORD