News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Acredito!

Started by Zé, 24 de May de 2015, 22:38

Previous topic - Next topic


O jogo que se aproxima é um dos mais importantes da história do SCB. É um jogo que poderá ficar gravado na história do nosso clube ou ser mais um...
O nosso adversário é o SCP. Apesar de não ter o fulgor de anos anteriores, continua a ser uma equipa forte, com jogadores de muita qualidade.
O SCP é uma equipa que se apresenta num esquema táctico de 4*3*3 que se desdobra nos diversos momentos de jogo para outros esquemas, nomeadamente quando ataca e João Mário incorpora o meio campo. Nesta fase ofensiva, João Mário procura desequilibrar nas diversas áreas do campo, procurando tabelar e oferecer linhas de passe.
Quando atacao SCP ataca rápido e geralmente tenta as faixas laterais para o fazer. Acelera o seu jogo nas faixas laterais e o lateral incorpora geralmente o ataque. O extremo geralmente procura movimentações interiores. É uma equipa muito dinâmica ofensivamente, gosta de espaços onde extrai o máximo dos seus jogadores que além de evoluídos tecnicamente, são velozes. Rapidamente coloca jogadores em zona de finalização.
A defender o SCP quando perde a bola, estabelece uma zona de pressão sobre o adversário com bola e mesmo que não consigam recuperar a bola, tentam condicionar a manobra atacante do adversário.
Após análise, pude igualmente constatar que a maioria dos golos de SCP neste último terço do campeonato é fruto de lances de bola parada. São extremamente eficazes nos cantos e dispõem de exímios marcadores de cantos.
Além dos lances de bola parada, gostam de equipas que deixam muito espaço, seja nas costas da defesa, seja entre sectores. A seguir aos lances de bola parada, a maioria dos golos deve-se a jogadas rápidas de ataque em que a equipa consegue por em prática rápidas transições e criar superioridade numérica em zonas adiantadas do terreno.

Como em todas as equipas, o SCP tem lacunas. Como criam zonas de pressão, os jogadores deixam geralmente o flanco contrário desguarnecido.  Vide golo do SC Braga em Alvalade, onde há variação de flanco e consequente desmoronamento defensivo do SCP. http://videos.sapo.pt/l3ztlCUID2fgsZJdTNP9
Núrio tenta centrar para o miolo da grande área, felizmente o cruzamento sai longo e vai parar a Pardo. Agora reparem no minuto 0:57. Jefferson ataca a bola e abre uma brecha considerável na organização defensiva do SCP. Há um espaço tremendo entre o lateral e o 1º central e o mesmo para o 2º. Reparem no contraste. Na defesa organizada no primeiro momento e o total desmoronamento defensivo do Sporting após a alternância de flanco.
http://videos.sapo.pt/zZ40EpgyjruRAhmD16Dn
Neste jogo com o Boavista podemos reparar como o SCP defende. Minuto 0:54 . Ataque rápido do Boavista ao qual o Sporting faz deslocar os seus jogadores pressionando o portador da bola, há variação de flanco e a muralha defensiva do SCP colapsa. O mesmo no minuto 1:13 que origina golo do Boavista.
O corredor central do SCP está muito dependente das compensações dos jogadores das faixas laterais. Quando há movimentações rápidas entre linhas ou ataques rápidos geralmente não há tempo para os defesas do Sporting organizarem-se defensivamente porque os jogadores do Sporting criam uma zona de pressão e fazem movimentações nesse sentido. Vide minuto 1:03 http://videos.sapo.pt/C03KptilzBzLnTg8BRbA


Como prenso que demonstrei, o SCP revelas fragilidades e o SC Braga pode explorar nas diversas fases do jogo as fragilidades do adversário:
- Quando o Sporting sofre ataques rápidos abre brechas na organização defensiva, seja nos espaços entre linhas, seja na ocupação de espaços da sua linha defensiva pois os seu jogadores estão "desposicionados".
- Devido às zonas de pressão que efectua, o Sporting deixa zonas do campo completamente vulneráveis.
- O SCB não pode jogar com um bloco alto. Um bloco médio-baixo e explorar as costas do adversário é triplamente vantajoso. Permite ao SCB  ter coesão defensiva; não dá espaços aos avançados sportinguistas que tanto gostam e põe a jeito a organização defensiva do Sporting.
- Os nossos jogadores a nível ofensivo tem que revelar rapidez de execução e demonstrar dinâmica, seja através de movimentações entre linhas como a criar linhas de passe. Ter a inteligência de atrair a pressão e variar de flanco.
- além do atrás exposto, temos que revelar muita humildade. Muita entreajuda. Muito espirito de sacrifício. Raça e alma.
Se o SCB conseguir explorar as falhas da organização de jogo do Sporting, tenho a convicção que vamos conseguir trazer a Taça para Braga.

Força Gverreiros

Sérgio Gonçalves

Sócio nº 2014

caon295

Eu acredito! E quem vai marcar o golo da vitoria vai ser o RAFA!
Eu quero o caneco!

lipe

Eu também acredito, apesar de ser uma fina, onde geralmente não há favoritos. 50-50

O homem do jogo vai ser o Salvador Agra.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

IrmaoEsteves

Excelente análise e poder de observação. Eu também acredito que o Braga é superior a este Sporting, mas defendo que deve ser matreiro. Não deve ir guloso ao pote, mas sim esperar pelos momentos certos para os matar! Rafa pode sim fazer a diferença, mas num lance de bola parada os nossos centrais também podem decidir! ;)
Aposto no Braga! [url="https://pt.betclic.biz"]https://pt.betclic.biz[/url]

Lipeste

#5
Boa análise Zé...o jogo exterior do scp é também, para mim, a sua maior arma e mais forte se tornou com a inclusão de Slimani (recuperado da lesão) por este ser muito forte a atacar os cruzamentos...defensivamente, como também referes e bem, desiquilbram-se com alguma frequência, não só pelos espaços que muitas vezes surgem entre os centrais e os laterais mas também pela pouca propensão para a recuperação no momento da perda de bola ofensiva no último terço do terreno e consequente transição defensiva por parte dos seus extremos quando a equipa adversária sai em contra ataque ou até ataque rápido...o papel principal que atribuem a W. Carvalho na ocupação, em exclusivo, de todo aquele sector central intermédio à frente da defesa também origina muita vezes um certo fosso entre as suas próprias  linhas médias e os centrais, algo que poderemos e deveremos explorar.

Não somos favoritos como não o éramos na luz ou até em castela mas também não podemos ter tão pouca bola como tivemos principalmente com os primeiros, com isto quero dizer que estamos obrigados a ter mais bola  independentemente de darmos ou não a iniciativa do jogo ao ao adversário...apesar de achar importante ter tão mais bola quanto possível e podendo isto parecer uma contradição acho que lhes deveremos consentir estratégicamente alguma bola para além daquela que irão ter  porque considero que teremos mais hipóteses de vencer se assim o fizermos, desde que, a eficácia e consistência defensiva funcione, como um todo, como um bloco homogêneo muito bem posicionado, com uma boa pressão ao portador da bola que, no momento da recuperação, nos permita colocar em campo aquilo que em termos ofensivos melhor sabemos fazer, contra ataque e ataque rápido).

As bolas paradas, principalmente de pontapés de canto que, em deterninados momentos da época, nos renderam golos e pontos muito importantes é mais uma das nossas armas para este jogo e durante esta semana devem merecer atenção muito especial, a este respeito só não percebo o porquê de ser o Santos a bater os livres, nunca o percebi (marcar um golo por ter um pontapé forte não é critério suficiente para se tentar fazer dele aquilo que ele não é...só por este comentário/crítica tem que marcar um de livre directo no Jamor).

Lipeste

Marco Ferreira é o árbitro...

Cmcorreia

Quote from: Lipeste on 26 de May de 2015, 16:45
--
Não somos favoritos como não o éramos na luz ou até em castela mas também não podemos ter tão pouca bola como tivemos principalmente com os primeiros, com isto quero dizer que estamos obrigados a ter mais bola  independentemente de darmos ou não a iniciativa do jogo ao ao adversário...apesar de achar importante ter tão mais bola quanto possível e podendo isto parecer uma contradição acho que lhes deveremos consentir estratégicamente alguma bola para além daquela que irão ter  porque considero que teremos mais hipóteses de vencer se assim o fizermos, desde que, a eficácia e consistência defensiva funcione, como um todo, como um bloco homogêneo muito bem posicionado, com uma boa pressão ao portador da bola que, no momento da recuperação, nos permita colocar em campo aquilo que em termos ofensivos melhor sabemos fazer, contra ataque e ataque rápido).


Excelente análise do Zé, focou bem os pontos fortes e fracos do Sporting. Não esquecer no entanto que tb nós temos pontos fracos (julgo até que o Zé noutro tópico mencionou alguns)


Lipeste permite só pegar neste teu ponto, para falar sobre este assunto.

Eu julgo que percebi o que queres dizer, mas não concordo em absoluto, para mim jogar é com bola, e quando não se tem a bola o objectivo é recupera-la o mais rápido possível para a mesma voltar para nós. Penso assim, porque só com bola é que podemos marcar, e só com ela é que podemos não sofrer, logo o principal do jogo para mim é ter a bola (clara que depois é preciso saber fazer com ela algo de últil!!).

Não concordo nada com a ideia de uma estratégia de jogar sem bola (ou abdicar de ter bola) como alguns falam (inclusive treinadores), para mim isso não é estratégia nenhuma, abdicar de ter bola é jogar na sorte de o adversário não fazer nada com ela e ainda podermos ter num lance fortuito ter ocasiões de marcar.

Infelizmente há muita gente que não pensa assim, estão no seu direito, mas resumidamente esta é a minha visão do futebol.
E sim, eu sei que vai haver muita gente a dizer que eu sou lírico, que não percebo nada, que não faltam exemplos do contrario, etc. e tal, mas esta é a minha ideia, e felizmente existem cada vez mais treinadores (não tanto em Portugal) a pensar o mesmo... O futebol é para se jogar com a bola, não ficar à espera de ver o que os outros vão fazer com ela! (outra questão é conseguir ter mais bola que o adversário, ás vezes não se tem porque não se consegue, o que no caso do campeonato português acontece raramente)

Foi só um aparte!

PS: para este jogo, eu quero é ganhar, abdico completamente dos meus ideais se isso garantir a vitória, mas continuo na minha que jogar sem bola significa que é mais dificil ganhar do que perder, mas até pode acontecer, então que aconteça ;)
Cláudio Correia

Lipeste

#8
Quote from: Cmcorreia on 26 de May de 2015, 19:02
Quote from: Lipeste on 26 de May de 2015, 16:45
--
Não somos favoritos como não o éramos na luz ou até em castela mas também não podemos ter tão pouca bola como tivemos principalmente com os primeiros, com isto quero dizer que estamos obrigados a ter mais bola  independentemente de darmos ou não a iniciativa do jogo ao ao adversário...apesar de achar importante ter tão mais bola quanto possível e podendo isto parecer uma contradição acho que lhes deveremos consentir estratégicamente alguma bola para além daquela que irão ter  porque considero que teremos mais hipóteses de vencer se assim o fizermos, desde que, a eficácia e consistência defensiva funcione, como um todo, como um bloco homogêneo muito bem posicionado, com uma boa pressão ao portador da bola que, no momento da recuperação, nos permita colocar em campo aquilo que em termos ofensivos melhor sabemos fazer, contra ataque e ataque rápido).


Excelente análise do Zé, focou bem os pontos fortes e fracos do Sporting. Não esquecer no entanto que tb nós temos pontos fracos (julgo até que o Zé noutro tópico mencionou alguns)


Lipeste permite só pegar neste teu ponto, para falar sobre este assunto.

Eu julgo que percebi o que queres dizer, mas não concordo em absoluto, para mim jogar é com bola, e quando não se tem a bola o objectivo é recupera-la o mais rápido possível para a mesma voltar para nós. Penso assim, porque só com bola é que podemos marcar, e só com ela é que podemos não sofrer, logo o principal do jogo para mim é ter a bola (clara que depois é preciso saber fazer com ela algo de últil!!).

Não concordo nada com a ideia de uma estratégia de jogar sem bola (ou abdicar de ter bola) como alguns falam (inclusive treinadores), para mim isso não é estratégia nenhuma, abdicar de ter bola é jogar na sorte de o adversário não fazer nada com ela e ainda podermos ter num lance fortuito ter ocasiões de marcar.

Infelizmente há muita gente que não pensa assim, estão no seu direito, mas resumidamente esta é a minha visão do futebol.
E sim, eu sei que vai haver muita gente a dizer que eu sou lírico, que não percebo nada, que não faltam exemplos do contrario, etc. e tal, mas esta é a minha ideia, e felizmente existem cada vez mais treinadores (não tanto em Portugal) a pensar o mesmo... O futebol é para se jogar com a bola, não ficar à espera de ver o que os outros vão fazer com ela! (outra questão é conseguir ter mais bola que o adversário, ás vezes não se tem porque não se consegue, o que no caso do campeonato português acontece raramente)

Foi só um aparte!

PS: para este jogo, eu quero é ganhar, abdico completamente dos meus ideais se isso garantir a vitória, mas continuo na minha que jogar sem bola significa que é mais dificil ganhar do que perder, mas até pode acontecer, então que aconteça ;)
O meu ponto de vista no que concerne a dar-lhes alguma bola de forma estratégica (alguma bola e não abdicar totalmente dela como fizemos com os milhafres, remetendo-nos exclusivanente à defesa) está directamente relacionado com o nosso modelo de jogo preferencial e as nossas limitações em construir jogo em posse organizada...estou convencido que dessa forma com uma boa pressão ao portador da bola e a sua recuperação estaremos sempre mais perto de criar perigo do que se formos maioritariamente pela abordagem que referes e que também eu defendo e sempre defendi ao longo da temporada para o nosso futebol, a questão é, seremos neste jogo capazes de fazer aquilo que nunca ou quase nunca conseguimos ao longo da temporada? Tenho sérias dúvidas para não dizer mais que isso, por esse motivo acho que deveremos abordar esta final com aquelas que são as nossas melhores armas, solidez defensiva, contra ataque e ataque rápido. Como também referi no post deveremos ter tanta bola quanto possível apesar da aparente contradição que se segue no comentário...

Cmcorreia

Lipeste, eu tb não disse que íamos fazer aquilo que defendo (e acho que tu tb)... Nesse aspecto, estou como tu dizes, vamos jogar como sempre fizemos até aqui (neste tipo de jogos) e por um lado ainda bem, não era agora que se ia mudar, era pior a emenda que o soneto.

Eu aproveitei foi a deixa, para dizer que esse futebol a mim pouco me diz, e que o mesmo é de eficácia muito aleatória, porque depende muito mais do que os outros fazem (ou não) porque são eles que têm a bola, contudo se formos capazes de fazer bem o nosso trabalho mesmo sem ter a bola tanto tempo em nosso poder  podemos criar problemas (foi isto que entendi que querias dizer, eu percebi que tb não é o que tu defendes!!)
Cláudio Correia

rvx

Bloco baixo pode ser mau se dermos a iniciativa ao Sporting. Não me acredito que consigamos impedir cruzamentos dessa forma, e aí estamos a expôr-nos demasiado às forças deles. Acho que é preferível haver pressão alta contínua. É o último jogo da época, portanto, não pode haver nada a gerir em termos de condição física. Só temos é de prevenir que eles avancem facilmente pelo espaço criado no meio.