News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Equipa B - balanço de uma época

Started by ric, 24 de May de 2015, 19:21

Previous topic - Next topic

ric

Com o fechar do pano na 2ª LIGA, é altura de poder fazer um balanço.
Este tópico  é o local ideal e sobretudo um espaço onde os seguidores mais atentos desta competição podem dar umas "achegas" para conseguir compreender o que se passou.

Em jeito de pontapé de saída e sem grandes  tempo para reflexões mais pormenorizadas, posso ir adiantando:

1- Sou completamente contra a ideia que a equipa B não interessa em termos de resultados mas que a sua razão de existir é o apoio à equipa A e ao percurso natural de um jovem chegado dos juniores
2- Ao ostentar o emblema do Braga na camisola, seja A, B ou F qualquer equipa tem obrigação de dignificar a camisola
3- Ao conseguir a manutenção na penúltima jornada e terminar num desolador 21º lugar em 24 equipas, o SCB " passeou" em muitos campos...
4- Com mais um ano marcado por erros de tesouraria - o quer seria se os pontos perdidos fossem suficientes para não descer- e com mais dois treinadores numa temporada , a equipa B impressionou pela negativa
5- Ao abusar de jogadores estrangeiros, de discutível categoria e com alguns fretes a empresários da moda, esta equipa foi uma manta de retalhos e pouco ou nada serviu de elo de ligação com os juniores. Alnssn dos nosso campeões nacionais preferiram sair para outros clubes em vez de fazer a travessia no seu clube. Talvez porque , no fundo soubessem que a equipa B de "trampolim" pouco tem...
6- De facto, poucos foram os jogadores da B aproveitados na equipa principal e apenas quando as lesões apoquentaram é que se viram no primeiro team. E com resultados confrangedores dando corpo a que esta equipa não tem - ou pouco terá - valores para a médio prazo serem os substitutos dos AAA
7- Continuo sem compreender bem, os objetivos da equipa B , melhor, os objetivos desta SAD para a sua equipa B...
VCs  sabem quais são?

Legião

#1
Concordo que a equipa B é fundamental para o futuro do clube, discordo que os resultados foram «confrangedores» às oportunidades dadas, antes pelo contrário na minha opinião todos os que tiveram a oportunidade cumpriram, pelo menos, minimamente alguns até passaram com alguma distinção.

Faltou na análise do Ric um factor também preponderante para o desfecho desta época a forma como fomos constantemente empurrados para baixo, batemos muito provavelmente o recorde de expulsões e penaltis contra o que não explica tudo mas conta muito.

Temos um problema que acho que é importante corrigir, na generalidade dos adeptos ou das opiniões que se lêem aqui no Fórum, facilmente apontamos o dedo e criticamos o clube e esquecemos rapidamente quem nos prejudica e quer mal, deveria ser precisamente ao contrário.

Uma palavra também para o mister Fernando Pereira que tudo fez para que nos aguentássemos mais uma época na II Liga.

Nota: É um pormenor e há coisas mais importantes que isto mas se no estádio 1º de maio se tirasse a rede que separa as bancadas do terreno de jogo estou convicto que faríamos mais pontos em casa, roubam-nos à força toda, penso que as redes também ajudam para isso, no campo da Ponte onde não há redes, jogavam os júniores, fomos campeões.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

RIKYSCB

Boas a todos os foristas.

Apesar de não tido muito tempo para comentar aqui no forum, aqui vai a minha opinião.

Objectivo cumprido. A equipa B luta pela permanência na segunda divisão e isso foi conseguido com muito sofrimento.
Apesar de haver muitos jogos, todos os jogadores tiveram o seu espaço para demonstrar as suas virtudes, deve ser esse o seu o objectivo das B´s dar espaço aos jovens.
A mudança de treinador foi essencial para a manutenção, parabéns ao Abel e a restante equipa técnica.
Claro que nem todos jogos foram de um nível razoável, por isto mesmo: demasiados jovens, troca de misters e 46 jogos.
Não gostando de individualizar porque uma equipa é um conjunto do jogadores, existem jogadores  que para a próxima temporada pode fazer na equipa principal:
- Fábio Martins -» O nosso melhor marcador e dos melhores jogadores-
- Vukcevic -» Melhorou bastante em relação a temporada passada. Deve fazer como o Battaglia emprestá-lo a uma equipa da 1º liga.
- Thales -» Pode ser uma alternativa ao Baiano. Não fica atrás do Marcelo.

Venha a proxima temporada, FORÇA BRAGA !!!!

Força Braga - Com raça e atitude é meio caminho para ganhar os jogos!!

BRG

Na minha opinião o balanço é negativo, a equipa raras vezes jogou bem ao longo da época e o espelho disso é a classificação final, mesmo com mais aqueles 5 pontos a figura não mudava muito.
Acho que é um projecto que tem de ser reformulado. Deve-se integrar os melhores juniores e apostar mais no jogador português "com qualidade", ou seja todos os jogadores que integrarem a equipa B devem ser jogadores que a estrutura acredite que algum dia poderão subir à equipa A, o que me parece que de todo não aconteceu este ano. Jogadores estrangeiros só se for para acrescentar qualidade. Em relação ao treinador, apesar de não lhe reconhecer qualidades por aí além, acho que deve continuar pelo trabalho efectuado, entrou a meio, foi uma época difícil, com um plantel escasso.

A.COSTA

A equipa B acabou por conseguir sobre a meta (ou perto disso) o objetivo maior que era a manutenção.

Vou dar um palpite que pode abrir novos horizontes a esta equipa ... Periodicamente deveria ser convocado e, se possível, utilizado um jogador da equipa secundária. A necessidade levou ADERLAN SANTOS a ser utilizado e não mais voltou a sair. Quem sabe outros não aproveitariam de modo competente tamanha oportunidade?

A prospeção antecipado (aos outros) e o aproveitamento das nossas camadas jovens devem alimentar este projeto.

Ninguém espere que uma equipa com recursos faça como os nossos rivais, cujas insuficiências levam à utilização de imensos elementos da equipa B. Mas há jogadores titulares nessa equipa A que fazem dó, sendo o pior exemplo L. Rocha. Mas a utilização deve ser mais frequente do que tem acontecido em Braga.

Nota: Se o Nuno Valente for para o Paços de Ferreira espero que o clube se acautele, ficando com metade do passe do atleta.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

PMPF

Para mim o projeto "equipa B" foi das melhores coisas que aconteceu no nosso clube nos últimos anos mas penso que não estamos a tirar o maior proveito da mesma. Claro que não temos o "chamamento" que outros clubes tem para trazer os craques para ca mas por essa mesma razão é que não deviria haver receio em apostar na "prata da casa". A nossa equipa de juniores foi campeã nacional de juniores ficando a frente de equipas como o Sporting que tem uma das melhores canteras do mundo mas no entanto não vejo aposta nessa equipa. Posso dar o exemplo do Joca que vendo o jogo de hoje fiquei com a sensação que poderia ser um jogador importante na nossa caminhada pela entrega que da em cada lance e mesmo pela sua qualidade individual. Talvez agora com Abel a historia seja outra mas isto é que realmente penso da nossa equipa B.

Amadou Wonkoye??  Geraldo Matsimbe?? Didi?? Emmanuel Oti???   Porque?!

easy_scb

Já por cá dei a minha opinião mas cá vai mais uma vez.

Acima de tudo deve existir uma mudança de mentalidade na gestão da equipa B. Em vez de ter o pensamento de que todos devem jogar, esta equipa deve ser o mais profissionalizada possível com a definição clara de uma equipa-tipo e do fomentar desse 11. Em 3 anos de equipa B foi essa instabilidade que nos levou a andar sempre à rasca e nos primeiros tempos ainda pensei que era estratégia e gestão danosa de Artur Jorge, mas quando vi António Conceição, José Alberto Costa, Bruno Pereira, Fernando Pereira e Abel Ferreira a fazer exatamente o mesmo, percebo que é uma questão de conceito.

Após essa mudança gostaria de ver uma mudança de paradigma na construção do plantel. O espaço competitivo da equipa B é, ao contrário daquilo que muitos acreditam e que o próprio clube supostamente defende, uma oportunidade imensa de colher jovens valores perdidos na 1ª e na 2ª Liga. Parece coincidência que 2 dos 3 jogadores que conseguiram passar a ser efetivos na equipa principal encaixam neste perfil? Santos e Mauro são a personificação deste conceito que se baseia em analisar o mercado, chegar a equipas com parcas possibilidades e colocá-los com o símbolo do Braga ao peito a evoluir num campeonato competitivo onde possivelmente já têm alguma experiência.

Julgo que é igualmente importante, no final destes 3 anos de projecto, entender que o espaço competitivo da equipa B é completamente desadequado a ex-juniores salvo algumas excepções. Antes de existir equipa B aquilo que se dizia é que o salto entre o CNJ e a 1ª Liga era demasiado alto. Pois neste momento o salto entre o CNJ e a 2ª Liga é igualmente gigante para a maioria dos jogadores.

Os nossos miúdos precisam de passos seguros e após a saída dos juniores precisavam acima de tudo de um lugar, de uma equipa, onde pudessem evoluir com erros e não (como acontece na 2ª Liga) de um lugar onde erras, a tua equipa perde e na semana seguinte sais do 11 porque o clube está a ver o fim da época chegar e precisa de pontos. Sinceramente é isto que se passa hoje com a equipa B. Muitos falam dos contentores de jogadores que chegam mas a minha opinião é que os nossos miúdos estão desajustados em termos competitivos e o clube realmente precisa de soluções (se as procura bem ou mal é outra discussão).

Já por cá dei o exemplo do Marítimo que no ano em que  a equipa B foi promovida à 2ª Liga (pela entrada de todas as outras em cena), formou uma equipa C e foi onde colocou ex-juniores a evoluir.

Sei que muitos me falarão de jogadores como Piquéti, Erivaldo, Núrio e até o próprio Dabó para exemplificar casos em que o salto não foi assim tão grande. No entanto é possível fazer uma lista de muitos mais que ficaram ou ficarão pelo caminho porque realmente não tiveram espaço para continuar a evoluir. E tudo isto reside num aspecto muito importante que muita gente esquece: os jogadores não têm todos a mesma maturidade e nem todos a alcançam ao mesmo tempo. É reconhecido no mundo do futebol que um jogador está em formação até aos 23 anos...no entanto nós, com a política implementada, 'matamos' muitos aos 19.

Não me vou alongar muito mais nesta questão, gostaria apenas de citar o caso de Afonso Figueiredo. Junior em Braga fez parte do plantel do 1º ano de equipa B. Não jogou, foi embora, baixou um degrau competitivo ingressando no Boavista no CNS e voilá, hoje é disputado (segundo a CS) pelo Sporting tendo feito um excelente campeonato na 1ª Liga.

Já agora, o mesmo Boavista acaba de contratar André Bukia campeão de juniores pelo SCB que não assinou contrato profissional. Assinou pelo Vila Real do CNS e após uma época ao que parece estará pronto para entrar nos grandes palcos.

Os espanhóis também tiraram dividendos da descida de divisão e do tal abaixamento do grau competitivo. Hoje têm uma equipa composta por alguns jogadores da cantera que andaram a romper os calções no CNS, razão pela qual não se sente que caíram de pára-quedas na 2ª Liga como nos parece quando vemos José Gomes, Nené, ou quando víamos Carlos Eduardo em quem tanta gente depositava esperanças. E por falar em espanhóis vejam que eles fazem exatamente aquilo que defendi há uns parágrafos atrás: analisam o mercado e vão buscar um jogador ao Trofense, outro ao Beira-Mar, outro ao Leixões, ...

Sinceramente estou curioso para ver como vai o Braga gerir aqueles que ao terminar esta temporada acabam a formação. A equipa de juniores como é sabido não fez uma boa campanha, no entanto considero que tem alguns jogadores com qualidade individual para evoluir e ter um futuro quem sabe interessante. O problema vem quando fazemos a pergunta: algum tem qualidade para integrar a equipa B para o ano? A resposta é não, claramente. É este vazio competitivo contra o que me insurjo pois vai-se fazer exatamente aquilo que se fazia quando não existia equipa B.

Não sei se é permitido a um clube que tem equipa B ter um clube satélite mas se assim fosse essa poderia ser uma solução para esta problemática. No entanto, a minha preferência seria adotar o modelo holandês onde existiria uma equipa sub-21 (vulgo equipa C), também por razões motivacionais para os próprios jogadores e pela fluidez natural que se vê na utilização de jogadores.

Em suma: a equipa B é útil e mais seria se fosse gerida de uma forma diferente; é urgente pensar numa solução para dar seguimento ao futebol jovem;

Legião

Para quem tiver curiosidade deixo aqui uma análise de um "campeonato" à parte, o das equipas B:

JORNADA 19   2014-12-14
Sporting B    2-1    FC Porto B
Marítimo B    3-2    V. Guimarães B
SC Braga B    3-2    Benfica B

SCP 3 pts
CSM 3 pts
SCB 3 pts
VSC 0 pts
SLB 0 pts
FCP 0 pts


JORNADA 20   2014-12-21
Benfica B    3-0    Marítimo B
SC Braga B    2-2    FC Porto B
V. Guimarães B    1-3    Sporting B

SCP 6 pts
SCB 4 pts
SLB 3 pts
CSM 3 pts
FCP 1 pt
VSC 0 pts


JORNADA 21   2015-01-04
Marítimo B    0-1    SC Braga B
FC Porto B    3-0    V. Guimarães B
Sporting B    0-1    Benfica B
     
SCB 7 pts
SLB 6 pts
SCP 6 pts
FCP 4 pts
CSM 3 pts
VSC 1 pt


JORNADA 22   2015-01-11
SC Braga B    1-1    V. Guimarães B
Marítimo B    2-1    Sporting B
Benfica B    3-2    FC Porto B

SLB 9 pts
SCB 8 pts
CSM 6 pts
SCP 6 pts
FCP 4 pts
VSC 2 pts


JORNADA 23   2015-01-18
Sporting B    0-0    SC Braga B
V. Guimarães B    4-1    Benfica B
FC Porto B    3-1    Marítimo B

SCB 9 pts
SLB 9 pts
SCP 7 pts
FCP 7 pts
CSM 6 pts
VSC 5 pts


JORNADA 42   2015-05-02
Benfica B    1-0    SC Braga B
FC Porto B    0-1    Sporting B
V. Guimarães B    0-0    Marítimo B

SLB 12 pts
SCP 10 pts
SCB 9 pts
FCP 7 pts
CSM 7 pts
VSC 6 pts
   

JORNADA 43   2015-05-06
FC Porto B    2-3    SC Braga B
Sporting B    2-3    V. Guimarães B
Marítimo B    2-0    Benfica B

SLB 12 pts
SCB 12 pts
CSM 10 pts
SCP 10 pts
VSC 9 pts
FCP 7 pts


JORNADA 44   2015-05-10
SC Braga B    1-0    Marítimo B
Benfica B    0-0    Sporting B
V. Guimarães B    3-0    FC Porto B

SCB 15 pts
SLB 13 pts
VSC 12 pts
SCP 11 pts
CSM 10 pts
FCP 7 pts


JORNADA 45   2015-05-17
FC Porto B    0-3    Benfica B
Sporting B    1-1    Marítimo B
V. Guimarães B    1-1    SC Braga B

SLB 16 pts
SCB 16 pts
VSC 13 pts
SCP 12 pts
CSM 11 pts
FCP 7 pts


JORNADA 46   2015-05-24
Marítimo B    0-0    FC Porto B
Benfica B    2-1    V. Guimarães B
SC Braga B    2-3    Sporting B

Final:

1º SLB 19 pts
2º SCB 16 pts
3 SCP 15 pts
4º VSC 13 pts
5º CSM 12 pts
6º FCP 8 pts

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

JMSG

Há um nome no CNS que eu acredito que poderia ser uma boa aposta para a nossa equipa B: Rui Magalhães, médio centro do Vila Real, 22 anos, formação toda feita no Gil Vicente, onde inclusive era um dos capitães. Foi uma das revelações do CNS, marcando alguns golos, sendo titular em quase todos os jogos. Mas se calhar como é português o nosso scouting não vai prestar atenção... E não sendo racista, não sendo preto, também não chama a atenção.. E digo-vos: este miúdo tem muita qualidade. Precisa é que se aposte nele.

JotaCC

Mais um ano sofrível sem estabilidade nenhuma, troca constante de jogadores e treinadores não conseguimos criar uma base solida e mais um ano com uma falta de profissionalismo gritante perder pontos na secretaria novamente é incompreensível.

Cmcorreia

Quote from: ric on 24 de May de 2015, 19:21
7- Continuo sem compreender bem, os objetivos da equipa B , melhor, os objetivos desta SAD para a sua equipa B...
VCs  sabem quais são?
Vou começar a minha análise por esta questão.

Para mim é difícil fazer uma análise à equipa B porque não se consegue perceber a linha condutora/estratégia do futebol do nosso clube, e quando falo nisto não estou a falar exclusivamente da equipa B, mas sim de todo o futebol, desde as camadas jovens (mais a partir do juvenis) até à equipa principal, e para mim a equipa B apesar de profissional tem de estar em linha com a politica da formação.

Não tendo uma estratégia conhecida, como é que eu posso avaliar o que quer que seja?

Assim sendo vou avaliar (não é bem avaliar mas sim dar uma opinião) com base naquilo que eu acho que devia ser a estratégia, e que não em aprece que seja a que existe, logo a minha opinião pode não ter nada a ver com o que a SAD espera deste projeto.

Como já indiquei para mim o principal problema é de estratégia, sem ter uma estratégia definida é impossível planear o que quer que seja e depois avaliar se as coisas estão a funcionar ou não, logo a primeira coisa que devia ser feita é delinear essa estratégia.
Quando ouço falar em academias até me dá a volta ao estômago, não pela academia em si, ou pela importância que acho que tem para o nosso clube, mas porque o mal não é esse (na minha opinião), fosse esse ó principal problema e se calhar não estávamos aqui a discutir!

Quantas vezes já mudou no tempo de Salvador a estrutura das camadas jovens do nosso clube? E quantas vezes é que se mudou a forma de pensar? Ou seja nos últimos 10 anos não houve um continuar de políticas, e porquê? Não sei responder, julgo que um dos problemas será a procura das vitórias (que até conseguimos) e não a procura de formar jogadores capazes de serem profissionais no nosso clube.

É certo que teremos sempre dificuldades em ter os melhores jogadores nas idades de formação (15 anos em diante), mas com uma política séria e em que ficasse demonstrada aos jovens e pais, que estar no Braga era um up-grade, podíamos conseguir manter e chamar alguns, até porque não cabem todos nos outros 3!
Todos falam que fomos campeões de juniores, e que poucos estão na equipa B, mas para mim isso não é uma surpresa, simplesmente porque para mim, ser campeão nas camadas jovens não significa termos os melhores jogadores, aqueles com mais potencial, até porque as principais equipas colocam os melhores jogadores sub-19 já a jogar na equipa B, fazendo aquilo que eu defendo, os melhores jogadores, aqueles que se acha que tem mais potencial, devem começar a jogar em escalões mais acima para assim enfrentarem dificuldades e poderem melhorar e evoluir. Este ano fizemos isso com alguns jogadores (Joca e Zé Manel), e acho que devia ser assim, e se repararem as melhores equipas fazem isso, e para os jogadores tb é bom porque evoluem (e se não evoluírem é porque não tem as capacidades que se pretende).

Já muitos falaram em alguns problemas nesta equipa, como muitos jogadores, muitos treinadores, mas para mim isso é apenas o espelho de falta de estratégia.

Outro problema é a competitividade da nossa equipa A, felizmente estamos num patamar onde é difícil algum jovem com potencial entrar, porque estamos obrigados a ganhar, e os treinadores que estão na A, com legitimidade, apostam naqueles que lhes dão mais garantias (que aos nossos olhos até podem não ser os melhores, mas eles é que trabalham com eles).

Resumindo, porque isto já está um testamento (e mais havia para falar), para mim o principal problema é de estratégia (Missão, Objectivos, valores, visão). Enquanto não se definir isto de forma concreta e clara não vamos sair disto, uns anos melhor outro pior...
A questão que eu deixo é a seguinte:
Será que é por não quer ou por não saber que não se define as coisas no nosso clube? Porque para mim dizer-se que se quer ganhar não é estratégia nenhuma, isso todos queremos e está inerente!!!

Quanto à equipa B em si, como vi poucos jogos não é fácil falar, julgo que tem alguns jogadores interessantes (alguns já deviam estar cedidos a outros clubes), mas as constantes mudanças de treinadores (já devem ter sido 6 ou 7 em 3 anos), com tudo o que isso implica tb não ajuda nada, e depois há sempre a questão dos empresários...

PS1: nem tudo o que esta SAD fez nos últimos anos foi mau, antes pelo contrário, mas nesta altura já devíamos ter dado um passo em frente, os tempos mudam, e estão sempre em mudança, o que era bom há 10 anos, agora pode não servir
PS2: desculpem lá o testamento!!!
Cláudio Correia

joaomf

Época muito fraca, com a única coisa boa a ser a manutenção.
Lamentável e indesculpável a perda de pontos na secretaria. Foi a segunda vez em 3 anos. Não percebo como isso sucede numa estrutura (supostamete) profissional.
Não teve consequências nefastas, mas perturbou a paz de espírito de todos, pois ficámos em posição muito perigosa na tabela classificativa.

Pouco aceitável também o número de expulsões. Foi um número demasiado elevado, que obviamente custou pontos em muitos jogos. Acabámos a época em "beleza" neste aspeto com mais duas expulsões na última jornada, quando já não havia nada em jogo. Também aqui fica um sinal da pouca estratégia que há para a equipa B. Não há regras internas que penalizam os jogadores por expulsões descabidas?

Creio que este projeto de equipa B tem de ser repensado. Não faz sentido acabarmos as épocas em posições próximas da despromoção. Assim é difícil perspetivar o aparecimento de jogadores com valor para "saltar" para a equipa A.

José Soares

É altura de fazer o balanço da época. Os resultados falam por si. O que ganhou o Braga com esta equipa B?

Objectivo alcançado, se o que se pretende é manter activos alguns jogadores que se contrataram e que não cabem na A...

Quanto custa isto aos cofres do Braga?

Quantos vão jogar para o ano na A (este ano foi o que se viu)?

QUANDO É QUE VAMOS PODER VER NA EQUIPA PRINCIPAL DO BRAGA JOGADORES FORMADOS NO BRAGA E DE BRAGA?

O que acontece às centenas que anualmente desfilam num dos últimos jogos da época no estádio municipal? Nem um chega a sénior do clube? Não entendo. Mas sou obrigado a concluir que a equipa B não é para nada disso.

Sou a favor de uma equipa B,  mas julgo que muito terá que ser revisto para que esta tenha razão de ser e seja um contributo positivo para o clube e para a sua boa imagem. Tal como está não me parece que faça sentido.




Cmcorreia

Quote from: easy_scb on 25 de May de 2015, 00:52
... E por falar em espanhóis vejam que eles fazem exatamente aquilo que defendi há uns parágrafos atrás: analisam o mercado e vão buscar um jogador ao Trofense, outro ao Beira-Mar, outro ao Leixões, ...
...

Nós em 3 anos tb fizemos isso (ir buscar à II Liga e CNS):
Santos
Mauro
Ricardo Valente
Gonçalo Silva
Monteiro
Patrão
Luis Silva
Pedro Cavadas
Florent
André Pires
Rabiola
Jeferson Perdigão
Diogo Ribeiro
Xavier
Diogo Coelho
Leandro Albano
Hugo Basto
Djibril
Platiny
José Costa
Didi
Fábio Martins
Rambé

Acho que não devo ter esquecido nenhum...

Depois se se aposta ou não, se são bons ou não é outra questão. E eu nem tenho muitos conhecimentos para estar a avaliar se no momento da compra eram ou não jogadores com boas perspetivas (salvo raras excepções)
Cláudio Correia

Kilo

 Se Fábio Martins, Gamboa, Monteiro e mais um ou outro jogador forem chamados a ficar na equipa principal, já foi uma época de sucesso. Haja coragem...  ::)

Lembrem-se do real objectivo de uma equipa B.

Pode ser melhor? Pode, claramente, mas nem tudo foi mau, bem pelo contrário.

Com mais tempo, escreverei o que acho sobre este assunto.