News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SCBRAGA 5-0 Vitória FC - Comentários durante e após o jogo

Started by A.COSTA, 22 de May de 2015, 16:17

Previous topic - Next topic

aurelio II

Quote from: sócio 5679 vfc on 25 de May de 2015, 15:51
Caros amigos,

pois bem, tal como tinha referido, venho aqui deixar os comentários deste "pós-passeio" a Braga.

Arranquei de Setúbal com a família pelas 11 horas, chegando a Braga pelas 16:30, com uma paragem para almoço.

Estacionei o carro na Praça Conde Agrolongo, de forma a acesso rápido à guest house onde ficámos alojados ("Tea4Nine" - passe a publicidade e a recomendação).

Acabados de instalar, lá entrámos no evento Braga Romana. Deixo desde já os meus parabéns pela forma como está organizado e como a interação com o público é conseguida, parabéns que estendo aos bracarenses pela forma generalizada como participam e pela vida que dão ao evento.

Vestidos com as cores Vitorianas, sentimo-nos muito bem recebidos, ainda deu para trocar dois agradáveis dedos de conversa com um bracarense braguista vestido de romano, que me confessou não ir ver um jogo pela primeira vez em 10 anos, por já se ter comprometido a participar num dos grupos da organização do Braga Romana.

Depois de assistir a vários espetáculos de rua, terminámos a tarde a fazer um lanche "ajantarado" no Café Vianna (obrigado Zé, pela dica - acabámos por almoçar lá também no domingo).

Saída tardia para o estádio, acabámos por ter alguma dificuldade em percorrer o percurso até ao estádio, acabando por já chegar depois das 20:15.

Estacionado o carro, dirigi-me às bilheteiras onde deixei o saco de alimentos que levei desde Setúbal.

E aqui começou a parte pior do passeio. Ainda do lado fora o Vitória sofre o primeiro golo. Depois de passar os portões de acesso, demorámos quase 5 minutos a chegar à porta 8, para onde tínhamos os bilhetes.

Estava fechada, deixaram-nos passar pela porta 10, encaminhando-nos para o local destinado às claques das equipas adversárias.

Daqui até ao +- 10.º piso (não contei, mas devemos ter subido mais de 10 lanços de escadas!) demorámos perto de 10 minutos. A minha mulher tem bronquite asmática, e subir com 3 crianças - a mais nova com 3 anos - que levei a maior parte do caminho ao colo, não é mesmo nada fácil.

Perguntei se tinham elevador (que vi parado no rés-do-chão), informaram que estava avariado (não estava).

Chegados ao piso superior, deu para assistir ao também passeio da minha equipa por Braga.

De facto o Vitória parecia ter ido para passear. Não magoar ninguém e ter uma atitude muito passiva no jogo. Até me pareceu que no fim o Braga estava disposto a sofrer um golo para compensar e agradecer a forma pouco aguerrida como os jogadores do Vitória estavam no jogo.

Quanto ao local: péssimo para se ver uma partida de futebol, como aliás todos os locais onde fiquemos muito altos em relação ao relvado. Não dá para ter noção da altura da bola ao chão, agravado pela rede que dá à coisa um aspeto, no mínimo, desumano (embora compreenda que muitos adeptos o mereçam, pela desumanidade que por vezes lhes é caraterística). Um à parte: não sei para onde caminhamos no que toca ao respeito e ao saber-estar desportivo.

Ao intervalo outra desilusão. Não havia um único ponto de venda de águas (pelo menos águas!). Falando com o segurança, lá me encaminhou e desceu comigo (um obrigado a este Senhor) todos os pisos até ao bar do piso zero, onde me permitiu passar a vedação para me poder dirigir ao bar que servia os adeptos da casa. Está visto que começa a ser proibido ir com crianças a estádios.

Do estádio, muito bonito, acabei por levar as melhores recordações nas fotografias que tirei com o telemóvel, com a família e do por do Sol. Do resto da partida só gostei mesmo de um lance do Yann (muito bom jogador a quem estranhamente quer o Domingos quer o Ribeiro poucos minutos deram) e outro do Suk.

Poucos adeptos do Vitória. É verdade. Mas quem conhece a realidade do Clube sabe que as sucessivas direções desde 2000 para cá, mais parecem promover o divórcio com os adeptos. Depois, a viagem: cara e cansativa. Para além disso, a motivação em acompanhar uma equipa que pouco luta, a um estádio onde sinceramente, percebo porque é que quem já tinha vindo, diz já não voltar... isto tudo, com tudo já definido em termos de objetivos.

E dar apoio desde mais de 30m de altura, a uma equipa que não transmite vontade, e onde entre os 14 adeptos, 3 eram crianças e 4 eram mulheres, digamos que é uma tarefa no mínimo ingrata.

No final ainda aplaudimos 2 ou 3 jogadores que ainda se dignaram a notar que estávamos presentes... até porque alguns ainda o merecem... e até porque no fim sabemos que não deve ser fácil jogar com vencimentos em atraso.

Enfim...

Ao final, a polícia informou-nos que teríamos que aguardar pela autorização para sairmos do estádio! 14 pessoas!

Quase um quarto de hora depois pude descer com a família e com os elementos do VIII Exército... que vim a perceber tinham estacionado a carrinha onde foram, dentro dos terrenos do estádio, e que estava parqueada... mesmo junto à porta 10.

Conclusão, sem qualquer acompanhamento policial, e eu a minha família lá fomos pelo caminho até ao nosso carro, misturados com os adeptos do Braga que se iam cruzando por nós, dentro do ambiente saudável que se quer e conversando aqui e ali com gente de bem, sem qualquer problema, como aliás é natural, quando as pessoas são racionais e tolerantes.

Chegados novamente ao centro de Braga, pudemos continuar a participar na festa romana, onde a simbiose da população com a cidade está bem vincada.

Domingo acabámos por almoçar novamente no Café Vianna (a este local vou voltar certamente), com uns amigos que foram do Porto ter connosco a Braga.

Antes de rumar a Setúbal, um salto obrigatório ao Bom Jesus (agradável saber que está em restauro - esperemos que não sejam obras de "Santa Engrácia")... e um lanche de final de tarde na Maria Bolacha.

23:50 chegada a Setúbal, já com os miudos com os pijamas vestidos após a paragem numa AS da autoestrada para uma sopinha, e toca a acartar com eles ao colo até às camas.

Esta é a paixão por um emblema que sei que vocês compreendem. Não há cá vontade para ser adepto de um qualquer dos 3 metralhas, que são levados ao colo pelos orgãos de comunicação social.

Não há que ser grande no futebol português, mas sim Enorme, como vocês, tal como nós, temos nos nossos cachecóis. E Enorme sim, porque para sermos do clube da terra temos que ter uma alma imensa, um orgulho ímpar nas nossas origens e uma capacidade de tolerância e resiliência para enfrentar caminhos menos fáceis.

Não sou do Vitória porque ganha mais títulos, ou porque tem equipas melhores. Sou do Vitória quando ganha, mas também quando perde... Sou do Vitória, porque sou de Setúbal. Não torço pelo Brasil ou pela Alemanha porque ganharam mais títulos, torço por Portugal porque sou português. É uma questão de inteligência e de respeito pelas raízes.

Resta dar os parabéns ao SC Braga, aos bracarenses e aos Braguistas. Pela cidade, pelo Clube, e, mais do que pelo triunfo de sábado, pelo 4.º lugar e pela ida à final da Taça. Espero sinceramente que a vençam.

Ainda acredito num milagre que nos permita termos também um estádio novo, contas saldadas e equipas competitivas...

É que se por um lado o Vitória é dos poucos clubes portugueses com 2 títulos (3, se contarmos com a Taça Ibérica ganha ao Bétis, vencedor da Taça do Rei em 2005) neste século (1 Taça de Portugal em 2005 e uma Taça da Liga em 2008,... e ainda com mais outra final da Taça de Portugal jogada em 2006), deve ser dos que mais dificuldades financeiras atravessa... sem poder aspirar a ter o equivalente a 1/10 das benesses que o Fisco concede por exemplo ao Benfica de Lisboa.

Mas nunca deixarei de ter orgulho no Vitória, pelo que representa (a cidade de Setúbal e as suas gentes) e respeito pelo seu passado - em poucos traços: 67 presenças na 1.ª divisão; um 2.º lugar; 14 épocas europeias; 64 jogos europeus (alguns deles com resultados absolutamente fantásticos); 3 Taças de Portugal em 10 finais; 1 Taça da Liga; 1 Taça Ibérica e tantos outros factos de prestígio  + em    http://pt.wikipedia.org/wiki/Vit%C3%B3ria_Futebol_Clube#Palmar.C3.A9s_e_historial

Desculpem o testamento,
Obrigado pelo espaço e pela simpatia,
Saudações Vitorianas e Braguistas,

Sócio 5679 VFC

Caro Sócio 5679 VFC:

são adeptos como você e a sua família que fazem com que valha a pena ir ao futebol.

Um grande abraço e toda a sorte do mundo para o seu Vitória.
Braga até ao fim!

sócio 5679 vfc

Antes de mais, quero agradecer as várias mensagens de resposta à minha anterior "postagem".

Quando há respeito é simples deixarmos transparecer as nossas convicções e até mesmo os desabafos. No essencial, há que saber estar.

Relativamente a:

Quote from: Olho Vivo on 25 de May de 2015, 16:14
Quote from: sócio 5679 vfc on 25 de May de 2015, 15:51
Do estádio, muito bonito, acabei por levar as melhores recordações nas fotografias que tirei com o telemóvel, com a família e do por do Sol. Do resto da partida só gostei mesmo de um lance do Yann (muito bom jogador a quem estranhamente quer o Domingos quer o Ribeiro poucos minutos deram) e outro do Suk.

Muito obrigado pelas simpáticas palavras e pelo relato de um fim-de-semana bem passado nas nossas terras (resultado desportivo à parte, claro). Ainda bem que se sentiu bem acolhido por cá!

Mas queria perguntar-lhe, a propósito das suas palavras que acima citei e em relação à sua equipa, se há alguma razão para este Yann ter jogado tão pouco. Já gostara dos minutos que lhe vira no nosso jogo do Bonfim e, neste, voltou a mostrar uma qualidade com bola impressionante. Há alguma explicação para tão poucos minutos de jogo?

Se há alguma explicação, será de outro qualquer âmbito que não o da normalidade perante a qualidade do jogador face ao restante plantel.

Houve uma altura que se ouviu falar de uma lesão, outro facto pode prender-se com os minutos que se tiveram que dar a outros jogadores por via de acordos com os empresários / grupos financeiros...

Não sei se haveria alguma falta de entrega nos treinos ou falta de humildade...

Certo é que quando a qualidade é grande e visível, estranham-se as poucas oportunidades.

Parece que o homem estará de partida. O Vitória não tem atualmente forma de garantir por 2 épocas consecutivas jogadores "acima da média". Nem o Yann terá motivos para querer continuar por cá.

IrmaoEsteves

A sua paixão é contagiante sócio do Vitória! ;) O Braga é agora o que é, mas também já passou por muito como por exemplo na década de 90 e nós  - adeptos - nunca desistimos. Tenho a certeza que quando alguém competente e com a mística vitoriana subir aos cargos de chefia, o rumo será diferente!

Um abraço ;)
Aposto no Braga! [url="https://pt.betclic.biz"]https://pt.betclic.biz[/url]

MeZut#

O SC Braga Solidário entregou à Cáritas, esta sexta-feira, cerca de cinco toneladas de bens alimentares, resultado da recolha efetuada antes do jogo contra o Vitória FC. Obrigado, Gverreiros!












Enormes! Parabéns a todos!
Não pedimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar! S.C.BRAGA!