News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 21/05

Started by Bruno3429, 21 de May de 2015, 08:13

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga: Trunfo para recta final decisiva
Joana Russo Belo

Um trunfo para a recta final de todas as decisões. Éder está recuperado e, totalmente, integrado nos trabalhos do Sp. Braga e é uma peça determinante para a recepção ao Vitória de Setúbal, no próximo sábado, no derradeiro jogo da I Liga, que vale o quarto lugar à equipa arsenalista.
Depois de uma razia no plantel em termos de lesões e soluções para o último desafio em Alvalade - que terminou com derrota pesada por 4-1 - o cenário negro começa a ficar mais desanuviado, sobretudo a nível ofensivo, sector mais desfalcado, perante as paragens de Éder e Zé Luís.
Dolly Menga teve mesmo de ser repescado à equipa B e foi titular frente ao Sporting, mas a boa notícia nesta fase crucial da temporada - que fecha com a luta pelo quarto lugar e a final da Taça de Portugal, no Jamor - é a disponibilidade de Éder voltar à titularidade diante da equipa sadina.
O avançado esteve parado desde o jogo com o Marítimo (32.ª jornada) e ficou de fora da deslocação ao terreno dos leões, mas já está integrado nos treinos e, mesmo com pequenos condicionalismos durante o dia de ontem, ao que tudo indica, irá recuperar o ritmo a cem por cento até sábado, a tempo de integrar o onze titular que vai defrontar o Vitória de Setúbal.
Um regresso importante à equipa arsenalista que atravessa a pior fase da temporada - são seis jogos sem vitórias - e, acima de tudo, tem já em contagem decrescente o encontro que vale a época: a final do Jamor, objectivo traçado como uma das metas para Sérgio Conceição e António Salvador, desde que assumiu a presidência do clube.
E são os dois jogos decisivos: apesar de já ter garantido o regresso à Liga Europa, o Sp. Braga luta por confirmar o quarto lugar da I Liga. Para tal, basta um ponto à equipa bracarense na recepção ao Setúbal (é 4.ª, com 55), já que três pontos separam os guerreiros do rival Vitória de Guimarães, 5.º classificado, com 52.
Um ponto é suficiente para selar a meta do quarto lugar, contudo, o objectivo é fechar o ano em casa, diante dos adeptos, com um triunfo. Vitória que moralize as tropas para a emblemática final da Taça de Portugal, palco que o Sp. Braga não pisa desde 1997/98.

Correio do Minho

JotaCC

Éder apto para ataque ao Setúbal

O avançado Éder está recuperado da lesão contraída há três semanas, no jogo com o Marítimo, e já participou, sem qualquer limitação, no treino de ontem. Tudo indica que o treinador Sérgio Conceição lhe dê a titularidade no último desafio do campeonato, depois de amanhã, em casa, com o Vitória de Setúbal, até porque o jogador precisa de ganhar ritmo para o derradeiro grande desafio da época, a final da Taça de Portugal, a jogar com o Sporting, no dia 31.
Com a recuperação de Éder, o Braga resolve um problema no centro do ataque, porque o outro ponta de lança, Zé Luís, tem estado de baixa. Tudo indica, contudo, que o internacional cabo-verdiano também possa recuperar até ao jogo com o Setúbal, assim como os médios Mauro e Ruben Micael, que permaneciam, ontem, entregues aos cuidados médicos.
O Braga perdeu três e empatou dois dos últimos cinco jogos (a última vitória foi há cinco semanas: 4-0 ao Penafiel) e precisa, pelo menos, de empatar com os sadinos para defender o quarto lugar da cobiça do rival de Guimarães, que corre três pontos atrás, mas que tem vantagem no duelo direto.

JN

JotaCC

ÉDER DE REGRESSO TENTA SÉRIE INÉDITA
BRAGA Ausente em Alvalade, por razões físicas, o avançado retomou os treinos livres e tem a possibilidade de faturar pela quarta vez consecutiva

A um jogo de assegurar o quarto lugar e a entrada direta na fase de grupos da Liga Europa, Sérgio Conceição volta a ter Éder ao dispor. Avançado poderá repetir uma das melhores sequências de Lima
Ao invés do que se verificou com o Sporting, em Alvalade, o ataque do Braga vai apresentar-se na máxima força contra o V. Setúbal. Éder já se encontra recuperado de um problema muscular e juntou-se ontem ao grupo sem restrições, tudo apontando para que alinhe de início.O último jogo da época, na Pedreira, será crucial para os minhotos assegurarem o quarto lugar e a (correspondente) entrada direta na fase de grupos da Liga Europa na próxima época, estando dependentes de apenas um empate; e o poder de fogo do internacional português poderá fazer toda a diferença, depois de ter faturado nos três jogos anteriores em que participou, contra Rio Ave (Taça), Paços de Ferreira e Marítimo.
Esta é a segunda série da época a marcar em três partidas seguidas (na primeira, fez golos ao Alcains, Benfica e Académica), e Sérgio Conceição torce, por certo, para que semelhante eficácia volte a manifestar-se frente aos sadinos, o que seria algo inédito na carreira do avançado. Apesar do rendimento oscilante, explicado em parte pelos problemas físicos que teimam em persegui-lo, Éder atacou em força a ponta final da época e tem a possibilidade de igualar uma das melhores sequências de Lima, ainda ao serviço do Braga: aconteceu em 2012/13, com o brasileiro a marcar em quatro jogos consecutivos (Freamunde, Spartak Moscovo, Gil Vicente e V. Guimarães), entre outubro e novembro. Já em meados de janeiro, o avançado arrancaria para uma série mais ampla, de cinco jogos, marcando à Académica, Moreirense, Benfica, Paços de Ferreira e Vitória de Setúbal. Éder dispõe apenas de mais dois jogos (contando com a final da Taça) para repetir a façanha de Lima, que se despediu de Braga com 30 golos (20 no campeonato), mas não bastará marcar em cinco jogos seguidos. É que o antigo camisola 18 fez questão de bisar contra a Académica.



GOLOS
11
Com 11 golos em 37 jogos, Éder ainda está a cinco disparos do seu máximo , em 2012/13, antes de se lesionar no joelho direito



Empate com Zé Luís para desfazer

Os eclipses de Éder ao longo da época foram aproveitados por Zé Luís, de tal forma que ambos registam um curioso empate em número de golos (11), distribuídos de igual forma pela Liga (8 ) e Taça (3). Com menos 13 jogos, o cabo-verdiano estreou-se a marcar contra o Nacional, contribuindo para um precioso empate na Madeira (1-1), e o seu ponto mais alto aconteceu na primeira mão das meias- finais da Taça de Portugal, com o Rio Ave, ao marcar três golos. Estando Zé Luís ainda lesionado, resta saber se Éder será capaz de desfazer a tal igualdade.



MÉDIO SUBSTITUTO DE DANILO É TABU

O substituto do médio Danilo, que já se encontra ao serviço da seleção do Brasil sub-20, é a grande dúvida de Sérgio Conceição para o jogo com o V. Setúbal. Com Mauro e Rúben Micael ainda muito condicionados, o treinador tem testado várias opções no meio-campo, nomeadamente Alan, Rafa, Vukcevic, Nuno Valente e Gamboa. Só quem der melhores indicações ganhará o lugar.



OPÇÕES CINCO BÊS SOB OBSERVAÇÃO

Os médios Nuno Valente e Vukcevic (autor do golo que valeu ao Braga B um empate em Guimarães) são as novidades entre os bês que trabalham com a equipa principal. O lateral-esquerdo Núrio e o avançado Dolly Menga, ambos utilizados contra o Sporting, e o médio Gamboa são repetentes no grupo, depois de terem sido requisitados por Conceição na semana passada.

O JOGO

JotaCC

NOVA ÉPOCA ARRANCA A 9 DE AGOSTO

A Federação Portuguesa de Futebol divulgou ontem o calendário oficial para a temporada de 2015/16, que terá, como habitualmente, o pontapé de saída com a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira. Benfica,campeão nacional, e Sporting ou Braga, enquanto vencedor da Taça de Portugal, vão defrontar-se a 9 de agosto, no primeiro jogo oficial da nova época.
No mesmo fim de semana da Supertaça arranca a II Liga, uma semana antes do campeonato principal. Ambos terminarão a 15 de maio, sendo ainda desconhecido o número de jornadas da competição secundária.
A final da 76. ª edição da Taça está agendada para 22 de maio de 2016, 18 dias antes do arranque do Europeu, em França.
A primeira fase do CNS será entre 23 de agosto e 24 de dezembro e a segunda de 14 de janeiro a 15 de maio. Play-off e final serão, respetivamente, a 29 de maio e 4 e 5 de junho.
No futsal e no futebol feminino, a época começa a 30 de agosto.

O JOGO

JotaCC


JotaCC

"Braga está confiante e motivado para os dois jogos que faltam"


O médio brasileiro acredita que os arsenalistas vão voltar aos bons resultados - no fecho do campeonato, com o Setúbal, e na final do Jamor, com o Sporting.

Luiz Carlos, médio do Braga, quer esquecer a pesada derrota em Alvalade e aponta já aos jogos que faltam disputar. Os arsenalistas defrontam, na última ronda do campeonato, em casa, o Vitória de Setúbal e a conquista dos três pontos é vital para assegurar o 4ª lugar na Liga.

O brasileiro assegura que a goleada em Alvalade "já faz parte do passado" e que o objectivo agora é "vencer e garantir o quarto lugar".

Em disputa para os bracarenses está também a final do Jamor ,e apesar da série de maus resultados, Luiz Carlos garante que a "equipa continua confiante e motivada para os dois jogos que faltam".

Djavan está recuperado, mas Rúben Micael, Mauro, Tiago, Zé Luís e Éder continuam a treinar à parte.

RR

JotaCC

Luiz Carlos: "Queremos e vamos melhorar"
Bracarenses não vencem há cinco jogos para o campeonato.

O médio Luiz Carlos garantiu esta quinta-feira que o Sporting de Braga ainda não pensa na final da Taça de Portugal de futebol, mas apenas em garantir o quarto lugar da I Liga, sábado, na receção ao Vitória de Setúbal.

Os bracarenses vêm de uma derrota pesada em Alvalade, com o Sporting (4-1), adversário que vai encontrar no Jamor dentro de 10 dias, mas, para o médio, esse jogo "já é passado" e as atenções estão apenas viradas para a receção aos sadinos.

Por causa desse resultado, e do alcançado pelo Vitória de Guimarães, quinto classificado, com o Benfica (0-0), o quarto lugar está ainda em aberto, pelo que a receção ao Vitória de Setúbal, na última jornada do campeonato, assume uma importância algo inesperada para o Braga, dada a distância de que já dispôs sobre o rival.

"É um jogo muito importante, temos que fazer o nosso trabalho para conseguir o quarto lugar", assumiu o jogador aos jornalistas, numa 'flash interview', garantindo ainda que o plantel não está já 'com a cabeça' no Jamor.

Os 'arsenalistas' não vencem há cinco jogos para o campeonato (seis no total, considerando o empate em Vila do Conde, que deu, contudo, a passagem à final da Taça), uma má fase que Luiz Carlos admite, mas que diz que a equipa vai ultrapassar.

"Sim, temos essa consciência [da má fase], mas queremos e vamos melhorar, temos que melhorar. Temos agora dois jogos muito importantes e vamos estar melhor com certeza", disse.

O jogador considerou ainda que não houve qualquer descompressão da equipa depois de se apurar para o Jamor: "não, foram jogos que não correram bem, já os analisámos e vamos dar uma resposta positiva já no próximo jogo", disse.

No sábado, Luiz Carlos poderá jogar como médio mais defensivo, na ausência certa de Danilo (na seleção sub-20 do Brasil) e previsível de Mauro, lesionado, e o também brasileiro diz-se preparado para tal.

"Estou preparado para jogar onde o treinador achar que é melhor. Consigo jogar no meio-campo na posição '6', '8' ou '10', onde o treinador pedir e acho que tenho qualidade para fazer isso sem problema nenhum", disse.

Nos 15 minutos iniciais do treino, presenciado pelo presidente, António Salvador, foi possível ver que Tiago Gomes, Mauro, Rúben Micael, Éder e Zé Luís evoluíram à parte do resto do grupo e estarão ainda em dúvida para o jogo de sábado, ao passo que Djavan já integrou o treino sem limitações.

O treinador Sérgio Conceição chamou para o treino cinco jogadores da equipa B: Núrio, Pedro Monteiro, Gamboa, Nuno Valente e Dolly Menga.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Luiz Carlos: «Derrota em Alvalade já é passado»
Médio do Sp. Braga aponta baterias ao V. Setúbal e ao quarto lugar

Com o Sp. Braga em contagem decrescente para a final da Taça de Portugal, mas ainda com o quarto lugar para firmar na última jornada da Liga, Luiz Carlos diz que o plantel dos minhotos está focado em fazer o seu trabalho para «conseguir o quarto lugar».

O médio falou aos jornalistas antes do treino desta quinta-feira, garantindo que a receção ao V. Setúbal é «muito importante» para as aspirações do Sp. Braga. «Queremos vencer, para terminar no lugar proposto pelo Braga, nos quatro primeiros lugares», atirou o médio.

Na pior fase da época, os arsenalistas não vencem há seis jogos, Luiz Carlos nega qualquer tipo de descompressão depois de carimbada a passagem a final da Taça de Portugal e garante que a equipa ainda não está com a cabeça no Jamor.

«Não estamos com a cabeça no Jamor. O jogo de sábado é muito importante. Descompressão? Não. Os últimos jogos não correram bem; já analisámos onde errámos e vamos dar uma resposta positiva no próximo jogo», atirou.

O médio de 29 anos que cumpre a segunda temporada no Sp. Braga diz que a derrota do último domingo, em Alvalade, não vai ter influência na final da Taça, precisamente com os leões.

«Já é passado, não pensamos nisso. É como disse, temos de pensar no jogo de sábado, em que devemos estar muito concentrados para poder fazer um bom resultado. Queremos e vamos melhorar. Temos que melhorar, temos dois jogos pela frente e vamos estar melhor com certeza», atirou.

Depois de um arranque de época na sombra de Danilo e de Pedro Tiba, Luiz Carlos foi titular nos últimos dez jogos e garante estar preparado para jogar em qualquer posição do meio campo.

«Sempre trabalhei para jogar. No início não consegui, por opção e porque os meus companheiros estavam muito bem, consegui jogar agora há que dar continuidade. Estou preparado para jogar onde o mister achar melhor. No meio campo estou habituado a jogar na posição seis, oito ou dez, onde o mister pedir eu tenho qualidade para fazer», disse.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Alvalade já faz parte do passado"
Luiz Carlos, jogador do Braga, sublinha que a equipa não quer abrir mão do quarto lugar

O Braga está obrigado a pontuar no último jogo do campeonato, frente ao V. Setúbal, ou esperar que o V. Guimarães perca para garantir o quarto lugar do campeonato. Apesar da série de maus resultados, Luiz Carlos, médio dos arsenalistas, mostra-se confiante para o próximo e último desafio.

"O jogo em Alvalade [derrota por 4-1] já faz parte do passado. Agora, queremos vencer o V. Setúbal e garantir o quarto lugar", começou por dizer.

"Série de maus resultados? A equipa continua confiante e motivada para os dois jogos que faltam [campeonato e Taça de Portugal], acrescentou.

O jogador brasileiro falou após o treino do Braga, que já contou com o lateral Djavan. Rúben Micael, Mauro, Tiago, Zé Luís e Éder continuam a treinar à parte, numa sessão de trabalhos que contou ainda com os jovens da equipa B Dolly Menga, Nuno Valente, Gamboa, Pedro Monteiro e Núrio.

O JOGO

JotaCC

Futebol: Luiz Carlos quer o 4º lugar
Braga – O médio quer vencer o Vitória de Setúbal para garantir o objectivo do clube bracarense.

Luiz Carlos, médio brasileiro de 29 anos que actua no Sporting Clube de Braga desde 2013, está focado em alcançar as aspirações que o clube minhoto tem para esta época desportiva que está prestes a terminar e, como tal, espera que o Braga alcance os três pontos na próxima (e última) jornada da Liga NOS.

O jogador dos «arsenalistas» afirmou em declarações à imprensa: «Queremos vencer, para terminar no lugar proposto pelo Braga, nos quatro primeiros lugares».

E completou prometendo uma reacção do Braga face à má fase que o clube atravessa: «Não estamos com a cabeça no Jamor. O jogo de sábado é muito importante. Descompressão? Não. Os últimos jogos não correram bem; já analisámos onde errámos e vamos dar uma resposta positiva no próximo jogo».

JORNAL SAO TOME