News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Perplexidades de uma braguista perante a violência....

Started by Mary, 19 de May de 2015, 10:37

Previous topic - Next topic

Mary

Coloco aqui este texto que, como adepta de futebol, resume as preocupações sobre o momento de violência que vivemos que, julgo, nos devem inquietar a todos. Se não for o sítio correto para o colocar, peço desde já à moderação que se sinta completamente à vontade para o retirar, ou deslocar para outra secção.

Começo por dizer que, por norma, até defendo algumas ações musculadas da polícia, face ao desrespeito constante que alguns grupelhos de malfeitores impõem a todos os outros no futebol. Contudo, manifesto-me cheia de perplexidades perante o clima de violência feroz a que assistimos neste domingo, a pretexto de um festejo. Passo a enumerar as minhas perplexidades:
1-   A violência com que aquele adepto foi agredido em frente aos filhos. Há justificação para algo assim?
2-   Confesso-me espantada por só agora algo assim assumir estas proporções mediáticas. Lembram-se de aqui há uns tempos, um adepto do Braga ser vítima do mesmo tipo de violência gratuita por parte de um suposto agente de autoridade? Que por acaso também foi filmada?! Onde é que esteve o coro de jornalistas indignados nessa altura? Será que a dignidade da pessoa se mede pelo clube que apoia?
3-   Quando, numa célebre deslocação a Leiria, muitos adeptos do Braga, que nada tinham a ver com claques ou qualquer grupo, dentro destas, de pessoas violentas, foram encurralados nas bancadas, foram provocados com gestos obscenos por parte de um polícia (captado em imagens que também circularam no youtube) e sofreram uma carga policial de necessidade duvidosa, onde estavam tantos jornalistas defensores da liberdade, do respeito pelo outro, da tolerância e liberdade de escolher apoiar quem se entende?
4-   Porque se espantam muitos senhores jornalistas, quando eles próprios estimulam este tipo de comportamento? Quem está constantemente a manipular as mensagens que passam nos jornais e televisão? Quem é que em permanência dá laudas a comportamentos animalescos, de adeptos que se dizem únicos, sob a capa de "fervor clubístico" acima de qualquer outro? Parece que agora, um dos únicos calhou de ser polícia, e deu azo a um tipo de comportamento que tantos elogios tem merecido noutras circunstâncias (isto pressupondo que o que se diz nalguns testemunhos é verdade, e que o dito polícia disse, e passo a citar "que finalmente espanquei um lampião hoje" e ao agredido "o que estás a fazer aqui?")
5-   Quem é que demonstra um respeito absoluto por clubes e massas associativas onde a violência assume proporções desmesuradas, e ao invés, um manifesto desrespeito por adeptos que gostam de injuriar com biclubistas por, genericamente (e infelizmente nisto também estamos a ter cada vez mais telhados de vidro) serem mais civilizados? O que esperavam? Flores, quando as mensagem que passam é que respeitam exclusivamente os violentos?
6-   Não obstante a atuação miserável daquele polícia, porque se tenta com base nisso, nalguns canais de televisão, justificar o injustificável? A vandalização de um estádio, o assalto ao armazém do clube? A fraqueza moral de quem não soube ganhar e foi para o Marquês de Pombal provocar desacatos, em vez de celebrar?
7-   Como é possível, enquanto portuguesa, não me sentir envergonhada por um tipo com Rui Gomes da Silva ter sido ministro no Governo do meu país? Como é que alguém que escreve o que escreveu no Facebook sobre o Lopetegui (ou sobre quem quer que seja de outro qualquer clube), que alguém que num programa de televisão ontem à noite teve a pouca vergonha de tentar arranjar desculpas para o comportamento dos desordeiros que destruíram o estádio em Guimarães, como é que alguém de tão "baixo nível" algum dia tenha conseguiu chegar ao cargo de ministro? Como é que alguém assim continua a ter púlpito televisivo? Porque é que não há um coro de indignados perante isso? Serão estas as nossas elites? Para que abismo profundo caminhamos de assim for?!

Na vida é tão importante saber perder, como saber ganhar, isso é válido em todas as circunstâncias, não só no futebol. Que a "imbecilidade à solta" que vimos por estes dias sirva de lição:
- a nós adeptos do Braga, que saibamos perder, ou ganhar, mantendo a dignidade de quem verdadeiramente apoia um clube enorme, porque diferente no bom sentido. Que a final da taça seja o espelho dessa dignidade.
Aos "donos da bola" e sobretudo a quem controla o púlpito mediático, que reflitam nas culpas que têm para o incremento desta violência latente, pela forma como manipulam, deturpam e escamoteiam de acordo com as conveniências da vossa clubite! Convençam-se, não obstante a crise social subjacente, há da vossa parte grandes responsabilidades na forma como estas situações explodem. Até na forma como este caso em particular está a ser seguido em termos mediáticos há indignidade evidente. Se assim não fosse porque só agora se sentem indignados? Porque finalmente tocou na vossa dama? Não se trata de culpar o mensageiro, mas apenas quem reiteradamente deturpa a mensagem!


jaimeh

Quote from: Robalo on 19 de May de 2015, 10:50
https://www.youtube.com/watch?v=n9zQc9v1Qqo

Sem dúvida! A mesma perplexidade com que fiquei quando no estádio vi esta cena macabra. Na altura ainda enviei e-mail ao Comando da PSP a mostrar a minha indignação pelo sucedido e pedir para que o agente em questão fosse afastado dos estádios, assim como voltei a fazê-lo quando isto aconteceu novamente há dias em Guimarães!
E já agora deixem ficar a vossa opinião aqui https://www.facebook.com/policiasegurancapublica e se concordarem, exigir a expulsão do agente em questão! Não se trata de um problema com o clube A,B ou C mas sim um problema de cidadania!!
Quando for a Final do Jamor vamos deixar ficar os nossos filhos em casa com medo da Polícia e não com medo dos arruaceiros (que pelos vistos também existem na Polícia)?!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

GALEGO

Magnífico post da nossa amiga Mary, sempre tao oportuna; nesta caso coa lamentável actualidade destas datas.
Já no referido a esse indivíduo que anda a sacar peito por ter desempenhado como ministro no meu Portugal tao querido sempre, só posso ter desprecio pola sua atitude e o que foi capaz de escrever... é a certeza de que um provocador revestido de hooligan pode chegar a ministro. Obviamente, felizmente, Portugal é muito, infinitamente mais que este indivíduo -que nao representa a ninguem- que como ex homem público devía sempre ter outro comportamento.

Mary

Quote from: GALEGO on 19 de May de 2015, 18:36
Magnífico post da nossa amiga Mary, sempre tao oportuna; nesta caso coa lamentável actualidade destas datas.
Já no referido a esse indivíduo que anda a sacar peito por ter desempenhado como ministro no meu Portugal tao querido sempre, só posso ter desprecio pola sua atitude e o que foi capaz de escrever... é a certeza de que um provocador revestido de hooligan pode chegar a ministro. Obviamente, felizmente, Portugal é muito, infinitamente mais que este indivíduo -que nao representa a ninguem- que como ex homem público devía sempre ter outro comportamento.
Amigo Galego...muito obrigada pelo comentário. Sinceramente, espero que sejamos todos infinitamente mais que isto... estes últimos dias de violência, a vários níveis, têm sido frustrantes e desmoralizadores.As culpas estão distribuídas por vários setores, mas não se pode dizer que não se adivinhava... Não obstante, pouco se aprendeu, muitos dos rresponsáveis continuam a procurar nos outros as responsabilidades que lhe cabem!
Resta -nos esperar que no dia 31 haja motivos para festejar, pelo resultados e também pelo saber estar dos braguistas.
Falando nisso está desde já convidado para no convívio antes do jogo ir provar dos nossos panados :-)

Legião

#5


Em http://henricartoon.pt/cuidado-com-o-policia-915091#_swa_cname=sapo_fb&_swa_csource=facebook&_swa_cmedium=Web

Deixo este cartoon alusivo ao tema do tópico e aos incidentes recentes. Sou de opinião que não se pode generalizar, mas se por um lado nem todos os adeptos têm sempre os melhores comportamentos também não é menos verdade que na policia nem todos são perfeitos, e em Braga já vimos isso mais que uma vez.

Uma das situações que mais me deixou indignado além da actuação infeliz de alguns policias e adeptos, é, a confirmar-se, a forma como o policia (subcomissário da PSP de Guimarães) acusou a vitima mentindo e alterando o que se passou e em que felizmente para os envolvidos houve quem filmou se não como este cidadão se poderia defender?...

Será fácil para um policia mal intencionado criar confusão e colocar a culpa nos outros.  Se a policia perder a credibilidade, pode ser perigoso.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Sérgio Gonçalves

O que eu acho é que o português é, regra geral, um individuo mal formado/preparado. Não se trata de ter ou não conhecimentos adquiridos na vida ou na escola, porque aí considero que somos superiores à média. Falo de formação cívica, de regras básicas de vivencia e convivência em sociedade. Tudo o resto deriva disto.
Sócio nº 2014

Sequeirinha

Caso semelhante aconteceu em numa noite quente de Agosto no aeroporto, lembram-se?


Lipeste

Infelizmente a violência dos últimos dias é a mesma de todos os outros dias e daqueles que hão-de vir, nem mais nem menos, a mesma...neste preciso momento numa qualquer escola deste pais há um miúdos ou miúdas ou professores a sofrerem de bullying físico ou psicológico (as redes sociais estão infestadas com vídeos como aquele que a tv passou) , numa qualquer casa deste pais há possivelmente, neste momento, uma mulher a ser espancada (mais de trinta já morreram este ano) e no fim de semana passado outros adeptos foram agredidos noutros estádios de futebol, a grande e única diferença destes e de todos os outros actos de violência (anônimos) em comparação com os dos últimos dias reside na dimensão mediática que os diferentes órgãos de comunicação social lhes decidiram atribuir.

O objetivo de toda esta divulgação /informação deveria servir para punir o gratuito e desproporsional excesso de autoridade daquele agente em questão, desencorajar  actuações futuras, servir como meio dissuasor (brutalidade policial e bullying) e levar a uma discussão seria sobre estes temas, mas como não sou ingênuo não consigo ver nisto tudo nada mais para além de propósitos políticos, no fim de contas é para isso mesmo que "todos nós" cidadãos servimos, alimentar políticos que adoram capitalizar estes temas a seu favor...estão-se a ***** para os "cromos" e professores que levam uns carolos/chapadas na escola e para aqueles adeptos que levaram nas "trombas" sem qualquer razão aparente, mas, se mostrar preocupação pode valer votos então saltam de canal em canal a transmitir a sua indignação...não tenho visto outra coisa nestes último dias, até tentam impingir que tudo isto é um mundo novo no qual a austeridade tem o seu papel...

A forma desproporcional como a nossa polícia actua não é nada de novo, dificilmente isso vai mudar porque tem total apoio do seu comando e da tutela política que a regula, por isso mesmo demonstro a minha total indignação não apenas por este caso mediático mas também por todos os outros e principalmente por aqueles que perante os mesmos dispositivos mediáticos presentes nunca passaram ou sequer chegaram a nota de rodapé.

Infelizmente a esmagadora maioria da nossa comunicação social serve outros interesses que não os da informação isenta e objetiva, neste caso está à vista de todos quem estão a servir. 

Lipeste

Quote from: Sérgio Gonçalves on 19 de May de 2015, 23:22
O que eu acho é que o português é, regra geral, um individuo mal formado/preparado. Não se trata de ter ou não conhecimentos adquiridos na vida ou na escola, porque aí considero que somos superiores à média. Falo de formação cívica, de regras básicas de vivencia e convivência em sociedade. Tudo o resto deriva disto.
Concordando contigo na falta de civismo permite-me discordar de ti sobre a idéia que tens a nível escolar, apesar desta geração ser aquela que mais formação adquiriu desde sempre, Portugal, a esse nível, continua bem na cauda da europa, pois, apenas 38,9% dos portugueses tem ensino secundária ou superior...

http://www.pordata.pt/Europa

Robalo

Vamos ver como se vai portar a PSP no jamor....

Geralmente nao perdem a possibilidade de molhar a sopa ao pessoal do SCBraga.


Pé Ligeiro

Quote from: Sérgio Gonçalves on 19 de May de 2015, 23:22
O que eu acho é que o português é, regra geral, um individuo mal formado/preparado. Não se trata de ter ou não conhecimentos adquiridos na vida ou na escola, porque aí considero que somos superiores à média. Falo de formação cívica, de regras básicas de vivencia e convivência em sociedade. Tudo o resto deriva disto.

Aqui está de facto a chave do problema...

A Mary põe o dedo na ferida de uma forma clara. A realidade é que este fenómeno é em boa parte ignorado, ora por conivência, ora por cobardia daqueles que tinham obrigação de o denunciar, condenar e combater.
BRAGA SEMPRE MAIS!