News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 24/04

Started by Bruno3429, 24 de April de 2015, 08:11

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga-Belenenses (antevisão): de olhos postos na Europa
Jornada 30 abre da pedreira. Bracarenses podem garantir já o apuramento europeu, enquanto que o Belenenses não quer perder o comboio
Por Bruno José Ferreira   


O MOMENTO


Sp. Braga: um triunfo diante do Belenenses garante aos arsenalistas o carimbo matemático da qualificação para a Liga Europa. Os minhotos chegam à trigésima jornada da Liga depois de terem perdido na casa do rival Vitória Guimarães, resultado que interrompeu uma série de três triunfos. Garantir a Europa e ganhar confiança para a segunda mão da Taça de Portugal é o objetivo dos «Guerreiros».

Belenenses: a derrota caseira com o Benfica fez o Belenenses perder terreno na luta pelos lugares que garantem uma vaga nas competições europeias da próxima época. Depois da aproximação ao quinto lugar, os azuis do Restelo estiveram a apenas um ponto do Vitória Guimarães, mas a distância voltou a aumentar para quatro pontos. O conjunto de Jorge Simão procura um resultado positivo, que permita manter o Belenenses em rota europeia.

AUSÊNCIAS

Sp. Braga: Djavan (castigado) e Rúben Micael (condicionado).

Belenenses: Palmeira e Miguel Rosa (lesionados) e João Meira (castigado).

DISCURSO DIRETO

Sérgio Conceição: «Temos vindo a ser uma equipa de grande dinâmica, de grande intensidade, criávamos muitas oportunidades de golo e temos de voltar a ser uma equipa intensa, agressiva no bom sentido, para voltar às vitórias. Vamos encontrar um Belenenses que nos vai criar muitas dificuldades. Tem feito um campeonato muito bom para aquilo que eram as expetativas do início de época.»

Jorge Simão: «Será um bom teste para percebermos a nossa capacidade de lutarmos com equipas que estão à nossa frente. Não podemos deixar passar a oportunidade de somarmos mais três pontos na nossa caminhada pela Liga Europa. Se as estatísticas jogassem, nem valia a pena irmos a Braga. É uma equipa muito forte em casa, onde obteve dez vitórias, dois empates a zero e duas derrotas.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

O histórico recente mostra um Belenenses frágil na pedreira. Os azuis somam apenas um empate entre nove derrotas nas últimas dez visitas ao municipal bracarense. Pior do que isso, nas últimas dias viagens à cidade dos arcebispos, encaixaram doze golos. O último triunfo do Belenenses em Braga já tem catorze anos. De resto, a superioridade minhota faz com que o Sp. Braga tenha 30 triunfos sobre o Belenenses nos 57 jogos disputados em Braga entre os dois emblemas. Registam-se 12 empates e 15 vitórias para o Belenenses.

Maisfutebol

JotaCC

"NÃO FALHÁMOS NAS DECISÕES"
BRAGA Lugar europeu pode ser garantido já hoje, frente ao Belenenses, e Sérgio Conceição recorda que a equipa lida bem com a pressão

"Para vencer o Belenenses, temos de fazer um jogo diferente daquele que realizámos em Guimarães" "Nunca falhámos nos momentos decisivos. Lembro-me dos jogos da Taça com o V. Guimarães e o Benfica..." Sérgio Conceição Treinador do Braga

Sérgio Conceição não quer voltar a adiar o "primeiro grande objetivo" da temporada, o regresso à Liga Europa, e para isso quer vencer um Belenenses que está a fazer uma época "acima das expectativas"

"Queremos já a Europa". A mensagem é forte e anuncia o objetivo com que o Braga parte para o jogo frente ao Belenenses: vencer para garantir matematicamente um lugar nas competições europeias da próxima temporada. Mas, para ganhar nesta noite, Sérgio Conceição exige duas coisas: respeito por um "bom adversário" e uma exibição bem melhor do que a última, em Guimarães. "Temos de fazer um jogo diferente desse. Antes da partida de Guimarães, estávamos com uma grande dinâmica, intensidade e a criar muitas oportunidades de golo. É essa a equipa que queremos voltar a ser: intensa e agressiva, sobretudo do ponto de vista ofensivo, até porque desejamos muito regressar às vitórias", explicou.
E o regresso aos triunfos, neste caso, garante o tal "primeiro grande objetivo da época", um lugar europeu. No entanto, do outro lado estará uma equipa igualmente "focada" na obtenção do mesmo objetivo. "O Belenenses tem feito um campeonato muito bom, sobretudo para as expectativas que tinha no início da época. Vamos encontrar um adversário que nos vai criar muitas dificuldades e que também tem o objetivo de conseguir a Europa.Mas, independentemente disso, queremos ganhar o jogo e garantir, a quatro jogos do final do campeonato, o nosso primeiro objetivo, que era regressar à Liga Europa", prosseguiu.
O jogo da próxima semana com o Rio Ave, da segunda mão das meias- da Taça de Portugal, "não pode estar na cabeça dos jogadores", ainda que Sérgio Conceição tenha recordado que a equipa respondeu sempre bem nos jogos mais importantes da época. "Nunca falhámos nos momentos decisivos. Estou a lembrar-me, por exemplo, dos confrontos da Taça de Portugal com o Guimarães e o Benfica, ambos fora. No campeonato, também temos feito uma boa campanha, ainda que pudéssemos ter feito mais
em alguns momentos da época. Mas, no cômputo geral, a época tem sido boa. Estamos a fazer um excelente percurso na Taça de Portugal e na Taça da Liga saímos da forma que toda a gente viu, com aquele jogo contra o FC Porto. Tem sido uma época muito positiva", disse.
Sérgio Conceição foi ainda convidado para falar sobre a saída conturbada de Lito Vidigal do comando técnico do Belenenses, no qual foi substituído por Jorge Simão. "Se quiserem, digo o que penso no final da conferência de Imprensa, isto porque entendo que não me devo pronunciar publicamente sobre o assunto. Aquilo que eu posso dizer é o que está à vista de todos: o bom trabalho realizado pelo Lito Vidigal no Belenenses", rematou.


EQUIPA Equipa Sérgio Conceição alimentou a dúvida sobre Rúben Micael
Rúben Micael é a grande dúvida para o jogo de hoje. O médio tem trabalhado com limitações ao longo da semana, depois de ter sido substituído ainda na primeira parte do jogo de Guimarães devido a uma "mialgia de esforço na coxa direita", mas Sérgio Conceição garantiu que ainda não tomou uma decisão. "Ainda vamos treinar amanhã [hoje], mas a resposta dele tem sido positiva. Tem treinado de forma condicionada durante a semana, embora se tenha sentido bem nos momentos em que esteve com a equipa. Vamos ver o que acontece amanhã [hoje]", referiu o treinador. O lateral Djavan, castigado, é a única ausência confirmada para o encontro desta noite.



3 QUESTÕES A RICARDO GOMES
"O ADN do clube é lutar até ao fim"

1 Qual a resposta que espera do Braga esta noite, após a derrota no dérbi com o V. Guimarães?
—Tem de ser uma resposta em força. O Braga tem de sair de um jogo que não foi positivo e apresentar-se com outro ânimo e com certezas na vitória sobre o Belenenses.


2 O Braga está a uma vitória da Liga Europa. Como vê essa hipótese, depois do nono lugar na época passada?
—Seria um passo obrigatório. Julgo que será mais um orgulho para os bracarenses estar na Liga Europa. Na próxima época, há que lutar por chegar o mais longe possível nesta competição.

3 Teme que depois possa haver algum relaxamento da equipa na I Liga?
—Ficam a faltar quatro jornadas e o Braga não pode ter uma atitude passiva.OADN do clube é lutar até ao fim, independentemente dos objetivos.


O JOGO

JotaCC

Braga e Belenenses em duelo europeu
'Pedreira' Quarto recebe o sexto na abertura da 30.ª jornada

Sérgio Conceição: "Perder com o Vitória não me diz nada..."

da 30.ª jornada da liga, hoje, na 'pedreira'. O Braga, quarto, recebe o Belenenses, sexto. A cinco jogos do final do campeonato, separam-nos 11 pontos, o que levanta uma equação simples: se ganhar, a equipa minhota deixa o rival do Restelo a 14 unidades (inatingíveis nos últimos quatro jogos) e garante de vez o apuramento para a Liga Europa, nem que seja no quinto lugar, última vaga de acesso, que está na posse do Vitória.

Sérgio Conceição, treinador dos bracarenses, quer segurar qualificação europeia e afastar-se do rival Vitória de Guimarães
Este cenário mínimo não é o desejado por Sérgio Conceição. O treinador do Braga quer resguardar o quarto lugar e, se possível, aumentar o atual avanço (sete pontos) sobre o quinto, o Vitória de Guimarães, que terá saída de risco a Vila do Conde, amanhã, para jogar com o Rio Ave, que também tem esperanças, embora mais remotas, de chegar à UEFA.
A propósito do Vitória, Conceição diz que a derrota no dérbi da semana passada, não deixou grandes marcas, nem por ser com quem foi: "As derrotas criam sempre algum desconforto, mas não por serem com A, B ou C. Isso, a mim, não me diz nada. Importante é estar focado no Belenenses, uma boa equipa, que, com certeza, vai colocar-nos dificuldades".
Tirando a baixa de Djavan, suspenso, o Braga tem todo o plantel à disposição. A única dúvida é Ruben Micael, que passou a semana a curar-se de uma mialgia. Pode ser que seja reservado para outro grande objetivo da época, a qualificação para a final da Taça, que será disputada na quinta-feira, em Vila do Conde (na primeira mão da semifinal, os Guerreiros do Minho venceram por 30). "O Ruben tem treinado com limitações. Ainda temos um treino amanhã [hoje], vamos ver como ele estará", afirma o treinador.

JN

JotaCC

Sporting Braga e Belenenses abrem jornada em que se luta pelo título
Sporting de Braga e Belenenses dão hoje, em Braga, o 'pontapé de saída' na 30.ª jornada da I Liga de futebol, ronda em que quase todas as atenções estão viradas para o Benfica-FC Porto de domingo.

Em Braga encontram-se dois 'europeus', ou pelo menos um certamente e outro com a perspetiva no horizonte: os bracarenses têm algum conforto no quarto lugar e os lisboetas tentam segurar o sexto.
A equipa de Sérgio Conceição tem uma vantagem de sete pontos para o Vitória Guimarães (5.º), mas o Belenenses enfrenta esta fase decisiva, a cinco jornadas do fim, ameaçado no sexto posto por Paços de Ferreira (a três pontos) e Rio Ave (a quatro).
O sexto lugar ganha importância acrescida esta temporada, caso o Sporting de Braga (ganhou na primeira mão ao Rio Ave por 3-0), se junte ao Sporting na final da Taça de Portugal, o que abriria na Liga Europa uma vaga ao sexto classificado.

A ronda tem, no entanto, muito da atenção concentrada no `clássico´ de domingo, o grande jogo da jornada -- senão mesmo da época -, com o líder Benfica a receber o FC Porto, quando estão separados por três pontos.

O Benfica comanda com 74 pontos e a vantagem de na primeira volta ter vencido fora o rival (2-0), enquanto o FC Porto, com 71 pontos, está praticamente obrigado a vencer para manter-se na corrida.


Programa da 30.ª jornada:

- sexta-feira, 24 abr:

Sporting de Braga -- Belenenses, 20:30 (Sport TV).

NOTICIAS AO MINUTO

JotaCC


JotaCC