News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 17/04

Started by Bruno3429, 17 de April de 2015, 08:31

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sérgio Conceição destaca que o duelo entre Vitória de Guimarães e Sp. Braga "se vive de forma intensa"
Pedro Machado

A jornada 29 da I Liga abre esta noite com o duelo entre Vitória de Guimarães e Sporting de Braga (20.30 horas), no Estádio D. Afonso Henriques. São vários os motivos de interesse a rodear este duelo, desde logo pela eterna rivalidade entre ambos os clubes e acresce o facto de ambos estarem na disputa directa pelo acesso às provas europeias.

Desta vez, são os 'Guerreiros do Minho' que partem em vantagem, com mais dez pontos que os vimaranenses. Mas nem por isso Sérgio Conceição permite que os jogadores estejam relaxados. Segundo o treinador, tudo o que foi feito até ao momento "não importa" e destaca que "este é um jogo que se vive de uma forma intensa".

Conceição evidenciou respeito pelo Vitória, principalmente pelo facto de "jogar em casa e os seus adeptos querem ver a equipa a dar uma resposta cabal ao rival". Por outro lado, o treinador do clube bracarense deixa a entender que a equipa vimaranense está longe do seu melhor momento. "Não podemos fugir àquilo que foi o Vitória na primeira volta e na segunda volta. Os jogadores sentem uma grande responsabilidade por defrontar um clube rival mas entendo que o momento do Vitória em nada vai interferir neste jogo", v incou.

Por outro lado, o objectivo da sua equipa está focado na conquista dos três pontos para cimentar o quarto lugar, que garante o regresso às provas europeias. E por aí, o Sporting de Braga revela maiores argumentos face às exibições e resultados que tem apresentado nos últimos jogos, mas "o melhor ainda está para vir" atirou Sérgio Conceição.

"Há sempre coisas a melhorar e trabalhar. Vamos continuar com o nosso projecto, com confiança de que temos uma boa equipa para atingir os objectivos que propusemos no início da época. Temos pela frente uma equipa que só por duas vezes perdeu em casa para o campeonato. Dos 30 golos sofridos, só sete foram em casa e vamos encontrar uma equipa consistente sendo mais forte em casa do que fora. Vamos encontrar grandes dificuldades, mas estamos confiantes e convictos que vamos conseguir os três pontos", adiantou o treinador do Sporting de Braga, deixando a entender que a lição em relação ao adversário está bem estudada.

Fruto da experiência acumulada, mesmo como jogador, Conceição admitiu ainda que "estes jogos despertam a paixão do público mas a partir do momento em que o árbitro apita, para os jogadores e treinadores, tudo isso passa".

Correio do Minho

Bruno3429

V.Guimarães-Sp. Braga (antevisão): tão diferentes que eles estão
Rivais do Minho medem forças em fases distintas da época. Sp. Braga tinha menos cinco pontos na primeira volta, agora já soma mais dez que o V.Guimarães
Por Bruno José Ferreira       


O MOMENTO
 
V.Guimarães:
a derrota em Moreira de Cónegos, na última jornada, fez abalar a confiança do triunfo alcançado diante do Arouca, fazendo emergir os números de uma segunda volta pobre do conjunto de Rui Vitória. Com várias limitações na sua equipa, a defesa é o setor mais fustigado por lesões e castigos, os vimaranenses chegam ao dérbi numa fase conturbada da época e com o quinto lugar ameaçado pelo Belenenses, que já só está a um ponto de distância.
   
Sp. Braga: três triunfos consecutivos, quatro jogos sem sofrer golos, quarto lugar cimentado e um pé na final da Taça de Portugal. O Sp. Braga apresenta-se para a reta final do campeonato dentro dos objetivos traçados e a respirar confiança. Na última jornada os pupilos de Sérgio Conceição aplicaram chapa quatro ao Penafiel, sem precisar de fazer os motores aquecer. O conjunto bracarense tem todos os jogadores disponíveis.
   
AUSÊNCIAS
 
V.Guimarães: Pedro Correia, João Afonso e Alex (lesionados) e Bruno Gaspar e Josué (lesionados).
   
Sp. Braga: todos disponíveis.
   
DISCURSO DIRETO
 
Rui Vitória: «Cada uma das equipas tem os seus argumentos. Já fizemos dois jogos e nem uma nem outra se sobrepôs muito. Parece-me que amanhã os pormenores farão a diferença. Vai jogar um Vitória que sabe da rivalidade que existe, e é bom que exista este tipo de dérbis. Neste momento o Braga é uma boa equipa, mas nada mais do que isso, se dissermos que nos vamos entregar mais neste jogo era sinal de que nos outros não o tínhamos feito».
   
Sérgio Conceição: «Não podemos fugir ao que foi a primeira volta do Vitória e o que tem feito na segunda, mas para o jogo isso não interfere tanto. Não se pensa muito no antes e no depois, é mais o momento, que se vive de forma intensa e penso que vai ser exatamente isso, vamos encontrar uma equipa que nos vai colocar dificuldades, que joga perante a sua massa adepta e que quer dar uma boa resposta frente a um rival».
   
HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
   

O Sp. Braga já venceu no D. Afonso Henriques esta época, em jogo a contar para a Taça de Portugal, com golos de Pardo e Rafa. De resto, o jogo desta sexta-feira será o terceiro da época entre os dois emblemas. Na primeira volata registou-se um empate sem golos na pedreira. No total dos 64 dérbis minhotos entre o V.Guimarães e o Sp. Braga disputados na Cidade Berço registam-se 39 triunfos para o V.Guimarães, dez para o Sp. Braga e ainda quinze empates.

Maisfutebol

JotaCC

Vencer para terminar em segundo lugar
O SC Braga/AAUM recebe este sábado, pelas 16h, no Pavilhão da UMinho, o SL Olivais no último encontro da fase regular do campeonato nacional de futsal.

Cumprida a todos os níveis de forma espetacular mais uma fase regular, os bracarenses podem agora realizar mais um feito importante: terminar em segundo lugar. De facto, o triunfo conquistado na jornada anterior em Odivelas diante do Sporting CP permitiu ao SC Braga/AAUM recuperar essa posição, bastando agora vencer o Olivais ou fazer o mesmo resultado que o Sporting. Paulo Tavares vai defrontar uma das três equipas que conseguiu derrotar os bracarenses.

Por sua vez, o SL Olivais vem a Braga com um lugar garantido nos play-off e tenta discutir o quarto lugar com o AD Fundão, que está a dois pontos na tabela classificativa. O Olivais vem de uma vitória na jornada anterior em casa diante do Burinhosa. Jander será o grande ausente, pois o terceiro melhor marcador do campeonato foi expulso na jornada anterior e ficará de fora por castigo.



Flash interview

Na antevisão do encontro, Miguel Almeida começou por dizer que "foi uma semana especial por ser a ultima jornada e por podermos fazer tudo para terminarmos em segundo lugar que tanto nos custou a conseguir". Sobre o Olivais referiu que "quando uma equipa como a nossa vem nesta sequência de vitórias, este jogo não altera a nossa maneira de pensar, já que o objetivo é vencer. O Olivais é uma equipa aguerrida e bastante organizada, vai, por isso, criar-nos muitas dificuldades".

Por seu lado, Ciro referiu-se ao adversário como "uma equipa bastante experiente, composta por jogadores que já jogaram em grandes equipas e está na luta pelo quarto lugar". Sobre o momento que a equipa está a viver afirmou que "é um momento único que estamos a viver, mas estamos concentrados para este jogo de sábado, porque o nosso objetivo é vencer".

MODALIDADES.COM.PT

JotaCC

TUDO MUDOU NUMA VOLTA
DÉRBI O V. Guimarães foi a Braga, na primeira volta, com mais cinco pontos do que o rival e hoje recebe-o com dez de desvantagem

Desde o dérbi da primeira volta, o V. Guimarães só ganhou quatro vezes e o Braga disparou no sentido inverso. Sérgio Conceição vai embalado para cumprir a promessa de acabar a Liga à frente do rival

V. Guimarães e Braga encontram-se, esta noite, pela terceira vez na presente temporada, depois de os arsenalistas terem levado a melhor na Taça de Portugal (1-2) e de ser ter registado um empate no campeonato (0-0).Na altura, o cenário era completamente diferente. O V.Guimarães ostentava o estatuto de equipa-sensação da I Liga, ocupava a terceira posição e levava cinco pontos de vantagem sobre o rival, que não conseguiu encurtar distâncias no dérbi, perdendo pela primeira vez pontos em casa no campeonato.
Apesar desse atraso, Sérgio Conceição garantiu que iria ficar à frente da equipa treinada por Rui Vitória. E a promessa do técnico do Braga está bem encaminhada. Uma volta depois, o Braga está em quarto e soma dez pontos de vantagem sobre o V. Guimarães. A propósito do reencontro entre as duas equipas, Sérgio Conceição, ontem, foi convidado a recuperar o assunto. "Esse tipo de afirmações são só para motivar. Foi uma mensagem para os meus jogadores e não qualquer tipo de falta de respeito pelo V. Guimarães. Eles têm uma equipa forte, mas estou confiante no meu grupo e no que fazemos. Também tive uma afirmação desse género para o jogo da Taça de Portugal. Não é uma situação que esteja relacionada com a outra equipa, mas com a nossa. Foi uma mensagem para dentro do grupo", explicou o treinador, que, antes do dérbi da Taça de Portugal,no D.Afonso Henriques, prometera a primeira vitória da época fora de casa.
O V. Guimarães realizou um primeiro terço de campeonato fulgurante. A prova disso é que oito das 12 vitórias que tem foram conquistadas nesse período, chegando a passar seis jornadas no segundo lugar. Já o Braga tardou a ganhar fora – a primeira vitória nessa condição no campeonato aconteceu apenas na 11.ª jornada, em Penafiel – e, por isso, andou muito tempo a correr atrás do rival. Até à 20.ª ronda, houve apenas três momentos em que as equipas estiveram empatadas em pontos. De resto, os vimaranenses estiveram sempre em vantagem. Na jornada 20, porém, o Braga passou para a frente – venceu no Estoril e o V. Guimarães perdeu com o Belenenses – e, a partir daí, disparou para a diferença recorde que se verifica atualmente.
Janeiro teve um impacto distinto nas duas equipas, o que pode ajudar a explicar a queda acentuada de uma e a afirmação da outra. O V. Guimarães perdeu dois titulares, Traoré e Hernâni, e incorporou reforços (Breno, Otávio, Sami, Ivo Rodrigues e Ricardo Valente) que não fizeram esquecer as saídas. Já o Braga apostou na estabilidade e manteve o plantel quase todo – as exceções foram os suplentes Custódio e Sami. Ambas têm vivido com impedimentos, mas hoje também são os locais a lidar com o pior cenário. Alex, Josué e Bruno Gaspar aumentaram o leque de ausentes frente a um Braga na máxima força.



3 QUESTÕES A VITOR OLIVEIRA
"O Braga está mais forte e é favorito"

1 Estando num melhor momento no campeonato, o Braga é favorito neste dérbi minhoto?
—É notoriamente favorito não só pelo que tem feito no campeonato, mas também pela valia do plantel. O Braga está mais forte neste momento. Já o Vitória é uma equipa em busca de afirmação.

2 A que se deve o abaixamento de forma do V. Guimarães?
—Na fase inicial do campeonato, o fator surpresa foi determinante, com jogadores inexperientes a surpreenderem praticamente toda a gente. Só que o balão esvaziou e os jogadores não lidaram bem com a pressão.

3 Esta jornada é crucial para o V. Guimarães consolidar a sua posição na luta pela Liga Europa?
—Uma vitória neste jogo será uma rampa de lançamento para um final de época excelente.

Treinador do União da Madeira e antigo treinador do V. Guimarães e Braga



Conceição quer "garantir já o quarto lugar"
O treinador do Braga elogiou a qualidade do adversário, mas confia no momento dos seus guerreiros

Uma vitóriahojeem Guimarães significará uma dupla satisfação para os arsenalistas, em especial para Sérgio Conceição. Para o treinador, a possibilidadede conquistar os três pontos servirá para "garantir" desde jáo quarto lugarno campeonato, mas é também uma possibilidade de entrar na história do clube por conseguir, pela primeira vez, duas vitórias consecutivas em Guimarães. "Vamos encontrar dificuldades e uma equipa que é muito forte em casa. Mais do que fazer história, o nosso aliciante passa por conquistar os três pontos para assegurar o primeiro dos objetivos da época, que é ficar entre os primeiros quatro classificados. Se conseguirmos isso com um feito histórico, melhor ainda. Mas não ligo muito a isso, ainda que já tenha matado alguns borregos durante a minha carreira", advertiu.

"As últimas exibições mostram que atravessamos um bom momento" Sérgio Conceição Treinador do Braga

O treinador falou ainda do "ambiente especial" que sempre rodeia os dérbis como o de hoje, ele que jogou "muitos em Itália, Bélgica e na Grécia", mas voltou a recusar falar da possibilidade de o Braga lutar pelo terceiro lugar. No entanto, mostrou menos reservas para abordar as últimas exibições de Mauro e Luiz Carlos no meiocampo do Braga. "Não queria falar de jogadores... mas têm correspondido e fico feliz por eles, porque são dois jogadores que tiveram um comportamento fantástico durante toda a época, mesmo quando não jogavam. Deixam-me, como se costuma dizer, com uma boa dor de cabeça e não será fácil decidir quem vai jogar", concluiu.



ADEPTOS MAIS DE MIL BILHETES VENDIDOS

Segundo informações disponibilizadas pelo clube, os arsenalistas vão contar com o apoio de aproximadamente um milhar de adeptos no jogo de Guimarães. Os ingressos (10 euros, 15 com transporte) ainda se encontram à venda na loja do clube no centro da cidade e na secretaria do Estádio 1.º de Maio até às 12h30 de hoje, e na loja do Braga Parque até às 16h00.



BRAGA HOJE DE MANHÃ HÁ TREINO

Apostado em manter a tradição, Sérgio Conceição ainda agendou um treino matinal para hoje, seguindose a divulgação da lista de convocados para o dérbi desta noite. Se nada de anormal acontecer, o Braga vai apresentar-se na máxima força no D. Afonso Henriques, uma vez que não há, neste momento, nenhum jogador lesionado ou castigado no plantel.

O JOGO

JotaCC

Vira minhoto pela primazia
Sondagem Braga (35,4%) à frente do Vitória (32,6%) na corrida pelo estatuto de quarto grande do futebol português

Braga. Aí está mais um dérbi, o de hoje por conta da 29. ª jornada da Liga. Será só mais um episódio da prezada rivalidade entre os clubes minhotos. Também podia ser apenas mais um duelo pela hegemonia regional da bola, não tivesse este confronto de todos os antagonismos ultrapassado os horizontes da Falperra e adquirido dimensão nacional. Na afirmação dos dois maiores emblemas minhotos e numa certa falência de históricos como o Belenenses, o Boavista ou a Académica, também se discute a primazia na aproximação aos chamados três grandes. Afinal, quem é a quarta potência do futebol português? Palavra aos adeptos: segundo estudo de opinião da Eurosondagem, o Braga leva a palma sobre o rival de Guimarães.
Braga e Guimarães lutam pela hegemonia regional no futebol e pelo estatuto de "quatro grande"
De acordo com a mesma sondagem, a atual classificação da Liga espelha este campeonato pelo estatuto de quarto grande. Quarto, quinto e sexto classificados surgem pela mesma ordem nas preferências dos adeptos. A maioria dos inquiridos ( 35,4%) elege o Braga, mas um larga fatia ( 32,6%) nomeia o Vitória e quase impõe um empate técnico. O Belenenses surge logo a seguir e recolhe 10,9% desta votação.
A predominância dos rivais do Minho ilustra, ainda, uma certa nova ordem do futebol, imposta pela resiliência bairrista do Vitória e, sobretudo, pela emergência do Braga na era Salvador. Para trás, ficaram o Boavista (4,7%), que até tem, de longe, o melhor palmarés deles todos, e a Académica (5%), que já foi dos estudantes e do nacional "não-me-comprometas"...



Garantir já que ficam à frente

Sérgio Conceição quer ir hoje vencer a Guimarães, para garantir já o quarto lugar na Liga. Com mais dez pontos do que o rival, o técnico dos guerreiros admitiu o desejo de, a cinco jogos do fim, validar "um dos objetivos da época". Apesar da sequência de resultados desfavoráveis do adversário, em contraste com o bom momento do Braga, Conceição acha que isso terá pouca influência no desfecho do jogo.
"Não podemos fugir ao que foi a primeira volta do Vitória e o que tem feito na segunda, mas para o jogo importante é o momento", disse. "Acredito que vamos ter dificuldades, com uma equipa que joga perante a sua massa adepta e que quer dar uma boa resposta", acrescentou, ainda, Sérgio Conceição. Com todo o plantel disponível, o Braga ainda faz um treino ligeiro esta manhã, argumento que, como é habitual, adiou a divulgação da lista de convocados.

JN

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC