News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

S.C.BRAGA,0 - Académica,0 - Comentários durante e após o jogo

Started by A.COSTA, 19 de March de 2015, 14:17

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Quote from: kiko ibn on 22 de March de 2015, 23:08
Li por aqui um "tenho vergonha dos Red Boys"... e não consigo ficar indiferente e deixar em claro.

Caro colega, opiniões cada um pode bem as ter e trazer a público, não vejo a censura como um termo aplicável. Mas dar um peido e fugir de mansinho... deixa-me não só muito reticente como preocupado com a mentalidade que paira numa grande parcela de adeptos do meu clube.

Há muitas soluções. Vergonha de quê? Das presenças? Do apoio? A mim também me dói, que sempre vivi aquilo demasiado... e continua a doer-me, principalmente quando não posso (como foi o caso neste jogo) estar presente e cumprir o meu papel. Mas vergonha? Vergonha senti eu de ti nessas tuas palavras. Preferia fechar os olhos e deixar passar em claro, mas sempre fui um acérrimo defensor do MEU grupo (que mais do que qualquer coisa é o meu grupo de amigos!), e muito mais do que isso sempre fui demasiado auto-crítico, pois quando há coisas a esclarecer também o faço sem ressentimentos.
Mas essa "vergonha" que tu sentiste meu caro, devias tê-la contigo mesmo, pois como podes tu envergonhar-te de uma coisa quando provavelmente não dás mais nada ao clube para além de presença (se é que és de facto "presente")? E se estás assim tão incomodado tens bom remédio... vais lá, juntas-te a eles, fazes o que te compete e depois percebes as dificuldades!
A mim também me custa ver o sector cada vez mais despido de material e de espírito, mas falas de um grupo com 23 anos, provavelmente com tanta ou mais idade do que tu, por isso o mínimo que te exijo é respeito... vassalagem dás a quem tu quiseres!

E sobre as legalidades e ilegalidades... pôr orgulho de parte? Prefiro lá ter 20, mas dar o cú? JAMAIS. Eu e os meus, mais do que qualquer coisa, somos um grupo de amigos... sócios do Sporting Clube de Braga... não temos nem queremos rótulos de claque na testa para sermos distintos, diferenciados e julgados de qualquer outro sócio do clube. E por aqui fico, pois princípios e ideais, nem por dinheiro nem por ideias!

Será assim tão negativo ser rotulado de pertencer a uma claque?

Espero que um dia cheguem à conclusão que legalizar uma claque permite responsabilizar aqueles que agem fora da lei (felizmente poucos) e que quase sempre são os responsáveis por estragar o ambiente. Seria a forma de "limpar" as claques daqueles que nelas se infiltram para praticar atividades ilícitas. Legalizar significa apenas tornar legal aquilo que é ilegal, significa pôr ordem e estabelecer limites de ação, para que todos possam ter uma sã convivência.
Num grupo organizado há necessidade de conhecer os seus membros, para em caso de necessidade, poder responsabilizar individualmente quem praticar actos fora da lei. É sabido que o comportamento em grupo potencia actos hostis, por vezes violência, que podem pôr em causa a segurança do cidadão comum e a sua liberdade de expressão e de circulação.
As claques fazem um trabalho meritório e são necessárias para dar mais cor ao fenómeno desportivo. Podem e devem fazer esse trabalho estando legalizadas!
BRAGA SEMPRE MAIS!

Robalo

Nao sei se fiquei mais emocionado com a exibição do Baiano ou com a salva de palmas a equipa no final.....

Perder no mesmo campeonato 4 pontos com esta academica é vergonhoso.

Temos um plantel hiper valorizado,com varios jogadores banais a receberem salarios de estrelas de Hollywood....

Perdoa-lhes Alan que eles nao sabem o que fazem...

Sérgio Gonçalves

Só vi o resumo e a desperdiçar golos assim torna-se complicado vencer. Quanto ao Bruno Paixão, que fazer? Este gajo anda nisto há 15 anos e desde o primeiro jogo que é mau. É tão mau que só em Portugal é que consegue continuar a apitar.
Sócio nº 2014

A.COSTA

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

set5

Quote from: kiko ibn on 22 de March de 2015, 23:08
Li por aqui um "tenho vergonha dos Red Boys"... e não consigo ficar indiferente e deixar em claro.

Caro colega, opiniões cada um pode bem as ter e trazer a público, não vejo a censura como um termo aplicável. Mas dar um peido e fugir de mansinho... deixa-me não só muito reticente como preocupado com a mentalidade que paira numa grande parcela de adeptos do meu clube.

Há muitas soluções. Vergonha de quê? Das presenças? Do apoio? A mim também me dói, que sempre vivi aquilo demasiado... e continua a doer-me, principalmente quando não posso (como foi o caso neste jogo) estar presente e cumprir o meu papel. Mas vergonha? Vergonha senti eu de ti nessas tuas palavras. Preferia fechar os olhos e deixar passar em claro, mas sempre fui um acérrimo defensor do MEU grupo (que mais do que qualquer coisa é o meu grupo de amigos!), e muito mais do que isso sempre fui demasiado auto-crítico, pois quando há coisas a esclarecer também o faço sem ressentimentos.
Mas essa "vergonha" que tu sentiste meu caro, devias tê-la contigo mesmo, pois como podes tu envergonhar-te de uma coisa quando provavelmente não dás mais nada ao clube para além de presença (se é que és de facto "presente")? E se estás assim tão incomodado tens bom remédio... vais lá, juntas-te a eles, fazes o que te compete e depois percebes as dificuldades!
A mim também me custa ver o sector cada vez mais despido de material e de espírito, mas falas de um grupo com 23 anos, provavelmente com tanta ou mais idade do que tu, por isso o mínimo que te exijo é respeito... vassalagem dás a quem tu quiseres!

E sobre as legalidades e ilegalidades... pôr orgulho de parte? Prefiro lá ter 20, mas dar o cú? JAMAIS. Eu e os meus, mais do que qualquer coisa, somos um grupo de amigos... sócios do Sporting Clube de Braga... não temos nem queremos rótulos de claque na testa para sermos distintos, diferenciados e julgados de qualquer outro sócio do clube. E por aqui fico, pois princípios e ideais, nem por dinheiro nem por ideias!

É uma questão de escolherem o braga ou o "orgulhosamente ilegais".

As claques fazem falta ao braga, e as nossas já mereceram vários elogios, o que não acontece hoje em dia, porque, quer admitas, quer não, estão a desaparecer da bancada. E se não muda qualquer coisa, acredita que vão acabar mesmo por desaparecer, pois a lei foi criada para isso mesmo. Não vejam isso como ''dar o *****'', mas olhem para as outras principais claques em portugal. Estão legalizadas, vocês é que não, não sei porque.

Outra coisa: é muito fácil mandar uma posta, depois dizer "Estamos conversados", ou "Estás apresentado" e fugir a conversa... Quando se tem argumentos fala-se, quando não se tem...

A.COSTA

Em relação às claques considero que fazem falta ao futebol e aos estádios. O seu colorido abrilhantam os jogos. Comportamentos desviantes reprovo.

Entendo que a opção de não se legalizarem é aceitável. Algumas claques legalizaram meia dúzia (os mais 'direitinhos') e os restantes mantêm-se ilegais. É uma farsa, mas que ajuda o clube que apoiam.

Gostaria de reviver grandes momentos em que o nosso estádio era uma fortaleza, com grande contributo das claques. Ultimamente têm andado em baixo, mas o restante público (onde me incluo) também tem estado em baixo de forma.

Tive pena que o resultado ficasse num nulo, absolutamente injusto. Vim desolado.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

kiko scb

Quote from: Pé Ligeiro on 23 de March de 2015, 08:48
Será assim tão negativo ser rotulado de pertencer a uma claque?

Pergunto-te o mesmo. Será preciso estabelecer diferenças, fornecer dados pessoais e ser discriminado como se da faixa de gaza se tratasse?
Eu sou primeiramente sócio do Braga, não tenho que estar associado "legalmente" no papel a uma claque só porque sim, porque há leis absolutamente discriminatórias quando a preocupação devia requerer e cair nos bandidos, corruptos e pedófilos que existe há bruta no nosso país.
Ser de uma claque não é ser diferente, é absolutamente igual, com a particularidade de apenas estarem de pé numa bancada... coisa que um sócio "normal" (lá está a tal distinção) o pode fazer. É que cantar e intervir qualquer um o faz.

Quote from: D.Wade3 on 23 de March de 2015, 14:08
É uma questão de escolherem o braga ou o "orgulhosamente ilegais".

As claques fazem falta ao braga, e as nossas já mereceram vários elogios, o que não acontece hoje em dia, porque, quer admitas, quer não, estão a desaparecer da bancada. E se não muda qualquer coisa, acredita que vão acabar mesmo por desaparecer, pois a lei foi criada para isso mesmo. Não vejam isso como ''dar o *****'', mas olhem para as outras principais claques em portugal. Estão legalizadas, vocês é que não, não sei porque.

Outra coisa: é muito fácil mandar uma posta, depois dizer "Estamos conversados", ou "Estás apresentado" e fugir a conversa... Quando se tem argumentos fala-se, quando não se tem...

Oi? O que tem a ver o cú com as calças?

Falo por mim, não ando aqui há procura de elogios ou protagonismo. Sou um mero sócio e adepto ferrenho do Braga, com PRINCÍPIOS DE VIDA que são aplicáveis ao meu conceito de claque/grupo e aquilo que querem que ela seja.
E sobre os outros, as claques dos "grandes" como mencionas, há pormenores que fazem a diferença. Ou achas que deixam de fazer "ilegalidades" só porque são "legais"? Se tiveres acompanhado o processo do Paulo Pereira Cristovão e do Mustafá facilmente chegas lá... ah... e todo o cenário em torno de pod€r€s que isso gerou, com tiros, detenções e rusgas a isso inerente.

E que ***** eu tenho de justificar aqui, quando "sinto vergonha" é uma visto como uma crítica construtiva? É que olha, por esse prisma tenho vergonha de ti e do que dizes... mas relaxa e encaixa porque é uma crítica para o teu bem!

kiko scb

E a propósito, o sector mais ou menos despido nada tem a ver com leis e "ilegalidades". Ir à bola em Braga é fácil e é barato. As pessoas não vão porque simplesmente não querem... mas é fácil aumentar números... basta simplesmente irem para o sector e juntarem-se a quem lá está, pois infelizmente ninguém tem o dom de estalar os dedos e multiplicar pessoas!

Eskol

Quote from: kiko ibn on 23 de March de 2015, 14:46
Quote from: Pé Ligeiro on 23 de March de 2015, 08:48
Será assim tão negativo ser rotulado de pertencer a uma claque?

Ser de uma claque não é ser diferente, é absolutamente igual, com a particularidade de apenas estarem de pé numa bancada... coisa que um sócio "normal" (lá está a tal distinção) o pode fazer. É que cantar e intervir qualquer um o faz.


Isso não é verdade e excusas de nos estar a tentar convencer do contrário. Por alguma razão as claques são responsáveis por 90% dos "problemas" que existem em estádios de futebol, não são adeptos normais e não podem ser tratados como tal. As claques são grupos de risco, e como tal, têm de ser tomadas medidas extraordinárias para evitar ainda mais problemas.

kiko scb

Então fala aí com a administração do fórum para fazer a devida distinção e que catalogue o pessoal das claques... ou então os proíba de ler e comentar certos tópicos dada a provabilidade de confusão. Valha-me nossa!

set5

Quote from: kiko ibn on 23 de March de 2015, 16:16
Então fala aí com a administração do fórum para fazer a devida distinção e que catalogue o pessoal das claques... ou então os proíba de ler e comentar certos tópicos dada a provabilidade de confusão. Valha-me nossa!

Atiras para o ar a palavra catalogar como se de um campo de concentração se tratasse... Não são só as claques dos grandes que estão legais (a do guimares está e eles só sao grande me.rda). Também sei que as ilegalidades acontecem na mesma, mas vocês devem ter membros que não se importam de dar a cara. Não deve ser preciso registar toda a gente. Há sempre maneira de dar a volta ao que está escrito

Sérgio Gonçalves

Que as claques não se queiram legalizar de acordo com os estatutos definidos pelo Governo de Portugal é um direito que as assiste. Não querem, não se legalizam. Aqui, neste fórum, podem alegar o que quiserem, no estádio as regras são outras e tem de as cumprir até, e se, conseguirem mudar a lei. Parece-me simples, no entanto gostava de compreender melhor porque é que algumas claques não se incomodaram com a legalização e outras se opõe veemente, sobretudo as que costumam apoiar o SC Braga. É, sem duvida, uma forma de estar na vida que, de certa forma, admiro. Não acredito porém, que seja a legalização que esteja a "enfraquecer" as claques afetas ao SC Braga, acredito mais que seja uma situação conjuntural que atinge todos os adeptos do futebol em geral e do SC Braga em particular, ou seja, dinheiro. No Money...no party.
Sócio nº 2014

kiko scb

Quote from: Sérgio Gonçalves on 23 de March de 2015, 17:03
Que as claques não se queiram legalizar de acordo com os estatutos definidos pelo Governo de Portugal é um direito que as assiste. Não querem, não se legalizam. Aqui, neste fórum, podem alegar o que quiserem, no estádio as regras são outras e tem de as cumprir até, e se, conseguirem mudar a lei. Parece-me simples, no entanto gostava de compreender melhor porque é que algumas claques não se incomodaram com a legalização e outras se opõe veemente, sobretudo as que costumam apoiar o SC Braga. É, sem duvida, uma forma de estar na vida que, de certa forma, admiro. Não acredito porém, que seja a legalização que esteja a "enfraquecer" as claques afetas ao SC Braga, acredito mais que seja uma situação conjuntural que atinge todos os adeptos do futebol em geral e do SC Braga em particular, ou seja, dinheiro. No Money...no party.

Ora, tocaste no essencial. A culpa das fracas assistências nada tem a ver com a legalização (ou falta dela!). As pessoas não vão simplesmente porque não querem ou não podem. Também convenhamos que grande parte do pessoal que suportava o grupo e tinha uma influência significativa teve que ir para o estrangeiro por questões profissionais. Outros não se identificam e muitos outros tomaram outras prioridades para além do futebol. Há também um desacreditar tremendo de gente que frequenta as bancadas do nosso estádio e que podia perfeitamente aliar-se e dar um contributo mais sólido ao nosso clube, mas isso são opções que a mim não me diz respeito.

O principal benefício é puder ter o material do grupo em qualquer estádio sem qualquer inibição. Outra é o clube poder ajudar e apoiar oficialmente nas mais variadas vertentes, coisa que não deixa de acontecer sendo "ilegal" ou não, mas isso são outros quinhentos. Não faz sentido o clube ou a claque virar costas e não se entenderem, pois são a forma mais organizada de apoio ao mesmo.

E o que defendo e sempre defendi na vida, são PRINCÍPIOS e VALORES, coisa que cada vez mais escasseia e torna os grupos banais. Somos o que somos, muitos ou poucos, mas temos uma filosofia e um modo de pensar que só a nós diz respeito e se for necessário arcar com consequências cá estaremos para dar o corpo ao manifesto. Agora ceder só porque sim? Cedam também às leis que o nosso governo impõe e deixem de sair às ruas para se manifestarem contra eles. E no que me toca a mim, volto a frisar, jamais me venderei a troco de benefícios!

LeonelP

Já disse e volto a dizer. Não vejo o problema das claques estarem devidamente identificadas. Quem não deve não teme. Se ajudasse a combater a criminalidade, eu não me importaria de mostrar o meu bilhete de identidade cada vez que se entra no estádio.

kiko scb

Quote from: LeoP on 23 de March de 2015, 21:20
Já disse e volto a dizer. Não vejo o problema das claques estarem devidamente identificadas. Quem não deve não teme. Se ajudasse a combater a criminalidade, eu não me importaria de mostrar o meu bilhete de identidade cada vez que se entra no estádio.

Não devo e não temo nada. Se faço algo de incorrecto só a mim me diz respeito. Se tiver que pagar por isso cá estarei para assumi-lo e a pesar é na minha consciência... não na de mais ninguém.
Dados pessoais? Sim, tem o meu clube... clube esse cujas quotas estão em dia. Esse sim tem os meus dados pessoais, o principal promotor do evento. Não tenho obrigação de a dar a mais ninguém só por carolice ou porque a lei discrimina quem vai para um sector diferente. Qualquer sócio pode perfeitamente perder a cabeça e invadir o relvado ou então andar à chapada.

E mais, nos tempos que correm cada vez é mais fácil controlar as coisas. Cada vez há mais CCTV e câmaras de alta-definição a controlar as bancadas do nosso estádio. Não é difícil encontrar eventuais infractores!

Sérgio Gonçalves

Quote from: kiko ibn on 23 de March de 2015, 21:26
Quote from: LeoP on 23 de March de 2015, 21:20
Já disse e volto a dizer. Não vejo o problema das claques estarem devidamente identificadas. Quem não deve não teme. Se ajudasse a combater a criminalidade, eu não me importaria de mostrar o meu bilhete de identidade cada vez que se entra no estádio.

Não devo e não temo nada. Se faço algo de incorrecto só a mim me diz respeito. Se tiver que pagar por isso cá estarei para assumi-lo e a pesar é na minha consciência... não na de mais ninguém.
Dados pessoais? Sim, tem o meu clube... clube esse cujas quotas estão em dia. Esse sim tem os meus dados pessoais, o principal promotor do evento. Não tenho obrigação de a dar a mais ninguém só por carolice ou porque a lei discrimina quem vai para um sector diferente. Qualquer sócio pode perfeitamente perder a cabeça e invadir o relvado ou então andar à chapada.

E mais, nos tempos que correm cada vez é mais fácil controlar as coisas. Cada vez há mais CCTV e câmaras de alta-definição a controlar as bancadas do nosso estádio. Não é difícil encontrar eventuais infractores!

Ora aqui está uma grande verdade. O problema é que nunca se assiste a qualquer detenção ou inibição de frequentar estádios de futebol, pelo menos que eu saiba. Como nada se faz para deter quem é responsável pelos desacatos acaba-se por tomar o todo pela parte...
Sócio nº 2014

rpo.castro

Sérgio Conceição foi provocado o jogo todo

Presidente da Académica na origem das provocações.

José Eduardo Simões, presidente da Académica, terá provocado o treinador do Sp. Braga durante o jogo todo, que opôs o Braga na recepção à equipa de Coimbra. Esta parece ter sido, segundo informações de Eládio Paramés no programa "Prolongamento" da TVI24, o motivo que terá levado Sérgio Conceição a dirigir-se ao seu antigo presidente (na Académica), a pedir explicações.

Os responsáveis dos bracarenses chegaram mesmo a alertar o 4º árbitro André Moreira, que por sua vez fez constar no relatório do delegado da Liga, no qual serão mencionadas provocações sistemáticas de José Eduardo Simões.

O líder dos "estudantes" não costuma ser presença habitual no banco de suplentes durante os jogos, situação que motivou estranheza para quem assistiu. Recorde-se que os presidentes de ambos os clubes não têm a melhor das relações.

RELVADO

Deixem as tricas e as bocas entre adeptos do mesmo clube, porque enquanto andamos sempre a discutir (é as quotas, as claques, o estádio, o preço da sandes) andam nos a comer de cebolada, e às tantas ainda veremos o Jamor por um canudo, para garantir que as competições nacionais ficam bem distribuidas, para não zangar as comadres.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Robalo

Quote from: rpo.castro on 24 de March de 2015, 10:15
Sérgio Conceição foi provocado o jogo todo

Presidente da Académica na origem das provocações.

José Eduardo Simões, presidente da Académica, terá provocado o treinador do Sp. Braga durante o jogo todo, que opôs o Braga na recepção à equipa de Coimbra. Esta parece ter sido, segundo informações de Eládio Paramés no programa "Prolongamento" da TVI24, o motivo que terá levado Sérgio Conceição a dirigir-se ao seu antigo presidente (na Académica), a pedir explicações.

Os responsáveis dos bracarenses chegaram mesmo a alertar o 4º árbitro André Moreira, que por sua vez fez constar no relatório do delegado da Liga, no qual serão mencionadas provocações sistemáticas de José Eduardo Simões.

O líder dos "estudantes" não costuma ser presença habitual no banco de suplentes durante os jogos, situação que motivou estranheza para quem assistiu. Recorde-se que os presidentes de ambos os clubes não têm a melhor das relações.


RELVADO

Para o ano voltem a emprestar jogadores....

Sérgio Gonçalves

#138
Quote from: Robalo on 24 de March de 2015, 10:23
Quote from: rpo.castro on 24 de March de 2015, 10:15
Sérgio Conceição foi provocado o jogo todo

Presidente da Académica na origem das provocações.

José Eduardo Simões, presidente da Académica, terá provocado o treinador do Sp. Braga durante o jogo todo, que opôs o Braga na recepção à equipa de Coimbra. Esta parece ter sido, segundo informações de Eládio Paramés no programa "Prolongamento" da TVI24, o motivo que terá levado Sérgio Conceição a dirigir-se ao seu antigo presidente (na Académica), a pedir explicações.

Os responsáveis dos bracarenses chegaram mesmo a alertar o 4º árbitro André Moreira, que por sua vez fez constar no relatório do delegado da Liga, no qual serão mencionadas provocações sistemáticas de José Eduardo Simões.

O líder dos "estudantes" não costuma ser presença habitual no banco de suplentes durante os jogos, situação que motivou estranheza para quem assistiu. Recorde-se que os presidentes de ambos os clubes não têm a melhor das relações.


RELVADO

Para o ano voltem a emprestar jogadores....

É a este, ao Fiúza, ao de Vila do Conde, ao Setúbal, enfim, somos mesmo a Santa Casa da Misericórdia e Madre Teresa de Calcutá ao mesmo tempo...Não falamos de arbitragens, emprestamos jogadores a clubes que passam a vida a dizer mal de nós, enfim.
Sócio nº 2014

Robalo

Quote from: Sérgio Gonçalves on 24 de March de 2015, 10:42
Quote from: Robalo on 24 de March de 2015, 10:23
Quote from: rpo.castro on 24 de March de 2015, 10:15
Sérgio Conceição foi provocado o jogo todo

Presidente da Académica na origem das provocações.

José Eduardo Simões, presidente da Académica, terá provocado o treinador do Sp. Braga durante o jogo todo, que opôs o Braga na recepção à equipa de Coimbra. Esta parece ter sido, segundo informações de Eládio Paramés no programa "Prolongamento" da TVI24, o motivo que terá levado Sérgio Conceição a dirigir-se ao seu antigo presidente (na Académica), a pedir explicações.

Os responsáveis dos bracarenses chegaram mesmo a alertar o 4º árbitro André Moreira, que por sua vez fez constar no relatório do delegado da Liga, no qual serão mencionadas provocações sistemáticas de José Eduardo Simões.

O líder dos "estudantes" não costuma ser presença habitual no banco de suplentes durante os jogos, situação que motivou estranheza para quem assistiu. Recorde-se que os presidentes de ambos os clubes não têm a melhor das relações.


RELVADO

Para o ano voltem a emprestar jogadores....

É a este, ao Fiúza, ao de Vila do Conde, ao Setúbal, enfim, somos mesmo a Santa Casa da Misericórdia e Madre Teresa de Calcutá ao mesmo tempo...Não falamos de arbitragens, emprestamos jogadores a clubes que passam a vida a dizer mal de nós, enfim.

Somos sempre os mesmo anjinhos,a direcção so foi eficaz no objetivo de tirar socios do estadio....

Entretanto tiago rodrigues que tinha ficado de fora do nacional-porto por lesão, hoje voltou a treinar sem limitações.......E para a semana temos : Luis Silva, Yazalde e piquetti no nosso caminho...