News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 14/03

Started by Bruno3429, 14 de March de 2015, 08:01

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sérgio Conceição: "Não admito que nos acusem de falta de ambição"
Paulo Machado

A conferência de imprensa servia para fazer a antevisão ao jogo Benfica-Sp. Braga, mas soaram ainda os ecos do último jogo, em que a equipa minhota perdeu com o FC Porto, por via dos comentários de "bitaiteiros" que provocaram "feridas" nos jogadores e treinadores do clube bracarense. Sérgio Conceição não perdoa, e contra-atacou... começou num tom sereno, "tenho uma certa dificuldade em falar disso, porque quem me conhece, quem sabe o que foi o meu passado como jogador, sabe que isso me choca".

E elevou, depois, o tom de voz, com dedo em riste e murros na mesa. "Fico triste, desiludido e sinceramente fico com mais força também. A vida é feita de desafios e há muita gente que em termos de princípios não é a melhor. Vi comentários sobre o jogo com o FC Porto que são escandalosos. A equipa está ferida com isso", salientou Sérgio Conceição, depois de ter sido confrontado com os comentários da semana ao facto do Sp. Braga ter revelado falta de atitude no jogo anterior do campeonato, em que perdeu por 0-1, depois de cinco vitórias consecutivas.

"Podem dizer-nos que não estivemos tão bem nesse jogo, que a estratégia não foi boa, que falhámos um passe, falhámos um remate ou falhámos um golo... não podem é duvidar do nosso brio profissional, da nossa dignididade e do que somos enquanto pessoas. Isso jamais permitirei", vincou o técnico.

"Os jogadores e a equipa técnica estão feridos com essas acusações. Nem é preciso lembrar que o FC Porto nos últimos tempos, frente a duas equipas que estiveram na Liga dos Campeões, o Sporting e o Basileia, ganhou 3-0 e 4-0", recordou. Sérgio Conceição demonstrou, ainda, dados ao nível das estatísticas que evidenciam a forma como o Sporting de Braga jogou contra o FC Porto.

"É impossível que falte atitude. Estamos a falar do quê? Eu entendo que o campeonato está a caminhar para o final e que vale tudo para criar instabilidade numa equipa. Mas agora acusarem-me de falta de atitude, de falta de ambição, de não querer ganhar, isso não admito a ninguém. A ninguém. A ninguém. Nós não merecemos isso. Nós trabalhámos de manhã à noite". "Eu posso dizer que nem que tivesse o meu pai, a minha mãe e os meus filhos do outro lado eu pensaria em tirar o pé do acelerador. Caso contrário, pegava nas malas e ia-me embora", rematou Conceição.

António Salvador: "Estamos habituados a jogar em grandes estádios"


O presidente do Sp. Braga, António Salvador, saiu ontem em defesa do grupo de trabalho e divulgou que Rui Gomes da Silva, vice-presidente do Benfica que criticou a atitude do Braga no jogo com o Porto, afinal, é sócio do Braga. A tensão está em alta para o jogo de hoje, na Luz, mas Salvador garante que as declarações não afectam e que o Sp. Braga está determinado em conquistar os três pontos na Luz e nem o facto de o estádio ter a lotação esgotada amedronta os arsenalistas.

" Estamos habituados a jogar em grandes estádios. Vamos defrontar um grande clube, uma grande equipa com um grande treinador, que conhecemos bem', referiu. António Salvador respondeu, ainda, a Rui Gomes da Silva, garantindo que o Sp. Braga "enfrenta todo os jogos com enorme vontade de vencer, seja com que equipa for".

O presidente do Sp. Braga disse estranhar as declarações de Rui Gomes da Silva. "Não lhe ficam bem até porque é o sócio n.º 3773 do Sp. Braga, admitido em 16 de Maio de 1994. Provavelmente fez essas afirmações em função da emoção. O coração dele é Sp. Braga, dada a ligação que tem ao clube", disse.

Sérgio Conceição: "Preparámos este jogo com o intuito de vencer"

Pensamento único na vitória. É assim que o Sporting de Braga conta as últimas horas para o duelo com o Benfica. A história dos jogos entre ambos, nesta época, até abona a favor dos Guerreiros do Minho. Duas vitórias em dois jogos (campeonato e Taça de Portugal), mas Sérgio Conceição não dá importância a esses factores. O treinador do Sporting de Braga diz que preparou a equipa para ganhar, como sempre faz, e acredita que o pode fazer, reconhecendo ainda assim as dificuldades que estarão presentes.

"Os jogos são todos diferentes. Obviamente que gostaria que ganhássemos o jogo, era sinal de que tínhamos ganhado a uma equipa fortíssima", começou por referir em relação ao adversário de hoje. "Sinceramente, vejo na Europa o Benfica ao nível das melhores equipas, não só pela dinâmica que mete no jogo, mas também porque é forte em todos os momentos do jogo".

Com lotação esgotada, naturalmente que o ambiente será infernal para os jogadores bracarenses, mas neste jogo o importante é a conquista dos três pontos. "Esperam-nos muitas dificuldades, mas estamos conscientes das dificuldades, estamos preparados e estamos com força mental: não pelo que se diz e especula, mas pela consciência do grupo que temos", sublinhou.

"Preparámos o jogo exactamente da mesma maneira como preparamos todos os outros. Com o intuito de vencer. Ninguém prepara um jogo para empatar ou perder. Mas agora claro que temos um adversário pela frente. Quando falaram do pouco jogo ofensivo do Sp. Braga no último jogo, tem a ver com isso, tem a ver com a qualidade do FC Porto e em particular com a qualidade do jogo do FC Porto no momento sem bola", e realça Conceição que "o Benfica tem isso também bem presente, até porque no momento ofensivo mete muita gente na frente e ao fazê-lo tem de ter uma rápida reacção à perda".

Depois de duas vitórias em dois jogos com o Benfica esta época, o Sp. Braga vai partir à procura do terceiro triunfo frente ao adversário encarnado. Palavra de Sérgio Conceição. "Estamos preparados para isso, trabalhámos em função desses dados e tenho a certeza de que vai ser um jogo diferente dos outros dois", salientou o treinador da formação bracarense.

Correio do Minho

Bruno3429

Duelo de temperatura máxima!
Antevisão
AUTOR: Luís Rocha Rodrigues

A primavera está à porta, o clima tem melhorado substancialmente e o tempo é agora balançado por um sol ameno de fim de inverno. Porém, no que ao futebol diz respeito, vive-se um período de calor tórrido, sobretudo depois de uma semana de acusações, desconfianças e resposta.


Chave do Jogo


O Benfica tem sido implacável em casa nos últimos jogos, com o futebol atacante a revelar-se talvez no melhor momento da época. A forma como o SC Braga conseguir (ou não) encaixar no estilo de dois avançados do Benfica (que estão em grande) será fulcral para a discussão do jogo.É neste ambiente que se vai viver o encontro entre o Benfica e o SC Braga. Num Estádio da Luz com lotação esgotada, águias e bracarenses disputarão o jogo mais aguardado da jornada num clima intenso, mas onde não entram mais nenhuns recados mediáticos.

No verde tapete da Luz, a equipa de Jorge Jesus pretende continuar firme na liderança, consolidando-a num dos testes previsivelmente mais difíceis até final da temporada - o SC Braga foi a única equipa portuguesa a ganhar na casa do Benfica nos últimos três anos.

Quatro em risco

Maxi, Eliseu, Gaitán e Salvio continuam com quatro cartões amarelos e podem falhar a ida a Vila do Conde.Para isso, não poderá contar com o castigado Talisca, embora tal não signifique qualquer mudança. Salvo algum imprevisto (as águias só revelam os convocados ao princípio da tarde), devem entrar os mesmos 11 que jogaram de início frente ao Arouca, com Pizzi no meio e Jonas com Lima no ataque.

Do lado dos minhotos, também não se devem verificar grandes mudanças relativamente ao que foi o duelo frente ao FC Porto. Depois de uma semana onde o grupo recebeu algumas críticas pela postura diante dos dragões, Sérgio Conceição apresentou-se revoltado na conferência de imprensa pelo facto de a seriedade do grupo ter sido posta em causa e garantiu que a resposta será dada dentro de campo.

Condimentos não faltam para se assistir a uma bela partida de futebol. Artur Soares Dias será o árbitro, ele que é um dos mais credenciados do momento em Portugal e que procurará estar à altura, até para ajudar a credibilizar a sua classe, que tem sido alvo de críticas.

Zerozero

Bruno3429

Quim: «Tudo pode acontecer»
antecipa jogo de tripla

Os anos passados no Benfica e no Sp. Braga deixam Quim com o coração dividido para o duelo desta tarde. O agora guarda-redes do Aves não esconde a simpatia pelos dois clubes e garante que vai torcer apenas por um grande espetáculo.

"Será um jogo muito difícil para as duas equipas, onde tudo pode acontecer. O Sp. Braga já venceu o Benfica por duas vezes esta época e não foi por acaso que o fez. O Benfica terá de ter muitas cautelas e de encarar o jogo com a máxima seriedade", considerou Quim, ciente da importância deste jogo para as contas finais dos dois emblemas: "Não vai definir nada, mas pode pesar imenso nos seus objetivos. Acho que o título vai estar em aberto até ao final, o Benfica e o FC Porto estão muito bem. Quanto ao Sp. Braga, tem condições para acreditar no 3.º lugar."


Jorge Sequeira: «É uma falta de respeito por quem trabalha»
COMENTA BATE-BOCA ENTRE BENFICA E SP. BRAGA

Fervoroso adepto do Sp. Braga e doutorado em Psicologia do Desporto, Jorge Sequeira acredita que "todos os jogadores, em todas as equipas, querem ganhar sempre". "Pensar o contrário, isso é uma ideia de homens de Cro-Magnon", ironiza, em declarações a Record, destacando também a personalidade de Sérgio Conceição, que "não sabe jogar a meio gás e nunca aceitaria que lhe encomendassem uma 'missa'". "Já agora, algo que seria impossível com este presidente, que nem os empates com os grandes festeja", acrescenta. "Os crápulas que fazem este tipo de insinuações não têm respeito por quem trabalha. E o Sp. Braga tem de trabalhar muito, pois não tem ninguém que o leve ao colo", acusa.

Numa perspetiva mais profissional, Jorge Sequeira acredita que as palavras de Rui Gomes da Silva "ferem o profissionalismo dos jogadores". No entanto, defende que estes "não precisavam desta frase para se motivarem e para mostrarem cada sopro de vitalidade que põem em cada lance que disputam".

Por isso, acredita que não será preciso colar as frases do "vice" benfiquista no balneário, uma estratégia usada por diversos treinadores, incluindo José Mourinho. "Eles estão muito motivados porque, pela primeira vez esta época, o Estádio da Luz vai ter lotação esgotada. O que prova que o Braga é um grande", conclui.

Record

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


Bruno3429

"Benfica é perito a jogar nos bastidores"
Mesquita Machado, ex-presidente da Câmara Municipal de Braga, deixa críticas ao comportamento do clube da Luz.

A recente polémica entre o clube minhoto e o Benfica foi comentada a O JOGO por Mesquita Machado, ex-presidente da Câmara Municipal de Braga. "É uma cena patética, um ato de insensatez e visa tentar condicionar o Braga para o jogo na Luz. Mas não vão conseguir. Faço uma pergunta: o Braga fará tudo para vencer, mas, se não conseguir, vão dizer que fez um frete? Isto mexe com o brio dos atletas e eles não merecem que brinquem com isso. Parece-me é que o Benfica tem medo que o Braga lhe cause problemas, assim como tinha o FC Porto", declarou, abordando também as declarações de Sérgio Conceição.

"O Sérgio Conceição tem absoluta razão. O Braga só não ganhou ao FC Porto porque o FC Porto desenvolveu um futebol superior. No entanto, nos minutos finais houve um lance em que, para mim, existe um penálti favorável ao Braga e não foram os jogadores que pediram ao árbitro para não marcar. O próprio Sérgio foi bem claro", vincou Mesquita Machado, deixando mais críticas ao clube da Luz.

"Esta polémica não interessa ao futebol. Já é tempo de as equipas se habituarem a ganhar dentro das quatros linhas e não jogarem com comentários que visam apenas pressionar. Sabemos que o Benfica, no seu historial, é perito neste tipo de jogadas de bastidores. Mas nem precisa disso, porque tem uma grande equipa, assim como o FC Porto. O campeão será aquele que for melhor no relvado e não nas jogadas de bastidores. Por isso, espero que exista uma boa arbitragem e que o resultado espelhe o que for desenvolvido nas quatro linhas", finalizou.

O Jogo

JotaCC

ELES JOGAM COM 12
Plantel e treinador são religiosos e aproveitam todas as chances para cultivar a fé Triunfo na Luz no jogo da Taça "obrigou" a desvio por Fátima no regresso ao Minho

CRENÇA TEM AJUDADO A VIRAR RESULTADOS DESFAVORÁVEIS DOS GUERREIROS

Por detrás da conhecida irreverência de Sérgio Conceição está um homem católico e que reza muito. A crença tem-no ajudado a vencer, primeiro como jogador e agora como técnico. O Benfica que o diga...

Jogo da Taça de Portugal, na Luz, não começou sem momento de recolhimento, por parte dos jogadores bracarenses
Após a vitória na Luz (2-1), a 18 de dezembro do ano passado, que valeu a qualificação para os quartos de final da Taça de Portugal, o Braga regressou ao Minho na mesma noite, mas o autocarro fez um desvio em Fátima, para possibilitar que jogadores e equipa técnica tivessem momentos de recolhimento, agradecendo o segundo triunfo da época, frente aos benfiquistas.
O sucedido confirmou o cariz religioso da grande maioria dos jogadores e sobretudo do técnico, Sérgio Conceição, católico praticante, desde os tempos em que era futebolista de renome.
Num plantel com forte presença de jogadores brasileiros, a opção religiosa até acaba por nem ser surpreendente, sendo cultivada desde os elementos mais velhos, como o capitão Alan, aos mais novos, casos de Matheus e Danilo, ambos a viver a primeira época na "pedreira", mas já valores seguros da equipa arsenalista.
Sérgio Conceição, também ele a viver a primeira época à frente ao Braga, encontrou assim um grupo que, para além do forte desejo desportivo de regressar às provas europeias – objetivo quase alcançado – encontra na fé motivação acrescida para lutar pelo que mais deseja.
"Por norma sou sempre positivo e acredito sempre. Foi essa crença que nos fez chegar aos golos", admitia Sérgio Conceição, a 8 de novembro último, quando a equipa bracarense bateu em casa o Gil Vicente, por 2-0, sendo que a oito minutos do fim estava 00. Nos jogos com o Benfica, o Braga venceu por 2-1, após estar a perder. É crente? "Muito, muito", confessou publicamente o treinador, quando ainda era futebolista, garantindo que rezava todos os dias e antes dos jogos. "É uma coisa que está dentro de mim", frisou, adiantando que rezava também antes de se deitar e quando se levantava. "Faz parte da minha juventude e da minha infância", precisou.
Como técnico do Braga, Sérgio Conceição aproveita todos os momentos, sobretudo nos jogos, para apelar ao espírito de união do grupo. A SAD já tem sido multada, mais do que uma vez, devido a atrasos, no início ou no reinício dos encontros, como aconteceu no recente desafio com o F. C. Porto. Há sempre mais uma palavra, um momento de reflexão a fazer. Haja fé.



Aposta de confiança ao terceiro combate

JORGE JESUS e Sérgio Conceição reencontram-se hoje, na Luz, no terceiro confronto da época entre Benfica e Braga, previsivelmente reforçando a confiança nos seus jogadores, ao repetir os onzes, decalcados da ronda anterior.
Nem as duas derrotas do Benfica, nos jogos anteriores com os minhotos, nem a circunstância de o Braga ter perdido o último encontro (0-1, em casa, contra o F. C. Porto), deverão motivar mexidas nas primeiras opções dos dois treinadores. Apesar desses sinais, ambas as equipas não revelaram os convocados.
Mais pressionado, o Benfica tentará alargar provisoriamente para sete pontos a vantagem na liderança para o F. C. Porto, que só amanhã recebe o Arouca. Já o Braga está relativamente tranquilo no quarto lugar e ainda pode chegar a terceiro.
O colombiano Pardo, protagonista no triunfo do jogo da Taça de Portugal, é hipótese a considerar para o onze braguista, mas deve começar no banco. Já as águias contam com casa cheia, para ajudar a derrubar o adversário.




SÉRGIO Atira a "abutres e corvos..."

"COMENTÁRIOS ESCANDALOSOS. FICO TRISTE. SINCERAMENTE, TAMBÉM FICO MAIS FORTE..."

Se lhe verificam o passado nas Antas e a preferência clubística pelo Dragão, como se tal fosse pecado mortal, Sérgio irrita-se ainda mais. "Quem me conhece e sabe o meu passado como jogador e, minimamente, como pessoa, sabe que isso me choca. Também dizem que sou do Sporting e que tenho um filho a jogar no Sporting, mas, para que saibam, informo que também tenho um filho a jogar no Benfica. A minha camisola por dentro é a cor da pele e se tiver que vestir uma, visto uma preta, da Académica".
Conceição reforça que o Braga "não tem culpa" de o jogo de hoje ser "muito importante para o Benfica e também para o F.C. Porto". "Nós – acrescenta –, não temos nada a ver com isso. Percebo que o campeonato caminhe para o fim e que as pessoas pensem que vale tudo. Nós preparámos o jogo e vamos para ganhar os três pontos". E se reconhece que terá pela frente um rival que "está ao nível dos melhores da Europa", Sérgio não teme nada. Nem o ambiente da Luz. "Disso é que eu gosto. Isso, para mim, é uma maravilha", disse.
O Braga não divulgou os convocados, mas o "onze" que entrará na Luz não deverá andar longe do dos últimos jogos. "Se o Pardo vai jogar? Não, não digo", remata Conceição.

JN

JotaCC

Sérgio Conceição: Quatro filhos jogadores de futebol, um deles no Benfica
Treinador do Sp. Braga defronta hoje o Benfica do filho Rodrigo. Sérgio joga no Varzim, Moisés no Belenenses e Francisco no Sporting

O Sp. Braga de Sérgio Conceição defronta hoje o Benfica na Luz (17.00, Benfica TV), precisamente o clube onde joga um dos seus quatro filhos, que são todos jogadores de futebol nas camadas jovens. Sérgio joga no Varzim, Rodrigo no Benfica, Moisés no Belenenses e Francisco no Sporting. Este último, sabe o DN, deve juntar- se ao irmão no clube da Luz. Curiosamente, nenhum no FC Porto, clube onde Conceição fez carreira. Talvez o próximo vista de azul e branco. Sim, porque o treinador do Sp. Braga vai ser novamente pai.
Ontem, pela primeira vez, o treinador do Sp. Braga falou do assunto. "Dizem que sou do Sporting e que tenho um filho a jogar no Sporting, mas também tenho um a jogar no Benfica. A minha camisola por dentro é a da cor da pele", disse Sérgio Conceição, muito crítico com as opiniões de alguns "bitaiteiros" ( ver texto ao lado).
Não é muito habitual um ex- jogador e agora treinador ter quatro filhos a seguir- lhe as pisadas. Será por obrigação ou herança de família? Nada disso. A fazer fé nas declarações de Rodrigo ( Benfica) ao site da Federação Portuguesa de Futebol, antes da XX Edição do Torneio Lopes da Silva em 2014, o pai "nunca exigiu" que fosse jogador: "Eu é que quero."
Rodrigo gostava de ser profissional um dia, embora não se defina como um fora de série em campo: "Sou um jogador que trabalha muito, com um bom passe e que quer evoluir. Tirando casos como o meu irmão, acho que o talento aprende- se com a prática. Se calhar muitos jogadores das seleções não eram de topo aos 13/ 14 anos, mas sabiam que tinham qualidade e trabalharam incansavelmente até chegar a um nível alto."
E não tem dúvidas de que o irmão mais novo, que joga no Sporting, vai chegar ao topo. "Somos quatro irmãos a jogar e o mais novo, o Francisco, é raçudo e tem as arrancadas explosivas do meu pai. Já está no Sporting. Para a maioria dos jogadores, as coisas não saem com tanta naturalidade. O Francisco tem um dom, é como tocar piano", disse Rodrigo.
Francisco Conceição tem 12 anos e está no Sporting desde os oito. Jogava no Belenenses até alguém o ver no Restelo e o convencer a mudar- se para Alvalade. Depois, o pai aceitou treinar o Olhanense e o jovem Francisco foi para o Algarve, sem nunca deixar de jogar pelos leões.
O extremo- direito/ avançado – de quem dizem ser o melhor da geração dele na Academia leonina – impressionou com a bola nos pés e pela atitude. Apesar de na altura
Sérgio Conceição tem 18 anos e representa os juniores
do Varzim ter apenas dez anos, o miúdo vinha de autocarro sozinho do Algarve para Lisboa para jogar ao fim de semana.
O talento do jovem "Francisquinho", como o tratam na Academia do Sporting, impressionou até quem assistiu ao aparecimento de Cristiano Ronaldo. E o pai, segundo soube o DN, todas as semanas recebe contactos de empresários interessados em representar o n. º 10 dos benjamins dos leões. O interesse nacional e estrangeiro é tal que nem Sérgio Conceição consegue prever onde o filho mais novo vai jogar na próxima época.
Para já, o Benfica leva vantagem, apesar de ele estar no Sporting. É que, nesta idade, os clubes não conseguem segurar os miúdos mais do que uma época. Os pais assinam uma ficha para que eles possam jogar por determinado clube nessa temporada/ ou torneio, ficando livres no final do ano desportivo. Extremos como o pai Sérgio Conceição fez carreira no FC Porto e na seleção nacional como extremo- esquerdo. E se já é difícil encontrar um ex- jogador e atual treinador com quatro filhos futebolistas, será com certeza ainda mais raro que todos joguem na mesma posição em que o pai brilhou. Sérgio, Rodrigo, Moisés e Francisco atuam como extremo- direito/avançado.
E com a certeza de que vem mais um Conceição a caminho, já dá para formar uma equipa de futsal em 2016. O que poderia resolver um problema à família, onde o pai, Sérgio Conceição, é conhecido por ter mau perder, mesmo nas peladinhas na praia e de férias. "Eu nem com os meus filhos gosto de perder. Não é defeito, é feitio", disse o treinador quando chegou a Braga e o questionaram sobre a forma de encarar os jogos com os três grandes. com Gonçalo Lopes Jonas e Danilo no jogo disputado dia 18 de dezembro na Luz, que o Sporting de Braga venceu por 2- 1 e eliminou as águias da Taça de Portugal. Esta época, nos dois confrontos entre as duas equipas, o Braga ganhou sempre – na primeira volta da Liga venceu também por 2-1.


Sp. Braga arrasa vice do Benfica. Jorge Jesus prefere fugir à polémica

CRÍTICAS O treinador Sérgio Conceição censurou os "abutres e bitaiteiros". O presidente lembrou que Gomes da Silva é sócio do Sp. Braga

Os comentários de Rui Gomes da Silva, que disse publicamente que "o Sp. Braga é uma equipa que joga melhor contra o Benfica do que joga contra outros candidatos ao título" e insinuou que frente ao FC Porto não viu "vídeos motivacionais", motivaram uma uma forte reação dos responsáveis arsenalistas contra o vice- presidente do Benfica na véspera do confronto entre as duas equipas.
"Não admito a ninguém. Nós não merecemos. Não me interessa o que bitaiteiros, corvos e abutres dizem. Quem me conhece sabe que isso me choca. São pessoas que não
têm bons princípios. O que ouvi e vi foi desapropriado e até escandaloso. A equipa está ferida. Podem dizer que não estivemos bem com o FC Porto, mas duvidar do nosso brio profissional, da nossa dignidade jamais permitirei", reagiu o treinador Sérgio Conceição, exigindo mais respeito: "Nunca na minha vida tiraria o pé fosse contra quem fosse, nem que estivesse a minha mãe, o meu pai e os meus filhos do outro lado. Eu não sou igual a esses comentadores, ex-futebolistas e dirigentes. Sou diferente e o meu grupo é à imagem do treinador", disse, comentando também os "vídeos motivacionais" que o dirigente encarnado salientou. "Aquilo que  faz não tem que ver com a equipa profissional. Aliás, cheguei atrasado a esta conferência precisamente porque estive a trabalhar com os jogadores. Os aspetos motivacionais baseiam- se no trabalho, mais nada", afirmou.
Quanto ao jogo de hoje, o treinador mostrou- se esperançado em conseguir vencer o Benfica pela terceira vez esta temporada. "Gostaria que a velha máxima ' não há duas sem três' fizesse sentido no final do jogo. Era sinal que tínhamos ganho a uma das melhores equipas da Europa e orientada por um treinador que está no lote dos melhores do Mundo", disse.
António Salvador, presidente do Sp. Braga, também não poupou Rui Gomes da Silva e lembrou mesmo que o dirigente encarnado é sócio dos arsenalistas. "As declarações não lhe ficam bem até porque é o sócio nº 3773 do Sp. Braga, admitido em 16 de maio de 1994. Provavelmente fez essas afirmações em função da emoção. O coração dele é Sporting Clube de Braga, dada a ligação que tem ao clube", afirmou, mostrando- se confiante para o embate de hoje: "Estamos habituados a jogar em grandes estádios. Vamos defrontar um grande clube, uma grande equipa com um grande treinador, que conhecemos bem, mas estamos confiantes."
Jorge Jesus, treinador do Benfica, preferiu fugir a esta polémica, elogiando a sua antiga equipa. "Só posso analisar o Sp. Braga que jogou duas vezes frente ao Benfica. O Sp. Braga que jogou contra os nossos rivais não é problema meu. Nas duas vezes em que jogámos, o Sp. Braga venceu, por isso sei que é uma equipa forte", referiu Jesus, considerando mesmo que a atual formação bracarense é ainda mais forte daquela que bateu as águias esta temporada, na Liga e na Taça.
"Depois das derrotas com o Sp. Braga vimos coisas que temos a melhorar, tal como eles também, portanto vai ser um grande jogo. Mas desde então cresceram muito e hoje jogam com identidade, aqueles jogadores pensam como uma equipa grande. Joga de igual para igual com Benfica, Sporting e FC Porto e isso explica as campanhas que têm feito ao longo dos últimos anos", afirmou o treinador, revelando a sua satisfação por ir jogar com o estádio cheio: "É o poder do Benfica. Não há muitos clubes em Portugal a conseguir lotar o estádio como nós. Claro que estamos a entrar na fase decisiva e está tudo mais unido. Eles já perceberam que são parte integrante do nosso sucesso e os jogadores ficam muito mais confiantes com o estádio ao seu lado, na grande maioria.

DN

JotaCC

O "mestre" Jesus tenta primeira vitória sobre o Braga do "aprendiz" Conceição
Minhotos só são superados pelo FC Porto no estatuto de equipa que mais vezes foi capaz de travar o Benfica da era Jorge Jesus

Jorge Jesus e Sérgio Conceição trabalharam apenas uma temporada juntos, em 1995-96, quando o actual treinador do Benfica orientava o Felgueiras, onde chegou por empréstimo o então jovem jogador do FC Porto. Causaram excelente impressão um ao outro, ao ponto de, anos mais tarde, o técnico "encarnado" ter antecipado uma carreira de sucesso fora dos relvados ao seu ex-pupilo. "Posso estar enganado, mas penso que o Sérgio vai dar treinador", vaticinou na véspera de uma partida frente ao Olhanense, onde Conceição dava os primeiros passos como técnico principal. Três anos depois, o "aprendiz" ganhou estatuto e enfrenta esta tarde um Estádio da Luz lotado determinado em bater o pé, pela terceira vez esta época, a um "mestre" que admira: "É um dos melhores treinadores do mundo."
Até chegar ao Sporting de Braga, Sérgio Conceição nunca vencera Jorge Jesus na condição de técnico. O melhor resultado que alcançou foi mesmo no tal primeiro embate, no Algarve, em Março de 2012, que resultou numa igualdade a zero bolas. Nas duas épocas seguintes, o ex-portista iria enfrentar mais quatro vezes o timoneiro das "águias", ao serviço do Olhanense e da Académica, mas sempre com derrotas. A estatística começou a inverter-se já esta temporada.
A 26 de Outubro do ano passado, os bracarenses impuseram a primeira derrota ao Benfica nas competições nacionais, com um triunfo no Minho, por 2-1, à passagem da oitava jornada do campeonato. Mas, mais traumatizante para os "encarnados", seria a visita natalícia dos minhotos ao Estádio da Luz, para os oitavos-definal da Taça de Portugal, que resultou na eliminação da equipa da casa, com nova derrota, mais uma vez por 2-1. Foi o primeiro triunfo dos bracarenses no Estádio da Luz, já que a outra vitória frente ao Benfica na condição de visitante fora alcançada no Estádio Nacional (0-1), na remota época de 1954-55.
Resultados moralizadores para o Sp. Braga, que transformam este reencontro entre as duas equipas num autêntico jogo "grande" para o público da Luz, que fez o seu papel e esgotou os bilhetes para o espectáculo. Uma autêntica "onda vermelha" que promete carregar o conjunto "encarnado" nas dez partidas que restam da Liga, numa demanda pelo bicampeonato que foge aos lisboetas há 29 anos.
Com ou sem Sérgio Conceição aos comandos, a verdade é que o Sp. Braga tem sido um dos adversários que mais dores de cabeça deram a Jorge Jesus desde que chegou ao Benfica, no arranque da temporada de 200910. Em 16 partidas disputadas, os minhotos venceram seis, contra oito triunfos das "águias", sobrando ainda dois empates. Pior que os bracarenses, só o FC Porto, que, no mesmo período, bateu a equipa lisboeta nove vezes em 19 partidas disputadas em todas as competições nacionais (oito triunfos do Benfica e dois empates).
Melhor que Sporting
O feito dos "arsenalistas" torna-se particularmente relevante, se for comparado com os embates frente ao Sporting. Em 15 jogos, a formação de Alvalade só conseguiu impor-se uma vez aos "encarnados" durante a era Jorge Jesus, que venceu 10 vezes o derby da capital e empatou outras quatro partidas. Nesta perspectiva, será mais compreensível o interesse que está a despertar aos adeptos o encontro desta tarde. Invencível em casa para o campeonato, o Benfica apresenta argumentos estatísticos muito convincentes para ultrapassar mais este desafio, independentemente da história recente com os minhotos. Em 11 jogos disputados na Luz para a principal competição nacional, a equipa de Jesus consentiu apenas um empate, frente ao Sporting (1-1), vencendo os restantes 10 encontros. Se os "encarnados" marcam tantos golos em casa como fora de portas (30 em cada circunstância), já no capítulo defensivo tem sido determinante o efeito Luz. Os lisboetas sofreram apenas dois golos, numa média imbatível de 0,18 por encontro. Tantos como aqueles que o Sp. Braga marcou em apenas uma oportunidade para a Taça de Portugal.
Já no campeonato, não têm sido os golos marcados o principal destaque do futebol dos minhotos esta época, apesar de a equipa ocupar o quarto lugar neste ranking, apenas atrás dos três "grandes", com 39 remates certeiros (menos 21 do que os "encarnados"). O melhor desempenho da equipa de Sérgio Conceição tem se revelado a nível defensivo, com apenas 15 golos consentidos (cinco em casa e 10 fora de portas) que a posicionam entre as três mais sólidas defesas da Liga, apenas superada por FC Porto (10) e Benfica (11).



Dois treinadores com estados de espírito distintos: o irado e o tranquilo

Olhos muito abertos, murro na mesa, voz alterada, dedo esticado. Foi desta forma que Sérgio Conceição reagiu às insinuações de Rui Gomes da Silva, vice-presidente do Benfica, nas quais este deixou subentendido que os bracarenses são mais passivos frente aos portistas do que quando defrontam os "encarnados".
E aos gestos juntou palavras contundentes: "Ouvi comentários desapropriados e escandalosos até. A equipa está 'ferida' com isso, podem dizer que não estivemos tão bem [frente ao FC Porto, derrota por 1-0], que a estratégia não foi a melhor, mas duvidar do nosso brio profissional, da nossa dignidade, do que somos como pessoas, isso jamais permitirei."
Já Jorge Jesus surgiu à comunicação social bem mais tranquilo, espalhando elogios ao adversário de hoje — a única equipa que, nesta época, derrotou os campeões nacionais por duas ocasiões. Para o treinador dos benfiquistas, o Sp. Braga, "ao longo destes anos, cresceu muito. Tem identidade. Aqueles jogadores pensam como equipa grande".
As derrotas, contudo, serviram para o técnico dos benfiquistas tirar apontamentos. "Os duelos já disputados esta época vão servir de lição. O Sp. Braga que jogou contra o Benfica fê-lo duas vezes bem. Queremos corrigir algumas coisas para estarmos ainda melhor", explicou.
Bem mais agitada foi a conferência de imprensa de Sérgio Conceição, em Braga. O treinador dos "arsenalistas" passou grande parte do tempo a contestar aqueles que lançam insinuações sobre a atitude da sua equipa.
"Quem me conhece e sabe o meu passado como jogador e, minimamente, como pessoa, sabe que isso me choca. Fico triste, desiludido, mas com mais força também, porque a vida é feita de desafios e de gente cujos princípios não são os melhores", declarou.
O treinador fez questão de lembrar que o FC Porto, "nos últimos tempos, com duas equipas que estiveram na Liga dos Campeões, o Sporting e o Basileia, ganhou 3-0 e 4-0, mas [no jogo com o Sp. Braga], até aos 28 minutos, ainda não tinha rematado uma vez, e a uma equipa que fez o dobro das faltas e correu mais quilómetros no final do jogo é impossível que falte atitude", disse, visivelmente irritado.
Para Sérgio Conceição, as suspeitas de falta de empenho da sua equipa levantadas por alguns comentadores inserem-se numa estratégia de pressionar o Sp. Braga: "Percebo tudo no futebol. Que o campeonato caminhe para o fim e as pessoas pensem que vale tudo para criar instabilidade e mexer com a equipa. Podem falar de tudo, de estratégia, de não termos jogado bem, de não ler bem o jogo, mas falta de ambição, de não acreditar que é possível ganhar os três pontos, isso não permito a ninguém, porque não merecemos isso", disparou, batendo com a mão na mesa.
O facto de os minhotos já terem vencido por duas vezes esta temporada o Benfica, em casa, para o campeonato, e, na Luz, para a Taça de Portugal, com o mesmo resultado e com duas reviravoltas (2-1), foi desvalorizado por Conceição. "Espero as mesmas dificuldades, um Benfica muito forte, supermotivado, o público e os adeptos também".
"A lotação está esgotada e há um ambiente muito favorável para o Benfica, mas nós gostamos desse tipo de ambientes e estamos preparados para isso e temos trabalhado o jogo com o intuito de o vencer", disse ainda o técnico, apesar de considerar os campeões nacionais "uma equipa fortíssima", "ao nível das melhores da Europa, pela dinâmica que mete no jogo".

PUBLICO

JotaCC