News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/02

Started by JotaCC, 24 de February de 2015, 08:10

Previous topic - Next topic

JotaCC

Guerreiros lideram segunda volta da I Liga

Uma segunda volta em grande. Cumpridas as cinco jornadas da segunda etapa do campeonato nacional, o Sp. Braga está em destaque e na frente da classificação dos cinco duelos disputados desde o dia 25 de Janeiro, fruto dos 12 pontos conquistados em 15 possíveis.
A equipa bracarense atravessa um excelente momento de forma e, não só alcançou quatro triunfos consecutivos - feito pela primeira vez esta temporada -, como cimentou o quarto lugar da I Liga e se distanciou do eterno rival Vitória de Guimarães, quinto classificado, e uma das duas equipas nos antípodas dos guerreiros: nestes cinco encontros da segunda volta, os vimaranenses ainda não somaram qualquer vitória, tal como o Moreirense.
A prestação do Sp. Braga na segunda volta do campeonato arrancou em falso no Estádio do Bessa, com a derrota diante do Boavista, por 1-0. Mas, desde então, é um mês seguido de triunfos, numa onda de confiança bracarense que se reflecte nos 43 pontos: à 19.ª jornada, a equipa arsenalista recebeu e venceu o Moreirense, por 1-0, com golo de Pedro Santos; na ronda seguinte, em casa do Estoril-Praia, venceu por 0-2, com golos de Rúben Micael e Pedro Santos; à passagem da 21.ª jornada, o Sp. Braga venceu, em casa, o Arouca, por 2-0, fruto de golos de Zé Luís e Éder e, no fim-de-semana passado, voltou a triunfar, no Estádio Municipal de Braga, diante do Nacional da Madeira, por 3-1, golos de Pedro Santos, Rúben Micael e Agra.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

SÉRIE COM MARCA DE PEDRO SANTOS
Extremo marcou em três dos últimos quatro jogos ganhos pelos arsenalistas. Estatuto de Pardo e Rafa sob ameaça

Adeptos estão rendidos ao português e, pela terceira jornada seguida, elegeramno como o melhor do jogo. Os cinco golos assinados até ao momento constituem um novo recorde pessoal na I Liga

Ninguém tem tido tanto impacto na atual série de vitórias (quatro) do Braga como Pedro Santos. O extremo está em franca ascensão desde que Pardo foi parar à enfermaria e vai justificando a aposta de Sérgio Conceição com golos (Moreirense, Estoril e Nacional). Aos olhos dos seguidores do clube arsenalista no Facebook, que são desafiados a eleger o melhor jogador em campo após cada jogo, o lisboeta é mesmo o elemento do plantel em melhor forma, como se percebe pelo facto de ter sido distinguido com aquele título nas últimas três jornadas do campeonato. E com o Arouca nem sequer esteve entre os goleadores.
Depois de na época passada não ter entrado nas contas de Jesualdo Ferreira, Pedro Santos tem-se assumido como um dos extremos mais concretizadores da I Liga. Com cinco golos assinados em 21 jogos – só Salvio, com sete, faz melhor –, o jogador formado no Casa Pia não só estabeleceu um novo recorde pessoal na competição, como se assumiu como o segundo melhor marcador da equipa, a par de Zé Luís, e atrás de Éder.
Curiosamente, Pedro Santos nem foi a primeira opção para colmatar a ausência de Pardo. Salvador Agra foi quem integrou o onze na receção ao Moreirense, contudo, o lisboeta saltou do banco para dar a primeira das quatro vitórias que se seguiram para os arsenalistas e conquistou o treinador. Assumiu a titularidade com o Estoril e não mais a perdeu, ameaçando seriamente o estatuto de intocáveis que Rafa e Pardo vinham tendo até aqui. Como o colombiano ainda precisa de mais algum tempo até estar novamente na forma desejável, pelo menos em Vila do Conde terá o lugar garantido. Depois a decisão será de Sérgio Conceição.



Pardo volta a treinar integrado

As opções de Sérgio Conceição para as alas aumentaram ontem, com a integração de Pardo no treino de conjunto. O colombiano, que sofreu uma lesão muscular com o Vitória de Setúbal e até então se cotava como um dos melhores marcadores da equipa, participou na maioria dos exercícios e até poderá ser chamado para o jogo de sábado, com o Rio Ave. O central Boly, que também passou as últimas semanas a recuperar de um problema muscular, está clinicamente apto para jogar, mas a chamada para Vila do Conde é menos provável.



3 QUESTÕES A LITOS
"Nota-se que está feliz e isso ajuda a render"

1 Quando chegou ao Leixões, Pedro Santos era suplente. Imaginou que em tão pouco tempo pudesse ser figura do Braga?
—Mesmo apresentando aquela figura frágil, o Pedro é muito raçudo e não foge aos duelos. Pela velocidade, pela versatilidade e potência de remate, toda a gente acreditava que pudesse representar um bom clube. Tenho acompanhado esta regularidade, o que num clube em que não há indiscutíveis é muito bom. Não digo que possa projetar um grande do futebol português, mas um bom clube no estrangeiro sim, até porque os seu empresário [Carlos Gonçalves] posiciona-se bem no mercado internacional.

2 Em que aspetos ele evoluiu mais?
—Ele chegou ao Leixões com 21 anos. O que mudou foi a maturidade. Cresceu como jogador e homem e nota-se que está feliz por jogar num clube forte, que lhe permite estar muito mais próximo da baliza adversária, embora seja exímio no contra-ataque. E estar feliz ajuda muito a render.

3 Contra o Nacional terminou a lateral esquerdo, numa situação que até nem é novidade absoluta. Há futuro para ele nessa posição?
—Nessa época de Leixões o Hernâni (agora no Varzim) estava muito bem e ele não tinha espaço. Cheguei a falar com ele e com o representante a dizer que seria melhor ser emprestado. Acabou por ficar e, como não havia espaço na ala, fez vários jogos a lateral e com boa prestação. Como ele éum jogador que precisa de espaço e tem facilidade em vir de trás, vai sempre adaptar-se. Quem sabe pode ser uma excelente posição para ele.




Com este banco é sempre a faturar
RISCO Um quarto dos golos apontados pelo Braga no campeonato foram obtidos por atletas que começaram os jogos como suplentes

Só o Sporting apresenta o mesmo número de golos marcados por suplentes (nove) do clube bracarense. Salvador Agra fez um golão ao Nacional e tornou-se na última aposta bem sucedida de Conceição

Salvador Agra foi o último jogador do Braga a saltar do banco e a marcar
Está sediado em Braga um dos bancos que mais fatura na I Liga. Foram nove golos em 22 jornadas realizadas, sinal que as alterações produzidas por Sérgio Conceição, por norma, têm efeitos práticos. A última a ser bem sucedida foi a de Salvador Agra, que foi lançado na primeira parte do jogo com o Nacional e, na segunda, acabaria por assinar uma obra de arte, na marcação de um livre direto que entrou no angulo superior direito da baliza de Rui Silva. De resto, o extremo emprestado pelo Bétis, que no final da temporada terá de apresentar-se novamente no clube da Andaluzia, já havia sido importante na receção ao Benfica, saltando do banco de suplentes para desfazer o empate (1-1) que se verificava à entrada dos últimos dez minutos e oferecer os três pontos aos arsenalistas.
Numa perspetiva mais alargada, constata-se que os golos marcados pelos suplentes representam um quarto dos 37 obtidos pelo Braga até à data. Agra somou dois, mas não está sozinho no primeiro lugar dos que mais concretizaram a partir do banco. Zé Luís e Pedro Santos também apresentam o mesmo rendimento que o poveiro, embora os extremos se destaquem do avançado pelos pontos oferecidos: dois cada um. O cabo-verdiano, recorde-se, "apenas" evitou a derrota com o Nacional, na Choupana, pelo que contribuiu apenas para a conquista de um ponto na condição de segunda escolha.
Os golos de Éder (Arouca), Sami (Penafiel) e Luiz Carlos (Penafiel) não significaram a conquista de pontos, mas contribuíram para este bom desempenho do banco. Aliás, no campeonato só o do Sporting apresenta igual rendimento. Benfica e FC Porto, os dois primeiros da classificação, nem sequer se aproximam do Braga. As apostas de Jorge Jesus a partir do banco renderam quatro disparos certeiros, enquanto as de Julen Lopetegui seis. No fundo desta tabela encontra-se o Arouca, que com dois terços da I Liga cumpridos ainda só viu um suplente entrar e marcar.

FACTOS
5

Foram os pontos oferecidos por jogadores que começaram o jogo na condição de suplentes

2
São os golos que Salvador Agra, Pedro Santos e Zé Luís marcaram cada um saindo do banco. Éder, Sami e Luiz Carlos fizeram apenas um cada




Matheus e Sasso voltam à escola

O périplo que o Braga tem vindo a realizar pelos estabelecimentos de ensino do concelho no sentido de angariar sócios conhece, hoje, mais uma paragem. Desta vez a contemplada foi a EB1/JI da Garapôa, em Celeirós, onde estarão presentes o guarda-redes Matheus e o central Sasso. Os dois jogadores têm chegada prevista para as 15 horas, uma vez que a manhã será passada a treinar com o objetivo de preparar o encontro com o Rio Ave, o terceiro esta temporada. Nos dois primeiros, recorde-se, os arsenalistas saíram vencedores: 3-0 para o campeonato, no Estádio Municipal de Braga, e 2-0 para a última jornada da fase de grupos da Taça da Liga, nos Arcos.

O JOGO

JotaCC

BRAGA B PEDRO EIRA ELEITO O MELHOR JOVEM DE JANEIRO

Pedro Eira, do Braga B, foi eleito o melhor jogador jovem da II Liga de janeiro, prémio instituído pelo Sindicato dos Jogadores. O defesa foi eleito com 9,87 por cento dos votos. "É uma ótima sensação receber este prémio. Nada disto seria possível se não tivesse um excelente grupo de trabalho", disse. E enalteceu a importância do coletivo. "Esta atribuição não é minha, é nossa"!


O JOGO

JotaCC

Felipe Pardo recupera e treina sem limitações

BRAGA Cinco semanas após ter contraído um estiramento no joelho esquerdo, na 17.ª jornada da Liga, que o Braga ganhou em Setúbal (3-1), e que o afastou dos últimos sete desafios, o atacante colombiano retomou os treinos, ontem, sem limitações. Pardo está clinicamente recuperado, mas ainda precisa de tempo para retomar a forma física, pelo que não deverá jogar na próxima jornada da Liga, que levará o Braga a Vila do Conde, no sábado, para o desafio com o Rio Ave.

JN

JotaCC


Zav

SC BRAGA
Matheus e Sasso visitam escola de Celeirós


Matheus e Vincent Sasso visitam, esta terça-feira, a partir das 15 horas, a escola EB1/JI de Garapôa, em Celeirós, Braga. Esta visita faz parte de uma iniciativa inserida no plano de expansão do clube junto dos mais novos.

A BOLA

Zav


JotaCC


Zav


Zav

O portuense Artur Soares Dias foi  nomeado, esta terça-feira, para arbitrar o clássico entre FC Porto e Sporting, no domingo, da 23.ª jornada da Liga.

Soares Dias, de 35 anos e internacional desde 2010, vai dirigir o encontro entre dragões, segundos classificados com 52 pontos, menos quatro do que o líder Benfica, e leões, terceiros com 47.

O clássico vai ser disputado no domingo, a partir das 19h15, no Estádio do Dragão, no Porto.

No sábado, a receção do Benfica ao Estoril, 12.º classificado com 25 pontos, vai ser dirigida pelo lisboeta João Capela.

1.ª LIGA (23.ª jornada)

Sexta-feira, 27 fevereiro

Vitória de Guimarães-Marítimo, Bruno Paixão (Setúbal)

Sábado, 28 fevereiro

Gil Vicente-Boavista, Manuel Oliveira (Porto)
Nacional-Vitória de Setúbal, Hugo Miguel (Lisboa)
Benfica-Estoril, João Capela (Lisboa)
Rio Ave-Sporting Braga, Carlos Xistra (Castelo Branco).

Domingo, 1 março

Académica-Arouca, Jorge Sousa (Porto)
Penafiel-Moreirense, Marco Ferreira (Madeira)
FC Porto-Sporting, Artur Soares Dias (Porto)

Segunda-feira, 2 março

Belenenses-Paços de Ferreira, Manuel Mota (Braga).

RECORD

Zav

MATHEUS
"Espero que o Sporting tropece"


Matheus, guarda-redes brasileiro do Braga, reconhece que não será fácil derrotar o Rio Ave em Vila do Conde, mas vai já apontando o resultado ideal do clássico de domingo no Dragão.

Sasso e Matheus esteiveram esta terça-feira na Escola EB1/JI de Garapôa, em Celeirós, com dezenas de alunos. No final de mais uma iniciativa de aproximação do clube aos jovens bracarenses, o guarda-redes brasileiro revelou que o resultado ideal no clássico de domingo no Dragão era uma derrota do Sporting com o FC Porto.

"Procuramos fazer o nosso dever, que é alcançar a vitória [sábado, em Vila do Conde, com o Rio Ave]. Sabemos que, se o Sporting tropeçar, ficaremos a um ponto. Por isso, vamos tentar vencer e esperar que o Sporting tropece", afirmou Matheus.

O guarda-redes reconheceu ainda que não será fácil ultrapassar a equipa de Pedro Martins. "Temos de pensar jogo a jogo e o primeiro é com o Rio Ave, pelo que temos de estar concentrados. O ciclo é complicado, mas não vale a pena pensar no Benfica, porque é o último", referiu. Depois do jogo de sábado em Vila do Conde, para a 23ª jornada, o Braga recebe o FC Porto, dia 8 de março, e uma semana depois desloca-se à Luz para defrontar o Benfica.

O JOGO

Zav

Matheus: «Procuramos a vitória e que o Sporting tropece»

QUER TIRAR DIVIDENDOS DO JOGO NO DRAGÃO

O guarda-redes Matheus desejou esta terça-feira um 'tropeção' do Sporting no domingo, no Estádio do Dragão, com o FC Porto, para o Sporting de Braga poder aproximar-se do terceiro lugar da Primeira Liga. Para isso, os minhotos terão também que vencer o Rio Ave em Vila do Conde, no sábado, na 23.ª jornada e num jogo que inicia um ciclo que se adivinha complicado, com uma receção ao FC Porto e uma deslocação ao estádio da Luz para defrontar o Benfica nas jornadas seguintes.

À margem de uma visita de uma delegação do clube à escola EB1 da Garapôa, em Celeirós, Braga, Matheus esquivou-se a perspetivar o conjunto dos três jogos, frisando que o Braga "tem que pensar jogo a jogo".

"Temos que estar focados, preparados e concentrados para esse adversário [Rio Ave] porque sabemos que vai ser um jogo muito difícil", disse, admitindo apenas que esta "é uma fase importante", na qual a equipa terá que estar ao seu melhor nível.

O Sp. Braga vem de quatro vitórias seguidas no campeonato, está a quatro pontos do Sporting e Matheus quer tirar 'dividendos' do jogo dos leões no Dragão.

"Nós procuramos fazer o nosso dever, que é ir em busca da vitória, e se acontecer o Sporting tropeçar ficamos a um ponto, então vamos em busca da vitória e que o Sporting tropece", afirmou.

Questionado sobre se o objetivo de chegar ao pódio é tema de conversa no balneário, Matheus disse que a equipa "está dentro do objetivo" delineado no início da época: "Estamos no caminho certo e o que virá é lucro e consequência do trabalho", disse.

O guarda-redes, de 22 anos, chegou esta temporada a Braga e rapidamente se impôs, confessando ter tido uma adaptação "mais rápida" do que esperava.

Sobre uma eventual saída no final da época, disse apenas estar "focado e com a cabeça no Sp. Braga e no objetivo conjunto da equipa".

RECORD

Zav

Matheus: «Vamos procurar a vitória e que o Sporting tropece»

Guarda-redes do Sp. Braga espreita o terceiro lugar

O guarda-redes brasileiro do Sp. Braga, Matheus, está de olhos postos no terceiro lugar, ocupado atualmente pelo Sporting. Apesar de referir que o grupo arsenalista pensa «jogo a jogo», Matheus lá deixou escapar que espera que os leões tropecem na deslocação ao Dragão.

«Temos que pensar jogo a jogo. Agora pensamos no Rio Ave porque é o nosso próximo adversário, temos que estar focados e preparados. Procuramos fazer o nosso dever, que é procurar a vitória. Se isso acontecer e se o Sporting tropeçar ficamos a um ponto. Vamos procurar a vitória e que o Sporting tropece», referiu o guarda-redes à margem de uma visita à Escola EB1/JI da Garapôa, em Celeirós.

Sem assumir a luta pelo terceiro lugar, Matheus relembrou que o objetivo traçado no onício da época foi os quatro primeiros lugares: «Estamos dentro do objetivo que foi proposto no início da época. Estamos no caminho certo e o que vier é consequência do nosso trabalho e já será lucro».

«Não podemos pensar já no Benfica»

Nas próximas três jornadas o Sp. Braga enfrenta um ciclo difícil, em que se desloca ao Estádio dos Arcos, recebe o FC Porto e desloca-se depois ao Estádio da Luz. Matheus recusa olhar para esse ciclo, dizendo que a equipa está apenas focada no Rio Ave.

«É uma fase importante, mas não podemos pensar no Benfica que é o terceiro jogo deste ciclo. Temos que pensar no Rio Ave; como já disse, temos que pensar jogo a jogo», afirmou o jogador, até porque, espera um jogo difícil no Estádio dos Arcos. «O Rio Ave é uma equipa compacta e muito boa. Temos que ter cuidado», atirou.

Há cerca de meio ano em Portugal, estreou-se precisamente diante do Rio Ave a 27 de setembro, Matheus diz que a adaptação ao futebol português tem corrido bem, até de forma mais rápida do que o que estava à espera. «A minha adaptação foi muito rápida, estou a sentir-me bem. Deve-se aos meus companheiros e à minha família, que são importantes e estão sempre comigo.»

Matheus reforçou o Sp. Braga esta época, proveniente dos brasileiros do América Mineiro. O guarda-redes de 22 anos soma 17 jogos com a camisola do Sp. Braga, nos quais sofreu apenas 11 golos.

MAIS FUTEBOL

Zav

SC BRAGA
«Estamos dentro do objetivo traçado no início da época» - Matheus


Matheus e Vincent Sasso, jogadores do SC Braga, visitaram esta terça-feira a escola EB1/JI da Garapôa, em Celeirós. Com a próxima jornada já no horizonte, o guarda-redes Matheus assegura que o objetivo passa por conquistar os três pontos frente ao Rio Ave.

«Estamos focados no nosso jogo com o Rio Ave. Temos o dever de ir buscar uma vitória a Vila do Conde. Se isso acontecer e o Sporting tropeçar no Dragão ficamos a um ponto do terceiro lugar», assumiu o brasileiro.

«Estamos dentro do objetivo traçado no início da época e isso é o mais importante. Tudo o que vier acima disso será lucro», acrescentou.


A BOLA

Bruno3429

Rafa interessa a gigantes ingleses, diz imprensa inglesa

De acordo com a imprensa inglesa, o médio ofensivo do SC Braga é seguido por Liverpool e Manchester United.

Os red devils parecem estar na frente na corrida pelo jovem de 21 anos, diz o Daily Express.

Recorde-se que Rafa tem contrato com a equipa minhota até 2018 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.

A Bola