News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/02

Started by JotaCC, 11 de February de 2015, 08:22

Previous topic - Next topic

JotaCC

HUGO VIANA JÁ APONTA AO 3.º LUGAR
ESCALADA Ao vencer no Estoril, por 2-0, o Braga subiu ao quarto lugar e ficou a seis pontos do Sporting

"O Sérgio Conceição é experiente e saberá melhor do que ninguém gerir essas situações em termos psicológicos" "Teve fases menos boas, mas para chegar a este lugar é porque as coisas têm sido bem feitas. A vitória na Taça de Portugal sobre o Benfica motivou muito"
Hugo Viana Antigo jogador do Braga


Dado o espírito que se vive no seio do clube e a exigência característica de António Salvador, o antigo médio dos arsenalistas acredita que a equipa de Sérgio Conceição pode chegar ao pódio da I Liga
Figura incontornável das épocas mais brilhantes na história recente do Braga, Hugo Viana fala com conhecimento de causa sobre a ambição que guia a equipa de Sérgio Conceição, depois de uma jornada muito positiva. Ao vencerem no Estoril, por 2-0, no domingo, os arsenalistas chegaram ao patamar idealizado para esta época, o grupo dos quatro primeiros, por troca com o Vitória de Guimarães, e aproximaram-se do Sporting, que empatou com o Benfica (1-1) e está agora à distância de seis pontos.
Quando faltam disputar 14 jornadas até ao final do campeonato, Hugo Viana considera que esse atraso em relação ao terceiro classificado é recuperável e vê no Braga capacidade para lá chegar. "Conhecendo bem o espírito interno do clube e a maneira exigente com que trabalham o presidente [António Salvador] e os restantes diretores, acredito que o Braga pode chegar ao mais alto nível possível", referiu a O JOGO o médio, de 32 anos, que participou nas duas melhores classificações de sempre do Braga no escalão máximo do futebol português: o segundo lugar, sob o comando de Domingos Paciência em 2009/10; e o terceiro, com Leonardo Jardim, em 2011/12.
Não obstante o desejo silencioso que possa existir no balneário bracarense em subir mais um degrau, a verdade é que o clube definiu apenas os quatro primeiros como objetivo para esta época. Saber gerir todas estas emoções é um dos desafios que a equipa tem pela frente a partir de agora. "O clube já tem experiência deste tipo de situações e o próprio Sérgio Conceição também é experiente, tanto como treinador como jogador, e saberá melhor do que ninguém gerir essas situações em termos psicológicos", refere.
Atualmente a jogar nos Emirados Árabes Unidos, com a camisola do Al Wasl, o internacional português tem seguido a campanha do Braga com a dificuldade inerente a quatro horas de diferença em relação a Portugal. Nesse sentido, prefere destacar uma imagem de marca do clube do que individualizar, mesmo quando o sector do terreno que mais lhe diz, o meio-campo, tem vindo a ser fundamental, como foi o caso do jogo com o Estoril, no qual Rúben Micael abriu o marcador. "Pelos anos que passei no Braga, é de destacar o grupo. O Braga não tem grandíssimas individualidades, vale pelo bloco, pela mentalidade, pela união. Os jogadores adaptam-se bem à realidade do clube", analisa o esquerdino, que representou o Braga durante quatro épocas (entre 2009 e 2013).
Para Viana, houve um momento alto na carreira deste Braga, que significou muito no crescimento exibido pela equipa. "Teve fases menos boas, mas, para chegar a este lugar, é porque as coisas têm sido bem feitas. Tiveram um grande resultado, a vitória na Taça sobre o Benfica, que motivou muito. Acredito que possam chegar mais à frente na competição e a motivação pode ajudar muito", refere. O Braga disputará com o Rio Ave o acesso à final do Jamor.



Estreia pela Al Wasl foi na segunda-feira

Hugo Viana trocou o Al-Ahli pelo Al Wasl no último dia do fecho do mercado nos Emirados Árabes Unidos (2 de outubro), mas por complicações burocráticas – a inscrição não foi feita a tempo –, ficou impedido de jogar até à reabertura do período de transferências. Com a situação regularizada, o internacional português pôde então estrear-se, na segunda-feira, pelo seu segundo clube nas Arábias, mas o jogo não correu da melhor maneira, já que o Al Wasl perdeu em casa, por 1-0, diante do líder do campeonato, o Al Ain. Hugo Viana foi titular e cumpriu os 90 minutos, tendo visto um cartão amarelo aos 61'. Ao cabo de 15 jornadas, o Al Wasl ocupa a oitava posição da Liga Árabe do Golfo com menos quatro pontos do que o anterior clube de Hugo Viana, o Al-Ahli. O Ajman, treinado por Manuel Cajuda, segue no penúltimo lugar.



DADOS

PONTOS
37

A equipa orientada por Sérgio Conceição já soma 37 pontos, o total conseguido pelo clube no final da temporada passada

POSIÇÃO
4

Em 2013/14, na mesma fase do campeonato, o Braga era sétimo classificado com 27 pontos conquistados; agora, é quarto colocado

DEFESA
13

Um dos trunfos da equipa tem sido a defesa. No que diz respeito a segurança, o Braga apresenta o terceiro setor defensivo menos batido na I Liga. Só Benfica (9) e FC Porto (10) têm melhores registos



3
TITULARIDADE
Pedro Santos marcou pelo segundo jogo seguido – antes de o Estoril resolver a partida frente ao Moreirense –, na terceira vez que foi titular no campeonato



EXIBIÇÃO PEDRO SANTOS DISTINGUIDO

Na habitual eleição semanal feita pelos adeptos do Braga, Pedro Santos foi escolhido como o melhor jogador na vitória, por 2-0, alcançada no reduto do Estoril. O extremo foi titular e apontou o segundo golo dos arsenalistas (61'), cinco minutos depois de Rúben Micael ter aberto o ativo. A boa exibição e o golo devem valer-lhe a continuidade no onze, frente ao Arouca.



Rafa associado a rivais Everton e Liverpool
O extremo do Braga continua a ser muito badalado no futebol inglês

Tal como O JOGO deu conta na edição de segunda-feira, o Liverpool foi um dos três clubes estrangeiros presentes no Estoril-Braga, a par do Reading e do APOEL Nicósia

O Liverpool marcou presença na Amoreira para observar Rafa, que já tinha sido apontado ao rival dos reds, o Everton. Ingleses falam num negócio de dez milhões de euros

Rafa foi titular em todos os jogos do campeonato
O JOGO escreveu na segunda-feira que o Liverpool foi um dos clubes estrangeiros presentes no Estádio António Coimbra da Mota para assistir ao Estoril-Braga e a Imprensa inglesa de ontem acrescentou que o foco de interesse dos emissários dos reds era Rafa. Depois de recentemente ter sido associado ao Everton, o outro clube da cidade dos Beatles, o extremo dos arsenalistas pode acentuar a rivalidade entre os dois emblemas no mercado de transferências, no verão.
Apesar de o jogador ter uma cláusula de rescisão fixada nos 25 milhões de euros, a Imprensa inglesa acredita que o negócio poderá ser feito por pouco mais de dez milhões de euros.
A cotação de Rafa em Inglaterra está em alta. Antes de Everton e Liverpool, recordese, a jovem promessa bracarense também já tinha sido dada como alvo do interesse do Southampton, clube treinado pelo antigo técnico do Benfica, o holandês Ronald Koeman. De resto, no de dezembro, Rafa foi mesmo apresentado como um dos jogadores mais apetecíveis para a Premier League pelo conceituado observador Tor-Kristian Karlsen, norueguês que já trabalhou em clubes como Grasshopper, Watford, Bayer Leverkusen, Hannover 96 e Zenit e foi diretor executivo do Mónaco. O internacional português surgia, na altura, numa lista ao lado de nomes bem sonantes do futebol europeu, casos de Cavani (Paris Saint- Germain), Lacazette (Lyon), Depay (PSV), Hulk e Garay (Zenit), Shaqiri (Inter) e Mitrovic (Anderlecht).
A técnica, a criatividade e a capacidade para jogar tanto na ala como atrás do ponta de lança são as principais características que lhe são elogiadas.



Sempre titular na I Liga

Rafa foi titular nas 20 jornadas do campeonato disputadas até agora. No plantel de Sérgio Conceição só há um jogador que iguala Rafa neste aspeto, o médio Pedro Tiba. Uma constância relevante no crescimento do jovem extremo, de 21 anos, que, por outro lado, está menos goleador do que na época passada. Em 2013/14, por esta altura, o internacional português já contabilizava nove golos – curiosamente, não voltaria a marcar – e agora soma apenas quatro.


3 QUESTÕES A QUIM MACHADO
"Tem qualidade para jogar em Inglaterra"

1 Tendo em conta as características do Rafa, considera que ele pode enquadrar-se com sucesso no futebol inglês?
—Em termos físicos, à primeira vista, talvez não seja muito forte, mas, pela qualidade que tem, pode perfeitamente jogar em Inglaterra. É difícil dizer qual o campeonato ideal para ele, mas em Inglaterra estão alguns dos melhores jogadores e, pela qualidade que ele tem, pelo que tem feito nestes dois anos, pelo salto que deu, tendo conseguido chegar à Seleção e ir ao Mundial, se conseguir chegar a Inglaterra, vai afirmar-se e atingir o nível desses grandes jogadores.

2 Sendo um jogador jovem, o Rafa pode deixar-se afetar, em termos psicológicos, por este assédio de clubes sonantes?
—Creio que não, pelo que conheço dele. Já na altura do Feirense se falava do interesse dos três grandes e ele não se deixou levar nem pelas notícias que saíam na Comunicação Social nem pelos empresários. Manteve-se sempre no caminho certo, concentrado no trabalho e chegou ao Braga, onde conseguiu afirmar-se. Agora, com mais dois anos de experiência no Braga, certamente que o Rafa já não se vai deixará levar por este tipo de situações.

3 Na época passada, falou-se muito do lugar em que Rafa pode render mais. Quim Machado continua a achar que é a dez, apesar de Sérgio Conceição o ter fixado à ala esquerda?
—Continuo a dizer que como dez ou segundo avançado, atrás do ponta de lança, pode render mais, mas pode também jogar na esquerda ou na direita. Mas onde eu acho que ele pode tirar mais partido das suas características é como dez, onde até pode marcar mais golos. Penso que não tem jogado nessa posição, porque o Braga tem um jogador importante para aquele lugar, o Rúben Micael.

O JOGO

JotaCC

Rafa Silva outra vez nos radares de Liverpool

O JORNAL "Liverpool Echo" noticia que o atacante internacional português do Braga está na agenda dos "reds" para a próxima época. A mesma fonte lembra que Rafa tem uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros, mas que o Liverpool pretende negociar a transferência do jogador por 10 milhões.
A cobiça inglesa por Rafa Silva nem é nova. E muito menos desde Liverpool. Sempre segundo a mesma fonte, outro emblema da cidade dos Beatles, o Everton, também está interessado, o que faz prever um dérbi no mercado de verão pela contratação do atacante do Braga.
Para já, o Liverpool parece tomar a dianteira. No passado domingo, o clube pentacampeão da Europa até enviou "scouts" ao Estoril, para ver Rafa em ação.
Entretanto, por cá, na "pedreira", o plantel do Braga retoma, hoje, os treinos, após um dia de folga. Será o início da preparação da equipa para o próximo desafio, o da 21.ª jornada do campeonato, que oporá os "Guerreiros do Minho" ao Arouca, no domingo (19.15 horas), no Estádio Municipal de Braga.
Lesionado desde meados de janeiro e desde o jogo em Setúbal, o atacante colombiano Felipe Pardo deverá reintegrar o treino sem limitações, mas ainda não será opção para o duelo com o Arouca.

JN

JotaCC


JotaCC


Zav