News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/02

Started by JotaCC, 06 de February de 2015, 08:21

Previous topic - Next topic

JotaCC

DEFESA DE VOLTA À MÁXIMA FORÇA
Com o quarto lugar da Liga na mira, guerreiros apresentam no Estoril fortaleza na retaguarda

A RECUPERAÇÃO física de Aderlan Santos e a disponibilidade para competir de André Pinto, este após cumprir castigo, lançam para o jogo de depois de amanhã (18 horas, Sport TV1), no reduto do Estoril, a habitual dupla utilizada pelo técnico Sérgio Conceição no eixo defensivo do Sporting de Braga.

Santos está recuperado e voltará a assumir a titularidade
BOLY ESTÁ À MARGEM, MAS SÓ JOGOU UMA VEZ PELA EQUIPA PRINCIPAL

Após vários jogos com escassas opções de defesas centrais, o treinador dos guerreiros do Minho tem por onde escolher neste encontro da 20.ª jornada da Liga, abrindo-se assim a possibilidade de voltar a colocar em jogo a sua dupla preferida. A situação de escassez de recursos motivou, recorde- se, a utilização imediata de Pedro Monteiro, assim que o jovem central chegou do Freamunde, clube a que foi resgatado no mercado de transferências de inverno. Também Sasso aproveitou a onda de indisponibilidades e a sobrecarga competitiva para jogar com maior regularidade, mas agora deverá ceder o lugar.
Após duas semanas de ausência, Aderlan Santos volta a estar clinicamente apto e a jogo pela primeira vez, depois não ter sido transferido em janeiro, apesar do assédio de vários clubes. Disponível, o brasileiro tem lugar reservado na equipa inicial.
O plantel tem agora cinco centrais, num lote de disponibilidade em que apenas não pode ser incluído Willy Boly. O central franco- senegalês está lesionado, mas apenas soma um jogo pela equipa principal, precisamente na Taça da Liga. Com a formação arsenalista focada em roubar o quarto lugar ao vizinho Guimarães, Sérgio Conceição vai aproveitar o abrandamento competitivo neste mês de fevereiro para tentar ultrapassar os vimaranenses na tabela. A solidez defensiva é tida como primordial pelo treinador que, de resto, também nas faixas laterais voltará a ter duas opções para cada lado, o que não tem sido frequente. À partida, Baiano e Djavan serão os escolhidos, o que deixará Marcelo Goiano e Tiago Gomes fora da equipa inicial.


QUASE DEZ ANOS DE SECA NA LINHA

Um golo de João Tomás, a 11 de abril de 2005, valeu o último êxito do Braga (1-0), para o campeonato, no reduto do Estoril. Deste modo, são quase dez anos de seca dos arsenalistas nas deslocações ao clube da Linha, embora, em termos práticos, só ali tenham disputado, entretanto, mais dois jogos. Encontros que sucederam nas duas últimas épocas e terminaram, em ambos os casos, com triunfos do Estoril, por 2-1. No entanto, em 2013/14, mas para a Taça da Liga, o Braga venceu no António Coimbra da Mota, por 2-1. Em termos de campeonato, nos últimos nove jogos fora com este adversário, o Braga venceu um, empatou três e perdeu cinco.

JN

JotaCC

FÁBIO É O REFORÇO FORA DO MERCADO
AFIRMAÇÃO Exibição com o Rio Ave foi o corolário do alto rendimento evidenciado na II Liga e aproximou-o da equipa principal

Depois do fecho do mercado, Sérgio Conceição pode ter ganho uma "contratação" dentro de portas. O extremo mostrou argumentos frente ao Rio Ave e passará a ser presença mais assídua na equipa A
Referência do Braga B na II Liga, onde é o melhor marcador da equipa com dez golos, Fábio Martins confirmou as credenciais na estreia pela formação principal em jogos oficiais. Na quarta-feira, na última jornada da 3.ª fase da Taça da Liga, o extremo foi o melhor em campo na vitória sobre o Rio Ave, fixando o resultado final em 2-0, e mostrou argumentos para ser uma opção consistente para Sérgio Conceição. A exibição agradou aos responsáveis arsenalistas e, por isso, o jogador passará a trabalhar mais vezes com a equipa principal. Degrau a degrau, Fábio Martins vai conquistando o seu espaço de afirmação no clube, ao qual chegou no início da temporada, depois de ter dado nas vistas ao serviço do Aves.
Fábio Martins, de 21 anos, chegou ao Braga com destino à equipa B, mas os minhotos acreditam no jogador desde o primeiro dia, como prova o facto de não terem aberto mão dele quando surgiu o interesse de Penafiel, Gil Vicente e Académica em recebê-lo por empréstimo. Tapado por Pardo e Rafa e pelos extremos suplentes Salvador Agra e Pedro Santos, Fábio Martins, beneficiando até da saída de Sami, afigura-se como mais uma opção válida para os flancos do ataque, preferencialmente o esquerdo, onde, sendo destro, cria desequilíbrios ao fletir para dentro, um dos seus movimentos característicos.
Num Braga cirúrgico no ataque ao último mercado, Fábio Martins enquadra-se na mesma linha de Pedro Monteiro e Dolly Menga, as duas caras novas do plantel de Sérgio Conceição; todos eles muito jovens e trabalhados numa perspetiva de futuro. No caso dos extremos, recorde-se que o contrato de duas épocas de empréstimo de Salvador Agra por parte do Bétis termina no final da presente temporada e, por isso, esta é inevitavelmente uma posição a rever na elaboração do plantel para 2015/16.
Formado no FC Porto, Fábio Martins cumpriu a primeira época como sénior na equipa B dos dragões, em 2012/13. Rescindiu o contrato que o ligava aos azuis e brancos por mais uma época e mudou-se para o Aves, onde foi uma das pedras basilares de uma equipa que disputou o play-off (e perdeu) de subida à I Liga com o Paços de Ferreira. Esteve perto do Benfica, mas o FC Porto cedeu os direitos de opção ao Braga, que o assegurou por 200 mil euros. Uma aposta que começa a dar os frutos pretendidos.



PROMOVIDOS NO PLANTEL

Santos
Defesa-central

Santos é o caso de maior sucesso, no que diz respeito a jogadores que se destacaram na equipa B e saltaram para a principal. Contratado ao Trofense em 2012, o defesa-central brasileiro começou na formação secundária, mas dada a qualidade demonstrada e os constantes impedimentos de centrais na equipa principal, acabou a época a titular na I Liga, e com grandes exibições. A partir daí, fixou-se em definitivo, sendo atulamente um dos jogadores com mais mercado do plantel.
Mauro
Médio-defensivo

Mauro é o outro jogador do plantel que também encontrou na equipa B a sua rampa de lançamento – Kritciuk tem um percurso diferente, tendo rodado, pelo meio, no Rio Ave. O trinco brasileiro chegou ao clube proveniente do Gil Vicente e, apesar de ter jogado na I Liga pelos de Barcelos, começou por integrar a equipa B dos arsenalistas, em 2012/13. No final dessa época, já jogava pela equipa principal, na qual foi titular na temporada passada. Em 2014/15, só ainda jogou na Taça da Liga.


3 QUESTÕES A FERNANDO VALENTE
"Fábio é um criativo e precisa de liberdade"

1 O que é que Fábio Martins poderá acrescentar ao plantel principal do Braga?
—Conhecendo o perfil do Sérgio Conceição, para o Fábio poder ser uma opção terá de ser mais competitivo e intenso. Espero é que, como começa a ser frequente, não se tente tornar um jogador criativo como ele mais parecido com os restantes. Pelo que tem demonstrado na II Liga, parece-me que possui recursos que os outros extremos do plantel não têm, especialmente perto da baliza, como se viu no golo que marcou ao Rio Ave.Tratando-se de um criativo, que é o tipo de atletas de que o futebol português necessita, ele precisa de alguma liberdade e não estar limitado ao rigor tático.

2 Tendo em conta que tem apenas 21 anos, que aspetos ainda precisa de melhorar?
—Ele tem vindo a melhorar a ligação que se exige que tenha com o jogo. Compreendo que tenha de fazer o que lhe pedem, mas não se pode limitar à ala. Se também tiver liberdade para aparecerno corredor central  quando tiver a bola nos pés, vai marcar a diferença. Agora, há sempre aspetos que pode melhorar, porque ainda não é um jogador feito. Receio que, ao serem lhe dados atributos físicos, retirem aquela
flexibilidade criativa que é uma mais-valia.

3 A II Liga começa a ser um campeonato redutor para o que Fábio Martins tem revelado ou continua a ser o ideal para continuar a crescer como jogador?
—A II Liga é um campeonato competitivo e é boa para os jovens, embora nem todos acabem por vir a jogar na I Liga.Tudo depende das ideias que o Braga tem para ele. É uma questão de prioridades: um clube como o Braga quer ganhar, mas acredito que também queira potenciar alguns dos jovens quetem na equipa B. Para isso, precisa de lhes dar algumas oportunidades, porque são jogadores como o Fábio que no futuro se poderão vir a valorizar e possibilitar um encaixe financeiro com uma transferência. Acredito que ele tem feito bem o seu trabalho, o resto cabe ao treinador e ao clube. Mas não tenho dúvidas de que se, um dia, o Rafa ou o Pardo saírem, o Fábio terá um espaço maior.



CURIOSO VITORIOSOS NAS VISITAS AO SUL

Se o histórico recente das visitas ao Estoril para a I Liga não é risonho, o Braga, por outro lado, tem sido feliz, esta época, nas deslocações ao sul: sempre que lá jogou, ganhou. No campeonato, a equipa treinada por Sérgio Conceição venceu em Belém (0-1) e em Setúbal (1-3), enquanto na Taça de Portugal foi ao Estádio da Luz afastar Benfica, com um triunfo inédito por 1-2. Seguem-se Estoril e Alvalade para confirmar ou não a tendência curiosa.



DERROTAS
2
Desde que o Estoril voltou à I Liga, o Braga perdeu sempre na Amoreira para o campeonato: dois jogos, duas derrotas por 2-1. Ganhou, porém, na Taça da Liga na época passada (1-2)



Pedreira já tem "caixa" para adeptos visitantes
Concretização da obra foi uma das promessas de António Salvador para este ano. Sector será estreado no próximo jogo dos arsenalistas em casa, com o Arouca

Jogos com o Rio Ave (Taça de Portugal) e o FC Porto (I Liga) perspetivam-se como os grandes testes à eficácia do espaço, reclamado há muito pelos sócios com lugar no tabuleiro inferior da bancada nascente

Caixa de segurança foi uma das promessas feitas por António Salvador aos adeptos do Braga
Depois de alguns avanços e recuos, motivados por questões burocráticas mas não só, a caixa de segurança do Estádio Municipal de Braga está finalmente concluída. A obra começou a ser erguida a 26 de janeiro e, apesar de algumas redes já terem sido visíveis na receção ao Moreirense (30 de janeiro), só agora foi declarada como acabada. Por isso, a estreia oficial ocorrerá no encontro com o Arouca, agendado para o próximo dia 15. No entanto, as partidas com o Rio Ave (Taça de Portugal) e o FC Porto (I Liga), no começo de março, perspetivam-se como os grandes testes à eficácia do espaço, até porque Benfica, Sporting e Vitória de Guimarães já não voltarão a jogar no recinto bracarense esta temporada.
A Pedreira é o terceiro recinto desportivo em Portugal a ser dotado de uma caixa de segurança, depois do Estádio da Luz (Benfica) e do Dragão (FC Porto). O espaço, que foi uma das promessas de António Salvador na última assembleia geral do clube, está situado num dos sectores do tabuleiro superior da bancada nascente e era reclamado há muito pelos sócios com lugar anual no tabuleiro inferior. Estes queixavam-se de serem alvo do arremesso de cadeiras e outros objetos nos encontros contra os adversários que arrastam mais adeptos. Na caixa de segurança cabe cinco por cento da lotação do estádio (30 286), ou seja, pouco mais de 1500 adeptos.


Ideia polémica no início

O aparecimento das caixas de segurança em Portugal não foi pacífico. A polémica estalou num Benfica-Sporting, realizado em 2011, no Estádio da Luz, que acabou com os adeptos leoninos a incendiarem as cadeiras situadas naquele espaço. Desde então, a ideia foi-se cimentando e o FC Porto construiu uma no Dragão esta época. Agora foi a vez do Braga.



Nuno Valente analisa proposta
Médio tem convite da SAD para renovar. Contrato atual expira no final da temporada

Aposta de Sérgio Conceição no derradeiro jogo do Braga, na Taça da Liga, Nuno Valente é um dos jogadores que a SAD pretende segurar para além desta temporada. O médio de 23 anos é visto como um dos elementos da equipa B que mais hipóteses têm de um dia saltar para o plantel principal, pelo que já foi abordado no sentido de renovar o contrato atual, que expira no final desta época. O processo conheceu avanços significativos nas últimas semanas, depois de o jovem nascido em Adaúfe, que conta no currículo com uma internacionalização pela seleção de sub-18 portuguesa, ter sido solicitado por vários clubes da I Liga.
Ciente dos problemas que a saída de Nuno Valente poderia provocar na equipa B, a SAD travou o empréstimo de um dos indiscutíveis do treinador Fernando Pereira, que o utilizou em 23 jogos na II Liga. De resto, as boas exibições (tem sete golos no segundo escalão) levaram Conceição a lançá-lo em Vila do Conde e o desempenho do médio-ofensivo fez crescer água na boca aos adeptos arsenalistas, que suspiraram, em vão, pela chegada de outro elemento para o meio campo durante o mercado de transferências de janeiro.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


JotaCC


brigada da relote

Juventus pensa em Danilo para substituir Pogba

A Imprensa italiana avança que a Juventus já está no mercado à procura do substituto de Paul Pogba e o brasileiro Danilo (SC Braga) estará no topo da lista.

De acordo com a Gazzetta dello Sport, o passe do jovem médio brasileiro estará avaliado em cerca de 15 milhões de euros e já existem conversações entre a Juventus e o seu empresário, Jorge Mendes.

A BOLA

brigada da relote

BRAGA
Juventus quer levar Danilo
Segundo o jornal La Gazzetta dello Sport, clube italiano equaciona o médio brasileiro para compensar a futura saída do francês Pogba


A passagem de Danilo por Braga será breve. As exibições do internacional brasileiro sub-21 não têm passado despercebidas aos clubes europeus mais endinheirados, estando a Juventus, segundo avançou o jornal La Gazzetta dello Sport nesta sexta-feira, fortemente interessada na contratação.

Já a pensar na futura saída do francês Pogba, o clube italiano apressou-se a negociar com o empresário Jorge Mendes e, de acordo com a mesma publicação, terá de investir cerca de 15 milhões de euros para levar Danilo. Os arsenalistas apenas terão direito a 10 por cento do negócio.

O JOGO

brigada da relote

Sp. Braga também já tem uma caixa de segurança
Estrutura em rede similar à Luz e ao Dragão


Depois do Benfica e do FC Porto, o Sp. Braga construiu uma caixa de segurança no Estádio Municipal de Braga, onde ficarão colocados os adeptos adversários. A estrutura em rede, similar às já existentes na Luz e no Dragão, já está totalmente colocada e pronta a ser utilizada.
 
Com capacidade para cerca de 1500 adeptos, correspondentes aos cinco por cento da lotação estipulada pela Liga para os adeptos visitantes, a caixa de segurança foi construída na bancada nascente superior, onde já costumavam ficar os adeptos da equipa visitante.
 
No jogo da última jornada, na receção ao Moreirense, os trabalhos já eram percetíveis, mas apenas no próximo jogo em casa os arsenalistas vão estrear a nova valência totalmente concluída, ou seja, com a rede colocada nas três extremidades.
 
De resto, a colocação da caixa de segurança há muito que vinha a ser reclamada pelos associados do Sp. Braga, que maioritariamente se concentram na parte inferior da bancada nascente, ou seja, por baixo dos adeptos adversários. As queixas do arremesso de objetos eram frequentes, pelo que evitar esses arremessos é um dos objetivos da estrutura que foi concluída esta semana.
 
Este tema foi abordado na última assembleia-geral do clube minhoto, em novembro, tendo o presidente António Salvador prometido a colocação da caixa de segurança para o próximo jogo grande.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Prodígio brasileiro do Braga pode rumar à Juventus
Danilo Silva, médio de 18 anos, é o preferido da tricampeã italiana para suceder a Paul Pogba


A Juventus tem Danilo Silva referenciado como sucessor de Paul Pogba, de acordo com informações avançadas, esta sexta-feira, pela imprensa italiana.

A "Gazzetta dello Sport" garante que a tricampeã italiana estará já em conversações adiantadas para garantir o médio internacional Sub-20 brasileiro, que actua no Sporting de Braga e que é representado por Jorge Mendes.

O passe do "trinco" de 18 anos, formado no Vasco da Gama, está avaliado em cerca de 15 milhões de euros.

Quanto a Pogba, apesar dos 80 milhões que estarão alegadamente a ser pedidos pela equipa de Turim, não faltam pretendentes. Na próxima época, o internacional francês deve abandonar a Juve para rumar a Inglaterra ou a Espanha.

RR