News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM: Notas de uma semana intranquila

Started by cardoso, 08 de February de 2007, 14:27

Previous topic - Next topic

cardoso

Alguns factos ocorridos nos últimos dias simbolizam bem o que de melhor e de pior tem o futebol.
1) Em Itália ocorreram actos de violência gravíssimos entre adeptos do Catania e do Palermo, dos quis resultaram dezenas de feridos e um morto, um jovem polícia que apenas cumpria o seu dever. Esta vergonha deve ser encarada como um aviso para o que pode acontecer em qualquer país, inclusivamente no nosso. Cada vez mais, infelizmente, o futebol é visto como uma ocasião para manifestar a estupidez que muitos parecem querer exibir com orgulho. Fala-se muito hoje da "futebolização" da vida politica e social. Penso que não é bem disso que se trata mas sim de uma tendência mais global para encarar as coisas em conformidade com a emoção e não com a inteligência. É-se a favor ou contra isto ou aquilo e exibe-se essa opinião como se exibe a bandeira de um clube. E os outros, os que têm opinião diferente são os inimigos. Não há lugar para a compreensão da opinião do outro, porque a minha bandeira é sempre melhor que a dele. Esta brutalização mental atinge os píncaros, evidentemente no futebol. Mas tende a invadir todas as esferas da vida. Veja-se a cegueira com que se desenrolaram a maior parte dos debates sobre o referendo do próximo domingo. A estupidez já não é atributo exclusivo do futebol.
2) Muitos adeptos, jogadores e dirigentes de futebol deveriam ver e rever algumas cassetes de jogos do Torneio das Seis Nações ou então do Portugal – Espanha em Rugby que vencemos brilhantemente no passado sábado. Trata-se de um desporto erradamente associado à brutalidade e até à violência. Pelo contrário, é um desporto exemplar no que toca à correcção dos jogadores, árbitros e adeptos. Um desporto onde predomina a inteligência, o fair-play e o respeito pelo adversário; enfim, tudo o que vai faltando no futebol.
3) Um jogo entre Portugal e o Brasil em Inglaterra poderia parecer, à partida, um disparate. De facto, era inimaginável que adeptos portugueses e brasileiros viajassem até Londres para acompanhar a sua selecção, ao ponto de encher o estádio. No entanto, há algo que ninguém pode negar: a forma incrível como os ingleses gostam de futebol, ao ponto de encher um estádio para ver duas selecções estrangeiras a disputar um jogo particular. E mau grado os assobios dirigidos a Cristiano Ronaldo e a compreensível antipatia dos ingleses pela selecção nacional, foi mais um exemplo da forma espectacular como os súbditos de Sua Majestade encaram o futebol. Mais um exemplo! Quanto à nossa selecção, tudo o que eu possa escrever será banal: somos os melhores do mundo.
4) Diz-se que foram encetadas negociações entre as direcções do Desportivo das Aves e do Vitória para que o jogo entre aquela equipa e o Benfica se dispute no estádio Afonso Henriques, em Guimarães. Trata-se, a meu ver, de mais um exemplo de como certos dirigentes desprezam o interesse desportivo, facilitando a vida ao adversário a troco de uns euros. O Benfica, evidentemente, agradece e faz muito bem em aceitar a benesse. O que é lamentável é que a Liga continue a aceitar estes atentados à verdade desportiva e à competitividade que os patrões do futebol tanto dizem defender para a Liga portuguesa.
5) Continuam as cotoveladas e os erros de arbitragem na Liga. Continua a ser gritante a falta de critérios uniformes para avaliar determinados tipos de lances. A arbitragem portuguesa continua a ser absolutamente incompetente. Os árbitros continuam a errar descaradamente, alguns repetem arbitragens desastrosas e depois aparecem, miraculosamente, nos primeiros lugares das classificações. A arbitragem portuguesa está a perder a credibilidade e os responsáveis começam a perder a vergonha. A verdade desportiva, essa, é uma batata mas ninguém se preocupa seriamente com isso. Por mim, venha de lá mais um jogo de Rugby enquanto não começa a época de ciclismo.

Vlad

Olha o Cardoso! Já não lia estas crónicas há uns tempos... E que falta fazem elas ao fórum (por mim falo).

Quote from: cardoso on 08 de February de 2007, 14:27
(...)A verdade desportiva, essa, é uma batata mas ninguém se preocupa seriamente com isso. Por mim, venha de lá mais um jogo de Rugby enquanto não começa a época de ciclismo.

Olha que o ciclismo, em termos de verdade desportiva, também anda pelas ruas da amargura. Se calhar sempre foi assim (falso), mas agora na era da informação, é tudo muito mais visível e detectável. Com muita pena minha. Desde puto que gosto de ver as "voltas" pela tv. Aliás... eu acho que gosto de ver qq tipo de desporto na tv. Outro dia dei comigo a ver golfe feminino.  Mas voltando ao assunto, hoje em dia os desportos mediáticos, infelizmente são dada vez menos "desporto" e mais "show biz". Enfim... não me agrada muito, mas parece que é inevitável.
Quanto à violência, para mim, sempre foi, é e sempre será condenável e evitável.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

cardoso

Quote from: Vlad on 08 de February de 2007, 15:25
Olha o Cardoso! Já não lia estas crónicas há uns tempos... E que falta fazem elas ao fórum (por mim falo).

Quote from: cardoso on 08 de February de 2007, 14:27
(...)A verdade desportiva, essa, é uma batata mas ninguém se preocupa seriamente com isso. Por mim, venha de lá mais um jogo de Rugby enquanto não começa a época de ciclismo.

Olha que o ciclismo, em termos de verdade desportiva, também anda pelas ruas da amargura. Se calhar sempre foi assim (falso), mas agora na era da informação, é tudo muito mais visível e detectável. Com muita pena minha. Desde puto que gosto de ver as "voltas" pela tv. Aliás... eu acho que gosto de ver qq tipo de desporto na tv. Outro dia dei comigo a ver golfe feminino.  Mas voltando ao assunto, hoje em dia os desportos mediáticos, infelizmente são dada vez menos "desporto" e mais "show biz". Enfim... não me agrada muito, mas parece que é inevitável.
Quanto à violência, para mim, sempre foi, é e sempre será condenável e evitável.

Realmente esqueci-me de pôr aqui uma ou duas crónicas. Mas estão no site. Quando mando para o DM mando também para o ric e para o Zé Manel que as põem na secção "Opinião".

Quanto ao ciclismo, eu sei que eles até podem injectar cafeína, cocaína ou Sonasol mas como vai cada um na sua bicla não andam às cotoveladas (quer dizer, às vezes até andam...)

disco infiltrator


2) Muitos adeptos, jogadores e dirigentes de futebol deveriam ver e rever algumas cassetes de jogos do Torneio das Seis Nações ou então do Portugal – Espanha em Rugby que vencemos brilhantemente no passado sábado. Trata-se de um desporto erradamente associado à brutalidade e até à violência. Pelo contrário, é um desporto exemplar no que toca à correcção dos jogadores, árbitros e adeptos. Um desporto onde predomina a inteligência, o fair-play e o respeito pelo adversário; enfim, tudo o que vai faltando no futebol.



Fico muito feliz que o meu desporto preferido esteja a ganhar cada vez mais notoriedade em Portugal. O Rugby é uma escola de vida, muito diferente do mundo do futebol e ainda bem. Em Portugal, é um desporto totalmente amador que mesmo assim tem conseguido trazer excelentes resultados ao nosso país. A Selecção Nacional de Rugby é um exemplo de dedicação, bem como o são os vários clubes que existem em Portugal.

O problema é que também gosto de futebol e do SCB, por isso lá tenho que ir sofrendo com o mundo tumultuoso do futebol...:-)

braguista365

Os bons aparecem sempre!
Tambem ja reparei ,como todos nós penso eu,parece ja nao haver espaço para a compreensao das opinioes diferentes.
Quem é diferente na opiniao é um alvo a abater,quer esteja certo ou errado,ja nao ha tempo para se ouvir as partes diferentes,é tudo "eu sou porque sou" nao ha debates de ideias apenas arrufos.
Quanto ao rugby,vi estes dias na sporttv um jogo do campeonato novazelandes,muito bom e familias inteiras a assistir ao jogo.
Quanto ao ciclismo????????????????????????????????????????nao obrigado,mas respeito quem gosta!  ;)

tos

Quote from: disco infiltrator on 08 de February de 2007, 19:05

2) Muitos adeptos, jogadores e dirigentes de futebol deveriam ver e rever algumas cassetes de jogos do Torneio das Seis Nações ou então do Portugal – Espanha em Rugby que vencemos brilhantemente no passado sábado. Trata-se de um desporto erradamente associado à brutalidade e até à violência. Pelo contrário, é um desporto exemplar no que toca à correcção dos jogadores, árbitros e adeptos. Um desporto onde predomina a inteligência, o fair-play e o respeito pelo adversário; enfim, tudo o que vai faltando no futebol.



Fico muito feliz que o meu desporto preferido esteja a ganhar cada vez mais notoriedade em Portugal. O Rugby é uma escola de vida, muito diferente do mundo do futebol e ainda bem. Em Portugal, é um desporto totalmente amador que mesmo assim tem conseguido trazer excelentes resultados ao nosso país. A Selecção Nacional de Rugby é um exemplo de dedicação, bem como o são os vários clubes que existem em Portugal.

O problema é que também gosto de futebol e do SCB, por isso lá tenho que ir sofrendo com o mundo tumultuoso do futebol...:-)
+1
viva o rugby!
magico braga allez!