News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/01

Started by JotaCC, 20 de January de 2015, 08:27

Previous topic - Next topic

JotaCC

António Salvador: "Sp. Braga é um grande Clube"

Um dia especial de um grande clube. O Sporting Clube de Braga assinalou, ontem, o 94.º aniversário, data que ficou marcada por uma cerimónia protocolar no Estádio Municipal, com o hastear da bandeira do clube, à qual se seguiu uma missa e romagem ao cemitério, em homenagem aos fundadores do clube.

"Este é um dia muito especial do Sp. Braga. Acima de tudo, lembramos os que passaram por este clube e que já não estão cá e aos que estão, dar os parabéns. Este clube hoje é o que é, e tem a sua história, por essas pessoas que passaram por cá, ajudaram ao crescimento e, infelizmente, já partiram", começou por dizer o presidente da SAD arsenalista, António Salvador, numa mensagem dirigida a todos os bracarenses.

Depois de 94 anos de sucessos, o dirigente aponta ao futuro e deixa os desejos para o clube: "o Sp. Braga já é um grande clube, um clube ecléctico, com muita afirmação nacional. Que continue a crescer, que é aquilo que este clube tem vindo a fazer nos últimos anos".
Acompanhado por elementos da direcção, administradores da SAD e alguns dos sócios mais antigos, António Salvador hasteou o símbolo máximo do clube, numa cerimónia simples, mas repleta de significado, por uma data marcante.

"É sempre um dia muito importante, fazer uma grande homenagem aos fundadores que criaram o Sp. Braga. Espero que o clube cresça cada vez mais, porque o António Salvador é um grande presidente, um grande merecedor das conquistas do clube nos últimos anos", elogiou D. Amélia, uma das sócias mais emblemáticas do clube.

"Não falto a nada relacionado com o Sp. Braga, hoje ainda mais, para celebrar o aniversário. Em 1962, o meu falecido marido fez-me sócia do Sp. Braga e, em 1966, ainda fomos ver a final da Taça de Portugal, que ganhámos, com a equipa que jogámos, ontem [domingo], o Vitória de Setúbal. Gostava de ir novamente ao Jamor, mas não podemos prometer nada, porque depende da máfia do relvado", sublinhou 'Amelinha', como é carinhosamente tratada pelos adeptos, deixando um desejo para o aniversário. "Acho que vai ser um ano bom para o Sp. Braga, mas depende das arbitragens", rematou.

"Abertos à discussão" e à espera de "provas" que sustentem alteração da data de fundação

São 94 anos - 19 de Janeiro de 1921 - mas António Salvador admite analisar dados "concretos" que sustentem a alteração da data da fundação do Sp. Braga, proposta por um grupo de sócios do clube denominado 'Sporting Clube de Braga - 16/09/1914',do qual fazem parte ex-presidentes e antigos dirigentes.

"Já o disse, até ao momento, não há nada que sustente que é outra data. Agora, estamos sempre abertos a ver e analisar se, de facto, há dados concretos que possam alterar a data do nascimento do clube. Até ao momento, não o temos, mas estaremos sempre abertos à discussão para que possa haver provas contrárias", revelou o presidente, deixando em aberto, pela primeira vez, a possibilidade de se analisarem provas que sustentem a fundação oficial do clube.
Recorde-se que o grupo de adeptos bracarenses reclama a fundação do Sp. Braga no dia 16 de Setembro de 1914.

"Maior sonho é ver o Sp. Braga campeão"

Homenagem a quem marcou a história do Sp. Braga. Os 94 anos do clube ficaram marcados pela já habitual missa no cemitério de Monte d'Arcos, onde os dirigentes do clube, elementos da SAD e sócios homenagearam os fundadores do clube bracarense - Felicíssimo Campos e Celestino Lobo - e dois sócios, recentemente, falecidos - Vicente Xavier e Lucília Pereira (Xila), com a romagem às campas e coroas de flores, num dos momentos mais emotivos do aniversário.

"São 94 anos, é uma idade linda, cheia de êxitos desportivos. O Sp. Braga não é um clube grande, é um clube enorme, com uma massa associativa de muito entusiasmo. Tenho o privilégio de fazer também parte dessa massa associativa e, por isso, estou aqui neste acto simbólico para homenagear os que já nos deixaram e que muitos e bons serviços prestaram ao nosso clube", sublinhou Mesquita Machado, antigo autarca e ex-presidente do Sp. Braga.

Mesquita Machado recusou a ideia de voltar a integrar a direcção do clube e revelou o desejo para o aniversário do emblema arsenalista: "quero é que o meu clube tenha muitos êxitos e, como disse em outros tempos, o meu maior sonho é que o Sp. Braga seja campeão da I Liga. Espero ainda um dia ver e ter essa alegria, porque será o culminar de uma série de vitórias e alegrias que o clube nos tem dado".

Quanto à temporada desportiva, Mesquita Machado considera estar a ser "uma boa época" e elogia o trabalho desenvolvido pelo técnico Sérgio Conceição, lembrando que os resultados deixam antever coisas boas.

"O Sp. Braga ainda ontem [domingo] fez um excelente resultado e estou convencido de que irá alcançar os objectivos a que se propôs para esta época", destacou o antigo dirigente, confiante na presença do Sp. Braga na final da Taça de Portugal, no Jamor.
"Está ao nosso alcance, aliás temos um percurso semelhante ao ano passado, e com a mesma equipa, mas espero que desta vez seja diferente. É desta que vamos ao Jamor e não espero só ir, espero ir ao Jamor e ganhar a Taça de Portugal", rematou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Um mês sem Pardo é baixa com peso
FALHA PELO MENOS OS PRÓXIMOS 7 JOGOS

Felipe Pardo entrou de baixa, pelo menos, nas próximas quatro semanas. O colombiano confirmou ontem a gravidade da lesão que sofreu no jogo de Setúbal, com recurso a exames complementares de diagnóstico, e a boa notícia aqui é que não haverá necessidade de intervenção cirúrgica. No entanto, a entorse no joelho esquerdo afetou naturalmente os ligamentos, principalmente o interno, o que implica alguns cuidados na recuperação, tendo em conta também a morfologia do próprio jogador.

Ou seja, na perspetiva mais otimista, pois o tempo de recuperação depende também da capacidade de resposta e de sacrifício do atleta, é certo que Pardo vai falhar os próximos 7 jogos do Sp. Braga, juntando aos 5 do campeonato até à receção ao Nacional (dia 22 do próximo mês)os 2 da Taça da Liga, já amanhã, ante o FC Porto, e em Vila do Conde.

Uma baixa de peso na estratégia de Sérgio Conceição, pois o avançado colombiano estava a ser um dos elementos mais influentes da equipa, colocando na sua sombra nomes como os de Salvador Agra e Pedro Santos, ambos agora com perspetivas alargadas para se sentirem mais úteis. Os dois extremos, de resto, têm sido lançados na Taça da Liga, mas no campeonato só têm jogado a espaços e em função da necessidade de gestão do esforço do próprio Pardo e de Rafa. Quanto ao colombiano, enceta já hoje a missão de recuperar no tempo previsto, colocando o foco no início de março, quando o Sp. Braga tem marcado dois embates consecutivos com o Rio Ave, na Liga (fora) e na Taça de Portugal (casa).

RECORD

JotaCC

Salvador deseja afirmação mundial

NA CERIMÓNIA do 94.° aniversário do Braga, o presidente António Salvador insistiu no objetivo de o clube continuar a afirmar-se no plano internacional para granjear mais prestígio. "O Braga é já um grande clube e queremos que continue a ser também um clube eclético, que continue a afirmar-se a nível mundial e a crescer como tem vindo a fazer", disse o líder dos guerreiros, ontem, durante a cerimónia do hastear da bandeira.

António Salvador destaca o ecletismo do Braga
"Este é um dia muito especial para lembrar todos aqueles que ajudaram ao crescimento do Braga e já partiram, e para felicitar os que cá estão e continuam a contribuir para o sucesso", reforçou António Salvador, que está a analisar uma posição de um grupo de sócios, segundo a qual a fundação do clube minhoto terá ocorrido em 1904 e não dez anos depois. "Estamos abertos à discussão", admitiu o presidente.



PARDO COM PARAGEM DE QUATRO SEMANAS

Lesionado no decorrer do jogo com o Vitória de Setúbal, Pardo foi reavaliado ontem e vai estar afastado da competição durante quatro semanas, apurou o JN. O avançado colombiano tem um estiramento no joelho esquerdo e vai falhar o jogo de amanhã com o F. C. Porto (amanhã, 20.45 horas, TVI), a contar para a Taça da Liga, assim como os compromissos com o Boavista, Moreirense, Rio Ave, Estoril e Arouca. É uma baixa importante na equipa do Braga, autor de sete golos em 21 jogos. No treino de ontem, logo após o triunfo, por 3-1, diante dos sadinos, o defesa central Pedro Monteiro já esteve às ordens do treinador Sérgio Conceição. O jovem, de 20 anos, estava cedido ao Freamunde, mas regressou a casa para ser integrado no plantel arsenalista. Hoje, a equipa treina pela última vez antes da receção aos dragões.

JN

brigada da relote

Adeptos vão homenagear Custódio no jogo com FC Porto
APLAUSOS AO MINUTO 27 DEDICADOS AO MÉDIO


Se ao minuto 27 do jogo entre Sp. Braga e FC Porto, de quarta-feira, para a Taça de Liga, reparar numa forte salva de palmas no Estádio AXA... não estranhe. Tudo porque um grupo de adeptos dos minhotos decidiu lançar uma iniciativa que visa homenagear o médio Custódio, que recentemente deixou o clube, para rumar à Turquia.

Recorde-se que Custódio atuou nos minhotos sempre com a camisola número 27, facto que justifica os aplausos no referido minuto.

RECORD

brigada da relote

Pardo deverá falhar seis jogos

O avançado colombiano Felipe Pardo deverá falhar os próximos seis compromissos do SC Braga, na sequência da lesão sofrida na partida com o V. Setúbal, escreve A BOLA esta terça-feira.

A BOLA

brigada da relote

Lesão sofrida em Setúbal impede o colombiano de alinhar nos próximos seis jogos, a começar pelo de amanhã, diante do FC Porto, na terceira jornada do Grupo D da Taça da Liga
Sérgio Conceição sem Pardo durante quatro semanas
Pardo tem um estiramento no joelho esquerdo e, apesar de ter respirado de alívio por a lesão não ser tão grave como receou, ficará afastado um mês da competição. Para já, é baixa de vulto para amanhã


Depois de ter saído lesionado aos 68 minutos do jogo com o Vitória de Setúbal, na sequência de uma disputa de bola com François, Pardo foi reavaliado ontem. O colombiano tem um estiramento no joelho esquerdo e precisa de quatro semanas para recuperar, período em que o Braga vai realizar seis jogos, por esta ordem: FC Porto (Taça da Liga), Boavista, Moreirense (campeonato), Rio Ave (Taça da Liga), Estoril e Arouca (campeonato). Trata-se de uma paragem considerável mas não tão longa como o próprio jogador chegou a temer, levando em linha de conta o que escreveu na sua conta no Twitter. "Graças a Deus não é muito tempo fora do campo; quatro semanas. Obrigado a todos pelo apoio", desabafou ontem, ao início da tarde.

Sérgio Conceição vê-se privado de uma das unidades mais importantes da equipa, um titular indiscutível no campeonato. O colombiano, de resto, é um dos dois melhores do Braga esta época, a par de Éder: soma sete golos, quatro no campeonato e três na Taça de Portugal. Na Taça da Liga, Pardo tem vindo a ser poupado por Sérgio Conceição, à semelhança da maioria dos habituais titulares. Até agora, o extremo jogou apenas os 14 minutos finais do jogo com o União da Madeira; frente à Académica, não foi sequer para o banco.

Dada a situação da equipa no Grupo D da Taça da Liga, tudo indica que a rotação de Sérgio Conceição seja mais moderada amanhã, frente ao FC Porto; na jornada anterior da competição, só Éder, dos habituais titulares, jogou de início. Com três pontos de atraso em relação aos dragões, é provável que o treinador aposte em mais figuras de primeiro plano para atacar a liderança do grupo. Pardo poderia ser um desses casos, mas virou o problema do momento.

Agra e Pedro Santos à espreita

Salvador Agra foi o jogador que substituiu Pardo em Setúbal e esse é um indicador que faz do camisola 7 o principal candidato à titularidade frente ao FC Porto. Até agora, nunca foi titular no campeonato (12 jogos como suplente utilizado), mas na Taça da Liga jogou sempre de início. Na outra faixa, nesta competição, tem jogado Pedro Santos, também ele uma alternativa a Pardo. Há ainda Alan, embora venha a jogar só no centro.

Salvador aberto a mudar a data
Presidente admite alterar a data de fundação do clube, mas por agora não vê provas para isso


O Braga comemorou ontem o 94.º aniversário. Logo de manhã, o presidente António Salvador hasteou a bandeira e mostrou abertura para alterar a data de fundação do clube, conforme deseja um grupo de sócios, que alegam que o Braga nasceu em 1914 e não em 1921. Por agora, no entanto, António Salvador não vê razões para isso. "Até ao momento não há nada que sustente que a data seja outra. Nós estamos sempre abertos a analisar se, de facto, há dados concretos que possam alterar a data de fundação do clube. Até ao momento, não temos e estaremos sempre abertos à discussão para ver se há provas em contrário", afirmou o presidente, que falou ainda de um Braga "grande, eclético, com muita afirmação nacional" e o forte desejo de "continuar a crescer como tem feito".

PEDRO MONTEIRO JÁ TREINOU
Defesa-central resgatado ao Freamunde começou ontem a trabalhar sob a orientação de Sérgio Conceição


O plantel do Braga conheceu ontem uma cara nova. Um jogador que já tem contrato com o clube desde o verão (válido por três épocas, com mais duas de opção), mas que só a partir de agora passará a vestir de vermelho e branco. Conforme O JOGO adiantou na edição de sábado, o defesa-central, de 20 anos, salta do Freamunde para o Braga, que acionou a cláusula que permitia a interrupção do empréstimo aos capões a meio da temporada. Pedro Monteiro ainda jogou pelo Freamunde no domingo, frente ao Tondela, mas ontem já começou a trabalhar com a equipa principal dos arsenalistas, onde já poderá ser opção para o jogo com o FC Porto, na Taça da Liga. O Freamunde despediu-se do jogador, numa nota publicada no Facebook, referindo-se a Pedro Monteiro como um "exemplo a seguir por todos".

BAIANO AVANÇA NA TAÇA DA LIGA

Baiano completou uma série de cinco amarelos no campeonato, em Setúbal, e vai cumprir castigo na próxima jornada, no Estádio do Bessa, frente ao Boavista. O lateral-direito está, no entanto, disponível para a Taça da Liga e deve mesmo defrontar o FC Porto, com Sérgio Conceição a resguardar Marcelo Goiano para a visita aos axadrezados. Conforme O JOGO escreveu oportunamente, Baiano construiu a mais longa série de jogos seguidos a titular no campeonato desde que chegou ao Braga em 2011. Uma sequência de 14 jornadas que chega agora ao fim.

O JOGO

brigada da relote

Sp. Braga: Pardo fora dos relvados por quatro semanas
Avançado colombiano contraiu estiramento no joelho esquerdo


O extremo Felipe Pardo vai desfalcar as opções de Sérgio Conceição nas próximas quatro semanas na sequência da lesão contraída no último domingo, no jogo com o V.Setúbal. Abandonou o relvado do Bonfim aos 65 minutos, depois de contrair um estiramento no joelho esquerdo.
 
Más notícias para o técnico arsenalista, até porque Pardo é um dos jogadores mais influentes do Sp. Braga, liderando a par de Éder a lista de melhores marcadores do clube minhoto. O colombiano de 24 anos soma sete golos em 21 jogos esta época.
 
Com as quatro semanas estimadas de paragem, Pardo deverá falhar cerca de seis jogos dos Guerreiros. Ainda assim, tudo indica que estará apto para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante do Rio Ave.
 
Recrutado aos colombianos do Independiente Medellin, Pardo cumpre a segunda época ao serviço do Sp. Braga.

MAIS FUTEBOL

JotaCC


JotaCC


JotaCC


brigada da relote

Sp. Braga: adeptos preparam homenagem a Custódio
Médio saiu há dias do clubes para jogar nos turcos do Akhisar


Os adeptos do Sp. Braga estão a preparar uma homenagem a Custódio, que recentemente abandonou o clube minhoto para assinar pelo Akhisar.

Ora nesse sentido, e de acordo com a mensagem que tem sido espalhada, ao minuto 27 (número da camisola de Custódio) do jogo com o FC Porto, a contar para a Taça da Liga, os adeptos vão levantar-se e aplaudir.

Esta é uma forma de reconhecer o trabalho que Custódio fez no Sp. Braga, ele que chegou como produto do eterno rival V. Guimarães, acabou por ser capitão do Sp. Braga, por chegar à seleção nacional enquanto jogador do clube e por apontar o golo que valeu o apuramento bracarense para a final da Liga Europa.

«Não sinto que vou deixar de fazer parte do Sp. Braga porque este passou a ser o meu clube. Vou continuar sempre a acompanhá-lo. Adorei ver como este clube, onde foi fantástico jogar, se transformou numa família para mim», disse Custódio na hora da partida.

MAIS FUTEBOL