News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O que se passa com a formação?

Started by JR1287, 09 de January de 2015, 12:32

Previous topic - Next topic

JR1287

Sei que há uma secção própria para a formação, mas optei por abrir este tópico aqui porque é transversal a toda a formação (enquanto a secção própria está dividida por escalões), porque também referirá a equipa B, que é simultaneamente formação e profissional, e porque me parece um assunto muito grave, e aqui terá mais visibilidade. Mas se optarem por mover o tópico para outra secção, tudo bem.

Venho relatar e questionar o que se passa na formação, focando diversos assuntos, mas centrando-me introdutoriamente no escalão de juvenis.
Não sei se há muitos sócios que saibam o que se passa com os juvenis, por isso vou fazer um introito o mais breve possível.
Por só poder ter uma equipa no campeonato nacional de juvenis, mas entendendo que o desenvolvimento e evolução dos miúdos é melhor a jogar a nível nacional do que distrital, o Braga decidiu - e muito bem - colaborar com o Palmeiras, que passou a funcionar como uma espécie de clube satélite, com a vantagem de também estar a participar no campeonato nacional.
No início da época, alguém - provavelmente o treinador da equipa principal (a que jogou com as cores do Braga) e o departamento de formação, cujo rosto principal é o professor Agostinho Oliveira - escolheu os jogadores que iriam para cada uma das eequipas.
O critério foi que os jogadores de 2º ano e os melhores do 1º ano ficaram no Braga, e os jogadores de 1º ano e os menos bons do 2º ano foram para o Palmeiras.
Na prática foi o mesmo critério que tradicionalmente permitia escolher os jogadores que jogavam no escalão nacional e os que jogavam no regional - com a diferença que, como eram ambas do Braga, os jogadores podiam livremente mudar de equipa durante a época, o que agora não acontece, pois os miúdos estão inscritos por equipas diferentes.
O treinador do Palmeiras foi indicado pelo Braga e era já, há alguns anos, da formação do Braga, precisamente o treinador que costumava treinar a equipa de juvenis que jogava no distrital.
Até aqui, tudo bem.
O problema foi que, chegados à antepenúltima jornada, o Palmeiras estava um ponto à frente do Braga, e na última jornada (este fim-de-semana) jogarão um contra o outro.
Acontece que na penúltima jornada, jogada no passado domingo, o Braga perdeu com o Guimarães, e o Palmeiras ganhou, ficando com uma vantagem de 4 pontos e assegurando a passagem à segunda fase. O Braga acaba a época depois de amanhã!
Posto isto, o professor Agostinho Oliveira chamou, segunda-feira bem cedinho, o treinador do Palmeiras (que é dos quadros do Braga) e desancou-o violentamente, por... não ter perdido de propósito!
O treinador do Palmeiras (de seu nome professor José Carvalho Araújo) respondeu, e muito bem, que não ia pedir a miúdos de 15 anos para perder de propósito, pois esse não pode ser a postura de quem está a formar jogadores, mas também homens.
Perante esta resposta, e em vez de agradecer a postura e a personalidade do treinador / professor / homem que tinha à sua frente, o professor Agostinho ameaçou demitir-se, apresentando o sempre fantástico argumento "ou ele ou eu"...
Por sua vez, o treinador principal decidiu acompanhar o professor Agostinho, caso ele se demitisse; note-se que este treinador não se demitiu por não ter atingido os seus objectivos; ameaçou demitir-se por solidariedade com o coordenador contra um colega...

Esta situação coloca quatro questões que me parecem muito graves:

- Quem escolhe os jogadores e os treinadores? Com que motivação e fundamentos? Com que objectivos? Só havendo justificações enviesadas é que se pode justificar que os supostamente "melhores" jogadores tenham ficado atrás dos "piores";

- O coordenador da formação demite-se por pissarra?? Devia-se demitir por não ter alcançado os objectivos, ou por ter sido conivente nas escolhas dos jogadores, que demonstraram não ser as melhores;

- Que raio de formação é esta, que quer obrigar miúdos de 15 anos a perder de propósito?!?!? E não foi só no último jogo, pois a próxima jornada é entre as duas equipas, e obviamente que o pressuposto era o Braga ganhar, obrigatoriamente.

- Andamos nós a criticar o fair-play dos outros, que têm muitos jogadores emprestados, e isso desvirtua a verdade desportiva, e depois querem perder de propósito?!?!?! Muito mais grave do que proibir jogadores emprestados de jogar contra a equipa que empresta, é pedir / obrigar os jogadores emprestados a perder de propósito!

E já não falo da ética e da moral de impedir miúdos que se esforçaram um ano inteiro de jogar uma fase final (ou duas, se se qualificarem na 2ª fase), em detrimento de outros miúdos que, pelos vistos, não mereciam tanto como estes. Os miúdos (do Braga) que jogam no Palmeiras não têm culpa que os colegas que jogam com as cores do Braga tenham perdido 7 pontos nos últimos 3 jogos.

Se juntarmos a este episódio

- a rábula com o treinador dos juniores, que recusou convites de equipas profissionais porque lhe foi prometida a equipa B, e depois não lha deram;
- a perda de pontos da equipa B - por duas vezes, em duas épocas diferentes!!! - por razões administrativas;
- as péssimas épocas desportivas que duas das três equipas da formação (que participam nos campeonatos nacionais) estão a fazer (os juvenis não passaram da primeira fase, o que já não acontecia há anos; os juniores estão em muitas dificuldades de qualificação, o que é triste para a equipa campeã nacional),

Acho que podemos perguntar o que se está a pssar na formação.
Atenção que eu não estou a desvalorizar o que de muito bom se tem feito; eu estou, muito concretamente, a perguntar o que se passa este ano! Para ainda tentar remediar e evitar que situações destas se repitam no futuro.


Cmcorreia

JR2052, só algumas achegas ao teu post:

A Época não acaba depois de amanhã, o Braga tem de jogar a fase de manutenção, o mesmo para o juniores.
O Técnico deste ano dos Juvenis era o do Palmeiras o ano passado, que já funcionava como equipa satélite. Os jogadores do Braga este ano transitaram com ele (a sua maioria jogou no palmeiras na época passada).

Quanto à história que contas, não me espanta nada vindo dessa personagem de nome Agostinho, mas segundo se consta ele (Agostinho Oliveira) está de saída no final da época (já tinha colocado essa informação no tópico dos juniores), não sendo o seu contrato renovado, assim como alguns treinadores, pelo que essa postura de demissão não me soa lá muito bem.

Quanto ao demais que se passa na formação não posso falar porque o que vou sabendo pode não corresponder totalmente à verdade, e há muito diz que disse, e já se sabe que a verdade tem muitas caras!!!!
Cláudio Correia

rpo.castro

Quote from: Cmcorreia on 09 de January de 2015, 12:47
JR2052, só algumas achegas ao teu post:

A Época não acaba depois de amanhã, o Braga tem de jogar a fase de manutenção, o mesmo para o juniores.
O Técnico deste ano dos Juvenis era o do Palmeiras o ano passado, que já funcionava como equipa satélite. Os jogadores do Braga este ano transitaram com ele (a sua maioria jogou no palmeiras na época passada).

Quanto à história que contas, não me espanta nada vindo dessa personagem de nome Agostinho, mas segundo se consta ele (Agostinho Oliveira) está de saída no final da época (já tinha colocado essa informação no tópico dos juniores), não sendo o seu contrato renovado, assim como alguns treinadores, pelo que essa postura de demissão não me soa lá muito bem.

Quanto ao demais que se passa na formação não posso falar porque o que vou sabendo pode não corresponder totalmente à verdade, e há muito diz que disse, e já se sabe que a verdade tem muitas caras!!!!
Acho que já vão tarde, pois não souberem evoluir e não se aperceberam que a formação hoje em dia não pode ser gerida como há 10 anos atrás.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Robalo

Mas o objetivo da nossa formação nao é reforçar o Monaco?

Cmcorreia

Quote from: Robalo on 09 de January de 2015, 13:40
Mas o objetivo da nossa formação nao é reforçar o Monaco?
Acho que o problema é os objectivos serem muitos, mas nada a ver com formar, infelizmente...
Cláudio Correia

Freitas

#5
Ontem aconteceu mais um episódio triste, mas que retrata no estado em que está o nosso clube a nível da formação/ equipa.
Ontem com o jogo Braga B - vitória B quase no seu término o treinador resolveu meter o Joca e agora este não pode jogar este fds com o Leixões,  um jogo muito importante para os juniores.  Que falta de profissionalismo é este!!!?? Será que na equipa B não há ninguém que tenha perdido meia hora a ler os regulamentos.  Isto dá uma péssima imagem do clube, a nossa formação e a equipa b andam à deriva.
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

java551

o grande problema nao é da formaçao,é da equipa b que só tem feito m....da

A.COSTA

Juniores A:

S.C.Braga 0-2 Gil Vicente.

Campanha vergonhosa da equipa que se sagrou campeã na época passada. Uma defesa do título conquistado a todos os níveis miserável.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Carvalhux

Era bom que alguém no clube fizesse um reflexão séria sobre a formação.

Agora segue-se a fase da manutenção e só espero que não se armem em burros.

bruce

Buscar Reinaldo que tem dois tijolos nos pés, Márcio e outros não vamos longe. Quando o braga em vez de funcionar com jogadores de qualidade mete jogadores com cunhas não vamos longe

Legionário

#10
O Agostinho Oliveira, ex-colega de turma do meu pai, nem como treinador do Taipas brilhou!!! Na época passada a nossa sorte é que tivemos uma boa fornada de jovens valores e aproveitamos o cansaço dos "outros" pela presença na YouthLeague. Desta vez o que temos nem para aproveitar dá e, claro, há um amadorismo brutal, para não chamar incompetência, no incumprimento dos regulamentos que já prejudicaram a nossa equipa B, entre outros exemplos.
Os responsáveis devem ser chamados à pedra, porque quando um treinador não obtém resultados também é castigado com demissão.

A.COSTA

Depois de uma primeira fase miserável, os adversários até ajudaram e bastante.

Se o Braga tivesse ganho este jogo estava praticamente apurado. Incrível. O Leixões, que seguia em 4º, perdeu em casa com a Oliveirense que é penúltimo. Deste modo o Gil Vicente entra nos últimos 2 jogos em lugar de apuramento, graças à nossa derrota com eles.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

rpo.castro

Quote from: bruce on 17 de January de 2015, 18:17
Buscar Reinaldo que tem dois tijolos nos pés, Márcio e outros não vamos longe. Quando o braga em vez de funcionar com jogadores de qualidade mete jogadores com cunhas não vamos longe
A verdade é esta, e quem acompanhar de perto sabe que é isto que se passa. Vai lá fulano de tal, aperta e o filho passa a jogar. Na equipa B em vez do pai é o empresário. Mas formar, não dá dinheiro a estes
Quem não sente não é filho de boa gente.

Pé Ligeiro

#13
Com esta derrota, sobe para 9 o número de derrotas, que é superior ao número de vitórias (apenas 8 ).
Época muito fraca. Há que tirar conclusões e fazer as alterações que houver para fazer, escolhendo muito bem os jogadores que passarão para a próxima época no Braga. Há que fazer uma purga no plantel, pois neste contexto não é admissível perder 9 jogos em 20 e ter apenas 8 vitórias.
BRAGA SEMPRE MAIS!

jotabraga

Muitos dos jogadores do Gil são dispensados do Braga que para jogar tiveram de mudar de camisola... enquanto por cá é só estrangeiros de valor duvidoso. Ontem no Gil estavam a jogar 2 campeões nacionais do Braga portugueses... Formação mas só de nome.

comandantX

Claro que não e formação. E Incubação de investimentos. Mas já agora, por mais ou menos títulos que o futebol juvenil de a qualquer clube, quantos jogadores da sua formação tem as principais equipas da liga no seu plantel? E a titulares?
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

java551

#16
É tempo e mais que tempo de o presidente se inteirar o que se passa na formaçao,pelo que se diz só fica quem paga,mas paga a quem?Quando corre mal arranja-se bodes  expiatorios pondo em causa por vezes pessoas honestas,investigue-se apure-se a verdade.

WOOTER

o Gil que nos ganhou 2-0 em casa tem pelo menos 6 jogadores ex Braga no plantel. Dá que pensar.

A.COSTA

#18
Depois de terminada a 1ª fase e após uma prestação miserável do S.C.Braga, se tivéssemos ganho ao Gil Vicente (como era nossa obrigação) teríamos ficado apurados com 34 pontos (31+3=34 e o Gil 25-3=32).


Lamentável de facto para quem foi Campeão na época passada.

:'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'(
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

rpo.castro

Quote from: A.COSTA on 31 de January de 2015, 17:47
Depois de terminada a 1ª fase e após uma prestação miserável do S.C.Braga, se tivéssemos ganho ao Gil Vicente (como era nossa obrigação) teríamos ficado apurados com 34 pontos (31+3=34 e o Gil 25-3=32).

Lamentável de facto para quem foi Campeão na época passada.

:'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'(
Os (alguns) campeões da época passada não se apuraram? (ao serviço do gil)  ::)
Quem não sente não é filho de boa gente.