News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 07/12

Started by Bruno3429, 07 de December de 2014, 07:32

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sérgio Conceição: "Braga mais forte em todos os aspectos que o Guimarães"
Miguel Machado

O treinador do Sp. Braga começou a jogar já ontem ao ataque na antevisão do dérbi desta noite, com o Vitória de Guimarães, que promete grandes paixões no Estádio Municipal de Braga, a partir das 20.15 horas, para a 12.ª jornada da I Liga Portuguesa de futebol. Sérgio Conceição considera que "neste tipo de jogos não há favoritos", "até porque nenhum jogo é igual", mas mostrou grande confiança para a partida, só apontando à conquista dos três pontos.

Sérgio Conceição disse ainda estar à espera de um rival a jogar "de forma semelhante" à que fez no dérbi de há duas semanas, em Guimarães, para a Taça de Portugal (que o Sp. Braga venceu, por 2-1), aproveitando este ensejo para mostrar a sua discordância em relação às análises que foram feitas sobre essa partida.

"O Guimarães é uma equipa com princípios bem definidos, que gosta de privilegiar a sua primeira fase de construção com um futebol apoiado e um jogo ligado e isso faz com que as pessoas pensem que joga muito bem à bola. No entanto, o que é que é jogar melhor? É ter posse de bola no seu meio-campo defensivo entre os centrais e o médio defensivo, sem perigo e objectividade?, perguntou o treinador do Sp. Braga, acrescentando: "Mesmo quando ficámos reduzidos a 10 unidades, em termos de oportunidades reais de golo o Braga teve muitas mais que o Guimarães. O Braga foi a melhor equipa nesse jogo em todos os aspectos", afirmou, de forma categórica, sublinhando ainda a prestação dos seus jogadores, pela "maturidade e crescimento" como interpretaram "o que o jogo estava a pedir".

Sobre o facto do rival se apresentar em Braga em vantagem pontual, Sérgio Conceição desvalorizou: "é verdade que eles estão à frente, pois tem estado bem nos jogos fora de casa, onde nós não temos estado tão bem, mas será 50 por cento para cada lado", rematou o técnico.
Dérbi começa às 20.15 horas...

Correio do Minho

Bruno3429

Sp. Braga-V. Guimarães (antevisão): a escaldar
Mais um dérbi entre dois vizinhos pouco próximos

Por Pedro Jorge da Cunha   


O Momento


SP. BRAGA:
está em claro ascendente. Quatro jogos sem perder na Liga (três vitórias e um empate) e, tão ou mais importante do que isso, triunfo em Guimarães para a Taça de Portugal. Os Guerreiros estão a mostrar argumentos mais do que suficientes para andarem o seu treinador quer, ou seja, sempre entre os cinco primeiros. Neste reencontro com o arqui-rival e vizinho, tudo será duplamente a escaldar. Pelo tal jogo da taça, pela escassa diferença na classificação (cinco pontos) e pelas declarações dos dois treinadores. Promete.

V. GUIMARÃES:
cinco vitórias consecutivas na Liga, um ciclo tremendo e apenas atenuado pela eliminação na Taça de Portugal às mãos deste Sp. Braga. Nos últimos dois jogos, em Arouca e na receção ao Moreirense, o Vitória pareceu menos forte, menos irresistível, mas os três pontos acabaram sempre por ser garantidos.   


Ausências

SP. BRAGA: Zé Luís (lesionado).

V. GUIMARÃES: Gui, Pedro Correia e Defendi (lesionados). Douglas condicionado.


Discurso Direto:


Sérgio Conceição: «O que é jogar melhor? Em termos de oportunidades reais o Braga teve muitas mais do que o Vitória no jogo da Taça, mesmo quando ficámos reduzidos a 10 unidades. É ter posse de bola no seu meio-campo defensivo entre os centrais e o médio defensivo, sem perigo e objetividade?»

Rui Vitória: «Na Taça fomos superiores em tudo, menos no resultado, que ao fim ao cabo é o mais importante. Estamos na frente, queremos muito vencer, e sabemos que uma vitória nos pode trazer de bom e o que pode trazer de mau ao Braga».


Histórico de confrontos:


A longa rivalidade já foi transportada para o campo de jogo em Braga em 55 partidas. Isto, apenas para a I Liga. E neste índice a supremacia histórica pertence aos Guerreiros do Minho. Têm 35 vitórias, contra dez do Vitória e dez empates. Mas, como ainda recentemente se viu na Cidade-Berço para a Taça de Portugal, estes dados nem sempre são significativos na hora em que a bola.

Maisfutebol

JotaCC


JotaCC

LEVANTE VEM ESPIAR PARDO E TOMANÉ
Clube espanhol mata dois coelhos com uma só cajadada, ao marcar presença no dérbi para observar os avançados rivais

O dérbi do Minho atrai normalmente emissários dos mais diversos clubes e, esta noite, o destaque vai para o Levante, porque os alvos são concretos e distribuem-se em partes iguais pelas duas equipas

Observadores do Levante vão marcar presença no Estádio Municipal de Braga, esta noite, com o objetivo de tirarem notas sobre Pardo e Tomané, dois jogadores que o clube espanhol tem seguido atentamente nas últimas semanas. O Levante ocupa o modesto 15º lugar da liga espanhola e quer inverter a situação com o recurso ao mercado, em janeiro. O sector ofensivo é uma das prioridades do emblema valenciano, como se percebe facilmente pelo facto de ter o terceiro ataque menos concretizador do campeonato. É neste contexto que Pardo e Tomané entram nas cogitações do Levante, cujo interesse nos dois avançados já foi noticiado oportunamente por O JOGO. O jovem ponta de lança do V. Guimarães foi o primeiro a ser associado à equipa treinada por Lucas Alcaraz. Foi o próprio diretor desportivo do clube, Manolo Salvador, que confirmou ao nosso jornal que Tomané é um jogador que o Levante segue com especial atenção. Já Pardo foi apontado ao emblema espanhol na última semana. O jornal "Superdeportes" escreveu que o olheiro do Levante que esteve em Penafiel, onde viu a goleada do Braga por 6-1 sobre os durienses,
impressionado com a capacidade de Pardo, que nesse jogo marcou um golo.O JOGO explicou depois que a tarefa do Levante se afigura complicada, porque atravessa alguns problemas de ordem financeira e o Braga exige valores altos pelo extremo colombiano.
A presença do Levante é mais um ponto de interesse para o escaldante duelo desta noite. Pardo e Tomané centram neles muita expectativa, não só por este motivo mas também pelo que representam para as respetivas equipas. Pardo é o segundo melhor marcador do Braga no campeonato, a par de Zé Luís, com três golos, menos um do que Éder, e tem no V. Guimarães um dos alvos preferidos: em ano e meio em Portugal, já faturou duas vezes contra o rival. Já Tomané, que tem a concorrência do inspirado Álvez, nunca marcou num dérbi com o Braga, mas leva dois golos na I Liga e tem sido imprescindível para Rui Vitória: é o terceiro mais utilizado.



"VITÓRIA É A EQUIPA QUE PROVOCA MAIS AMARELOS"
Técnico do Braga pede atenção aos árbitros, neste caso Carlos Xistra, para a forma como o adversário ganha faltas. Aceita a classificação, mas acha que a sua equipa é melhor

"O Vitória jogou melhor do que nós? Mas o que é jogar melhor?"
Sérgio Conceição
Treinador do Braga


Na véspera do dérbi, Sérgio Conceição fez vários avisos e reparos. Além da estatística disciplinar, recuou 15 dias para contrariar quem disse que o V. Guimarães jogou melhor no encontro da Taça de Portugal
Foi já depois de a conferência de Imprensa terminar que Sérgio Conceição fez questão de sublinhar um dado que entende ser "importante". "O V. Guimarães é a equipa que provoca mais amarelos e faltas aos adversários. Para mim, o futebol é um jogo de contacto e o árbitro tem de estar atento", afirmou o treinador, deixando, desde logo, um aviso para Carlos Xistra, o árbitro do dérbi de hoje. O anterior, o da Taça de Portugal, que sorriu ao Braga (1-2), foi há 15 dias e está ainda muito presente na memória, pelo que Sérgio Conceição o recuperou com naturalidade. "O V. Guimarães privilegia a primeira fase de construção e isso faz com que as pessoas pensem que joga muito bem à bola. Às vezes ouço que em Guimarães o Vitória jogou melhor, mas eu pergunto: o que é jogar melhor? Em termos de oportunidades reais, o Braga teve muitas mais, mesmo quando ficámos reduzidos a dez jogadores. Jogar melhor é ter posse de bola no meio-campo defensivo, entre os centrais e o médio-defensivo, e ter 20 ou 30 por cento dessa posse de bola sem criar perigo e objetividade? Fomos a melhor equipa em todos os aspetos", questionou.
Sérgio Conceição espera um jogo "diferente" do da Taça de Portugal, apesar de voltar a encontrar um adversário que o Braga "conhece bem e com princípios bem definidos". Sabe, por isso, que a sua equipa terá de estar "precavida" para as "transições rápidas" dos vitorianos. "O Braga poderá, num ou outro momento, assumir mais o jogo e tem de estar equilibrado defensivamente", a aconselhou. O treinador dos arsenalistas, tal como antes do dérbi da Taça de Portugal, projeta um jogo "sem favoritos". "Continuo a pensar da mesma maneira. O V. Guimarães está à nossa frente; há 50 por cento de favoritismo para cada lado", frisou.
A vantagem de cinco pontos do V. Guimarães em relação ao Braga no campeonato é uma estatística que o treinador aceita com naturalidade, embora considere que essa diferença não reflete a qualidade dos plantéis. "O V. Guimarães tem estado muito bem em casa e fora, e nós não temos sido tão fortes nesse ponto. Neste momento, justifica-se isso, mas em termos de valor e qualidade do plantel penso que não se justifica. E não é por causa do dinheiro. Têm destacado isso erradamente. Sete/ oito titulares do Braga faziam parte do plantel na atípica época passada", lembrou.

"O ambiente em Braga é melhor"
Questionado se gostava de contar, hoje, com um ambiente semelhante ao que viu em Guimarães, na Taça de Portugal, Conceição inverteu, categoricamente, o sentido da pergunta. "Em Guimarães, porquê? Pelos adeptos do V. Guimarães? Não, o ambiente em Braga é melhor. Os adeptos do Braga conseguem fazer com que os jogadores sintam mais a força que vem das bancadas. Tem sido fantástico em casa e fora."



MICAEL DEVE COMEÇAR NO BANCO

O Braga manteve a norma e não divulgou a lista de convocados, permanecendo a dúvida em relação ao médio madeirense
Rúben Micael já está recuperado da lesão que o impediu de jogar em Penafiel e, por isso, tudo indica que regressará à lista de convocados de Sérgio Conceição, que será conhecida apenas hoje, depois de a equipa realizar o habitual treino matinal em dias de jogo. O tempo de paragem do madeirense, porém, deve levar o técnico a jogar pelo seguro e a optar pela continuidade de Alan no onze. Ontem, Sérgio Conceição deixou tudo em aberto. "Nos últimos dois dias, o Rúben Micael treinou integrado, sem problemas, mas temos de ver que esteve quase duas semanas parado e ver qual é a melhor situação para ele. Amanhã [hoje], veremos e decidiremos", afirmou.



PREVISÃO DE MEIA CASA NA PEDREIRA

Em termos de público nas bancadas, no jogo desta noite, pode haveruma espécie de repetição em relação ao primeiro dérbi da temporada, em Guimarães, a contar para a Taça de Portugal.Os responsáveis arsenalistas apontam para pouco mais de meia casa (a lotação do Estádio Municipal de Braga é 30.286 espectadores). Ora, no D.Afonso Henriques, há duas semanas, estiveram 15.912 pessoas.

O JOGO

JotaCC

DÉRBI MINHOTO E VIRA ESTATÍSTICO

Braga a um triunfo de igualar o saldo com o rival. Vitória contra a psicose da "pedreira" há dérbi na "pedreira". É a sequela do de há duas semanas, para a Taça de Portugal, que o Braga ganhou em Guimarães, por 2-1. É só mais um "remake" da estimada rivalidade entre os clubes minhotos.
O Vitória, segundo do pódio no arranque da jornada, chega a Braga com cinco pontos de avanço sobre o rival, quinto classificado. Mas também leva um certo alarme... Nos últimos 12 anos, de cada vez que atravessou a Falperra, só numa ocasião evitou a derrota em dez jogos da Liga. Empatou um jogo, para amostra. E acumulou outro desaire, na Taça da Liga.
Outra evidência: o Vitória nunca ganhou na "pedreira"; o último triunfo vitoriano em Braga remonta a 2002/03 e verificou-se no Estádio 1. O de Maio, onde os golos de Pedro Mendes, Romeu, Nuno Assis e Rafael deram o triunfo (4-2) que mais se celebra no Toural.
A tendência da última década permitiu ao Braga chegar-se ao rival. Em 127 jogos, para todas as competições, registam 26 empates, 51 triunfos do Vitória e 50 do Braga. Ou seja, o clube dirigido por António Salvador poderá, já hoje, pôr em rigoroso equilíbrio o saldo das refregas com o rival, com quem disputa a hegemonia regional da bola.
Para o campeonato, o histórico ainda dá vantagem folgada ao Vitória: 46 vitórias, 23 empates e 41 derrotas. Em Braga, prevalece o fator casa: 35 vitórias, dez empates e dez derrotas.
Siga a rusga!



Conceição está de sentinela ao perigo amarelo...
"Vitória joga bem à bola? Que é isso? Trocar bola entre os centrais? Acho que não! Na Taça, fomos melhores em todos os aspetos" Sérgio Conceição Treinador do Sporting de Braga

A CONFERÊNCIA de Imprensa de ontem tinha já terminado quando Sérgio Conceição se virou novamente para os jornalistas e declarou a abertura dos "mind games". "Já que ninguém me perguntou por isso, aqui vai... Sabem que o Vitória é a equipa do campeonato que mais cartões amarelos provoca nos adversários? Não sou eu que o digo, são as estatísticas que o comprovam. Mas como o futebol é um jogo de contacto, acho que os árbitros devem estar atentos", atirou o treinador do Braga.
Ou como a gincana psicológica entra em ação antes de a bola pinchar no Estádio Municipal de Braga. E prolonga-se nas escondidinhas do jogo. Conceição sempre diz que o Rúben Micael está apto, mas, como é hábito, faz caixinha da lista de jogadores convocados, a divulgar em cima da hora do jogo. "Sim, o Rúben está recuperado e já fez treino sem limitações nos últimos dois dias, mas é preciso ver que esteve duas semanas parado. Logo se verá", diz o treinador do Braga.
Seja como for, com ou sem Micael, não haverá surpresa para o Vitória. Se o madeirense não jogar, o papel de "playmaker" será para Alan, que já o desempenhou, e bem, em Penafiel.



Levante insiste em Pardo... por empréstimo

O jornal "Superdeporte" volta a noticiar que o clube de Valência quer o colombiano já em janeiro, mas que a a SAD do Braga só aceita proposta de transferência definitiva e sempre acima de cinco milhões.



Espiões da liga francesa na "pedreira"

O Mónaco, que já levou Wallace e que já garantiu a promessa Gil Dias, continua atento ao plantel do Braga e envia um emissário ao dérbi minhoto. Da "Ligue 1" chegará outro espião. Em França, diz-se que o Marselha envia um "olheiro" para ver em ação Pedro Tiba e também o médio ganês Bernard, do Vitória.

JN

JotaCC


JotaCC