News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/11

Started by JotaCC, 20 de November de 2014, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Dérbi minhoto: Mais do que uma partida de futebol... Uma questão de orgulho

Tudo a postos para o grande jogo do fim-de-semana. Domingo, Vitória de Guimarães e Sporting Clube de Braga defrontam-se em partida a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal 2014/2015. Um duelo que, logo pelas duas formações que vão estar frente-a-frente, já se destaca, mas que tem ainda mais ingredientes que fazem deste jogo uma partida extraordinária.
Antes de mais é um dérbi minhoto que transporta a rivalidade (saudável, mas por vezes com alguns episódios menos positivos e que se espera que nunca mais se repitam) entre duas cidades. Transporta também a vontade dos adeptos, amigos e simpatizantes das duas equipas em ver as suas equipas chegarem sempre o mais longe possível, numa luta constante pela conquista dos títulos.

Depois, os números da história entre os dois clubes revelam a tendência para o equilíbrio: no que diz respeito à Taça de Portugal, as duas formações defrontaram-se, em jogos disputados em Guimarães, por cinco vezes. Nesses confrontos, cada uma das equipas venceu duas partidas e existiu um empate, situação que revela bem o equilíbrio existente entre Vitória de Guimarães e Sporting Clube de Braga, nos jogos da competição disputados em solo vimaranense.
Essas partidas disputaram-se nas épocas 1958/59 (triunfo vimaranense por 2-0), 1966/67 (vitória bracarense por 1-2), 1977/78 (triunfo bracarense por 0-4), 2001/02 (empate a duas bolas após prolongamento, obrigou à disputa de uma segunda mão [ver mais abaixo]), 2012/13 (triunfo vimaranense).

Quanto à época 2001/2002, depois de o jogo em Guimarães ter terminado empatado (1-1 no final dos 90 minutos e 2-2 após a disputa do prolongamento), disputou-se uma segunda mão em Braga, que terminou com a vitória dos Guerreiros do Minho por 2-1. Com estes resultados nos cinco j ogos disputados, até agora, pelas duas equipas, em Guimarães, a contar para a Taça de Portugal, os vimaranenses asseguraram a continuidade em prova por duas vezes e os bracarenses por três.
O último encontro disputado pelas duas equipas em Guimarães e a contar para a Taça de Portugal, foi na temporada 2012/2013 e terminou com triunfo do Vitória de Guimarães por 2-1, após a disputado do prolongamento. Depois de ter terminado empatado a uma bola nos 90 minutos, com golos de Barrientos, logo no primeiro minuto de jogo, e Éder, aos 85, disputou-se o prolongamento, com Barrientos a bisar na partida, aos 93 minutos, assegurando o triunfo e apuramento do Vitória de Guimarães para a meia-final da Taça de Portugal.
Curiosamente, nessa temporada, os vitorianos acabaram por garantir a presença na final da competição, ao eliminarem, nas meias-finais, o Belenenses, com vitórias por 2-0 e 1-0 nos dois jogos. Na histórica final, o Vitória de Guimarães acabou por sagrar-se vencedor, ao derrotar o Benfica. Foi no dia 26 de Maio de 2013 que, no Estádio do Jamor, os vitorianos festejaram a conquista da sua primeira Taça de Portugal. Gaitán marcou primeiro para os encarnados, aos 30 minutos, mas em apenas dois minutos (aos 79 e 81) os vimaranenses deram a volta ao resultado com golos de Soudani e Ricardo Pereira.
Analisando a totalidade de confrontos já realizados entre as duas equipas, em Guimarães, e no que diz respeito a todas as competições (I Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga), Vitória Sport Clube e Sporting Clube de Braga defrontaram-se por 61 vezes, com 38 triunfos para os da casa (com 106 golos marcados), 15 empates e oito vitórias arsenalistas (com 49 golos apontados).
Os dados estão lançados, grandes emoções prometidas e agora tudo se resolve domingo, em Guimarães.

CORREIO DO MINHO

JotaCC


JotaCC

Lesão de Tiago Gomes cria forte dúvida na esquerda
Apenas hoje haverá certezas quanto ao problema na coxa esquerda sentido pelo lateral na Seleção. Djavan já treina, mas leva dois meses sem competir. Adaptação de Baiano é hipótese

"O Baiano já jogou na esquerda, embora sem a mesma eficácia, mas resolverá o problema com algum êxito" "Se ele estiver em condições, preferia o Djavan. O ritmo é importante, mas o saber estar na posição supera as dificuldades"
José Nuno Azevedo
Antigo jogador do Braga


Reavaliado ontem pelo departamento médico do Braga, o internacional português fará hoje exames complementares. Existe a esperança de que não se confirme a suspeita de rotura muscular

Tiago Gomes viu a estreia de sonho, frente à Argentina de Messi, estragada por uma lesão
No jogo em que se estreou pela Seleção Nacional, frente à Argentina, na terçafeira, Tiago Gomes saiu lesionado aos 51 minutos e provocou desde logo uma dor de cabeça a Sérgio Conceição para o dérbi com o V. Guimarães. O lateral-esquerdo já esteve ontem no Estádio Municipal de Braga,onde foi reavaliado pelo corpo clínico do clube, mas só hoje ficará a saber, em concreto, a gravidade da lesão sofrida na coxa esquerda. A suspeita de rotura muscular, que, a confirmar-se, implicará uma paragem significativa, mantém-se, mas ainda existe a esperança de que o problema não seja assim tão grave. Só é possível certificar a lesão 48 horas depois de a mesma acontecer, pelo que os exames que o jogador vai fazer hoje serão determinantes.
Seja como for, o cenário mais provável aponta para a ausência de Tiago Gomes em Guimarães, daí que nesta altura resida no lado esquerdo da defesa a principal dúvida relativamente ao onze que Sérgio Conceição vai apresentar no Estádio D. Afonso Henriques. Djavan foi reintegrado esta semana e é a alternativa natural. A questão é que o brasileiro está sem competir desde 27 de setembro, dia em que se lesionou frente ao Rio Ave, e não apresenta o ritmo ideal. Sendo assim, emerge a hipótese de Baiano passar para o lado esquerdo, sendo que, nesse caso, Goiano atuaria na direita.
José Nuno Azevedo, antigo lateral-direito do Braga, acredita na capacidade de Baiano para jogar à esquerda, mas não é fã de adaptações. "O ideal é que jogue um dos laterais-esquerdos. Na pior das hipóteses, o Baiano já jogou, embora sem a mesma eficácia, mas resolverá o problema com algum êxito. Se estiver em condições, apostaria no Djavan.O ritmo é importante mas não é tudo, e o saber estar na posição supera algumas dificuldades. Se estiver nas condições mínimas, eu optaria pelo homem da posição", refere.



Ainda sem adaptações nas laterais

Face à onda de lesões que afetou a defesa do Braga nas épocas mais recentes, foram recorrentes as adaptações nos dois flancos da defesa, algo que Baiano experimentou várias vezes. Mas isso, contudo, ainda não aconteceu na presente temporada. Quando Djavan se lesionou, nos minutos finais da vitória sobre o Rio Ave (3-0), Sérgio Conceição já tinha feito as três substituições e, em todos os jogos, o técnico teve sempre pelo menos um lateral esquerdo disponível: Djavan jogou três vezes e Tiago Gomes disputou os restantes oito encontros.



BILHETES JÁ VOOU MAIS DE METADE

Dos três mil bilhetes a que o Braga teve direito para o dérbi minhoto, frente ao V. Guimarães, no domingo, já foram vendidos mais de metade. Dada a importância do jogo e a rivalidade entre os dois emblemas, os responsáveis do clube arsenalista acreditam que os ingressos vão mesmo esgotar e que, por isso, a equipa contará com um grande apoio no D. Afonso Henriques.



BRASIL GALLO CHEGA DEPOIS DE DANILO

Vencedor do Torneio Internacional da China de sub-21 ao serviço do Brasil, Danilo chegou ontem à noite a Portugal e hoje de manhã regressará aos treinos do Braga. Amanhã, o jovem médio de 18 anos já terá a companhia do selecionador canarinho, Alexandre Gallo, que visitará o clube para conversar com Sérgio Conceição sobre os compatriotas Danilo e Matheus.



REGRESSO ÉDER JÁ ESTEVE NO ESTÁDIO

Depois de ter representado a Seleção Nacional nos jogos com a Arménia e a Argentina, Éder regressou ontem ao Estádio Municipal de Braga, embora ainda não tenha trabalhado sob a orientação de Sérgio Conceição. O ponta de lança apresentou-se à tarde, mas apenas hoje, de manhã, em nova sessão à porta fechada, se vai juntar ao plantel, preparando o dérbi minhoto.




VISITA ABRAM ALAS A PARDO E AGRA

Pela terceira semana consecutiva, uma comitiva do Braga vai marcar presença numa escola do concelho, desta vez a EB1/JI da Presa (Adaúfe). Depois de Danilo e Pedro Tiba em São Vítor, de André Pinto e Pedro Santos em Ferreiros, cabe agora a Pardo e Salvador Agra representarem o clube. Os dois extremos irão proporcionar uma tarde diferente aos alunos.

O JOGO

JotaCC

"Marroquinas e espanholas" no ensaio do dérbi minhoto
REPORTAGEM Ontem é que foram elas! No prelúdio do clássico do futebol, equipas femininas de básquete do Braga e do Vitória também jogaram para a Taça. Jogo de damas sem tréguas ao velho rival
Por: Almiro Ferreira


Beatriz e Sofia: amor ao emblema não falta, quando se defrontam Guimarães e Braga
Rivalidades. Os antagonismos entre Braga e Guimarães são seculares. Sobram, nos tempos que correm, para os confrontos desportivos. Os dérbis, os clássicos, ou lá como lhes chamam, são palcos dessa dissidência histórica. Uma cisão assanhada, que pulsa no quotidiano dos adeptos, seja no que for, da sameirinha aos grandes despiques do futebol, como o do próximo domingo, no duelo primordial da testosterona minhota. Há sempre faísca, como se viu, ontem, noutro choque dos clubes rivais, na partida da Taça de Portugal de basquetebol para equipas femininas. O que era suposto ser um belo jogo de damas, na graciosidade do estrogénio das moças, foi, afinal, só mais uma manifestação desta excitada química orgânica.
"Já chegaram as espanholas?". A questão circulava às portas do Pavilhão Gimnodesportivo de Lamaçães, em Braga, antes do desafio que opôs as basquetebolistas dos clubes vizinhos, mais que rivais, inimigos prezados. Soou como remoque a uma certa extraterritorialidade minhota com que em Braga se desdenha Guimarães. Finalmente, lá chegaram as de "Castela", prontas a pedir meças às... "marroquinas"!
"Isso é só uma brincadeira, inofensiva, que vem do futebol. Está bem que somos rivais e isso é inevitável, pordante que eu quero ganhar e elas têm de perder. Mas somos todas amigas. Seja qual for o resultado, somos sempre amigas", observa Beatriz Martins, capitã do Vitória, ela que, aos 22 anos leva 12 a jogar basquete e, oh, ignomínia!..., também pelo próprio Sporting de Braga.
Beatriz, estudante de Direito e Informática, também joga pela Universidade do Minho, na mesma equipa de Sofia Noivo, capitã do... Braga! Tal como a rival, esta estude Sistemas Informáticos, de 22 anos, tem já muita vivência dos dérbis minhotos do basquete, mas vê os duelos do futebol como uma certa reserva. "Sou braguista e sócia. E é claro que quero que o Braga ganhe ao Vitória, mas não tanto pelo jogo em si. É mais pelo clube. Até costumo ir ver alguns jogos ao vivo, mas, desta vez, não posso", afirma Sofia, ela que também é treinadora da equipa sub-16 do Braga e que, nessa condição, tem jogo marcado, em Valença, para a mesma hora do desafio do Estádio D. Afonso Henriques.
Já Beatriz, sócia e militante do Vitória, é mais ferrenha da outra bola: "Gosto muito de futebol e não perderei o jogo por nada. Não sei é se vou ao estádio. Seja como for, quero que o Vitória ganhe", diz a capitã vimaranense.
Ah, é verdade! Sempre houve um jogo de basquetebol. No final, houve beijinhos, abraços e fair-play, mas aquilo não foi assim tanto elas por elas. O Braga ganhou facilmente (63-27) e apurou- se para a terceira eliminatória da Taça. Para domingo está marcada a desforra, que nem desforra se chama.



Núrio pode tapar buraco à esquerda

ALARME na "pedreira", com a lesão de Tiago Gomes, ao serviço da seleção nacional, a deixar o lateral esquerdo, previsivelmente, fora do dérbi de domingo em Guimarães, para a Taça de Portugal.
O lateral, que se estreou pela seleção no amigável com a Argentina, lesionou-se na perna esquerda no início do segundo tempo e foi substituído. Suspeita-se de rotura muscular, mas é necessário esperar 48 horas para que se possa fazer avaliação mais rigorosa. Ontem, de volta a Braga, Tiago Gomes foi sujeito a vários exames e, segundo o JN apurou, as hipóteses de utilização frente ao Vitória são remotas.
Djavan, a alternativa para o lugar, ainda não se treina a 100% e está há dois meses sem competir. A solução, utilizada na época anterior, pode passar pela chamada de Núrio, da equipa B, ou pelo desvio de Baiano para a esquerda, aqui com Marcelo Goiano a assumir o flanco direito.
Apesar de o plantel estar totalmente focado no dérbi na Cidade- Berço, hoje, após o treino matinal, haverá tempo para a divulgação do clube, na tentativa de captar mais associados. Os futebolistas Pardo e Salvador Agra visitam a Escola EB1/ JI da Presa – Adaúfe.

JN

Zav

Tiago Gomes dificilmente jogará em Guimarães

A estreia ao serviço da Seleção A deixou-lhe marcas no corpo: Tiago Gomes foi titular, anteontem, frente à Argentina, mas teve de abandonar mais cedo o relvado do icónico estádio de Old Trafford.

O lateral-esquerdo está agora entregue aos cuidados do departamento médico do SC Braga, estando praticamente de fora das opções para o encontro da Taça de Portugal, frente ao V. Guimarães.

ABOLA

JotaCC


JotaCC


JotaCC

Benfiquistas predominam no estágio de Rio Maior

O selecionador nacional Sub-17 convocou nove futebolistas sem qualquer internacionalização...

Filipe Ramos convocou 24 jogadores para o estágio da Seleção Nacional Sub-17 que terá lugar em Rio Maior entre 25 e 26 de novembro. Entre os eleitos, é o Benfica o clube que mais "oferece" jogadores à equipa das quinas: seis. O estágio, que não contará com qualquer jogo particular, destaca-se pela presença de nove jogadores que não contam com qualquer internacionalização pelas seleções nacionais: Apolo Silva, Carlos Pinto, Filipe Marques, João Queirós, Jorge Sampaio, Nuno Alirio, Pedro Gonçalves, Ricardo Velho e Zidane Banjaqui.Lista de convocados:Benfica: Daniel Azevedo, Gedson Fernandes, Jorge Pereira, José Gomes, Pedro Pereira e Tiago Dias;Nacional: Nuno Alirio;FC Porto: Bruno Pereira, Generoso, Idrisa Sambu e Moreto Cassamá;Real: Zidane Banjaqui;Sp. Braga: Filipe Marques, João Queirós, Pedro Gonçalves e Ricardo Velho;Sporting: Abdu Cadri Conte, Bruno Paz, Gonçalo Vieira e João Mendes;Vitória de Guimarães: Apolo Silva, Carlos Pinto, Filipe Dinis e Jorge Sampaio.

RECORD

JotaCC

Ultrapassar rival do Minho para ficar mais perto do Jamor
Felipe Pardo, colombiano do plantel do Sporting de Braga, projecta "derby" com o Vitória de Guimarães.

Felipe Pardo quer ver o Sporting de Braga mais perto do Jamor, um palco onde a equipa se candidata a estar. Para isso, o avançado colombiano sabe que os arsenalistas terão de vencer o "derby" do Minho, frente ao Vitória de Guimarães, para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

"É uma partida muito importante. Vale o apuramento para a próxima eliminatória da Taça de Portugal e aproxima-nos do Jamor. Estou há pouco tempo em Portugal mas já vivi 'derbies' com o Guimarães e são jogos incríveis. Num jogo destes não temos favoritos. É uma partida para ganhar e apenas aquela equipa que cometer menos erros é que vai conseguir", afirmou Pardo, esta quinta-feira, durante uma visita à Escola EB1/J1 da Presa, em Adaúfe.

RR

JotaCC

Pardo aponta ao Jamor
Extremo colombiano Pardo só pensa em ganhar em Guimarães para o Braga queimar mais uma etapa rumo a final da Taça de Portugal

Pardo e Salvador Agra estiveram esta tarde numa escola de Adaúfe (Braga), na habitual visita semanal do clube a estabelecimentos de ensino do concelho. O extremo colombiano projeto o dérbi com o Vitória de Guimarães para a Taça de Portugal, no domingo. "Vamos para ganhar e seguir em frente para depois procurarmos chegar à nossa meta, o Jamor".

Pardo falou ainda sobre a rivalidade entre os dois clubes. "Cheguei há pouco tempo ao futebol português, mas no ano passado o ambiente foi incrível. São jogos à parte em que temos de ganhar e precisamos do apoio dos nossos adeptos".

"Eles são mais ofensivos este ano. Temos preparado o jogo no sentido de fazer as coisas bem no domingo", acrescentou Pardo.

O JOGO

JotaCC

«Não podemos errar frente ao Vitória» – Pardo

O colombiano Felipe Pardo reconheceu que frente ao Vitória de Guimarães o mínimo erro poderá custar a continuidade do SC Braga na Taça de Portugal.

«É uma partida muito importante. Vale o apuramento para a próxima eliminatória da Taça de Portugal e aproxima-nos do Jamor. Estou há pouco tempo em Portugal mas já vivi derbies com o Guimarães e são jogos incríveis», afirmou Pardo, à margem da presença na Escola EB1/JI da Presa em Adaúfe.

O extremo colombiano alerta que um erro poderá custar o jogo.

«Num jogo destes não temos favoritos. É uma partida para ganhar e apenas aquela equipa que cometer menos erros é que vai conseguir.»

A BOLA

JotaCC

Pardo espera "jogo muito duro" em Guimarães
Mas quer seguir em frente na Taça de Portugal

O extremo Pardo, do Sporting de Braga, disse esta quinta-feira esperar um jogo "muito duro" em Guimarães, no domingo, para a Taça de Portugal, mas frisou a vontade dos bracarenses em seguir em frente.

"É um jogo muito importante, é um jogo que dá a qualificação para a fase seguinte da prova e vamos à procura da vitória para ficar mais perto da nossa meta que é estar no Jamor e, claro, que seria uma alegria ganhar ao rival", afirmou o jogador.

Pardo comentou a rivalidade entre os dois clubes minhotos, notando que jogos deste tipo "são diferentes, é como se fosse uma final".

"Não estou há muito tempo em Portugal, mas tive a oportunidade de viver esse jogo no ano passado e foi incrível o ambiente que se viveu. São partidas à parte e em que há que ganhar", disse à margem de uma visita de uma delegação do clube à escola EB1/JI da Presa, em Adaúfe.

O Vitória está a fazer um excelente campeonato, seguindo em segundo lugar isolado, a dois pontos do líder Benfica, e, apesar de afirmar não saber se está mais forte do que na época passada, o colombiano considerou que os vimaranenses apresentam-se "um pouco mais ofensivos" esta temporada.

Dada a natureza do encontro, a eliminar e entre dois rivais, o jogador colombiano recusou ainda haver um claro favorito para o jogo de domingo.

"Trabalhámos muito esta semana, estamos a fazer muito bem as coisas e estamos preparados. Vai ser um jogo muito duro, de muita entrega e sacrifício, em que quem cometer menos erros vai ganhar. Espero que seja um lindo espetáculo", disse.

O Vitória de Guimarães e o Sporting de Braga defrontam-se no domingo, às 19h15, no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal que será arbitrado pelo lisboeta Duarte Gomes.

RECORD