News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 03/10

Started by JotaCC, 03 de October de 2014, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC

APLAUSOS NO DRAGÃO TIRARAM TIBA DA SOMBRA
Indispensável no Braga de Sérgio Conceição, médio saiu do anonimato há quatro anos ao apontar um golo do Limianos que lhe valeu um inesperado tributo dos adeptos portistas

"Ninguém está à espera de ser aplaudido no Estádio do Dragão na condição de adversário. Foi bonito"
Litos Guarda-redes do Limianos "Aquilo foi um pouco estranho, mas o Tiba estava a ser um dos melhores em campo"
Pedro Maciel Lateral-direito do Limianos


Entrou no palco do FC Porto como um desconhecido, ao serviço do Limianos, e acabou por ser saudado pelos adeptos da casa. Foi a magia de ter marcado um golo num animado jogo da Taça

Na festa do golo do Limianos no Dragão, Pedro Tiba (ao centro) foi então muito aplaudido pelos adeptos portistas
O Pedro Tiba que subirá ao relvado do Dragão com a camisola do Braga é o mesmo que já arrancou aplausos inesperados dos adeptos do FC Porto pelo Limianos. Recuemos quatro anos no tempo: com dois golos de Walter, o Bigorna, e um de Varela, cheirava a vitória certa dos portistas na terceira eliminatória da Taça de Portugal quando, de repente, Pedro Tiba inscreveu o nome entre os marcadores na sequência de um bom golpe de cabeça (69'), após cruzamento de Tiago Ribeira. Os cerca de cinco mil adeptos que haviam viajado de Ponte de Lima explodiam de alegria, mas, do lado do adversário também se registavam palmas e comentários elogiosos ao tal ex-incógnito, com nome estranho (Tiba). "Foi um momento bonito. Ninguém está à espera de ser aplaudido no Estádio do Dragão na condição de adversário e, sinceramente, não me recordo de ter testemunhado semelhante coisa outra vez", recorda o guarda-redes Litos, que viu esse jogo do banco.
Perante a homenagem dos adeptos portistas, Pedro Maciel, então lateral do Limianos, admite ter sentido "estranheza", mas depois percebeu que aquilo fazia todo o sentido. "O Tiba estava a ser um dos melhores em campo, eram justas aquelas palmas", salienta. Habituado aos palcos da I Liga (representou o Varzim durante seis épocas), Litos viu um pouco mais além. "Como o Limianos é um clube de gente boa e apresentámos um futebol bonito, caímos no goto dos portistas. Foi um verdadeiro dia de Taça", graceja. No "day after" à memorável deslocação ao Dragão, e até ao fim da época 2010/11, Tiba foi alimentando a esperança de que o salto para os grandes palcos poderia estar ao virar da esquina, mas os rumores do interesse de Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães não se confirmara-me a desilusão foi grande. "Chegou a desanimar, mas não baixou os braços", conta Pedro Maciel. Depois de ter aguardado mais um ano no Limianos e outro no Tirsense, seria o V. Setúbal a estender*lhe a mão.
A longa espera de Tiba não surpreendeu Litos. "Se calhar, as pessoas que estão ligadas ao 'scouting' dos clubes andavam distraídas e não perceberam o valor que ali estava", estima, garantindo que "há mais Tibas" por aí.



SAIBA QUE...

Pinto da Costa gabou-o
A ousadia de Pedro Tiba chegou a despertar o interesse de Pinto da Costa. O presidente do FC Porto assistiu ao jogo ao lado de José Carlos Matos, o então líder do Limianos, e não escondeu a curiosidade. "Foi o que contou o nosso presidente", revela Pedro Maciel, certo de que o arsenalista "ainda vai muito a tempo" de se mudar para os dragões.
Pediu a camisola de Sereno
Como recordação da visita ao Dragão, Pedro Tiba trocou de camisola com o central Sereno, agora ao serviço dos turcos do Kayserispor. Podia tê-lo feito com nomes sonantes, como Otamendi, Hulk ou James Rodríguez, mas os companheiros foram rápidos na antecipação. "Olhe, calhou. Eu fiquei com a camisola do Ukra", relata Litos.
O telemóvel sempre a tocar
Durante a viagem de regresso, Pedro Tiba mal teve tempo para conversar com os companheiros. As chamadas e os SMS duraram até o autocarro estacionar em Ponte de Lima.



DÚVIDA DJAVAN PISOU A RELVA

A disponibilidade de Djavan  para o jogo com o FC Porto ainda é uma incógnita. Condicionado por um problema no adutor da perna direita, o lateral-esquerdo pisou, pela primeira vez na semana, a relva, embora ainda para trabalhar à parte do grupo. Tiago Gomes, titular contra Boavista, Moreirense e Estoril, mantém-se por isso de prevenção.



GOLOS ALAN É QUEM MAIS MARCA AO FCP

Em Portugal desde 2001, Alan é o arsenalista com mais golos apontados ao FC Porto (cinco). O capitão estreou-se a marcar aos portistas logo na primeira época, ao serviço do Marítimo, no Estádio das Antas; tendo apontado outros dois já no Dragão. Nas três ocasiões, perdeu sempre, tendo ficado associado a duas vitórias quando marcou em Braga nas épocas de 2009/10 e 2012/13.



BILHETES LOTE DE 1500 A ESGOTAR

Os 1500 bilhetes enviados pelo FC Porto, destinados, em exclusivo, aos sócios do Braga, devem esgotar até ao fim do dia de hoje. A procura tem sido grande, restando apenas algumas dezenas nas bilheteiras oficiais do clube, todos ao preço único de 10 euros. O interesse dos adeptos bracarenses também poderá ter sido aguçado pela venda do pack viagem+bilhete a 15 euros.



SUB-20 TIAGO SÁ E REKO CHAMADOS

O guarda-redes Tiago Sá e o médio Reko, ambos da equipa B, fazem parte da lista de convocados da Seleção Nacional de sub-20, agora nas mãos de Hélio Sousa, para um estágio de observação em Quiaios, marcado para a próxima semana. Esta foi a primeira chamada de Reko a uma das seleções jovens, sendo Tiago Sá um dos "habituais" internacionais no referido escalão.

O JOGO

JotaCC

Combater na Invicta meio ano de seca
Braga leva seis jogos seguidos sem vencer fora. Eficácia ofensiva será determinante para bater F. C. Porto

APESAR de previsivelmente ser jogo para maior domínio do F. C. Porto, a eficácia ofensiva do Braga poderá valer a vitória à turma minhota no jogo de depois de amanhã (18 horas, Sport TV1), no Dragão, da sétima jornada da Liga.

Sérgio Conceição quer melhorias na vertente ofensiva
Sem vencer fora há precisamente meio ano – o último triunfo foi alcançado a 5 de abril, faz depois de amanhã seis meses (2-0 em Olhão, frente ao Olhanense) – o Braga tem, no entanto, sofrido poucos golos, pelo que se for capaz de combater o défice ofensivo, ficará mais perto de voltar a ganhar. Aliás, neste período e tirando a derrota (20) com o Rio Ave, para a Taça de Portugal, ainda na época passada, no máximo, sofreu um golo e ainda alcançou três empates pelo meio, dois dos quais já na era Sérgio Conceição (Arouca e Nacional).

Djavan já pisa o relvado
Entretanto, Djavan dá sinais de recuperação e pode entrar nas contas para o jogo frente ao F. C. Porto. Apesar de Tiago Gomes estar de prevenção, o lateral brasileiro é a primeira escolha do técnico Sérgio Conceição. Ontem, depois de dois dias a fazer trabalho de ginásio, o defesa esquerdo prosseguiu com o regime de treino condicionado, mas já pisou o relvado.
Recorde-se que Djavan sentiu dores nos adutores da coxa direita na fase final do jogo com o Rio Ave (3-0), tendo abandonado mais cedo a partida. A reavaliação diária a que tem sido sujeito acalenta a esperança de que possa jogar no Dragão, com o treinador, deste modo, a proceder apenas a uma alteração na zona defensiva, concretamente, com Aderlan Santos, que já cumpriu castigo, a recuperar o lugar no eixo recuado, em vez de Sasso.
De qualquer modo, os treinos de hoje e de amanhã, ambos a realizar de manhã e à porta fechada, serão decisivos para verificar a disponibilidade de Djavan. Com o brasileiro ainda de fora, Conceição tem ensaiado o onze com Tiago Gomes.


QUASE 1500 ADEPTOS NAS BANCADAS

O Sporting de Braga pediu 1500 bilhetes e está muito perto de garantir que terá esse número de apoiantes no jogo do Dragão. Os responsáveis arsenalistas admitem que têm quase todos os ingressos vendidos e acreditam que hoje o processo de vendas seja dado como encerrado.

JN

JotaCC

Conceição tem um triunfo em quatro jogos contra os dragões

A receção do FC Porto ao SC Braga, marcada para as 18h00 de domingo, representa um regresso de Sérgio Conceição ao clube pelo qual festejou a conquista de três títulos de campeão, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Na sua curta carreira de treinador Conceição só por uma vez venceu os dragões.

No total foram apenas três as temporadas, enquanto sénior, que Sérgio Conceição passou de dragão ao peito. Apesar de parecer pouco, o FC Porto foi o único clube em Portugal pelo qual o antigo avançado festejou a conquista de títulos. Foi bicampeão quando os dragões conquistaram o tetra, nos anos 90, e ainda festejou já depois de 2000, quando voltou de Itália.

Só uma vitória contra os portistas

Como jogador são 89 as partidas que Conceição soma, nas pernas, vestido de azul e branco. Com o fato de treinador, o deste domingo será o quinto confronto. Só por uma vez Sérgio Conceição conseguiu vencer o FC Porto, na sua curta carreira de treinador.

A sua estreia aconteceu em janeiro de 2012, no comando do Olhanense, onde permaneceu até ao final da temporada seguinte. No comando dos algarvios o treinador de 39 anos perdeu por duas vezes. 2x0 na jornada 25 da temporada 11/12 e 2x3 na terceira ronda da época 12/13.

Raio X [Treinador]

vs   

Sérgio Conceição      FC Porto
4   Jogos
1   Vitórias
0   Empates
3   Derrotas
+ ver detalhes
Seguiu-se um ´regresso a casa` para Sérgio Conceição, que assumiu o comando da Académica. O treinador, natural de Coimbra, conseguiu na cidade dos estudantes o único triunfo da sua carreira sobre o seu antigo clube.
Na jornada 11 da época passada, Fernando Alexandre marcou o golo da vitória da briosa, consumando a primeira derrota da temporada do FC Porto no campeonato. Paulo Fonseca saiu sob um coro de protestos de Coimbra e o ambiente era tenso quando a comitiva chegou ao Dragão.

Meses depois, já na ronda 26 da liga, os estudante, comandados por Conceição, voltaram a defrontar os portistas. A vitória caiu para o lado do FC Porto (3x1), já orientado por Luís Castro, que ocupou o posto de Paulo Fonseca.

O SC Braga é a terceira equipa na carreira de treinador principal de Sérgio Conceição, que também foi adjunto do Standard Liège, clube belga que representou, também, enquanto jogador.

Raio X [Jogador]

na/o   

Sérgio Conceição      FC Porto
89   Jogos
11   Golos Marcados
65   Vitórias
11   Empates
13   Derrotas
+ ver detalhes
Números enquanto jogador
Os títulos conquistados ao nível interno falam por si. O desempenho do FC Porto enquanto contou com Sérgio Conceição no seu plantel foi vitorioso e analisando à lupa o registo do dianteiro no clube azul e branco, percebemos que a sua carreira portista foi bem sucedida.

Sérgio cumpriu 89 jogos pelo FC Porto, 75 como titular, entre campeonato, Taça de Portugal, Supertaça e Liga dos Campeões. Nessas 89 ocasiões o avançado perdeu 13 partidas, tendo festejado a vitória em 65 delas.

O percurso

Conceição chegou ao universo azul e branco na temporada 1991/92, ainda jovem, integrando os Sub-19 dos dragões, proveniente da formação da Académica. Estreou-se como sénior duas épocas depois, no Penafiel, e regressou ao FC Porto em 1996, festejando a conquista de dois campeonatos seguidos, dos quatro que o clube celebrava. Teve oportunidade de rumar a Espanha, ao Deportivo, a meio da temporada 1997/98 mas assumiu que queria ficar na invicta para ajudar o clube a vencer o campeonato e com isso conquistou o coração dos adeptos portistas.

Depois de ter representado, na Serie A, a Lazio, o Parma e o Internazionale, Sérgio Conceição regressou à invicta, conquistando o título de campeão nacional na temporada 2003/04, com José Mourinho. O dianteiro tinha representado a Lazio na Liga dos Campeões e por isso não foi autorizado a jogar a liga milionária pelos portistas, que venceram a prova batendo o Monaco na final.

ZEROZERO

JotaCC

Alan promete ambição para duelo com FC Porto

Alan é o mais experiente dos jogadores do SC Braga e é também o capitão da equipa. Na condição de líder de balneário, o brasileiro passou mensagem de ambição, a dois dias da visita ao Estádio do Dragão, em entrevista ao site oficial do clube.

«O FC Porto sabe que terá pela frente uma equipa de muito trabalho e motivada. Queremos entrar bem no jogo, vamos lutar pelo resultado e sabemos que teremos o apoio dos nossos adeptos, o que é muito importante para nós. Estar nos primeiros lugares é o nosso objetivo e estamos muito focados nisso. Somos guerreiros e é com esse espírito que vamos encarar mais este jogo», assume.

Sobre o adversário, chega o reconhecimento do poder de fogo portista e a desconfiança sobre eventual desgaste do FC Porto após a jornada da Champions na terça-feira passada.

«O FC Porto é um adversário muito complicado. Sabemos as dificuldades que vamos encontrar e esta semana o mister mostrou-nos os pontos mais e menos fortes do jogo do FC Porto. Apesar dos últimos resultados [ndr: os dragões não vencem na Liga há três jornadas], do desgaste do jogo da Champions League, é uma grande equipa que vamos defrontar. No entanto, não deixamos de pensar em nós, acreditamos muito no nosso trabalho, no nosso valor e estamos muito motivados», sublinha.
Alan teve ainda tempo para traçar um diagnóstico bem positivo à equipa bracarense. «Temos um grupo com jogadores jovens, muitos chegaram esta época à nossa equipa e penso que temos mostrado capacidade e evolução. O jogo anterior foi prova disso. Temos um excelente grupo e orgulho-me muito de ser capitão desta equipa», admite.

Uma palavra especial também para os adeptos minhotos: «O grupo ficou muito feliz quando viu na imprensa que os nossos adeptos vão estar connosco no Estádio [do Dragão]. Mesmo sendo um jogo fora, eles são sempre muito importantes para nós e para a nossa motivação. Para eles deixo a mensagem para que nos apoiem sempre porque juntos somos mais fortes. Todo o apoio é fundamental para quem está em jogo. Podem ter a certeza de que daremos sempre tudo dentro de campo para honrar os guerreiros do Minho.»

A BOLA

JotaCC

"Vamos mostrar o nosso futebol no Dragão"

Alan, capitão do Braga, tece muitos elogios ao FC Porto, mas acredita que os arsenalistas podem obter um bom resultado
Alan garante um Braga com espírito de guerreiro no Dragão, onde este domingo os arsenalistas defrontam o FC Porto, às 18h00. "Vamos ao Estádio do Dragão para fazer o nosso jogo e mostrar o nosso futebol. O FC Porto sabe que terá pela frente uma equipa de muito trabalho e motivada. Queremos entrar bem no jogo, vamos lutar pelo resultado e sabemos que teremos o apoio dos nossos adeptos o que é muito importante para nós. Estar nos primeiros lugares é o nosso objetivo e estamos muito focados nisso. Somos guerreiros e é com esse espírito que vamos encarar mais este jogo", referiu o capitão do Braga em declarações ao sítio do clube.

"O FC Porto é um adversário muito complicado. Sabemos as dificuldades que vamos encontrar e esta semana o mister mostrou-nos os pontos mais e menos fortes do jogo do FC Porto. Apesar dos últimos resultados, do desgaste do jogo da Liga dos Campeões, é uma grande equipa que vamos defrontar. No entanto, não deixamos de pensar em nós, acreditamos muito no nosso trabalho, no nosso valor e estamos muito motivados", prosseguiu Alan, que salientou ainda o "orgulho de ser capitão desta equipa".

O JOGO

Zav

Alan: «Vamos ao Dragão lutar pelo resultado»

O capitão do Sp. Braga, Alan, prometeu esta sexta-feira uma equipa muito motivada no Estádio do Dragão, no domingo, na sétima jornada da Liga, e a lutar pelo resultado com o FC Porto.

"Vamos ao Estádio do Dragão para fazer o nosso jogo e mostrar o nosso futebol. O FC Porto sabe que terá pela frente uma equipa de muito trabalho e motivada. Queremos entrar bem no jogo e vamos lutar pelo resultado. Estar nos primeiros lugares é o nosso objetivo e estamos muito focados nisso. Somos 'Guerreiros' e é com esse espírito que vamos encarar mais este jogo", afirmou ao site oficial dos minhotos.

Com uma passagem pelo FC Porto, Alan espera "um adversário muito complicado".

"Sabemos as dificuldades que vamos encontrar e esta semana o treinador mostrou-nos os pontos mais e menos fortes do jogo do FC Porto. Apesar dos últimos resultados, do desgaste do jogo da 'Champions League', é uma grande equipa que vamos defrontar", disse.

O experiente jogador de 35 anos considera que o Braga tem evoluído desde o início do campeonato.

"Temos um grupo com jogadores jovens, muitos chegaram esta época à nossa equipa e penso que temos mostrado capacidade e evolução. O jogo anterior foi prova disso, mas não vivemos do jogo anterior, pois mal terminou o último só pensamos no próximo", afirmou.

São esperados cerca de 1500 adeptos "arsenalistas" no Dragão e Alan regozijou-se com o apoio. "O grupo ficou muito feliz quando vimos na imprensa que os nossos adeptos vão estar connosco no estádio. Mesmo sendo um jogo fora, eles são sempre muito importantes para nós e para a nossa motivação. Para eles deixo a mensagem para que nos apoiem sempre porque juntos somos mais fortes, que são o 12.º jogador. Todo o apoio é fundamental para quem está em jogo", concluiu.

O treinador, Sérgio Conceição, faz sábado a antevisão da partida em conferência de imprensa, às 12 horas.

RECORD