News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Apelo aos Adeptos !!

Started by darno, 17 de September de 2014, 22:33

Previous topic - Next topic

darno

Bem, boas pessoal... Criei este tópico, que ate pode não vir a ter utilidade mas decidi tentar!
Criei este tópico com o objectivo de fazer um apelo aos nosso magníficos ADEPTOS BRAGUISTAS, para se unirem com a equipa, que deixem de criticar tantos como tem acontecido frequentemente, há que saber criticar e também a que saber parar!
Temos que levar mais adeptos ao estádio, fazer mais BARULHO! Temos que fazer acreditar a equipa acreditar que estamos com eles na vitoria e na derrota!
  Não podemos insultar e dar a época como perdida á 4 jornada, simplesmente não faz sentido !!
   Para sermos grande temos que agir como tal, como já referi anteriormente levar mais adeptos, fazer barulho, apos uma derrota da equipa aplaudi-los e cantar pra eles! Só assim saberão que estamos com eles, só assim conseguem ganhar confiança, só assim vão jogar com raça e so assim vao SENTIR O SIMBOLO que levam ao peito em cada jogo que fazem!
     Acabo por aqui e deixo já um aviso a mensagem pode não estar muito bem conseguida, mas fiz o melhor que pude ( veio de um miúdo !!)
     Espero que sirva de alguma coisa e temos de " ESTAR JUNTOS".
      Obrigado.

JuBraga

Este tópico é pertinente, apesar de já se ter falado disso noutros tópicos.
É óbvio que a época passada trouxe muitos fantasmas e afastou imensa gente do estádio e do Braga, no entanto, tirando o início desta época, sinto o mesmo. O entusiasmo ao início era palpável, o pessoal aderiu em peso (quem não se lembra do treino à porta aberta?), mas após um empate e prestação miserável em moreira, o jogo em casa contra o Estoril ressentiu-se logo. Menos gente, mais assobios na ponta dos dedos, menos cânticos... Isto preocupa-me. Temos de nos unir, porque o Braga somos nós e seremos sempre nós e se não estivermos lá nas horas difíceis não iremos sair deste ciclo de mau azar. (Não falo de resultados, falo de atitude). Se aos jogadores anda a faltar alguma coisa, a nós também anda e muito! As saudades que eu tenho de fazer do Axa o inferno da pedreira, em que qualquer adepto adversário que viesse sabia que tinha de gritar o dobro para se ouvir no estádio e agora... agora até 30 badamecos lá em cima fazem mais barulho (muito por causa do eco). Tenho saudades nossas e temos de nos unir, tal como diz o forista Darno.
Portanto, siga, o caminho é para a frente e as nossas vozes todas juntas são mais fortes.

O BRAGA SOMOS NÓS!

Sparta1

Nós estámos com eles mas eles não estão conosco.
e é por ser assim que os adeptos se afastam. Ao longo dos últimos anos apesar de ter havido um aumento na média de adeptos (poucos) a assistir aos jogos o Braga continua a ter muitos adeptos flutuantes ou seja quando está por cima aumentam quando está por baixo dimiuem.
A única forma de fixar é manter um nivel competitivo coisa que não tem acontecido. Penso que não há outra forma de chamar adeptos nem de borla como se tem visto.

Calculo que o Braga quando criou o slogan estamos juntos se calhar referia-se ao salvador+mendes

rpo.castro

O ambiente no estádio deteriou-se muito e isso é culpa dos adeptos.

Até há bem pouco tempo atrás, cada pessoa que ia ao Estádio sentia uma ambiente familiar, de confratenização, em que uma pessoa se sentia bem por lá estar. Foi esse ambiente que me cativou. Isso para mim é o que representa o clube: a sua massa adepta. Sem eles nada faz sentido (sem espectadores para pagar aos "palhaços" não há circo).

Agora sente-se um ambiente de irritação e crispação. Assobios à primeira falha, insultos (para não falar em desacatos que espero tenham sido um fenómeno passageiro). Há uma grande intolerância para adeptos adversários que estão no meio de adeptos do braga cuja culpa é a equipa adversária jogar melhor que a nossa.

E não falo só de adeptos dos metralhas.
Já vi muitos casais (1 de cada clube a terem de abandonar o estádio devido à forma como estão a ser tratados).

Esse nível de crispação é bem visível aqui no fórum. Tiques de grande? Barriga cheia? Poderá ser.

Mas os adeptos nem juntos entre si estão, e por isso o afastamento do clube dos adeptos é um fenómeno com culpas de ambos os lados.
Quem não sente não é filho de boa gente.

joao1999

Concordo com tudo o que foi dito, aliàs se à coisa que eu odeio quando vou ver o Braga é ouvir adeptos nossos o criticar um jogador nosso (nomeadamente chamando vários tipos de nomes..), por ter falhado um passe, um golo, etc... acho que não é ssim que se encentiva e apoia a  uma equipa. A que ter um pouco mais de calma e passiencia e se querem chamar nomes aos jogadores chamem aos dos adversários e não os nossos.  ::)

Resumidamente para mim este ano mais do que nunca temos de apoiar os nossos e independentemente do resultado mesmo não sendo mais favorável, para fazer jûs ao lema :"ESTAMOS JUNTOS"

PMPF

O ambiente no estadio foi se deteriorando muito devido ao facto do nosso clube sofrer de um problema grave chamado "adeptos de ocasião". São pessoas que aparecem quando tudo corre bem e nessas alturas são os primeiros a afirmar que são 100% bracarenses. Quando já não corre bem afirmam que já não "é fixe" ser do Braga. O pico deste problema foi nas épocas com Domingos Paciência e não é difícil ver porque.

dioogo

Quote from: joao99 on 18 de September de 2014, 12:46
Concordo com tudo o que foi dito, aliàs se à coisa que eu odeio quando vou ver o Braga é ouvir adeptos nossos o criticar um jogador nosso (nomeadamente chamando vários tipos de nomes..), por ter falhado um passe, um golo, etc... acho que não é ssim que se encentiva e apoia a  uma equipa. A que ter um pouco mais de calma e passiencia e se querem chamar nomes aos jogadores chamem aos dos adversários e não os nossos.  ::)

Resumidamente para mim este ano mais do que nunca temos de apoiar os nossos e independentemente do resultado mesmo não sendo mais favorável, para fazer jûs ao lema :"ESTAMOS JUNTOS".

Referes-te a este tipo de adepto? : https://www.youtube.com/watch?v=kthKcQ1FLSc

ver a partir dos 30segundos ate ao 1:30 segundos
"Perderemos batalhas, mas jamais perderemos a guerra"

magico_scbraga

Este problema de deterioração do ambiente é, a meu ver, facilmente explicável e deve-se sobretudo à prestação sofrível da época passada.
Existindo embora meia-dúzia de adeptos de ocasião, que são os primeiros a criticar tudo o que mexe e tudo o que não mexe, muitos são os ferrenhos adeptos do Braga que, fruto da época passada, estão menos tolerantes para com qualquer erro da nossa equipa.
Não acho que isso seja saudável, e eu até sou daqueles que se recusa a assobiar um jogador da própria equipa, mesmo quando as coisas lhe correm notoriamente mal, mas acho que é algo que se passa, ou que já se passou, em qualquer clube.
Vejam o que aconteceu no Sporting na era pós-Paulo Bento e pré-Jardim. Vejam o que aconteceu com o Porto de Paulo Fonseca. Vejam o que se passava no Atlético de Madrid na era Gregorio Manzano e Quique Flores (aqui, apesar da LE conquistada). Vejam o que se passou no Barcelona de Tata Martino. Vejam o que se está a passar no Real Madrid neste início de época. Atentem nas críticas que foram dirigidas a Guardiola, depois de este ter sido indiscutível campeão alemão ao serviço do Bayern! E poderia dar uma série de outros exemplos, mas acho que seria redundante.
E não me parece que em nenhum destes casos tenham sido os chamados adeptos de ocasião a, ao primeiro lance errado, acenar com lenços brancos.
O futebol potencia, no homem, o desencadear de reacções que, embora dificilmente compreensíveis, se compreendem no contexto de emotividade que rodeia este desporto.
Quando não surgem grandes exibições, quando não aparecem os resultados, cresce o desânimo, a frustração e a intolerância para com o erro dos jogadores. E isto é assim em todo o lado!
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

barinho

O problema não é só da época passada.Isto já vem de há alguns anos.Na primeira época do Domingos já muitos o queriam fora depois da eliminação contra o Elfsborg,na época seguinte antes do Natal também já o queriam daqui para fora e depois em Abril afinal já era o maior outra vez.O Jardim já havia quem na pré época dissesse mal dele e foi insultado do pior depois da derrota em Leiria e especialmente no Dragão.O Peseiro foi logo a partir dos maus resultados.E todos os anos sem excepção a qualidade dos novos jogadores é posta em causa ainda antes de qualquer jogo ou mesmo treino.

Isto é normal?É normal que a cada resultado menos mau ou pior exibição não só seja logo tudo posto em causa ou tudo insultado do piorio?É normal que certos jogadores sejam idolatrados e após um mau jogo afinal já não prestam?Chamam a isso exigência e que crescemos e que portanto temos que exigir.Mas isto não é exigir mais,isto é do mais puro bota abaixismo e do mais puro resultadismo.

Mas ainda não sei o que é pior,isso ou a facilidade com que os adeptos do Braga hoje em dia arranjam histórias e especulações.Ou este vai ter que jogar porque é o Mendes que manda,ou este joga porque é emprestado e temos que fazer o favor,ou este está insatisfeito e joga para trás do pau,etc.Há sempre uma procura pela próxima conspiração,pela próxima fofoca.Ou seja,tudo aquilo que não interessa nem ao menino Jesus,que tem tudo menos a ver com futebol,que faz tudo menos ajudar a equipa.Mas pronto,chamam-lhe ser exigente.E depois queixam-se dos pasquins.No mínimo irónico...


Kriticus

Quote from: dioogo on 18 de September de 2014, 13:55
Referes-te a este tipo de adepto? : https://www.youtube.com/watch?v=kthKcQ1FLSc

ver a partir dos 30segundos ate ao 1:30 segundos

Lembro-me bem desse jogo, esse artista passou a 1ª parte toda a dar espectáculo, com um sotaque convenientemente lisboeta...

rpo.castro

Quote from: barinho on 18 de September de 2014, 14:47
O problema não é só da época passada.Isto já vem de há alguns anos.Na primeira época do Domingos já muitos o queriam fora depois da eliminação contra o Elfsborg,na época seguinte antes do Natal também já o queriam daqui para fora e depois em Abril afinal já era o maior outra vez.O Jardim já havia quem na pré época dissesse mal dele e foi insultado do pior depois da derrota em Leiria e especialmente no Dragão.O Peseiro foi logo a partir dos maus resultados.E todos os anos sem excepção a qualidade dos novos jogadores é posta em causa ainda antes de qualquer jogo ou mesmo treino.

Isto é normal?É normal que a cada resultado menos mau ou pior exibição não só seja logo tudo posto em causa ou tudo insultado do piorio?É normal que certos jogadores sejam idolatrados e após um mau jogo afinal já não prestam?Chamam a isso exigência e que crescemos e que portanto temos que exigir.Mas isto não é exigir mais,isto é do mais puro bota abaixismo e do mais puro resultadismo.

Mas ainda não sei o que é pior,isso ou a facilidade com que os adeptos do Braga hoje em dia arranjam histórias e especulações.Ou este vai ter que jogar porque é o Mendes que manda,ou este joga porque é emprestado e temos que fazer o favor,ou este está insatisfeito e joga para trás do pau,etc.Há sempre uma procura pela próxima conspiração,pela próxima fofoca.Ou seja,tudo aquilo que não interessa nem ao menino Jesus,que tem tudo menos a ver com futebol,que faz tudo menos ajudar a equipa.Mas pronto,chamam-lhe ser exigente.E depois queixam-se dos pasquins.No mínimo irónico...
É o que penso. Tem sido uma bola de neve, e teoricamente agora deveremos ter menos adeptos de ocasião. Penso que os adeptos (e se calhar os portugueses) não estão preparados para abaixamentos de forma.
Não que se deva ficar contente com um 7º lugar após 7 anos na europa, o alegre com a falta do futebol, mas salta logo a tampa ao mínimo contratempo.

Passa-se de um extremo ou outro, e o exemplo disso são os pedidos de demissão ao fim de 2, 3, 4 jogos e depois pedir para ficarem no final da época e especulações porque não ficaram.
Quem não sente não é filho de boa gente.

barinho

Quote from: rpo.castro on 18 de September de 2014, 15:19
Quote from: barinho on 18 de September de 2014, 14:47
O problema não é só da época passada.Isto já vem de há alguns anos.Na primeira época do Domingos já muitos o queriam fora depois da eliminação contra o Elfsborg,na época seguinte antes do Natal também já o queriam daqui para fora e depois em Abril afinal já era o maior outra vez.O Jardim já havia quem na pré época dissesse mal dele e foi insultado do pior depois da derrota em Leiria e especialmente no Dragão.O Peseiro foi logo a partir dos maus resultados.E todos os anos sem excepção a qualidade dos novos jogadores é posta em causa ainda antes de qualquer jogo ou mesmo treino.

Isto é normal?É normal que a cada resultado menos mau ou pior exibição não só seja logo tudo posto em causa ou tudo insultado do piorio?É normal que certos jogadores sejam idolatrados e após um mau jogo afinal já não prestam?Chamam a isso exigência e que crescemos e que portanto temos que exigir.Mas isto não é exigir mais,isto é do mais puro bota abaixismo e do mais puro resultadismo.

Mas ainda não sei o que é pior,isso ou a facilidade com que os adeptos do Braga hoje em dia arranjam histórias e especulações.Ou este vai ter que jogar porque é o Mendes que manda,ou este joga porque é emprestado e temos que fazer o favor,ou este está insatisfeito e joga para trás do pau,etc.Há sempre uma procura pela próxima conspiração,pela próxima fofoca.Ou seja,tudo aquilo que não interessa nem ao menino Jesus,que tem tudo menos a ver com futebol,que faz tudo menos ajudar a equipa.Mas pronto,chamam-lhe ser exigente.E depois queixam-se dos pasquins.No mínimo irónico...
É o que penso. Tem sido uma bola de neve, e teoricamente agora deveremos ter menos adeptos de ocasião. Penso que os adeptos (e se calhar os portugueses) não estão preparados para abaixamentos de forma.
Não que se deva ficar contente com um 7º lugar após 7 anos na europa, o alegre com a falta do futebol, mas salta logo a tampa ao mínimo contratempo.

Passa-se de um extremo ou outro, e o exemplo disso são os pedidos de demissão ao fim de 2, 3, 4 jogos e depois pedir para ficarem no final da época e especulações porque não ficaram.

Só uma correcção,9º lugar depois de 10 épocas seguidas na Europa  ;).O que obviamente tornou a desilusão ainda maior.

E com estes comentários não quero dizer que não haja lugar a críticas,claro que há!Viemos da pior época de sempre da era Salvador,há muita gente com medo dum retrocesso e isso é perfeitamente normal.O ano passado deve ser vir de exemplo para verificarmos tudo o que não devemos fazer ou repetir.

Mas isto acontece com todas as equipas de futebol do mundo,não há nenhuma que tenha estado sempre no topo.O Porto domina o nosso futebol há 30 anos mas pelo meio também teve fases menos boas.Os adeptos têm que saber conviver com isso.E têm todo o direito de manifestar desagrado ou desapontamento mas de forma racional.Bem sei que o futebol é paixão e emoção mas convém também reflectir e verificar se o que se diz é de facto benéfico para o clube.

Afinal somos adeptos dum clube ou dos resultados?Ninguém aqui fica contente com os maus resultados do Braga,mas um mau resultado não é o fim do mundo.Não vamos jogar sempre bem,não vamos ganhar sempre.Os maus momentos servem para aprender e tentar modificar o que está mal,principalmente no início duma nova época e dum novo ciclo.

Dracul

Retiro do anterior comentário a ideia de se ser adepto dum clube ou adepto dos resultados. Quem quiser ser adepto dum clube que ganhe muitas competições, mais vale tornar-se adepto do Bayern Munique, Manchester United, Real Madrid ou Barcelona. E mesmo assim nem sempre ficará contente, com a agravante de quase nunca poder ver o seu clube ao vivo.
Eu gosto cada vez menos de futebol, mas gosto muito do Sporting Clube de Braga. Se o meu clube descesse de divisão eu continuaria a ir ao estádio para o apoiar. Aliás eu comecei a ver jogos do Braga ainda na 2ª divisão, porque o meu pai me levava ao futebol aos domingos à tarde.
O Braga é o meu clube, fico muito triste quando perde, por vezes fico irritado quando joga mal, mas isso não altera minimamente o que eu sinto pelo Clube.
Já sei que não somos todos iguais, nem eu pretendo ser mais braguista do que os outros e também sei ver aquilo que está mal, mas não consigo falar mal do meu clube publicamente.

luisbrg

Quote from: Dracul on 18 de September de 2014, 17:20
Retiro do anterior comentário a ideia de se ser adepto dum clube ou adepto dos resultados. Quem quiser ser adepto dum clube que ganhe muitas competições, mais vale tornar-se adepto do Bayern Munique, Manchester United, Real Madrid ou Barcelona. E mesmo assim nem sempre ficará contente, com a agravante de quase nunca poder ver o seu clube ao vivo.
Eu gosto cada vez menos de futebol, mas gosto muito do Sporting Clube de Braga. Se o meu clube descesse de divisão eu continuaria a ir ao estádio para o apoiar. Aliás eu comecei a ver jogos do Braga ainda na 2ª divisão, porque o meu pai me levava ao futebol aos domingos à tarde.
O Braga é o meu clube, fico muito triste quando perde, por vezes fico irritado quando joga mal, mas isso não altera minimamente o que eu sinto pelo Clube.
Já sei que não somos todos iguais, nem eu pretendo ser mais braguista do que os outros e também sei ver aquilo que está mal, mas não consigo falar mal do meu clube publicamente.
Ora nem mais, revejo-me neste comentário e, acho que toda a gente que por aqui anda devia ser assim.
Braga o meu club Braga a minha cidade

zecrava

Quote from: luisbrg on 18 de September de 2014, 17:43
Quote from: Dracul on 18 de September de 2014, 17:20
Retiro do anterior comentário a ideia de se ser adepto dum clube ou adepto dos resultados. Quem quiser ser adepto dum clube que ganhe muitas competições, mais vale tornar-se adepto do Bayern Munique, Manchester United, Real Madrid ou Barcelona. E mesmo assim nem sempre ficará contente, com a agravante de quase nunca poder ver o seu clube ao vivo.
Eu gosto cada vez menos de futebol, mas gosto muito do Sporting Clube de Braga. Se o meu clube descesse de divisão eu continuaria a ir ao estádio para o apoiar. Aliás eu comecei a ver jogos do Braga ainda na 2ª divisão, porque o meu pai me levava ao futebol aos domingos à tarde.
O Braga é o meu clube, fico muito triste quando perde, por vezes fico irritado quando joga mal, mas isso não altera minimamente o que eu sinto pelo Clube.
Já sei que não somos todos iguais, nem eu pretendo ser mais braguista do que os outros e também sei ver aquilo que está mal, mas não consigo falar mal do meu clube publicamente.
Ora nem mais, revejo-me neste comentário e, acho que toda a gente que por aqui anda devia ser assim.

Já somos dois :)

joao1999

#15
Quote from: dioogo on 18 de September de 2014, 13:55
Quote from: joao99 on 18 de September de 2014, 12:46
Concordo com tudo o que foi dito, aliàs se à coisa que eu odeio quando vou ver o Braga é ouvir adeptos nossos o criticar um jogador nosso (nomeadamente chamando vários tipos de nomes..), por ter falhado um passe, um golo, etc... acho que não é ssim que se encentiva e apoia a  uma equipa. A que ter um pouco mais de calma e passiencia e se querem chamar nomes aos jogadores chamem aos dos adversários e não os nossos.  ::)

Resumidamente para mim este ano mais do que nunca temos de apoiar os nossos e independentemente do resultado mesmo não sendo mais favorável, para fazer jûs ao lema :"ESTAMOS JUNTOS".

Referes-te a este tipo de adepto? : https://www.youtube.com/watch?v=kthKcQ1FLSc

ver a partir dos 30segundos ate ao 1:30 segundos
Sim, desconhicia este video,mas para mim aqui está claro todo aquilo que  um adepto não deve fazer, compredo que ele tal como nós todos que gostá-mos  e sofré-mos pelo Braga não gostá-mos de ver a nossa equipa a perder, mas essas pessoas em vez de perder tempo a dar este tipo de espetáculo se consentrassem a apoiar a sua equipa do 1min até ao fim era um gesto muito melhor.  :) :)

barinho

Já agora se querem melhor exemplo do que não se deve fazer vão ver jogos em casa da equipa B.Como é que jovens de 19 e 20 anos que estão a começar no futebol profissional e que disputam um campeonato tão competitivo podem ter concentração e conseguir evoluir quando são insultados de cima a baixo do primeiro ao último minuto?

Cmcorreia

Quote from: barinho on 18 de September de 2014, 18:05
Já agora se querem melhor exemplo do que não se deve fazer vão ver jogos em casa da equipa B.Como é que jovens de 19 e 20 anos que estão a começar no futebol profissional e que disputam um campeonato tão competitivo podem ter concentração e conseguir evoluir quando são insultados de cima a baixo do primeiro ao último minuto?

Isto é bem verdade, e nas camadas jovens acontece o mesmo... Eu julgo até que está no ADN da generalidade dos adeptos do Braga (não falo dos outros que não conheço), porque não é caso de 1 época, sempre me lembro deste tipo de comportamento (principalmente equipa B e juniores e juvenis no passado). Agora poderá estar a ser um pouco mais evidente, mas julgo que será uma coisa que sempre se verificou.
Cláudio Correia

rpo.castro

Quote from: Cmcorreia on 18 de September de 2014, 18:20
Quote from: barinho on 18 de September de 2014, 18:05
Já agora se querem melhor exemplo do que não se deve fazer vão ver jogos em casa da equipa B.Como é que jovens de 19 e 20 anos que estão a começar no futebol profissional e que disputam um campeonato tão competitivo podem ter concentração e conseguir evoluir quando são insultados de cima a baixo do primeiro ao último minuto?

Isto é bem verdade, e nas camadas jovens acontece o mesmo... Eu julgo até que está no ADN da generalidade dos adeptos do Braga (não falo dos outros que não conheço), porque não é caso de 1 época, sempre me lembro deste tipo de comportamento (principalmente equipa B e juniores e juvenis no passado). Agora poderá estar a ser um pouco mais evidente, mas julgo que será uma coisa que sempre se verificou.
Nas camadas jovens?

São os próprios pais a insultar inclusivé os próprios filhos, por verem as possibilidades de terem uma reforma à custa do novo CR7 reduzirem-se.

Se é com o filho, imagina com o pai.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Vasco Soares

Ponto prévio:
Acho o tópico pertinente, (nesta fase), é de facto necessário que haja uma maior compreensão por parte dos adeptos.
Posto isto
Para dançar o tango são preciso 2, e como tal não hajam ilusões, os adeptos do Braga são exactamente iguais aos dos outros clubes, ontem passei pelos forum dos lagartos após o empate com saber a derrota com o Maribor, e no fim do jogo já iam em 60 paginas sim leram bem SESSENTA páginas de mal e bem dizer , mais mal do que bem, perdi tempo a ler alguns posts, e vi lá olhos vivos, A.Costas, brigadas das relotes, vi barinhos, vi kriticus, vi pé ligeiros, Galegos, vi vascos, cmcorreia, rpocastros etc etc etc, vi desde opiniões mais assertivas, a perfeitos disparates, isto é sempre para quem está de fora.
O futebol é mesmo assim, ontem Bruno Carvalho, já tinha deixado de ser o fantástico presidente para ser aquele, que não soube comprar com 15 milhoes apenas dois ou três jogadores de classe, em vez dos 11 "pernas de pau", Marco Silva já não era o excelente treinador que levou o modestissimo estoril, a fazer furor 3 anos seguidos....
  Meus amigos não há volta a dar, isto foi é e vai continuar assim....